• Nenhum resultado encontrado

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO (ALFABETIZAÇÃO)

Luna Estéfany Silva Santos

Discente de Pedagogia DCIE/UESC,

e-mail: lunaestefanys@gmail.com

Maria Elizabete Souza Couto

Docente DCIE/UESC, e-mail: melizabetesc@gmail.com

1. Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar os estudos realizados na pesquisa que teve como objeto de estudo a aquisição do sistema de escrita alfabética/SEA e como objetivo analisar o livro didático do 1º ano do Ensino Fundamental (Alfabetização) para compreender como o aluno constrói o sistema de escrita alfabética. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza documental. A fonte de análise o livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental (Alfabetização), distribuído pelo programa Pacto Estadual/Bahia. Os critérios utilizados para análise foram: a estrutura do livro, a organização dos conteúdos e atividades para a aquisição do sistema da escrita alfabética e a base de conhecimentos necessária ao professor alfabetizador. Com a análise, para que o aluno aprenda a escrever, o livro apresenta atividades que estão relacionadas com a consciência da unidade letra, sílaba, palavra e texto; atividades centradas na escrita e que interagem com a leitura; situações para aquisição da escrita, embora ainda contemplem atividades de „cópia. Com relação aos conhecimentos necessários ao professor alfabetizador, pode-se indicar que há a importância de aprendizagens sobre os conhecimentos pedagógicos e teóricos sobre a sua prática; conhecimentos sobre o Sistema Alfabético da língua escrita (Psicogênese da língua escrita) e como ocorre a aquisição desse objeto de conhecimento; os gêneros e tipos textuais que são estratégicos para que o aluno aprenda.

Palavras Chave:Escrita. Livro didático. Conhecimento do professor alfabetizador.

2. Introdução

Trabalhar com a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer do professor alguns saberes tais como: conhecer a psicogênese da língua escrita (os níveis da escrita), ter conhecimentos linguísticos e conhecimentos pedagógicos (metodológicos) para construir situações para que o aluno aprenda a escrever e conhecer o momento de aprendizagem de cada aluno, considerando que possuem ritmos de aprendizagens diferentes e que ele traz para a escola bens culturais e também, diferenciados, ou seja, conhecimentos prévios que devem ser considerados.

Diante dessas considerações, é relevante estudar e pesquisar a aquisição da escrita visto que estamos imersos em um contexto nacional, regional e, principalmente, local em que é alto o índice de crianças que não conseguem ser alfabetizadas. No entorno da UESC (Ilhéus – Itabuna), segundo o site do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos/INEP, em 2014 o município de Ilhéus registrou o Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica/IDEB de 3,9 e, em 2011, e o município de

(2)

Itabuna com o índice de 4,3. Estatisticamente, as duas cidades estão o índice abaixo do valor de referência que é 6,0.

Sendo assim, é urgente formar professores alfabetizadores preparados, teórico e metodologicamente, para enfrentar essas situações na trajetória docente, que possam compreender a dimensão do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética/SEA, bem como criar situações de aprendizagem a partir de materiais didáticos disponíveis na escola, entre eles, o livro didático distribuído pelo Pacto Estadual fazendo a interlocução referencial teórico estudado na formação acadêmica e o material (livro didático).

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a aquisição do sistema de escrita alfabética, com a seguinte indagação: como o livro didático do 1º ano contribui para a aquisição do sistema de escrita alfabética/SEA? Como Objetivo Geral analisar o livro didático do 1º ano do Ensino Fundamental (alfabetização) para compreender como o aluno constrói o sistema de escrita alfabética. E os objetivos específicos: Conhecer o livro didático (alfabetização) adotado nas escolas para a construção e aquisição do sistema da escrita alfabética; identificar na estrutura do livro a organização dos conteúdos e atividades para a aquisição do sistema da escrita alfabética compreendendo qual é a base de conhecimentos necessária ao professor alfabetizador; verificar a presença de situações de aprendizagem para o avanço dos níveis da escrita e Identificar os gêneros textuais apresentados para a aquisição do sistema da escrita alfabética.

3. Metodologia

A pesquisa tem um caráter qualitativo que segundo André (1995), espera mostrar a complexidade da rede de interações que constitui a experiência habitual, mostrando como se estrutura a produção do conhecimento na rede de relações que se estabelece entre o livro didático do 1º ano (alfabetização) presente na escola e a aquisição do sistema de escrita alfabética.

Estamos conhecendo e refletindo sobre o objeto de estudo a partir da fonte consultada – livro didático-, verificando como se apresenta a estrutura, a organização dos conteúdos e atividades para aquisição do sistema de escrita alfabética compreendendo qual é a base de conhecimentos necessária ao professor alfabet izador. Segundo Alves-Mazzotti e Gewansdsznajder (2001) na educação, livro didático é documento, registro escrito que pode ser utilizado como fonte de estudo e informação. Nesta pesquisa, teremos como fonte o livro didático do 1º ano (Alfabetização).

(3)

Este trabalho tem um caráter documental, que para Lüdke e André (1986, p.38) “pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema”.

Trabalhamos com o livro de Língua Portuguesa (alfabetização) distribuído às escolas públicas na Bahia. Esse livro não foi avaliado e distribuído pelo PNLD/MEC, mas se constitui como documento e uma fonte rica e estável de conhecimentos, podendo ser consultado várias vezes como fonte de evidências que fundamenta afirmações, declarações e discussões entre os pesquisadores (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).

É uma pesquisa bibliográfica e temos como fonte de análise o livro didático do 1º ano (alfabetização) para compreender como o aluno aprende a escrever. A coleta de dados foi realizada conforme a organização:

1º. Momento: levantamento bibliográfico e revisão de literatura

2º. Momento: conhecemos o livro didático adotado nas escolas (Bahia) para análise e utilizamos a ficha de análise presente no “Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização e Letramento e LínguaPortuguesa: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília: Ministério da Educação,Secretária de Educação Básica, 2015” . publicado no site - <www.mec.gob.br/pnld>. Um estudo que indica a necessidade de aprofundar nos conhecimentos teóricos e pedagógicos da docência.

3º.Momento: A ficha para análise está organizada considerando: estrutura do livro, conteúdos e atividades para aquisição do sistema de escrita e qual é a base de conhecimento necessária ao professor alfabetizador.

4º. Momento: elaboração do relatório final.

Para os estudos e análises dos dados coletados analisamos os conteúdos e atividades para aquisição do sistema da escrita alfabética e o conhecimento do professor alfabetizador.

4. Resultados

A partir da análise do livro Caderno de Atividades com a ficha do PNLD, foi possível observar algumas características do mesmo. O livro não é colorido, todas as imagens são preta e branca; em todas as páginas há o local para indicar a data da realização das atividades; cada etapa tem a duração de 8 semanas e a indicação de utilizar em 3 dias por semana. Cada dia com os aspectos: Lendo e compreendendo; Aquisição da escrita; Escrevendo do seu jeito e Avaliando ao final de cada etapa.

(4)

Há a divisão em quatro etapas para utilizar no ano, ou seja, uma etapa por bimestre: cada etapa é dividida em dois meses de atividades; cada etapa tem objetivos didáticos e conteúdos distintos; as atividades propostas e cada etapa serão desenvolvidas de acordo com a rotina didática (ANDRADE, 2015, p.29).

Pode-se observar a partir do Sumário as divisões existentes no livro, no qual inicialmente há a presença de trava-línguas na ordem alfabética; as adivinhações também em ordem alfabética; as 4 etapas de atividades as quais necessitam do professor alguns conhecimentos.

CONTEÚDOS ATIVIDADES CONHECIMENTOS

NECESSÁRIOS AO PROFESSOR ALFABETIZADOR Consciência Fonológica e

Fonêmica; Aliterações e rimas; Sonoridade das palavras/sílabas.

26 Trava-línguas O professor deve saber que Trava-língua não é utilizado apenas para divertir o aluno, mas que essa atividade desenvolve a consciência fonológica do aluno, que pode ser utilizada para ensinar as aliterações, os fonemas, entre outros conteúdos.

Sumário do Caderno de Atividades

Trava línguas 5 Adivinhações 11 1ª ETAPA 19 2ª ETAPA 65 3ª ETAPA 111 4ª ETAPA 159 AGENDINHA 203

(5)

Leitura; Fonemas e Oralidade.

24 Adivinhações O professor pode trabalhar com as adivinhações, não necessariamente na ordem alfabética e que a mesma pode desenvolver a oralidade do aluno. Assim, o docente pode utilizar dessas atividades nos seus planejamentos.

Leitura e Oralidade - Leitura dos nomes próprios - Leitura de sobrenome

A importância em aprender a escrever e ler o nome próprio é de suma importância no 1º ano do Ensino Fundamental I e isso deve ser compreendido pelo professor alfabetizador, pois este necessita saber como ensinar isso aos seus alunos, iniciando a apresentação das letras do alfabeto, ou não seguir essa ordem, podendo iniciar apresentando um texto que aborde as diversas letras do mesmo.

FONTE: Material produzido durante a pesquisa (2015-2016)

Nesse sentido, pode-se afirmar que a partir de algumas atividades presentes no livro é possível analisar e verificar quais os conhecimentos necessários ao professor Escrita e produção textual. - Escrita espontânea do nome

próprio

- Identificar a composição a quantidade de letras no nome - Escrita de nomes de textos - Análise estrutural dos nomes: identificar a escrita; corresponder à primeira letra; identificar letras e a quantidade de letras.

O docente alfabetizador necessitar ter conhecimento sobre as consciências da unidade: letra, sílaba, palavra, frase e texto; dos níveis de escrita alfabético; entre outros conhecimentos que norteiam o ensino da aquisição da escrita alfabética, pois essa exige do professor diversas análises e estudos para o mesmo ser capaz de ensinar da melhor forma, como, por exemplo: utilizando cartelas de alfabeto; cartazes de alfabeto; alfabeto móvel; fichas com os nomes próprios; jogos como os bingos de nomes, bingo de letras dos nomes, boliche de nomes, baralho de nomes, dominó de nomes e de primeira letra.

(6)

alfabetizador para que esse utilize dessas atividades da melhor maneira, ou seja, que o objetivo didático seja alcançado. Para isso, o docente necessita pautar sua experiência em estudos e atualizações para que haja as aquisições da leitura e escrita.

Além disso, o professor tem que ser habilidoso para trabalhar com os diversos tipos de atividades existentes, pois no Caderno de Atividades analisado, por exemplo, há inúmeras questões que necessitam do professor um conhecimento sobre alguns conteúdos e estudos de teorias e metodologias.

Atividades Conteúdos

“Escreva um nome para cada letra indicada” (p.32)

Consciência da unidade: LETRA E PALAVRA

Escrita espontânea, pois não há os nomes que devem ser escritos.

“Escreva a estrofe que o(a) professor(a) vai

ditar” (p.37). Ditado de palavras.

“Circule todas as letras dos nomes dos animais. Conte quantas letras tem cada nome” (p.42).

Consciência da unidade: LETRA

“Escolha um dos animais estudados, escreva sobre ele e ilustre” (p.46).

Produção de texto. “Escreva uma ou mais palavras que

representem o que você sente ao ouvir essa cantiga de roda” (p.71).

Escrita espontânea, pois não há na atividades sentimentos para serem

escolhidos. O aluno irá escrever a partir dos conhecimentos prévios.

“Leia, copie e brinque” (p.81) Atividade de cópia de palavras. “Escolha três palavras do texto vamos passear

no bosque e escreva abaixo. Depois, ilustre” (p.93).

Atividade de desenho.

“Leia e preencha o quadro” (p.98). Quadro com palavra; quantas sílabas ao todo? Quantas letras ao todo?

“Descubra a frase abaixo:

OÍNDIOSEJOGOUNORIOESUMIU. Agora, copie a frase da forma como aparece no texto. O que você percebeu com essa atividade? Converse com a turma.” (p.130).

Indicação de conversa com os colegas para trabalhar a ORALIDADE.

“Escreva as frases que o(a) professor(a) vai ditar” (p.130).

Ditado de palavras.

“Preencha o quadro” (p.146). No quadro estão os aspectos: palavra; quantas vezes você abre a boca para falar a palavra? Quantas sílabas ao todo? Quantas letras ao todo? Marque com um X a maior palavra.

“Reescreva o conto, dê um título e ilustre” (p.146).

Reescrita de um conto através da escrita e de desenho.

“Brincando de entrevista! Faça essa atividade junto com um colega. Um será o entrevistador e o outro, entrevistado” (p.148).

Atividade de ENTREVISTA.

“Preencha o quadro” (p.193). Quadro com os aspectos: Palavra; marque com um X a palavra que tem menos letras; quantas letras ao todo?; quantas sílabas ao

(7)

todo?; quantas vezes você abre a boca para falar a palavra?”.

FONTE: Material produzido durante a pesquisa (2015-2016).

Observamos que há uma variedade de atividades de escrita e que apesar de haver atividades que estão como atividades de escrita nos aspectos de atividades “Aquisição da escrita” e “Escrevendo do seu jeito” que são meramente cópias de letras, palavras e/ou frases, há a presença de exercícios para a escrita que objetivam que o aluno compreenda a existência da letra, sílaba, palavra, frase e texto (consciência), há atividades de produção textual, há de reescritas através de desenhos ou não.

Diante dessa expansão de atividades que envolvem diversos conteúdos, pode-se afirmar que o livro Caderno de Atividades de Amália Andrade, contribui para a aquisição do sistema de escrita alfabética, pois o mesmo trabalha de maneira lúdica, objetiva e dinâmica através de atividades que não são repetitivas durante o passar dos dias.

5. Conclusões

Para entender os aspectos relacionados a aquisição escrita, conhecemos e analisamos o livro didático do 1º ano para compreender como o professor pode planejar suas aulas, como o texto e contexto daquele livro contribuem para que o aluno aprenda a escrever, considerando os conteúdos e as atividades indicadas, além das orientações para o professor e compreender que o professor nas classes de alfabetização (1º ano) precisa dominar conhecimentos referentes a escrita e seus processos pedagógicos e metodológicos para planejar suas aulas.

Com a análise realizada para que o aluno aprenda a escrever, o livro apresenta atividades que estão relacionadas à consciência da unidade letra, sílaba, palavra e texto (LEMLE, 1988). Muitas atividades estão centradas na escrita e, algumas vezes, as atividades são de leitura e escrita.

O referido livro apresenta situações para aquisição escrita, embora ainda contemple atividade de „cópia‟, muito presente nos livros e práticas pedagógicas fundamentadas na teoria behaviorista, que não considerava o contexto, a individualidade e o ritmo de aprendizagem do aluno; professor e aluno eram considerados sujeitos passivos, o conhecimento era neutro; a ideologia do livro didático era da classe dominante.

A unidade palavra, algumas vezes seja solicitada como alternativa para escolher sílabas para escrever outras palavras e assim, o trabalho com a palavra e a sílaba (escrita

(8)

e leitura) é indicado para que a aprendizagem do código escrito. Algumas vezes, essa palavra é carregada de sentido para o aluno, outras aparecem como meras atividades.

Com relação aos conhecimentos necessários ao professor alfabetizador, foi concluído que o mesmo precisa saber sobre a psicogênese da língua escrita, os níveis de escrita e como fazer com que o aluno avance nesses níveis; conhecimentos metodológicos para planejar suas aulas e a utilização dos conteúdos e atividades nas mesmas e os conhecimentos teóricos que são os que embasam o fazer pedagógico.

Em relação a aprendizagem formativa, com a análise da pesquisa realizada, consideramos a ampliação do repertório formativo da bolsista/futura professora, aluna do curso de Pedagogia, que terá como local de atividade docente a escola da educação básica.

6. Referências:

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências

Naturais e Sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.

ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes. Proposta Didática para Alfabetizar

Letrando. Salvador: Secretaria da Educação, 2015.

______. Caderno de Atividades. 1.ed. Salvador: Secretaria da Educação, 2011. ANDRÉ, M. E. D. Avanços no conhecimento etnográfico da escola. In: FAZENDA, I. (Org.). Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 13 ed. Editora Ática: São Paulo, 1998.

LÚDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Referências

Documentos relacionados

Essa diferença entre letramento e alfabetização é confirmada quando Soares (2004) diz que alfabetização é entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita,

do Serviço Data

( ) Alfabetização como o processo de desenvolvi- mento das práticas sociais de leitura e escrita e letramento como processo de aquisição do sistema de escrita, das convenções

Da análise emergente verificamos que as unidades de registo expressas podiam enquadrar-se num modelo próximo das tipologias de abordagem e dos papéis de enfermeiro de família

Atualmente, os alunos das escolas públicas recebem o livro didático através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que garante a aquisição e distribuição

Os principais ensaios realizados são os de impacto / queda (verifica o possível surgimento de partes pequenas e/ou cortantes, pontas agudas ou algum mecanismo interno acessível

As aplicações em cotas de fundos de investimento classificados como renda fixa ou como referenciados em indicadores de desempenho de renda fixa, constituídos sob a forma

As atividades tiveram como objetivos didáticos específicos: Desenvolver habilidades de reflexão fonológica dentro do processo de apropriação do SEA, e consolidar