• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Junho de 2014

Mestrado Integrado em Medicina

M

EDICINA

Hugo Miguel Pereira Teles

Nº 2008091

(2)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 2

ÍNDICE

Introdução ……… 3

Corpo de Trabalho ……… 4

Estágio Parcelar de Medicina……….………. 4

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ………. 5

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar……….…………. 6

Estágio Parcelar de Pediatria ………..………. 7

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia……….……….. 7

Estágio Parcelar de Saúde Mental ………. 8

Actividades Extra-Curriculares………..……... 8

Reflexão Crítica Final ……….. 9

(3)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 3

INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende apresentar sucintamente o conjunto de actividades realizadas e desenvolvidas durante o estágio profissionalizante do 6.º ano, ano lectivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL).

Este documento encontra-se organizado em quatro diferentes secções: introdução, corpo do trabalho, reflexão crítica final e anexos. Na presente introdução apresento a finalidade deste relatório, esclareço a estrutura do mesmo e faço uma breve referência aos principais objectivos gerais e pessoais para este estágio profissionalizante, tendo em parte como referência os objectivos propostos nos programas das diferentes Unidades Curriculares. No corpo do trabalho são referidos os períodos em que decorreram os diferentes estágios parcelares e os assistentes responsáveis pela minha formação, assim como estão descritas sumariamente as diversas actividades desenvolvidas em cada um dos mesmos. Na reflexão crítica final apresento essencialmente uma perspectiva pessoal face a este estágio profissionalizante, incluindo uma auto-avaliação em relação ao meu percurso e ao cumprimento de objectivos. Nos anexos incluo os certificados de frequência de actividades extra-curriculares realizadas durante o presente ano lectivo.

O estágio profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) decorre no 6º ano do curso, tendo a duração total de 32 semanas e sendo constituído por seis diferentes estágios parcelares rotativos (Medicina Interna, Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental). De acordo com o seu carácter profissionalizante, pretende-se com este estágio que o aluno adquira uma maior autonomia e experiência e desenvolva um conjunto de capacidades e aptidões para que possa responder às necessidades do doente, que abrangem desde a prevenção e promoção da saúde até ao diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Dos objetivos gerais a que me propus alcançar durante este estágio profissionalizante saliento os seguintes: aperfeiçoar a forma de abordagem ao doente, integrando factores biopsicossociais,

(4)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 4

assim como a relação médico-doente; aprimorar competências técnicas, nomeadamente na colheita de anamnese e realização de exame objectivo; melhorar o raciocínio clínico e formulação de hipóteses de diagnóstico; adquirir maior autonomia e auto-confiança; propor a realização de exames complementares de diagnóstico e interpretar seus resultados e medidas terapêuticas; estabelecer prognósticos.

CORPO DE TRABALHO

Frequentei os diferentes estágios parcelares que compõem este estágio profissionalizante na ordem cronológica seguidamente apresentada.

Estágio Parcelar de Medicina

O estágio decorreu de 16/09 a 08/11/2013, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, no Serviço de Medicina 3 do Hospital de Santo António dos Capuchos (HSAC), sob a orientação da Dr.ª Cristina Poole da Costa e da Dr.ª Sofia Pinheiro. Integrei com autonomia as actividades da equipa na enfermaria, tarefa desenvolvida durante mais tempo ao longo deste estágio, sentindo-me desde o início como parte integrante e activa da sentindo-mesma, tendo acompanhado diariasentindo-mente os doentes internados de forma autónoma, embora sempre com o supervisionamento da minha tutora e restantes médicos do serviço. Deste modo tive a oportunidade de realizar vários procedimentos médicos, aprendendo a trabalhar em equipa e em articulação com os restantes profissionais de saúde, nomeadamente de realizar notas de entrada, observação diária do doente, preenchimento do processo clínico com elaboração de diário clínico, registo de análises e exames complementares de diagnóstico, consulta de diário de enfermagem, requisição e posterior interpretação de exames complementares de diagnóstico, prescrição de terapêutica e, por último, no final do internamento, a redacção da nota de alta. Pude também observar e realizar diversos procedimentos técnicos, nomeadamente punções arteriais (radiais e femorais) e venosas, paracenteses, toracocenteses, hemoculturas, punções lombares, colocação de catéter venoso central via jugular, mielogramas e biópsias medulares.

(5)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 5

Semanalmente pude frequentar o serviço de urgência (SU) do Hospital São José (HSJ), tendo acompanhado diferentes médicos nos diferentes domínios deste serviço, como balcão de atendimento, serviço de observação e sala de reanimação. Pude ainda assistir a Consultas Externas da Especialidade de Medicina e frequentar o Hospital de Dia. Saliento o facto de sentir que este estágio em particular me ajudou a desenvolver a minha capacidade de comunicação, quer através do contacto com o próprio doente e seus familiares, quer na apresentação dos doentes nas visitas clínicas semanais.

Como actividades de formação assisti, semanalmente, a seminários realizados por docentes da FCM. Assisti também a seminários do serviço e a apresentações orais realizadas pelos colegas de 6º ano. Elaborei ainda duas apresentações orais, intituladas “Desiquilíbrios hidro-electrolíticos e equilíbrio ácido-base” e “Normas de utilização de antibióticos”.

Estágio Parcelar de Cirurgia

O estágio decorreu de 11/11/2013 a 17/01/2014, com uma duração total de oito semanas, no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio e sob a orientação do Dr. Gonçalo Luz. As duas primeiras semanas deste estágio foram dedicadas à permanência no Serviço de Medicina Intensiva, onde participei nas diversas actividades diárias da equipa, desde as reuniões de serviço ao seguimento diário dos doentes internados na Unidade. Tive a oportunidade de observar e participar na realização de diferentes técnicas, como entubação orotraqueal e nasogástrica, colocação de cateteres venosos centrais (sub-clávios e jugulares) e periféricos, toracocentese, colocação de linhas arteriais e algaliação. Pude também observar a realização de diferentes meios complementares de diagnóstico, dos quais destaco o ecocardiograma trans-torácico, ecografia torácica (para despiste de pneumotórax) e broncofibroscopia.

As restantes seis semanas do estágio foram dedicadas inteiramente à especialidade de Cirurgia Geral, tendo acompanhado o Dr. Gonçalo Luz na realização das suas actividades diárias, frequentando a Enfermaria, Consulta Externa, Bloco Operatório e Serviço de Urgência (em que a

(6)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 6

grande maioria do tempo foi dedicado à permanência na Sala de Pequena Cirurgia). Destaco a participação como 1º ou 2º ajudante em variados actos cirúrgicos, quer electivos, quer de ambulatório.

Frequentei diversos seminários teóricos e teórico-práticos dados por médicos do HBA ao longo do período deste estágio, que considero terem sido bastante relevantes para a formação dos alunos, uma vez que contribuíram para adquirir e aprofundar conhecimentos e preencher lacunas, aproximando a teoria da prática. Tive também a oportunidade de assistir a diversas sessões clínicas organizadas pelo hospital, cujos certificados de frequência se encontram em anexo. No final do estágio realizou-se o Mini-Congresso de Cirurgia, com apresentações orais dos alunos, no qual fiz uma exposição de um caso clínico, intitulada “Tumor do Estroma Gastro-Intestinal”.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu de 27/01 a 21/02/2014, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos, na Unidade de Saúde Familiar Luísa Tódi, em Setúbal, sob a orientação da Dr.ª Ana Mendes. Neste estágio tive a oportunidade de contactar com um meio completamente diferente daquele a que enquanto aluno tenho sido mais habituado – o meio hospitalar -, assim como com uma diferente perspectiva da medicina (cuidados de saúde primários), que tem como um dos principais pilares a prevenção de doença e não simplesmente o seu tratamento. Assim, pude observar uma grande variedade de doentes e patologias/problemas de saúde, analisando as diferentes dimensões dos doentes (física, psicológica e social), de acordo com o modelo bio-psico-social. Frequentei as consultas de Saúde do Adulto, Consulta de Diabetes, Planeamento Familiar, Saúde Materna e Saúde Infantil, onde aprendi a forma de conduzir uma consulta, interiorizando os princípios do registo SOAP, identifiquei as principais co-morbilidades dos doentes, assim como as situações que careciam de referenciação. Para além da frequência diária da consulta, acompanhei ainda a equipa de enfermagem na sala de tratamentos e vacinação. Por fim, realizei uma “Análise de situação” e uma história clínica no contexto da “Apresentação de caso” do “Diário do Exercício Orientado” (DEO).

(7)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 7

Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio decorreu de 24/02 a 21/03/2014, no Hospital de Dona Estefânia (HDE), sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas e sob a orientação do Dr. João Neves. Durante o período do estágio acompanhei o meu tutor na realização das suas actividades diárias, nomeadamente na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP), onde pude observar os doentes internados, efectuando a colheita de dados da anamnese, realização de exame objectivo e interpretação de exames complementares de diagnóstico. Tive ainda a oportunidade de frequentar o Serviço de Urgência de Pediatria Médica, a Enfermaria de Infecciologia, a Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e de Nutrição (UCERN) e as Consultas Externas de Imunonoalergologia e de Imunodeficiências Primárias. Assisti a sessões formativas de Imunoalergologia, a Sessões Clínicas do Serviço de Pediatria e diariamente às reuniões de serviço de passagem de doentes. Elaborei ainda uma história clínica e, no final do estágio, realizei e apresentei uma comunicação oral intitulada “ Complicações da Varicela”.

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

Este estágio parcelar decorreu de 24/03 a 25/04/2014, sob a regência da Profª. Doutora Fátima Serrano, no Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), sob a orientação do Dr. Jorge Costa. Grande parte do estágio foi dedicada à permanência na Consulta Externa de Ginecologia, onde pude acompanhar o desenrolar da consulta em todos os seus momentos, nomeadamente a colheita da história clínica, exame objetivo dirigido, requisição e interpretação de MCDT’s e plano para tratamento/follow-up. Destaco a relevância das primeiras consultas a que assisti, que me permitiram rever as particularidades da história clínica no contexto da consulta de Ginecologia. Frequentei ainda a enfermaria, consulta externa de obstetrícia, o bloco operatório e o Serviço de Urgência (numa média de doze horas semanais). De destacar a realização de exame objectivo tanto obstétrico como ginecológico (com a devida supervisão final) e a observação/participação como 2º ajudante em diversas cirurgias no âmbito da ginecologia e em partos distócicos e eutócicos. No final do estágio realizei e apresentei com os restantes colegas de estágio um seminário intitulado “Abordagem do Casal Infértil”.

(8)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 8

Estágio Parcelar de Saúde Mental

O estágio decorreu de 28/04 a 23/05/2014, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, na Unidade de Internamento de Agudos do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (HFF), sob a orientação da Dr.ª Marina Martins. Os dois primeiros dias do estágio foram reservados exclusivamente à frequência de seminários teórico-práticos leccionados pelo Prof. Doutor Miguel Xavier na Faculdade de Ciências Médicas, tendo o restante tempo sido empregue na vertente prática do estágio. De ressalvar que a componente prática teve principalmente um carácter observacional, devido às particularidades inerentes a esta especialidade, nomeadamente na forma de conduzir toda a entrevista clínica. Contudo houve sempre o cuidado por parte da minha tutora e restantes médicos do serviço em envolver-me na discussão dos doentes após a entrevista clínica, quer para propor diagnósticos diferenciais quer para propor medidas terapêuticas. Este estágio permitiu-me, pela primeira vez, contactar de uma forma sistemática com doentes com patologia do foro psiquiátrico e aperceber-me do esforço constante realizado por psiquiatras e restantes profissionais de saúde para promover uma melhor integração familiar, social e profissional dos doentes. Tive também a oportunidade de conhecer o Hospital de Dia e de contactar com as diversas equipas comunitárias constituintes do serviço. Frequentei semanalmente o serviço de urgência e participei nas reuniões de serviço e sessões clínicas, realizei uma história clínica e elaborei, em conjunto com os meus colegas, a apresentação oral intitulada “Neuro-Imunologia: uma interacção bidireccional”.

Actividades Extra-Curriculares

Ao longo deste ano lectivo tive a oportunidade de frequentar vários seminários, cujos certificados de frequência se encontram em anexo, nomeadamente: “Primeiras Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental do HBA”, de 27/11/2013 a 28/11/2013 no Hospital Beatriz Ângelo; “Casos Clínicos Interactivos em Pediatria”, dia 29/11/2013 no Hospital Beatriz Ângelo; “1º Simpósio de Patologia Tromboembólica do Hospital Beatriz Ângelo”, dia 30/11/2013 no Hospital Beatriz Ângelo; Seminário “Lipotímia, vertigem e crise epilética e outras confusões”, dia 07/11/2013 no HSAC; “8º curso de actualização em oncologia da tiroideia e paratiroideia”, dias 21

(9)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 9

e 22/11/2013 no I.P.O. de Lisboa; “Conferência Internacional sobre Envelhecimento”, dia 22/11/2013 na FCML; “3º Encontro de Cardiologia do Hospital de Santiago”, dia 05/12/2013 no Hospital de Santiago; Curso online “Health and Society”, na plataforma HarvardX.

REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

Concluído o estágio profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina considero que, de um modo geral, atingi os objetivos a que inicialmente me propus. Faço deste ano lectivo um balanço extremamente positivo, tendo sido um ano marcante e fundamental para a minha formação, não só académica mas também pessoal.

Em primeiro lugar foi notória a consolidação de conhecimentos científicos já adquiridos em anos anteriores, fomentada em grande parte pela discussão ao longo dos vários estágios parcelares de hipóteses de diagnóstico/diagnósticos diferenciais, pedido de ECD’s e sua interpretação, reflexão acerca da terapêutica a ser instituída e avaliação de prognóstico. Também contribuíram bastante para assimilação de conhecimentos teórico-práticos as várias sessões formativas que pude frequentar ao longo deste ano lectivo, quer realizadas pelos médicos dos serviços onde estava inserido, quer realizadas pelos próprios alunos. Não gostaria de deixar de salientar a importância que considero ter a preparação por parte dos alunos de seminários, bastante úteis quer para a aquisição e consolidação de conhecimentos, quer para o desenvolvimento da capacidade de fazer uma exposição oral clara, objectiva e cativante para o público. Considero ainda que a inclusão da unidade curricular Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos neste estágio profissionalizante é bastante pertinente e útil aos alunos, uma vez que alerta e permite compreender a necessidade de considerar simultaneamente as diferentes áreas da especialização médica na abordagem do doente. Relevantes também para a minha formação durante este estágio profissionalizante foram as várias oportunidades de formação extra-curricular que me foram proporcionadas, já descritas anteriormente no presente relatório e cujos certificados de frequência se encontram em anexo. Considero também que foi proveitosa a inclusão no programa do 6.º ano de um estágio com carácter optativo, o que permite aos alunos ter contacto com especialidades que não fazem parte integrante do plano de formação

(10)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 10

médica do Mestrado Integrado em Medicina. No meu caso em particular, foi a oportunidade de contactar de uma forma mais próxima com a especialidade de Anestesiologia, tendo frequentado o serviço desta especialidade do Hospital Fernando Fonseca. Destaco apenas como aspecto negativo em relação ao estágio as discrepâncias existentes entre diferentes hospitais e assistentes, desde o trabalho instituído e autonomia conferida aos alunos até à carga horária semanal.

Efectuando uma auto-avaliação do meu percurso ao longo deste estágio profissionalizante estou certo de que mantive uma postura interessada, com uma boa adaptação e integração nos diferentes serviços por que fui passando, procurando sempre corresponder às expectativas dos profissionais com que contactei. Sinto verdadeiramente que progredi no meu desempenho ao longo deste estágio, o que se traduziu na aquisição de uma maior autonomia e auto-confiança em relação ao desempenho das funções realizadas.

Para concluir gostaria de deixar uma palavra de apreço e agradecimento a todos os profissionais de saúde com quem tive o prazer e o privilégio de contactar, não só ao longo deste ano mas ao longo de toda a minha formação, pela sua acessibilidade, dedicação e disponibilidade para a transmissão de conhecimentos, competências e atitudes, bem como pela constante preocupação pela integração nas diferentes equipas, o que sempre me manteve motivado para um melhor desempenho da minha parte. Termino assim esta etapa, que sei ser ainda a primeira de muitas futuras, com grande alegria, orgulho e satisfação. Sei que o caminho a percorrer é longo e trabalhoso, mas também extremamente gratificante. Encaro o futuro com enorme expectativa, tendo como certa a enorme responsabilidade e desafios que se aproximam. E apesar de a incerteza no futuro deixar alguma apreensão, assim como o receio de errar e de me deparar com situações para as quais não me sinta preparado, não consigo conter a enorme felicidade por estar prestes a exercer esta tão nobre e dignificante profissão.

(11)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 11

ANEXOS

Anexo I

(12)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 12

(13)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 13

(14)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 14

(15)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 15

(16)

Hugo Miguel Pereira Teles – Nº 2008091 Página 16

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e