• Nenhum resultado encontrado

Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável

Márcia Regina Marchezan1 - AMF Ricardo Schaerfer2 - AMF Eloisa Vieira Ribeiro3 - AMF Angélica Zitzmann4 - AMF Eleilton Kohls5 - AMF

Subtema: A pedagogia da ação: desenvolvimento intelectual e prático. Resumo

O objetivo deste relato intitulado “Formação pessoal e profissional do NEL: protagonismo responsável” é apresentar a trajetória e os resultados alcançados pelo Núcleo de Excelência em Linguagem da Antonio Meneghetti Faculdade. O projeto, estruturado e conduzido há 2 anos com estudantes do Ensino Superior de modo interdisciplinar, proporciona aos integrantes o desenvolvimento intelectual e prático no que se refere à linguagem e cultura, bem como a formação e reforço de competências relacionadas à capacidade profissional, ao empreendedorismo, à liderança e ao compartilhamento e transmissão do conhecimento a outros jovens.

Palavras-chave:

Pedagogia. Ontopsicologia. Capacidade Profissional. Núcleo de Excelência em Linguagem.

1. Introdução

O Núcleo de Excelência em Linguagem, conhecido popularmente no meio acadêmico da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) por NEL, iniciou sua trajetória em agosto de 2014 com o intuito de promover o aprofundamento e a atualização sobre a funcionalidade lógico-textual da redação acadêmica.

Assim, a partir de estudos fundamentados na gramática e na linguística textual, os alunos dos cursos de graduação (Administração, Sistemas de Informação, Direito e Ontopsicologia) da AMF praticam atividades de produção e revisão em diversos gêneros textuais que compõem a demanda acadêmica da Instituição em que estão inseridos. De posse do conhecimento advindo dessa formação linguística, os participantes têm orientado os alunos/colegas da Instituição que, por ventura, necessitem de auxílio linguístico na construção dos gêneros textuais solicitados pelo corpo docente nas mais variadas áreas do conhecimento.

Tal prática linguístico-textual tem possibilitado a qualificação de alunos que não

1 Professora da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Mestre em Linguística Aplicada (PUCRS) e Coordenadora

do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) da AMF.

2 Professor da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Mestre em Comunicação Mediática pela UFSM,

Doutorando em Administração pela UFSM, Coordenador FOIL - Formação Empreendedora e Liderança da AMF e Coordenador do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) da AMF.

3 Aluna do 8º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e administradora do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL).

4 Aluna do 7º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e integrante do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) desde sua criação.

5 Aluno do 9º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e integrante do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) desde sua criação.

(2)

Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável | 347

possuem formação específica em Letras, para, também, atuarem no exercício do aprimoramento da linguagem oficial requerida no ambiente acadêmico, além, é claro, de possibilitar o estímulo e o gosto pela leitura, produção de textos, cultura e literatura.

Percorrendo os objetivos traçados, o NEL construiu, ao longo de seus dois anos de existência, um espaço de ensino, pesquisa e extensão que promove, pedagogicamente, o exercício da articulação teórico-prática de gêneros textuais utilizados no âmbito acadêmico, aperfeiçoando habilidades e competências comunicativas, exercitadas e utilizadas nos serviços de revisão textual prestados à comunidade discente.

Nesse sentido, o NEL vem ao encontro da proposta inter e transdisciplinaridade da AMF, uma vez que se preocupa em explorar, interdisciplinarmente, a composição dos conhecimentos linguísticos necessários para que o aluno construa saberes compatíveis com o perfil do egresso que se pretende formar, conforme explicitado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados pela Instituição, justificando, pois, a relevância deste projeto enquanto exemplo de aplicação da pedagogia ontopsicológica, que prevê o desenvolvimento pessoal e intelectual no processo formativo dos cursos ofertados pela Instituição.

2. Desenvolvimento

2.1. Composição

O primeiro grupo do NEL foi composto por 07 (sete) alunos pertencentes aos cursos de Administração e Direito que, de forma voluntária, aceitaram participar dessa proposta inovadora de formar alunos que não fossem do curso de Letras para serem corretores textuais. A partir desse delineamento, os acadêmicos assumiram o desafio de refinar os seus conhecimentos linguísticos para disponibilizarem, posteriormente e via projeto, aulas e assessorias de Língua Portuguesa para o meio acadêmico da AMF.

Já institucionalizado, o NEL começou a dar suporte no processo da compreensão e interpretação, produção oral e escrita e revisão dos textos acadêmicos produzidos pelos alunos da AMF.

Frente à essa demanda, surgiu a necessidade de o NEL ampliar sua equipe e possibilitar a formação linguística para uma nova turma. Desse modo, no primeiro semestre de 2016 ocorreu a seleção de novos alunos para formar a segunda turma. Fizeram a seleção 38 alunos e, destes, 19 foram selecionados com média igual ou superior a sete (7.0).

Além dos alunos, o NEL conta com dois professores coordenadores, um formado em Letras-Português e o outro em Jornalismo, ambos mestres. Logo, tem-se 02 professores e 09 alunos (1ª e 2ª turmas – ver Gráfico 01).

(3)

Gráfico 01: Equipes do NEL

Dos 09 alunos integrantes da equipe NEL, 7 alunos são do curso de Direito, 1 de Administração e 01 Ontopsicologia (Gráfico 2).

Gráfico 02: Alunos do NEL 2.2. Metodologia

Com a tarefa de contemplar os objetivos fomentadores do projeto, o NEL construiu sua trajetória a partir de um processo metodológico que prevê formação continuada referente aos seguintes eixos de estudo: Teoria do texto; Estrutura do gênero acadêmico; e Práticas de revisão lógico-semântica dos gêneros acadêmicos. De posse desses conhecimentos, os alunos (de todos os semestres) que tenham sido selecionados e frequentado, regularmente, as aulas (acontecem em salas de aula ou laboratório de informática da AMF), no mínimo um semestre com duas (02) horas semanais e atividades a distância), e apresentem competência Linguística de interpretação, produção e revisão de gêneros textuais do meio acadêmico, podem iniciar a prática de orientação e apoio de produção escrita à comunidade da IES.

(4)

Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável | 349

Ainda, durante o processo de formação, os alunos organizam e aplicam, sob orientação dos professores responsáveis, oficinas referentes ao gênero Redação Acadêmica aos demais alunos da AMF que estejam interessados. Tais atividades possibilitam o estreitamento do vínculo entre os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do Curso e a prática docente; esta, por sua vez, passa a fazer parte da formação dos alunos da equipe NEL.

3. Resultados

Visualizando o NEL enquanto equipe e também analisando os membros desta equipe individualmente, pode-se dizer que tanto a equipe quanto os alunos que compõem este núcleo apresentaram uma grande evolução, uma vez que, timidamente, o NEL foi evoluindo e o que antes eram ideias, hoje é um concreto e bem-sucedido projeto que conta com seu próprio espaço, onde, semanalmente ocorrem aulas, reuniões e grupos de estudos.

Quanto aos alunos, nota-se não só a sua evolução linguística, mas também pessoal, e, para ilustrar esse progresso, urge que se apresente um pequeno relato dos trabalhos desenvolvidos pela Equipe NEL:

• Redação e produção do livro ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICO-LOGIA. ABO 30 anos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,

2015. ISBN: 978-85-64631-25-0;

• Revisão ortográfica do livro ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICO-LOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura.

Recan-to Maestro: OnRecan-topsicológica EdiRecan-tora Universitária, 2015. ISBN: 978-85-64631-27-4; • Revisão ortográfica da revista: PERFORMANCE LÍDER. São Paulo: Ontopsi-cológica Editora Universitária, ano VIII, nº 15, 2015;

• Revisão ortográfica da revista: PERFORMANCE LÍDER. São Paulo: Ontopsi-cológica Editora Universitária, ano IX, nº 16, 2016;

• Professores das oficinas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Progra-ma de ForProgra-mação Básica Universitária no primeiro semestre de 2016;

• Aulas aos alunos da instituição; • Formatação de trabalhos acadêmicos; • Revisão ortográfica;

• Transcrição de entrevistas; • Orientação aos alunos.

Cronologicamente, a ascensão do NEL percorreu o seguinte caminho: em 2015 iniciou a sua atuação com a correção linguística da distinta Revista Performance Líder, a qual, anteriormente, possuía uma empresa de São Paulo como responsável pelas revisões. Além disso, neste mesmo ano, o grupo NEL idealizou e implementou o foto-livro dos 30 anos Associação Brasileira de Ontopsicologia. Assim, no primeiro semestre de 2015 o NEL começa a se cristalizar em meio a comunidade da AMF. No mesmo ano, transcrições de entrevistas;

(5)

correções de artigos científicos, de monografias de Pós-graduação da própria instituição, de capítulos de livros e a organização (ainda em andamento) de um manual referente aos gêneros textuais mais utilizados na AMF, além de trazer as normas técnicas da ABNT.

Em 2016 o fluxo de trabalho continuou com a correção da Revista Performance Líder e com o atendimento à comunidade da instituição (revisões e orientações). Nesse mesmo ano, os alunos assumiram a função de professores das oficinas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Programa de Formação Básica Universitária, dando aulas sobre sumarização e formatação de trabalhos no Word (organizadas por eles), além das correções dos resumos dos alunos via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Seguem algumas imagens que ilustram alguns trabalhos desenvolvidos no 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016 (demandas dos acadêmicos da AMF, organização de eventos, aulas e reuniões/encontros).

Imagem 01 – Os alunos do NEL se reúnem com a Prof. Márcia R. Marchezan, na sala do NEL, para conversar sobre os resultados da correção da Revista Performance Líder, nº 15.

(6)

Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável | 351

Imagem 03 – Revistas e livros em cuja produção a equipe do NEL teve participação.

Imagem 04 e 05 – Acadêmicos da AMF realizam processo seletivo para formar a nova equipe do NEL, que ocorreu no primeiro semestre de 2016.

Imagem 06 e 07– Os alunos ministram aulas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Programa de Formação Básica Universitária no primeiro semestre de 2016.

A partir do que foi exposto, pode-se afirmar que o NEL é um projeto incorporado pela AMF e que dá suporte linguístico à comunidade discente, além, é claro, de desenvolver a formação pessoal e profissional dos alunos que fazem parte do núcleo.

(7)

4. Referências

ABO. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2015.

ABO. Identidade Jovem. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012. MENEGHETTI, A. Aprendiz líder. São Paulo: FOIL, 2009.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

Referências

Documentos relacionados

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Visando utilizar este fato como técnica de mapeamento geológico, foi feita a classificação de imagens Landsat baseada na resposta espectral dessas depressões cársticas.Como

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na

A título de considerações finais, estima-se que o presente trabalho possa trazer contribuições para os pesquisadores que queiram identificar em suas instituições de

Partindo de uma concepção construtivista com atenção à diversidade, Zabala (1998) afirma que o professor necessita questionar diferentes sequências didáticas, a fim de

Homes e Sustein (2005) alertam que a manutenção do oferecimento de direitos fundamentais pelo Estado é contingente à alocação do problema da escassez de