• Nenhum resultado encontrado

PORTUGUÊS. Smart BMS 12/200. [en] Rev

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTUGUÊS. Smart BMS 12/200. [en] Rev"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Smart BMS 12/200

(2)

Índice

1. Descrição Geral ... 1 2. Instruções de segurança ... 3 3. Instruções de instalação ... 4 4. Pontos a considerar ... 5 4.1. Aviso importante ... 5

4.2. Cargas CC com terminais de ligar/desligar remoto ... 5

4.3. Carga CC: desconectar a carga com um BatteryProtect ... 5

4.4. Carregar a bateria LiFePO₄ com um carregador de bateria adicional ... 5

4.5. Bateria ... 6 5. Exemplos de sistema ... 7 6. Especificações técnicas ... 9 7. Apêndice ... 10 7.1. Apêndice A ... 10 7.2. Apêndice B ... 11

(3)

1. Descrição Geral

Um Smart BMS com Limitador da Corrente de Carga que protege o alternador contra as sobrecargas

O Smart BMS CL 12-100 deve ser utilizado com as baterias Victron Smart LiFePO₄ e os terminais circulares M8. É compatível com cinco baterias em paralelo (os BTV são ligados em «daisy-chain»).

Proteção da bateria de arranque

Esta função é similar à de um Combinador de Bateria Cyrix ou de um Isolador de Bateria FET Argo. A corrente pode fluir para a bateria LFP apenas se a tensão de entrada (= tensão na bateria de arranque) superar 13 V.

E a corrente não consegue refluir da bateria LFP para a bateria de arranque, evitando assim os eventuais danos na bateria LFP causados por uma descarga excessiva.

Proteção do alternador e da bateria

A corrente de entrada é limitada eletronicamente para aproximadamente 90 % da classificação do fusível. Por exemplo, um fusível de 100 A vai limitar a corrente de entrada para aproximadamente 90 A. (Consulte na tabela 1 as classificações do fusível e o correspondente limite de corrente)

Escolher o fusível certo permite:

1. Proteger a bateria LFP contra uma corrente de carga excessiva (importante no caso de uma bateria LFP de baixa potência). 2. Proteger o alternador das sobrecargas em caso de um banco de baterias LFP de elevada potência (a maioria dos

alternadores de 12 V vai sobreaquecer e avariar se funcionarem na potência máxima durante mais de 5 min). Esta porta de energia pode ser utilizada para carregar ou descarregar a bateria LFP (isto é, através de um carregador, um inversor ou um inversor/carregador) com uma corrente contínua máxima de 200 A em ambas as direções.

Também pode ser utilizada como uma saída de carga, pelo que é possível ligar diretamente as cargas CC a esta porta. A porta está protegida contra curtos-circuitos com uma corrente de descarga de pico de 400 A.

O Smart BMS irá garantir o corte da descarga da bateria em caso de subtensão iminente da célula.

Também pode realizar o carregamento através desta porta, mas não é possível aplicar internamente o algoritmo de carga.

Proteção de bateria de iões de lítio

A tensão de entrada e os transitórios excessivos são regulados para um nível seguro.

O Smart BMS CL vai suspender o carregamento em caso de sobretensão ou de sobreaquecimento da célula. Dispõe de três saídas, de forma similar ao smallBMS:

Saída de Desconexão da Carga

A saída de Carga é normalmente elevada e converte-se em flutuação livre em caso de subtensão iminente das células (por defeito: 2,8 V/célula, regulável na bateria entre 2,6 V e 2,8 V por célula). Corrente máxima: 10 mA. A entrada Carga pode ser usada para controlar o ligar/desligar remoto de uma proteção de bateria, inversor ou conversor CC-CC ou outras cargas. Saída de Pré-Alarme

A saída de Pré-alarme pode ser usada como aviso quando a tensão da bateria for baixa e será ativada antes de a saída de Desconexão da Carga ser desativada devido a uma subtensão da célula.

Esta saída também pode ser usada para acionar um relé, um LED ou um sinal sonoro. Pode ser configurada como um sinal contínuo ou intermitente.

A saída de Pré-alarme está normalmente em flutuação livre e aumenta em caso de subtensão iminente das células (por defeito: 3,1 V/célula, regulável na bateria entre 2,85 V e 3,15 V por célula). Corrente máxima: 1 A (sem proteção contra curto-circuito) O atraso mínimo entre o pré-alarme e a desconexão de carga é de 30 s.

Saída de desconexão do carregamento

A saída do Carregador é normalmente elevada e converte-se em flutuação livre em caso de sobretensão ou sobreaquecimento iminente das células. Corrente máxima: 10 mA. A saída Carregador não é adequada para alimentar uma carga indutiva como uma bobina de relé. Pode ser utilizada para controlar: O ligar/desligar remoto de um carregador, um relé Cyrix-Li-Charge ou um Combinador de Bateria Cyrix-Li-ct.

(Nota: nalguns casos será necessário um cabo de interface, consulte o manual.)

Pode ser necessário um cabo de ligar/desligar com ou sem inversão; consulte o apêndice.

Ligar/desligar remoto, que também pode ser utilizado como um interruptor do sistema.

Os controlos do ligar/desligar remoto monitorizam o carregamento através do alternador, enquanto a funcionalidade BMS permanece ativa, independentemente do estado do ligar/desligar remoto.

(4)

O ligar/desligar remoto também pode ser utilizado como um interruptor. Este pode ser configurado com a VictronConnect. O ligar/desligar remoto (ou do sistema) inclui dois terminais: L Remoto e H Remoto.

É possível ligar um interruptor de ligar / desligar remoto ou um contacto de relé entre os conectores L e H. Em alternativa, pode comutar o terminal H para o positivo da bateria ou o terminal L para o negativo da bateria.

Os indicadores LED (da esquerda para a direita)

• Verde (1): Smart BMS CL 12 V/100 A ativo

• Azul (2): intermitente – transmissão Bluetooth, fixo – ligação estabilizada

• Vermelho (3): Proteção de sobreaquecimento do limitador de corrente 12 V Smart BMS • Amarelo (4): A saída de desconexão do carregamento está ativada

• Laranja (5): A saída de desconexão da carga está ativada • Verde (6): Alternador a carregar

(5)

2. Instruções de segurança

A instalação deve seguir estritamente a regulamentação de segurança nacional para o cumprimento dos requisitos relativos ao invólucro, instalação, correntes de fuga, distâncias, sinistros, marcações e segregação da aplicação para a utilização final. A instalação deve ser realizada apenas por instaladores formados e qualificados. Desligue o sistema e comprove as tensões perigosas antes de alterar qualquer ligação.

1. Não abra a bateria de iões de lítio.

2. Não descarregue uma bateria de iões de lítio nova antes de primeiro a carregar completamente. 3. Realize o carregamento apenas nos limites especificados.

4. Não monte a bateria de iões de lítio invertida.

5. Verifique se a bateria de iões de lítio ficou danificada durante o transporte.

(6)

3. Instruções de instalação

1. Instale o Smart BMS preferencialmente numa superfície vertical para um arrefecimento ótimo.

2. Determine a classificação do fusível (consulte a figura e a tabela 1). O fusível funciona também como um «shunt», pelo que o Smart BMS limitará a corrente de entrada de acordo com a classificação deste fusível. Consulte na tabela 1 as classificações do fusível e o correspondente limite de corrente.

3. Escolher o fusível certo vai prevenir o sobreaquecimento do alternador e/ou da cablagem CC. 4. Desconecte o cabo do polo negativo da bateria de arranque.

5. Retire o conector de ligar/desligar remoto para evitar uma ligação acidental do Smart BMS.

6. Instale e conecte os fusíveis e toda a cablagem elétrica, deixando os polos negativos das baterias de iões de lítio e a bateria de arranque desconectados. Certifique-se de que as porcas M8 do fusível estão apertadas corretamente.

7. Ligue em «daisy chain» os cabos de controlo da bateria entre as baterias de iões de lítio e conecte-os ao Smart BMS. 8. Conecte a cablagem GND ao polo negativo das baterias de iões de lítio e da bateria de arranque.

9. Volte a introduzir o conector de ligar/desligar remoto no Smart BMS. O Smart BMS está agora pronto a usar.

Tabela 1: corrente de carga por classificação do fusível

Classificação do fusível Corrente de carga máxima

125 A 100 A 100 A 90 A 80 A 60 A 60 A 50 A 2 x 30 A 40 A 2 x 20 A 25 A 2 x 15 A 20 A 2 x 10 A 12 A 2 x 7,5 A 9 A

(7)

4. Pontos a considerar

4.1. Aviso importante

As baterias de iões de lítio são dispendiosas e podem ficar danificadas devido a uma carga ou descarga excessiva.

Os danos causados por uma descarga excessiva podem ocorrer se cargas pequenas (como sistemas de alarmes, relés, corrente de espera de determinadas cargas, descarga da corrente de retorno de carregadores de baterias ou reguladores de carga) descarregarem lentamente a bateria quando o sistema não estiver a ser utilizado.

Em caso de qualquer dúvida sobre uma eventual extração de corrente residual, isole a bateria abrindo o interruptor correspondente, removendo os fusíveis ou desligando o positivo da bateria quando o sistema não estiver a ser utilizado.

A corrente de descarga residual é especialmente perigosa se o sistema tiver sido descarregado completamente e tiver ocorrido um corte por uma tensão da célula baixa. Depois desta desconexão, na bateria permanece uma capacidade de reserva de aproximadamente 1 Ah por 100 Ah. A bateria ficará danificada se a reserva da capacidade restante for extraída. Por exemplo, uma corrente residual de 10 mA pode danificar uma bateria de 200 Ah, se o sistema permanecer no estado de descarregado durante mais de 10 dias.

4.2. Cargas CC com terminais de ligar/desligar remoto

As cargas CC devem ser desligadas ou desconectadas em caso de subtensão iminente da célula. A saída de Desconexão da Carga do Smart BMS pode ser utilizada para este efeito.

A saída de Desconexão de Carga é normalmente elevada (igual à tensão de bateria) e converte-se em flutuação livre (= circuito aberto) em caso de subtensão iminente das células.

As cargas CC com um terminal de ligar/desligar remoto que liga a carga quando o terminal for elevado (para o positivo da bateria) e que a desliga quando o terminal estiver em flutuação livre podem ser controladas diretamente com a saída de Desconexão da Carga.

Consulte no apêndice uma lista de produtos Victron com este comportamento.

Nas cargas CC com um terminal de ligar/desligar remoto que liga a carga quando o terminal for abaixado (para o negativo da bateria) e que a desliga quando o terminal ficar em flutuação livre, pode ser utilizado o cabo de ligar/desligar remoto com

inversão. Consulte o apêndice.

Nota: verifique a corrente residual da carga no estado de desligado. Depois deste corte de baixa tensão da célula, na bateria de iões de lítio permanece uma capacidade de reserva de aproximadamente 1 Ah por 100 Ah de capacidade. Por exemplo, uma corrente residual de 10 mA pode danificar uma bateria de 200 Ah, se o sistema permanecer no estado de descarregado durante mais de 10 dias.

4.3. Carga CC: desconectar a carga com um BatteryProtect

Uma proteção BatteryProtect vai desconectar a carga quando:

• tensão de entrada (= tensão da bateria) for inferior a um valor predefinido ou quando • o terminal de ligar/desligar remoto for abaixado.

O Smart BMS pode ser utilizado para controlar o terminal de ligar/desligar de um BatteryProtect. Ao contrário de um Cyrix ou contactor, um BatteryProtect pode iniciar uma carga com um condensador de entrada como um inversor ou um conversor CC-CC.

4.4. Carregar a bateria LiFePO

com um carregador de bateria adicional

O carregamento da bateria deve ser reduzido ou interrompido em caso de sobretensão ou sobreaquecimento iminente da célula. A saída de Desconexão do Carregamento do Smart BMS pode ser utilizada para este efeito.

A saída de Desconexão do Carregamento é normalmente elevada (igual à tensão da bateria) e muda para o estado de circuito aberto em caso de sobretensão iminente das células.

(8)

Os carregadores de bateria com um terminal de ligar/desligar remoto que ativam o carregador quando o terminal for elevado (para o positivo da bateria) e que o desativam quando o terminal estiver em flutuação livre podem ser controlados diretamente com a saída de Desconexão do Carregamento. Consulte no apêndice uma lista de produtos Victron com este comportamento. Nos carregadores de bateria com um terminal remoto que ativa o carregador quando o terminal for abaixado (para o negativo da bateria) e que o desativa quando o terminal ficar em flutuação livre, pode ser utilizado o cabo de ligar/desligar remoto com

inversão. Consulte o apêndice.

Em alternativa, pode usar um Cyrix-Li-Charge:

O Cyrix-Li-Charge é um combinador unidirecional para inserir entre um carregador de bateria e a bateria LiFePO₄. Apenas será ativado quando a tensão carregada de um carregador de bateria estiver presente no terminal de carga. Um terminal de controlo é ligado à saída de Desconexão de Carregamento do Smart BMS.

4.5. Bateria

Para várias baterias com configuração em paralelo e/ou série, os dois conjuntos de conectores circulares M8 devem ser ligados em série (em “daisy chain”). Conecte os dois cabos restantes ao Smart BMS.

(9)

5. Exemplos de sistema

Figura 1: Exemplo de aplicação para um veículo ou barco, com interruptor de ligar/desligar entre H e L

(10)

Figura 2: Exemplo de aplicação com um MPPT e um inversor Phoenix

Figura 3: Exemplo de aplicação com um Inversor Phoenix VE.Bus de 3 kVA nominal e superior

Figura 4: Exemplo de aplicação com um Multi de 3 kVA recente que tem entradas auxiliares

(11)

6. Especificações técnicas

Smart BMS CL 12 V / 100 A

Corrente de carga máxima, Porta de alternador 100 A (com um fusível 125 A)

Tensão de entrada para iniciar o carregamento > 13 A

Consumo de corrente, ligar remoto 16 mA (excluindo a corrente de saída da Carga e a corrente de saída do Carregamento) Consumo de corrente, desligar remoto 5 mA (funcionalidade BMS ainda ativa)

Saída de desconexão da carga Normalmente elevada (Vbat - 0,1 V)

Limite da corrente de origem: 10 mA (com proteção contra curto-circuito)

Corrente de dissipação: 0A (flutuação livre na saída)

Saída de desconexão da carga Normalmente elevada (Vbat - 0,1 V)

Limite da corrente de origem: 10 mA (com proteção contra curto-circuito)

Corrente de dissipação: 0A (flutuação livre na saída)

Saída de pré-alarme Normalmente em flutuação

Elevada (Vbat) em caso de alarme, máx. 1 A (Não imune a curto-circuitos) Ligar/desligar (on/off) do sistema:

L Remoto e H Remoto

Modos de utilização:

1. ON quando os terminais L e H estão interligados 2. ON quando o terminal L for para o negativo da bateria

(V < 5 V)

3. ON quando terminal H for elevado (V >3 V) 4. OFF em todas as outras condições GERAL

Temperatura de funcionamento -40 °C a +60 °C

Humidade, máxima / média 100 % / 95 %

Proteção, eletrónica IP65

Ligação elétrica CC M8

Conector de bateria CC negativo Fêmea Faston, 6,3 mm

CAIXA Peso 1,6 kg Dimensões (al x la x pr em mm) 65 x 120 x 224 mm NORMAS Emissão EN 61000-6-3, EN 55014-1 Imunidade EN 61000-6-2, EN 61000-6-1, EN 55014-2

Diretiva automóvel ECE R10-5

(12)

7. Apêndice

7.1. Apêndice A

1. Cargas que podem ser controladas diretamente com a saída de Desconexão da Carga do Smart BMS

Inversores:

Todos os inversores Phoenix VE.Direct e inversores Phoenix Smart:

Conecte LOAD DISCONNECT (desconexão da carga) ao terminal esquerdo (H) do conector de dois polos

Conversores CC-C C:

Todos os conversores Tr tipo CC-CC com conector de ligar/desligar remoto e Orion 12/24-20

Conecte LOAD DISCONNECT (desconexão da carga) ao terminal direito (H) do conector de dois polos

Proteções de bateria BatteryProtect e Smart BatteryProtect

Conecte LOAD DISCONNECT (desconexão da carga) ao terminal 2.1 (direito) para a proteção BatteryProtect e ao pino H para a proteção Smart BatteryProtect do conector de dois polos

Cyrix-Li-Load

Conecte LOAD DISCONNECT (desconexão da carga) à entrada de controlo

2. Cargas que precisam de um cabo de ligar/desligar remoto em inversão (número de artigo ASS030550100 ou -120). Todos os inversores Phoenix VE.Bus e VE.Bus Inverter Compact de 1200 VA ou mais.

3. Controladores de carga solar que podem ser controlados diretamente pela saída de Desconexão do Carregamento

BlueSolar MPPT 150/70 e 150/80 CAN-bus

Conecte CHARGE DISCONNECT (desconexão da carregamento) ao terminal esquerdo do conector de dois polos (B+)

SmartSolar MPPT 150/45 e superior, 250/60 e superior

Conecte CHARGE DISCONNECT (desconexão da carregamento) ao terminal direito (marcação +) ou ao terminal esquerdo (marcação H) do conector de dois polos

4. Controladores de carga solar que precisam de um cabo de ligar/desligar remoto sem inversão VE.Direct (número de artigo ASS030550320)

Todos os modelos BlueSolar MPPT, exceto o BlueSolar MPPT 150/70 e 150/80 CAN-bus SmartSolar MPPT até 150/35

5. Carregadores de Bateria

(nota: sem necessidade de cabo de ligar/desligar ao conectar o carregador a uma das portas do Smart BMS)

Carregadores Phoenix Smart IP43

Conecte CHARGE DISCONNECT (desconexão da carregamento) ao terminal esquerdo (H) do conector de dois polos

Carregadores de bateria Skylla TG

Utilize o cabo de ligar/desligar remoto sem inversão. (número de artigo ASS030550200)

Carregadores de bateria Skylla-i

Utilize um cabo de ligar/desligar remoto Skylla-i (número de artigo ASS030550400)

Outros carregadores de bateria

Utilize um Cyrix-Li-Charge ou conecte o carregador ao lado primário do Smart BMS. 6. •

MultiPlus 500 VA – 1600 VA e MultiPlus Compact 800VA – 2 kVA

Estes modelos MultiPlus podem ser controlados a partir das saídas de Desconexão da Carga e de Desconexão do

Carregamento com a utilização do cabo BMS CL 12-100 para MultiPlus (número de artigo ASS070200100). O cabo deve ser ligado ao conector de ligar/desligar remoto dos modelos MultiPlus:

· Ao utilizar com os modelos MultiPlus 500 VA - 1600 VA, conecte o fio negro ao terminal ON e o vermelho ao terminal (+).

· Ao utilizar com os modelos MultiPlus Compact 800 VA - 2 kVA, conecte o fio negro ao terminal do meio e o vermelho ao terminal da direita (IN).

Tanto as saídas de Desconexão da Carga, como de Desconexão do Carregamento do BMS, devem estar no estado «Elevado» para que o MultiPlus funcione. Após um corte devido a uma tensão de bateria baixa, ligue o alternador ou utilize um carregador de bateria no lado primário do BMS para reiniciar o sistema. O MultiPlus ativa-se e começa a carregar (se estiver conectado a uma fonte de alimentação CA).

(13)

7. MultiPlus-II e MultiPlus 3kVA ou superior

Para mais informação sobre como configurar o MultiPlus para trabalhar com o Smart BMS CL 12-100, consulte o documento no nosso «site»: https://www.victronenergy.com/upload/documents/Manual-Connecting-other-lithium-battery-systems-to-Multis-and-Quattros-EN.pdf

As saídas de Desconexão da Carga e de Desconexão do Carregamento devem ser ligadas ao MultiPlus com dois cabos de ligar/desligar remoto com inversão (número de artigo ASS030550100), conforme mostrado abaixo, no caso do MultiPlus II, e na Figura 4 anterior, para o MultiPlus 3 kVA.

7.2. Apêndice B

Erro / Códigos de Advertência

E-B30: Falha de calibração

Anomalia interna - falha / falta de dados de calibração

Contacte o distribuidor para obter assistência – A anomalia não pode ser corrigida pelo utilizador e o SBP tem de ser substituído

E-B31: Falha de configuração

Anomalia interna - falha / falta de dados de configuração Para recuperar o Smart BMS desta condição;

1. Restaure as predefinições de fábrica da unidade em Configurações > Mais opções > Repor predefinições 2. Desconecte a alimentação e aguarde 3 min antes de voltar a ligar

3. Reconfigure a unidade conforme necessário

(14)

E-B32: Cabo de bateria BMS desligado ou defeituoso

Cabo de bateria BMS desligado ou defeituoso (com conector circular M8) detetado.

Quando os cabos BMS não estiverem desligados nem defeituosos, o erro pode surgir quando a função de pré-alarme estiver ativada em baterias que não sejam compatíveis com esta função.

1. Verifique se a bateria é compatível com a função de pré-alarme. Caso contrário: 2. Aceda à página de definições e desative a função de pré-alarme.

E-B33: Anomalia da tensão de referência

Anomalia interna - falha / falta de tensão de referência

Contacte o distribuidor para obter assistência – A anomalia não pode ser corrigida pelo utilizador e o Smart BMS tem de ser substituído.

A-A12: Curto-circuito

A proteção de curto-circuito é ativada na eventualidade de um curto-circuito, de uma condição de sobrecarga ou de uma corrente de irrupção excessiva.

1. Verifique se existe uma condição de curto-circuito potencial.

2. Confirme que o consumo da corrente de carga não supera a corrente nominal do Smart BMS. 3. Comprove a existência de ligações soltas / elevada resistência e certifique-se de que utiliza uma

cablagem com o calibre correto na instalação.

A-B11: Subtensão

A proteção de subtensão é ativada caso a bateria não permita realizar a descarga. 1. Desligue / desconecte as cargas e recarregue a bateria

2. Comprove o bom funcionamento do sistema de carregamento e da bateria

A-B15: Temperatura excessiva

A proteção de sobreaquecimento é ativada em caso de temperatura interna excessiva

1. Certifique-se de que selecionou a classificação do fusível correta. Escolher o fusível certo também vai prevenir o sobreaquecimento do alternador e/ou da cablagem CC.

2. Comprove a existência de ligações soltas / elevada resistência e certifique-se de que utiliza uma cablagem com o calibre correto na instalação.

3. Não instale a unidade Smart BMS num local exposto a elevada temperatura ou calor radiante; reposicione o Smart BMS num local mais fresco ou disponibilize um mais arrefecimento ativo

W-B12: Aviso de subtensão

Intervenção urgente necessária para prevenir o desligamento do sistema 1. Desligue / desconecte as cargas e recarregue a bateria

2. Comprove o bom funcionamento do sistema de carregamento e da bateria

Referências

Documentos relacionados

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise