• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino Anual de Sociologia (Individuo e Sociedade - 1º ano do Ensino Médio)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino Anual de Sociologia (Individuo e Sociedade - 1º ano do Ensino Médio)"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

ROSILENE ALVES DE PAIVA

PLANO DE ENSINO ANUAL DE SOCIOLOGIA

(INDIVÍDUO E SOCIEDADE – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO)

NATAL/RN 2016

(2)

ROSILENE ALVES DE PAIVA

PLANO DE ENSINO ANUAL DE SOCIOLOGIA INDIVIDUO E SOCIEDADE – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Plano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

Orientador: Me. Regivaldo Sena da Rocha.

NATAL/RN 2016

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 JUSTIFICATIVA ... 9

3 METODOLOGIA ... 11

4 OBJETIVOS GERAIS ... 13

5 DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ENSINO ... 14

5.1 Identificação ... 14

5.2 Detalhamento das unidades didáticas ... 14

5.2.1 Unidade I (1º Bimestre) ... 14

5.2.2 Unidade II (2º Bimestre) ... 23

5.2.3 Unidade III (3º Bimestre) ... 32

5.2.4 Unidade IV (4º Bimestre) ... 41

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 51

(4)

1 INTRODUÇÃO

Antes de discorremos acerca do Plano Anual de Sociologia, apresentamos um breve histórico da trajetória da disciplina de Sociologia no âmbito do Ensino Médio brasileiro. A disciplina estabeleceu-se depois de muita jornada, entre os séculos XIX e XXI, a partir de reformas e leis sancionadas para o sistema educacional do país, foi instituída como disciplina obrigatória. No entanto, tempos depois retiraram sua obrigatoriedade e assim foram muitas idas e vindas da disciplina no currículo escolar, ficando o seu destino a cargo do interesse social, econômico e, sobretudo político, do governo que estivesse em exercício na época.

No ano de 1891, após a Proclamação da República, na reforma educacional de autoria de Benjamim Constant, foi criada a cadeira de Sociologia e moral, na qual incluía a matéria no currículo do ensino secundário, porém, o projeto, por um tempo, ficou apenas no papel. Em 1925, acontece a reforma do ministro Rocha Vaz e, assim, a Sociologia passa a ser ministrada na 6ª série do curso ginasial, desse ano até 1942 foi o período em que a Sociologia como disciplina escolar manteve uma certa regularidade (RÊSES apud LEMOS et al., 2013; SANTOS apud LEMOS et al., 2013).

A intermitência da disciplina retorna nos anos de 1942, na reforma de Gustavo Capanema, então ministro de educação do governo de Getúlio Vargas, que exclui a disciplina do currículo e, assim, a disciplina fica banida no âmbito do ensino por um bom tempo, retomando o debate em torno da sua inclusão só no fim do Estado Novo, em 1945. No ano de 1954, vários intelectuais, entre eles, Florestan Fernandes, saem em defesa da obrigatoriedade do ensino da disciplina de Sociologia. Nesse período, é realizado o I Congresso Brasileiro de Sociologia, que foi muito importante, pois além de defender a obrigatoriedade da Sociologia visava também propagar os conhecimentos sociológicos para a juventude (FEIJÓ, [2011]).

Apesar desse e de outros movimentos, o período entre 1942 a 1982 foi uma fase bastante difícil para a Sociologia, pois a disciplina não foi incluída em nenhum momento nas reformas implantadas para a educação. Somente de 1983 a 1996 a disciplina voltou a ser ministrada, ainda assim, de forma tímida. Isso se deu em virtude da conjuntura de redemocratização do país.

(5)

Em 1996 foi aprovada a nova LDB, Lei 9394/96, que parecia incluir permanentemente a obrigatoriedade do ensino de Sociologia, nesse caso, contemplando o Ensino Médio. De acordo com o artigo 36, §1°, inciso III da referida Lei, “[ao final do ensino médio o educando deve demonstrar] domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania” (BRASIL, 1996). Observa-se que no texto havia muitas lacunas, ensejando outras interpretações, pois dizia que os alunos deveriam concluir o Ensino Médio dominando os conhecimentos filosóficos e sociológicos, todavia não falava na criação da disciplina fundamental para a construção dos conhecimentos sociológicos. Em 2008, é finalmente sancionada a Lei 11.684 pelo Presidente em exercício José Alencar que inclui a Filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio (RÊSES; SANTOS, 2013).

Diante do exposto, podemos afirmar que a disciplina de Sociologia, com toda a instabilidade sofrida, ficou à margem em detrimento do ensino de outras disciplinas ditas como “mais importantes”. Além disso, segundo Sarandy (2001), a Sociologia passou a se deparar com algumas situações, como, por exemplo, não atingir um conjunto mínimo de conteúdo ou até mesmo consenso sobre alguns tópicos.

Com essa compreensão em torno da problemática da disciplina de Sociologia, é interessante pontuar também a importância da disciplina para a formação geral dos alunos do Ensino Médio, pois a Sociologia concede ao estudante, a partir de sua área do saber, um conhecimento particular do seu âmbito de estudo e auxilia o aluno a descortinar os fatos cotidianos, demonstrando cientificamente as explicações construídas sobre esses fatos.

O conhecimento sociológico, por seu aspecto político, proporciona também ao estudante a compreensão dos sistemas de dispositivos que definem uma tendência para a sua conduta, pela delimitação de seus próprios horizontes, valores, e representações acerca da vida social (SARANDY, 2013). Assim, a disciplina propícia, por meio de seu acervo de conhecimento e de seu exercício científico, os conhecimentos necessários para que os estudantes possam pensar sua vida e a sociedade em que vivem.

[...] o conhecimento sociológico certamente beneficiará nosso educando na medida em que lhe permitirá uma análise mais acurada da realidade que o cerca e na qual está inserido. Mais que isto, a sociologia constitui contribuição decisiva para a formação da pessoa

(6)

humana. Já que nega o individualismo e demonstra claramente nossa dependência em relação ao todo, isto é, à sociedade na qual estamos inseridos (SARANDY, 2001, [documento on-line não paginado]).

Portanto, o conhecimento sociológico possibilita ao aluno se perceber como cidadão, sujeito social e agente transformador da sociedade. Apesar de o currículo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio estar preocupado em preparar o aluno para o trabalho, seu conteúdo permite ir, além disso, preparando o indivíduo para a vida, uma vez que esse ser humano se deparará com diversas relações sociais, interpessoais, e questões práticas da vida.

Um ensino de base sociológica pode trazer várias reflexões. Conforme poetiza Sarandy (2001), estudar Sociologia é “rasgar os véus”. O rasgar véus, por sua vez, é mostrar o que está velado, o que está escondido, abrir os horizontes do jovem estudante e fazê-lo compreender que as representações sociais vão além de discorrer sobre uma série de palavras-chave, como sugerem os documentos oficiais. Desse modo, a reflexão de base sociológica provoca no aluno a sua autopercepção, com foco na formação humana, na medida em que proporciona e problematiza a realidade próxima de si, de seus pares e da sociedade como um todo. Para Sarandy (2001, p. 267):

Se a disciplina Sociologia for capaz, como cremos que seja, de promover está apercepção sociológica e, desse modo, permitir aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão ampla e contextualizada das realidades que os cercam, sejam naturais, comportamentais, politicas, profissionais, educacionais, religiosas ou de outras categorizações possíveis, então ela terá cumprido o seu objetivo.

Dessa forma, para que o estudante atinja todo o conhecimento que a disciplina oferece, é importante que o professor, em linhas gerais, realize o planejamento-pedagógico das suas aulas, pois isso ajuda o docente a acompanhar e verificar o desempenho do seu aluno, como também a reflexão de suas próprias orientações e, por conseguinte, de suas próprias práticas. Nesse planejamento, é importante que o docente leve em consideração o trabalho com as diversas técnicas didáticas, como músicas, vídeos, júri simulado, seminários, pesquisa de campo, trabalhos em grupos, entre outros, de forma a extrapolar a aula expositiva, auxiliando, assim no processo de aprendizagem do aluno, pois o processo de

(7)

ensinar não se regra em meramente o professor passar a matéria e o aluno mecanicamente repetir, decorar o que foi transmitido para ele, mas sim, o professor necessita levar em consideração que deve transformar o processo de ensinar de forma a tornar indispensável o incitamento às atividades diversas, de forma crítica, reflexiva, que instiga a curiosidade, o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Para que aulas diversificadas aconteçam de forma eficiente, o planejamento-pedagógico é peça-chave nesse processo, pois permite que professor pense no uso das diferentes técnicas pedagógicas para auxiliar no processo de aprendizagem. Por sua vez, essas ações exigem do professor estar cada vez mais bem informado e capacitado. Indo ao encontro dessa necessidade, as instituições de educação vêm criando cursos de formação docente, como é o caso da Especialização no Ensino de Sociologia para o Ensino Médio, o qual estamos concluindo. Essa formação veio contribuir para que pudéssemos aprimorar o uso dessas técnicas, uma vez que foram trabalhados elementos necessários à melhoria da prática docente, como elaboração de planos de aula, discussão de conceitos, planejamento de conteúdos, possibilidades metodológicas indispensáveis para a prática docente, particularmente no Ensino de Sociologia. A princípio, houve muita dificuldade, por não ter a experiência da prática docente, um dos requisitos importantes para realização dessa especialização, porém, os conteúdos foram essenciais para alicerçar e/ou reforçar diversos conceitos científicos sociológicos.

No tocante às teorias, aos conceitos e temas da Sociologia, escolhemos a turma 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, trabalharemos de acordo com as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino, mais precisamente dentro das temáticas do eixo indivíduo e sociedade, a partir dos seguintes conteúdos: as ciências e o cotidiano; Sociologia como ciência da sociedade; as instituições sociais e o processo de socialização; e a mudança social e cidadania. Como subtemas, abordaremos: as relações indivíduo-sociedade; sociedade, comunidades e grupos; conhecimento científico versus senso comum; ciência e educação; família, escola, igreja, justiça; socialização e outros processos sociais; as estruturas políticas; e democracia participativa. Como base cientifica, utilizaremos os conceitos e teorias dos autores clássicos da sociologia como Augusto Comte (1857), Émile Durkheim (1973), Max Weber (1971) e Karl Marx (1978).

Além desta introdução, estruturamos este Plano Anual de Ensino da seguinte maneira: Justificativa, na qual descrevemos o eixo temático escolhido,

(8)

ressaltando a sua importância para estudos com alunos do Ensino Médio. Metodologia, seção em que apresentaremos nosso percurso para escolha da bibliografia, bem como, os recursos didáticos e tecnológicos que visam auxiliar os estudos em tela.

Nos objetivos gerais, visto que em um plano devemos partir de propósitos a serem alcançados de maneira clara e concisa. No detalhamento do Plano Anual de Ensino, traremos a descrição de cada unidade, com seus conteúdos e objetivos de aprendizagem. Por fim, as considerações finais, em que teceremos como foi a experiência de composição do plano.

Como período letivo, o Plano corresponde ao período letivo no ano de 2016, o qual está dividido em quatro bimestres, cada bimestre contendo 8 unidades. Com isso, espera-se que os conteúdos sejam abordados de forma produtiva, a fim de alcançar os objetivos propostos.

(9)

2 JUSTIFICATIVA

Este plano anual de Sociologia busca eleger o Eixo Temático: indivíduo e sociedade, que trata das temáticas “as Ciências e o cotidiano”, “Sociologia como ciência da sociedade”, “as instituições sociais e o processo de socialização” e a “mudança social e cidadania”, bem como seus subtemas “as relações indivíduo-sociedade”, “sociedade, comunidades e grupos”, “conhecimento cientifico versus sendo comum”, “ciência e educação”, “família, escola, igreja, justiça”, “socialização e outros processos sociais”, “as estruturas políticas” e “democracia e participativa”. Tais temas e subtemas são imprescindíveis para ampliar a competência cognitiva e despertar o aluno do primeiro ano do Ensino Médio para as questões sociais em que está inserido.

Todo aluno precisa se perceber como integrante do todo social. Ademais, em seu primeiro ano de curso nesse nível, deverá aprofundar seus conhecimentos de modo a: diferenciar a ciência de outras formas de conhecimento; compreender o papel das regras e dos procedimentos padronizados na manutenção e na estabilidade das formações sociais; identificar como ocorrem as alterações nas estruturas e instituições sociais (BRASIL, 2002).

Nessa perspectiva, o aluno terá competência para compreender o conhecimento voltado para o estudo da realidade social, identificando a realidade social como objeto de estudo científico estimulado pelos subsídios teóricos para a interpretação das sociedades humanas; compreender os principais conceitos sociológicos para a interpretação das relações entre os diferentes grupos humanos e suas sociedades e os processos de socialização; analisar a função das principais instituições sociais e sua influência sobre o comportamento social dos indivíduos.

Com essas competências, o aluno terá habilidades de conhecer os fundamentos da Sociologia, entendendo a Sociologia como proposta de interferência na realidade, como uma produção do pensamento pelo qual se apreende e se interfere na sua realidade social. Assim, o que pretendemos com o ensino da Sociologia de uma forma geral, é que os alunos percebam que os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduo.

(10)

Em suma, é na vida em sociedade que os indivíduos da espécie humana se tornam realmente humanos. Dessa forma, o eixo temático escolhido se faz necessário para fazer os alunos refletirem que, enquanto indivíduo, somos parte integrante de um todo social e, ao mesmo tempo, dos vários grupos e subgrupos que, por sua vez, formam o que chamamos de sociedade.

(11)

3 METODOLOGIA

Elaborar um Plano de Ação Anual requer do docente um suporte teórico bastante diversificado. Nesse sentido, recorremos à pesquisa bibliográfica e, como resultado, escolhemos autores com os quais dialogamos, quais sejam: Émile Durkheim (1973), Max Weber (1971), Karl Marx (1978) e Augusto Comte (1857).

Além dos teóricos, torna-se imprescindível consultar os conceitos didáticos a fim de conhecer os modos de ensino e o que se espera da atuação do docente de Sociologia. Por essa razão, também nos amparamos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio – ciências humanas e suas tecnologias (BRASIL, 2006) que, entre outros aspectos, destaca:

Sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc. Traz também modos de pensar (Max Weber, 1983) ou a reconstrução e desconstrução de modos de pensar (BRASIL, 2006, p. 105).

Como estratégia de ação, buscando uma ação pedagógica norteadora para a educação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a disciplina de Sociologia dialogará com as temáticas do eixo indivíduo e sociedade e será pautada por uma metodologia ativa e diversificada, compreendendo, para tanto, diversificadas estratégias, tais como: seminários temáticos, atividades de fixação, trabalho individual, o trabalho em duplas ou em pequenos grupos, aula de campo, apresentação oral, produção textual, leituras orientadas, júris simulados, questionários e outras metodologias que venham a contribuir no aprendizado da disciplina pelos alunos. Sendo assim, serão desenvolvidas atividades com base no diálogo, debate, discussões, trocas de opiniões, relatos de experiências, entrevistas, entre outras intervenções, sendo também utilizada aulas expositivas.

Para tanto, essas ações exigem do docente a pesquisa em diferentes materiais como livros didáticos, publicações periódicas, busca de conteúdos em jornais e revistas; documentários, fotografia, charges, cartum, propagandas, documentos oficiais, filmes e sites disponíveis na internet.

(12)

Pretendemos usar como recurso tecnológico nas aulas: quadro, multimídia, computador, cópias de textos impressas, recortes de revista, vídeos do youtube, filmes e jornais com os temas que venham a despertar nos alunos o interesse pela discussão da sociologia e de suas temáticas. Com isso, esperamos tornar as aulas produtivas e interessantes para os alunos.

(13)

4 OBJETIVOS GERAIS

Pretende-se:

 Identificar os conhecimentos prévios dos alunos  Exercitar a reflexão crítica sobre a sociedade

 Provocar reflexões acerca da necessidade do convívio em sociedade  Demonstrar a forma como a vida social se organiza

 Diferenciar as instituições Sociais

 Identificar o papel das instituições Sociais e da socialização  Demonstrar os processos de socialização

(14)

5 DETALHAMENTO DO PLANO ANUAL DE ENSINO

5.1 Identificação

Escola Escola Estadual Severina Helena dos Santos Ano do Ensino Médio 1º Ano

Carga horária 32 horas aula Período letivo 2016

Professor Rosilene Alves de Paiva

5.2 Detalhamento das unidades didáticas

5.2.1 Unidade I (1º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Nessa unidade será trabalhado a construção do conhecimento humano, os eventos Reforma protestante, Revolução Industrial e o surgimento da sociologia para demostrar aos alunos que o surgimento da modernidade decorre de alguns acontecimentos históricos e que esses acontecimentos representam uma descontinuidade com a organização Social anterior e expor que a Sociologia surge como uma tentativa cientifica de explicar essas transformações.

(15)

B) Cronograma Geral

Aula Conteúdo Objetivo de Aprendizagem

01 A Sociedade Humana  Compreender a necessidade do convívio em Sociedade.

02 A Sociedade Humana (Continuação)

 Compreensão sobre a sociabilidade e socialização

 Identificar os tipos de contatos sociais. 03 Fatos históricos para o

surgimento da sociologia – Reforma Protestante

 Compreender as transformações sociais ocorridas na Reforma Protestante

04 Fatos históricas para o surgimento da sociologia - Revolução Industrial

 Compreender as transformações sociais ocorridas na Revolução Industrial

 Obter conhecimento sobre industrialização e a formação da sociedade de classes

05 Fatos históricos para o surgimento da sociologia - Revolução Industrial – Parte II

 Identificar as consequências da Revolução Industrial

06 Fatos históricos para o surgimento da sociologia – Revolução Francesa

 Compreender as transformações políticas sociais ocorridas na Revolução Francesa

07 Senso comum e

conhecimento cientifico

 Distinguir o senso comum do conhecimento cientifico

(16)

C) Procedimentos Metodológicos

Aula nº 1: A sociedade Humana Duração: 50 min.

Foco: Ressaltar a importância do convívio humano Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será apresentado o texto “Vivendo com Lobos” que será lido junto com os alunos, em seguida será aberto para discursão, onde eles poderão explanar a impressão que tiveram do texto e o que eles compreenderam

2º Momento

Na sequência, será realizado a exposição dos conceitos básico para a compreensão da vida em sociedade, mostrando que os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduo.

Recursos Necessários

 Cópia do texto “Vivendo com Lobos” (Xavier Teles)  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na aula

Referência

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática,1999.

Texto Vivendo com Lobos (Adaptado de: A. Xavier Telles. Estudos Sociais. São Paulo, Nacional, 1969. p. 115 – 6.)

(17)

Aula nº 2: A sociedade Humana Duração: 50 min.

Foco: A Interação Social

Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será dada continuação a aula anterior explanando a importância da vida em sociedade, conceituando sociabilidade e socialização e mostrando os tipos de contatos sociais. A relação de interdependência mostrando que vivemos em grupo dependendo uns dos outros.

2º Momento

Será realizada uma atividade de fixação com 6 questões contextualizada e de múltipla escolha.

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na aula

Referência

(18)

Aula nº 3: Fatos históricos para o surgimento da sociologia – Reforma Protestante Duração: 50 min.

Foco: Reforma Protestante

Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizado um levantamento prévio sobre o grau de conhecimento sobre os fatos históricos (Reforma protestante, Revolução industrial e Francesa). Em seguida, será realizado uma explanação, por meio de slides, resgatando o contexto histórico da Reforma Protestante mostrando como esse evento religioso marcou a passagem do período medieval para o moderno.

2º Momento

Trabalho manufatureiro, introdução da fábrica moderna, degradação das condições de trabalho.

Recursos Necessários  Multimídia

 Computador Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na aula

Referência

(19)

Aula nº 4: Fatos históricos para o surgimento da Sociologia – Revolução Industrial Duração: 50 min.

Foco: A consolidação do capitalismo Tipo de Aula: Filme

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Continuação do resgate histórico com o tema Revolução Industrial explanando, por meio de slides, o desmantelamento dos artesões, introdução da máquina.

2º Momento

Será trabalhado as origens dos grupos sociais (burguesia e proletariado) e a formação da sociedade capitalista

Recursos Necessários  Multimídia

 Computador  Datashow

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na aula

Referência

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

(20)

Aula nº 5: Fatos históricos para o surgimento da Sociologia – Parte II Duração: 50 min.

Foco: - Consolidação do capitalismo e degradação das condições de trabalho Tipo de Aula: Filme e dialogo

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será passado o filme “Tempos Modernos” do cineasta Charlie Chaplin. 2º Momento

Será realizada uma discussão orientada com enfoque sociológico sobre o entendimento dos alunos em relação a introdução da fábrica moderna, degradação das condições de trabalho e sobre o filme.

Recursos Necessários  Multimídia

 Computador  Datashow

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na discussão

Referência

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

TEMPO Modernos. Produção de Charlie Chaplin. Nova Iorque: [s.n.], 1936.1 vídeo cassete. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8>. Acesso em: 29 set. 2016.

(21)

Aula nº 6: Fatos históricos para o surgimento da Sociologia – Revolução Francesa Duração: 50 min.

Foco: Compreensão política da Revolução Francesa Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será apresentado, por meio de slides, causa histórico-política da Revolução Francesa de 1789 que contribuíram para o surgimento da Sociologia: privilegio do clero e nobreza, burguesia, declaração universal dos direitos do homem e direitos de primeira e segunda dimensões.

2º Momento

Será realizado um exercício de fixação contendo 15 questões objetivas contextualizadas sobre os conteúdos Revoluções: Industrial e Francesa

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

A participação nas discussões e a atividade realizada em sala de aula

Referência

(22)

Aula nº 7: A sociologia – senso comum e conhecimento cientifico Duração: 50 min.

Foco: Formas de conhecimento Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será apresentado um vídeo de 1 min. 43seg de título “Teorias e conceitos: Frutos de uma Pesquisa e Trabalho do Pensamento” para iniciar os conteúdo senso comum e conhecimento cientifico. Em seguida, será realizada as perguntas:

1- Por que cada vez mais estamos prisioneiro do trabalho? 2-A redução da maioridade penal é a solução para a violência? 3- Casamento de verdade é entre homem e mulher

No intuito de dialogar com os alunos as respostas de conhecimento de mundo, senso comum, achismo.

2º Momento

Na sequência, serão trabalhados utilizando o recurso de exposição, por meio de slide, as diferentes formas de ver o mundo, partindo dos mitos, religião, filosofia até a ciências. Sempre mostrando aos alunos eu todas s formas de conhecimento tem o seu valor e foi valorizada a seu tempo e que elas convivem, embora a ciência atualmente seja mais aceita (Weber).

Recursos Necessários  Computador  Quadro  Pincel

Sistema de Avaliação

Atividade individual de pesquisa, na qual, os alunos vão pesquisar em livros, internet sobre o senso comum e o conhecimento cientifico e fazer um relatório.

Referência

TOMAZI, Nelson. Teorias e conceitos: Frutos de uma pesquisa e trabalho do pensamento. [2016?]. Disponível em:

<http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=5226>. Acesso em: 29 set. 2016.

(23)

Aula nº 8: A Sociologia Duração: 50 min.

Foco: Conceito e definições da Sociologia Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos

1º Momento

Será explanado, por meio de slide, o surgimento da Sociologia para que no geral responda à questão: “Por que é importante estudar a Sociologia? ” um pequeno e rápido resumo das aulas anteriores sobre as Revoluções: Industrial e Francesa que contribuíram para o surgimento da Sociologia, com todo os seus cenários de contradições, instabilidades e misérias sociais.

2º Momento

Entraremos no assunto “A sociologia como Ciência” será trabalhado, por meio de aula expositiva, os conceitos e definições, bem como a constituição do objeto de estudo.

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

A realização da atividade de fixação

Referência

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

5.2.2 Unidade II (2º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

Nesta unidade será trabalhado os pensadores: Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e suas teorias mostrando aos alunos que cada

(24)

autor ajuda a entender alguns aspectos da realidade, mostrando ainda que um autor não exclui o outro e cada um tem sua contribuição para sociologia.

B) Cronograma Geral

Aula Conteúdo Objetivo de Aprendizagem

01 Os clássicos da Sociologia  Conhecer a vida e obra dos pensadores clássicos da sociologa 02 Apresentando Augusto Comte

(1798- 1857)

 Entender a importância desse autor no surgimento da sociologia e suas teorias

03 Apresentando Émile Durkheim (1858 - 1917)

 Compreender a importância de Émile Durkheim na consolidação da Sociologia

04 Apresentando Émile Durkheim (1858 - 1917) - Continuação

 Compreensão do fato social e suas características com base em observação das tribos urbanas 05 Apresentando Karl Marx (1818 -

1883) -

 Compreender os conceitos básicos do autor

06 Apresentando Karl Marx (1818-1883) - Continuação

 Compreender as lutas de classes, e as desigualdades sociais

07 Apresentando Max Weber (1864-1920)

 Compreender a importância de

Max Weber para o

desenvolvimento da Sociologia e o conceito de ação social

08 Apresentando Max Weber (1864-1920) continuação

(25)

C) Procedimentos Metodológicos

Aula nº 1: Os Clássicos da Sociologia Duração: 50 min.

Foco: Augusto Comte

Tipo de Aula: Expositiva e Dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1 Momento

Será realizada uma breve exposição sobre a vida e obra dos teóricos da sociologia: Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

2 Momento

Será realizado um exercício de fixação, no qual será entregue uma folha com 10 questões objetivas para os alunos responderem na sala.

Recursos Necessários  Atividade impressa  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

 Será avaliada a participação na discussão Referência

(26)

Aula nº 2: Augusto Comte (1798 - 1857) Duração: 50 min.

Foco: Augusto Comte como o precursor da Sociologia Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada uma aula expositiva e dialogada ressaltando a importância do pensador Augusto Comte (1798 – 1857) como o precursor da Sociologia, a teoria, o caráter cientifico das explicações da sociedade.

2º Momento

Será trabalhado a lei dos três estados:

 O estado teológico (Politeísmo e Monoteísmo)  O estado metafisico (pensamento racional)  Estado positivo (oposição às formas teológicas) Recursos Necessários

 Quadro  Pincel Referência

(27)

Aula nº 3: Apresentando Émile Durkheim (1858) Duração: 50 min.

Foco: Os conceitos básicos de Émile Durkheim Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada uma explanação, sobre os conceitos de Émile Durkheim sobre: fato social, solidariedade orgânica e mecânica, e a sociedade.

2º Momento

Continuação com da explanação com o assunto coesão, direito e anomia.

3º Momento

Será passado um trabalho de pesquisa para casa, um seminário de no máximo, 5 componentes, no qual eles vão escolher uma tribo urbana (Emos, Góticos, metaleiros, punks, entre outros) para observar suas características tendo como base o fato social e suas características. Os alunos vão observar nas tribos escolhidas por cada grupo: vestuário, comida, crenças, rituais, entre outros.

Recursos Necessários  Quadro  Pincel Sistema de Avaliação Participação na aula Referência

(28)

Aula nº 4: Émile Durkheim (1858) - o fato social (continuação) Duração: 50 min.

Foco: O fato social e suas características Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Apresentação oral do seminário sobre as tribos urbanas.

2º Momento

Continuação das apresentações e considerações do professor sobre o conteúdo apresentado pelos alunos e dialogando com os estudantes sobre os conceitos de Durkheim.

Recursos Necessários  Multimídia

 Datashow

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação do aluno no seminário e o trabalho escrito.

Referência

(29)

Aula nº 5: Apresentando Karl Marx Duração: 50 min.

Foco: principais conceitos do autor Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada uma rápida introdução expositiva sobre Karl Marx, mostrando suas definições de luta de classes, meio de produção, crítica ao capitalismo, modo de produção e mais-valia.

2º Momento

Continuação das definições de Karl Marx sobre a alienação, ideologia e divisão de classes sociais. Os alunos durante a aula expositiva serão provocados a darem exemplos que possam ser inseridos dentro das definições marxista.

Recursos Necessários  Multimídia

 Datashow

Sistema de Avaliação

Será realizado um exercício de fixação com 6 questões contextualizada de múltipla escolha.

Referência

MARX, Karl. Vida e Obra. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 2005. (Coleção os pensadores)

(30)

Aula nº 6: A presentando Karl Marx (1818 - 1883) - (Continuação) Duração: 50 min.

Foco: a luta de classes

Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

A turma será dividida em 4 grupos, cada grupo receberá um texto, são eles: Texto 1: Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo I, 1945

Texto 2: George Orwell, A revolução dos bichos, 1945 Texto 3: Tirinha de Mafalda

Texto 4: Tirinha de Mafalda

Ao lerem os textos os alunos vão dissertar de 10 a 15 linhas sobre o dilema entre igualdade e a desigualdade na sociedade, levando em conta o conceito de lutas de classes de Karl Marx

2º Momento

Os grupos vão apresentar os seus textos e, em seguida, o assunto será explanado aos alunos. Recursos Necessários  Texto impresso  Quadro  Pincel Sistema de Avaliação

Será avaliação a participação na discussão e a elaboração do texto.

Referência

(31)

Aula nº 7: Apresentando Max Weber (1833) Duração: 50 min.

Foco: Ação social

Tipo de Aula: Vídeo, dialogada e expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será apresentado um vídeo de 17 minutos intitulado “Clássicos da Sociologia: Max Weber”. Após o vídeo será realizado uma rodada de conversas para fixar a compreensão que os alunos tiveram das informações do vídeo.

2º Momento

Será apresentado, por meio de aula expositiva os conceitos de Max Weber como: Ação Social, solicitando aos alunos que tragam na aula seguinte uma reportagem de jornais, livros, revistas, internet com tema livre para ser trabalhado na aula.

Recursos Necessários  Texto impresso  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação na discussão e a elaboração do texto

Referência

(32)

Aula nº 8: Max Weber (1833) Duração: 50 min.

Foco: Tipo ideal

Tipo de Aula: Dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Daremos continuidade a aula anterior, na qual, os alunos formarão uma roda de conversa e irão trabalhar as notícias de jornais, revistas, internet com temas livres solicitadas na aula anterior. A discussão vai ser escolhida, por meio dos assuntos, e será trabalhado a ideia de tipo ideal desenvolvida por Max Weber.

2º Momento

Será dada continuação ao primeiro momento da aula estabelecendo relação com a teoria de tipo ideal e a parte prática da aula.

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

 Reportagens de jornais, revistas, internet Sistema de Avaliação

Participação nas discussão e interesse na atividade

Referência

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2010.

5.2.3 Unidade III (3º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

(33)

B) Cronograma Geral

Aula Conteúdo Objetivo de Aprendizagem

01 Mudança Social  Compreender as mudanças sociais ocorridas na sociedade que estamos inseridos

 Discutiras consequências e os processos das mudanças sociais 02 Mudança Social  Identificar as causas da mudança

social

03 Mudança Social - Debate  Compreender as mudanças sociais ocorridas nos dias atuais

04 Movimento Social  Compreender os conceitos

05 Movimento Social no Brasil  Compreender os movimentos sociais no período colonial e imperial

06 Novos Movimentos Sociais  Conhecer os novos movimentos sociais

07 Movimentos Sociais  Compreender os movimentos sociais 08 Cidadania  Compreender a cidadania junto aos

(34)

C) Procedimentos Metodológicos

Aula nº 1: Mudança Social Duração: 50 min.

Foco: conceitos da mudança social Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Aula expositiva interativa, na qual será apresentada, por meio de slides, o que são mudanças sociais, o conceito, os fatores relacionados a mudança social.

2º Momento

Exposição das formas de mudança social, as principais consequências da mudança social. Recursos Necessários  Quadro  Pincel  Computador Sistema de Avaliação

Participação dos alunos nas discussões

Referência

(35)

Aula nº 2: Mudança Social Duração: 50 min.

Foco: Quebras de paradigmas

Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será dada continuação à aula anterior explanando as causas da mudança social: fatores econômicos, fatores sociais e fatores culturais, as mudanças endógenas e mudanças exógenas, invenções; fatores contraditórios e fatores favoráveis à mudança social.

2º Momento

Será apresentado aos alunos imagens de acontecimentos que apontem uma mudança social: Revoluções, descobertas cientificas etc. Será solicitado que eles identifiquem o movimento ou fato histórico do movimento social apresentado nas imagens. Recursos Necessários  Quadro  Pincel  Computador Sistema de Avaliação Partição nas discussões

Referência

(36)

Aula nº 3: Mudança Social Duração: 50 min.

Foco: Mudanças causadas pelas novas tecnologias Tipo de Aula: Debate

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

A turma será dividida em três grandes grupos. Para tanto, um grupo vai defender um tema e o outro vai ser contrário. O terceiro grupo vai ser dos indecisos (independentemente de suas posições sociais). À medida que os indecisos forem sendo convencidos, devem juntar-se ao grupo que os convenceu, explanando por que foi convencido.

O debate terá como tema a seguinte questão: As mudanças causadas pelas novas tecnologias na educação auxiliam ou prejudicam os alunos? O grupo dos defensores e o grupo dos contrários terá 5 minutos (cada) para convencer os indecisos. Para desenvolver e fundamentar seus argumentos poderão usar exemplos, publicações, citações de pessoas que tenham autoridade no assunto, resultados de pesquisas e estatística. O debate será disposto em duas rodadas.

Os indecisos poderão fazer perguntas aos grupos ao final de cada rodada. O professor será o mediador do debate controlando o tempo de exposição de cada grupo.

Após o debate, o mediador (professor) fará as considerações finais reforçando o assunto.

Sistema de Avaliação

Os alunos deverão redigir um relatório explanando as vantagens e desvantagens tanto de uma posição quanto de outra e no final emitir sua opinião pessoal.

(37)

Aula nº 4: Movimento Social Duração: 50 min.

Foco: Definição dos movimentos sociais Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada aula expositiva com a definição de movimentos sociais, os conceitos, os elementos constitutivos do movimento social, o projeto, a ideologia, e sua organização.

2º Momento

Continuação da aula dando como exemplo de movimentos social o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Após a explanação será realizada em círculo uma rodada de conversa sobre o MST, no qual, os alunos vão ser instigados a expor a opinião deles sobre o movimento e dizendo como formaram as suas opiniões através de conversa com a família, amigos, jornais, e a mídia em geral.

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Participação do aluno nas discussões

Referência

(38)

Aula nº 5: O Movimento Social no Brasil Duração: 50 min.

Foco: Analise dos movimentos sociais no Brasil colonial e imperial Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada aula expositiva analisando os movimentos sociais do Brasil no período colonial e imperial.

2º Momento

Será explanado, por meio, de slides a participação popular na luta pela emancipação, as ideias liberais e os interesses dominantes.

Recursos Necessário  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação Interesse do aluno na aula.

Referência

(39)

Aula nº 6: Os novos movimentos sociais Duração: 50 min.

Foco: Formação dos novos movimentos sociais Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada aula expositiva mostrando o surgimento dos novos movimentos sociais como: Os movimentos feministas, os movimentos ecológicos e os movimentos das redes sociais.

2º Momento

Será tocada a música dos Titãs “Comida” e os alunos vão acompanhar a letra. Em seguida, os alunos serão questionados sobre qual reivindicação presente na música? Após as respostas será dado início a discussão sobre as várias formas de discriminação, para mostrar aos alunos que as várias formas de reinvindicação presentes na sociedade podem promover ou resistir às mudanças e se caracterizar num movimento social.

Recursos Necessário  Quadro

 Pincel

 Texto impresso Sistema de Avaliação

Será solicitado um trabalho de pesquisa, em grupo, de no máximo 6 componentes para ser apresentado na próxima aula sobre movimentos sociais, no qual, os alunos vão pesquisar alguns movimentos especifico (negro, movimento estudantil, movimentos de mulheres etc.). Eles vão apresentar o movimento social, a reinvindicação do movimento, a história e os objetivos do movimento.

Referência

(40)

Aula nº 7: Movimentos Sociais Duração: 50 min.

Foco: Trabalho em grupo

Tipo de Aula: Apresentação de trabalho sobre movimentos sociais

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Apresentação do trabalho em grupo sobre os novos movimentos sociais

2º Momento

Realização de perguntas entre os grupos, sobre os movimentos sociais por eles pesquisados. Recursos Necessário  Quadro  Pincel  Computador Sistema de Avaliação

Será avaliada a realização do trabalho e a apresentação.

Referência

(41)

Aula nº 8: Cidadania e os movimentos sociais Duração: 50 min.

Foco: Conceito de cidadania e as conquistas dos movimentos sociais Tipo de Aula: Expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Vai ser perguntado aos alunos “o que é ser cidadão”. Após as respostas será explanado o que é cidadania em seus termos teóricos, o direito civil, direito político e direito social.

2º Momento

Será analisada a cidadania nos movimentos sociais e suas conquistas, logo após será realizada uma atividade de fixação com 10 questões de múltipla escolha.

Recursos Necessário  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Participação na aula e a realização da atividade.

Referência

TOMAZI, Nelson Dacio de. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000.

5.2.4 Unidade IV (4º Bimestre)

A) Descrição da Unidade

(42)

B) Cronograma Geral

Aula Conteúdo Objetivo de Aprendizagem

01 Instituições Sociais e Socialização

 Conhecer as instituições Sociais.  Compreender o papel das

instituições sociais e da socialização.

 Reconhecer os processos de socialização

02 A família  Identificar os novos tipos de família

 Compreender as transformações quanto aos papeis familiares

03 A Escola  Compreender o papel da

instituição social - escola

04 O Estado  Compreender o papel da

instituição social - Estado

05 A Igreja  Compreender o papel da

instituição social - Igreja 06 Relações de poder no interior

das instituições

 Reconhecer as relações de poder no interior das instituições sociais 07 Relações de poder no interior

das instituições (Continuação)

 Identificar como se dão as

relações de poder no interior das instituições

08 Instituições Sociais e Socialização

 Identificar as características das instituições sociais

(43)

C) Procedimentos Metodológicos

Aula nº 1: Instituições Sociais Duração: 50

Foco: Identificação das instituições sociais Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será iniciado um diálogo com os alunos, no intuito de captar o que eles sabem sobre instituições sociais. Em seguida, será apresentado, por meio de slides, o que são instituições sociais, suas características e interdependência.

2º Momento

Continuação do primeiro momento mostrando a teoria de Émile Durkeim sobre as instituições sociais.

Sistema de avaliação

Será avaliada a participação do aluno na discussão.

Referencia

(44)

Aula nº 2: Instituições Sociais Continuação Duração: 50 min.

Foco: Definição das instituições sociais Tipo de Aula: Dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será apresentado aos alunos um vídeo de 13 min. e 18 seg. sobre Instituições sociais, intitulado “DOCUMENTARIO: Instituições Sociais”.

2º Momento

Na sequência, após a apresentação, daremos início a uma discussão, de modo que eles possam explanar a compreensão que tiveram. A discussão será mediada por meio das seguintes questões:

a) O que vocês entenderam por instituições sociais e socialização? b) Como podemos definir as instituições sociais?

3º Momento

Os alunos serão divididos em grupos de, no máximo, 5 componentes. Cada grupo sorteará uma instituição social distinta (exemplo: igreja, Estado, família, escola, entre outras). Após isso, deverá visitar a instituição e socializar com a turma, através de apresentação com recursos de multimídia, no final do bimestre, o resultado da visita. Eles terão que observar as normas, práticas, valores e finalidades das instituições visitadas.

Sistema de avaliação

Será avaliada a participação do aluno na apresentação e valerá 4 pontos que comporá a nota do bimestre.

Referencia

(45)

Aula nº 3: Instituição Social: Família Duração: 50 min.

Foco: Estrutura Familiar

Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizado um debate em torno da pergunta “a família sempre foi organizada da mesma maneira ou se modificou ao longo da história?”

Os alunos serão instigados a falar o tipo de formação familiar que eles conhecem.

2º Momento

Será trabalhada de forma expositiva e dialogada a instituição social (família) como a principal instituição socializadora do indivíduo, os novos tipos de família e o que diz a teoria funcionalista sobre a família.

Recursos Necessários  Quadro  Pincel Sistema de Avaliação Participação na discussão. Referência

(46)

Aula nº 4: Instituição Social: Escola Duração: 50 min.

Foco: Função da instituição escola Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

A aula será iniciada com o poema “Escola é” (Paulo Freire), todos os alunos vão receber uma folha com a letra do poema para acompanhar a leitura. Após a leitura será iniciada uma discussão com os alunos sobre a função da instituição escola.

2º Momento

Será explanado os objetivos da instituição escola, a escola como uma instituição de controle social. Recursos Necessários  Quadro  Pincel  Texto impresso Sistema de Avaliação

Participação do aluno nas discussões

Referência

(47)

Aula nº 5: Instituição Social: Estado Duração: 50 min.

Foco: Conceitos básica para compreensão da instituição social Estado Tipo de Aula: Dialogada e expositiva

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

A aula será iniciada com a exposição da imagem (foto) do congresso, na qual os deputados estão em atividade. Logo, será iniciado um diálogo com os alunos, no intuito de capitar o que eles sabem sobre a instituição social Estado. Será realizada as seguintes perguntas:

1- O que está acontecendo na cena da imagem (foto)? 2- Quem são as pessoas que aparecem nela?

3- Que função essas pessoas exercem?

4- Que ligação pode ser estabelecida entre a cena da foto e a sociedade

2º Momento

Será realizada a aula expositiva e dialogada expondo os conceitos básicos para a compreensão do que é a instituição social Estado: forma de governo, regime político e democracia. Recursos Necessários  Quadro  Pincel  Computador Sistema de Avaliação

Será realizada uma atividade de fixação contendo 6 questões de múltipla escolha contextualizada.

Referência

(48)

Aula nº 6: Instituição Social: Igreja Duração: 50 min.

Foco: A importância da igreja para sociedade Tipo de Aula: Expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será perguntado aos alunos a seguinte frase: A religião sempre desempenhou uma função social indispensável? Após ouvir a opinião dos estudantes será explanado o conteúdo no quadro.

2º Momento

Continuação do conteúdo abordando as religiões mais difundidas no mundo, o papel da igreja junto a sociedade e a importância da religião.

Recursos Necessários  Quadro

 Pincel

Sistema de Avaliação

Será solicitada uma atividade para casa, no qual o estudante vai pesquisar a instituição social igreja e vai fazer um relatório sobre o que pesquisou dessa instituição.

Referência

(49)

Aula nº 7: Relação de poder no interior das instituições Duração: 50 min.

Foco: Relação de poder

Tipo de Aula: Vídeo, expositiva e dialogada

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Será realizada uma aula expositiva com a apresentação de definições e conceitos de poder nas instituições sociais, bem como a relação entre eles. Em seguida, será passado um pequeno vídeo “Pink Floyd – The Wall” (legendado) para os alunos assistirem.

2º Momento

Na sequência, após assistirem ao vídeo, será solicitado que eles exponham a impressão que tiveram sobre o filme, sendo instigados a estabelecer relação com o que assimilaram da aula expositiva.

3º Momento

Será solicitado um trabalho escrito individual para casa com, no máximo, 2 páginas, no qual eles vão escolher uma instituição que participa e vão relatar as relações de poder que eles conseguem identificar nela.

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação do aluno nas discussões e o trabalho escrito.

Referências

(50)

Aula nº 8: Apresentação dos trabalhos sobre Instituições Sociais e Socialização Duração: 50 min.

Foco: Instituições Sociais e Socialização

Tipo de Aula: Apresentação do trabalho de campo

Detalhamento dos procedimentos 1º Momento

Apresentação do trabalho de campo (visita a alguma instituição social), por meio de slides, no qual, cada grupo terá 10 minutos para apresentar, ao final de cada apresentação os demais grupos poderão fazer 2 perguntas ao grupo que realizou a apresentação e eles terão 1 minuto para responder.

2º Momento

Continuação das apresentações

Sistema de Avaliação

Será avaliada a participação do aluno na apresentação e se eles atingiram a compreensão do tema instituições sociais e socialização. O trabalho valerá 4 pontos e vai compor a nota do bimestre.

Referências

(51)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste Plano Anual de Ensino de Sociologia, buscamos desenvolver os 4 bimestres trabalhando as unidades relativas a um ano letivo. A elaboração deste trabalho levou-nos a refletir sobre a prática docente, trazendo elementos para pensarmos uma didática que trouxesse uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.

Na unidade I, 1º bimestre, tratamos de considerar a construção do conhecimento humano. Com isso, elencamos temas como a Revolução Industrial e o surgimento da Sociologia para que, ao fim desta unidade, o aluno tenha podido compreender por que é importante estudar Sociologia.

A unidade II, 2º bimestre, teve como proposta de trabalho os autores clássicos da Sociologia e suas teorias, no intuito de mostrar aos alunos que cada autor ajuda a entender algum aspecto da realidade, mostrando ainda que um autor não exclui o outro e cada um tem sua contribuição para a Sociologia.

A unidade III, 3º bimestre, inicia-se com a temática da mudança social e estende-se pelos movimentos sociais.

Na unidade IV, 4º e último bimestre, buscou-se tratar das instituições sociais e da socialização por meio de problematizações.

Com vistas a proporcionar uma melhor contribuição no ensino aprendizagem, buscamos sempre realizar as aulas por meio do dialogismo, que favorece o questionamento a divergência de opiniões e a participação ativa dos alunos, ou seja, promovendo sempre um diálogo professor/aluno e aluno/aluno.

A elaboração deste plano foi um desafio, visto que não temos experiência em sala de aula. Desse modo, esse processo nos proporcionou um grande aprendizado, entendendo a complexidade que se estabelece na elaboração de um plano anual de ensino como: pensar o tema, realizar pesquisa, elaborar atividades, criar estratégias que promovam a interação com os alunos de modo a contemplar os objetivos propostos no plano para a aprendizagem dos alunos.

Diante do apresentado, ensejamos que este plano contribua e auxilie com subsídios para o ensino no âmbito do primeiro ano do ensino médio. Enfim, este Plano Anual de Ensino foi o ponto de partida para muitos que ainda virão.

(52)

REFERÊNCIAS

BOMENY, Helena et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006. v. 3. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+: ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 29 set. 2016.

FEIJÓ, Fernanda. Sociologia no Ensino Médio e as Políticas Educacionais no Estado de São Paulo. [2011]. Disponível em:

<file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Espelho%20para%20o%20TCC%20(4).pdf> Acesso em: 15 jul. 2016.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva; discurso sobre o espírito positivo; discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; catecismo positivista. 1. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1973.

DURKHEIM, Emile. Curso de filosofia positiva; discurso sobre o espírito positivo; catecismo positivista. 1. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1973.

DURKHEIM, Émile. As regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fonte, 2007.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Revisado e atualizado com Philip W. Sutton.6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

(53)

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

LEMOS, Carlos Eugênio Soares de et al.Curso de especialização em ensino de sociologia para o nível médio: módulo 2. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013.

MACHADO, Igor Josér de Renó; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha de. Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.

MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital. Lisboa: Moscovo, 1982.

MARX, Karl. A questão do partido. São Paulo: Kairós, 1978.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 1999.

PINK Floyd: The Wall. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w>. Acesso em: 19 nov. 2015.

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. 2. ed. Minas Gerais: UFMG, [20--].

SARANDY, Flávio M. S. Reflexões acerca do sentido da sociologia no ensino médio. Revista Espaço Acadêmico, ano 1, n. 5, out. 2001. Disponível em:

<http://www.espacoacademico.com.br/005/05sofia.htm>. Acesso em: 30 set. 2016.

TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000.

VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 2011.

Referências

Documentos relacionados

This research focuses on the robustness of different circuits to the radiation and process variability effects. The main contributions are related to circuit-level techniques

Em síntese, podemos concluir que com a criação do senhorio de Portel em 1258 e com a associação da Ordem do Hospital ao lugar que hoje é a Vera Cruz, se verificou um recentrar

Ambos os grupos de verbos de movimento nas duas línguas apresentam esquemas semântico-sintáticos ou estruturas argumentais quase idênticos; as diferenças formais e argumentais

A trajetória histórica humana enfrentou uma longa caminhada, repleta de lutas, desigualdades e conflitos presentes em diversos setores sociais, para moldar e construir a

O consumo de 20g de FBV por mulheres adultas com excesso de peso, durante 45 dias, não promoveu melhora nos parâmetros antro- pométricos, de composição corporal, de perfil lipídico

Comportamentos estereotipados de uma cultura urbana (sujeito preso no tráfego, por exemplo), sua verticalização imobiliária, as sinalizações de trânsito,

No filme Seu Carlito: narrativas sobre um comerciante da roça a dupla de realizadores promove a busca pela identidade de Carlos Moreira e acaba por encontrar elementos

[...] uma população trabalhadora excedente é um produto necessário da acumulação ou do desenvolvimento da riqueza com base capitalista, essa superpopulação