• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE TCC (COORDENAÇÃO -19-04-16)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE TCC (COORDENAÇÃO -19-04-16)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Apêndice A - Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso

Engenharia Eletrônica

CAPÍTULO I

Das Definições e Objetivos

Art. 1o – O Trabalho de Conclusão de Curso é requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro em Eletrônica. Consiste em uma pesquisa científica individual, cujo registro será apresentado na forma de monografia, elaborado sob a orientação de um professor da Escola Superior de Tecnologia da UEA.

Art. 2o -O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será elaborado pelo aluno, durante o curso das disciplinas TCC I e TCC II, com o apoio de um professor orientador, docente regular da EST.

Art. 3º - Durante o curso da disciplina TCC I será elaborado o projeto da pesquisa científica circunscrito aos limites do tema escolhido em comum acordo com o professor Orientador e submetida à Banca Avaliadora em apresentação pública.

Art. 4o - Após aprovação do projeto proposto pela Banca Avaliadora, durante o curso da disciplina TCC II, será realizada a Pesquisa e submetida à Banca Avaliadora em apresentação pública.

Art. 5o – O Trabalho de Conclusão de Curso tem os seguintes objetivos:

I. Reunir, aprofundar e sistematizar os conteúdos disponibilizados ao longo das disciplinas do curso em um trabalho elaborado atendendo a metodologia científica e as Normas ABNT aplicáveis e apresentado como Trabalho Científico Acadêmico. Concentrar em uma atividade acadêmica as capacidades de criação e de pesquisa do acadêmico no que diz respeito à organização, metodologia, domínio das técnicas de pesquisa, processos de apresentação de trabalho, conhecimentos da pesquisa bibliográfica e da documentação, técnicas de coleta, análise e apresentação de dados, clareza e coerência na redação final.

(2)

II. Contribuir para a criação e disseminação de conhecimento técnico e científico.

CAPÍTULO II Da Orientação

Art. 6o – O desenvolvimento do tema do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser obrigatoriamente supervisionado por um professor orientador, dentre os professores da área de conhecimento do mesmo, na EST, desde a fase do Projeto até a fase da Pesquisa. Cabe ao professor orientador:

I. Acompanhar a elaboração do trabalho, desde o projeto até o resultado final, auxiliando na programação de leituras, discutindo conteúdos e sugerindo melhorias;

II. Disponibilizar tempo semanal para a orientação dos alunos;

III. Avaliar o trabalho no que diz respeito ao conteúdo e à forma;

Art. 7o – O aluno terá o suporte dos professores das disciplinas TCC I e TCC II referente às questões concernentes à metodologia científica e as Normas Técnicas durante a fase do projeto e da pesquisa, respectivamente. Cabe aos professores de TCC I e TCC II:

I. Acompanhar a elaboração do trabalho, desde o projeto até o resultado final, transmitindo subsídios referentes à metodologia científica e as normas técnicas aplicáveis, discutindo formas e sugerindo melhorias;

II. Não permitir a realização da apresentação pelo aluno do Projeto da Pesquisa ou da Pesquisa às Bancas Avaliadoras no caso de descumprimento de qualquer dos deveres do aluno estabelecidos neste documento. Neste caso, será atribuída ao aluno a nota zero na disciplina TCC I ou TCC 2 em curso, conforme o caso;

(3)

III. Avaliar o trabalho no que diz respeito ao cumprimento da metodologia científica;

CAPÍTULO III

Dos Direitos e Deveres do Aluno

Art. 9o – São direitos do aluno:

I. Prerrogativa de escolha da área e do assunto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso, condicionada à possibilidade de orientação;

II. Ser assistido pelo professor orientador e pelo professor das disciplinas TCC I ou TCC II;

III. Escolher o professor orientador.

Art. 10o – São deveres do aluno:

I. Apresentar nos prazos estabelecidos pelo professor da disciplina de TCC I os seguintes itens:

a) Documento de Aceite de Orientação (anexo 01).

b) Versões parciais e final do Projeto da Pesquisa previamente verificadas pelo professor Orientador.

c) Protocolo de Entrega de Projeto de Pesquisa (anexo 2B).

d) Proposta de data e horário de Apresentação do Projeto de Pesquisa à Banca Avaliadora.

e) Confirmação da data e do horário de Apresentação do Projeto de Pesquisa à Banca Avaliadora.

f) Outros itens que se tornem necessários, desde que tenham a publicação de prazos ocorrida com adequada antecedência.

(4)

II. Apresentar nos prazos estabelecidos pelo professor da disciplina de TCC II os seguintes itens:

a) Versões parciais e final da Pesquisa previamente verificadas pelo professor Orientador, obrigatoriamente versando sobre o mesmo tema anteriormente aprovado em seu projeto da pesquisa, durante o curso de TCC I.

b) Confirmação da data e do horário de Apresentação da Pesquisa à Banca Avaliadora.

c) Protocolo de Entrega da Monografia à Banca Avaliadora (anexo 2A).

d) Outros itens que se tornem necessários, desde que tenham a publicação de prazos ocorrida com adequada antecedência.

e) Ter frequência mínima de 75 % das aulas de TCC II.

CAPÍTULO IV

Da Apresentação do trabalho escrito

Art.11o – O trabalho escrito final do Projeto da Pesquisa será entregue pelo aluno ao professor de TCC I, em três vias, encadernado em espiral, juntamente com o Protocolo de entrega da monografia, para avaliação por parte do professor orientador e dos componentes da banca, de acordo com as normas e os prazos estabelecidos pelos professores de TCC I;

Art.12o – O trabalho escrito final da Pesquisa para avaliação por parte do professor orientador e dos componentes da banca será entregue pelo aluno, em três vias, encadernado em espiral, diretamente a cada membro da Banca de Avaliação, mediante recebimento em protocolo a ser encaminhado ao Professor de TCC II, de acordo com as normas e os prazos estabelecidos pelos professores de TCC II;

(5)

CAPÍTULO V

Da Apresentação pública

Art.13o – A apresentação pública do Projeto da Pesquisa terá uma duração de 25 minutos dividida da seguinte forma: apresentação da Defesa – 15 minutos; comentários dos Membros da Banca – 10 minutos. Cabe ao aluno controlar o tempo de apresentação, pois é vedada a ultrapassagem deste limite.

Art.14o – A apresentação pública da Pesquisa terá uma duração de 60 minutos dividida da seguinte forma: apresentação da Defesa – 45 minutos; comentários dos Membros da Banca – 15 minutos. Cabe ao aluno controlar o tempo de apresentação, pois é vedada a ultrapassagem deste limite.

CAPÍTULO VI Da Avaliação

Art. 15o – A avaliação da apresentação pública do Projeto da Pesquisa será feita por comissão composta por três membros:

a) Professor orientador do trabalho; b) Professor da disciplina TCC I; c) Coordenador do curso.

Art. 16º – Os critérios para avaliação do Projeto da Pesquisa estão definidos da seguinte forma: durante a análise do trabalho escrito e no momento da apresentação da defesa da proposta serão avaliados diversos aspectos agrupados em itens com pesos diferenciados. À nota do trabalho escrito será atribuído peso 2 enquanto à nota da apresentação da defesa da proposta será atribuído peso 1. Tanto para o trabalho escrito quanto para a apresentação pública, cada professor componente da banca atribuirá ao correspondente item em análise uma nota de zero a dez correspondente ao item avaliado. O peso de cada item e a forma de cálculo da Nota Final são apresentados na tabela a seguir.

(6)

ITENS AVALIADOS NO PROJETO DA PESQUISA

Nota do Trabalho Escrito (N1) Peso

Atendimento aos requisitos mínimos de conteúdo 30% Objetividade e qualidade do conteúdo 20% Relevância acadêmica e social do tema 30% Apresentação e obediência às Normas ABNT 20%

Nota da Apresentação da Proposta (N2) Peso

Qualidade dos Slides 15%

Postura e Clareza na Apresentação 15% Qualidade das informações transmitidas 30%

Domínio do Tema 30%

Cumprimento do tempo de apresentação 10% Obs: Nota de zero a dez por item avaliado

Nota Final [(2xN1)+N2)]/3 NF

Art. 17o – A nota final do Projeto da Pesquisa será obtida da média aritmética simples, considerando-se as notas atribuídas pelos membros da banca avaliadora.

Art. 18o – A Nota Final da apresentação pública do Projeto da Pesquisa será a Nota Final atribuída à disciplina TCC I, e o aluno será aprovado na disciplina se obtiver o grau mínimo estabelecido como requisito para aprovação em todas as disciplinas do curso.

Art. 19o – A avaliação da apresentação pública final da Pesquisa será feita por comissão composta por três membros:

a) Professor Orientador do trabalho;

b) Outros dois professores convidados pelo Professor Orientador.

Art. 20º – Os critérios para avaliação da Pesquisa estão definidos da seguinte forma: Durante a análise do trabalho escrito e no momento da apresentação da defesa da pesquisa serão avaliados diversos aspectos agrupados em itens com pesos diferenciados. À nota do trabalho escrito será atribuído peso 2 enquanto à nota da apresentação da defesa da proposta será atribuído peso 1. Tanto para o trabalho escrito quanto para a apresentação pública, cada professor componente da banca atribuirá uma nota de zero a dez correspondente ao item avaliado. O peso de cada item e a forma de cálculo da Nota Final são apresentados na tabela que se segue.

(7)

ITENS AVALIADOS NA PESQUISA

Nota do Trabalho Escrito (N1) Peso

Atendimento ao conteúdo mínimo 30% Objetividade e organização do conteúdo 20% Volume e qualidade das informações 20% Apresentação e obediência às Normas ABNT 30%

Apresentação Final da Pesquisa (N2) Peso

Qualidade dos Slides 20%

Postura e Clareza na Apresentação 20% Qualidade das informações transmitidas 30%

Domínio do Tema 30%

Obs: Nota de zero a dez por item avaliado

Nota Final [(2xN1)+N2)]/3 NF

Art. 21o – A nota final da Pesquisa será obtida da média aritmética simples, considerando-se as notas atribuídas pelos membros da banca avaliadora.

Art. 22o – A Nota Final da apresentação pública da Pesquisa será a Nota Final atribuída à disciplina TCC II, e o aluno será aprovado na disciplina se obtiver o grau mínimo estabelecido como requisito para aprovação em todas as disciplinas do curso.

Art. 23o – O aluno conhecerá a nota final da Banca de Avaliação, tanto para o Projeto de Pesquisa, quanto para a Pesquisa, no mesmo dia de sua apresentação.

CAPÍTULO VI

Da Disponibilização e Divulgação dos Trabalhos

Art. 24º. Deverão, obrigatoriamente, ser entregues ao Professor Orientador como documento final do TCC, uma cópia impressa da monografia aprovada encadernada em capa dura e uma cópia eletrônica da monografia aprovada, no prazo estabelecido pelo Professor Orientador, antes do encerramento do período, conforme Calendário Acadêmico da UEA aplicável ao período de TCCII.

(8)

I. O Professor Orientador deverá entregar a versão final da monografia encadernada em capa dura e a versão eletrônica correspondente (em um CD personalizado) à Secretaria da Coordenação para encaminhamento a biblioteca da unidade.

II. As monografias possuirão folha de aprovação na qual constarão, as assinaturas dos membros da Banca Examinadora e do Coordenador do Curso.

III. O Aluno, após entrega e defesa da proposta do projeto de pesquisa, receberá do Professor Orientador a Ata de Defesa de Trabalho de Conclusão do Curso I (modelo no Anexo 4).

IV. O Aluno, após entrega e defesa da versão final do projeto de pesquisa, receberá do Professor Orientador a Ata de Defesa de Trabalho de Conclusão do Curso I (modelo no Anexo 5).

Art. 25º. Fica determinado que em caso de violação da originalidade do trabalho acadêmico, caracterizado pelo ato de copiar, imitar obra alheia, apresentando como seu, um trabalho intelectual advindo, de fato, de outra pessoa, o aluno terá a nota do trabalho automaticamente zerada, podendo ainda responder criminalmente, uma vez que estará transgredindo a Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, conforme estabelece o Art. 184, que dispõe sobre o crime de plágio.

Art. 26º. A EST/UEA reserva-se o direito de disponibilizar as monografias em cópia física, ou por intermédio de mídias diversas, nas bibliotecas e na Internet. Para tanto, o aluno receberá do Professor Orientador o documento Termo de Cessão de Direitos Autorais e Autorização para Inserção do TCC nos meios de divulgação disponibilizados e utilizados pela UEA/EST (modelo no Anexo 6). O aluno devolverá o documento assinado ao Professor Orientador, que antes do encerramento do período letivo, repassará à Secretaria da Coordenação para arquivo ou destinação devida.

(9)

CAPÍTULO VII Das Disposições Finais

Art. 27o – O desenvolvimento de pesquisa, durante o curso da disciplina TCC II, cujo tema seja diferente do projeto de pesquisa aprovada durante o curso da disciplina TCC I, somente poderá ocorrer se aprovada formalmente pela Coordenação Pedagógica do Curso.

Art. 28o – A elaboração das Atas de Defesa do Projeto do Trabalho de Conclusão do Curso II e Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso II serão elaboradas pela Secretaria de Coordenação do Curso. Para tanto, os Professores de Trabalho de Conclusão do Curso I (TCC I) e Trabalho de Conclusão do Curso II (TCC II) encaminharão em tempo hábil, antes das defesas, os nomes dos componentes das Bancas Examinadoras.

Art. 29o – Cabe ao Professor de TCC I a obtenção das assinaturas na Ata de Defesa do Projeto do Trabalho de Conclusão do Curso II. Cabe ao Professor de TCC II obtenção das assinaturas na Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso II serão elaboradas pela Secretaria de Coordenação do Curso. As Atas devidamente assinadas serão devolvidas pelos respectivos professores responsáveis à Secretaria da Coordenação antes do encerramento do período letivo em curso.

Art. 30o – A nota final do Trabalho de Conclusão do curso (TCC II) deverá ser repassada ao Professor de TCC II para o devido lançamento no sistema acadêmico antes do período final de lançamento de notas no referido sistema.

Art. 31o – Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Curso, ouvidos, quando necessário, o professor orientador e os professores das disciplinas TCC I ou TCC II.

Art. 32o – Esta resolução entra em vigor na presente data de aprovação desse documento.

(10)

Anexo 1 - Termo de Aceite de Orientação do TCC

Documento de Aceite de Orientação

Nome do Aluno: __________________________________________________________ Matrícula:________________Curso: _________________________Período:__________ Nome do Orientador: ______________________________________________________ Título do Tema: __________________________________________________________ Resumo do Tema:_________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Data: ___/___/____ Assinatura do Orientador:___________________________________________________

(11)

Anexo 2A – Protocolo de Entrega da Monografia

<NOME DO ALUNO>

<TÍTULO DO TRABALHO>

Pesquisa desenvolvida durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II e apresentada à banca avaliadora do Curso de <Nome do Curso> da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do

Amazonas , como pré-requisito para a

obtenção do título de <Título do Curso>.

Área de concentração:

Data da Apresentação: _____/_____/_____.

Hora da Apresentação: ________.

PROTOCOLO DE ENTREGA DE MONOGRAFIA

BANCA EXAMINADORA

AVALIADOR DT RECEBIMENTO RUBRICA

Orientador: <Nome do orientador, título> ____/____/_____

Avaliador: <Nome do avaliador, título> ____/____/_____

Avaliador: <Nome do avaliador, título> ____/____/_____

(12)

Anexo 2B – Protocolo de Entrega do Projeto de Pesquisa

<NOME DO ALUNO>

<TÍTULO DO TRABALHO>

Projeto de pesquisa desenvolvida durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e apresentada à banca avaliadora do Curso de <Nome do Curso> da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do

Amazonas, como pré-requisito para a

obtenção do título de <Título do Curso>.

Área de concentração:

Data da Apresentação: _____/_____/_____.

Hora da Apresentação: ________.

PROTOCOLO DE ENTREGA DE PROJETO DE PESQUISA

BANCA EXAMINADORA

AVALIADOR DT RECEBIMENTO RUBRICA

Orientador: <Nome do orientador, título> ____/____/_____

Avaliador: <Nome do avaliador, título> ____/____/_____

(13)

Anexo 4 – Modelo de Ata de Defesa da Proposta de Trabalho de Conclusão do Curso I

Às ... horas do dia ... de ... de ... , reuniu-se na sala

... da Escola Superior de Tecnologia – EST, da Universidade do Estado do Amazonas, a Banca Examinadora da Proposta de Trabalho de Conclusão do Curso,

indicada pelo Professor Responsável do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC

I), do Curso de Engenharia Eletrônica, sob o título

“...”, do(a) aluno (a)

..., composta pelo

(membro I) Professor

Orientador...,

(Membro II) Professor de TCC I

..., e

(Membro III) Coordenador de Engenharia Eletrônica

... , para a sessão de defesa pública do

citado trabalho, requisito para a obtenção de grau de Engenheiro em Eletrônica.

O aluno foi considerado ...(aprovado ou reprovado). O resultado foi então comunicado publicamente ao aluno pela Presidente da Banca Examinadora. Nada mais havendo a tratar, o(a) Presidente da Banca Examinadora deu por encerrado o julgamento que tem por conteúdo o teor desta Ata que, após lida e aprovada, será assinada por todos os membros da Banca Examinadora para fins de produção de seus efeitos legais.

Manaus, ____ de ______________ de 201___.

_______________________

Membro I Professor Orientador - Presidente _______________________

Membro II Professor TCC I _______________________

Membro III Coordenador Engenharia Eletrônica

_______________________ Aluno

(14)

Anexo 5 – Modelo de Ata de Defesa de Trabalho de Conclusão do Curso II

Às ... horas do dia ... de ... de ... , reuniu-se na sala

... da Escola Superior de Tecnologia – EST, da Universidade do Estado do Amazonas, a Banca Examinadora do Trabalho de Conclusão do Curso, indicada pelo

Professor Responsável do Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), do

Curso de Engenharia Eletrônica, sob o título

“...”, do(a) aluno (a)

..., composta pelo

(membro I) Professor

Orientador...,

(Membro II) ..., e (Membro

III)... , para a sessão de defesa pública do citado trabalho, requisito para a obtenção de grau de Engenheiro em Eletrônica.

Abrindo a sessão o Professor Orientador como Presidente da Banca Examinadora, após dar a conhecer aos presentes o teor das Normas Regulamentares do Trabalho de Conclusão de Curso, passou a palavra ao aluno para apresentação de seu trabalho. Seguiu-se a arguição pelos membros da Banca Examinadora e respectiva defesa do aluno. Nesta ocasião foram solicitadas ...(algumas) correções no texto escrito, as quais foram acatadas de imediato. Logo após, a Banca Examinadora se reuniu, sem a presença do aluno e do público, para julgamento e expedição do resultado final.

O aluno foi considerado ...(aprovado ou reprovado). O resultado foi então comunicado publicamente ao aluno pela Presidente da Banca Examinadora. Nada mais havendo a tratar, o(a) Presidente da Banca Examinadora deu por encerrado o julgamento que tem por conteúdo o teor desta Ata que, após lida e aprovada, será assinada por todos os membros da Banca Examinadora para fins de produção de seus efeitos legais.

Manaus, ____ de ______________ de 201___.

_______________________

Membro I Professor Orientador – Presidente

_______________________ Membro II _______________________ Membro III _______________________ Aluno

(15)

Anexo 6 – Termo de Cessão de Direitos Autorais e Autorização para Inserção do TCC nos meios de divulgação disponibilizados e utilizados pela UEA/EST

Eu, (nome completo), (profissão), (endereço completo), (RG), (CPF), aluno do Curso de Engenharia Eletrônica, matriculado sob número _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _, venho, por meio do presente, AUTORIZAR, em caso de aprovação na respectiva disciplina, a inserção do meu Trabalho de Conclusão do Curso intitulado “_ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ ___ _ _ _ _ _ _ _ ___ _ _

_ _ _ _ _ ___ _ _ _ _ _ _ _ __” nos meios eletrônicos de divulgação disponibilizados e utilizados pela universidade, bem como em qualquer outro meio eletrônico ou impresso de divulgação utilizado pela Instituição, para os específicos fins educativos, técnicos e culturais de divulgação institucional e não comerciais.

DECLARO, dessa forma, que cedo, em caráter gratuito e por tempo indeterminado, o inteiro teor do meu Trabalho de Conclusão do Curso acima identificado, cuja cópia, por mim rubricada e firmada, segue em anexo, para que possa ser divulgada através do(s) meio(s) acima referido(s).

DECLARO, ainda, que sou autor e único e exclusivo responsável pelo conteúdo do mencionado Trabalho de Conclusão do Curso.

AUTORIZO, ainda, a Universidade a remover o referido Trabalho do(s) local(is) acima referido(s), a qualquer tempo e independentemente de motivo e/ou notificação prévia à minha pessoa.

Manaus, ____ de ______________ de 201___.

________________________

Nome aluno (Assinatura)

Referências

Documentos relacionados

(iii) distinguir as diversas actividades de intervenção organizacional relacionadas com a adopção de tecnologias da informação, especialmente o desenvolvimento de sistemas

Ao comparar a APCR com os fatores de risco car- diovasculares (obesidade e hipertensão), observa-se que os escolares com aptidão cardiorrespiratória satisfatória apresentam

da velocidade com que ela se propaga no vácuo sideral. A face interna correspondente à hipotenusa funciona como um espelho apesar de não haver a deposição de tinta espelhante sobre

Se definimos o enunciado dialógico como “um enunciado que deixa passar, através de sons, de imagens, de palavras e de construções, a exterioridade ou a alteridade

de silos s/ peças pré-moldadas de concreto zinco, casa de máq.. e moega

• Compasso d’oro, 2000, para a pesquisa The role of Industrial Design in product innovation: the Italian design System, from local resources to global markets (“O papel do

Neste sentido, o Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner (Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia) e o Arquivo Histórico da Igreja Lusitana (Igreja Lusitana Católica

1.4 Butanodiol 1.4 Butanodiol Anno 1.6 Hexanodiol 1.6 Hexanodiol UBE Acetato de Amila Acetato de Amila Oxiteno Acetato de Butila 99% Acetato de Butila 99% Eastman Acetato