• Nenhum resultado encontrado

Caminhada da Quaresma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caminhada da Quaresma"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Caminhada da Quaresma

[Canto da Caridade]

Março 2011

A caminhada proposta pelo Centro de Catequese Amor de Deus foi adaptada a partir da Caminhada Quaresmal da Catequese da Diocese de Leiria/Fátima. Tendo em conta que a nossa

Diocese de Lisboa, apostou, mais uma vez, na dinamização da interiorização da Palavra de Deus, vamos dar realce à Palavra proposta em cada Domingo da Quaresma.

(2)
(3)

3

Objectivos:

1. Reforçar a consciência das famílias como «Igreja doméstica»

2. Preparar a Páscoa como um tempo de acolhimento de Jesus Ressuscitado na comunidade cristã e em família

3. Cultivar a espiritualidade da caridade na família

4. Aprofundar a integração e o sentido de pertença à “família paroquial”

Apresentação geral:

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.» (Jo 15, 9), O apelo de Jesus a permanecer-mos no seu AMOR é o mote para a nossa caminhada quaresmal, uma caminhada essencialmente voltada para a vivência em família.

Ao longo das semanas da Quaresma, cada criança e adolescente é convidado a (re)construir um canto de oração em casa e a envolver a família na oração e na vivência da caridade: o «Canto da Caridade». Partindo do texto do Evangelho de cada Domingo, é proposta uma pequena dinâmica de enriquecimento desse espaço de oração, uma oração para a família, e uma dinâmica para viver a caridade.

Quadro-resumo:

Texto Bíblico Símbolo Act. Infância Act. Adolescência

1ª Semana Tentações:

Mt. 4, 1-11 Areia

Construir o «Canto»;

Desenho/texto: Jesus a ajudar alguém

Construir o «Canto»;

Identificar situações de pobreza 2ª Semana Transfiguração:

Mt 17, 1-9 Bíblia

Parábola do Bom Samaritano: ordenar

Actualizar a parábola do Bom Samaritano 3ª Semana Samaritana: Jo 4, 5-42 Poço Obras de misericórdia: descobrir e pintar; Confissões.

Escolher uma obra de misericórdia e pô-la em prática;

Confissões. 4ª Semana Cura do cego:

Jo 9, 1-41 Vela

Caridade: descobrir e completar frase

Escolher uma obra de misericórdia e pô-la em prática

5ª Semana Ressurreição de Lázaro:

Jo 11, 1-45 Túmulo

Vida: completar o jogo: Caça-palavras

Identificar situações de morte e situações de vida a partir de recortes de jornais ou revistas, ou de noticias Ramos Paixão e morte:

Mt 26, 14-27, 66 Ramo Participar nas celebrações da Semana Santa Páscoa Anúncio de Pedro: Act

10, 34. 37-43

Crucifixo e lençol

(4)

4

Dinâmica:

1. Na catequese:

Num momento breve, entregar o esquema da oração e incentivar à realização em família. Caso pareça oportuno, pode construir-se o «Canto da Caridade» também na sala de catequese.

2. Em família:

Cada criança e adolescente leva para casa uma folha com a proposta da tarefa a realizar nessa semana. Na proposta para cada semana estão todas as indicações necessárias para a construção progressiva do «Canto da Caridade», as orações em família e os desafios para cada semana.

3. Na comunidade:

Após a comunhão é introduzido o símbolo da semana

1º - Breve introdução ao sinal da semana a partir dos textos da liturgia;

2º - Entrada do símbolo ou valorização do mesmo, no caso de já estar presente no espaço da celebração;

3º - Compromisso

(5)

5

(6)

6

Infância – em Família Canto da Caridade

Desafio para a 1ª semana da Quaresma – Infância

1º Passo: Estamos a iniciar a Quaresma: durante seis semanas vamos poder preparar-nos para a grande festa da Páscoa!

Ao longo deste tempo, vais construir um espaço de oração em tua casa, para junto dele rezares com a tua família: o «Canto da Caridade». Aí podes louvar, agradecer, pedir, cantar a Deus que é Amor e nos ensina a amar: é a esse amor que chamamos «caridade».

Prepara um recipiente com areia. Esse será o primeiro elemento do «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para pôr a areia no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver pronto chama a tua família e inicia o momento da oração fazendo o sinal da cruz:

Oração No primeiro Domingo da Quaresma escutamos, na Missa, o texto das tentações de Jesus:

«O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». (Mt 4,

3-4)

Todos juntos, rezam esta oração:

Amigo Jesus,

Tu que viveste a tua vida escutando e vivendo ‘A palavra que sai da boca de Deus’,

Ensina-nos a acolher essa palavra de Amor E a viver na caridade.

Ámen.

3º Passo: A areia é um sinal que nos fala do deserto. O deserto é um lugar seco, onde não há água e o sol é tão quente que as pessoas têm que se proteger senão ficam queimadas. O deserto faz-nos pensar em situações de fome e de sede. Jesus passa fome no deserto, mas, ao ser provocado pelo tentador, diz-nos que nem só de pão vive o homem, há um alimento muito importante que é escutar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus fala-nos do grande amor que Deus tem por nós e Jesus convida-nos a amar como Ele e o seu Pai amam.

Do que já conheces de Jesus, recorda um momento em que Ele procurou ajudar alguém. Depois faz um desenho, ou escreve resumidamente o que aconteceu.

(7)

7

Canto da Caridade

Desafio para a 2ª semana da Quaresma – Infância

1º Passo: Em tua casa deves ter, certamente, uma Bíblia ou o Novo Testamento. Coloca o livro da Palavra de Deus no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares o Livro da Palavra no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver pronto chama a tua família e inicia o momento da oração fazendo o sinal da cruz:

Oração No momento em que Jesus se transfigura diante dos discípulos que subiram com Ele ao monte, a voz de Deus faz-se ouvir:

«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». (Mt 17, 5)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Amigo Jesus,

És Tu quem nos dá a conhecer a caridade de Deus. Ajuda-nos a saber escutar a tua palavra,

E a aprender contigo a amar o próximo. Ámen.

3º Passo: A voz de Deus convida-nos a escutar Jesus. E Jesus continua a falar-nos pela sua Palavra! Uma das coisas que Jesus gostava de fazer era contar pequenas histórias, a que chamamos parábolas.

O desafio desta semana é procurares e leres a parábola do Bom Samaritano (Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos 29 a 37). Aí Jesus ensina o que é a caridade. Depois, enumera as cenas da parábola pela ordem certa:

(8)

8

Canto da Caridade

Desafio para a 3ª semana da Quaresma – Infância

1º Passo: Prepara um pequeno poço para colocares no «Canto da Caridade». Podes reutilizar um copo de iogurte ou uma lata decorada, fazer um de papel… Usa a imaginação!

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares o poço no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver pronto chama a tua família e inicia o momento da oração fazendo o sinal da cruz:

Oração Jesus ia a passar pela Samaria e parou junto a um poço. Encontrou lá uma mulher com quem esteve a falar de uma água especial:

«Disse Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». (Jo 4,

13-14)

Todos juntos rezam esta oração:

Amigo Jesus,

Tu queres matar a nossa sede com a água que dá a “vida eterna”! Ensina-nos a estar atentos aos outros e a ajudá-los sempre. Amén.

3º Passo: «Dar de beber a quem tem sede» é uma das “obras de misericórdia”. As “obras de misericórdia” são aquilo que podemos fazer para ajudar quem precisa. São 14 e podes descobri-las neste desenho que tens para colorir:

1- Dar bom conselho 2- Ensinar os ignorantes 3- Corrigir os que erram

4- Consolar os tristes 5- Perdoar as ofensas

6- Sofrer com paciência as ofensas 7- Rezar a Deus por vivos e defuntos 8- Dar de comer a quem tem fome 9- Dar de beber a quem tem sede 10- Vestir os nus

11- Assistir os doentes 12- Visitar os presos 13- Enterrar os mortos

14- Dar pousada aos peregrinos

Tu e a tua família, durante esta semana, são desafiados a escolher uma obra de misericórdia e a pô-la em prática.

(9)

9

Canto da Caridade

Desafio para a 4ª semana da Quaresma – Infância

1º Passo: Procura uma vela para colocares no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares a vela no teu «Canto da Caridade» e acende-a. Quando tudo estiver pronto chama a tua família e inicia o momento da oração fazendo o sinal da cruz:

Oração No Evangelho deste 4º Domingo da Quaresma, Jesus diz que é a “luz do mundo”, e mostra que o é na verdade, quando abre os olhos de um cego:

«Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo». Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e ficou a ver. (Jo 9, 5-7)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Amigo Jesus,

Tu és a “luz do mundo” que abre os nossos olhos Para vermos como podemos amar-te e amar os outros. Ajuda-nos a estar atentos e a cuidar de quem precisa de nós. Ámen.

3º Passo: Viver na luz de Jesus é aprender com Ele a estar atento, a ajudar e a partilhar. O Papa Bento XVI pede-nos para sermos solidários com aqueles que mais precisam, a partilhar o que temos a mais e faz falta aos outros.

Procura as quatro palavras do quadro e com elas constrói uma frase. Na escola partilha algo do que tens a mais e sabes que faz falta a um dos teus colegas como sinal de solidariedade.

_______________, ________________, _________________, __________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ T Y U I O P P Q W E Y C A R I D A D E R S A J H A J R K M F D J U C X B T B N H F H D S D E I T I M G O A D G V L S D B H P R M A N H W O M A I R G E L A Z C A J H L C W L R D H N V M L K J H A P I M

(10)

10

Canto da Caridade

Desafio para a 5ª semana da Quaresma – Infância

1º Passo: Com a ajuda dos teus pais faz um túmulo em cartolina ou com outro tipo de materiais para colocares no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares o túmulo no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração No Evangelho deste 5º Domingo da Quaresma, Jesus ressuscita Lázaro, irmão de Maria e de Marta.

«Quando tiraram a pedra, Jesus, erguendo os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-te graças por me teres atendido, Eu já sabia que sempre me atendes, mas Eu disse isto por causa da gente que me rodeia, para que venham a crer que Tu me enviaste.»

Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, vem cá para fora!» O que estava morto saiu.» (Jo 11, 41-44)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Amigo Jesus, Tu és a “vida do mundo” Obrigado por nos dares a vida. Tu queres a nossa felicidade. Que cada um de nós seja capaz

de viver a fazer o bem aos outros como tu o fazes.

Ajuda-nos a estar atentos e a cuidar de quem precisa de nós. Ámen.

3º Passo: Para que o nosso corpo se mantenha com saúde temos que ingerir alimentos que nos ajudem a crescer saudáveis, fazer exercício físico e descansar o suficiente. Também, para sermos pessoas felizes é preciso viver com equilíbrio. Não é fazendo tudo o que nos apetece que nos sentimos bem, mas fazendo o que é melhor para nós e para os outros na medida certa. Se eu beber leite a mais fico com mais cálcio do que o necessário no organismo.

Jesus quer que sejamos felizes aqui na terra e promete-nos a vida eterna. Realiza a actividade caça-palavras e pinta a figura da ressurreição de Lázaro:

(11)

11

Canto da Caridade

Desafio para a 6ª semana da Quaresma: Ramos – Infância

1º Passo: Prepara um ramo para colocares no poço que já se encontra no «Canto da Caridade», se possível, aquele que usares na celebração da bênção dos Ramos, na igreja.

2º Passo: Coloca um copo com água dentro do poço, põe lá o ramo, e acende a vela. Quando tudo estiver pronto chama a tua família e inicia o momento da oração fazendo o sinal da cruz:

Oração Neste último Domingo da Quaresma, começamos por escutar o Evangelho que conta a entrada de Jesus em Jerusalém, e como as pessoas colocam ramos para receber Jesus em festa. Depois, o Evangelho conta como Jesus foi condenado e morreu na cruz:

E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

Entretanto, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, ao verem o tremor de terra e o que estava a acontecer, ficaram aterrados e disseram: «Este era verdadeiramente Filho de Deus». (Mt 27, 50.54)

Todos juntos rezam esta oração:

Amigo Jesus,

Tu és verdadeiramente o Filho de Deus

Que, na cruz, mostras todo o Amor que tens por nós. Ensina-nos a amar como Tu, a viver a verdadeira caridade. Amén.

3º Passo: Na Semana Santa, esta semana entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, recordamos e celebramos os momentos centrais da vida de Jesus. É nas palavras e nos gestos de Jesus que vemos o Amor de Deus e aprendemos a viver a caridade.

Por isso, o desafio desta semana é participar nas celebrações desta Semana Santa.

Procura também saber quando e onde podes entregar a tua «renúncia quaresmal».

Preenche o cartão:

Celebrações em que participei com a família Domingo de Ramos

Quinta-feira Santa Sexta-feira Santa Sábado Santo Domingo de Páscoa

(12)

12

Adolescência – em Família Canto da Caridade

Desafio para a 1ª semana da Quaresma – Adolescência

1º Passo: Estamos a iniciar a Quaresma. Durante seis semanas vamos poder preparar-nos para a grande festa da Páscoa!

Ao longo deste tempo, vais construir um espaço de oração em tua casa, para nele rezares com a tua família: o «Canto da Caridade», pois aí podes louvar, agradecer, pedir, cantar a Deus que é Amor, e nos ensina a amar: é a esse amor que chamamos «caridade».

Prepara um recipiente com areia. Esse será o primeiro elemento do «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para pôr a areia no teu «Canto da Caridade», Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração No primeiro Domingo da Quaresma escutamos, na Eucaristia, o texto das tentações de Jesus:

«O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». (Mt 4,

3-4)

Todos juntos, rezam esta oração:

Senhor Jesus, Tu que viveste a tua vida escutando e vivendo ‘A palavra que sai da boca de Deus’,

Ensina-nos a acolher essa palavra de Amor E a viver na caridade. Ámen.

3º Passo: A areia é um sinal que nos fala do deserto. O deserto é um lugar seco e árido porque não há água e o sol produz muito calor. A imagem do deserto faz-nos pensar em situações de fome, de sede, de pobreza: pessoas que são exploradas, e de fama: pessoas que são famosas só enquanto aparecem nas revistas e nos telejornais, é como a areia do deserto que só está quente enquanto o sol brilha.

Jesus passa fome no deserto, sente-se cansado, mas, ao ser provocado pelo tentador, diz-nos que nem só de pão vive o homem, há um alimento muito importante que é escutar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus fala-nos do grande amor que Deus tem por nós. Jesus convida-nos a amar como Ele e o seu Pai amam.

Para e pensa: Quais as situações de maior pobreza, fome, que vês à tua volta? Colabora oferecendo algo a esses que mais precisam nem que seja só um pouco de pão?

(13)

13

Canto da Caridade

Desafio para a 2ª semana da Quaresma – Adolescência

1º Passo: Procura a Bíblia para teres no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares a Bíblia no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração No momento em que Jesus se transfigura diante dos discípulos que subiram com Ele ao monte, a voz de Deus faz-se ouvir:

«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». (Mt 17, 5)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Senhor Jesus,

És Tu quem nos dá a conhecer a caridade de Deus. Ajuda-nos a saber escutar a tua palavra,

E a aprender contigo a amar o próximo. Ámen.

3º Passo: A voz de Deus convida-nos a escutar Jesus. E Jesus continua a falar-nos pela sua Palavra! Uma das coisas que Jesus gostava de fazer era contar parábolas. O desafio desta semana é procurares e leres a parábola do Bom Samaritano (Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos 29 a 37).

Esta é uma parábola que continua a ser verdadeira hoje: conta um momento em que aconteceu algo parecido contigo ou à tua volta:

(14)

14

Canto da Caridade

Desafio para a 3ª semana da Quaresma – Adolescência

1º Passo: Prepara um pequeno poço para o «Canto da Caridade». Podes reutilizar um copo de iogurte ou uma lata decorada, fazer um de papel… Usa a imaginação! 2º Passo: Coloca o poço no teu «Canto da Caridade», Quando tudo estiver preparado,

com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração Jesus ia a passar pela Samaria e parou junto a um poço. Encontro lá uma mulher com quem esteve a falar de uma água especial:

«Disse Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». (Jo 4,

13-14)

Todos juntos rezam esta oração:

Senhor Jesus,

Tu queres matar a nossa sede com a água que dá a “vida eterna”! Ensina-nos a estar atentos aos outros e a ajudá-los sempre. Amén.

3º Passo: «Dar de beber a quem tem sede» é uma das “obras de misericórdia”. As “obras de misericórdia” é o que podemos fazer para ajudar quem precisa. São 14:

1- Dar de comer a quem tem fome 2- Dar de beber a quem tem sede 3- Vestir os nus

4- Dar pousada aos peregrinos 5- Assistir os enfermos 6- Visitar os presos 7- Enterrar os mortos

8- Dar bom conselho 9- Ensinar os ignorantes 10- Corrigir os que erram 11- Consolar os tristes 12- Perdoar as injúrias

13- Sofrer com paciência as fraquezas do próximo 14- Rezar a Deus por vivos e defuntos.

Escolhe uma destas obras de misericórdia e procura a forma concreta de a praticar ao longo desta semana. Depois conta como o fizeste:

(15)

15

Canto da Caridade

Desafio para a 4ª semana da Quaresma – Adolescência

1º Passo: Procura uma vela para pores no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Acende a vela no «Canto da Caridade». Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz: Oração No Evangelho do 4º Domingo da Quaresma, Jesus diz que é a “luz do mundo”,

e mostra que o é na verdade, quando cura um cego:

«Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo». Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e ficou a ver. (Jo 9, 5-7)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Senhor Jesus,

Tu és a “luz do mundo” que abre os nossos olhos Para vermos como podemos amar-te e amar os outros. Ajuda-nos a estar atentos e a cuidar de quem precisa de nós. Ámen.

3º Passo: Viver na luz de Jesus é procurar aprender com Ele a estar atento, a ajudar e a partilhar. O Papa Bento XVI diz-nos que devemos de aprender a olhar como Jesus e a partilharmos com os outros o que temos de melhor, o nosso tempo, as nossas capacidades e os bens materiais.

Para continuares a deixar que Jesus seja, para ti, a “luz do mundo”, escolhe uma nova obra de misericórdia (da folha da semana passada), e procura a forma concreta de a praticar ao longo desta semana. Depois, conta o que fizeste:

(16)

16

Canto da Caridade

Desafio para a 5ª semana da Quaresma – Adolescência

1º Passo: Com a ajuda dos teus pais faz um túmulo em cartolina ou com outro tipo de materiais para colocares no teu «Canto da Caridade».

2º Passo: Escolhe o melhor lugar para colocares o túmulo no teu «Canto da Caridade». Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração No Evangelho deste 5º Domingo da Quaresma, Jesus ressuscita Lázaro, irmão de Maria e de Marta.

«Quando tiraram a pedra, Jesus, erguendo os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-te graças por me teres atendido, Eu já sabia que sempre me atendes, mas Eu disse isto por causa da gente que me rodeia, para que venham a crer que Tu me enviaste.» Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, vem cá para fora!» O que

estava morto saiu.» (Jo 11, 41-44)

Agora, com a tua família, reza esta oração:

Amigo Jesus, Tu és a “vida do mundo” obrigado por nos dares a vida

Tu queres a nossa felicidade. Que cada um de nós seja capaz de viver a fazer o bem aos outros como tu o fazes.

Ajuda-nos a estar atentos e a cuidar de quem precisa de nós. Ámen.

3º Passo: Para que o nosso corpo se mantenha com saúde temos que ingerir alimentos que nos ajudem a crescer saudáveis, fazer exercício físico e descansar o suficiente. Também, para sermos pessoas felizes é preciso viver com equilíbrio. Não é fazendo tudo o que nos apetece que nos sentimos bem, mas fazendo o que é melhor para nós e para os outros na medida certa. Se eu beber leite a mais fico com mais cálcio do que o necessário.

Jesus quer que sejamos felizes já aqui na terra e promete-nos a vida eterna. Desafio da semana

Identifica situações de morte e situações de vida a partir de recortes de jornais ou revistas, ou a partir de notícias.

Selecciona uma das situações de morte que identificaste e escreve, neste espaço, o que podes fazer ou mudar para que essa situação passe a ser uma situação de vida.

(17)

17

Canto da Caridade

Desafio para a 6ª semana da Quaresma: Ramos – Adolescência

1º Passo: Prepara um ramo para colocares no poço que já se encontra no «Canto da Caridade», se possível, aquele que usares na celebração da bênção dos Ramos, na igreja.

.

2º Passo: Coloca um copo com água dentro do poço e lá o ramo e acende a vela. Quando tudo estiver preparado, com a tua família, faz um momento de oração. Começa por fazer o sinal da cruz:

Oração Neste último Domingo da Quaresma, começamos por escutar o Evangelho que conta a entrada de Jesus em Jerusalém, e como as pessoas colocam ramos para receber Jesus em festa. Depois, o Evangelho conta como Jesus foi condenado e morreu na cruz:

E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

Entretanto, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, ao verem o tremor de terra e o que estava a acontecer, ficaram aterrados e disseram: «Este era verdadeiramente Filho de Deus». (Mt 27, 50.54)

Todos juntos rezam esta oração:

Senhor Jesus,

Tu és verdadeiramente o “Filho de Deus”

Que, na cruz, mostras todo o Amor que tens por nós.

Ensina-nos a amar como Tu, e a viver a verdadeira caridade. Amén.

3º Passo: Durante a Semana Santa, semana que decorre entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, recordamos e celebramos os momentos centrais da vida de Jesus. É nas palavras e nos gestos de Jesus que descobrimos o Amor de Deus para connosco e aprendemos a viver a caridade.

Desafio da semana - participar nas celebrações da Semana Santa.

Celebrações da Semana Santa Domingo de Ramos Eucaristia da Bênção dos Ramos

Quinta-feira Santa A última Ceia de Jesus

Sexta-feira Santa Adoração da Santa Cruz

Sábado Santo Vigília Pascal

(18)

18

Última página - geral

Domingo de Páscoa

1º Passo: Escolhe com a tua família a hora mais adequada para este momento. Prepara o «Canto da Caridade», acendendo a vela e colocando a cruz com um lençol branco num sítio onde possas pegar nela com facilidade. Quando a família estiver pronta para começar a oração fazem todos o sinal da cruz.

2º Passo A vida de Jesus foi um testemunho constante de caridade. E o amor não acaba nunca: «O amor jamais passará» - diz São Paulo no Hino da Caridade (1Cor 13, 8). A grande novidade da Páscoa é essa: em Jesus, o Amor venceu a morte! É com a alegria de ter encontrado Jesus ressuscitado que São Pedro diz:

«Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém; e eles mataram-n’O, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se»

(Act 10, 39-40)

3º Passo Na Páscoa, os cristãos cantam esta boa notícia: «Cristo ressuscitou!». E também nós, que seguimos Jesus, procurando viver no mesmo Amor, praticando a caridade, somos chamados por Deus para ter a vida eterna! A cruz é para nós sinal deste Amor! É por isso que fazemos um sinal de respeito e de carinho para com a cruz.

4º Passo Toda a família reza a oração:

Senhor Jesus,

Tu és o Ressuscitado, fonte de Amor! Abençoa a nossa família,

E ensina-nos a estar atentos às necessidades dos irmãos, E a ajudá-los de coração sincero,

Seguindo o teu exemplo e mandamento. Ajuda-nos a ser um testemunho vivo

Da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, Para que em todos os homens se renove A esperança do mundo novo.

Amén. Aleluia!

5º Passo Toda a família tem um gesto de respeito e de carinho para com a cruz, ajoelhando-se diante dela durante alguns segundos.

(19)

19

Dinâmica na

Comunidade Cristã

(20)

20

1ª Semana – Tentações

Início da celebração Introdução à caminhada

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.» (Jo 15, 9), O apelo de Jesus a permanecermos no seu AMOR é o mote para a nossa caminhada quaresmal, uma caminhada essencialmente voltada para a vivência da Quaresma desde o coração. É no coração que se dá a vontade de fazer o bem.

Ao longo das semanas da Quaresma, vamos construir na nossa capela o canto da caridade, local onde vai aparecer, sucessivamente, o símbolo de cada semana. Todos estão convidados a connosco participar desta caminhada e dela fazer vida no dia a dia.

Deixemo-nos surpreender pelo nosso Deus que vem até nós e nos dá a vida, cura as nossas feridas, liberta-nos do que nos impede de viver mais e melhor. E sobretudo de um Deus que é Amor e que purifica, em nós, a imagem que temos de um Deus castigador.

Após a Comunhão

Introdução ao Símbolo da semana

A areia é um sinal que nos fala do deserto. O deserto é um lugar seco e árido porque não há água e o sol produz muito calor. A imagem do deserto faz-nos pensar em situações de fome, de sede, de pobreza e em situações de glória: pessoas que são famosas só enquanto aparecem nas revistas e nos telejornais, é como a areia do deserto que só está quente enquanto o sol brilha.

O evangelho de hoje fala-nos das tentações de Jesus no deserto. Mas, ao ser provocado pelo tentador, uma das coisas que Jesus nos diz é que nem só de pão vive o homem, há um alimento muito importante que é escutar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus fala-nos do grande amor que Ele tem por nós.

Entrada do Símbolo - Areia

Um catequizando vem desde o meio da capela com um recipiente contendo areia e despeja-a junto do altar onde já se encontra alguma areia.

Compromisso

Jesus convida-nos a amar como Ele nos ama.

Durante alguns segundos vamos pensar em situações de maior pobreza que vemos à nossa volta.

Escolhe uma dessas situações e ao longo desta semana partilha com essas pessoas algo que as vá ajudar a superar a sua necessidade.

(Pausa para pensar) Cântico

(21)

21

2ª Semana – Transfiguração

Após a Comunhão

Introdução ao Símbolo da semana

Hoje Jesus transfigurou-se diante dos apóstolos e ouviu-se uma voz que disse: Este é o meu Filho muito amado escutai-o. A voz de Deus convida-nos a escutar Jesus. Ele continua a falar-nos pela sua Palavra.

Uma das coisas que Jesus gostava de fazer era contar parábolas. Uma das suas parábolas é a que nos fala do bom Samaritano. O Samaritano salvou a vida do homem atacado pelos salteadores. A atitude do Samaritano “transfigurou” uma situação de sofrimento em vida Entrada do Símbolo - Bíblia

Um catequizando desloca-se desde o centro da capela com a Bíblia e coloca-a em cima da areia no local previamente preparado para o efeito

Compromisso

Transfigurar a vida passa por adoptar uma atitude de proximidade e escuta com aquele que está a teu lado. Pensa durante uns segundos numa situação de solidão próxima de ti e dispõe de algum do teu tempo para escutar quem precisa.

Cântico

3ª Semana – Samaritana Após a Comunhão

Introdução ao Símbolo da semana

«Dar de beber a quem tem sede» é uma das “obras de misericórdia”. Jesus estava sedento e pede de beber a uma samaritana. Na verdade, Jesus, estava sedento de uma outra água que não a do poço. Nesta água Jesus simboliza a sede que tem de estar connosco. Ele ajudou a Samaritana a perceber o melhor bem da sua vida. E ela reconheceu-o como o Messias enviado por Deus.

Entrada do Símbolo - Poço

Um catequizando desloca-se desde o centro da capela com o poço e coloca-o no local previamente preparado para o efeito

Compromisso

Esta semana somos convidados a determinar um tempo, de acordo com a disponibilidade de cada um, para estar com Jesus e escutá-lo desde a sua Palavra.

À saída da capela há uma proposta de Leitura da Palavra de Deus que pode servir para orientar este momento com Jesus.

(22)

22

4ª Semana – Cura do cego

Após a Comunhão

Introdução ao Símbolo da semana

Viver na luz de Jesus é procurar aprender com Ele a estar atento, a ajudar e a partilhar. O Papa Bento XVI diz-nos que devemos de aprender a olhar como Jesus e a partilharmos com os outros o que temos de melhor, o nosso tempo, as nossas capacidades e os bens materiais. Jesus escutou o cego com todos os sentidos e curou-o da sua doença física, humana e espiritual.

Entrada do Símbolo - Vela

Um catequizando desloca-se desde o centro da capela com a Vela acesa e coloca-a no local previamente preparado para o efeito

Compromisso

(Oito crianças deslocam-se ao longo dos bancos para entregar o cartão com as obras de misericórdia.)

Hoje, são as nossas atitudes, a luz de Jesus para o mundo.

Desafiamos-te ao longo desta semana a viver uma obra de misericórdia.

Lê e pensa durante alguns segundos qual a obra de misericórdia que pretendes viver e define a forma concreta de a praticar.

Cântico

5ª Semana – Ressurreição de Lázaro Após a Comunhão

Introdução ao Símbolo da semana

Para que o nosso corpo se mantenha com saúde temos que ingerir alimentos que nos ajudem a crescer saudáveis, fazer exercício físico e descansar o suficiente. Também, para sermos pessoas felizes é preciso viver com equilíbrio. Não é fazendo tudo o que nos apetece que nos sentimos bem, mas fazendo o que é melhor para nós e para os outros na medida certa.

Jesus quer que sejamos felizes e tenhamos a vida eterna. A ressurreição de Lázaro, que nos narra o evangelho de hoje, já é sinal da Ressurreição de Jesus e da sua promessa de que também nós, vamos ressuscitar. A vida é superior à morte.

Entrada do Símbolo - Túmulo

O símbolo já se encontra no local predefinido Compromisso

No dia-a-dia deparamo-nos com situações de morte, onde habita a tristeza, a dor, a angústia. O desafio desta semana consiste em identificar uma dessas realidades.

Pensa durante alguns segundos e define o que podes fazer ou mudar para que essa realidade passe a ser uma situação de vida.

(23)

23

Ramos – Paixão e morte de Jesus

Antes da celebração

Entrada do Símbolo – Ramo de Oliveira Cântico de entrada

Páscoa – Anúncio de Pedro Domingo de Páscoa

Coloca-se o Símbolo – Cruz com lençol branco

Distribuição de tarefas

Domingo Tarefa Responsável Material

1ª semana Ler introdução à caminhada Quaresmal

Ler introdução ao símbolo Levar o símbolo

Ler o compromisso

Irmã Maria José Irmã Rosa Carvalhais Uma criança do 3º ano Uma criança do 4º ano

Guião Guião Areia Guião

2ª semana Ler introdução ao símbolo

Levar o símbolo Ler o compromisso

Irmã Helena Oliveira Um adolescente do 2º ano Um adolescente do 8º ano

Guião Bíblia Guião

3ª semana Ler introdução ao símbolo

Levar o símbolo Ler o compromisso Proposta da Lectio Divina

Vera Rodrigues

Um adolescente do 6º ano Um adolescente do 9º ano Irmã Maria José

Guião Poço Guião Cartões

4ª semana Ler introdução ao símbolo

Levar o símbolo Entrega dos cartões Ler o compromisso

Irmã Maria José Grupo da Vera

Guião Vela Cartões Guião

5ª semana Ler introdução ao símbolo

Símbolo – já se encontra no local Ler o compromisso Irmã Angélica Um membro da Assembleia Guião Túmulo Guião

6ª semana Coloca-se o símbolo antes de iniciar a eucaristia Irmã Maria José Ramo de oliveira

Referências

Documentos relacionados

Foram incluídos pa- cientes de ambos os gêneros, com ida- de ≥18 anos, que utilizaram ventilação mecânica não invasiva devido ao quadro de insuficiência respiratória secundária

Resumo da análise de variância efetuada para Densidade básica (DB), comprimento de fibra (CF), espessura da parede da fibra (EPF), comprimento de vaso (CV), diâmetro de vaso

Jsou radiostanice, které už mají SV vestavěnou (Zirkon 1), dále jsou pak SV externí (Smart 1, Slavík), v prove- dení jako krabička, která se připojí k ra- diostanici

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Esta tensão crítica contribuiria, de resto, para a formulação, nos anos 60 e 70, de vias alternativas para a conceptualização dos museus de

Analisou-se uma mistura proteica complexa através da técnica de Electroforese em Gel de SDS- Poliacrilamida (SDS-PAGE), de modo a que as diferentes moléculas

Esse estilo de citação permite ao leitor identificar, rapidamente a fonte de informação na lista de referências, em ordem alfabética no final do trabalho.As citações são

Exceto nos casos de urgência, a presente Convenção não poderá ser denunciada antes de decorrido um prazo de dois anos a contar da data em que tiver começado a vigorar para o Membro