• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INSTITUTO EVANDRO CHAGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIROLOGIA EDITAL Nº 001/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INSTITUTO EVANDRO CHAGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIROLOGIA EDITAL Nº 001/2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIROLOGIA

EDITAL Nº 001/2013

Inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado em Virologia

O Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde IEC/SVS/MS, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Virologia (PPGV), está abrindo inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de

Mestrado em Virologia, abrangendo área de concentração: Biologia de agravos por agentes

virais na Amazônia composta pelas linhas: 1. Epidemiologia de agentes virais 2. Fisiopatologia humana e experimental causada por agentes virais e 3. Virologia ambiental, para profissionais graduados em Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, nas datas e demais condições especificadas no presente Edital.

I. DAS INSCRIÇÕES

1. Para solicitar a inscrição no curso de mestrado em virologia, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

1.2. Acessar o endereço eletrônico http://www.iec.pa.gov.br a partir das 16h do dia 15 de

fevereiro até as 23: 59h do dia 08 de março de 2013 e preencher o formulário on-line.

1.3. Emitir o boleto de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) 1.4. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, até o dia 11 de

março de 2013, obedecendo ao horário bancário.

2. A Comissão do Processo Seletivo não se responsabilizará pela solicitação de inscrições via

Internet não recebidas por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de

dados, como falhas de comunicação, congestionamentos de linhas ou de serviços, falta de energia elétrica e outros, ou devido ao não cumprimento, por parte dos candidatos, dos procedimentos estabelecidos para solicitação de inscrição.

(2)

3. O valor pago pela taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma. 4. São vedadas as inscrições condicionais e/ou extemporâneas.

5. Não serão acatados pedidos de inscrição após o dia 08 de março de 2013.

6. O envio do Formulário Eletrônico de Inscrição caracterizar-se-á aceitação expressa por parte do candidato de todas as normas e procedimentos publicados na página do Instituto Evandro Chagas no site: http://www.iec.pa.gov.br, por meio do Edital, não cabendo ao mesmo, entrar com recursos, alegando desconhecimento de informações.

7. A relação das inscrições homologadas, bem como o local de prova será divulgada a partir

do dia 15 de março de 2013, no site: http://www.iec.pa.gov.br

I. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (Modelo próprio PPGV); 2. Documento de identificação (Fotocópia);

3. Diploma ou Certificado de Conclusão de curso de Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins (Fotocópia) de acordo com as graduações especificadas neste edital;

4. Histórico escolar do curso de Graduação (Fotocópia);

5. Curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes (www.cnpq.br);

6. Cópia do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, paga através de Boleto retirado do site da FADESP (Valor de R$ 100,00 - cem reais); (http://www.fadesp.org.br).

Observações:

a- A entrega dos documentos deverá ser efetuada na Secretaria do Programa, Bloco da Administração, Instituto Evandro Chagas, Campus Ananindeua, sito a Rod. BR 316 S/N, bairro Levilândia – Ananindeua – Pará, no período especificado neste edital

b- A inscrição de aluno concluinte em curso de Graduação poderá ser acatada condicionalmente, devendo o mesmo, caso aprovado, apresentar documento comprobatório de conclusão do curso de graduação no ato da matrícula.

c- Candidatos Estrangeiros devem fornecer também, a cópia do passaporte no ato da inscrição. Em caso de aprovação na seleção, devem fornecer no ato da matrícula, cópia do visto de permanência no país; comprovante de Proficiência em Língua Portuguesa de Universidades Federais Brasileiras, IELTS, TOFEL ou outro reconhecido pelas autoridades diplomáticas brasileiras no país de origem, com validade de até 03 (três) anos antes da publicação deste Edital, podendo ser entregue no ato da matrícula.

(3)

d- Os documentos apresentados para a inscrição estarão disponíveis para devolução na Secretaria do Programa até 30 dias após a divulgação dos resultados, após o qual serão descartados.

II. DAS VAGAS

2.1 Serão ofertadas 12 vagas, de acordo com o exposto no item 3 do referido edital.

2.2 A matrícula no curso de Mestrado do programa de Pós- Graduação em virologia do Instituto Evandro Chagas estará condicionada à manifestação formal do candidato, confirmando que poderá cursar o Mestrado mesmo sem o auxílio de bolsas.

3. PROFESSORES/PESQUISADORES DO PROGRAMA DISPONÍVEIS PARA ORIENTAÇÃO

PROFESSORES VAGAS PARA ORIENTAÇÃO LINHA DE PESQUISA

Ana Cecília Ribeiro Cruz 01 Epidemiologia de agentes

virais e

Fisiopatologia humana e experimental causada por

agentes virais

Antonio Carlos Rosário Vallinoto 01 Epidemiologia de agentes

virais

Daniele Barbosa de A. Medeiros 01 Epidemiologia de agentes

virais e

Fisiopatologia humana e experimental causada por

agentes virais

Joana D’Arc Pereira Mascarenhas 01 Epidemiologia de agentes

virais

Virologia Ambiental

Jose Antonio Picanço Diniz Junior 01 Epidemiologia de agentes

virais

Fisiopatologia humana e experimental causada por

agentes virais

Juarez Antonio Simões Quaresma 01 Fisiopatologia humana e

experimental causada por agentes virais

(4)

Marcio Roberto Teixeira Nunes 01 Epidemiologia de agentes virais

Fisiopatologia humana e experimental causada por

agentes virais

Nelson Veiga Gonçalves 01 Epidemiologia de agentes

virais

Rita Catarina Medeiros Sousa 01 Epidemiologia de agentes

virais

Sueli Guerreiro Rodrigues 01 Epidemiologia de agentes

virais

Yvone Gabbay Mendes 01 Epidemiologia de agentes

virais

Virologia Ambiental

III- DO PROCESSO SELETIVO

1- A Comissão de Seleção será constituída no mínimo por 3 (três) membros efetivos e 01

(um) suplente, todos integrantes do corpo docente ou Colegiado do Programa de Pós Graduação em Virologia do Instituto Evandro Chagas PPGV-IEC.

2- O processo de seleção dos candidatos será realizado em duas fases.

• - Fase I – Homologação das inscrições

Será divulgada na página do Programa (http://www.iec.pa.gov.br/ppgv) no dia 15 de

março de 2013.

Estarão aptos para a realização da Fase II do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem a homologação de suas inscrições.

• Fase II constituída de:

a) Prova Escrita, de caráter eliminatório, com nota mínima igual a sete (7,0), sobre conteúdo programático definido no Edital de Seleção;

b) Entrevista;

c) Avaliação do Curriculum Vitae;

ƒ A prova referida no item (a) é de caráter eliminatório, com nota mínima 7,0 (sete), enquanto que os demais exames (itens b e c) são de caráter classificatório e serão usados apenas para desempate. Neste caso, poderá ser solicitada comprovação documental dos dados curriculares.

ƒ No dia 22 de março de 2013 será realizada a Prova Escrita, no Instituto Evandro Chagas, Campus Ananindeua, sito a Rod. BR 316 S/N, bairro Levilândia – Ananindeua – Pará, no auditório do Arbovírus, com início da prova as 8:30h (oito

(5)

horas e trinta minutos) e encerramento as 12:30h (doze horas e trinta minutos), conforme especificado no cronograma deste edital.

Para critério de desempate serão feitas análise do Curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes (http://www.cnpq.br)

A realização da prova escrita obedecerá as seguintes normas:

a) Antes do seu início, o candidato deverá apresentar documento de identificação original com foto, conforme especificado no parágrafo único (item III do Processo seletivo) deste edital. b) Não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos de qualquer natureza. c) Não será permitida a consulta a quaisquer tipos de materiais.

d) Todas as respostas deverão ser feitas com caneta tinta preta ou azul.

e) O candidato, após confirmação de pagamento da taxa de inscrição, deverá solicitar as cópias dos artigos e capítulos do livro pelo e-mail: biblioteca@iec.pa.gov.br, identificando-se com o seu número de inscrição ao processo seletivo do curso mestrado em virologia, a partir da data da publicação deste edital.

Parágrafo único: São considerados documentos de identificação oficiais: as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Ministério das Relações Exteriores ou pelas Polícias Militares e a Carteira Nacional de Habilitação (novo modelo), Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social, além das carteiras expedidas por órgãos de classe e conselhos que, por força de Lei Federal, valem como identidade, desde que possuam fotografia.

IV. DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO:

Estará automaticamente eliminado o candidato (a) que: a) não apresentar documentos com foto no início da prova; b) inserir quaisquer formas de identificação em sua prova escrita;

c) não comparecer ao local determinado para as provas, nos horários fixados; d) não se submeter à prova.

e) For surpreendido durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou com pessoa estranha, por qualquer meio, ou que se utilizar de qualquer expediente fraudulento, mediante testemunho e comprovação dos encarregados da fiscalização da prova, como manuscritos, livros, telefones celulares ou qualquer equipamento eletrônico.

V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Nota mínima para aprovação na fase II: igual ou maior que 7,0 (sete)

(6)

VI. DOS RECURSOS

1. Será admitido recurso, escrito em formulário específico, disponível na Secretaria do

Programa de Pós-Graduação, quanto ao resultado da prova aplicada neste processo seletivo, no horário de 8:00h às 12:00h.

2. O prazo para interposição dos recursos é de 2 (dois) dias úteis a contar da publicação do

resultado do processo seletivo, tendo como termo inicial o 1º dia útil subseqüente à data do evento a ser recorrido.

3. No recurso, o candidato, deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito, devendo ser

desconsiderado o teor que desrespeite a Comissão de Seleção e indeferido o instrumento.

4. Somente serão apreciados os recursos impetrados com estas instruções, sendo garantido aos

candidatos o livre acesso ao parecer da comissão que decidiu o recurso.

VII. DAS BOLSAS DE ESTUDO

1. Serão concedidas bolsas de estudo somente aos alunos matriculados que não apresentem

nenhum tipo de vínculo empregatício, bem como não recebam bolsas de nenhuma natureza. A concessão de bolsa dependerá da cota do Programa e da disponibilidade das mesmas, as quais serão distribuídas atendendo a ordem de classificação neste processo seletivo.

VIII. DA MATRÍCULA E INGRESSO

1. O candidato selecionado deverá efetuar a matrícula na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Virologia no período de 01 a 05 de abril de 2013, nos horários de 8:00h as

11:00h e 13:00h as 16:00h.

IX. DISPOSIÇÕES GERAIS:

1. O candidato é responsável por todas as informações prestadas no Processo Seletivo.

2. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão do

Processo Seletivo.

3. O discente, no decorrer do curso de mestrado, fará uma prova de proficiência em inglês e

terá que alcançar rendimento mínimo de 70%. Caso não obtenha este resultado, o mesmo poderá fazer o teste de proficiência em mais uma oportunidade, sendo que esta deverá ocorrer até sua qualificação.

(7)

VII. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Período de Inscrições 15/02/2013 a 08/03/2013

Pagamento do boleto bancário 15/02/2013 a 11/03/2013

Divulgação da homologação das inscrições (Fase I) 15/03/2013

Entrega da documentação 18 a 20/03/2013

Prova escrita (fase II) 22/03/2013, de 8:30h às

12:30h

Resultado Final Até o dia 28/03/2013

Período de Matricula 01 a 05/04/2013

(8)

ANEXO I

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA (CONHECIMENTOS GERAIS)

1. Fields Virology, fifth edition, volume one, Chapter 1, 2007 2. Fields Virology, fifth edition, volume one, Chapter 2, 2007

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS) 1. J Virol. 2012 Dec;86(24):13756-66.

2. J Virol Methods. 2012 Nov;185(2):189-92.

3. Journal of Water and Health | 05.2 | 2007 p229-240 4. Nature 2012 Doi: 10.1038/ nature 11604.

Para obtenção de cópias dos artigos e capítulos do livro, o candidato após confirmação de pagamento do boleto bancário da inscrição, deverá solicitar para o e-mail:

biblioteca@iec.pa.gov.br, identificando-se com o seu número de inscrição ao processo

Referências

Documentos relacionados

Ainda que sejam por de mais conhecidos os caminhos por onde a Epigrafia sin- grou, permita-se-me que, em jeito de ensaio, depois de um relance histórico, centrado nomeadamente

Diante da análise da incerteza estática e comparação dos resultados para a bola de ping pong, o valor obtido para o mesmo, juntamente com a sua incerteza foi de ε    =

b) No emprego da segunda pessoa, não há coincidência do interlocutor. Indique duas marcas linguísticas que evidenciam essa não coincidência, explicitando qual é o interlocutor

Será que a adopção e implementação da CAF nos Municípios resulta com o intuito de promover a melhoria contínua dos serviços prestados.. Ou resulta da mediatização

Estratégias/Ações desenvolvidas/ Sugestões de melhoria/Observações Garantir, de uma forma coerente e sustentada, uma progressiva melhoria das aprendizagens dos alunos,

1) O resultado final para os candidatos ao cargo de professor será a soma dos pontos da Prova Objetiva e dos Títulos. O candidato que não atingir o percentual mínimo

usando de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar neste município, processo seletivo de provas para preenchimento de vagas nos cargos de provimento temporário,

• Fotocópia do Diário Oficial do Estado, com a devida publicação do seu nome (para os concluintes do ensino médio - ex. 2º grau) no exterior, deverá apresentar declaração