• Nenhum resultado encontrado

Gestão Estratégica no combate à COVID - 19 em uma Operadora de Saúde Suplementar no Brasil / Strategic Management in the fight against COVID - 19 in a Supplementary Health Operator in Brazil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Gestão Estratégica no combate à COVID - 19 em uma Operadora de Saúde Suplementar no Brasil / Strategic Management in the fight against COVID - 19 in a Supplementary Health Operator in Brazil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761

Gestão Estratégica no combate à COVID - 19 em uma Operadora de Saúde

Suplementar no Brasil

Strategic Management in the fight against COVID - 19 in a Supplementary

Health Operator in Brazil

DOI:10.34117/bjdv6n5-373

Recebimento dos originais: 19/04/2020 Aceitação para publicação: 19/05/2020

Bruno Bezerra de Menezes Cavalcante

Graduado em Medicina com Especialização em Clínica Médica Instituição: Instituto de Ensino e Pesquisa Hapvida

Endereço: Rua Lôbo Filho, 95 – Bairro de Fátima – Fortaleza- Ceará/ Brasil E-mail: iep.hapvida@gmail.com

Anderson Luís de Alvarenga Nascimento

Graduado em Medicina Residência médica em: Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia Clínica Instituição: Hapvida

Endereço: Rua Lôbo Filho, 95 – Bairro de Fátima – Fortaleza- Ceará/ Brasil E-mail: iep.hapvida@gmail.com

Jorge Pinheiro Koren de Lima

Graduado em Medicina, Presidente da Rede Hapvida Brasil Instituição: Hapvida

Endereço: Rua Lôbo Filho, 95 – Bairro de Fátima – Fortaleza- Ceará/ Brasil E-mail: iep.hapvida@gmail.com

Francisco Jadson Franco Moreira

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará Instituição: Universidade Estadual do Ceará – UECE

Endereço: Rua Lôbo Filho, 95 – Bairro de Fátima – Fortaleza- Ceará/ Brasil E-mail: jadsonpsic@hotmail.com

RESUMO

A OMS declarou a COVID-19 em março de 2020, uma pandemia, quando todos os continentes confirmaram casos. Já foi detectado cerca de 330.000 casos em todo mundo, com mais de 14.000 óbitos, demostrando sua transmissibilidade (número básico de reprodução - R0, estimado entre 1,4 a 5,5) e letalidade estimada em cerca de 4,1% (OMS, 2020). No Brasil o primeiro caso de COVID-19, teve o diagnóstico molecular confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em fevereiro de 2020. O caso refere-se a um paciente infectado com o vírus durante uma visita à região de Lombardia, no norte de Itália (INSTITUTO ADOLFO CRUZ, 2020). metodologia utilizada segue os parâmetros de estudo de abordagem qualitativa e descritiva, que, conforme define Oliveira (2007, p.37) “ é um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761 métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação”. Neste sentido é evidente que o planejamento das intervenções frente a essa catástrofe sanitária sem precedentes históricos, compreende-se a importância de elaborar ações que contemplem de forma acesssivel a todos os usuários que demandam o cuidado em saúde.

Palavras Chave: COVID; Gestão em Saúde; Tratamento.

ABSTRACT

WHO declared COVID-19 in March 2020, a pandemic, when all continents confirmed cases. Around 330,000 cases have been detected worldwide, with more than 14,000 deaths, demonstrating their transmissibility (basic reproduction number - R0, estimated between 1.4 to 5.5) and estimated lethality of about 4.1% (WHO , 2020). In Brazil, the first case of COVID-19, the molecular diagnosis was confirmed by the Instituto Adolfo Lutz, in February 2020. The case refers to a patient infected with the virus during a visit to the region of Lombardy, in northern Italy ( INSTITUTO ADOLFO CRUZ, 2020). The methodology used follows the study parameters of a qualitative and descriptive approach, which, as defined by Oliveira (2007, p.37) “is a process of reflection and analysis of reality through the use of methods and techniques for a detailed understanding of the object of study in its historical context and / or according to its structure ”. In this sense, it is evident that the planning of interventions in the face of this health catastrophe without historical precedents, the importance of developing actions that contemplate in an accessible way to all users who demand health care is understood.

Keywords: COVID; Health Management; Treatment

1 INTRODUÇÃO

Corona Virus Disease (COVID-19) é a doença e não o vírus e “19” representa 2019, ano em que surgiu. Foi identificado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China em dezembro de 2019, como a causa de um surto de doença respiratória, detectado pela primeira vez em Wuhan (OMS, 2020).

Os primeiros coronavírus em humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infectam com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais susceptíveis a se infectarem com o tipo mais comum do vírus (OMS, 2020).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, a epidemia como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Em 11 de fevereiro de 2020, a OMS anunciou que o nome para a doença causada pelo novo coronovírus seria COVID-19. O vírus foi designado pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus como SARS-CoV-2,

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761 tendo em vista a semelhança do novo vírus com o CoV causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV), identificado no final de 2002 (WHO, 2020; NATURE, 2020).

A OMS declarou a COVID-19 em março de 2020, uma pandemia, quando todos os continentes confirmaram casos. Já foi detectado cerca de 330.000 casos em todo mundo, com mais de 14.000 óbitos, demostrando sua transmissibilidade (número básico de reprodução - R0, estimado entre 1,4 a 5,5) e letalidade estimada em cerca de 4,1% (OMS, 2020).

No Brasil o primeiro caso de COVID-19, teve o diagnóstico molecular confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em fevereiro de 2020. O caso refere-se a um paciente infectado com o vírus durante uma visita à região de Lombardia, no norte de Itália (INSTITUTO ADOLFO CRUZ, 2020).

Neste sentido, busca-se com o presente artigo descrever ações e resultados quantitativos desenvolvidas por uma Operadora de Saúde Suplementar no Brasil.

2 MATERIAL E METODO

A metodologia utilizada segue os parâmetros de estudo de abordagem qualitativa e descritiva, que, conforme define Oliveira (2007, p.37) “é um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação”.

Trata-se de um estudo do tipo documental. De acordo com Cervo e Bervian (apud Figueiredo, 2008, p.107) na pesquisa documental são investigados documentos para descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características. A fonte de pesquisa pode ser extraída de documentos escritos ou não escritos, tais como filmes, vídeos, slides, fotografias ou pôsteres.

A modalidade mais comum de documento é a constituída por um texto escrito em papel, mas estão se tornando cada vez mais frequentes os documentos eletrônicos, disponíveis sob os mais diversos formatos. O conceito de documento, por sua vez, é bastante amplo, já que pode ser constituído por qualquer objeto capaz de comprovar algum fato ou acontecimento (GIL, 2010). Os documentos institucionais, mantidos em arquivos de empresas, órgãos públicos e outras organizações estão entre os mais utilizados na pesquisa.

Conforme Gil (2010, p.65), a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa, além de serem fontes ricas e estável de dados.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761 Segundo Lopes e Galvão (2001, p.79) “[...]” o que determina o que são as fontes é exatamente o [...] problema problematizado”. As perguntas que o pesquisador formula ao documento são tão importantes quanto o próprio documento. São as perguntas que o pesquisador faz ao documento que lhe conferem o sentido.

Gil (2010, p.66) reconhece que a pesquisa documental geralmente é descritiva ou explicativa, requerendo, portanto, um problema mais claro, preciso e específico. Torna-se necessário um plano que geralmente é provisório, pois é previsível que passe por modificações até o fim da etapa de coleta de dados.

A capacidade de identificar e localizar documentos sobre um tópico de pesquisa é uma habilidade importante para o desenvolvimento de um estudo de analise docuemtnal. Desse modo, a sistematização dos passos para a realização do estudo é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho de boa qualidade.

Quanto aos aspectos éticos, por se tratar de uma análise de documento público, não houve a necessidade de avaliação por Comitê de Ética em Pesquisa, pois o material avaliado é de livre acesso na Internet.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O Hapvida atende mais de 4 milhões de clientes em todo o território nacional e se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Conta com a maior rede de atendimento próprio das regiões, sendo a terceira maior operadora do país em número de beneficiários. Atualmente, são 28 hospitais, 82 hapclínicas, 19 Prontos Atendimentos, 88 Centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, distribuídos nos 12 estados onde a operadora atua com rede própria (HAPVIDA, 2020).

Até o momento da escrita desta produção, o sistema Hapvida, tem em sua rede 336 casos de pacientes recuperados, com alta hospitalar, por infecção pelo novo coronavírus (covid-19) com registro de morte de 19 pessoas.

A empresa tem ainda 91 (noventa e um) internados, entre suspeitos e confirmados, em leitos de enfermaria e 52 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com uma equipe de profissionais formada por 15.000 médicos, 900 auxiliares de enfermagem, 6.417 técnicos em enfermagem, 1,952 enfermeiros e 348 fisioterapeutas, o sistema tem planejado e executado ações de manifestação clínica e de tratamento de forma efetiva.

As ações colaborativas dos profissionais se somam as muitas iniciativas e avaliação da capacidade instalada de atendimento queque conta com mais de 2,6 mil leitos, incluindo 555

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761 leitos de UTI e plano de ampliação que poderá aumentar em até 1,5 mil leitos sua infraestrutura, dentre os quais mais 200 leitos de UTI, a depender da necessidade gerada pela curva de infecção da doença.

O enfrentamento a pandemia tem demandado, aquisição de novas máquinas e equipamentos, incluindo respiradores, bem como abertura de Hospitais, como o novo hospital de Mossoró (RN) e de Lauro de Freitas (BA).

Dados divulgados pelo Sistema HAPVIDA, apresentam que há uma concentração de seus beneficiários nas regiões Norte, Nordeste, interior de São Paulo e em Goiânia.

Para alcançar bons resultados no enfrentamento, ações de inovação estão sendo implantadas, como a ampliação da Rede de Tele consulta.

O serviço funciona todos os dias, 24h, de forma dinâmica e simples. A iniciativa é ser um suporte a mais para os clientes e evitar a ida desnecessária para uma unidade hospitalar quando apresentar sintomas que podem ser tratados em casa.

A solução foi desenvolvida pela Maida. health, a partir de inteligência própria em telemedicina e plataforma existentes no mercado, para que pacientes suspeitos de Covid-19 possam ter uma alternativa médica segura.

Para fortalecer o combate ao coronavirus, a Rede Hapvida constituiu uma equipe de monitoramento da pandemia que se reúne diariamente para acompanhar o número de casos por suspeitos e confirmados por Estado, a comissão formada por infectologistas de diferentes estados monitorar a difusão do surto, bem como estuda as melhores práticas para o tratamento. A comissão está cruzando dados etários e de saúde histórica dos beneficiários para medir grupos e localidades de risco, podendo assim se preparar preventivamente para garantir uma cobertura mais eficiente.

Nesta linha de ação, o Sistema Hapvida pretende criar banco de dados com possíveis novos profissionais – médicos e assistentes de enfermagem – para ficarem à disposição, na eventualidade de ter que reforçar as equipes médicas.

Como infraestrutura atual, a companhia conta com 39 hospitais, 43 unidades de pronto-atendimento, 162 clínicas médicas e 132 centros de diagnóstico e laboratoriais. São 2.649 leitos hospitalares, dentre os quais 555 de terapia intensiva.

Neste sentido é evidente que o planejamento das intervenções frente a essa catástrofe sanitária sem precedentes históricos, compreende-se a importância de elaborar ações que contemplem de forma acessível a todos os usuários que demandam o cuidado em saúde.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.28985- 28990 may. 2020. ISSN 2525-8761

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante ressaltar que a infecção por SARS-CoV-2 ainda é muito recente, logo, existem muitos fatores que precisam ser esclarecidos em relação a esta resposta imunológica, durabilidade, capacidade protetora mediante a possibilidade de reinfecção, entre outros fatores. Por isto, a importância no investimento de pesquisas para acompanhamento da Covid-19 tanto na sua progressão, como em relação ao acompanhamento da reposta imunológica dos pacientes que se recuperaram da infecção pelo SARS-CoV-2.

Consideramos que, acompanhar e avaliar os resultados, ora apresentados, são de fundamental importância para a tomada de decisão qualificada.

REFERÊNCIAS

FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Agência Fiocruz de Notícias (AFN). Fiocruz acompanha situação do novo coronavírus no Brasil, 29 jan. 2020a. Disponível em: Acesso em: 29 mar. 2020.

FIP, Federação Internacional Farmacêutica. Epidemia Por Coronavírus SARS-Cov-2: Informações e diretrizes provisórias para farmacêuticos e colaboradores da farmácia, fev. 2020. Disponível em: Acesso em: 28 mar. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p. OMS , Genebra, 2020. https://www.who.int/news-room/detail/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee- sobre o surto de novo coronavírus (COVID-19). Data de acesso: 29 de março de 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Comitê de Emergência da OMS, Declaração sobre a segunda reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (2005) sobre o surto de novo coronavírus (COVID-19).

WHO. World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 52. World Health Organization, 2020. file:///C:/Users/leidy.abreu/Downloads/OMS-sitrep-52-covid-19.pdf. Citado em 28 de março de 2020.

Referências

Documentos relacionados

a) Cumprir fielmente as obrigações assumidas, de modo que o objeto avençado se realize com esmero e perfeição, executando-o sob sua inteira e exclusiva responsabilidade. b)

1.1 Para os cargos da Carreira de Analista Judiciário: Área Apoio Especializado - Especialidade Análise de Sistemas; Área Apoio Especializado -

Análise dos autos revela que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), através de sua Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e Valorização

Para digitalizar a partir do vidro da mesa do scanner usando o botão Simplex ou os botões de digitalização no utilitário One Touch, primeiro é preciso remover todas as páginas

Divisão Neuroquímica do SNA Simpático Parassimpático neurônio pré-ganglionar neurônio pós-ganglionar acetilcolina acetilcolina receptores nicotínicos e muscarínicos

Com os resultados obtidos, foi possível concluir que a eficiência do painel fotovoltaico aumenta com a diminuição da temperatura; a eficiência do painel não

A REN tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de electricidade e gás natural, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança,

Caso os frameworks e os groupkits disponíveis não dêem suporte à implementação do ambiente CSCL, o projetista deve analisar os ambientes de programação e verificar qual deles a