• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE MATO GROSSO OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE MATO GROSSO OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

Missão: Promover o aperfeiçoamento dos serviços realizados pela Defensoria Pública de Mato Grosso, mediante auxilio e controle social exercitados pela Ouvidoria-Geral Cidadã, conjugada com a participação livre e organizada da Sociedade Civil.

Visão: Ser um Órgão de estímulo e facilitação de diálogo e interação entre a Defensoria Pública e a Sociedade Civil.

Princípios e Valores: Ética, Moralidade, Transparência, Eficiência, Unipessoalidade, Democracia Participativa e Magistratura da Persuasão.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

I – DADOS GERAIS

Declarações Reduzidas a Termo 083

Certidões 139

Despachos 195

Ofícios Recebidos 020

Ofícios Emitidos 158

Reuniões do Conselho Superior 015

Reuniões do Colégio de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil 002 Conferências e Reuniões com a Sociedade Civil Organizada 009

TOTAL GERAL DE ATIVIDADES 621

II – DADOS ESPECÍFICOS SOBRE OS OITENTA E SEIS PROCEDIMENTOS ABERTOS ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

Procedimentos Aguardando Resposta 21

Procedimentos em Análise 09

Procedimentos Aguardando Retorno do Requerente 01

Procedimentos Sobrestados 20

(2)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

1. DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS MATÉRIAS, FORMA DE ACESSO MAIS UTILIZADAS E PERFIL DO MANIFESTANTE I – DADOS REFERENTES ÀS MATÉRIAS MAIS RECORRENTES

NOS PROCEDIMENTOS ABERTOS

ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

Manifestação Em Face de Negativa de Assistência Jurídica aos Dois Pólos da

Ação 23 (26.74%)

Manifestação Em Face de Negativa de Atendimento Em Razão de Conflito de

Competência 18 (20.93%)

Manifestação Em Face de Defensor (a) Público (a) 11 (9.46%)

Manifestação Em Face de Negativa de Assistência Jurídica Perante Juizados

Especiais 06 (12.79%)

Outros (Manifestações de pedido de substituição de Defensor, bem como em face de negativa de informações, de negativa de atendimento pessoal, de negativa de agendamento de atendimento por telefone e de negativa de

atendimento por renda acima de três salários e por patrimônio vultuoso). 28 (32.55%)

II – DADOS PERCENTUAIS ESPECÍFICOS ÀS FORMAS DE ACESSO UTILIZADAS PELOS MANIFESTANTES QUE FORAM ATENDIDOS PELA

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 19 DE JULHO DE 2012

Atendimento Pessoal 74 (86.04%)

E-mail 09 (10.46%)

Ofício/ Petição 02 (2.32%)

(3)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

III – DADOS PERCENTUAIS ESPECÍFICOS À RESIDÊNCIA DOS MANIFESTANTES QUE FORAM ATENDIDOS

PELA OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

Residentes na Capital ou Várzea Grande 79 (91.86%)

Residentes em outras cidades 07 (8.14%)

IV – DADOS PERCENTUAIS SOBRE A REMUNERAÇÃO MÉDIA DOS MANIFESTANTES QUE FORAM ATENDIDOS

PELA OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO DE 2012

Até 01 Salário Mínimo 42 (48.83%)

Até 02 Salários Mínimos 15 (17.44%)

Até 03 Salários Mínimos 11 (12.79%)

Acima de 03 Salários Mínimos 04 (4.65%)

Não Declarados 14 (16.28%)

V – DADOS PERCENTUAIS SOBRE O GÊNERO DOS MANIFESTANTES QUE FORAM ATENDIDOS PELA OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO ENTRE 1º DE FEVEREIRO E 31 DE JULHO

DE 2012

Mulheres 49 (56,62%)

Homens 33 (40,96%)

(4)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

2. MEDIDAS PROPOSTAS AOS ÓRGÃOS COMPETENTES E DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS

I - Reclamação Por Negativa de Assistência Jurídica aos Dois Pólos da Ação

a) Medida Proposta: Em razão do Ofício n.º 237/2012/SDPG/DP-MT, onde a Defensoria-Geral determina a suspensão por tempo indeterminado do atendimento aos dois pólos da ação, a Ouvidoria-Geral promoveu o procedimento n.º 249800/2012, perante o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, protestando pela revogação do ato e, conseqüentemente, pela imediata retomada do respectivo atendimento, nos termos da legislação de regência.

b) Descrição dos Resultados Obtidos: Aguardando decisão final do Conselho Superior da Defensoria Pública no procedimento acima qualificado, que já possui Voto favorável do Relator.

II - Reclamação por Negativa de Atendimento e Conflito de Competência

a) Medida Proposta: A Ouvidoria-Geral tem proposto ao Defensor Público-Geral que defina qual dos núcleos da Defensoria Pública deve realizar o atendimento, bem como que este adote as medidas necessárias para resolver os casos.

b) Descrição dos Resultados Obtidos: Em todos os casos, os procedimentos foram dirimidos, ou por meio de decisão do Defensor-Público Geral, ou diretamente pelo Núcleo competente.

(5)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

III - Reclamação Por Negativa de Assistência Jurídica em Juizados Especiais

a) Medida Proposta: A Ouvidoria-Geral tem proposto ao Defensor Público-Geral que garanta assistência jurídica perante juizados especiais, nos termos da legislação de regência.

b) Descrição dos Resultados Obtidos: Os procedimentos abertos e encaminhados ao Defensor Público-Geral, no período relativo ao presente relatório, não foram respondidos até o dia 31 de julho do corrente ano. Assim, no caso, a demora em responder e resolver os casos ofende a garantia constitucional da duração razoável do processo, bem como o princípio da eficiência (ao qual a administração pública deve reverência), além de gerar prejuízos concretos de incerta ou impossível reparação aos pretensos usuários.

IV - Reclamação Em Face de Defensor Público

a) Medidas Propostas: Logo depois de observado o direito à manifestação preliminar, a Ouvidoria-Geral tem determinado o arquivamento ou o prosseguimento do procedimento, encaminhado para a Corregedoria-Geral e/ou Defensoria-Geral, dependendo da subsistência ou não de indícios de conduta funcional irregular.

b) Descrição dos Resultados Obtidos: Na maior parte dos casos, os procedimentos têm sido dirimidos diretamente com o/a Defensor (a) destinatário (a) das imputações, seja por demonstrar que as providências já foram tomadas, seja por manifestar a disposição em atender o pleito do usuário, ou até mesmo por comprovar a impertinência da respectiva reclamação.

(6)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

3. REUNIÕES DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO

a) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral registrou sua preocupação quanto ao comunicado do Núcleo de Execuções Penais de interrupção de seus serviços de atendimento pessoal perante o Presídio do Pascoal Ramos, bem como quanto à interrupção dos serviços dos Núcleos de São José do Rio Claro, Alto Taquari e Alto Garças, e requereu que as referidas situações fossem solucionadas o mais breve possível.

Descrição dos Resultados Obtidos: Segundo informações repassadas à Ouvidoria-Geral, todos os serviços narrados acima foram normalizados.

b) Ações Realizadas: A Ouvidoria-Geral, concordando com o Voto do Relator, opinou pela obrigatoriedade do policial militar demonstrar sua condição de carência material para gozar da assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.

Descrição dos resultados obtidos: A mencionada obrigatoriedade foi aprovada por unanimidade, inclusive, reformando o entendimento anterior do Conselho.

c) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral requereu que fosse encaminhado ao Conselho, por parte da Defensoria-Geral, o Plano Anual que serviu de subsidio para a confecção do Plano de Trabalho Anual de 2012 da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, conforme legislação de regência.

Descrição de Resultados Obtidos: A Defensoria-Geral não encaminhou e, posteriormente, admitiu não ter cumprido a lei e realizado o referido Plano Anual.

(7)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

d) Ações Realizadas: A Ouvidoria-Geral, junto com vários outros Conselheiros, manifestou contrariedade ao ato praticado pelo então Defensor Público-Geral de ter suspendido monocraticamente as reuniões do Conselho Superior.

Descrição dos resultados obtidos: As reuniões do Conselho foram retomadas imediatamente.

e) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral manifestou sua total concordância com o pleito de revisão da Resolução nº 35/10, a fim de proceder à redistribuição adequada das Defensorias Públicas de Entrância Especial.

Descrição dos resultados obtidos: O pleito foi aprovado por unanimidade.

f) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral registrou a demanda da fomentação dos certificados digitais e de acesso ao Sistema Apolo aos Defensores Públicos.

Descrição dos resultados obtidos: A Ouvidoria-Geral ainda não recebeu informações oficiais acerca da solução das questões expostas acima.

g) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral requereu, em reunião do Conselho, que a Defensoria-Geral encaminhasse à Ouvidoria as respostas de cerca de quarenta e nove procedimentos, que se encontravam indefinidos.

Descrição dos resultados obtidos: A maioria das respostas desses respectivos quarenta e nove procedimentos foi ofertada após isso.

h) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral protestou pelo encaminhamento da proposta do Plano Anual para o Conselho Superior, a fim de ser discutido e deliberado, antes da confecção do Plano de Trabalho Anual de 2013, conforme preconiza a legislação de regência.

(8)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

Descrição dos resultados obtidos: A Defensoria Pública-Geral ainda não se desincumbiu do ônus legal de encaminhar a proposta do Plano Anual ao Conselho Superior.

i) Ação Realizada: A Ouvidoria-Geral protestou no caso da abertura de processo promocional de parte dos membros da Instituição pela observância do §1º do artigo 1º, cumulado com os incisos I e II do artigo 16, tal como com o artigo 73 da Lei Complementar 101/2000. E, além disso, a Ouvidoria-Geral manifestou sua posição de que a prioridade da Defensoria Pública hoje deve ser reabrir os Núcleos do interior, mediante a nomeação de novos Defensores Públicos entre os candidatos aprovados no último concurso. Nessa linha, a Ouvidoria-Geral manifestou que o saldo orçamentário e financeiro liberado com a suspensão de qualquer auxílio recebido pelos Defensores deve ser revertido para o restabelecimento dos serviços no interior, atendendo ao interesse público primário da sociedade.

Descrição dos Resultados Obtidos: Aparentemente, o cumprimento dos dispositivos acima destacados não foi demonstrado, bem como, mais uma vez, está havendo uma inversão de prioridades, isso porque a reabertura dos Núcleos do interior não tem sido tratada como prioridade pela atual administração da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.

(9)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

4. REUNIÕES DO COLÉGIO NACIONAL DE OUVIDORIAS DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS DO BRASIL

Ação Realizada: Participação em 02 (dois) Encontros do Colégio Nacional de Ouvidorias Públicas das Defensorias Públicas Estaduais, mais precisamente em João Pessoa/PB e Brasília/DF.

Descrição dos Resultados Obtidos: Promoção da Lei Geral de Acesso à Informação, nas Defensorias Públicas dos Estados, bem como a sistematização da legislação referente à criação, ao processo eletivo e à estrutura física e funcional de todas as atuais Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil. Além disso, o Colégio Nacional ainda obteve êxito em uma intervenção realizada perante o Senado Federal para alterar a proposta de emenda constitucional que pretende disciplinar várias carreiras públicas, entre elas a de Ouvidores. Por fim, o Colégio Nacional conseguiu o apoio da ANADEP, entre várias outras entidades, como amicus curiae na ADI que tramita no Congresso Nacional discutindo os dispositivos da LC 80/94 que tratam da Ouvidoria-Geral.

(10)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

5. ATUAÇÃO PERANTE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E AUTORIDADES PÚBLICAS EXTERNAS

Ações realizadas: a) A Ouvidoria foi coorganizadora da Conferência Estadual de Transparência e Controle Social e da 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social de Cuiabá/MT, além de participante da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social. b) A Ouvidoria participou de reuniões do Fórum Estadual de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, tratando de várias matérias, tal como obras da Copa do Mundo e desapropriações, regularização fundiária, conflito no campo, sistema prisional, sistema de saúde, sistema de justiça, povos indígenas etc. c) A Ouvidoria pediu providências ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso em face da conduta do então Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso, por ter sonegado informações orçamentárias e financeiras e usurpado a competência do Conselho Superior de discutir e aprovar o Plano Anual da Instituição. d) A Ouvidoria apoiou o Pedido de Destituição do Defensor Público-Geral encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso, em conjunto com dezenas de Defensores Públicos de Cuiabá e Várzea-Grande, com a maioria absoluta dos Conselheiros do Conselho Superior da Defensoria Pública e com 28 (vinte e oito) entidades da sociedade civil organizada, entre elas, a ONG MORAL, o Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, o MCCE/MT, a OAB/MT, o SINDEP/MT, o Colégio Nacional de Corregedores e o de Ouvidores das Defensorias Públicas do Brasil. e) A Ouvidoria participou de Reunião com a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, durante a etapa de Cuiabá/MT da Caravana Nacional de Direitos Humanos, tendo protestado por providências em prol da reabertura dos Núcleos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no interior.

(11)

ESTADO DE MATO GROSSO

OUVIDORIA-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

Descrição dos Resultados Obtidos: Integração social; intercâmbio de boas práticas e idéias; a defesa dos direitos humanos e fundamentais da sociedade mato-grossense; além da defesa do patrimônio e da imagem da Defensoria Pública de Mato Grosso.

Paulo Rogério Lemos Melo de Menezes Letícia Helena dos Santos

Referências

Documentos relacionados

a) O filme é ambientado à época da Monarquia Romana, fase do auge da expansão territorial de Roma e dos conflitos com os cartagineses, conhecidos como Guerras Púnicas. b) A obra

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view File/5447/4882>. A Dança Macabra, expressão artística surgida nesse período, representava temas fúnebres e

a) Os pintores do Renascimento desconheciam as correlações possíveis entre a Geometria e a produção artística. b) A busca da tridimensionalidade realista foi a tônica da arte

(Pucrj 2016) Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na forma de organização dos Estados. A centralização política do século XVI

a) Gerrard Winstanley defendia a propriedade coletiva da terra, eixo da proposta dos diggers (escavadores), no contexto da Revolução Puritana na Inglaterra, contra a

A ilustração anterior, com Marie Lavoisier representada à direita, foi produzida nas últimas décadas do século XVIII, e mostra uma experiência para entender a fisiologia da

“A história escrita do mundo é, em larga medida, uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência.

“pérola das Antilhas”, São Domingos (futuro Haiti), colônia que havia projetado a França para o topo do mercado internacional de produtos tropicais e que transformou o sucesso