• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – ADSO (Braga)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – ADSO (Braga)"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

TPG

1 dajGuarda

Polytechnic of Ginuíla

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas

Dina Sofia Afonso da Costa

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

DINA SOFIA AFONSO DA COSTA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO

EM COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

(3)
(4)

Discente | Dina Sofia Afonso da Costa Número de Aluna | 5008471

Curso | Comunicação e Relações Públicas

Estabelecimento de ensino | Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Educação, Comunicação e Deporto

Orientador | Doutor Victor Manuel dos Santos Amaral

Entidade de Acolhimento | ADSO

Morada | Rua Padre António Vieira, nº90, São Victor

4710-412 BRAGA

Telefone | +351 938 454 798 Site | http://adso.pt/

Supervisor na Organização | Dr. José Villa Cardoso

Grau Académico do Supervisor na Organização | Licenciatura em Relações

Internacionais

Cargo | CEO

Duração do Estágio: 3 meses

Data de Início de Estágio | 4 de Setembro de 2017 Data de Fim de Estágio | 4 de Dezembro de 2017

(5)

1

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim

pelas dificuldades que superou no caminho”

Abraham Lincoln

1

(6)

III

Agradecimentos

E quando damos conta, metade do caminho já está percorrido.

Quero agradecer a todas as pessoas que me acompanharam e apoiaram, me ajudaram e que me motivaram, dando-me força para que um dos meus sonhos e objetivo fosse cumprido.

Agradeço ao Instituto Politécnico da Guarda por me ter acolhido tão bem durante estes 3 anos da licenciatura, mais concretamente à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Agradeço a todos os docentes que contribuíram para a minha formação académica e pessoal. Sem o conhecimento e experiência deles nada seria igual. Aos funcionários desta instituição pela ajuda e disponibilidade.

Um agradecimento especial ao meu orientador, o Doutor Victor Amaral, pela preocupação e disponibilidade, ajuda e aconselhamento. Obrigada por todo apoio e dedicação.

O meu bem-haja à ADSO, que me deu a oportunidade de estagiar e pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, e ao meu supervisor, José Villa Cardoso, que sempre me orientou, ajudou e me fez sentir parte integrante da agência.

Agradeço a todos os meus amigos e, em especial, à minha melhor amiga, Karina Gomes, que, ao longo de 11 anos, e mesmo à distância, esteve sempre do meu lado e me ajudou. À Ana Ferreira e à Vânia Cá que foram as pessoas que mais me acompanharam durante estes anos, me proporcionaram momentos inesquecíveis, me apoiaram e estiveram sempre lá quando eu precisei, tornando tudo muito mais fácil e suportável.

E como os últimos são sempre os primeiros, quero agradecer aos meus pais que foram o meu pilar e ao meu irmão. Obrigada por terem estado sempre do meu lado, pela força e coragem que me deram e por nunca me deixarem desistir. Foram incansáveis, sem vocês nada seria possível.

(7)

IV

Resumo

Este relatório tem como principal objetivo descrever o meu estágio curricular, mais especificamente o meu contributo na entidade que escolhi para a realização do mesmo e as tarefas que fui desenpenhado ao longo dos 3 meses.

O meu estágio curricular foi desenvolvido numa Agência de Comunicação no Distrito de Braga, a ADSO. Escolhi esta opção porque era dentro da área da comunicação e achei que seria bastante gratificante fazer o estágio numa agência, tendo ciente que o principal objetivo consistia em aplicar os meus conhecimentos sobre esta área, e pôr em prática tudo o que fui adquirido ao longo da licenciatura em Comunicação e Relações Públicas. O presente relatório está dividido em dois capítulos: o primeiro referente ao enquadramento organizacional da entidade acolhedora, e o segundo dedicado enquadramento prático, ou seja, uma abordagem descritiva das tarefas que desenvolvi no decorrer do meu estágio curricular.

De um modo geral as tarefas que fui desenvolvendo no decorrer do estágio focaram-se na escrita de emails, contacto telefónico, benchmarking, gestão das redes sociais (facebook e linkedin) , criação e organização de pastas, agendamentos CGB (facebook clube golfe braga), agendamentos Soguima, preparação para as reuniões, neste ãmbito sempre que ocorria uma reunião entre a ADSO e a outra entidade, eu era responsável por preparar o dossiê ou pasta para a reunião, por norma colocava nessa pasta emails que tinham sido trocados entre ambas as partes, bem como informação pertinente para a reunião.

(8)

V

Índice Geral

Ficha de Identificação ... I Agradecimentos ... III Resumo ... IV Índice de Figuras ... VII Índice de Tabelas ... VIII Lista de Siglas e Acrónimos ... X

Introdução ... 1

Capitulo I- Enquadramento Organizacional ... 3

1.1CONTEXTUALIZAÇÃOEENQUADRAMENTODAENTIDADE ... 4

1.2- Localização ... 5

1.3 Objetivos: ... 6

1.4 Missão e filosofia organizacional ... 7

1.5 Serviços / Clientes... 8 1.6 Identidade Visual ... 9 1.6.1 Nome ... 9 1.6.2 Logótipo ... 10 1.6.3 Slogan ... 11 1.7 Política Comunicacional ... 11 1.7.1 Comunicação Interna ... 12 1.7.2 Comunicação Externa ... 13

17.2.1 Site Institucional da ADSO ... 14

1.7.2.2 Clientes da ADSO ... 15

1.8 Análise Swot ... 17

Cápitulo II-Enquadramento Prático- ESTÁGIO ... 19

2.1 Plano de Estágio ... 20

2.2 Cronograma das Atividades ... 21

2.3 Atividades Desenvolvidas ... 22 2.3.1 Escrita de emails ... 23 2.3.2 Atendimento telefónico ... 24 2.3.3 Benchmarking ... 26 2.3.4 Presença em Reuniões ... 27 2.3.5 Gestão do facebook ... 27 2.3.6 Gestão do Linkedin ... 29

(9)

VI

2.3.8 Agendamentos CGB ... 31

2.3.9 Agendamentos Soguima ... 31

2.3.10 Desenvolvimento de Conteúdos ... 32

2.3.11 Verificação dos materiais ... 32

2.3.12 Inscrições da ADSO em eventos ... 32

2.3.13 Envio de cartões pelo correio ... 33

2.3.14 Preparação para as Reuniões ... 33

Reflexão Final ... 34

Bibliografia ... 36

(10)

VII

Índice de Figuras

Figura 1: Mapa de portugal com a identificação do distrito de braga ... 5

Figura 2: Objetivo fulcral da ADSO ... 6

Figura 3: Missão e Filosofia organizacional ... 7

Figura 4: Logótipo da empresa ... 11

(11)

VIII

Índice de Tabelas

Tabela 1 : Análise SWOT da ADSO ... 18 Tabela 2: Cronograma das atividades desenvolvidas na ADSO ... 22

(12)

IX Índice de quadros

(13)

X

Lista de Siglas

ADSO - Simples e Próximo CGB - Clube Golfe Braga ENER - Enermeter ENGI - Engimagne FAF - Fafstone

OCS - Órgãos de Comunicação Social RP - Relações Públicas

SOG – Soguima

(14)
(15)

A elaboração deste Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular “ Projeto/Estágio” , este era fundamental para a conclusão da licenciatura de Comunicação e Relações Públicas, da Escola de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, que teve início em 2014.

O presente relatório tem como intuito dar a conhecer a instituição / entidade na qual estagiei, baseando-se principalmente nas tarefas e trabalhos desenvolvidos ao longo dos 3 meses de estágio. Tendo em conta a metodologia que utilizei, esta passou essencialmente pela pesquisa de informação sobre a entidade acolhedora, a ADSO, para obter essa informação recorri ao website institucional da mesma. Por outro lado, alguma informação foi o meu supervisor que me facultou.

Na minha opinião, o estágio é das coisas mais importantes que realizamos após os 3 anos da licenciatura, pois é através dele que colocamos em prática todos os conhecimentos que fomos adquirindo ao longo da licenciatura, e vamos demonstar o que sabemos e o que foi interiorizado durante o nosso percurso académico.

Por outro lado, é também através do estágio que vamos ter uma verdadeira noção de como funciona o mercado de trabalho, a sua complexidade, e daquilo que nos pode ser exigido, ao longo da nossa vida pessoal e profissional.

Primeiramente, irei fazer uma breve descrição da entidade que escolhi para realizar o meu estágio curricular, a ADSO, a sua localização, os trabalhos e serviços que desenvolve, os objetivos, missão, visão e filosofia desta agência de comunicação.

Seguidamente, e num enquadramento mais prático, apresento o plano de estágio de acordo com o Modelo GESP.00402 (anexo1) e descrevo as tarefas que realizei, recorrendo a um cronograma, pois através dele é muito mais fácil a perceção das tarefas desenvolvidas.

Como foi possível verificar ao longo dos 3 anos, a comunicação interna e a comunicação externa são fulcrais para o crescimento de uma organização. É através da comunicação que uma entidade pode possuir uma boa imagem ou uma má reputação. A credibilidade depende da comunicação que existe entre a empresa e os seus públicos, desse modo optei por recorrer a obras que abordam estes assuntos, referindo os diversos autores e tentando sempre descrever a comunicação da entidade que eu escolhi, tanto a nível interno, como a nível externo.

(16)

2 Termino com uma reflexão final, descrevendo a minha experiência na ADSO, destacando o quanto contribuiu para eu crescer e para ganhar capacidade de enfrentar o mercado de trabalho. Salientando os 3 anos de licenciatura que, no fim de contas, me deram as bases e os conhecimentos para conseguir desenvolver o meu estágio curricular.

(17)

3

Enquadramento

Organizacional

(18)

mesmo âmbito de descrever a agência, vou também referir quais os trabalhos que a ADSO desenvolve e quais os seus clientes.

1.1CONTEXTUALIZAÇÃOEENQUADRAMENTODAENTIDADE

A ADSO é uma agência de comunicação global, possui mais de 20 anos de experiência no mercado e localiza-se no distrito de Braga. ADSO deriva do latim e significa simples e próximo. Ou seja, para a empresa o importante é a simplicidade, quanto mais simples melhor. Em relação à proximidade, esta é fulcral, pois a ADSO procura sempre estar próxima do cliente e satisfazer as suas necessidades.

É de evidenciar que esta agência trabalha com pequenas e médias empresas, contando já com uma vasta experiência em projetos de comunicação. De acordo com o que é dito e consoante os dossiês da agência,2 a ADSO foi a primeira agência de comunicação global em Portugal. Esta globalidade deve-se ao facto de desenvolver trabalhos para diversas partes do mundo, dos quais se destacam Angola, Brasil e Polónia.

A nível interno, é a própria agência que assume toda a gestão da sua comunicação. Desde a criação e gestão de conteúdos para o website (http://adso.pt/), como também para as várias redes sociais onde a ADSO está presente: Facebook, Linkedin, Youtube etc. A ADSO destaca-se, igualmente, por ser a primeira empresa a disponibilizar canais RSS, com informação atualizada regularmente. Isto demonstra que a agência trabalha com bastante rigor e coerência, fazendo sempre uma atualização das informações, o que é bastante importante pois a atualização é fundamental. Afinal, uma agência não pode estar parada no tempo, tem de se atualizar e estar a par das novas tendências e novas tecnologias, ou seja, todo o trabalho é pensado, planeado e estruturado segundo modernas técnicas de gestão e comunicação.

Em relação aos trabalhos e projetos desenvolvidos pela agência, podemos dizer que esta foca-se em diversas áreas, nomeadamente indústria alimentar, construção civil, obras públicas, tecnologias de informação, têxtil, vestuário e até desporto.

(19)

5 A ADSO centra a sua atividade na consultoria, marketing digital, criação publicitária, design e branding e web.

A agência assenta o seu trabalho com base na exigência, no saber, na criatividade e na dedicação. O principal objetivo, em cada projeto, é fazer sempre melhor, procurando sempre os melhores resultados e a satisfação máxima do cliente. A ADSO trabalha em parceria com o cliente na definição dos objetivos e na elaboração de estratégias com vista à obtenção dos melhores resultados.

Todos os trabalhos são amplamente discutidos pelos membros da agência, sendo que todos contribuem com ideias para cada projeto. Procura-se sempre fazer mais em cada trabalho que surge, de modo a que nos consigamos diferenciar do resto do mercado e da concorrência. A ADSO é portanto a marca que muitas empresas associam a sucessos, resultados, boa imagem, criatividade.

1.2- Localização

A ADSO ( Figura 1) está localizada no Distrito de Braga. Esta carateriza-se por ser uma cidade portuguesa situada a Norte de Portugal, com 183,4 km de área, fazendo parte da região do Minho. A ADSO localiza-se nesta cidade, mais precisamente na Rua Padre António Vieira, nº90 , São Victor, Braga.

Figura 1: Mapa de Portugal com a identificação do distrito de Braga3

(20)

6

3

1.3 Objetivos:

Todas as organizações / entidades têm os seus principais objetivos ou metas atingir, como tal a ADSO não é exceção.

O principal objetivo passa por manter uma imagem de credibilidade e confiança junto dos seus clientes e do mercado, focando-se essencialmente nos seus clientes, como evidencia a imagem representada (Figura 2). De acordo com o que pude verificar, a ADSO possui uma boa imagem e uma boa reputação.

Do meu ponto de vista, as agências de comunicação são fundamentais para ajudar as pessoas ou para aumentar a visibilidade e notoriedade de uma entidade/ empresa. Desse modo, a agência tem também como principais objetivos melhorar a imagem das empresas, dando dicas e sugestões para que as mesmas aumentem a sua visibilidade e consigam aumentar a sua produtividade.

Isto vai ao encontro do trabalho de Relações Públicas, como refere Lindon na obra Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, quando afirma a função das Relações

Públicas dentro da organização, não tem por objectivo relacionar-se com o público em geral, mas com cada público em particular. (2008: 27)

De um modo geral, os objetivos da ADSO passam por aumentar o fluxo de clientes, maximizar resultados e reduzir custos. Por outro, um dos princípios e objetivos é tratar cada cliente como se fosse único. A ADSO desenvolve medidas e estratégias tendo em conta a necessidade ou problema de cada cliente ou de cada indivíduo que a procure.

3 Consultado a 11 de Dezembro, 2017, figura retirada de: http://https://www.google.pt/maps/place/

ADSO+-+Ag%C3%AAncia+de+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Global/@41.561555,-8.4083259,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x83805afc14384f54!8m2!3d41.561555!4d-8.4083259

Figura 2:Objetivo fulcral da ADSO

(21)

7

1.4 Missão e filosofia organizacional

A ADSO assume com missão fundamental contribuir, estrategicamente, para o sucesso e valorização dos seus clientes, oferecendo soluções globais de comunicação, utilizando as melhores ferramentas para o posicionamento e crescimento dos negócios, imagem e notoriedade de pequenas e grandes empresas, procurando sempre ser transparente (Figura3)

Para Caetano (2007:252) a política de comunicação assenta no princípio das empresas, naquilo a que designamos pela “missão”. Os seus princípios, a sua visão de respeito pelos consumidores, pelo bem-estar social e pela sustentabilidade.

O conjunto é que faz a identidade de uma empresa, sendo que cada perspetiva singular vale tanto como o todo. A ADSO é caracterizada por uma filosofia de ação suportada pelos seguintes pressupostos:

- O que queremos que ela seja: competente, criativa, dinâmica, inovadora, positiva. - Os seus atributos: experiência, saber, dedicação, resultados.

- Os seus recursos humanos: qualificados, profissionais, apaixonados.

- Os resultados que produz: crescimento, confiança, sucesso profissional e felicidade

pessoal.

4

4 Imagem retirada do Wikipédia, no dia 13 de Dezembro, em

https://i2.wp.com/chevroletaqui.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Miss%C3%A3o-Vis%C3%A3o-Valores.jpg

(22)

8

1.5 Serviços / Clientes

É de evidenciar que todas as empresas possuem os seus próprios clientes, como tal a ADSO não poderia fugir à norma, tendo como principais clientes a Enermeter, a Engimagne, a FaFstone, o Clube Golge Braga e a Soguima. Realço estes clientes pois durante o estágio foi possível ter a perceção que estas empresas/entidades solicitam vários trabalhos à agência. Neste contexto, posso também afirmar que no decorrer do meu estágio, tive a oportunidade de colaborar em vários trabalhos, tendo contribuído para a realização dos mesmos.

Do meu ponto de vista uma empresa torna-se realmente “nosso” cliente após lhe fornecermos/ prestarmos um Serviço. Assim sendo, e recorrendo a uma tabela demonstrarei quais os Serviços que a agência presta e a que Clientes.

Quadro 1: Tabela referente aos Serviços e aos Clientes

Fonte: adaptado (http:/adso.pt)

Serviços

Clientes

Design&Branding

Engimagne Soguima Grafisquatro Assessoria e Consultoria Estratégica Clube Golge Braga

anmpe

Marketing&Publicidade

Clube Golfe Braga Enermeter Soguima Desenvolvimento de Conteúdos Web&Digital Media Enermeter FaFstone

(23)

9

1.6 Identidade Visual

A identidade visual desempenha um papel muito importante numa organização, pois é através dela que identificamos uma empresa ou uma entidade, tendo em conta o seu nome, logótipo e slogan. Para além disso, é possível diferenciá-la das restantes.

Desse modo, segundo J. Martins Lampreia a identidade de qualquer instituição começa

em termos de comunicação, pelo seu nome, pelo seu logótipo e também pelo seu slogan, que são os elementos primários para a identificação e reconhecimento desta junto do público. (Lampreia, 1998: 48)

Com base neste ponto que se refere à identidade visual, existem várias definições. Como tal optei por colocar uma citação de um dos autores que fomos abordando em várias unidades curriculares.

1.6.1 Nome

O nome é aquilo que nos permite identificar uma empresa ou uma organização, sendo que este deve ser de fácil memorização e escrita, de modo a que seja fácil de assimiliar e de reconhecer. É de frisar que este serve também como fator de diferenciação, na medida em que cada entidade possui o seu próprio nome e se diferencia num contexto organizacional.

De acordo com Lampreia (1998:49), o nome contém sete categorias para o caraterizar sendo elas: Nome individual (normalmente referente ao fundador da empresa);

Associação de nomes, geralmente diz respeito às pessoas que integram a sociedade

inicialmente constituída; Nome descritivo (a atividade da empresa é deduzida de imediato), permite descrever a empresa, logo à primeira vista; Nome abreviado (ex: Pan Am para Pan American); Iniciais (ex: BMW para Bayerishe Motoren Werke); Nome

Fabricado (ex: Kodak); Nome por analogia (ex: jaguar).

Contudo, podemos afirmar que o nome permite a uma organização ou empresa, posicionar-se e afirmar-se junto do seu público. O nome pode conduzir ao sucesso da

(24)

10 empresa, ou, pelo contrário, se for um nome “estranho” e que não se enquadre nos dias de hoje nem possua nenhuma originalidade, isso pode levar a má reputação e ao fracasso da mesma.

Neste pressuposto, podemos citar Beirão, que afirmava: Se a identidade for original e

representativa da entidade representada, constituirá um elemento básico para o crescente sucesso da mesma (Beirão et al., 2008).

Desse modo, o nome da entidade onde estagiei é ADSO. Este nome, do meu ponto de vista, é de fácil compreensão e permite fácil memorização. O nome atribuído a esta agência significa Simples e Próximo, porque a simplicidade e a proximidade são para a agência, fatores a ter em conta na comunicação e em cada trabalho desenvolvido.

1.6.2 Logótipo

O logótipo é um dos signos icónicos da identidade visual, este permite identificar a empresa ou uma organização. A palavra logótipo resulta da associação de duas palavras.

Logos que significa conceito e typos que significa grafia. Logótipo deriva do grego logos,

que significa discurso, palavra. O logótipo é um instrumento importante e poderoso de

marketing (Cides, 2009).

Como disse anteriormente, a ADSO rege-se pela Simplicidade e Proximidade. Por isso, ao analisar o logótipo verificamos que é um logótipo simples, e que apenas na sua identificação estão presentes duas cores: O branco, que é a cor a que estão representadas as letras que identificam o nome da agência e a outra cor que envolve o mesmo, que é o preto, utilizado como cor de fundo e permitindo um contraste entre as cores utilizadas.

(25)

11

1.6.3 Slogan

Há vários elementos que permitem reconhecer uma empresa ou identificá-la, como tal um dos elementos é o slogan. A palavra slogan provém do gaélico “sluagh-ghairm”, esta designação deve-se ao facto de, inicialmente, ser um grito de guerra celta, que era destinado a estimular os guerreiros ao ataque e à vitória. Com a evolução dos tempos, passou a ser uma “mensagem” de incentivo à compra, isto no que se refere à publicidade comercial.

O slogan consiste num signo linguístico que complementa o logótipo, ou seja, consiste numa forma de reforçar a mensagem do logótipo, exprimindo assim a missão e a filosofia da empresa/organização. Como refere Lampreia (1998:53) o slogan, deve ser breve,

claro, de fácil memorização e deve ser sempre positivo.

Posto isto, é de evidenciar que a ADSO não possui nenhum Slogan.

1.7 Política Comunicacional

Quando analisamos uma empresa / entidade são vários os pensamentos que nos vêm logo à cabeça, nomeadamente “ Qual será o tipo de imagem que esta organização ou empresa apresenta? “ ou então por outro lado questionamo-nos “ Qual será o grau de credibilidade que esta entidade possui?” . São imensas as perguntas que nos rodeiam e nos suscitam algum interesse. Tendo por base estas questões, e aquilo que fomos abordando e

(26)

12 aprendendo ao longo da licenciatura, é evidente que temos de ter ciente dois tipos de comunicação. Por um lado, a Comunicação Interna e por outro a Comunicação Externa. É através da comunicação que podemos analisar a ligação da empresa com os seus públicos, tanto internos como externos, porque ambos os públicos são fulcrais para o desenvolvimento de uma organização e para a sua sustentabilidade. Se comunicar é pôr

em comum uma informação, partilhar uma opinião, um sentimento, uma atitude, um comportamento, então as empresas, por maioria de razão as que trabalham com comunicação, têm de gerir e gerar dinâmicas comunicacionais eficientes e eficazes

(Rasquilha e Caetano, 2007:23).

Em suma, a imagem que nós possuímos de determinada entidade deve-se ao tipo de comuniação que a mesma apresenta e mantém com o público. Logo, se a comunicação for insuficiente e não conseguir transmitir a mensagem que deseja, isso pode conduzir à sua má reputação e demonstrar uma imagem de uma entidade desorganizada e pouco credível aos olhos do público.

1.7.1 Comunicação Interna

Todos os acontecimentos e acões que ocorrem dentro de uma organização, definem-se como sendo parte da comunicação interna. Assim sendo, o público interno são aqueles que se encontram dentro da organização. Tal como todos os autores defendem, ambos os públicos são fulcrais e essenciais para uma entidade/organização, mas é de evidenciar que o público interno tem extrema importância, pois é o público interno que transmitem a mensagem para o público exterior.

Através do público interno, formamos logo uma imagem sobre a entidade, são eles os responsáveis por divulgar a imagem da empresa no exterior. Como refere Cabrero, no livro de Ouro das Relações Públicas cada pessoa empregada na empresa é um veículo

de dentro para fora da empresa, quer dizer vende a imagem empresarial. A empresa que consiga que o seu público se identifique com ela tem muito a ganhar (Cabrero e Cabrero,

(27)

13 É de salientar que uma empresa deve sempre reger-se pelo princípio da verdade, no mesmo âmbito esta deve ser “correcta” com os seus funcionários, deve dar-lhes motivos para que estes se sintam integrados e satisfeitos, de modo a que estes promovam a empresa no exterior. Quando existe descontentamento devido a vários factores, por vezes isso é reflectido na imagem da empresa e é transmitido para o exterior, levando à falta de credibilidade e confiança do público externo face à organização.

De acordo com os autores Dennis Lindon e Jacques Lendrevie (2008), é fundamental que haja coerência e um certo equilíbrio entre a comunicação interna e externa, no sentido em que se a empresa não conseguir motivar e envolver os colaboradores internos, dificilmente obtêm bons resultados.

Tendo em conta a comunicação interna da ADSO, naquilo que me foi dado a interpretar, existe uma boa comunicação e um bom ambiente entre todos que constituem a agência. Durante os 3 meses de estágio, verifiquei que a nível interno somos sempre bem informados sobre os assuntos, existe a preservação do espaço de cada um e é possível discutir sobre os projetos ou trabalhos que desenvolvemos. É aceite a opinião de cada um, cabendo ao José Villa Cardoso a decisão final pois ele é o responsável pela ADSO e tudo tem que ter a sua validação final.

A comunicação interna da ADSO estabelece-se através dos seguintes meios:  Telefone Interno

 Servidor

1.7.2 Comunicação Externa

A comunicação externa diz respeito a tudo que ocorre fora da entidade, ou seja é toda a informação que acontece e que é enviada para o exterior.

Por outro lado, a comunicação externa é aquela comunicação que é feita de modo a que a instituição consiga ganhar credibilidade e confiança de todos aqueles com quem está

(28)

14 habitualmente em contacto. Exemplos de públicos externos são, por norma, os clientes, os fornecedores e a comunidade.

Nesta vertente, é importante realçar os Órgãos de Comunicação Social (OCS), pois fazem parte da comunicação externa e são veículos da transmissão das mensagens da empresa. Sendo que uma forte influência na formação de opiniões, por isso é fundamental que a entidade ou organização mantenha um elo de proximidade e cumplicidade com os OCS, nomeadamente Jornais, Rádios etc.

De acordo com Dennis Lindon as relações com os media surgem também como um tipo

de comunicação, pois os media, além de constituírem um público destinatário da mensagem da empresa, são igualmente um veículo dessa mensagem e, como tal, ajudam os outros públicos a formar opiniões (Lindon, 2008: 359).

Em relação à comunicação externa, a ADSO possui uma boa imagem, os públicos mantêm uma imagem de credibilidade e confiam no trabalho que desenvolve esta agência. A ADSO apresenta uma boa relação com os media, principalmente quando no Clube Golfe Braga (CGB) há torneios ou eventos que possam ser publicados, pois é a agência que patrocina o CGB e trata da comunicação do clube.

Nesses eventos, a ADSO envia para os media, nomeadamente press releases e newsletters que são enviadas pelo correio eletrónico, para todos os contactos importantes que fazem parte da base de dados da agência.

1.7.2.1 Site Institucional da ADSO

Quando falamos de Comunicação Externa, temos de ter ciente o Site da entidade, desse modo faço referência ao Website institucional da ADSO (http://adso.pt), pois este funciona como ferramenta de divulgação e de promoção da agência.

Em termos qualitativos, na minha opinião acho que o website da ADSO (Figura 5) está bem estruturado, havendo coerência nos vários separadores que possui. Este apresenta assuntos relevantes e atualizados.

(29)

15 O site é constituído por vários separadores, e nele encontramos todo o tipo de informação referente à agência, e aos trabalhos que desenvolve. Acho que o site está bem organizado, mas deveria apostar mais no design, com o objetivo de captar mais atenção do público. O site institucional permite ainda ter acesso aos vários dossiês que a agência desenvolveu, o que é bastante útil e uma boa forma de chegar ao público.

1.7.2.2 Clientes da ADSO

ENERMETER

A ENERMETER (ENER) é uma empresa fundada em 2001 e instalada em Braga. Esta dedica-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras para água, o gás e a eletricidade. Assume um crescimento sustentado pela clara visão de futuro, a inovação e a elevada dedicação aos seus clientes, tendo por isso como objetivo primordial, a satisfação dos seus clientes.

Figura 5:website da ADSO

(30)

16 ENGIMAGNE

A ENGIMAGNE (ENGI) é uma empresa que se localiza em Valpaços, sendo responsável por desenvolver soluções de engenharia e de energia, a engimagne apresenta uma resposta de excelência para as necessidades das empresas.

Para Engimagne, os clintes são os elementos mais importantes, sendo que esta empresa procura apresentar as soluções mais modernas, mais inovadoras e ajustadas às necessidades dos clientes.

SOGUIMA

A Soguima (SOG) é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na indústria dos ultracongelados. Com marcas próprias e distribuição para mais de 30 países, a soguima é player de referência no mercado nacional e internacional.

CLUBE GOLFE BRAGA

Em relação ao Clube Golfe Braga (CGB) é de salientar que ADSO é a agência que patrocina o golfe, sendo que o José Villa Cardoso é o diretor da agência e é o responsável pela Comunicação do Clube.

O Clube foi fundado em meados de 1991 por Jacinto Lopes e Rui Junqueira, adeptos do desporto. Hoje é considerado um dos mais antigos e conceituados clubes a nível nacional e está presente nas várias Redes Sociais (Facebook e Youtube), apresentando um projeto com credibilidade e reconhecimento.

FAFSTONE

A Fafstone (FAF) , é uma empresa ligada ao setor da extração e comercialização de rochas ornamentais e produtos em granito. Esta, conta com mais de 25 anos de atividade.

(31)

17 A Fasfone trabalha com profissionalismo, dinamismo e modernidade, possui uma capacidade de resposta adequadas às necessidades do mercado e exigências do cliente.

1.8 Análise Swot

A análise SWOT permite ver, claramente, quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver (ameaças), assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar. Consiste num elemento fundamental para se proceder à definição dos objetivos, tendo em conta a influência do meio envolvente, força concorrencial, necessidades do mercado e performance da empresa.

Segundo Albert Humphrey, esta consite numa das ferramentas mais utilizadas para fazer análise de cenário, sendo usada para a gestão e planeamento estratégico de uma empresa, podendo também ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional, pequenas empresas, etc.

Como refere Lindon, trata-se de uma ferramenta que conclui as análises externa e

interna da organização, pois permite verificar de forma clara quais são os riscos a ter em conta e os problemas a resolver (Lindon et al ; 2009).

Esta análise serve para verificar a posição estratégica da empresa, através dos seguintes pontos:

 Strenghts (pontos fortes): vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;

 Weaknesses (pontos fracos): desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;

 Opportunities (oportunidades): aspetos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa;

 Threats (ameaças): aspetos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

(32)

18 Desse modo, procurei fazer uma análise, tendo em conta os meses em que estagiei, cujos resultados se apresentam, de forma esquematizada, na tabela seguinte.

Tabela 1: Análise SWOT da ADSO Fonte : Própria

Pontos Fortes (Strenghts) Pontos Fracos (Weaknesses)

Notoriedade junto do público

Rapidez e Eficácia nos projetos / trabalhos desenvolvidos

Forte capacidade de desenvolver qualquer tipo de trabalho, tendo em conta o que é solicitado pelo cliente Boa organização por parte de quem trabalha na agência

Originalidade

O local onde a ADSO se situa fica um pouco isolado

Falta de material promocional por parte da agência (flyers), a agência apenas possui os dossiês, mas não estão impressos.

Oportunidades (Opportunities) Ameaças (Threats)

Associação a outras empresas que possuam prestígio e valor

Desenvolvimento de um gabinete de Comunicação e Relações Públicas Desenvolvimento de projetos que envolvam a ADSO e que conduzam ao seu crescimento e notoriedade

Elaboração de Material Promocional da ADSO, como por exemplo os Flayers

Proximidade com potenciais clientes que desenvolvam a agência

Concorrência

(33)

19

Enquadramento

Prático- ESTÁGIO

(34)

durante o decorrer da licenciatura em CRP. Primeiramente, apresento o Plano de Estágio, que me foi proposto pelo Dr. José Villa Cardoso, que foi o meu supervisor durante os 3 meses de estágio, e em seguida apresento o cronograma das atividades desenvolvidas, de modo a demonstrar as tarefas e a frequência com que realizei cada uma.

2.1 Plano de Estágio

O estágio curricular teve início o dia 4 de Setembro e terminou no dia 4 de Dezembro.

Em relação, ao meu processo de entrada na empresa, eram vários os sentimentos que eu possuía no primeiro dia, por um lado sentia “ medo e desconforto” porque era um ambiente novo e não estava ainda familiarizada, e por outro sentia “ curiosidade e entusiasmo”, aquela vontade de saber onde eu iria ficar, as tarefas que devolveria durante o estágio curricular e conhecer o funcionamento da agência. O primeiro dia, foi portanto dedicado à familiarização e ao conhecimento da agência, tendo encarado todo o processo de forma positiva e desafiante.

Durante os 3 meses que estagiei na ADSO foram-me atribuídas várias tarefas, estas tarefas que fui desempenhado ao longo do estágio curricular centraram-se num plano elaborado pelo Dr. José Villa Cardoso, que foi o meu supervisor na entidade.

Assim sendo, o plano que foi elaborado pelo meu supervisor passava por:

 Benchmarking de empresas e público alvo a Montante e a Jusante;

 Benchmarking do Cliente;

 Desenvolvimento de conteúdos para Website/ redes sociais / publicidade da ADSO;

 Desenvolvimento de comunicação para Clientes da agência (Soguima, Clube Golge Braga, Enermeter, Engi etc;

 Gestão de projetos;

(35)

21

 Assessoria à área criativa / Design;

 Implementação de processos e metodologias. ( Ver lista de anexos)

2.2 Cronograma das Atividades

Neste ponto, apresento em cronograma as tarefas por mim realizadas durante o período de estágio, compreendido entre 4 de Setembro e 4 de dezembro de 2017. Na minha opinião, uma parte importante do planeamento de qualquer evento ou atividade consiste na criação de uma agenda com os detalhes, sendo que o cronograma é uma boa ferramenta para nos orientarmos, pois através dele seguimos uma linha de raciocínio no desenvolvimento de um projeto ou de uma atividade.

De acordo, com o plano que me foi proposto pelo meu supervisor, optei por elaborar um cronograma de ação. O meu objetivo na sua elaboração, passou por descrever as tarefas diárias que realizei ao longo dos 3 meses do estágio curricular, referindo o mês em que realizei cada uma, bem como a semana em que desenvolvi essa tarefa.

A sua observação permite perceber a duração de cada atividade, bem como a distribuição completa dos trabalhos desenvolvidos. As tarefas subdividem-se nas seguintes categorias:

(36)

22

2.3 Atividades Desenvolvidas

Segue-se a descrição de todas as atividades realizadas durante o estágio, com enquadramento teórico, expressando as dificuldades mas também as conquistas do desempenho na realização das mesmas.

Ao longo do estágio curricular, como é visível no cronograma representado, tive a oportunidade de desenvolver várias tarefas, umas que estavam inteiramente ligadas ao trabalho de Relações Públicas (RP), como por exemplo o contacto telefónico, tarefa que desempenhei com maior frequência e outras tarefas que desenvolvi mas que eram mais focadas na entidade e no trabalho que desenvolviam, sendo que a ADSO não possuía um gabinete de Comunicação e Relações Públicas.

Em todas as tarefas procurei sempre dar o meu melhor e ajudar no que fosse necessário, de modo a que a minha ajuda fizesse toda a diferença. Confesso que não foi fácil, uma vez que na primeira semana, nao obtinha o conhecimento necessário, para logo de princípio começar a sugerir ideias ou desenvolver estratégias para os projetos.

Tabela 2:Cronograma das atividades desenvolvidas na ADSO

Fonte: Própria DEZEMBRO 1º 2º 3º 4º 1º 2º 3º 4º 5º 1º 2º 3º 4º 5º 1º Escrita de Emails Contacto Telefónico Benchmarking Presença em Reuniões Gestão do Facebook Gestão do Linkedin

Criação e Organização das Pastas Agendamentos CGB

Agendamentos Soguima Desenvolvimento de Conteúdos Verificação dos Materiais Inscrições da ADSO em eventos Envio de Cartões Pelo Correio Preparação para as reuniões

Mês / Semana

(37)

23

2.3.1 Escrita de emails

A escrita de emails, considerada uma ferramenta de comunicação externa, foi a tarefa que desempenhei com maior frequência ao longo dos 3 meses de estágio. Como a ADSO tinha estado de férias, voltando à atividade no mês de Setembro, era necessário informar os clientes do ponto de situação dos trabalhos que tinham sido solicitados e que tinham ficado pendentes, durante o período de férias da agência.

Desse modo, como eu possuía uma boa capacidade de escrita e o meu supervisor gostava da forma como eu escrevia, acabei por ficar responsável por essa tarefa. Parece ser simples, à partida, mas não é uma vez que se trata de estabelecer uma “corrente” de contatos com vários tipos de públicos externos, clientes ou potenciais clientes, com quem é imprescindível comunicar bem, deixando uma boa imagem como se exige. Como demonstra o cronograma, eu escrevi emails todo o meu estágio curricular, com propósitos diferentes, dependendo do assunto em questão.

Por um lado, escrevi emails a agradecer o contacto e a confiança que depositavam na ADSO para a realização de trabalhos. Por outro, escrevia emails a referir qual o ponto de situação de determinado trabalho, referindo, por vezes, que as alterações solicitadas já tinham sido feitas e se era necessário fazer mais alguma alteração, ou mesmo se precisavam de mais alguma tarefa da nossa parte.

Como explicarei na seguinte tarefa (contacto telefónico), por vezes eu agendava reuniões ao José Villa Cardoso, responsável pela agência, mais precisamente reuniões entre a ADSO e a outra empresa / entidade.

Por isso após essas reuniões se realizarem eu ficava responsável por escrever um

email a demonstrar gratidão e agradecimento, pela pessoa se ter deslocado às

instalações da ADSO para a realização da reunião. No mesmo seguimento, e se eventualmente a reunião tivesse corrido bem, aproveitava para sugerir uma colaboração/parceria entre ambas as partes e referia os dossiês da agência.

(38)

24 Tendo em conta o tipo de indivíduo com quem eu estava a comunicar através do

email, isto é, se eu achasse, e se o diretor concordasse, que o golfe seria interessante

para a pessoa, eu no email que escrevia aproveitava para destacar o Clube Golfe Braga (CGB), quais os benefícios que teriam em associar-se ao clube, referindo sempre o site do CGB para se poderem informar.

Contudo, também utilizava o email para agendar reuniões entre a ADSO e outras empresas, mostrando sempre a total disponibilidade em colaborar e em agendar reunião. Conseguindo o feedback do outro lado, enviava emails com alguns contactos que a agência possuía e que podiam ser úteis.

Em relação aos restantes meses, sobretudo no mês de Outubro, escrevi imensos

emails a pedir orçamentos, onde descrevia qual o material que era necessário

produzir, caraterísticas dos mesmos e as quantidades. Na maior parte dos casos, estes emails eram enviados para as gráficas (ver lista de anexos).

No mês de Novembro e Dezembro, os emails que foram escritos serviam novamente para informar o cliente do trabalho recomendado, mas também para prestar alguma consultoria aos contactos que nos foram fornecidos pela Sara Dias da anpme. Nesses emails escrevia sugestões/estratégias para os contactos conseguirem obter visibilidade no mercado e conseguirem angariar clientes para os seus negócios.

2.3.2 Atendimento telefónico

A ADSO utiliza com muita frequência o Telefone para estabelecer ligação com os seus clientes e com os fornecedores. Como tal, durante o decorrer do estágio na agência, eu era a responsável por efetuar todas as chamadas telefónicas necessárias. Através desta tarefa, pude manter o contacto direto com os clientes e informá-los sobre os trabalhos que estávamos a desenvolver para eles.

(39)

25 No início, foi constrangedor pois não estava habituada a ter esta responsabilidade nas mãos. Além disso era principalmente a imagem e a reputação da agência que estava em causa, por isso tentei sempre manter a calma e explicar as coisas de forma compreensível.

Como refere Beirão, para adicionar valor à imagem da organização, o

atendimento telefónico precisa de ser cordial, atencioso e familiar, gerando relações de intimidade e de parceria, mesmo amigáveis, com os públicos. O primeiro passo para criar empatia reside na saudação inicial, que, além de ser institucional, deverá transmitir simpatia/boa disposição, a que se segue a abertura para a formulação do pedido por parte de quem contacta ou é contactado a/pela organização (beirão et al., 2008: 98)

Os contactos telefónicos que efetuei, foram inúmeros, sobretudo em Setembro (mês que iniciei o estágio). Isto deve-se ao facto da agência ter estado de férias. Com o retomar do trabalho, era fundamental informar os clientes sobre o desenvolvimento dos trabalhos e fazer uma breve análise da situação. Aqui verifica-se que esta tarefa, de certa forma, complementa-se com a tarefa escrita de emails.

Pois, por vezes, há medida que enviava o email, fazia logo de seguida a chamada telefónica a informar ou a pedir algum feedback sobre o assunto exposto por escrito.

Desse modo, fiquei responsável por fazer esses contactos, o que nem sempre foi fácil porque estava num ambiente novo e, sobretudo, não por dentro dos assuntos. Para ultrapassar esses “medos” iniciais, pedia ajuda ao meu supervisor que me ia orientado.

Sempre que fazia um contacto, colocava ao meu lado um papel para tirar notas e para depois transmitir ao meu supervisor. Ou, por vezes, já tinha um papel escrito, pois o meu supervisor informava, por alto, o que poderia dizer a determinado cliente, tendo em conta o trabalho que nos tinha sido solicitado. Então eu tirava logo nota e apontava para me orientar.

(40)

26 Por outro lado, também fiz o contacto telefónico para outras empresas ou organizações, isto com o objetivo de agendar uma reunião entre a ADSO e a outra entidade com quem eu estava a falar, pois era fundamental conseguirmos divulgar ao máximo a imagem da ADSO e conseguir potenciais clientes. Neste âmbito, eu possuía um calendário pessoal onde apontava as reuniões que marcava e as horas. Geralmente as reuniões eram nas instalações da agência, havendo situações em que eram nas outras empresas.

5De acordo com o cronograma representado, é possível verificar que Novembro foi

o mês no qual também realizei bastantes contactos, aliás posso mesmo afirmar que o fiz com maior frequência, pois nesses meses eu contactei várias gráficas a pedir vários orçamentos.

2.3.3 Benchmarking

O Benchmarking5 vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa “referência”, este carateriza-se por ser um instrumento importante de gestão das empresas, que começa com a pesquisa e termina com a implementação de ações específicas.

O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, uma vez analisa as estratégias e possibilita às empresas criarem e terem ideias novas.

Segundo araújo (2006) “o benchmarking é um processo de investigação. Se a intenção com essa tecnologia é posicionar as práticas de uma empresa em relação ao que existe fora dela, é necessário quantificar as informações de algum modo. Essa é a essência: explorar o desconhecido e converter o resultado em ação empreendedora”.

Em relação ao Benchmarking, eu fiz ao nível das empresas ( FaFstone, Soguima) e ao nível de clientes (Ruggieri, Morgan).

(41)

27 No que toca ao benchmarking das empresas eu comecei por fazer uma pesquisa, pois como estava fora do contexto, o José Villa Cardosopediu-me para pesquisar sobre as empresas, referindo os trabalhos que desenvolviam.

Em relação ao benchmarking para clientes, posso referir a pesquisa que fiz para o Ruggieri (nosso cliente), essa pesquisa baseou-se em identificar nomes, ideias para embalagens, frases criativas e imagens para o pão de queijo.

O pão de queijo era um novo projeto que a ADSO ia ajudar a desenvolver e era necessária essa pesquisa. Fiz também um benchmarking para a Soguima, na medida em que eram necessários conteúdos para a Campanha de Natal que a empresa, juntamente com a ADSO, estava a desenvolver.

2.3.4 Presença em Reuniões

Apenas no mês de Setembro, como demonstra o cronograma, tive a oportunidade de presenciar reuniões com os clientes da ADSO. Sempre que havia uma reunião eu ia com o José Villa Cardoso,e levava sempre uma capa com folhas para tirar notas e apontar informações importantes. Mais tarde, e caso fosse necessário, eu fornecia essas notas para a gestão completa do processo dos clientes.

2.3.5 Gestão do facebook

Hoje em dia, as redes sociais são fulcrais e desempenham um papel importantíssimo nas nossas vidas, estas consistem numa forma de construir e manter relacionamentos com clientes.

O facebook funciona como uma ferramenta de comunicação global, aqui realço o campo das relações públicas, pois como sabemos estas são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa / entidade. O profissional de Relações Públicas, é responsável por gerir a comunicação entre a empresa e os diferentes públicos.

(42)

28 A gestão pode ser feita através do Facebook, pois é uma rede social que as empresas estão apostar e que podem ser geridas por um RP, através dele são compartilhadas informações da empresa para os seus públicos. Sendo responsáveis por veicular notícias em grandes veículos de comunicação como o facebook, têm ainda a responsabilidade de aumentar a visibilidade da entidade.

O profissional de RP deve através do facebook, pomover a empresa/organização e criar conteúdo de qualidade, pois é quem tem a visão mais aprofundada da imagem da empresa e do seu funcionamento. Um RP pode ainda referir qual ou quais são as redes sociais mais estratégica para empresa estar e o que deve ser veinculado nessas redes. Muitas vezes, as redes sociais são excelentes canais para divulgar matérias em que a empresa é evidenciada.

É dever desses profissionais da comunicação conquistar e manter a credibilidade e a aceitação da organização com seus principais públicos, de maneira a assegurar a criação e a projeção de uma imagem institucional positiva, bem como auxiliá-la a alcançar suas metas de mercado (nogueira, 1985, p. 58).

A sua gestão e atualização é fundamental, neste âmbito uma das tarefas que me foi atribuída foi a gestão das redes sociais da ADSO. Não só fiz a gestão do facebook da ADSO como fiz a gestão do facebook do José Villa Cardoso (Diretor da agência), da Isabel Sá (Personagem fictícia, criada para promover e divulgar a Soguima), facebook da Soguima e facebook do Clube Golfe Braga.

Todos os dias, a minha primeira tarefa passava por esta gestão, sendo que o primeiro era o facebook do diretor da agência, pois só entrando no pessoal dele eu tinha acesso direto para o facebook da ADSO e do CGB. O facebook da Isabel Sá e da Soguima eram os últimos que eu geria. Em relação ao facebook do José Villa Cardoso eu verificava os vários separadores existentes, se houvesse algo novo e importante comunicava ao meu supervisor.

No facebook da ADSO, verificava igualmente os vários separadores e se fosse necessário publicar alguma informação da agência fazia essa publicação. Por vezes, verificava que as pessoas colocavam gostos ou comentavam, então eu agradecia o

(43)

29 gosto e se fosse preciso responder a algum comentário, comunicava ao JoséVilla Cardoso e fornecia essa informação.

Também fiz a gestão do facebook do CGB, pois a ADSO é a agência que patrocina o clube. Fiquei encarregue de atualizar a informação, verificar os vários separadores, publicar informação pertinente sobre o clube, atualizar a foto de capa e de perfil do clube sempre que era oportuno, sendo que, geralmente, a foto de capa era alterada quando se realizassem torneios. Se fosse necessário acrescentar informação sobre determinado torneio ou colocar algum conteúdo no facebook, era eu a responsável por fazê-lo.

Por fim, fiz a gestão do facebook da Isabel, personagem fictícia para promover a Soguima. No facebook da Isabel verificava os vários separadores e, sempre que necessário, colocava informação referente à Soguima. Por vezes, nesta página publicava algumas imagens dos produtos alimentares da empresa, em destaque, gerando gostos e comentários. Agradecia e respondia. No que se refere ao facebook da Soguima verificava os vários separadores e publicava informações, tendo em conta o que me era transmitido pelo diretor da agência. Às vezes também mudava a foto de capa e publicava novas fotos dos produtos. Optei por colocar prints das páginas referidas nos respetivos anexos do relatório (Ver lista de anexos).

2.3.6 Gestão do Linkedin

Em relação ao Linkedin, é de frisar que esta é uma rede que a ADSO também possui e que utiliza com bastante regularidade6, também porque é através dele que se conseguem obter conhecimentos de pessoas com prestígio e relacionados fulcralmente com contexto empresarial.

Assim, é de salientar que fiz a gestão do Linkedin do José Villa Cardoso, este ligado inteiramente à ADSO e o da Isabel Sá, este ligado à Soguima. Contudo, o trabalho que desempenhei foi igual em ambos. Nesta rede, eu era responsável por verificar os vários separadores que apresenta o linkedin, mas a minha tarefa era mais

(44)

30 precisamente recomendar as competências dos contactos que o responsável pela ADSO (José) e a Isabel tinham, isto com o intuito de também recomendarem as competências de ambos e gerar algum feedback sobre as empresas (ADSO e Soguima).

Todas as manhãs selecionava, por ordem alfabética, 20 perfis, tanto do José Villa Cardoso, como da Isabel, e recomendava as competências que cada uma das pessoas tinham escrito no seu perfil do linkedin onde diz “ Competências e

Recomendações em destaque”. Quando eu recomendava essas competências, as

pessoas agradeciam e recomendavam igualmente.

2.3.7 Criação e organização das pastas

No que se refere a esta tarefa, eu ficava responsável por criar as pastas e organizá-las consoante a empresa ou cliente.

A criação e organização das pastas eram feitas de duas formas: primeiramente, como a ADSO possuía um servidor, eu criava as pastas da respetiva semana no servidor e dentro dessa pasta colocava os trabalhos que íamos tratar essa semana, bem como os nomes do cliente ou da empresa. Após estarem criadas as pastas no servidor, seguidamente organizava em pastas físicas, ou seja pegava em capas que a agência tinha e colocava uma etiqueta com o nome “ADSO-Nome do Cliente ou Empresa” e colocava o número da pasta consoante a pasta no servidor, assim estavam organizadas e era muito mais fácil gerir os trabalhos. ( ver lista de anexos)

Todos os dias, pegava nessas pastas físicas que tinha organizado e mostrava ao diretor para ver o que estava impresso ou o que poderia fazer para darmos seguimento aos trabalhos.

(45)

31

2.3.8 Agendamentos CGB

Os agendamentos do CGB, era feitos no facebook do Clube Golfe Braga, era eu a responsável por esses agendamentos. Foram vários os agendamentos que eu fiz, como é visível no cronograma, fui fazendo agendamentos ao longo dos meses, mas os meses em que o fiz com maior frequência, foi em Outubro e Novembro.

Em relação a esta tarefa, eu tinha um calendário próprio para os agendamentos do clube. Inicialmente marcava no calendário as datas estipuladas pelo diretor para fazer esses agendamentos, e só depois fazia o agendamento no facebook para, mais tarde, na data específica, esse agendamento ser publicado. Os agendamentos passavam por marcar no facebook no separador “agendar publicações”, aí indicava uma data e as horas para sair determinado post. Por norma, os conteúdos que agendava eram vídeos de agradecimento aos Sponsors do clube, vídeos ligados aos jogadores do golfe (jovens e adultos) e post´s com informação dos torneios (Vidago, Mondariz, Miramar).

No mês de Novembro e Dezembro os agendamentos eram essencialmente post´s ligados ao torneio e ao jantar aniversário do Clube que iriam ocorrer dia 1 de dezembro. ( ver lista de anexos)

2.3.9 Agendamentos Soguima

Da mesma forma que fazia os agendamentos do CGB fazia os agendamentos da Soguima. Tinha igualmente um calendário próprio para estes agendamentos e após o diretor decidir as datas eu marcava no calendário. Por vezes as datas também eram sugeridas por mim, marcava no calendário e após a confirmação por parte do diretor procedia ao agendamento no facebook da Soguima.

Todos os agendamentos eram post´s de produtos da Soguima, eu ia buscar informação ao word que tinha feito ou alterado, copiava a informação desse documento para o facebook, copiava a respetiva imagem e agendava no facebook, colocando a data e a hora e, mais tarde, no respetivo dia esse post era publicado.

(46)

32

2.3.10 Desenvolvimento de Conteúdos

No decorrer do estágio, fui desenvolvendo conteúdos. Inicialmente, desenvolvi conteúdos para a Soguima, elaborando frases para colocar nas embalagens do bacalhau, porque era um dos trabalhos que tínhamos em mão. Desenvolvi conteúdos para o Clube Golfe Braga, como por exemplo frases para incentivar a jogar e divulgar o clube.

Por outro lado, e com mais peso, ajudei no desenvolvimento de conteúdos para colocar no site da Enermeter, pois a empresa estava a renovar essa ferramenta e nós éramos responsáveis por colocar o conteúdo.

Contudo, e visto que estávamos a desenvolver vários trabalhos para as empresas / clientes, tive também a oportunidade de desenvolver conteúdos para a Soguima, mais concretamente para a Campanha de Natal e para o projeto Pão de Queijo.

2.3.11 Verificação dos Materiais

A ADSO é responsável por desenvolver vários trabalhos para as empresas e para os clientes e, nessa relação, por vezes eram encomendados alguns trabalhos cuja concretização dependia de outras entidades, como por exemplo a produção de alguns materiais (cadernos, calendários, etc) .

Nesse sentido, sempre que chegavam os materiais à agência era necessário verificar se estava de acordo com o que cliente tinha pedido. Era eu que fazia essa verificação.

2.3.12 Inscrições da ADSO em eventos

Por norma, o diretor da agência recebia emails a informá-lo e a incentivá-lo a participar em eventos, neste caso seria a presença da ADSO nesses eventos. Geralmente esses eventos eram conferências, workshops, palestras, sendo que eu era a responsável por inscrever a agência nesses eventos. ( ver lista de anexos)

(47)

33

2.3.13 Envio de cartões pelo correio

Como alguns dos nossos clientes estavam longe, havia a necessidade de enviar os materiais por correio, neste caso eu fui responsável por me deslocar aos correios e enviar os cartões para a Engimagne, empresa que se encontrava em Valpaços.

2.3.14 Preparação para as Reuniões

Sempre que existiam reuniões, eu informava o diretor, sendo eu a responsável por preparar a pasta /dossiê para determinada reunião. Nessa preparação colocava o que achava relevante para a reunião, nomeadamente documentos úteis ou mesmo

emails que tinham sido enviados pelo cliente.

Sempre que já tinha tudo preparado, mostrava ao meu supervisor para ele validar e ver se era necessário colocar mais alguma coisa. Posto isto, por vezes entregava a capa ao diretor ou outras vezes colocava a respetiva pasta na Sala de Reuniões.

(48)

34

Reflexão Final

Agora que uma das etapas da minha vida está terminada, posso dizer que me sinto bastante concretizada e orgulhosa por ter chegado até aqui. Apesar do medo e receio que tive desde o início, ingressei na área certa. Pois a área da Comunicação e Relações Públicas, é sem dúvida uma área que eu realmente gosto e com a qual me identifico.

Após concluir o estágio recordo cada dificuldade que encontrei e cada desafio que superei. Estagiar na ADSO, nem sempre foi fácil nem correu “às mil maravilhas”, e para além disso, temos sempre medo de falhar ou de não corresponder as espetativas pelo facto de sermos inexperientes. Procurei sempre encarar o estágio de forma positiva e como um processo de aprendizagem, afinal era através dele que íamos aplicar e complementar os conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura.

O estágio na ADSO foi sem dúvida bastante enriquecedor, saio com uma melhor noção de como as agências trabalham e principalmente como funciona o mercado de trabalho e sinto-me com mais capacidades para poder enfrentá-lo.

Tendo em conta os primeiros dias de estágio e os últimos, noto sem dúvida uma grande evolução em mim, por fim já conseguia desenvolver ideias e já me sentia muito mais confiante a desenvolvê-las. Aqui saliento novamente os 3 anos de licenciatura, pois eles foram fundamentais para a realização das tarefas. Sem dúvida que o curso de Comunicação e Relações Públicas foi uma mais valia, está bastante bem estruturado e prepara-nos muito bem para o estágio e mercado de trabalho, de um modo geral posso dizer que tivemos unidades curriculares que foram cruciais.

Em suma, fazendo uma avaliação global, penso que o estágio neste agência foi uma mais valia, contribuiu para o meu crescimento pessoal, mas principalmente profissional, tendo tido bastante influência em mim, na forma como eu pensava e encarava o mercado de trabalho e também a área das RP.

(49)

35 Tenho pena que a ADSO não tenha um Gabinete de Relações Públicas, pois sei que seria ideal para a agência e para além disso, aprenderia mais sobre esta área. Este é apenas o fechar de um ciclo e tenho ciente que ainda tenho muito para aprender e para descobrir neste campo, mas olhando para trás para tudo que passou sei que estou no caminho certo e preparada para ser uma boa profissional de Relações Públicas e pronta para aprender coisas novas, como evidencia um ditado antigo “ O Saber não Ocupa Lugar”.

Acabo esta reflexão dizendo que, quanto mais soubermos da nossa àrea melhores profissionais seremos.

(50)

36

Bibliografia

araújo, L. G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão

Organizacional, São Paulo: Atlas, 2006.

beirão, Inácio et al. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Lisboa: Plátano Editora.

cabrero, J.; Cabrero, M. (2001). O Livro de Ouro das Relações Públicas. Porto: Porto Editora.

caetano, Joaquim e RASQUILHA, Luís (2007). Gestão da Comunicação. Lisboa: Quimera Editores.

cides, S. (2009). Marketing para negócios de sucesso-Vol. 1.(s./e.). São Paulo: universo dos livros

lampreia, J. Martins (1998). Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na

Gestão. Lisboa: Texto Editora.

lendrevi, J. (2008). Mercator- Teoria e Prática do Marketing, Lisboa,Editora Dom Quixote

lindon, D. et al (2008), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing Lisboa: Publicações Dom Quixote

lindon, Denis, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Rodrigues, Joaquim Vicente (2009), Mercator XXI – Teoria e prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa.

nogueira, Nemércio. RP: princípios e mecanismos. São Paulo: Mercado Global, 1985.

(51)

37

Webgrafia

http://adso.pt/-consultado no dia 11 de novembro

https://i2.wp.com/chevroletaqui.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Miss%C3%A3o-Vis%C3%A3o-Valores.jpg-Consultado no dia 13 de dezembro

http://fapan.edu.br/media/files/2/2_664.pdf- consultado no dia 14 de dezembro, 2017

http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/- consultado no dia 14 de dezembro, 2017

(52)

38

(53)

39

ǀ Lista de Anexos ǀ

Anexo I:

Plano de Estágio

Anexos II:

Escrita de Emails

Anexo III:

Benchmarking

Anexo IIII:

Gestão do Facebook

Anexo V:

Gestão do Linkedin

Anexo VI:

Criação e Organização das Pastas

Anexo VII:

Agendamentos Clube Golfe Braga

Anexo VIII:

Agendamentos Soguima

Anexo IX:

Desenvolvimento de Conteúdos

(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)

Benchmarking Pão de Queijo

(61)
(62)
(63)
(64)
(65)
(66)
(67)

Recomendações das competências ( José Villa Cardoso e Isabel Sá- Antes e Depois)

(68)
(69)

(70)
(71)
(72)
(73)
(74)
(75)
(76)
(77)

Evento Houses of Portugal

(78)
(79)

Referências

Documentos relacionados

Com isso, pode-se classificar então, como catalisador reverso deste processo, o planejamento tributário, que pode ser caracterizado como ponto de partida para a gestão

Quantos aos teores de macronutrientes no feijão guandu por ocasião do 1º corte, observa-se que não ocorreram diferenças significativas entre os tratamentos para os

The main applications of such branching procedure are instances of the MSP where the costs are large because the height of the search tree is linear on the number

Na Figura 5.23a é possível observar que a previsão de produção acumulada de óleo para duas iterações contemplou a resposta referência durante o início do tempo

Criado por cinco amigos – Fábio Porchat, Ian SBF, Antonio Tabet, João Vicente de Castro e Gregório Duvivier – que tinham vontade de fazer vídeos para internet com a

para caracterizar o mecanismo de liberação de 17α-metiltestosterona, optou-se por selecionar as partículas que apresentaram melhores características quanto ao

A presente invenção se refere a um processo catalítico de hidrogenação/hidrogenólise de glicerol ou glicerina a compostos oxigenados e hidrocarbonetos contendo de

Para as análises foram utilizados os microdados das edições do ENEM de 2009 a 2013 que estão disponíveis no site do INEP; os resumos técnicos do Censo Escolar do Estado de São Paulo