• Nenhum resultado encontrado

Estudo bibliométrico sobre as temáticas mais recorrentes publicadas nos eventos de contabilidade, no período de 2005 a 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo bibliométrico sobre as temáticas mais recorrentes publicadas nos eventos de contabilidade, no período de 2005 a 2014"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS TEMÁTICAS MAIS RECORRENTES PUBLICADAS NOS EVENTOS DE CONTABILIDADE, NO PERÍODO 2005 A 2014. JUCILETO BARBOSA LEAL. CAMPINA GRANDE – PB 2015.

(2) 2. JUCILETO BARBOSA LEAL. ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS TEMÁTICAS MAIS RECORRENTES PUBLICADAS NOS EVENTOS DE CONTABILIDADE, NO PERÍODO 2005 A 2014. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.. Orientadora: Prof. Msc. Karla Roberta Castro Pinheiro Alves. Campina Grande - PB 2015.

(3) É expressamente proibida a comercialização deste documento, tanto na forma impressa como eletrônica. Sua reprodução total ou parcial é permitida exclusivamente para fins acadêmicos e científicos, desde que na reprodução figure a identificação do autor, título, instituição e ano da dissertação.. L433e. Leal, Jucileto Barbosa Estudo bibliométrico sobre as temáticas mais recorrentes publicadas nos eventos de contabilidade no período de 2005 a 2014 [manuscrito] / Jucileto Barbosa Leal. - 2015. 18 p. : il. color.. Digitado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. "Orientação: Profa. Ma. Karla Roberta Castro Pinheiro Alves, CONTABILIDADE".. 1. Bibliometria. 2. Pesquisa contábil. 3. Eventos de contabilidade 4. ANPCON. 5. CBC. I. Título. 21. ed. CDD 657.

(4) 4.

(5) 5. AGRADECIMENTOS. Agradecer primeiramente a Deus, que fez com que eu remisse forças ao longo destes anos destinados ao aprendizado do curso. A minha mãe, responsável indireta por minha existência e grande incentivadora no tocante a educação. Ao meu pai que sempre me colocou no caminho do bem, me mostrando que honestidade é fundamental para crescer profissionalmente. A meus irmãos, referências para mim, dizendo sempre que era possível trabalhar e estudar simultaneamente. Por fim a minha amada esposa, que me deu o privilégio de ser pai de Guilherme e de mais uma criança está por vir, e aos seus pais que sempre me ajudaram em todos os pleitos..

(6) 4. LEAL, Jucileto Barbosa. ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS TEMÁTICAS MAIS RECORRENTES PUBLICADAS NOS EVENTOS DE CONTABILIDADE, NO PERÍODO 2005 A 2014. 2015. 18 fls.Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.. RESUMO. Foi realizado um levantamento nos anais de eventos de contabilidade com o objetivo de investigar os temas de maior abordagem no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCON) e Congresso Brasileiro de Custos (CBC) no período compreendido de 2005 a 2014. Os métodos de pesquisa utilizados foram exploratória e descritiva com caráter inerentemente quantitativo, por meio de uma análise bibliométrica. Os resultados demonstram que das oito áreas temáticas gerais analisadas, as áreas temáticas que se destacaram foram a de gestão de custos com maior percentual, correspondendo a 35%, seguida de contabilidade geral com 16% e as áreas de custos e aplicações e de educação, ensino e pesquisa em contabilidade; ambas com 11%. Verificou-se, no entanto, a possibilidade de realização de pesquisas que venha utilizar indicadores bibliométricos como também sugestões para futuros trabalhos.. Palavras-chave: Bibliometria, Pesquisa contábil, Eventos de contabilidade.. 1.1 INTRODUÇÃO. A Bibliometria está em crescimento por ser útil para o desenvolvimento quanti-qualitativo dos trabalhos científicos e por subsidiar o início de novas pesquisas, tornando-se assim, imprescindível para o conhecimento de fatores que nortearam pesquisas anteriormente feitas, assim como para a influência no rumo de novas pesquisas. Os estudos bibliometricos vêm conquistando espaço à medida que permite o mapeamento do conhecimento, permitindo a análise da produtividade dos autores, bem como das áreas do conhecimento. Em um contexto mais amplo, os estudos bibliométricos abrangem diferentes linhas de investigação inseridas na área contábil. Nesse contexto, propõe-se o seguinte problema de pesquisa: Quais as temáticas mais recorrentes publicadas nos eventos de contabilidade, no período 2005 a 2014? Com base nos principais periódicos da área de Contabilidade do país,.

(7) 5. logo, o objetivo do presente trabalho é efetuar o levantamento nos anais dos eventos de contabilidade, objetivando investigar os temas mais abordados nesses eventos. Essa pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva, com um caráter inerentemente quantitativo. Os dados foram coletados por meio das ferramentas de busca nos sítios dos três principais periódicos de Contabilidade do país. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e de análise bibliométrica. Para as duas análises, utilizou-se o software Microsoft Excel ®. Este Trabalho está estruturado em seis seções (contando com esta introdução) como a primeira seção. A segunda seção apresenta o embasamento teórico abordado sobre os seguintes assuntos: gerenciamento de resultados, pesquisas realizadas sobre gerenciamento de resultados e bibliometria, com enfoque nas pesquisas da área contábil. Na terceira seção, estão elencados os procedimentos metodológicos adotados na construção do estudo. Na seção seguinte apresenta-se a análise dos resultados. E por fim a conclusão que é tratada na quinta e última seção, onde são apresentadas as considerações e as limitações encontradas na execução do estudo, seguidas das referências bibliográficas. 2.1 REFERENCIAL TEÓRICO 2.2 Pesquisa Contábil. Para Cooper e Schindler (2003, p. 33) a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática que visa fornecer informações para resolver problemas gerenciais”. Horngren et al. (1996) expõem que a contabilidade é a linguagem dos negócios, uma vez que consiste num sistema baseado no tripé mensuração, processamento e comunicação da informação. Englobando essas definições, a pesquisa contábil pode ser entendida como uma espécie de elo funcional entre a teoria e os problemas e oportunidades pragmáticos. A Ciência Contábil, desde o seu início, esteve inserida em um contexto no qual realiza estudos e se relaciona com o patrimônio das entidades de uma forma inequívoca. O patrimônio, seja ele individual ou coletivo, organizado sob a forma de empresas ou instituições está contido em um aspecto amplo, que envolve questões de natureza econômica e tem impacto na sociedade como um todo..

(8) 6. A observação de que as particularidades das organizações e seu contexto ambiental correlacionam diversos fatores na tomada de decisões e que essas variáveis desencadeiam diversidades na interpretação teórica é essencial. À semelhança do que ocorre com a teoria da contabilidade, a pesquisa em contabilidade – no sentido amplo - não é guiada somente por princípios econômicos; há interferências dos fatores sociais e estruturais que, quando bem explorados, contribuem para o poder explicativo das pesquisas. Delinear esses enfoques é relevante, pois envolve as diferenças de interpretação e aplicação da pesquisa em contabilidade, que têm suscitado divergências entre teóricos da área. O surgimento de pesquisadores na área contábil configurou-se como um processo de resposta às demandas da profissão, implicando que questões de ordem prática tenham sido suscitadas anteriormente à difusão de uma modelagem teórica (LOPES, 2002). Atualmente, apesar do crescimento quantitativo de pesquisas nacionais sobre contabilidade, a taxa de crescimento das pesquisas e publicações, segundo Lopes e Martins (2007), é menor que em outros ramos do conhecimento. A evolução da contabilidade pode ser creditada pelas indagações, originadas da prática profissional, após meados dos anos 60 e, principalmente na década de 70, de forma tênue e oponente (Bertolucci e Iudícibus, 2004). Ainda, de acordo com os autores, a quantidade, o aprofundamento e a natureza das questões referenciadas estavam delineados sob o aspecto explicativo de eventos, contribuindo à promoção de uma nova linha de pensamento – o positivismo – intimamente relacionado ao mundo real.. 2.3 Estudos Bibliométricos na Pesquisa Contábil. O desenvolvimento de pesquisas contábeis tem-se tornado frequente com enfoque bibliométrico; tal fato é decorrente do crescimento na quantidade de comunicações acadêmicas, especialmente sob a forma de artigos científicos. No Brasil, esse fenômeno tem relação direta com o avanço do número de programas de pós-graduação, e sua consequente influência na ampliação dos canais de comunicação, notadamente os eventos e revistas científicas. Os estudos bibliométricos visam quantificar as publicações relacionadas à autoria, tipologia de revistas, programas lato sensu e stricto sensu, quantidade de.

(9) 7. citações dos autores e demais informações pertinentes aos estudos publicados no meio científico. Vários estudos científicos foram desenvolvidos e localizados na literatura nacional envolvendo a bibliometria como foco de análise. Partindo-se do pressuposto de que os estudos localizados considerados como os mais relevantes envolvendo essa temática são descritos de forma breve, destaca-se, portanto, que as pesquisas envolvendo esta temática não se esgotam. Como exemplos de investigações podem-se citar as pesquisas elaboradas por Riccio, Carastan e Sakata (1999), ao analisaram teses e dissertações dos programas de pós-graduação stricto senso em contabilidade entre os anos de 1962 e 1999; Frezatti e Borba (2000), que efetuaram um estudo junto às revistas internacionais em língua inglesa que publicam temas relacionados à contabilidade; Oliveira (2001), que analisou os periódicos científicos nacionais em termos de conteúdo e forma; e Martins (2002), que efetuou um estudo específico dos artigos publicados num período de doze anos nos Cadernos de Estudos, publicado pela Universidade de São Paulo. A importância das pesquisas com enfoque bibliométricos é ratificada por Machado (2007, p. 3), quando este explicita que “a atividade cientifica e tecnológica de um país requer um monitoramento, a fim de traçar-se seu estágio de desenvolvimento”. Todavia, Campos (2003) alerta que os indicadores bibliométricos não devem ser confundidos com definidores de qualidade, embora sejam úteis enquanto indicadores de desempenho para avaliar a pesquisa acadêmica. Alvarenga (1998) avalia que os resultados de estudos bibliométricos, no que tange especialmente à quantificação da literatura publicada e ao mapeamento da rede de relações estabelecida entre autores e textos, podem se constituir em insumos empíricos da maior importância para que se evidenciem ângulos peculiares do processo de produção de conhecimentos, ensejando o desenvolvimento de posteriores análises de natureza qualitativa. Walter et al. (2009) desenvolveram um estudo que objetivou analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, utilizando-se de estudo sociométrico por meio de redes sociais com o auxilio do software UCINET 6. e bibliométrico, do qual analisou 139 artigos de anais e periódicos divididos em três períodos: 2004-2005..

(10) 8. As autoras Espejo et al. (2009) publicaram um estudo com o objetivo de identificar quais foram os autores e instituições de destaque envolvidos no campo da pesquisa em contabilidade no período entre 2004 e 2008, sob a perspectiva da teoria institucional. A pesquisa foi de natureza bibliométrica e sociométrica, com características descritivas, na qual analisaram 825 estudos científicos de anais e periódicos divididos nas áreas de ensino e pesquisa; contabilidade gerencial; e usuários externos. 2.4 Bibliometria Segundo Pritchard (1969, p. 348), o conceito de bibliometria significa “todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”. Para Vanti (2002) a bibliometria é um conjunto de métodos de pesquisa que utiliza análise quantitativa de dados, para delinear a estrutura de uma ciência e também como instrumento para análise do comportamental dos pesquisadores em suas tomadas de decisões e na construção deste conhecimento. Spinak (1996, apud Santana, 2004, p.51) define a bibliometria como: Aplicação de análises estatísticas para estudar as características do uso e criação de documentos; estudo quantitativo da produção de documentos como se reflete nas bibliografias; aplicação de métodos matemáticos e estatísticos ao estudo do uso que se faz dos livros e outros meios dentro e entre os sistemas de bibliotecas; estudo quantitativo das unidades físicas publicadas, ou das unidades bibliográficas, ou de seus substitutos. Já Vanti (2002, p. 153) destaca que dentro deste campo de pesquisa, destacam-se três nomes por suas importantes descobertas: Lotka, Zipf e Bradford. Para cada um destes pesquisadores atribui-se uma “lei” específica:. a) Lei de Lotka (Lei do Quadrado Inverso): mede a produtividade dos autores, adotando um modelo de distribuição tamanho-frequência dos diversos autores em um conjunto de documentos. Rosa et al.(2010) destacam que a lei de Lotka além de verificar a produtividade dos autores, também pode identificar os núcleos de pesquisa mais relevantes em determinados campos de pesquisa, bem como na solidez de tal campo, tendo em vista que “quanto mais consolidada estiver uma área do.

(11) 9. conhecimento, maior probabilidade de seus pesquisadores produzirem diversos trabalhos, em determinado período de tempo” (ROSA, et al. 2010, pg.196). Conforme Guedes e Borschiver (2005, p.3) a Lei de Lotka “considera que alguns pesquisadores, supostamente de maior prestígio em uma determinada área do conhecimento, produzem muito e muitos pesquisadores, supostamente de menor prestígio, produzem pouco”.. b) Lei de Zipf (Lei do Mínimo Esforço): mede a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, formando uma lista ordenada de termos de um determinado assunto Guedes e Borschiver (2005, p.6) destacam as observações de Zipf em relação à frequência de palavras em um determinado texto: Zipf observou que, num texto suficientemente longo, existia uma relação entre a frequência que uma dada palavra ocorria e sua posição na lista de palavras ordenadas segundo sua frequência de ocorrência. Essa lista era confeccionada, levando-se em conta a frequência decrescente de ocorrências. À posição nesta lista dá-se o nome de ordem de série (rank). Assim, a palavra de maior frequência de ocorrência tem ordem de série 1, a de segunda maior frequência de ocorrência, ordem de serie 2 e, assim, sucessivamente.. c) Lei de Bradford (Lei de Dispersão): mede a produtividade das revistas e estabelece o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto, grupos ou zonas em um mesmo conjunto de revistas. Conforme a Lei de Bradford, à medida que os artigos pioneiros sobre um novo assunto são redigidos, eles são submetidos a uma rigorosa seleção, por periódicos apropriados, e caso sejam aceitos, esses periódicos atraem uma grande quantidade de artigos, dessa forma cria-se o desenvolvimento da área de assunto. Posteriormente, outros periódicos também publicam seus primeiros artigos sobre o assunto. Se o assunto continua a se desenvolver, emerge eventualmente um núcleo de periódicos, que corresponde aos periódicos mais produtivos em termos de artigos, sobre o tal assunto (GUEDES, BORSCHIVER. 2005). Segundo Araújo, Oliveira e Silva (2009) as leis bibliométricas são utilizadas em estudos de diversos campos do conhecimento, tais como as áreas gerenciais de Contabilidade, Economia e Administração. De forma generalista, as pesquisas.

(12) 10. desenvolvidas na área de contabilidade de 2002 a 2008, buscaram identificar e analisar diferentes aspectos a fim de se entender suas características e, ainda, comparar alguns resultados encontrados com trabalhos anteriores, sobretudo observando-se as variações que ocorreram. Em sua pesquisa bibliométrica, Rosa et al. (2010) tiveram como objetivo principal. alcançar. o. entendimento. do. desenvolvimento. da. pesquisa. em. gerenciamento de resultados no Brasil, bem como suas bases de sustentação para avanço ou consolidação do conhecimento gerado. No estudo de Avelar e Santos (2010) os pesquisadores visaram analisar as pesquisas realizadas no Brasil sobre a prática do gerenciamento de resultados contábeis (earnings management) publicadas entre os anos de 2000 e 2009, utilizando-se de uma pesquisa bibliométrica. Os principais resultados obtidos foram: (a) há um grande aumento do número de pesquisas publicadas sobre o tópico nos últimos anos (80% dos artigos foram publicados entre 2007 e 2009); (b) há uma alta centralização da produção em apenas três autores (responsáveis por mais de 45% da produção analisada); e (c) as redes de cooperação existentes entre os pesquisadores são pouco extensas, dispersas e sem laços entre si.. 3.1 METODOLOGIA. Em relação aos métodos de pesquisa utilizados, este trabalho se classifica, quanto aos objetivos, como uma pesquisa descritiva, pois visa identificar e analisar a produção científica escrita sobre contabilidade, sem realizar inferências. De acordo com Gil (2006), o principal objetivo da pesquisa descritiva é realizar a descrição das características de determinada população ou estabelecimento de relações entre variáveis. Como técnica metodológica, utilizou-se a bibliometria, pois, segundo Lakatos e Marconi (1992: 43; 44) esse tipo de pesquisa é aquele que se utiliza toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo sejam elas publicadas em jornais, revistas, boletins, entre outros meios possíveis. Ou seja, permite a avaliação de artigos científicos por intermédio de suas características semelhantes, quantifica, descreve e prediz o processo de comunicação escrita..

(13) 11. Inicialmente, foram selecionados como objeto de estudo os artigos publicados disponíveis nos anais eletrônicos de três congressos considerado relevantes no meio acadêmico nacional, devidamente alocados na área da contabilidade, são eles: o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, o Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) e o Congresso Brasileiro de Custos (CBC), no período compreendido de 2005 a 2014. A partir da ferramenta de pesquisa disponível no site de cada periódico nacional, procedeu-se a seleção de todas as áreas temáticas, de forma eletrônica. Para fins de análise os temas foram selecionados e segmentados por ano, buscou-se determinar um perfil dos mesmos, a fim de simplificar alguns temas semelhantes. Foi criado um banco de dados para a categorização das informações coletadas e realização da análise bibliométrica. O banco de dados, organizado em planilha do Microsoft Excel ®. E, quanto à abordagem do problema a investigação tem caráter quantitativo têm como função organizar, sumarizar, caracterizar e interpretar os dados numéricos coletados. Essa pesquisa desenvolvida pode ser classificada como exploratória e descritiva, com um caráter inerentemente quantitativo têm como função organizar, sumarizar, caracterizar e interpretar os dados numéricos coletados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, de análise bibliométrica. Para as análises, utilizou-se o software Microsoft® Excel 2007 (MS-Excel).. 4.1 ANÁLISE DOS RESULTADOS. Seguindo o direcionamento metodológico explicitado na seção anterior, procedeu-se a coleta de dados, a partir dos vinte e oito periódicos selecionados na amostra inicial, considerando o período de 2005 a 2014. Inicialmente,. foram. analisadas. 40. (quarenta). áreas. temáticas. dos. congressos USP de Contabilidade e Controladoria, no ANPCONT e no CBC. No caso do congresso da ANPCONT, a primeira edição foi em 2007, compreendendo, portanto, oito anos. As 40 áreas temáticas foram simplificas e por eliminação das.

(14) 12. áreas temáticas semelhantes restaram oito áreas temáticas (temas gerais), no qual foram selecionados para análise, distribuídos conforme o gráfico 1. Gráfico 1 – Principais áreas temáticas dos congressos USP, ANPCONT e CBC Educação, ensino e pesquisa em contabilidade 11%. Gestão de custos 35%. Custos e aplicações 11%. Contabilidade geral Gestão de custos Perícia contábil Desenvolvimento teórico em custos. Perícia contábil 6%. História da contabilidade 8% Desenvolvimento teórico em custos 8%. Estudos epidemiológicos e sociológicos 5%. Contabilidade geral 16%. Custos e aplicações Educação, ensino e pesquisa em contabilidade História da contabilidade Estudos epidemiológicos e sociológicos. Fonte: Elaboração própria, 2015.. Conforme os resultados obtidos na análise temática dos congressos em questão, no período de 2005 a 2014, constatou-se que as áreas que se destacaram com maior produção foram, primeiramente, a de Gestão de custos, seguida de Contabilidade geral, totalizando juntas 51% das 8 áreas temáticas gerais analisadas. Bem como, a área de Custos e aplicações e Educação, ensino e pesquisa em contabilidade, ambas com 11%. De acordo com a Tabela 1, a análise estatística descritiva dos resultados apresentou valores que correspondem a uma grande diferença significativa da ocorrência dos temas abordados no decorrer da série histórica de 2005 a 2014. Embora as médias dos temas Contabilidade geral e Gestão de custos tenham sido as maiores, sendo 6,3 e 7,6 respectivamente, a maior diferença está na amplitude dos máximos e mínimos para as duas temáticas, onde Contabilidade geral possui uma variação de dois, enquanto Gestão de custos apresentou uma variação de 9, o que também foi superior aos demais temas. Diante destes resultados pode ser verificado nesta análise que houve durante os primeiros anos da série estudada uma preocupação destacada com a Gestão de custos realizada nas ciências contábeis e que atualmente está em queda. Já a Contabilidade geral vem se mantendo..

(15) 13. Quadro 1 – Análise estatística dos dados. Média Erro padrão Mediana Modo Desvio padrão Mínimo Máximo Soma. Gestão Contabilidade Custos e de geral aplicações custos 6,3 2 7,6. Educação, ensino e pesquisa em contabilidade 3. Estudos Perícia História da Desenvolvimento epidemiológicos contábil contabilidade teórico em custos e sociológicos 0,8 0,7 1,1 0,3. 0,26 6,5 7. 0,44 1 1. 1,39 11 11. 0,21 3 3. 0,2 1 1. 0,33 0 0. 0,27 1 2. 0,21 0 0. 0,82. 1,41. 4,40. 0,66. 0,63. 1,05. 0,87. 0,67. 5 7 63. 1 5 20. 2 11 76. 2 4 30. 0 2 8. 0 3 7. 0 2 11. 0 2 3. Fonte: Elaboração própria, 2015. Para avaliar melhor a frequencia de dados das temáticas, no gráfico 2 são apresentadas as ocorrências nos congressos feitos a cada ano. Comprova - se que a temática Gestão de custos é constante do ano de 2005 até o ano de 2010, tendo uma queda com variações do ano de 2011 até o ano de 2014, no entanto, a temática Contabilidade geral mostra-se com mais frequência a partir do ano de 2011. Gráfico 2 – Frequência de dados das temáticas de 2005 à 2014 12 10 8 6 4 2 0 2005 2006 2007 Contabilidade geral. 2008. 2009. 2010. 2011 2012 Custos e aplicações. 2013. 2014. Gestão de custos. Educação, ensino e pesquisa em contabilidade. Perícia contábil. História da contabilidade. Desenvolvimento teórico em custos. Estudos epidemiológicos e sociológicos. Fonte: Elaboração própria, 2015.. Para os demais temas abordados nos eventos, destacam-se Educação, ensino e pesquisa em contabilidade, Custos e aplicações e Desenvolvimento teórico em custos. Destes citados, Educação, ensino e pesquisa foi o mais frequente, diferente de Custos e aplicações que ganhou espaço a partir do ano de 2011..

(16) 14. O tema desenvolvimento Teórico em custos apresentou-se com mais frequência apenas entre os anos de 2007 à 2010, perdendo destaque entre os anos de 2011 e 2012 e voltando em 2014 com uma menos frequência, desta maneira tendo um comportamento semelhante ao de Pericia contábil que difere apenas com o inicio da queda em 2013. De todos os temas investigados o que apresentou maior tendência para os próximos anos foi o tema História da contabilidade a partir do ano de 2010 e em crescimento a partir de 2012. O tema Estudos epidemiológicos só veio a ser tratado a partir do ano de 2012 devido à esfera cientifica ser bastante estudada em congressos de ciências diferentes a exemplo dos congressos e simpósios realizados na área estatística e econômica.. 5.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS. Essa pesquisa bibliométrica visou delinear as áreas temáticas mais recorrentes no Brasil no período de 2005 a 2014, nos congressos da USP de Controladoria e Contabilidade, ANPCONT e CBC. Com relação à abordagem temática constatou-se que se destacaram as seguintes áreas: a de Gestão de custos, seguida de Contabilidade geral, totalizaram 51% das áreas temáticas analisadas, bem como, a área de Educação, ensino e pesquisa em contabilidade, e a de Custos e aplicações, ambas com 11%, e, a área de Desenvolvimento teórico em custo e História da contabilidade, ambas com 8%, ou seja, somados totalizaram 38%. Por fim, a abordagem do problema de pesquisa verificou que a área temática Gestão de custos obteve o maior percentual correspondendo a 35% das áreas temáticas analisadas. Nesse sentido, a presente pesquisa contribui para minimizar essa lacuna existente na Contabilidade Aplicada oriunda da carência de pesquisas. Bem como, serve de base para que futuras pesquisas sejam realizadas. Vale ressaltar que a limitação da pesquisa pode apontar a subjetividade no que concerne a escolha dos temas dos eventos e o período em análise, e, os resultados não podem ser generalizados, mas demonstram tendências para os próximos anos..

(17) 15. Os testes de comparação de médias comprovaram que a diferença média entre as duas áreas principais são pequenas, porém com relação às outras áreas foram obtidas diferenças significantes. Considerando-se a importância de dados sobre a pesquisa científica para o desenvolvimento da ciência, sugere-se ampliar o estudo com vistas a se determinar, dentre outros aspectos, a produção científica de áreas específicas do campo contábil. ABSTRACT It was realized a survey in the proceedings of the accounting events with the purpose of to investigate the themes of the major approach in the USP Controlling and Accounting Meeting, Congress of the National Association of Post-Graduation Programs in Accounting and Brazilian Costs Conference in the period from 2005 to 2014. The methodology used was a descriptive and explanatory with a quantitative approach through a bibliometric analysis. The results show that of the eight general thematic areas analyzed the areas with more emphasis were costs management with the highest percentage, with 35%, general accounting with 16% and with 11% the area of costs and applications and also the area of education, teaching and research in accounting. However, it was verified the possibility of conducting research which may use bibliometric indicators as well as suggestions for future studies. Keywords: Bibliometric, Accounting survey, Accounting meetings.. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. ARAÚJO, E.A.; OLIVEIRA, V.; SILVA, W. A. Estudo Bibliométrico da Produção Científica sobre Contabilidade Gerencial. In Anais do XII Semead. São Paulo, 2009, p. 20-31. AVELAR, E. A.; SANTOS, T. S. Gerenciamento de resultados contábeis: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil entre os anos de 2000 e 2009. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 15, n. 3, p. 19-33, set./dez., 2010. BENEISH, Messod D. Earnings management: a perspective. Managerial Finance. v. 27. 12. 2001. p.3-18. BURGSTAHLER, D.; DICHEV, I. Earnings management to avoid earnings decreases and losses. Journal of Accounting and Economics , v. 24, p. 99-126, 1997..

(18) 16. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. DECHOW, P.M.; SKINNER, D. Earning Management: reconciling the views of accounting academics practitioners and regulators. Accounting Horizons. Sarasota, 14 (2), 2000. FERREIRA, F.R. et al. Book-tax differences e gerenciamento de resultados no mercado de ações do Brasil. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 5, p. 488-501, 2012. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. GUEDES, V.L.S; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. n. 6, 2005. HEALY, P.M. The effect of bonus schemes of accounting decisions (Symposium on Management Compensation and the Managerial Laboratory Market). Journal of Accounting & Economics. Rochester, 7, p. 85-107, 1985. HEALY, P.M.; WHAHLEN, J.M. A review of the earnings management literature and its implication for standard setting. Accounting Horizons. Sarasota, 13, 1999. HORNGREN, C. T.; HARRISON Jr., W. T.; ROBINSON, M. A. Accounting. 3 rd. ed. Upper addle River: Prentice Hall, 1996. JONES, J. J. Earnings Management During Import Relief Investigations. Journal of Accounting Research, v. 29, n. 2, p. 193-228, 1991. KASANEN, E.; KINNUANEN, J. Dividend based earnings management: empirical evidence from Finnland. Journal of Accounting & Economics, North-Holland, v. 22, n.1-3, p. 283-312, 1996. LOPES, A. B. A Informação Contábil e o Mercado de Capitais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. LAKATOS,E.M.;MARCONI,M.A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. MARTINEZ, Antonio Lopo. Gerenciamento dos resultados contábeis: estudo empírico das companhias abertas brasileiras. 153f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia Administracao e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001..

(19) 17. MARTINEZ, Antonio Lopo. Detectando Earnings Management no Brasil: estimando as acumulações discricionárias. IN: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 4º, 2004. São Paulo. MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007. MCNICHOLS, M.; WILSON, G.P. Evidence of earnings management from the provision for bad debts. Journal of Accounting Research, v. 26, p. 1-31, 1988. PAULO, E.; MARTINS, E.; CORRAR, L.J. Detecção do gerenciamento de resultados pela análise do diferimento tributário. Revista de Administração de Empresas RAE, São Paulo, vol. 47, n. 1, 2007. PRITCHARD, A. Statistical bibliography or Documentation,[s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, 1969.. bibliometrics?. Journal. of. ROSA. A.F et al. Earnings Management no Brasil: uma análise sob a perspectiva sociométrica e bibliométrica. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 189-218, 2010. ROSA. A. F.; MENDES, A. C. A.; TEIXEIRA, G. M. A.; MARTINS, S. Earnings Management no Brasil: uma análise sob a perspectiva sociométrica e bibliométrica. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 189-218, out./dez. 2010. SANTOS, P.S.A; VERHAGEM, J.A.; BEZERRA, F.A. Gerenciamento de resultados por meio de decisões operacionais e a governança corporativa: análise das indústrias siderúrgicas e metalúrgicas brasileiras. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 13. p. 55-74, 2011. SCHIPPER, K. Earnings Management. Accounting Horizons, v. 3, n. 4, p. 91- 102, 1989. SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.141148, maio/ago., 1998. VANTI, N.A.P. “Da Bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registo da informação e a difusão do conhecimento”. Ciências da Informação, v. 31, n. 2, p.152-162. 2002. VASCONCELOS, C. et al. A influência da cobertura das empresas de rating sobre o gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 3, p. 37-52, 2008..

(20)

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

O método de extração por arraste a vapor, é uma alternativa viável para pequenos produtores, para obtenção de suco orgânico, reaproveitamento de frutas sazonais que

De acordo com Morgan (1996), um ponto limitante, que se torna cada vez mais evidente nos dias de hoje, é que esse tipo de organização mecanicista dificulta a sua

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Trong đó:  V : tốc độ gió thiết kế m/s  At : diện tích của kết cấu hay cấu kiện phải tính tải trọng gió ngang m2  Cd : hệ số cản được quy định

Dentro desta perspectiva e baseado nos levantamentos etnobotânicos e no uso popular quanto às plantas listadas como tendo atividade anti-helmíntica, selecionou-se para o

O problema norteador da presente pesquisa envolve a análise um determinado conjunto de ativos e seus parâmetros, tais como retornos esperados, riscos individuais,

1.1.1 Hipótese A hipótese deste trabalho é que um Ambiente Virtual de Aprendizagem customizado pode ser empregado como ferramenta de apoio à Aprendizagem Baseada em Projetos, desde