• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios - Monitoria - 3º ano - 3º Bimestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios - Monitoria - 3º ano - 3º Bimestre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. (ENEM) Analise os modelos.

Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:

a) Origem da matéria-prima. b) Qualificação da mão de obra. c) Velocidade de processamento. d) Necessidade de armazenamento. e) Amplitude do mercado consumidor.

2- Leia o texto a seguir.

Agricultura familiar pode ser modelo para produção sustentável de alimentos As mudanças climáticas e o aumento da população impõem desafios aos atuais modelos de agricultura comercial. Nesse contexto, a agricultura familiar ganha força, por geralmente utilizar a policultura, com sementes e espécies que existem há centenas de anos e são mais

resistentes a pragas e mudanças climáticas. Para uma bióloga da Universidade de Brasília, "a agricultura familiar pode conciliar melhor os cultivos e as áreas de preservação, o que com a agricultura comercial é mais difícil”.

Fonte: http://goo.gl/P7EwFT. Acesso: 26/11/2013. Adaptado. Tendo em vista as características da agricultura familiar e do agronegócio exportador no Brasil, considera-se que o modelo familiar é mais sustentável porque

a) aproveita melhor os recursos naturais, usando técnicas menos agressivas.

b) cultiva apenas uma variedade de produto agrícola, propiciando menor desgaste dos solos. c) preserva a vegetação original, fazendo seus plantios sem a remoção das matas nativas. d) utiliza sementes geneticamente modificadas, melhor adaptadas às mudanças climáticas.

(2)

3- (FUVEST) Considere a tabela abaixo.

ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL ANO 2003 2004 2005

Brasil 42 37 43

MS 13 16 28

MS(%) 31% 43% 65% *De janeiro a novembro de 2012.

Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:

a) Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participação no número total de indígenas assassinados.

b) A quantidade de indígenas assassinad

do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por pressão da bancada ruralista no Congresso Nacional.

c) No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envo relacionada com projetos de construção de grandes usinas hidrelétricas. d) O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica

da atividade de extração de ouro em terras indígenas.

e) No período abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta, em consequência, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.

4- (UFAL)

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stor

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, mas sua produção atende a alguns imperativos do mercado, o que determina a priorização de algumas culturas. De acordo com o gráfico, em relação à área plantada, no período abrangido

a) as culturas comerciais sofreram forte redução.

b) a agricultura familiar aumentou sua participação na produção. c) houve maior incremento das culturas de exportação.

d) houve forte incremento das culturas alimentares locais. e) houve redução na participação dos latifúndios.

Considere a tabela abaixo.

ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

43 58 92 60 60 60 51

28 28 53 42 33 34 32

65% 48% 58% 70% 55% 57% 63%

*De janeiro a novembro de 2012.

www.cimi.org.br. Acessado em 10/07/2013. Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:

Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participação no número total de indígenas assassinados.

A quantidade de indígenas assassinados no País diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por pressão da bancada ruralista no Congresso Nacional.

No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envolvem indígenas está relacionada com projetos de construção de grandes usinas hidrelétricas.

O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica da atividade de extração de ouro em terras indígenas.

o abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta, em consequência, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/politicas_sociais/bps_21_complet o.pdf. Acesso em: 30/11/2013. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, mas sua produção atende a alguns imperativos do mercado, o que determina a priorização de algumas culturas. De acordo

gráfico, em relação à área plantada, no período abrangido as culturas comerciais sofreram forte redução.

a agricultura familiar aumentou sua participação na produção. houve maior incremento das culturas de exportação.

das culturas alimentares locais. houve redução na participação dos latifúndios.

ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL

2011 2012* Total

51 51 554

32 31 310

63% 61% 56%

www.cimi.org.br. Acessado em 10/07/2013. Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:

Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua os no País diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por lvem indígenas está

O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica-se pelo avanço o abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta, em consequência, principalmente, de disputas

Disponível em: ies/PDFs/politicas_sociais/bps_21_complet o.pdf. Acesso em: 30/11/2013. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, mas sua produção atende a alguns imperativos do mercado, o que determina a priorização de algumas culturas. De acordo

(3)

5- (UCB)

Revolução Industrial

A primeira etapa da Revolução Industrial

Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão com o uso do tear mecânico. Nessa época, o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A segunda etapa da Revolução Industrial

A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900. Ao contrário da primeira fase, países como Estados Unidos da América, Alemanha, França, Rússia e Itália também se

industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

A terceira etapa da Revolução Industrial

Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século 20 e 21 como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular são algumas das inovações dessa época.

Disponível em: <http://www.sohistoria.com.br/resumos/ revolucaoindustrial.php>. Acesso em: 19/10/2013, com adaptações. Quanto à dinâmica da Revolução Industrial, julgue os itens a seguir.

0. ( ) O capital acumulado com a exploração das colônias americanas foi fundamental para que a Inglaterra promovesse a primeira Revolução Industrial.

1. ( ) A Revolução Industrial foi também uma evolução energética. A descoberta de novas fontes de energia impulsionou e revolucionou a produção fabril.

2. ( ) Com o advento da terceira Revolução Industrial, a exploração da mão de obra chega ao fim. O desenvolvimento tecnológico atual exige trabalhadores qualificados e bem remunerados. 3. ( ) A terceira Revolução representa o momento de eliminação das barreiras tecnológicas entre os países. Eles se tornam equânimes, independentes do seu posicionamento geográfico. 4. ( ) O Brasil, em função do seu posicionamento na divisão internacional do trabalho, participou ativamente da dinâmica das três revoluções.

6- (UEL) Leia o texto a seguir.

É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”.

(Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)

Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.

a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.

b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.

c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.

d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.

e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio

(4)

técnico-científico-7- (UNICENTRO) Assinale a alternativa correta sobre os efeitos do processo de modernização da agricultura brasileira, que se verificou a partir da década de 1970 e que afetou as formas de produção e a estrutura fundiária.

a) Ocorreu a ampliação da área plantada nas pequenas e médias propriedades, com maior aproveitamento dos fundos de vales na produção de cultivos diversos (policultura) como o milho, o arroz e o feijão.

b) A monocultura mecanizada de grãos com aplicação maciça de insumos como fertilizantes químicos e biocidas favoreceu os pequenos produtores rurais, que dispunham de pouca mão de obra para o trabalho.

c) Muitos pequenos produtores rurais que não dispunham de capital para assumir os altos custos dos insumos modernos foram obrigados a vender suas propriedades para quem dispunha de capital para investir. Com isso, aumentou a concentração da posse da terra, bem como o tamanho médio das propriedades.

d) A agricultura mecanizada moderna intensificou a adoção de técnicas de adubação orgânica tendo, portanto, reduzido o impacto provocado pelos adubos sintéticos na poluição dos solos e das águas, ao mesmo tempo em que priorizou, no estado do Paraná, o cultivo de produtos permanentes em substituição às culturas temporárias.

e) A agricultura moderna mecanizada foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da produtividade dos policultivos de arroz, feijão e milho e particularmente de hortifrutigranjeiros, no “cinturão verde” das cidades.

8- (UNIOESTE) Em relação às formas de uso e exploração agrícola, analise as afirmativas abaixo.

I. Na década de 1950, a Revolução Verde foi um evento que atingiu a maior parte dos países no mesmo momento histórico. Ela foi responsável pela manutenção de diversas famílias no campo e não modificou a estrutura fundiária do Brasil e de outros países.

II. A Revolução Verde surgiu após um processo de conscientização global sobre a importância da preservação ambiental, modificando o modo de produção e o uso dos recursos naturais. Nesse contexto está a agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos.

III. Foi a partir da Revolução Verde que houve um grande crescimento da produção agrícola mundial, pois várias tecnologias foram implementadas, como máquinas, fertilizantes e defensivos.

IV. Apesar dos benefícios, a Revolução Verde trouxe problemas ambientais, como a contaminação das águas, perdas de solo por lixiviação, desmatamento e redução da biodiversidade.

V. A continuidade da Revolução Verde está nos alimentos transgênicos, porém, em virtude da pressão popular e das restrições feitas pelo governo federal, esse modelo de agricultura não vem crescendo no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a alternativa V está incorreta. b) Todas as alternativas estão incorretas. c) Apenas a alternativa II está incorreta.

d) Apenas as alternativas I e V estão incorretas. e) Apenas as alternativas I, II e V estão incorretas.

(5)

9- (UFJF) Observe o mapa a seguir:

Disponível em <http://ambiente.hsw.uol.com.br/agricultura-organica1.htm>. Acesso em 30/10/2008. O aumento das áreas que cultivam produtos orgânicos deve-se ao crescimento da demanda por esses produtos em todo o mundo. Os fatores mais importantes para o crescimento dessa demanda referem-se à

a) inversão de capital urbano-industrial no meio rural e à facilidade de transporte marítimo. b) contaminação dos mananciais, às diversas formas de erosão e ao custo da mão-de-obra. c) destruição dos cultivos tradicionais pelas catástrofes naturais e ao crescimento populacional. d) escassez de produtos agrícolas durante a entressafra e elevados custos da cesta básica. e) segurança alimentar, às preocupações ambientais e ao melhor sabor dos alimentos.

10- (FUVEST) Considere os mapas a seguir.

Os mapas representam alterações na distribuição espacial e quantitativa do efetivo de bovinos no Brasil.

a) Identifique e explique dois fatores responsáveis por essa mudança.

b) Explique dois impactos ambientais decorrentes da alteração na distribuição espacial do efetivo de bovinos, no Brasil.

Referências

Documentos relacionados

As Pessoas Jurídicas / Candidatos que não foram contemplados nesta convocação, poderão ser chamados em convocações futuras, conforme as regras estabelecidas no Edital Nº 01/2020

Assim como a frase atribuída a Albert Einstein: “Não podemos resolver nossos problemas com o mesmo pensamento utilizado para criá-los,” quando tentamos remover

F01i Unidade de Controle do Motor (UCM) F02i Retrovisor elétrico, rádio, relógio F03i Desembaçador do vidro traseiro.. F04i Luzes de freio, UCH, Painel de instrumentos F05i

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No protocolo Foundation Fieldbus, as informações da EDD podem ser utilizadas pelo configurador em duas situações: coleta de informações das características dos dispositivos

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Em algumas iterações são encontradas soluções com o mesmo número de ciclos e objetos, e isto ocorre porque o AFM-P faz apenas um rearranjo entre os padrões de corte gerados, de