• Nenhum resultado encontrado

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa.

Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Florianópolis – Turma IX

Abril/2014 a Agosto/2015

O ÚNICO MBA DE SANTA CATARINA QUE ASSEGURA POSSEGUIMENTO EM CURSO DE MESTRADO (VER ITEM 7 )

OMELHORMBADESANTACATARINA

O presente Curso no CESUSC sucede, aperfeiçoado, àquele iniciado em outubro de 1998, em parceria firmada pela UDESC / ESAG e Universidade Independente de Lisboa.

Desde o seu início, o MBA em Administração desenvolveu 29 turmas, somando cerca de 1.150 alunos, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Lages e Jaraguá do Sul com extraordinário sucesso. O Curso em apreço participou da pesquisa “Os Melhores MBA’s do Brasil”, promovida pela Revista VOCÊ S/A, da Editora Abril, e por quatro vezes classificou-se como o no 1 de Santa Catarina e entre os três melhores do Sul do País, em eloquente reconhecimento à sua qualidade. A partir de 2007, o MBA em Administração Global, cujo contrato de cooperação se extinguiu, cedeu espaço para o MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, com grade curricular e quadro docente inovados, e sob a responsabilidade pedagógica e operacional do CESUSC- Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, Portugal. Foram conservadas as práticas de ensino até então consagradas – análise e interpretação de “cases”, por alunos divididos em grupos de trabalho -, bem como se manteve a equipe de coordenação. Importante ressaltar, por fim, que a partir da turma VIII já em andamento, a grade curricular do MBA será rigorosamente igual a do “Mestrado em Gestão de Empresas”, da Universidade Lusófona. Essa inovação significa que os concluintes do MBA, interessados em prosseguir os estudos do Mestrado, promovido pela Universidade Lusófona, farão apenas a disciplina “Seminários de Investigação”, passando imediatamente após, às atividades da dissertação.

(2)

1. Objetivos

Dirigido aos profissionais que atuam em quaisquer atividades, o presente Curso objetiva dar aos participantes uma ampla visão da Administração, com ênfase na prática da gestão, bem como e principalmente procurando proporcionar conhecimentos que permitam uma eficaz atuação na empresa privada, no conhecimento público ou em negócios próprios.

Estruturado com base em uma proposta integradora, o Programa será desenvolvido através de metodologias e técnicas adequadas às necessidades dos participantes.

Nesse contexto, o objetivo geral do Projeto é transmitir um conjunto de ações gerenciais, aliado a um conjunto de conhecimentos humanistas, que forneçam tanto a fundamentação conceitual quanto a instrumentação operacional para reflexão prática da gestão.

2. Público Alvo Profissionais graduados em quaisquer áreas de conhecimento.

3. Características Gerais do Curso

1. A carga letiva será de 380 horas/aula, com 17 disciplinas. Outras 436 horas, exigíveis apenas para os que forem cursar o Mestrado, serão reservadas para estudos, leituras e pesquisas, exigência apenas para os que forem fazer o Mestrado, totalizando o curso 816 horas de atividades.

2. As disciplinas serão ministradas por 08 (oito) Professores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, entre Mestres e Doutores, formados em importantes Universidades da Europa, e por 09 (nove) Professores dos quadros do CESUSC, UDESC/ESAG, UFSC e UNICA, portadores dos títulos de Mestre e Doutor, formados nos Estados Unidos, Europa e Brasil.

3. A certificação será emitida separadamente, pela Universidade Lusófona, de Lisboa, Portugal, e pelo CESUSC – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.

4. O Certificado do CESUSC será emitido em até 120 dias, enquanto que o da Lusófona terá prazo de 24 meses, a partir do encerramento do Curso

5. As disciplinas serão ministradas em dois fins de semana, a cada mês e no seguinte horário:

1ª semana – sexta-feira à noite, das 18h30 às 22h30 sábado, das 08h às 12h e das 13h às 17h. 2ª semana – sábado das 08h às 12h e das 13h às 17h.

OBS.: Os módulos de Política Econômica, Finanças Empresariais, Organização Industrial, Gestão da Inovação e I&D, Comércio e Relações Econômicas Internacionais e Marketing Internacional serão ministrados em dias diferentes do exposto acima (de segunda a Sexta-feira).

6. O Curso será iniciado em abril de 2014 e concluído em agosto de 2015.

7. As aulas serão desenvolvidas pelo método expositivo e através de análise e interpretação de “cases”, cabendo aos alunos, em grupos, decidirem pela melhor solução do problema formulado, apresentando-a ao final da aula ao professor e a seus colegas de classe.

8. Serão aprovados os alunos com frequência de 80%, e nota mínima 7.0 (sete) na prova, a ser constituída por um “case”, preferencialmente.

(3)

9. Na matrícula, os participantes do MBA receberão Manual de Instruções (ementa, programa, bibliografia, Currículos dos Docentes, estrutura curricular, calendário de aulas, etc.).

10. A exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será cumprida mediante a elaboração de um caso de até 20 páginas, em forma de artigo, a ser entregue ao final do Curso.

4. Local de Realização

O curso será desenvolvido nas modernas instalações do CESUSC, na rodovia SC 401 – Km 10, trevo de Santo Antonio de Lisboa.

O complexo CESUSC conta com excelente Biblioteca, NPD, amplo estacionamento, confortável cantina, e desenvolve, além dos vários cursos de graduação, cursos de Especialização, todos com elevado conceito no ambiente do ensino superior da Grande Florianópolis.

5. Ênfase Especial

O grande objetivo do MBA é transmitir um forte conhecimento especializado e habilidades que instrumentem o Executivo para enfrentar complexos desafios da globalização e do século recém-iniciado.

Por esse motivo, a programação estabelece uma proporção aproximada de 60% de aulas teóricas e 40% de estudos e interpretação de “cases”, familiarizando os participantes na análise e solução dos problemas.

6. Estrutura Curricular

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Tempo de Trabalho Grade Curricular Professor Titulação Instituição à qual está

vinculado Contato (Carga Letiva) Trabalho Pessoal: (estudos, pesquisa etc. I – Módulo Introdutório

Relacionamento Interpessoal Lucrécia Miranda Serpa Especialista CESUSC 12 h/aula 36 horas

Psicossociologia das Organizações

Luis Gonzaga Mattos Monteiro

Doutor UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Ética em Negócios Betina Ignês Backes Doutora CESUSC 24 h/aula 24 horas

II – Módulo de Gestão

Gestão de Pessoas Dannyela da Cunha

Lemos

Mestre (Doutoranda)

UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Gestão de Serviços Aline Regina Santos Doutora CESUSC 24 h/aula 24 horas

Gestão de Marketing Maria João Rosa Mestre

(Doutoranda) Universidade Lusófona 24 h/aula 24 horas Métodos Quantitativos de Previsão

Luiz César Reis Salvador

Mestre UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Gestão da Inovação e I&D Antônio Augusto Costa Doutor Universidade

Lusófona

24 h/aula 24 horas

Organização Industrial José Manuel Rodrigues

Lúcio

Doutor Universidade

Lusófona

24 h/aula 24 horas

Estratégia Empresarial Mário César Barreto

Moraes

Doutor UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

(4)

III – Módulo Internacional

Política Econômica Antônio Augusto Costa Doutor Universidade

Lusófona

24 h/aula 24 horas

Finanças Empresariais José Manuel Rodrigues

Lúcio Doutor Universidade Lusófona 24 h/aula 24 horas Comércio e Relações Econômicas Internacionais

Joaquim Mota Veiga Mestre

(Doutorando)

Universidade Lusófona

24 h/aula 24 horas

Marketing Internacional Maria João Rosa Mestre

(Doutoranda) Universidade Lusófona 12 h/aula 36 horas Mercado e Investimentos Financeiros

Joaquim Motta Veiga Mestre

(Doutorando) Universidade Lusófona 24 h/aula 24 horas IV – Módulo Científico Pedagógico

Metodologia da Pesquisa Nério Amboni Doutor UDESC/ESAG 20 h/aula 28 horas

TOTAL DO TEMPO DE TRABALHO DE 816 HORAS, SENDO: 380 h/aula 436 horas

***Ás 436 horas serão exigidas na 2ª fase, somente para os concluintes do Curso MBA que forem se submeter ao Mestrado.

Observação:

A grade curricular aqui proposta, ao se equalizar em 100% à grade curricular do “Mestrado em Gestão da Empresas”, traz a uma significativa valorização, pois, das 17 disciplinas a serem ministradas, 9 estarão a cargo de professores brasileiros, e 8 a cargo de professores portugueses, propiciando aos alunos uma visão mais abrangente e sempre atualizada dos assuntos do Brasil e da Europa.

7. Prosseguimento Em Curso de Mestrado

Na sequência do MBA, os concluintes poderão prosseguir seus estudos no Mestrado, que será promovido, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sob sua responsabilidade científica e pedagógica. Como a grade curricular, a carga letiva e de trabalho, são a partir da turma VIII rigorosamente idênticas às do “Mestrado em Gestão de Empresas”, da Universidade Lusófona, os que pretenderem ingressar no Mestrado não se submeterão à prova de acesso, cursando apenas a disciplina “Seminário de Investigação”, a partir do que entrarão na fase da dissertação.

Trata-se, como se vê, de uma extraordinária e raríssima oportunidade de os participantes poderem, imediatamente à conclusão do MBA, continuarem seus estudos no Mestrado em uma das mais importantes Universidades da Europa.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia emitirá para os concluintes, diploma de Mestre, com reconhecimento em todos os países que formam a Comunidade Européia. Será de exclusiva responsabilidade dos participantes, quando houver interesse, a validação do Diploma no Brasil, ficando a seu cargo a iniciativa, a movimentação e as despesas respectivas.

8. Viagem de Estudos e Estágios

No final do curso, os alunos poderão participar de uma viagem de estudos a Lisboa, compreendendo palestras, seminários e visitas a empresas. A Universidade Lusófona intermediará se possível, estágios para os interessados.

Essas atividades não estão incluídas no preço do curso e não constituem requisito obrigatório para a obtenção do certificado.

(5)

9. Inscrições

1. Requerimento com taxa de matrícula de R$ 300,00 e entrega de fotocópia dos seguintes documentos:

 Diploma do Curso de Graduação (Frente/Verso)  CPF

 Identidade (não pode ser outro documento de identificação)  Histórico Escolar

 Duas fotos 3 x 4

 Curriculum vitae (simplificado)

 Comprovante de Pagamento da Taxa de Matrícula Depósito no Banco do Brasil

AG 5317-1

CC 753652-6 (Consultores em Gestão) CNPJ: 04999176/0001-50

2. A turma terá, no mínimo, 25 alunos e, no máximo, 50 alunos.

Respeitada a carga horária e para atender eventuais necessidades, a Contratada poderá juntar duas turmas em um mesmo calendário de aulas, desde que o número máximo de alunos não ultrapasse 48 alunos nas turmas integradas.

3. Promoção: os inscritos concorrerão a um Tablet ou a uma passagem aérea de ida de volta a Lisboa, Portugal, desde que o número mínimo de inscritos seja de 30 ou 35 respectivamente. 4. Os pedidos de matrícula serão recebidos na sede do CESUSC, localizada na Rodovia SC

401, Km 10, Trevo de Santo Antonio de Lisboa. Telefone para contato: 3239-2657/8419-9386.

E-mail: posgraduacao@cesusc.edu.br Home-page: www.cesusc.edu.br Fones: (48) 3239-2657 e 8419-9386

5. O curso terá um investimento de R$ 11.640,00, divididos em 24 parcelas de R$ 485,00.

10. Coordenação do Curso

Coordenador da Equipe Técnica: Adm. Especialista Carlos Melim Passoni. Coordenador da Universidade Lusófona: MSc Prof. Joaquim Motta Veiga.

11. Universidade Lusófona

O grupo de Ensino Superior Lusófona, liderado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tem 12.000 alunos e é integrado pela Universidade Lusófona de Lisboa, Universidade Lusófona, do Porto, duas Escolas Superiores, três Institutos Superiores e um Instituto Politécnico, estabelecidos em Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Rio de Janeiro e São Paulo.

(6)

Sua atuação é muito variada, nos campos da Arquitetura, Urbanismo, Artes Plásticas, Ciências da Computação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Direito, Economia, Gestão, Educação Física, Engenharia, Psicologia e outros.

Com expressivo número de Doutores em seu quadro docente, o Grupo Lusófona se destaca no âmbito da educação superior de Portugal, pela qualidade e excelência do seu ensino.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

CENTRO COORDENADOR PARECER CONSUBSTANCIADO APROVADO (Trâmite Básico) CONEP (quando aplicável) SUBMISSÃO DO PROJETO AO CEP DO CENTRO PARTICIPANTE

Para isso basta que o pesquisador responsável, do centro coordenador do estudo, faça a submissão do projeto na Plataforma Brasil, da mesma forma que faria para um novo protocolo

Folha de Rosto devidamente preenchida (documento de apresentação do projeto, que lhe confere consistência jurídica. Projeto de Pesquisa, através do qual se fará a análise