• Nenhum resultado encontrado

CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO

IMPORTANTE: Não instale o KIT no mastro sem antes conhecer bem o SOFTWARE (firmware) de gerenciamento.

Configure a placa AP e faça todos os testes possíveis, principalmente com o controle de acesso e banda. Coloque o kit próximo a um computador e use a antena interna que acompanha o kit para fazer os testes wireless.

Para entender o firmware ,coloque-o em funcionamento seguindo os passos abaixo:

1. Programe seu computador para buscar IP automaticamente entrando no setor conexões de rede >propriedades>TCP/IP, veja detalhe:

2. Conecte um cabo de rede entre a placa de rede do seu micro e a porta LAN da placa AP.

3. Conecte seu modem na porta WAN.

4. Conecte a antena interna no conector de saída de RF da Placa.

5. Ligue a placa à rede elétrica, (110 Volts). Espere aproximadamente 1:30’ até que o software esteja completamente instalado em sua memória RAM. Não desligue o AP neste momento, pois o software poderá ser corrompido. Em placas de duas portas sendo que os LEDs (luzes) lhe indicarão:

(2)

a) a placa está ligada.

b) existe um equipamento conectado a porta LAN e WAN c) existem clientes conectados via wireless

d) o ctr de acesso por MAC e a criptografia estão ativos

e) o status. Este led vermelho acenderá ao ligar a placa, e desligará ao término de instalação do firmware. Este Led permanecendo aceso após o tempo acima citado, significa que existe problema no hardware ou software, neste caso a placa deverá ser enviada para manutenção na LIGWAY.

6. Abra seu Internet Explorer e digite: http://192.168.2.1 para acessar a página de configuração.

Clique no menu wireless > básico, coloque um apelido no seu AP (é importante quando você for trabalhar com vários Aps), em freqüência/ modulação escolha a opção “2,4 GHz (B)” pois somente neste modo você terá disponível a potencia de 400 mw ( nunca opere em modo G ou B+G). Em modo de operação escolha “AP”. Digite o nome da rede wireless (SSID) (este nome é que vai aparecer para seus usuários). Escolha o canal de operação tomando o cuidado para não usar um canal usado por outros Aps (para verificar a existência de Aps transmitindo na sua região, clique no menu “site survey”). Clique em SALVAR.

7. Clique agora no menu wireless > avançado. Nesta página não altere as configurações padrões salvo os campos: block relay ( quando ativo evita que os clientes criem uma rede entre si e trafeguem dados entre dois ou mais micros usando seu AP). Potência (Para testes com micros próximos do kit provedor use uma potência baixa, 32 mW por exemplo el quando o kit estiver no mastro use 250 ou 315 mW.) Se você alterou algum campo clique em SALVAR.

(3)

8. Abra agora o menu TCP/IP > básico, este menu é muito importante pois é ele que controla a entrada e saída dos dados. Nesta página você poderá configurar o AP para operar com nos seguintes modos :

a)bridge - Modo onde todas as interfaces (LAN, WAN e wireless) ficam agrupadas, a operação é semelhante a um switch (hub), tudo que trafega em uma das portas saem pelas outras. O roteamento fica desativado e você não poderá controlar banda por MAC e P2P.

Exemplo de uso: Conectado a uma rede já existente ou a um modem/roteador.(O AP não atribuirá IPs)

b)Gateway – Neste modo a entrada dos dados será pela porta WAN e a saída pela porta LAN e porta Wireless que terãos uma faixa de IP distintas, exemplo: Rede LAN (cabos) = 192.168.2.1 / rede wireless = 10.1.1.1

A WAN pode ser configura para: obter IP, IP fixo, PPPOE.

c)Gateway / LANs e wireless em bridge (forma mais usada) – Idêntica a forma acima, a diferença é que a interface LAN e wireless ficam em bridge(unidas) numa única faixa de IPs, exemplo: 192.168.2.1

d)Wireless ISP – Similar a forma “gateway”, neste caso a entrada da Internet passa a ser a interface wireless(antena), e a saída as interfaces a cabo LAN1(lan) e LAN2(wan). Cada interface terá uma faixa de IP distinta semelhante ao modo “gateway”. Este modo é usado em Aps operando como cliente de um provedor. . e)Wireless ISP / Lans em bridge – Similar a forma anterior sendo que as portas LAN1 e LAN2 estarão em bridge sob a mesma faixa de IP.

(4)

Vamos continuar com as configurações. O AP está configurado como padrão no modo gateway – wireless e lans em bridge, a interface WAN obtendo Ips automaticamente , isto significa que basta você conectar a porta WAN a um modem roteador ou a saída de switch de uma rede que o AP já irá funcionar, basta portanto abrir o Internet Explorer para navegar na Internet.

Mas temos um problema, com este tipo de configuração dois roteadores estarão em funcionamento, um do modem roteador/rede e outro da placa AP do kit provedor, este fator além de tornar a rede mais lenta poderá criar travamentos no sistema. Qual a solução? é simples, basta desativar uns dos roteadores. Você poderá operar com o modem configurado como bridge e a placa AP como roteador ou o modem como roteador e a placa AP como bridge. A mais indicada seria a primeira opção: modem bridge e placa AP como roteador(gateway).

Assim, configure seu modem como bridge e siga as instruções seguintes.

9. Entre no menu TCP/IP > básico e no campo tipo de acesso WAN escolha a opção PPPOE, digite os dados (usuário e senha) para autenticar sua conexão da Internet.(estes são fornecidos pelo seu provedor de Internet e estavam no seu modem roteador). Clique em SALVAR.

(5)

10. Note que em cada página que entramos e a modificamos clicamos em SALVAR, isto não significa que as programações realizadas estão ativas, para que isso ocorra é necessário clicar no menu APLICAR AS CONFIGURAÇÕES (canto inferior esquerdo). Esta forma possibilita que você entre e modifique várias páginas sem que a placa AP faça o costumeiro (e incômodo) reboot comum em outros equipamentos deste tipo. Vamos concluir esta etapa, clique em APLICAR AS CONFIGURAÇÕES e espere a placa AP rebootar e retornar.

11. Após o retorno do AP entre novamente na configuração através do endereço 192.168.2.1, clique no menu status e verifique as informações referentes a porta Internet onde deverão constar: endereço IP, gateway e DNS de sua operadora de Internet bem como a notação PPPOE Conectado, isto significa que tudo está correto, basta entrar no Internet Explorer e navegar na Internet.

(6)

12. Vamos testar agora a rede sem fio. Com um computador que tenha uma placa de rede wireless conecte-se ao AP e teste a navegação na Internet.

13. Vamos agora configurar os parâmetros referentes à segurança, controle de acesso por MAC e criptografia . Com estes dados configurados, um usuário somente se conectará ao AP se tiver conhecimento da senha e tiver o MAC de sua placa de rede sem fio listado no controle de acesso do AP. Abra o menu controle de acesso, e em modo do controle de acesso escolha a opção autorizar listados, no campo MAC address digite o MAC da placa de rede do micro do usuário(não deixe espaços ou (:) entre os números, exemplo: 000e2e5f44ea), no campo descrição digite o nome do cliente, clique em ENVIAR , note que os dados foram enviados para parte inferior da tela. Faça este processo para cada um dos usuários. Para gravar clique em SALVAR.

Para bloquear um usuário temporariamente basta selecionar o mesmo no campo “selec.”, clicar em MODIFICAR > SALVAR > APLICAR CONFIGURAÇÕES. Após o reboot este usuário não mais acessará o AP. Para desbloquear basta repetir a operação,SELECIONAR> MODIFICAR > SALVAR > APLICAR CONFIGURAÇÕES.

14. Acesse agora o menu Segurança, escolha o tipo de criptografia, sugerimos a WPA-TKIP, no campo chave Pré-Compartilhada digite a senha da rede com um mínimo de 8 caracteres, clique em SALVAR e em seguida em APLICAR AS CONFIGURAÇÕES. Espere o AP voltar do reboot e faça um novo teste de conexão via rede sem fio. Agora qualquer micro que tentar acessar o AP será necessário digitar a senha e ter seu MAC registrado no controle de acesso.

(7)

15. Vamos agora controlar a banda de cada usuário. Clique no menu CONTRÔLE DE BANDA POR IP/MAC (Poderemos controlar a banda de três modos: por IP, por MAC e por IP/MAC), marque a caixa ATIVAR CONTRÔLE, para controlar por MAC basta digitar o MAC do usuário(sem espaços ou :) , digitar a velocidade máxima permitida para download e upload, digitar o nome do cliente, clicar em ENVIAR. Após digitar todos os clientes clique em SALVAR e para que as configurações surtam efeito clique em APLICAR AS CONFIGURAÇOES.

Não marque a caixa BLOQUEAR CLIENTES NÃO LISTADOS, este recurso é útil somente se você possuir usuários via cabo de rede.

16. Para controlar P2P (protocolos para baixar músicas, filmes), clique no menu CONTRÔLE DE BANDA POR IP/MAC, em ADICIONAR REGRAS DE LAYER 7 escolha o protocolo que deseja controlar (note que na primeira opção existe um combo com os protocolos mais usados que são: ares, edonkey, gnutella, bittorrent e fasttrack), no campo PERCENTAGEM digite o percentual permitido, exemplo 20. clique em ENVIAR > SALVAR > APLICAR CONFIGURAÇÕES. Com esta regra

(8)

ativada um usuário que tenha uma banda de 250 kbps liberada somente terá 50 kbps quando estiver trafegando dados com os protocolos P2P.

OBS: O número máximo de protocolos(linhas) que podem ser configurados é cinco.

17. Para não permitir que pessoas não autorizadas acessem as configurações do AP crie um usuário e senha conforme figura abaixo no menu trocar senha. Anote estes dados pois sem eles você não poderá mais acessar a configuração do AP.

18. Cada vez que você alterar alguma configuração no AP faça um backup dos dados que estão gravados no AP, com isso caso ocorra algum problema técnico com o AP você poderá recuperar os dados a qualquer momento. Imagine, você está com 40 clientes cadastrados no AP e por algum motivo um arquivo do firmware do AP é corrompido, o firmware pode ser recuperado mas os dados dos clientes e outras configurações não. Assim, entre no menu SALVAR CONFIGURAÇÕES, clique em SALVAR na opção SALVAR CONFIGURAÇÕES PARA ARQUIVO, escolha um nome do arquivo que ficará armazenado em seu microcomputador. Para enviar este arquivo de dados para o AP basta clicar em PROCURAR, localizar o arquivo no seu

(9)

computador e clicar em ENVIAR, pronto, seu AP estará novamente como antes ao problema.

19. Para monitorar quais clientes estão ativos via interface sem fio clique no menu CLIENTES ATIVOS. Os dados mais importantes desta página são o nível de sinal (RSSI) e o MAC da placa de rede sem fio de cada usuário.

20. Se você não pretende acessar o AP via SSH ou não tem ainda conhecimentos a respeito, DESATIVE O SERVIDOR DE SSH no menu TCP/IP AVANÇADO. Isto evitará que pessoas com conhecimentos nesta área invadam seu AP e altere suas configurações. Caso você for acessar o AP via SSH não esqueça de alterar a senha padrão deste servidor.

(10)

Seu kit provedor já está com seus principais recursos ativos e configurados e você com os conhecimentos necessários para o início das operações. Instale o kit provedor em seu local definitivo e instale os kits clientes nos usuários.

Referências

Documentos relacionados

A instalação de cubas de Corian ® deve ser um processo preciso para garantir.. um

Conclusion: CAD/CAM glass ceramics (IPS e.max CAD and VITA Suprinity) performed similarly in terms of fracture resistance, exhibiting significantly higher values

1932-8818 International Journal for the History of Mathematics Education B1 1861-1303 International Journal of Action Research A2 1947-9220 International Journal of Adaptive,

Você poderia falar um pouco sobre este diálogo entre o documentário, a vídeo-arte, o filme experimental e a arte performática.. Como este diálogo se expressa nos

Neste sentido, considerando que os municípios dispõem de atribuições no domínio da saúde e da ação social nos termos do disposto nas alíneas g) e h) do n.º 2 do artigo 23.º

Os indicadores de estrutura utilizados foram: para os recursos físicos, a possibilidade de acompa- nhante e deambulação no pré-parto, a existência de quartos PPP, a adequação

De posse de tais f´ ormulas ob- tivemos um teorema de representa¸ c˜ ao tipo Weierstrass-Kenmotsu para superf´ıcies de curvatura m´ edia pr´ e-determinada no espa¸ co hiperb´

O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos da intervenção precoce através do treinamento físico na mortalidade, na capacidade funcional, na função ventricular,