• Nenhum resultado encontrado

Igreja Pentecostal da Bíblia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Pentecostal da Bíblia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Pentecostal da Bíblia

2014 O Ano de Josué

** Conquista – Josué cap. 06

Pastoreio

#

010

Direção Nacional

Retorno: Antes do pastoreio #010 é hora de ouvir: Motive os envolvidos

no pastoreio a relatar os efeitos do pastoreio anterior. Como foi recebido o pastoreio # 009?

O tema o chamado acrescentou algo em sua vida ou em seu ministério?

Distribua cópias desse pastoreio para todos os envolvidos no processo

(superintendentes regionais, líderes dos departamentos nacionais, regionais e locais, pastores e oficiais). Todos os envolvidos devem receber cópia desse mesmo ensino para que aos poucos possamos caminhar para um único propósito. Os Bispos pastoreiam Regionais que pastoreiam pastores locais que pastoreiam os oficiais. Os líderes de mulheres e jovens nacional pastoreiam as lideranças regionais que pastoreiam as lideranças de mulheres e jovens da igreja local.

Siga o passo a passo, coloque a sua dinâmica pessoal e permita que o Espírito Santo faça o resto.

# Todas as vezes que houver esse símbolo - # (jogo da velha) – promova um diálogo

– ouça – fale – dê exemplos tanto pessoais como bíblicos, compartilhe, pois assim cresceremos juntos.

O objetivo desse pastoreio # 010:

• Como as conquistas ocorrem?

(2)

Temática:

Como as conquistas ocorrem?

Nós cristãos temos desejos e objetivos como qualquer outra pessoa, porém temos ou deveríamos ter um diferencial que é a confiança em Deus para conquistarmos. Nós não teremos sucesso se o nosso coração não estiver edificado em Deus, nossas realizações não serão possíveis se não confiarmos e creditarmos a Ele as nossas realizações.

Josué 6

12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. 13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante

da arca do Senhor, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.

14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e

assim fizeram seis dias.

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira

rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.

16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao

povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.

(Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Aprendendo com as orientações de Deus a Josué.

Quando Deus chama a Josué (no capítulo sexto) para conquistar as terras que havia prometido a seu povo Ele dá alguns conselhos (no capítulo primeiro) que deveriam ser observados:

Josué 1.07 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;

dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que

prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 08 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas

cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 09 Não to mandei

eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

(3)

Primeiro – Josué deveria ter bom ânimo, ser uma pessoa disposta para seguir principalmente crendo que o Senhor era com ele e por isso não deveria retirar a sua mão do arado. Há pessoas que são extremamente pessimistas, desanimadas e ainda que Deus se revele a ela de modo glorioso e sobrenatural custa a agir por não crer ou ter a fé deficitária. O Senhor não nos chamou para ser árvores infrutíferas, pelo contrário nós temos a garantia Dele em sua palavra que Ele tudo pode e por crermos Nele devemos avançar.

Filipenses 4.13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

# O que Deus nos deu a fazer que não temos feito por não pôr a fé em prática?

Segundo - Josué não deveria fazer de qualquer maneira, ele deveria com cuidado saber o que e como fazer. Haviam orientações deixadas por Moisés que era o escolhido de Deus e que deveriam ser seguidas por Josué. As conquistas dependeriam dessa observação e cumprimento das mesmas. Quando não obedecemos os princípios da palavra de Deus dificilmente somos bem sucedidos. Antes de realizarmos algo seja para Deus, para nós ou para o próximos devemos consultar a palavra do Senhor para não termos uma má colheita. Há pessoas que tem dificuldades em obedecer a Deus, aos pais, aos seus líderes e aos patrões. Essas pessoas até tem um grande potencial, mas não conseguem ter êxito pleno por sofrerem de “insubmissão aguda”, ou seja, sempre fazem do seu jeito e acham que o saber fazer sem a submissão irá atrair a benção de Deus.

Não basta ser ou saber fazer é preciso ser ensinável, submissão a Deus, aos pais e aos líderes é fundamento básico para o sucesso do cristão.

Terceiro – Não pare pelo caminho, não volte atrás ou siga em outra direção que não a orientada por Deus. Não desviar é não sair do caminho até que do alto o Senhor ordene. As escolhas de Deus são perfeitas e devemos considerá-las já que Ele é Onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas, Deus não saberia o que é melhor para nós? Perseverar é palavra chave para os que creem em Deus afim de realizarem tudo na vida. A ordem do Senhor a Josué foi seja norteado pela lei, não te desvie nem para a direita e nem para a esquerda para que seja bem sucedido.

(4)

Quando acolhemos ou aceitamos caminhos que não são

abertos pelo Senhor como poderemos conquistar? Escolhamos permanecer na palavra.

Não vale a pena fazer o que dá certo e sim o que é certo!

Quarto – Não deixe de ler, meditar e aplicar a palavra de Deus em sua vida. Toda e qualquer tipo de instrução está na palavra disponível para todos o que a consultarem a crerem que é o Senhor falando conosco. É incrível como via de regra nós somos exímios conhecedores da palavra de Deus, mas não damos passos práticos pautados nessa palavra. Alguns cristãos tornam-se profundos estudiosos da bíblia, porém não conseguem ter experiências com Deus.

Precisamos ter as nossas próprias experiências com Deus, precisamos conhecer a palavra e viver o poder de Deus! Quinto – O Senhor é o responsável pelo nosso sucesso quando estamos debaixo da sua vontade. Quando Deus promete não temos o porque duvidar veja o que diz a palavra de Deus: Números 23.19 Deus não é homem,

para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Nunca devemos

achar que o crescimento ou realizações são méritos nossos tirando a glória que é devida a Deus, na verdade veja o que Jesus disse:

João 15.05 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15.07 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em

vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

As conquistas das terras estavam atreladas a obediência de Josué e do povo. A submissão e obediência são temperos indispensáveis nessa receita de sucesso.

# Não somos melhores uns que os outros e os nossos êxitos ocorrem pela vontade soberana de Deus e do seu poder e não por nossa capacidade divorciada Dele.

(5)

Como nos comportamos antes das conquistas?

Deus que é Onipotente pode e quer ouvir as nossas orações, mas as vezes não somos por Ele atendidos justamente por que as nossas intenções não vão de encontro com as intenções de Deus. Pensamos somente em nós próprios e o nosso jeito egoísta impede que o Senhor atenda algumas de nossas orações.

Tiago 4.03 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Precisamos incluir o reino de Deus como objetivo primaz em nossas vidas, em nossas buscas e objetivos. Se os nossos pedidos tiverem o intuito da autopromoção Deus não nos honrará. Se os nossos caprichos pessoais forem a razão das nossas orações e empenho certamente teremos dificuldades em realizar, mas se for para a glorificação de Deus e o serviço em prol do seu reino então teremos êxito.

Mateus 6. 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que

beberemos, ou com que nos vestiremos? 33 Mas, buscai primeiro o reino de

Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Precisamos aprender a desacelerar, a ter paz em Deus e descansar Nele! O Senhor já tem tudo planejado para nós, não nos inquietemos pois estamos diariamente na agenda do Pai celeste.

Mateus 6.30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e

amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de

pouca fé?

Antes de conquistarem as terras prometidas por Deus Josué e o povo precisariam administrar a ansiedade, o medo, as ameaças dos inimigos e acima de tudo seguir crendo que Javé iria cumprir fielmente tudo quanto havia prometido.

Nosso vigor, nossa vibração e perseverança são alimentados pela fé sem ela não conseguimos agradar a Deus.

Hebreus 11.06 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário

que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

(6)

Nós conseguimos crer a ponto de seguir mesmo sem os sinais de Deus apenas crendo que Ele está conosco? Conseguimos manter hoje o ritmo e a fé do início da nossa caminhada com Cristo?

Quero nesse pastoreio compartilhar algumas experiências com vocês para aumentar a nossa fé. As experiências abaixo são frutos de orações e revelações das promessas feitas por Deus para a nossa denominação.

1. O Senhor mostrou-me colocando um feixe de trigo em um armazém e quando eu olhava para trás havia várias pessoas trazendo um feixe de trigo nas mãos que colocavam também no chão ao ponto que enchia o galpão até o teto. Quando saíamos para fora do armazém olhávamos para a plantação de trigo e ainda havia muito para ser colhido! O Senhor me disse que nos dará um crescimento como nunca houve em nosso meio.

2. O Senhor mostrou-me uma rocha e um pequeno vidro com azeite, derramava-se o azeite que se espalhava em parte da rocha, depois eu via um grande vaso cheio de azeite que era derramado espalhando-se sobre toda rocha. O Senhor me disse... não pense pequeno pois Eu tenho grandes realizações para a minha Igreja.

3. O Senhor mostrou-me abrindo vários buracos na terra para lançar as sementes, o que me chamou a atenção é que em cada buraco eram lançadas várias sementes e não somente uma por buraco. O Senhor me disse darei um crescimento abundante a minha Igreja.

Assim como o Senhor prometeu a Moisés e a Josué que daria ao seu povo uma terra próspera, creia meu irmão e irmã que Ele também nos prometeu crescer e prosperar e assim será em nome de Jesus!

Bispo Ronildo Queiroz Presidente Nacional “sou mais um”caco entre outros cacos de barro! Isaías 45.09

Referências

Documentos relacionados

Os briquetes confeccionados a partir de coco verde in natura e coco verde estocado apresentaram os menores valores para teor de cinzas (2,51% e 2,68%, respectivamente) e,

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

O capítulo 4, Tópico discursivo, é dedicado à organização tópica, ou temática, do texto. Trata-se de um dos fatores mais importantes para a construção da sua coerência

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

Bloco Pere aí que vou atrás Bloco de Máscaras Brincantes Bloco Maria Lavadeira.. INVENTÁRIO DO

As lesões são mais frequentes nas folhas mais velhas, onde são observadas lesões necróticas de coloração marrom-escura a preta, com bordos bem definidos, podendo ser

Portanto, o nome de domínio disputado infringe as marcas registradas há quase 60 (sessenta) anos pela Reclamante no Brasil e, como demonstrado acima, está configurada a

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),