• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (08/10/2018).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (08/10/2018)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E

PROCESSO CIVIL.

Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior

(08/10/2018).

 Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas.

Conceito: é um incidente processual destinado através de um julgamento de

determinado caso piloto, estabelecer um procedimento dotado de eficácia vinculante, capaz de fazer com que casos idênticos tenham soluções idênticas dentro dos limites territoriais do tribunal. (Alexandre Freitas Câmara)

O IRDR tem a função de pacificar o tema e gerar segurança jurídica, uma vez que o dissídio jurisprudencial gera insegurança jurídica.

Tem que ter pelo menos um processo no tribunal pendente, para que este seja transformado na causa piloto. O IRDR só pode nascer nos tribunais (apelação), no supremo tribunal federal e no superior tribunal de justiça, logo só pode ser proposto em segundo grau.

IRDR

IRDR

Casos repetitivos, tese relevante

1ª INSTÂNCIA TRIBUNAIS TRIBUNAIS SUPERIORES

(2)

2

 Características.

1- Não é uma ação, é um incidente;

2- Ocorre dentro de um processo já existente;

3- Pressupõe uma multiplicidade de processos semelhantes ao seu.

 Cabimento.

1- Questão unicamente de direito;

2- Já existam decisões que ofendam a isonomia e a ordem jurídica dos

jurisdicionados.

3- Não pode existir em Tribunais Superiores (STJ e STF) ações com o mesmo

tema do IRDR (requisito negativo), conforme estabelece o § 4º do artigo 976:

Art. 976. É cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver, simultaneamente:

I - efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito;

II - risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

§ 1º A desistência ou o abandono do processo não impede o exame de mérito do incidente.

§ 2º Se não for o requerente, o Ministério Público intervirá obrigatoriamente no incidente e deverá assumir sua titularidade em caso de desistência ou de abandono.

§ 3º A inadmissão do incidente de resolução de demandas repetitivas por ausência de qualquer de seus pressupostos de admissibilidade não impede que, uma vez satisfeito o requisito, seja o incidente novamente suscitado.

§ 4º É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva

(3)

3

competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

§ 5º Não serão exigidas custas processuais no incidente de resolução de demandas repetitivas.

 Legitimidade para pedir IRDR:

 Ministério Público;  Defensória Pública;  Juiz de ofício;

 As partes, por petição;

 O desembargador do tribunal.

 Competência.

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas é dirigido ao Presidente do Tribunal. Após o acionamento o Presidente do tribunal vai determinar a instauração e enviar ao órgão competente pelo regimento interno, que será o responsável pela pacificação e uniformização dos julgados.

Esse órgão vai avocar o processo e além de processar o IRDR também vai julgar o recurso avocado (causa piloto), fixando a tese.

 Procedimento.

Instaurado o incidente o relator suspenderá todos os processos pendentes individuais ou coletivos, nos limites territoriais do tribunal, para aguardar a decisão. Poderá o relator requisitar informações dos órgãos, que deveram retornar em 15 dias.

Intimará o Ministério Público para inquirindo-se manifestar em 15 dias, como fiscal da lei (não parte).

(4)

4 A suspensão será comunicada aos órgãos jurisdicionais. Durante a suspensão o período de tutela de urgência deverá ser dirigido ao juiz que tramita o IRDR, para evitar o perecimento do objeto, pela demora na tramitação do incidente.

Qualquer legitimado de outros estados, inclusive, poderá requerer a extensão da suspensão aos outros Estados da Federação. O requerimento do pedido de suspensão será realizado ao STJ ou STF conforme o caso, para aguardar a decisão do processo piloto.

Para pedir a extensão da suspensão para atingir outros estados, é necessário que o processo piloto suba para o STJ ou STF. Se ficar somente no tribunal local, a suspensão cai.

Se o juiz de primeiro grau decidir de forma diversa do IRDR cabe reclamação para o tribunal, se este entender que é a mesma tese discutida em IRDR ele invalida a decisão e a reforma.

 Consequências, artigo 985.

Terão os seguintes efeitos:

1 – Se estenderá a todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre idêntica questão de direito e que tramitem na área de jurisdição do respectivo tribunal, inclusive aqueles que tramitam nos JEC’s.

O IRDR só é cabível para a justiça comum, não pode ser alegado no JEC, contudo a decisão em IRDR afeta os processos do juizado especial, conforme observa o artigo 985, I do CPC.

2 – Aos casos futuros que versem idêntica questão de direito e que venham a tramitar no território de competência do Tribunal, salvo revisão na forma do artigo 986.

3 – Se o incidente tiver por objeto prestação de serviço, o resultado do julgamento será comunicado a agência reguladora competente, para fiscalização da efetiva aplicação da tese adotada.

(5)

5

 Recursos, artigo 987.

Caberá recurso especial ou extraordinário, conforme o caso. O recurso tem efeito suspensivo automático, presumindo-se a repercussão geral de questão constitucional, uma vez apreciado o recurso, sua suspenção e aplicação se estenderá a todo o território nacional.

 Procedimentos especiais.

O procedimento especial é uma ação, quando a palavra procedimento estiver “sozinha” representa o andamento do processo, assim dentro do processo civil temos o mesmo termo com diferentes significados.

De conhecimento. O processo pode ser

De execução.

O que não for processo de conhecimento ou execução, será procedimento.

 Consignação em pagamento.

Pagamento direto é aquele que obedecido o contrato, se não for pago na forma acordada será pagamento indireto exemplo, consignação em pagamento.

(6)

6

Conceito: instituto jurídico híbrido, para o direito civil uma hipótese de

pagamento indireto, se for judicializado é um procedimento especial, tendente a realizar o pagamento diante de hipóteses obstativas, libertando-se do liame obrigacional.

 Cabimento.

A consignação é uma forma de pagamento indireta, encontra fundamento tanto no CPC no artigo 539 e seguintes, quanto no código civil no artigo 334 ss. É possível que seja usada quando estiver presente os requisitos do artigo 335 do código civil:

Art. 335. A consignação tem lugar:

I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma;

II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos;

III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil; IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento;

V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.

 Competência.

O juízo do lugar do pagamento, ou aquele eleito no contrato como o foro competente.

 Petição inicial.

A petição inicial o procedimento especial de consignação em pagamento obedecerá o disposto no artigo 319 do CPC, entretanto no tocante aos pedidos deverá o requerente obedecer o artigo 542 do mesmo diploma, recomenda-se também o pedido:

(7)

7

“Caso Vossa Excelência definirá o depósito da quantia/coisa devida, que receba referida quantia ou coisa com efeito de pagamento, extinguindo o liame obrigacional do requerente”.

No processo de conhecimento não é requisito requerer a citação do réu, mas no procedimento especial de consignação em pagamento é pressuposto.

 Contestação, artigo 544.

A contestação deverá observar as hipóteses não taxativas do artigo 544 do CPC, além, de pedir ao juiz, que não acolha a coisa ou a quantia com efeito de pagamento e não se extinga o liame obrigacional.

Art. 544. Na contestação, o réu poderá alegar que:

I - não houve recusa ou mora em receber a quantia ou a coisa devida; II - foi justa a recusa;

III - o depósito não se efetuou no prazo ou no lugar do pagamento; IV - o depósito não é integral.

Parágrafo único. No caso do inciso IV, a alegação somente será admissível se o réu indicar o montante que entende devido.

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

28- Através de sua inscrição, o Participante cede e transfere ao Organizadores do Evento, de forma irretratável e irrevogável, todos os direitos sobre a fixação, por qualquer

The anti-leishmanial activity of plant extracts has been attributed to compounds belonging to diverse chemical groups, such as isoquinoline alkaloids, indole alkaloids, quinones,