• Nenhum resultado encontrado

Grupo de Pesquisa em Ciências e Tecnologias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Grupo de Pesquisa em Ciências e Tecnologias"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

Taxonomia: é a ciência responsável pela classificação dos seres viços.

!

São grupos de palavras utilizadas na classificação dos seres vivos. As principais são as seguintes: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

" ! # !

• $ : é um conjunto de filos

• % & ' : é um conjunto de classes • & : é um conjunto de ordens • : é um conjunto de famílias • % (& : é um conjunto de gêneros • ) : é um conjunto de espécies

• #*! : É um conjunto de seres vivos semelhantes que

podem se reproduzir em condições naturais, originando descendentes semelhantes e férteis.

+ #

a) Quando dois organismos pertencem a mesma

categoria taxonômica, os mesmos deverão pertencer a qualquer categoria acima daquela considerada.

b) Quanto menos for a categoria taxonômica maior será a semelhança entre os organismos, pois maior será o grau de parentesco entre os mesmos.

c) Em botânica usa,se o termo divisão em substituição a filo.

, & - ! . /

a) Reino Animalia

b) Filo Cordata

c) Classe Mamalia

d) Ordem Primatas

e) Família Hominidae

f) Gênero Homo

g) Espécie Homo sapiens

0 !& ' (- ! 1 2

0 1 3

Uniformiza o nome dos seres vivos; facilita o entendimento científico e evita as confusões que ocorrem com os nomes regionais.

0 $ ! !& ' 4 &5 !

a) O nome científico dos seres vivos deve ser escrito em latim.

Ex: Apis mellifera (abelha); Treponema pallidum (bactéria da sífilis).

b) A denominação da espécie deve ser binomial, onde o primeiro termo corresponde ao gênero e o segundo a espécie (termo ou epíteto específico).

Ex:Mangifera índica(mangueira)

c) O termo genérico deve ser escrito com inicial maiúscula, enquanto que o termo específico escreve,se com inicial maiúscula.

d) Em textos impressos a escrita dos nomes científicos deverá ser feita com letras em itálico ou em negrito. Se o texto f0or manuscrito emprega,se o grifo.

Ex: Enterobius vermiculares: #& ; Vibrio

cholerae

e) A nomenclatura para subespécie (raça) deve ser trinomial, sendo que o termo que a representa, deve ser escrito com inicial maiúscula e colocado após o termo específico.

Ex:Homo sapiens sapiens

f) Se houver subgênero, o mesmo deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parênteses e colocado entre os termos genérico e específico.

g) As categorias de reino até gênero devem ser uninomiais e escritas com inicial maiúscula.

Ex:Animália(reino),Chordata(filo),Mammalia(classe)... h) Quando se conhece o gênero e se desconhece a espécie a que pertence um organismo pode,se empregar #. Ex:Anopheles sp

i) Terminações taxonômicas: (família animal); (subfamília animal); ! (família vegetal).

$ 6

1. (Unicamp) Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de, simplesmente, “rã pimenta”, como dizem os pescadores.

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

2. (UFPa) Os sistemas contemporâneos de classificação focalizam a sistemática sob um ponto de vista evolutivo, bem diferente do enfoque fixista de Lineu. Mesmo assim, as linhas gerais da classificação lineana continuam sendo usadas: as cinco categorias originais (Reino, Classe, Ordem, Gênero e Espécie), acrescidas de mais duas (Filo e Família). Como você se classificaria nas categorias taxonômicas abaixo relacionadas. Filo:_______________________________________

Classe:_____________________________________

Ordem: ____________________________________

Família:____________________________________

Gênero: ____________________________________

3. (UFPa) Iniciando com a espécie, assinale a ordem correta das categorias taxonômicas:

a) espécie, ordem, gênero, família, classe, filo, reino. b) Espécie, gênero, ordem, famiília, classe, filo, reino. c) Espécie, família, gênero, filo, ordem, classe, reino. d) Espécie, gênero, ordem, família, filo, classe, reino. e) Espécie, gênero, família, ordem, classe, filo, reino.

4. (UEPA) O nome indicado pelo número 2 refere,se ao (à)___________a que pertence o ser vivo.

Aedes Stegomya aegypti

Gênero Espécie

Gênero Espécie Subespécie

1

2

3

(2)

a) filo

b) gênero

c) subgênero

d) espécie

e) subespécie

$ 7 $ 1 1

$

O reino monera reúne seres procarióticos e unicelulares, de tamanho microscópico, autotróficos ou heterotróficos. Hoje graças à contribuição da biologia molecular, sabemos que este reino inclui dois grupos de organismo procarióticos bem distintos: eubactérias e árqueas (ou arqueobactérias).

$ 8 ! 98 :

Muitos biólogos criticam a existência do reino protoctista por se tratar claramente de um grupo que reúne organismos com origens evolutivas muito diferentes. Por enquanto, a divisão em cinco reinos continua a ser a mais difundida e, segundo ela, o reino protoctista inclui os protozoários, seres eucarióticos, unicelulares e heterotróficos, e as algas, seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.

$ %'

O reino fungi inclui os fungos, seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares, que se assemelham as algas na organização e na reprodução, mas diferem delas por serem heterotróficos. Seus representantes mais conhecidos são os cogumelos.

$ 8&

O reino plantae reúne as plantas, seres eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes. As plantas têm células diferenciadas, que formam tecidos corporais razoavelmente bem definidos. Musgos, samambaias, pinheiros e plantas frutíferas são os principais grupos que compõe o reino plantae. O que caracteriza esse reino é o fato de seus representantes formarem embriões multicelulares compactos que, no início do desenvolvimento, retiraram alimentos direto da planta genitora.

$ &

O reino animalia reúne os animais, seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. Esse grupo inclui uma grande variedade de organismos, desde muito simples, como as esponjas, até animais complexos, como os cordados, grupo ao qual pertencemos. A característica mais típica dos animais é apresentarem, no início do desenvolvimento embrionário, um estágio chamado blástula.

1( '

Os vírus não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos, pois não apresenta células (são acelulares), a unidade fundamental de todos os outros seres vivos. São constituídos por uma ou algumas moléculas de ácido nucléico que pode ser o DNA ou RNA, envoltas por um revestimento de proteínas. Os vírus são sempre parasitas intracelulares, pois somente conseguem se reproduzir no interior de células de outros seres. Quando estão fora da célula hospedeira, são completamente inertes e não se reproduzem. No interior do hospedeiro apropriado, porém, um único vírus pode originar centenas de vírus idênticos.

(3)

" No ciclo lítico, o material genético viral se multiplica

intensamente no interior da célula hospedeira, dando origem a vários novos vírus. Assim, chega o momento em que ocorre a lise(ruptura) da membrana celular, liberando os vírus – sendo que cada vírus é capaz de parasitar uma outra célula. Já no ciclo lisogênico, a célula é inicialmente preservada. O material genético do vírus se funde ao da célula formando o provírus. Desse modo, o DNA viral será transmitido a todas as células, filhas. Esse provírus usará os aminoácidos da célula para sintetizar as proteínas da cápsula viral, originando novos vírus. Ocorrerá, então, a transformação do ciclo lisogênico em ciclo lítico, quando os novos vírus tomarem conta do citoplasma da célula hospedeira. Essa transformação é denominada indução.

$ 6

01 , (UEM) A ciência permitiu o desenvolvimento de culturas de bactérias do gênero Rhizobium, que são comercializadas e facilmente adquiridas pelos agricultores. Estes promovem a inoculação das bactérias nas sementes de plantas como soja e feijão, garantindo a formação de nódulos radiculares e o fornecimento de nitrogênio para a planta. Com relação a esse tema, assinale a alternativa ! .

A) As bactérias do gênero Rhizobium são organismos procariotos.

B) As bactérias do gênero Rhizobium, juntamente com as cianobactérias, pertencem ao reino Monera.

C) Soja e feijão são exemplos de plantas vasculares pertencentes ao grupo das angiospermas.

D) A associação descrita no enunciado é conhecida como micorriza.

E) As bactérias do gênero Rhizobium e as cianobactérias são fixadoras de nitrogênio atmosférico (N2).

02 – (PUC , RJ) Hoje a classificação dos seres vivos admite três domínios: Archaea, Bacteria e Eucaria que englobam, respectivamente, os seguintes representantes:

A) metanogênicos, animais e protozoários. B) protozoários microrganismos e vegetais. C) cianobactérias, protozoários e vegetais. D) vegetais fungos e animais.

E) hipertermofílicos, pneumococos e fungos.

03 – (PUC , RJ) Líquens são considerados colonizadores de superfícies inóspitas porque são basicamente auto,suficientes

em termos nutricionais. Isso se deve, entre outros, ao fato de os líquens serem compostos por uma associação entre:

A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.

B) bactérias anaeróbias e fungos filamentosos com grande atividade fotossintetizante.

C) vegetais fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.

D) bactérias anaeróbias heterotróficas e cianobactérias que fazem fotossíntese.

E) protistas heterotróficos por absorção e protistas autotróficos por fotossíntese

04 , (UERJ) A compostagem, uma prática agrícola bastante antiga, envolve a ação microbiana sobre resíduos orgânicos e constitui,se em um processo relativamente simples, que pode minimizar o problema do lixo nas cidades. A ação dos microrganismos sobre a matéria orgânica apresenta, dentre outras, a seguinte conseqüência:

A) produção de oxigênio por bactérias autotróficas B) liberação de nutrientes para consumo pelos autótrofos C) formação de compostos nitrogenados tóxicos para os heterótrofos

D) diminuição do metabolismo respiratório dos organismos heterótrofos

05 – (UFMG) Observe esta figura, em que estão representados alguns seres vivos presentes no solo de uma mata, com a medida dos respectivos tamanhos:

Considerando,se os seres vivos representados nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

A) os animais que apresentam tamanho maior favorecem a permeabilidade dos solos férteis.

B) os fungos e as bactérias são responsáveis pela degradação da matéria orgânica no solo.

C) os organismos menores se caracterizam por alto metabolismo e eficiência na reciclagem de materiais.

D) os protozoários representados constituem o primeiro nível da pirâmide alimentar.

06 , (PUC , RJ) Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:

I. Considerando,se o nível de organização dos protozoários, pode,se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus.

II. Pode,se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente.

(4)

+ III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita

plasmódio.

a) Apenas a II está correta b) Apenas a III está correta c) Apenas a I e a II estão corretas d) Apenas II e III estão corretas e) Todas estão corretas.

07 – (UNESP) Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como “maré vermelha” cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados. (Jornal Vale Paraibano, 01.02.2003). A maré vermelha é causada por:

A) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha. B) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. C) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.

D) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.

E) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

; <

; & é um ramo da biologia que engloba todos os aspectos da biologia animal, inclusive relações de animais com o meio ambiente.

3

$ =É a divisão imaginária do corpo de um animal em metades opostas que devem ser semelhantes externamente. Os animais podem ser * ! , como a maioria das

esponjas,do,mar; ter & (quando planos

longitudinais, que passem pelo centro do corpo, dividem o animal em partes iguais), encontrada em algumas esponjas, em cnidários (como a anêmona,do,mar) e em equinodermos (como as estrelas,do,mar); ou ter > & &(quando há apenas um plano que divida o corpo em duas metades iguais) que é encontrada na maioria dos animais. Nesse último caso o animal fica dividido em lado direito e esquerdo que são perfeitamente simétricos.

Exemplos de simetria radial e simetria bilateral respectivamente

?@

-

É a repetição de partes do corpo ao longo da sua extensão, observada em alguns organismos de simetria bilateral. Os segmentos que se repetem são chamados de A , e podem ou não ser iguais. Conseqüentemente a pode ser homônoma (em minhocas, por exemplo) ou heterônoma. Nos animais com metameria heterônoma as partes do corpo se agrupam formando regiões e pode ser reconhecida nos vertebrados (corpo dividido em cabeça, corpo e em alguns existem membros) e nos artrópodes (regiões cefálica, torácica e abdominal como nos insetos).

Alguns animais de simetria bilateral, como os moluscos, não apresentam metameria sendo então chamados de ametaméricos.

$1 $ % < B 7 3

Poríferos – Celenterados – Platelmintos – Nematelmintos – Moluscos – Anelídeos – Artrópodes – Equinodermas –

Cordados.

7 7 $ < ;

&é sinônimo de metazoário e estes são compostos de numerosas células, ao menos parte dessas dispostas em camadas diferenciadas em muitos tipos, os quais desempenham diferentes funções (divisão de trabalho). Com exceção das esponjas, existe sistema nervoso, o qual é centralizado na parte anterior do corpo da grande maioria dos animais bilaterais. Em geral os gametas, que constituem a linhagem germinativa, são produzidos em órgãos, assegurando a continuidade da vida de um soma, cujas células, à exceção das esponjas, não participam da reprodução. Podemos afirmar que são seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.

O Reino Animal pode ser dividido em dois sub,reinos, o 8 C (formado por animais que não apresentam tecidos verdadeiros) e o ' C (formados por animais que apresentam tecidos verdadeiros).

= 8 $6% $ 9 8 D $ :

8 - é um filo do reino Animalia, sub,reino8 C , onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.O nome do filo vem do Latim porus "poro" e ferre "carregar". Estes organismos são primitivos, sésseis (fixos), sua grande maioria é marinha, mas podem ser dulcicolas, alimentam,se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, com tecidos parcialmente diferenciados (parazoas), porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos à uma colônia celular de coanoflagelados,(o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta,se por si própria. São diblásticos, acelomados e com simetria radial ou assimetria.

(5)

, 5! E São células flageladas que estão relacionadas

com a captura a digestão intracelular.

8 !5! E São células achatadas que fazem o

revestimento externo do animal.

#(!'& ESão estruturas formadas por carbonato de cálcio que fazem a sustentação no corpo desses animais.

&* E Líquido gelatinoso onde estão mergulhados as espículas e os amebócitos.

' # ! & E Corresponde à cavidade central sendo revestida pelos coanócitos.

8 ' F E São aberturas revestidas por células chamadas de porócitos que permitem a entrada de água no corpo do animal.

F !'& E É a abertura superior que serve que serve para a saída de água e excretos (resíduos) do corpo do animal.

>5! E São células localizadas na mesogléia e estão relacionadas com a digestão, regeneração e reprodução desses animais.

5! ESão células musculares que controlam a abertura e o fechamento do ósculo e dos poros.

$ 6

1) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub,reino Parazoa?

a) Ausência de epiderme. b) Ocorrência de fase larval.

c) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos. d) Hábitat exclusivamente aquático.

e) Reprodução unicamente assexuada.

2) (FUVEST) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:

a) respiração e excreção por difusão direta.

b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.

c) hábitat aquático, vivendo presos ao fundo. d) células organizadas em tecidos bem definidos. e) alta capacidade de regeneração.

3) (UFBA) No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão. São elas, respectivamente:

a) solenócitos e macrófagos. d) histiócitos amebócitos. b) coanócitos e amebócitos. e) coanócitos e histiócitos. c) cnidoblastos e nematocistos.

4) (UFJF,MG) Observe as seguintes afirmativas:

I , A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células. II , A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo , átrio , óstios.

III , Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.

Assinale:

a) apenas I estiver correta.. b) apenas I e II estiverem corretas. c) se I, II e III estiverem corretas. d) apenas II e III estiverem corretas e) apenas I e III estiverem corretas.

5) (UFBA) No mesênquima dos espongiários, podemos encontrar células com diversas funções, exceto: a) originar gametas.

b) transportar substâncias para outras células. c) produzir espículas calcárias ou silicosas. d) transmitir estímulos nervosos.

e) contribuir na digestão intracelular.

6) (UFV – MG) O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:

a) transportar substâncias para todo o animal. b) originar elementos reprodutivos.

c) formar o esqueleto do animal.

d) provocar a circulação da água no animal. e) dar origem a outros tipos de célula.

>

G' . $ # G' . $ #

C + E

D , D

" B 0 D

=

< $ 7 9 7 $ :

Cnidários também chamados ! & . São animais inferiores que apresentam organização ao nível de tecido, na qual há especialização de células e grupos de células. Esses dois nomes trazem informações importantes sobre a estrutura desses animais. Celenterados, etimologicamente, significa dotado de cavidade intestinal (ou digestiva). De fato, os celenterados foram, filogeneticamente, os primeiros animais que desenvolveram um '> 2 . A palavra cnidário vem do gregoknide, ' . Seu corpo, ao entrar em contato com a pele de outros animais, como o homem, provoca uma reação urticante, que pode ser fatal.

• Os celenterados têm células que demonstram um grau de diferenciação e de especialização maior que o verificado nos poríferos;

• Possuem um sistema digestivo (incompleto);

• São providos de sistema nervoso e muscular.

• Os celenterados são animais >&H ! (possuem ectoderme e endoderme), ! & (não

(6)

0

possuem celoma) e # (blastóporo

evolui originando a boca). A simetria é do tipo &. A maioria vive em ambientes marinhos, embora haja alguns exemplares de água doce (dulcícolas). Muitos deles formam colônias gigantescas, como os corais. Algumas formas são livres, e se movimentam por jatopropulsão, e outras são sésseis (fixos), como os pólipos.

Um dos celenterados mais conhecidos é a água,viva (Aurelia aurita), responsável por numerosos casos de queimaduras em banhistas. Seu corpo contém mais de 95% de água, o que explica o seu nome.

Os ! - ! são enormes colônias formadas por uma quantidade gigantesca de pequenos animais fixos, que crescem e se desenvolvem uns sobre os outros. Os animais mais antigos, que ficam na base da colônia, morrem e deixam a sua estrutura calcária, que serve de suporte para as gerações mais jovens. Recifes de corais podem atingir dimensões de centenas de quilômetros. Há dois tipos morfológicos básicos de celenterados:

85& # : séssil, forma cilíndrica, base presa a substrato; boca superior, rodeada por tentáculos; vivem isolados ou formando grandes colônias (brotamento), unidos uns aos outros por seu exoesqueleto (corais).

' : livre,natante, forma semelhante a "guarda, chuva". A boca fica voltada para baixo e pode estar circulada por longos tentáculos onde se concentram numerosos ! >& : células típicas desse filo, que “disparam e injetam” um líquido urticante e de efeito paralisante nos animais (funções de captura e defesa). Em diversas espécies, as formas de pólipo e medusa se alternam dentro do mesmo ciclo vital. Há outras espécies em que só ocorre um dos dois tipos morfológicos.

Pólipos e medusas apresentam a mesma estrutura interna, com as duas camadas de células (epiderme e gastroderme) e a mesogléia entre elas.

Os celenterados são animais carnívoros, e se alimentam de pequenos crustáceos, de larvas de insetos, de moluscos e de pequenos peixes.

Por ação dos ! >& , o celenterado paralisa a sua presa, que é recolhida pelos tentáculos até a boca. Depois de sofrer digestão extracelular e intracelular, o alimento é distribuído por difusão para todas as outras células do corpo.

As trocas gasosas e a excreção de resíduos metabólicos se processam por difusão através da superfície do corpo. Como o corpo é uma camada relativamente delgada (fina), moléculas pequenas como o O2, o CO2 e a amônia podem atravessá,lo com facilidade.

Há um sistema nervoso rudimentar, formado por células que se interligam formando uma rede nervosa. Essa rede está

localizada logo abaixo da epiderme. 2

! & * !I -' ou !'& . Graças a esse sistema nervoso, os celenterados podem reagir adequadamente aos estímulos ambientais, o que permite escapar de predadores e capturar as presas com maior facilidade e eficiência.

>& , chamadas também de células urticantes, características de celenterados, sua função é de - e ! # ' & . São células altamente especializadas, concentrando,se principalmente nos tentáculos. Este é

formado principalmente por ! (cavidade que

produz o líquido urticante ou actionocongestina) e J!& . Alguns cnidoblastos podem possuir na superfície do seu epitélio, um pequeno prolongamento do citoplasma formando uma estrutura saliente denominada ! !(& . O cnidocílio é o órgão que recebe, transmite e determina a explosão do cnidoblasto.

$ 8 $ ?@ , as trocas gasosas dão,se através da superfície geral do organismo. Não há órgãos respiratórios.

$ ?@ , dá,se através da superfície geral do organismo.

$ < ?@ , não apresenta sistema circulatório.

$ 8$ 7 ?@

A maioria dos celenterados apresenta reprodução sexuada e assexuada, sendo grande o número de espécies que apresenta alternância de gerações ( ) ). Nesse caso, a forma polipóide produz assexuadamente pequenas medusas que, após um período de desenvolvimento, produzem gametas de cuja fusão resulta o zigoto.

A fecundação é externa na maioria dos celenterados, havendo espécies em que o encontro dos gametas ocorre dentro da cavidade gástrica. Nos casos em que o desenvolvimento é indireto (todas as espécies marinhas) o zigoto formado dá origem a uma larva ciliada (#&A '& ). Após algum tempo a larva se fixa ao substrato dando origem a um novo organismo (#5& # ).

Nas espécies que apresentam apenas a forma de pólipo, esse se reproduz sexuadamente originando novos pólipos. Os espermatozóides são liberados na água, nadando ao encontro do óvulo. A fecundação e as primeiras divisões ocorrem com o zigoto ainda preso ao organismo materno. Como seqüência do processo, o embrião se destaca e

(7)

K transforma,se em um pólipo jovem que na maturidade repete

o ciclo.

$ 6

7) (UNIFOR , CE) A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário:

A fase que ocorre logo após a reprodução sexuada é a representada em:

a) I. b) II. c) III.

d) IV. e) V.

8) (UFPR) Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1) Coanócitos (2) Células nervosas (3) Átrio (4) Mesênquima (5) Cnidoblastos

( ) Cavidade central das esponjas. ( ) Células de defesa dos celenterados. ( ) Mesogléia, abaixo da epiderme. ( ) Digestão intracelular dos poríferos. ( ) Camada média da estrutura dos poríferos.

a) 3 , 2 , 5 , 1 , 4. d) 3 , 5 , 2 , 4 , 1. b) 5 , 3 , 2 , 1 , 4. e) 3 , 5 , 2 , 1 , 4. c) 5 , 2 , 3 , 1 , 4.

9) (VUNESP , SP) Sobre os celenterados são feitas três afirmativas. Observe,as:

I , A maioria dos cnidários têm hábitat aquático, sendo poucas as espécies de hábitat terrestre, as quais são representadas por pólipos.

II , Os cnidários são urticantes e, para isso, dispõem de baterias de células especializadas chamadas coanócitos. III , Alguns cnidários se reproduzem por alternância de gerações, quando então os pólipos dão medusas e as medusas dão pólipos.

Assinale:

a) se apenas uma afirmativa estiver correta. b) se as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se as três afirmativas estiverem corretas.

10) (FUVEST) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?

a) esponjas , à custa de secreções calcárias.

b) celenterados , à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo.

c) pólipos de cnidários , à custa de secreções calcárias. d) poríferos , à custa de material calcário do terreno. e) cnidários , à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

11) (UFV , MG) A digestão dos celenterados ocorre:

a) nos meios intra e extracelulares. d) no meio intracelular. b) no meio extracelular. e) no celoma posterior. c) no celoma anterior.

>

G' . $ # G' . $ #

K C L C

M E A

N A

,8< <

Os vermes apresentam considerável progresso em relação aos poríferos e celenterados. Podemos constatar isso

(8)

M caracterizando os platelmintos: trata,se de animais de simetria

> & &O >&H ! O ! & , # O com sistema nervoso centralizado, sistema digestivo incompleto e dispondo de sistema excretor e gônadas permanentes.

Possuem o corpo achatado dorso,ventralmente. A maioria das espécies é parasita, vivendo no trato digestivo de muitos animais, especialmente vertebrados. Os de vida livre (planária) encontram,se nos mais variados ambientes: em todos os mares, na água doce e mesmo na terra, onde preferem a umidade encontrada sob pedras, troncos podres e cascas de árvores.

8& H

Um dos mais conhecidos platelmintos é a #& H (Dugesia tigrina). Ela será o exemplo considerado no estudo das características gerais desse filo. Ela é da classe ' > &H O vida livre. Possui: 4 ! é uma abertura que funciona como ânus; % # ! H & é uma estrutura tubular alongada, que serve para capturar alimentos; ! & são estruturas fotorreceptoras (promovem percepção da luz), mas não formam imagens; ' (!'& são duas projeções laterais quimiorreceptoras (percebem presença de substância químicas), (& são filamentos localizados na região ventral, que contribuem com o muco secretado por glândulas, na locomoção por deslizamentos; 8 & é o orifício por onde ocorre a troca de espermatozóides durante - !' . ! 'C

São animais 5 ! (hermafroditas), com

- !' . , ! 'C (são necessários dois

indivíduos) e 2 &2 (sem larvas).

Possuem um grande poder de regeneração, através da laceração ou fragmentação espontânea (reprodução assexuada). *&'& =-& O & 5! ' # - ( são células ciliadas responsáveis pela ! . #& & .

8< < 7 $ B7

!I

Helminto da classe trematódeo causador da

P' , popularmente conhecida no Brasil como

"Barriga d'água", "Xistose" ou "Bilharziose". É um trematodo de sexo separado e nítido dimorfismo sexual (dióico).

• No homem se localiza no sistema # =I #H !

(fígado).

• Tramissão é feita pela penetração da larva ! !H no

homem através da epiderme.

• Ciclo evolutivo é do tipoI ) ! (dois hospedeiros)

a forma infectante são as larvas.

• Fecundação interna, havendo casos de pedogênese.

• / # - 2 : aloja a fase sexuda do parasita:

homem; sendo infectado pela larva cercaria.

• / # : (abriga a fase assexuada

do verme): Caramujo da família Planorbidae (gênero Biomphalaria), sendo infectado pela larva !( .

• : Mal,estar, cansaço, problemas

gastrointstinais, hemorragias e inflamações no intestino, fígado, baço e outros orgãos, fezes com muco e sangue, cólicas, anemia, desidratação, etc...

Os vermes adultos vivem nas vênulas da mucosas intestinal, onde desovam. Os ovos geralmente são eliminados com as fezes do hospedeiro. Se as fezes contaminadas atingirem a água, em geral açudes ou lagoas, a casca do ovo se rompe e eclode o miracidio (larva) que, se encontrar um hospedeiro adequado (caramujo do gênero Biomphalaria)

A larva penetra transformando,se em esporocisto que por reprodução assexuada darão origem a larvas denominadas cercarias que abandonam o caramujo e nadam em busca do hospedeiro definitivo que pode ser o homem ou outro mamífero. As larvas perfurando a pele do hospedeiro atingem a circulação sangüínea, passando pelo coração e pulmões, transformando,se adultos quando atingirem o -( . Daí, machos e fêmeas unidos migrarão até o plexo hemorroidário superior.

8 - & 3

Saneamento básico, eliminação do caramujo por agentes químicos (carmujicidas) ou biológicos, ferver água a ser ingerida, uso de calçados, dar destino adequado às fezes.

(9)

N - & 3

• Os !I apresentam ! # !I no sentido

=2 l e forma de - &I , possuindo em sua região ventral o! & !5- , que serve para abriga uma ou mais fêmeas no momento da cópula;

• As -) apresentam corpo cilíndrico e são mais

compridas que os machos;

• São 5 ! , sendo -) P'

!I ;

• Apresentam ' 2 em sua região2 &; • Os 2 têm um grande # I & & que provoca

ulceração (feridas) na mucosa intestinal, com sangramento e inflamação;

• São # .

& '

Helmintos da classe causadores da (

e ! ! , popularmente conhecida como “solitária”. As duas espécies são monóicas, ou seja, são hermafroditas (sexos juntos) e com autofecundação.

• Os adultos se alojam no intestino delgado do homem

e as larvas (cisticercos deT. solium) podem se situar no cérebro e outros elementos do sistema nervoso, globo ocular, no tecido subcutâneo, nos músculos.

• / : Ele ingere as larvas ! ! !' por

meio da carne mal assada do porco ou do boi. Os cisticercos ingeridos se desenvolvem para o intestino delgado. Posteriormente o adulto se fragmenta soltando seus proglotes contendo ovos através das fezes ou espontaneamente para o meio externo.

• '( ' 4 2 3Eles ingerem ovos e estes

se rompem no tubo digestivo liberando embriões. Estes na circulação sangüínea indo até a musculatura onde se transforma em larvas! ! !

• Ciclo é do tipo heteroxênico. • Ocorre a autofecundação.

• / # - 2 3 caracteriza,se pela fase

sexuada do verme; homem sendo infectado pela larva cisticercus.

• / # H 3 Bovinos ou Suínos,

sendo infectados pelos ovos.

• 3 Dores abdominais, bulimia (fome

exagerada), anorexia (falta de apetite), distensão abdominal, náuseas, vômitos, diarréias, insônia, fadiga, irritação e desnutrição.

(

3

É transmitida pela Taenia solium (pelo porco) e Taenia saginata (pela vaca) através da carne mal assada ou cozida contendo larvas; determinada pelo verme adulto; O adulto provoca lesões e distúrbios no intestino delgado.

: & ' 9! !I : >:

! !

3

A cisticercose humana ocorre por ingestão de ovos ou proglote grávido de T. solium ou por auto,infecção interna, ocorrida em indivíduos que possuem teníase determinada por essa espécie do parasita. No intestino as larvas liberadas dos ovos penetram na mucosa intestinal e atingem a corrente circulatória, podendo ser carreadas para o cérebro, olhos, músculos, etc., locais onde o cisticerco pode se instalar, determinando patologias características a esses locais de instalação.

- & 3Os adultos se apresentam com o corpo achatado no sentido =2 & e em forma de fita. É dividido em três regiões chamadas! > ou !5& O ! & e 5> & , não apresentando sistema digestório. O !5& é responsável pela fixação do animal na mucosa do intestino; é nele que encontramos 2 (auxiliam a fixação), (somente na T. solium), !I s (somente na T. solium). O # ! ou ! & é responsável pelo crescimento do animal. # ou

5> & é constituído por unidades chamadas # & ,

que podem ser: ' O ' 2( ! Os ovos

apresentam forma esférica, sendo o embrião denominado

I ! ou ! - (apresenta três acúleos ou

ganchos).

(10)

L 8 - & : Saneamento básico; Não comer carnes mal

cozidas de porco e de boi; tratamento do doente; dar destino adequado as fezes; lavar bem os alimentos (cisticercose).

=% < 7 8< < 3

7 @ – 8 , do tipo incompleto (apresenta boca, faringe protátil e intestino ramificado), com digestão

! &'& . Os Cestódeos (Taenias) não possuem sistema digestório.

$ 8 $ ?@ – ' O com # . !' A

por -' . .

$ < F$ – ' .

$ ?@ – 8 , seno representado pelas células flama, são animais Amoniotélicos (excretam amônia).

$1 – 8 , do tipo ganglionar ventral, sendo constituído por um par de A & ! > O com dois cordões nervosos longitudinais.

$ 8$ 7 $– 8 , com reprodução assexuada (por laceração) e sexuada (por fecundação interna). São monóicos ou dióicos. O desenvolvimento dos platelmintos poder ser direto ou indireto, havendo a formação de larvas: !( O

! !H e! ! !

< $, 8

= <

Os nematelmintos incluem vários parasitas de seres humanos (como a lombriga e os causadores do amarelão e da elefantíase) e parasitas de raízes de plantas. Há, também, representantes de vida livre, que se desenvolvem na água ou em solo úmido. Possuem três folhetos embrionários (são triblásticos) e, como inovação em relação aos platelmintos, um tubo digestório completo, com boca e ânus. Sua digestão é predominantemente extracelular. São pseudocelomados e protostômios.

O tubo digestório completo trouxe vantagens para a digestão. Como o alimento não retorna pela porta de entrada, o animal não espera que os resíduos sejam eliminados para ingerir outra porção. A digestão extracelular relaciona,se com o alto grau de especialização celular: poucos tipos de células estão envolvidos na secreção de enzimas digestivas e na absorção de nutrientes, enquanto as demais executam outras funções, beneficiando,se dos nutrientes que recebem.

O formato cilíndrico do corpo determina maior distância entre a superfície e as células mais internas. Há uma ampla cavidade cheia de fluido, que serve como “esqueleto hidrostático”, pois mantém a forma do animal e proporciona sustentação, facilitando ainda a distribuição de substâncias (como nutrientes, resíduos e gases). Não há sistema cardiovascular nem respiratório.

No corte transversal de um nematódeo, vêem,se a parede corporal e, mais internamente, o tubo digestório. A epiderme é formada por uma única camada de células e recoberta por uma cutícula espessa e pouco distensível. Sob a epiderme, há uma camada muscular, cujas células se dispõem longitudinalmente. Quando a musculatura se contrai, o animal sofre um encurtamento e aumenta de diâmetro. No entanto, a cutícula impede uma grande distensão do corpo, acarretando aumento da pressão do fluido da cavidade corporal.

O sistema nervoso dos nematódeos é formado por um anel nervoso ao redor da faringe e por dois cordões longitudinais. O sistema de excreção tem dois canais longitudinais, que se unem em um poro único, posterior à boca.

Os nematódeos geralmente são dióicos. Os espermatozóides, que não têm flagelos, deslocam,se por movimentos amebóides, e a fecundação é interna.

São >&H ! (possuem ectoderme, mesoderme e endoderme), # ' ! & (a cavidade do corpo não é totalmente revestida pela mesoderme) e #

(blastóporo evolui originando a boca). > & &O

O ' H

&

* !

! &' > !

(11)

• Provoca no homem a ! ( ou !

• . 3 Por ingestão de água e alimentos

contaminados por ovos de Ascaris.

• / > ' < ! &3Intestino delgado.

• !& 2 &' 2 3 É monoxênico pulmonar (apresenta

apenas um hospedeiro) sendo a forma infectante: ovos.

• / # - 2 3Homem.

• 7 J > 3 Gastrointestinais, pulmonares (devido a

presença do ciclo pulmonar.

• 8 - & 3 Lavar legumes e frutas, filtrar e ferver água,

higienizar mãos, proteger água e alimentos do contato com insetos, dar destino correto às fezes.

• - & 3 Boca trilabiada, machos menores (15,25

cm), cauda enrolada com dois espículos, fêmeas maiores (25,40 cm), cauda distendida.

ciclo de vida do esquistossomo

!Q& ' & ! ! '

• Provoca no homem a ! & ( ou ! ( =

popularmente chamado amarelão (doença do Jeca Tatu) ou # & .

• . 3 É feita pela penetração ativa da larva

filarióidepela pele, existente no solo.

• / > ' & ! &3Intestino delgado.

• !& 2 &' 2 3 É do tipo ) ! sendo a forma

infectante:& 2 - & 5

• / # - 2 3 /

• & 3 Anemia, náuseas, vômitos, cólicas

intestinais, insônia, geofagia, bronquite, complicações pulmonares (sugerindo pneumonia), pode determinar lesões cutâneas gastrointestinais.

• 8 - & 3 Saneamento básico, não andar descalço,

tratamento do doente, dar destino adequado às fezes.

R'!I > !

-• Provoca no homem a - & O & - ( ,

S'!I

• . 3 É feita pela picada do mosquito '&

- , regurgitando as larvas.

• / > ' & ! &3Vasos linfáticos.

• !& 2 &' 2 3 É do tipo I ) ! sendo que as

formas infectantes:& 2 - & 5 e as ! - &H (embriões).

• / # - 2 3 (abriga a fase sexuada do

verme):/ , sendo infectado pela& 2 - & 5

• / # H 3(abriga a fase assexuada do

verme): mosquito '& sendo infectado pelas ! - &H (embriões).

• & 3 A presença do parasita nos vasos

linfáticos ocasiona edema, principalmente nas mamas, bolsa escrotal e membros inferiores, são de principalmente de localização linfática (inflamações, dilatação, rompimento de vasos). As infecções contínuas e repetidas por bactérias podem levar a elefantíase.

• 8 - & 3 Combate ao mosquito (vetor), uso de

mosquiteiros, uso de telas nas janelas e portas, tratamento do doentes.

(12)

> ' 2 !'&

• É responsável pela verminose ' ( ou

>( .

• . 3 Ingestão de ovos através da água e

alimentos ou pelas mãos.

• / > 3Intestino grosso, região perianal.

• 7 J > 3Gastrointestinais, prurido (coceira) perianal. • 8 - & 3 Corte de unhas, destino correto às fezes,

higienização das mãos.

=% < 7 < 3

7 F$ 3 8 O do tipo completo com

digestão extracelular.

$ 8 $ F$ 3 ' , com respiração

aeróbia, por difusão cutânea (através da epiderme) nos de vida livre e anaeróbia nos parasitas.

$ < F$ 3Ausente. $ $3Presente.

$1 3 Presente, sendo representado por um anel nervoso em volta do esôfago.

$ 8$ 7 $: 8 , com reprodução

sexuada (por fecundação). São dióicos (possuem dimorfismo sexual – macho e fêmeas distintos) com fecundação interna. O desenvolvimento é indireto, havendo formação de larvas.

< $38 , sendo representado pela

musculatura longitudinal.

7 $ 1 : 8 , sendo o

revestimento externo feito pela epiderme revestida pela cutícula formada por colágenos (essa cutícula protege o animal as enzimas e outros produtos químicos produzidos no corpo do hospedeiro).

$ 6

12) (PUC,RS) Os platelmintos são animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezível,

proporciona uma grande superfície em relação ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona,se diretamente com a ausência dos sistemas:

a) digestivo e excretor. d) digestivo e secretor. b) respiratório e circulatório. e) secretor e nervoso. c) excretor e circulatório.

13) (UFMG) Observe as figuras que se referem ao ciclo da esquistossomose mansônica.

Em relação às figuras, é correto afirmar que:

a) a infecção ocorre em 1 pelas formas 3, 4 e 5. b) a meiose ocorre da fase 3 para a fase 4.

c) a passagem do indivíduo 5 pelo indivíduo 6 é necessária para que ele dê origem a 4.

d) o indivíduo indicado por 6 é o hospedeiro definitivo do parasito.

e) os indivíduos indicados em 2 localizam,se no sistema porta, hepático de 1.

14) (FUVEST) Impedir que as larvas penetrem na pele, que os ovos caiam na água e destruir os caramujos são maneiras de controlar a transmissão da:

a) malária. d) febre amarela.

b) doença de Chagas. e) cisticercose. c) esquistossomose.

15) (PUC , SP) O doente que apresenta cisticercose:

a) foi picado porTriatoma.

b) nadou em água com caramujo contaminado. c) andou descalço em terras contaminadas.

d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia. e) ingeriu ovos de tênia.

16) (PUC , RJ) O esquema abaixo representa um verme capaz de parasitar o intestino humano.

Assinale a opção que corresponde a uma adaptação desse verme à vida parasitária:

a) fecundação cruzada. b) circulação aberta. c) pigmentos respiratórios. d) excreção por células,flama. e) ausência do tubo digestivo.

17) (VUNESP) Na questão abaixo, relativa às verminoses, são feitas as seguintes afirmações.

I , Andando descalço, o homem pode adquirir a ancilostomose.

II , Comendo carne crua de porco, o homem pode adquirir a cisticercose cerebral.

III , Elefantíase, doença de Chagas e malária são doenças transmitidas por insetos.

Assinale:

a) se I e II estiverem corretas. b) se apenas II estiver correta. c) se I e III estiverem corretas.

(13)

" d) se I, II e III estiverem corretas.

e) se II e III estiverem corretas.

18) (CESGRANRIO) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são,

respectivamente:

a)Ascaris lumbricoidese um mosquito de gêneroCulex. b)Wuchereria bancroftie um mosquito do gêneroCulex. c)Wuchereria bancroftie o caramujo.

d)Schistosoma mansonie a filária. e)Ancylostoma duodenalee a filária.

19) (PUC , MG) Leia, com atenção, as informações abaixo:

I , Triblástico pseudocelomado.

II , Não possui hospedeiro intermediário. III , Larvas desenvolvem,se no solo.

O parasita que possui as características acima é:

a)Taenia solium. b)Ascaris lumbricoides. c)Schistosoma mansoni. d)Enterobius vermiculares. e)Ancylostoma duodenale.

20) (UFU , MG) Analise as seguintes medidas profiláticas:

I , Uso de sapatos e eliminação higiênica das fezes humanas. II , Cozinhar totalmente a carne de porco.

III , Destruição de caramujos planorbídeos.

As medidas I, II e III previnem, respectivamente:

a) o amarelão, a teníase e a esquistossomose. b) a ascaridíase, a cisticercose e a esquistossomose. c) a ascaridíase, a esquistossomose e a cisticercose. d) o amarelão, a cisticercose e a esquistossomose. e) a elefantíase, a teníase e a barriga,d'água.

21) (UNIFOR , CE) A planária e a lombriga são, respectivamente, organismos:

a) pseudocelomado e pseudocelomado. b) acelomado e pseudocelomado. c) pseudocelomado e acelomado. d) acelomado e celomado. e) pseudocelomado e celomado.

>

G' . $ # G' . $ #

B K B

" E M B

+ C N C

, E L A

0 E B

= <

São invertebrados, de ! # & , que não são segmentados e geralmente estão envolvidos por uma concha.

E 3

$ 3Animália ou Metazoa. '>= 3Eumetazoa. % & 3Molluscas.

& 3

• # =caramujos, lemas, caracol, escargot. • 8 & !Q# – ostras, mariscos, mexilhões. • #I & # Epolvos, lulas.

• ! #I # Edentálios. • 8 &Q#& ! #I – quítons.

= $ $6 $

São animais de vida P'H ! (marinhos ou dulcícolas) e

de solo úmido.

Os moluscos são >&H ! O ! & O

# O e ' H

Simetria do tipo> & &

- & 3Possuem! # & O " ! # ! > O #* 2 ! &, corpo na maioria das vezes coberto pela ! !I (formação de calcário, proteica originada por uma dobra cutânea, o ou #H& ) e estruturas com H!'& O - O 2 O

" = 8$ 8 $ 8$ 7 < 3

" E $F8 7 9 $ D :

= - & 3 cabeça, pé e massa visceral, 4 tentáculos, concha univalva, dorsal e enrolada em espiral.

= / > 3aquático

= 2 3livre

, 7 2 &2 3 indireto com fases de ovotrocófora, Véliger,Adulto.

,$ # ' . 3Fecundação cruzada. Monóicos.

, $H '& 3 Estrutura denteada que serve para ralar os alimentos, sendo um órgão relacionado com a alimentação.

, 3 É uma dobra da epiderme responsável pela formação da! !I

" –8 < 68 7 9 $ :

= - & 3 Cabeça ausente, presença de concha bivalva contento massa visceral e pé em forma de machado. Dois sifões (um inalante para entrada d’água e outro exalante para expulsão de água).

, 2 3livre, com alimentação por filtração. ,/ > 3marinho.

= $ # ' . 3fecundação externa. Dióicos.

Algumas ostras, a partir de um grão de areia u qualquer corpo estranho que fique entre o manto e a concha, é envolvido por secreções do epitélio do manto, originando pérolas. Não são todas as ostras que produzem pérolas.

(14)

+ " " E % <F8 7 9< < O 8 <1 :

= - & 3cabeça dotada de olhos muito desenvolvidos, 8 a 10 tentáculos providos de ventosas (fixação). Massa visceral interna, havendo concha interna (pena) nas lulas, enquanto os polvos não têm. Eles têm sifão que elimina água em jato e, quando atacados liberam líquido escurecido formado num órgão dito> &

= 2 E livre, capturando outros animais para se alimentar.

,/ > 3marinho.

,7 2 &2 3direto.

= $ # ' . 3fecundação interna. Dióicos.

" + = %F8 7 97 < :

= - & 3cabeça ausente, concha tubular e ligeiramente encurvada, pé desenvolvido e cavador, tentáculos ou captáculos junto ao pé.

= 2 3geralmente cavam e se enterram na areia. = / > : marinho.

= 7 2 &2 3indireto com as fases de ovotrocófora, adulto.

= $ # ' . – fecundação externa. Dióicos.

" , E 8 < 8< F% $

= - & 3corpo com cabeça e pé na região ventral. = 2 3são fixos, geralmente presos em conchas. = / > 3marinho

= 7 2 &2 3indireto.

= $ # ' . 3fecundação externa. Dióicos.

+ E % <

$ 1 3 Feito por epiderme com uma camada

celular, havendo sobre a mesma (maioria) a concha. A concha é uma estrutura calcária, fabricada pelo manto, com função de revestimento, proteção e sustentação, sendo constituída por três camadas que de fora pra dentro são: Perióstraco, otraco(casca prismática) e camada nacarada (madrepérola).

< ?@ 3 Geralmente feita por contrações do pé ou então através de jato,propulsão.

7 F$ 3 É completo, abrange órgão como > ! O - (com exceção de Pelecípodes, mostra uma formação chamada rádula que faz raspagem de alimentos), esÔfago (ele pode ser dilatado formando papo para armazenamento), estômago contem um bastão chamado estilete cristalino que serve para misturar os alimentos e produzir enzimas digestivas), intestino (pode apresentar um facilitador de absorção, a válvula em espiral) e ânus.

$ 8 $ F$ 3 A maioria apresenta respiração branquial (brânquias laminares) e respiração “pulmonar” (cavidade do manto com vasos capilares funcionam como se fosse uma pulmão nos terrestres).

$ < F$ 3 A maioria possui sistema aberto ou lacunoso, sendo apenas fechado nos Cefalópodes.

$ $3Suas unidades excretoras se chamam

- ou5 . 4 T '

$1 :É do tipo ganglionar onde se observam basicamente três pares de gânglios nervosos interligados por filetes ditos conectivos.

$ <3Neles se destacam alguns receptores como olhos (visão), tentáculos (tato, olfação), estatocistos (equilíbrio), osfrádios (olfação, gustação).

$ 8$ 7 $3 Podem ser dióicos e monóicos com vários tipos de órgão. Em caramujos monóicos destaca,se a presença de órgão de dupla função gonodal, 2

= < 7

São invertebrados que apresentam o corpo

C , ou seja, constituído por * ou

O sendo os mesmos celomados. São conhecidos como vermes cilíndricos segmentados.

E 3

$ 3Animália '>= 3Eumetazoa. % & 3Annelida

& 3

• 8 Q!I – inclui o Nereis. • & !I Einclui as minhocas. • / ' Einclui as sanguessugas.

E $ $6 $

• São considerados vermes superiores que teriam se

originado a partir dos Nematelmintos.

• Simetria > & &O >&H ! O ! & O

#

• / > 3 São animais de vida marinha ou dulcícola ou

terrestre de solo úmido.

8 ! # ' ' 3

& & 3 órgão relacionado com a reprodução, pois produz um casulo, dentro do qual serão eliminados óvulos maduros

8 #5 3 Também chamados de pés laterais, são

expansões laterais do corpo, relacionados com a& ! .

(15)

, 3 São estruturas filamentosas que auxiliam na

locomoção e na fixação do animal. Estão localizadas nos parapódios.

-& & 3 Dobras da parede intestinal que servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.

" = 8$ 8 $ 8$ 7 < 3

" E 8 < G 9 $ :

= - & 3 Corpo cilíndrico com palpos e tentáculos na extremidade anterior, numerosos parapódios onde se implantam cerdas.

= / > 3marinho.

, 2 3predadores.

,7 2 &2 3ovo, trocófora, adulto. = $ # ' . 3esquiogênese, fecundação externa.

" E < G 9 / :

= - & 3 Corpo cilíndrico sem parapódios, poucas cerdas, clitelo desenvolvimento na época.

,/ > 3terrestre.

, 2 3Maioria em galerias subterrâneas. ,7 2 &2 3direto.

= $ # ' . 3fecundação cruzada.

Fecundação cruzada

" E / $ 76 9 :

= - & E corpo achatado, 2 ventosas (anterior e posterior), sem parapóides e sem cerdas clitelo desenvolvidos na época reprodutiva.

=/ > 3dulcícola.

= 7 2 &2 : direto. ,$ # ' . 3fecundação cruzada.

= 2 3sugam sangue que é armazenado ns papos misturados anticoagulante hirundina formando gânglios salivares.

+ E % <

$ 1 3 Apresem,se revestido externamente pela #

< ?@ 3deslocam,se através de contrações musculares sendo que sanguessugas possuem movimentos de U # & U

7 F$ 3.É completo, abrangendo boca, faringe,esôfago, estômago, intestino e ânus.

$ 8 $ F$ 3 Os poliquetos possuem

respiração por brânquias enquanto os demais respiram pelo tegumento.

$ < F$ 3 É fechado, não havendo coração. O que se observa são vasos.

$ $3 Compõe,se de muitas unidades dispostas e pares nos anéis e chamadas nefrídios.

$1 :É do tipo ganglionar.

$ <3 Poucos elementos sensoriais com tentáculos (tato), receptores epidérmicos (luz, tato, olfação).

(16)

0 $ 8$ 7 $3 As minhocas e sanguessugas são

tipicamente monóicas enquanto o nereis é dióico.

= $ $F8 7

São os invertebrados que s caracterizam por

apresentar # !'& O P' & P' e

! # C

E 3

$ 3Animália '>= 3Eumetazoa. % & 3Artropoda

& 3

• ! – inclui gafanhoto, formiga, besouro, mosquito,

borboleta, barata, pulga, piolho, abelha, pulgão, vaga, lume, mosca,...

• ' H! E inclui camarão, lagosta, siri, caranguejo,

tatuzinho,de,jardim.

• !I Einclui Aranha, escorpião, carrapato, ácaro. • I & # Einclui centopéia, lacraia...

• 7 #& # Einclui Embuá (piolho,de,cobra) • Q! #I Einclui Peripatus.

= $ $6 $

• São animais de vida aquática (marinhos ou dulcícolas),

terrestre, aérea.

• São animais triblásticos, celomados, esquizocelomados e

protostômios. Simetria bilateral.

• Provavelmente os artrópodes de originaram dos anelídeos

poliquetos. Em semelhança aos anelídeos poliquetos possuem presença de cutícula (exoesqueleto), metamerização do corpo, presença e sistema nervos ganglionar e ventral.

"= 8$ 8 $ $6 7 $ $F8 7

=Possuem patas articuladas, isto é, com juntas móveis. ,Quanto ao número de patas (podes):

/ H# : Artrópodes com #

! 5# 3Artrópodes com #

7 !H# 3Artrópodes com C #

H# 3Artrópodes com ' #

, É o maior filo em números de espécies.

, A divisão do corpo é:! > O 5 > Omas pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax: ! - & 5

>

= O crescimento é feito periodicamente, realizado través das

' ou !

, O exoesqueleto é constituído principalmente por P' e

# ( , sendo como função: 2 O # . O

' . O alem de permitir a adaptação ao meio

ambiente.

,Classificação quanto ao número de antenas (ceros): ! 3sem antenas.

7(! 3duas antenas. H! 3quatro antenas.

,Classificação quanto ao número de asas (pteros): # 3sem antenas.

7(# 3duas asas. H# : quatro asas.

" = 8$ 8 $ 8$ 7 < 3

" 9 :

• Maior classe dos artrópodes.

• Apresenta o corpo dividido em ! > O 5

>

• Possuem # (hexápodes) '

(díceros); podem apresentar duas asas (dípteros), quatro asas (tetrápteros) ou nenhuma asa (ápteros). São únics vertebrados capazes de voar.

• Apresenta # . P' & e excreção por J>'&

&# I O coração dos insetos possui localização dorsal, sendo formado por sete câmaras consecutivas; não apresenta pigmentos respiratórios

" E $

• Apresentam o corpo dividido em ! - & 5

> V

• Possuem variável número de patas (decápodes em geral)

eP' (tetráceros).

• Apresenta # . 4 P' &, com exceção do

tatuzinho,de,jardim, que apresenta respiração cutânea; excreção é feita pelas &A '& 2 ou antenares, e lançam excretas na base da antena.

• São aquáticos com exceção do tatuzinho,de,jardim.

(17)

K " " E $ / 7

• Apresenta o corpo dividido em! - & 5 e > V

• Possuem # 9 ! 5# :O porém, não

apresentam 9H! :

• Apresentam # . - & P' &Osendo a ! .

feita pelas &A '& !

• São geralmente terrestres.

• Apresenta duas quelíceras (para a injeção de veneno)e

dois palpos (para captura e manipulação dos alimentos, no macho também possui a função de introduzir espermatozóides).

• Não apresentam mandíbula.

• Apresenta ' &A '& - , com função de

tecer a teia (o material é produzido por estruturas denominadas &A '& ( ou &A '&

).

" + E / < 8 7

• Apresentam o corpo dividido em! > e !

• Possuem muitas patas, ' # !

Vapresentam duas antenas (díceros).

• Possuem duas garras de veneno, denominados

- !(#'& ou &I .

• Apresentam # . P' &, sendo a ! .

feita pelos J>'& &# I

" , E 7 8< 8 7

• Apresentam o corpo dividido em! > e ! V

• Possuem muitas patas, # # #

! Vapresenta ' (díceros);

• Não apresentam garras e veneno. Possuem movimento

lento.

• São capazes de enrolar,se

• Apresentam # . P' &, sendo a ! .

feita pelos J>'& &# I

$ 6

22) (UEPB) As estruturas sensoriais microscópicas que realizam função tátil e olfativa nos insetos estão localizadas:

a) nas antenas; b) nas quelíceras; c) nos ocelos; d) nos pedipalpos; e) no aparelho bucal.

23) (MED. SANTOS) As alternativas apresentam estruturas encontradas nos insetos. Assinale a relação que está correta:

a) traquéia , espiráculo; b) peças bucais , ferrão; c) olho composto , omatídeo;

d) tubos de Malpighi , trato digestório; e) asas , tórax.

24) (PUC , Campinas) Os insetos vulgarmente chamados de "traças,dos,livros" são:

a) sifonápteros b) metábolos c) odonatas d) ametábolos e) n.d.a.

25) (FUND. CARLOS CHAGAS) Dos seguintes animais, o que perderia menor quantidade de água pela superfície do corpo, quando exposto ao ar, seria:

a) a minhoca b) o sapo c) a barata d) o homem e) a lesma

26) (MED. UBERLÂNDIA) São características de insetos e aracnídeos, respectivamente:

a) 2 quelíceras , 4 quelíceras;

b) divisão do corpo em: cabeça, tórax e abdômen , divisão em: cefalotórax e abdômen;

c) 2 antenas , 4 antenas;

d) 2 antenas e seis patas , 2 antenas e 8 patas; e) n.d.a.

(18)

M 27) (POUSO ALEGRE) Estudos feitos com certos animais,

principalmente insetos sociais, permitiram evidenciar a presença de certas substâncias que agiam como mensageiros químicos entre o indivíduos. As substâncias em questão são designadas pelo nome de:

a) geléia real b) hormônio c) ferormônio d) odor animal e) erudina

28) (FUND. CARLOS CHAGAS) A abertura anal acrescenta às suas funções específicas as funções de um nefridióporo nos:

a) platelmintos b) nematóides c) moluscos d) crustáceos e) insetos

29) (FUVEST) Os artrópodos apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Dentre eles, os que têm o corpo dividido em: cabeça, tórax e abdômen, e três pares de patas, são os:

a) crustáceos b) aracnídeos c) insetos d) escorpiões e) miriápodes

30) O gafanhoto, a aranha e o camarão têm em comum:

a) um par de antenas;

b) o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen; c) a respiração traqueal;

d) pertencerem ao filo dos artrópodos; e) possuírem 3 pares de patas articuladas.

31) (MED. ABC) Artrópodos e anelídeos possuem como características comuns:

a) metamerismo do corpo e tipo de sistema nervoso;

b) tipo de sistema nervoso e sistema vascular sangüíneo aberto;

c) sistema vascular sangüíneo aberto e celoma reduzido; d) celoma reduzido e metamerismo do corpo;

e) celoma reduzido e tipo de sistema nervoso.

>

G' . $ # G' . $ #

A K C

" C M C

+ D N C

, C "L D

0 B " A

= / 7 $ 9 G 7 $ :

3 O termo Echinodermata (do grego echinos, espinho, e dermatos, pele) refere,se ao fato de a maioria das espécies apresentar espinhos na superfície do corpo.

Bolacha,de,praia Pepino,do,mar

Estrela,do,mar Serpente,do,mar

$ ; ?@ $8 $ < 7

G 7 $ 3Os equinodermos são animais triblásticos, celomados, deuterostômios, não,segmentados, com simetria bilateral nas fases larvais e simetria radial quando adultos e apresentam endoesqueleto (esqueleto interno) de origem mesodérmica. A presença de um endoesqueleto mesodérmico e o fato de serem deuterostômios, entre outras características, fazem dos equinodermos os invertebrados evolutivamente mais próximos dos cordados.

4 < $ <3 Consiste de tubos e bolsas cheios de água do mar, que se comunicam com formações tubulares musculosas e flexíveis presentes na superfície do corpo, os pés ambulacrais. O sistema funciona graças à pressão que as ampolas e os pés ambulacrais exercem sobre a água. Este sistema também permite a locomoção, a fixação do animal e a captura de alimento

8 / O 8 7 < $ 8 8 < 3 A

maioria dos equinodermos apresenta espinhos articulados ligados ao corpo. As pedicelárias são estruturas móveis dotadas de pinças nas extremidades, elas removem os detritos e pequenos animais que aderem ao corpo do ouriço. As pápulas são projeções da parede do corpo e desempenham funções respiratórias e excretoras

" 7 F$ 3Os equinodermos possuem sistema digestório completo, com boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Sua digestão é extracelular e a boca do ouriço,do,mar é situada no centro da face ventral, e possui cinco dentes calcários fortes e afiados, ligados a uma estrutura

(19)

N esquelética chamada lanterna,de,Aristóteles, constituída por

músculos e ossículos.

+ $ 8 $ ?@ $ ?@ 3 Ocorre por meio de brânquias, que também atuam na eliminação das excreções, além de participar das trocas de gases respiratórios.

, $1 $ <3 O

sistema nervoso dos equinodermos consiste em um anel nervoso situado em torno da boca, do qual partem cinco nervos radiais, que se ramificam e atingem todo o corpo.

O sistema sensorial é reduzido, com poucos receptores químicos e táteis, situados ao redor da boca e nos pés ambulacrais.

0 $ < F$ 3reduzido, com o líquido

celômico circulando diretamente em espaços teciduais.

K $ 8$ 7 $3 Os órgãos reprodutores

são desenvolvidos sendo todos dióicos, reprodução sexuada e fecundação externa.

= % < / $7 9 $7 7 :

3O filo Chordata(do latim chorda, corda) reúne cerca de 45 mil espécies atuais, distribuídas em três subfilos: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados), Craniata ou Vertebrata (vertebrados e peixes,bruxa).

Urocordados e Cefalocordados porque não têm crânio nem coluna vertebral, sendo por isso chamados de protocordados. Os representantes do subfilo Craniata caracterizam,se por apresentar crânio e coluna vertebral, esta última apenas nos peixes,bruxa.

$ $6 $ 7 $7 7 3 OS

cordados são animais triblásticos, celomados, metamerizados, e deuterostômios; a maioria possui endoesqueleto, sistema circulatório fechado e coração ventral, localizado abaixo do tubo digestório. Todos os cordados, durante o desenvolvimento embrionário, apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda musculosa pós, anal.

O '> 2 é um cordão único e oco, disposto ao longo da região dorsal do corpo, e têm função de coordenação, e sensibilidade. A ! é uma haste rígida, dotada de flexibilidade, sobre a qual atuam os músculos locomotores. É a primeira estrutura de sustentação corporal, e no embrião jovem e situa,se longitudinalmente entre o tubo neural e o tubo digestivo primitivo.

As - > P' são aberturas pares que se desenvolvem na faringe e têm função relacionada com a respiração branquial. Estão presentes durante toda a vida dos protocordados e dos peixes. Nos anfíbios, até o estágio larval, e em répteis, aves e mamíferos só ocorrem durante parte do desenvolvimento embrionário, sem nenhum papel funcional, e desaparecem antes do nascimento.

" 4% < $ / $7 3 Possuem notocorda durante a fase larval, somente na cauda.

Representantes: Ascídia Habitat: marinho

Sistema Digestivo: completo (boca, ânus) Sistema Nervoso: SNC dorsal

Sistema Excretor: sem especialização Sistema Respiratório: branquial Sistema Circulatório: aberto

Sistema Reprodutor: hermafrodita, fecundação externa, desenvolvimento indireto (larva).

+ 4% < 8/ < / $7 3 São animais

fusiformes, com aspecto semelhante aos peixes, são comumente denominados anfioxos, em virtude das suas extremidades afiladas. A notocorda existe durante toda a vida, e se estende da cabeça à cauda.

(20)

L Representantes: Anfioxo

Habitat: marinho

Sistema Digestivo: completo (boca, ânus) Sistema Nervoso: SNC dorsal

Sistema Excretor: protonefrídeos Sistema Respiratório: branquial Sistema Circulatório: aberto

Sistema Reprodutor: dióico, fecundação externa, desenvolvimento indireto (larva).

, 4% < $ ' 1 $ 4$ 3 Grupo

bastante diversificado representado por sete classes: Cyclostomata, Chondrichytes, Osteichytes, Amphibia, Reptila, Aves, Mammalia.

O nome vertebrata deriva da presença de vértebras arranjadas serialmente que compõem um endoesqueleto axial. Além disso, o encéfalo e vários órgãos sensoriais estão protegidos por um crânio geralmente ósseo.

, < 7 < 7 9 :3 Os

ciclostomados vivem em água doce ou salgada, têm corpo alongado, cilíndrico e sem escamas. Tem como representantes a lampréia e a feiticeira. São

destituídos de mandíbulas e de vértebras típicas; sua caixa craniana e vértebras são cartilaginosas. A boca é dotada de dentes córneos, é circular, e é adaptada à sucção, situa,se na vegião ventral e anterior do corpo. Os ciclostomados possuem respiração branquial.

A lampréia e a feiticeira têm fecundação externa; nas lampréias o desenvolvimento indireto, enquanto que nas feiticeiras o desenvolvimento é direto.

, 7$ 98 :3 Os

Condrictes são peixes cartilaginosos, e os osteíctes são peixes ósseos. CLASSES Chondrichytes (peixes cartilaginosos) Osteichytes (peixes ósseos)

Esqueleto Cartilaginoso Ósseo

Boca Ventral Anterior

Brânquias

(Sem opérculos); com espiráculos; (antes da

primeira fenda branquial) Protegidas (com opérculos), sem espiráculos Fecundação

Internas e sem larva; nadadeiras pélvicas

transformadas em órgãos copuladores

(claspers)

Externa; as larvas são denominadas

alevinos

Bexiga

natatória Ausente Presente

Principal excreta nitrogenado Uréia Amônia Escamas Placóide (dermoepidérmica) Ciclóide, Glanóide, Ctenóide (dérmica: às vezes ausentes)

Linhas laterais Presentes Presentes

Cloaca Presente Ausente (ânus)

Nadadeira

caudal Heterocerca

Homocerca, dificerca

Exemplos

Tubarão, raia, cação, peixe,serra, torpedo, quimera Tainha, pirarucu, linguado, robalo, bagre, pintado, dourado, carpa, truta, poraquê

, " < 8/ 4 9 %64 :3 São vertebrados superiores heterotérmicos que apresentam a pele fina e úmida. $ # 3 Sapo, rã, perereca, salamandra, tritão, cobra,cega, entre outros.

/ > 3 São encontrados em ambientes aquáticos dulcícolas e terrestres

& - ! . 3 São classificados em três (mais importantes) ordens:

• ' 9 ' : W 8 ! & 3 São

aqueles que não possuem calda (sapo, rã, perereca).

• & 9 & : W ' 3 São

aqueles que possuem calda (salamandra, tritão).

• # 9 # :O Q #I

9 - :3 São aqueles que não possuem patas (cobra,cega ou cecília).

, + < $ 8 < 9$B8 :3 São vertebrados superiores pecilotérmicos que apresentam pele grossa e seca.

$ # 3 tartaruga, jabuti, cágado, crocodilo, jacaré, cobras, lagarto, camaleão, iguana, monstro de gila, entre outros.

& - ! . 3estão classificados atualmente em:

• I & 9G' & : ' ' 3

tartaruga, jabuti, cágado.

• ! & 9 ! & : '

< ! 3 crocodilo (Nilo), jacaré (Amazônia), gavial (Ganges), aligátor (Mississipi).

• #I 9 -( :3cobras

PEÇONHENTAS (venenosas)

NÃO PEÇONHENTAS (não venenosas)

Cabeça Triangular Oval

Cauda Curta; afilada

bruscamente

Longa; afilada gradualmente

Olhos Pequenos Grandes

Pupilas Fenda vertical Circulares

Fossetas Loreais (lacrimais)

Presentes (cobra de

quatro ventas) Ausentes

Escamas Carenadas e

imbricadas Lisas e justapostas

Hábitos Noturnos Diurnos

Movimentos Vagarosos Rápidos

Perseguida Atitude de ataque

(enrola,se) “bote” Foge

Exemplos Surucucu Jibóia

• H' 9 H' : ' < ! (& 3

lagarto, lagartixa, camaleão, cobra,de,vidro, iguaria.

• $ ! ! #I & 9$ ! !*- & :3

Rincocéfalo: réptil primitivo em extinção; não peçonhento; existe na Nova Zelândia; conhecido por Tuatara; possui um terceiro olho atrofiado na testa, abaixo da pele.

/ > 3 Ambiente terrestre; alguns são dulcícolas (cágados) e marinhos (tartarugas).

Referências

Documentos relacionados

Você está diante de um espelho plano, vendo-se totalmente.. Manuela deve comprar um espelho para instalar em seu quarto. Ela pretende comprar um espelho que permita ver

Quanto ao conteúdo da Figura 7: com mais de 99% de confiança, o teste de Friedman ratifica ao conjunto de 51 amostras trimestrais a impossibilidade de criação de pares de

requerimento guarde relação com o produto adquirido ou serviço contratado. Na hipótese de descumprimento do prazo fixado pela autoridade para cumprimento da medida ou do

C U L T U R A D E C É L U L A S 3401 Inserto de 12 mm em Policarbonato Transwell Inserto de 75 mm em Embalagem de Insertos de Membrana de Poliéster e Policarbonato Transwell

Itumirim/MG, Itutinga/MG, Jacuí/MG, Jacutinga/MG, Jesuânia/MG, Juruaia/MG, Lambari/MG, Liberdade/MG, Luminárias/MG, Machado/MG, Maria da Fé/MG,Marmelópolis/MG, Minduri/MG,

(2010) pesquisando o efeito do ambiente sobre as respostas fisiológicas de caprinos Saanen e mestiços no semiárido paraibano, observaram que a umidade relativa variou em função

Pode-se perceber analisando a Figura 15 que o projeto original respeita a arquitetura em camadas, onde as classes de acesso à base de dados estão concentradas

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles