• Nenhum resultado encontrado

WESTERN ASSET MANAGEMENT COMPANY DISTRIBUIDORA DE TÍTULOES E VALORES MOBILIÁRIOS LIMITADA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WESTERN ASSET MANAGEMENT COMPANY DISTRIBUIDORA DE TÍTULOES E VALORES MOBILIÁRIOS LIMITADA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

WESTERN ASSET MANAGEMENT COMPANY DISTRIBUIDORA DE TÍTULOES E VALORES MOBILIÁRIOS LIMITADA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

(2)

1. OBJETIVO

A presente Política de Responsabilidade Socioambiental (“PRSA”) tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes que norteiam as ações de natureza socioambiental, que são observadas pela Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada (“Western Asset” ou “Empresa”) na condução de seus negócios.

A PRSA encontra-se em conformidade com a Resolução nº 4.327, de 25 de abril de 2014, do Conselho Monetário Nacional, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na sua implementação pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (“Resolução nº 4.327”).

A Western Asset, na qualidade de administradora de recursos de terceiros, adquire títulos e valores mobiliários para a carteira de seus clientes. Esta atividade é balizada pelo disposto: (i) na política de investimento aprovada pelo investidor, no caso de carteiras administradas; ou (ii) no Regulamento de cada fundo de investimento, aprovado pelos respectivos cotistas de tais fundos.

2. EXPOSIÇÃO DA WESTERN ASSET AOS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS

A exposição da Western Asset ao risco socioambiental é bastante limitada. A Empresa tem como principal atividade a administração e gestão de fundos de investimento, bem como de carteiras de títulos e valores mobiliários, com limitada atuação na distribuição de cotas de fundos sob sua administração/gestão. A maior parte da sua receita provém de taxas recebidas com a administração de recursos de terceiros e sua disponibilidade de caixa – recursos próprios - é alocada em títulos públicos federais e operações compromissadas lastreadas nos referidos títulos.

(3)

Quanto aos demais aspectos de seus negócios, os riscos socioambientais também são baixos. De qualquer forma, a Western Asset mantém procedimentos de monitoramento, documentação e escalação, que são utilizados para garantir que a administração da Empresa esteja ciente do surgimento de eventual risco socioambiental e, nesse caso, possa determinar um plano de ação eficaz. Tais procedimentos estão descritos abaixo.

3. DIRETRIZES QUANTO À GESTÃO DOS PRINCÍPIOS

A Western Asset monitora os riscos socioambientais de acordo com os procedimentos específicos que devem ser adotados em conformidade com esta PRSA, incorporando-os continuamente aos processos de gestão da Empresa e às políticas relacionadas.

Para evitar perdas decorrentes de danos socioambientais, a Western Asset conta com rotinas e procedimentos que identificam, avaliam, mitigam e gerenciam os riscos constantes do escopo de gerenciamento de risco socioambiental desta PRSA, definidos a partir dos princípios da Relevância e da Proporcionalidade descritos na Resolução nº 4.327.

Este gerenciamento leva em consideração o seguinte:

I) Eficiência no consumo de energia e de recursos naturais: A Western Asset atua constantemente na redução do consumo de energia e de recursos naturais. Ao longo dos anos, a Empresa vem executando projetos nesse sentido, que resultaram, por exemplo, na redução da quantidade de equipamentos de informática e da carga térmica. Entre as várias ações que contribuíram para isso estão, por exemplo, adoção de lâmpadas e luminárias de maior rendimento, instalação de sensor de presença nos ambientes, desligamento de cargas elétricas não-essenciais no período noturno e nos finais de semana e sistema moderno de ar-condicionado. Com relação ao uso eficiente de recursos hídricos, observa-se uma diminuição progressiva dos patamares de consumo ao longo do tempo. Algumas das ações implementadas foram a racionalização do uso da água na limpeza dos ambientes, bem como o monitoramento do volume de água utilizado pelo sistema de

(4)

ar-condicionado.

II) Gestão adequada de resíduos: A Western Asset possui diretrizes para a adequada destinação do lixo orgânico e inorgânico, assim como política de redução, reutilização e reciclagem deste lixo, incluindo o eletroeletrônico.

III) Aspectos relacionados ao trabalho análogo a escravo, infantil e à exploração sexual: A Western Asset não utiliza trabalho ilegal, análogo ao escravo, ou de mão de obra infantil, salvo este último na condição de aprendiz, observadas as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, assim como não emprega menor até 18 anos, inclusive menor aprendiz, em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, bem como em locais e serviços perigosos ou insalubres, em horários que não permitam a frequência à escola e, ainda, em horário noturno, considerando este o período compreendido entre as 22h e 5h. Além disso, a Western Asset não utiliza práticas de discriminação negativa e limitativa ao acesso na relação de emprego ou a sua manutenção, tais como, mas não se limitando a, motivos de sexo, origem, raça, cor, condição física, religião, estado civil, idade, situação familiar ou estado gravídico.

A Western Asset esforça-se para oferecer um ambiente que promova o respeito, a integridade, o trabalho em equipe, as realizações e a aceitação, independentemente de raça, gênero, idade, origem. Ao mesmo tempo em que todos os representantes da Empresa devem compartilhar um objetivo comum de receptividade mútua entre eles e os clientes, devem também incorporar e valorizar as diferenças nos funcionários. A Western Asset exerce suas atividades em conformidade com a legislação vigente a ela aplicável

Com o intuito de divulgar os valores e princípios da Empresa, a Western Asset mantém em sua intranet espaço exclusivo destinado aos “Core Values”: http://compass/sites/dept/hr/pages/content.aspx?Office=Sao Paulo&Content=Core+Values. Dentre os “Core Values”, estão o Respeito Mútuo e a Diversidade. Periodicamente, a Western Asset promove cursos e palestras para seus funcionários, a fim de reforçar os valores e princípios defendidos pela Empresa.

(5)

IV) Aspectos socioambientais nos processos de contratação de fornecedores e prestadores de serviços. A Western Asset possui política e procedimentos para assegurar que os prestadores de serviços a serem contratados tenham qualificações adequadas para que as atividades sejam exercidas dentro das normas vigentes. Assim, é obrigatório que todos os prestadores de serviço passem por um processo rigoroso de aprovação antes de sua efetiva contratação e que seja mantido procedimento de manutenção da qualificação destes prestadores de serviços de forma periódica e contínua. A Western Asset proíbe quaisquer práticas que não estejam rigorosamente dentro da lei ou que possam ter vínculos a favorecimento pessoal caracterizando, mesmo que de forma tênue, situações de corrupção ou suborno.

A Western Asset aplica as Diretrizes desta PRSA, de forma a:

a. Cumprir com o dever fiduciário perante os clientes;

b. Avaliar a capacidade do prestador de serviço com relação ao cumprimento das normas legais, bem como da regulação e melhores práticas; e

c. Verificar se o relacionamento mantido com o prestador de serviço não implica em risco de imagem ou de sua ilibada reputação.

V) Funcionários e Público Interno. A Western Asset promove práticas de diversidade e igualdade no ambiente de trabalho mantendo relação com funcionários e estagiários pautada por boas práticas trabalhistas.

Dentre as diversas diretrizes adotadas pela Western Asset, estão:

a. Manutenção de rigorosa política de seleção de funcionários, de forma a coibir a prática do nepotismo, da discriminação por qualquer motivo e do favorecimento;

b. Incorporar princípios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental para treinamento dos colaboradores da Empresa;

(6)

c. Respeitar e cumprir todas as leis brasileiras aplicáveis;

d. Prevenir acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, promovendo sempre que possível uma cultura de segurança entre funcionários, fornecedores, clientes e a sociedade em geral;

e. Manter ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os funcionários e estagiários, livre de qualquer forma de abuso/assédio, discriminação, intimidação ou qualquer forma de violência, incluindo trabalho análogo a escravo, infantil e de exploração sexual;

f. Promover ambiente de trabalho inclusivo, com igualdade de oportunidades;

g. Incentivar seus funcionários a incorporarem práticas socioambientais ao seu dia a dia, dentro e fora da Empresa;

h. Reforçar o exercício da cidadania e o comportamento responsável e protagonista dos funcionários.

Além disso, a Western Asset tem como prestadora de serviços em saúde empresarial a empresa MICELLI & ASSOCIADOS LTDA, inscrita no CNPJ sob o n.º 00.207.927/0001-05 (“Micelli”), que atua no Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA. Este programa consiste no conjunto de medidas necessárias à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais inerentes à atividade produtiva, constituindo suporte à prevenção de doenças ocupacionais, acidentes do trabalho, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

A Micelli tem como objetivo garantir que a saúde e a integridade física dos trabalhadores sejam preservadas e eliminar ou minimizar os riscos ambientais. Para tanto, avalia e controla anualmente os riscos ambientais da Western Asset por meio das seguintes medidas:

(i) Verificação dos riscos ambientais nos ambientes de trabalho, através de vistoria técnica efetuada por um Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho;

(7)

(ii) Análise para evitar futuros riscos ambientais;

(iii) Avaliação quantitativa e qualitativa de exposição aos eventuais riscos detectados;

(v) Estabelecimento de medidas de controle para eliminação, minimização ou neutralização dos eventuais riscos detectados;

(vii) Controle das medidas a serem implementadas por parte da Empresa, quando for o caso.

Outrossim, a sede da Western Asset está alocada no Condomínio JK 1455, que possui Certificação Internacional LEED - (Leadership in Energy and Environmental Design), que é um sistema de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em diversos países (143 países). Esta Certificação possui 7 dimensões que são avaliadas nas edificações e que são práticas obrigatórias, conforme segue:

1ª) Sustainable sites (Espaço Sustentável): Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro;

2ª) Water efficiency (Eficiência do uso da água): Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos.

3ª) Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera): Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.

4ª) Materials & resources (Materiais e Recursos): Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.

(8)

5ª) Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna): Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural.

6ª) Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos): Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings.

7ª) Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional): Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.

4. PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA WESTERN ASSET PARA MONITORAMENTO DO RISCO SOCIOAMBIENTAL

A Western Asset adota os seguintes procedimentos para assegurar que o potencial risco socioambiental seja analisado, documentado e, quando for o caso, escalado:

I) Por ocasião de novas modalidades de produtos e serviços, inclusive em relação ao risco de reputação, por meio de formalização da análise na matriz de risco do produto;

II) Na negociação de contratos com provedores de serviços, por meio da inserção de cláusulas, em que tais provedores de serviços assumem o compromisso de observar questões socioambientais, de acordo com os Princípios da Proporcionalidade e da Relevância em relação aos referidos provedores;

III) Acompanhamento contínuo pelas áreas responsáveis dos prestadores de serviços contratados pela Empresa para as atividades não relacionadas à administração e gestão de carteiras e

(9)

fundos de investimento; E

IV) Acompanhamento pela área de Compliance e Jurídica de mudanças legais, regulamentares e de mercado que possam trazer riscos socioambientais, com o reporte e estabelecimento de novos procedimentos, conforme o caso.

Todas as formas de exposição ao risco socioambiental são revisadas periodicamente por meio dos procedimentos acima e formalmente documentadas na reunião de Diretoria anual.

5. ATIVIDADES DE MONITORAMENTO E RELATÓRIOS

A Área de Office Service realizará testes periódicos para assegurar que os procedimentos de gerenciamento de risco socioambiental acima descritos estão sendo observados pelas respectivas áreas.

Ademais, a Western Asset encaminha anualmente relatório específico para a sua matriz, que é sediada na Cidade de Pasadena, Califórnia (a Empresa é indiretamente controlada pela Legg Mason, Inc. - “Legg Mason”, uma holding de serviços financeiros dos Estados Unidos e possui reporte funcional direto à principal subsidiária da Legg Mason, Western Asset Management Company, localizada em Pasadena, Califórnia). Referido relatório tem como objetivo demonstrar os resultados obtidos em relação ao seguinte:

(i) Treinamento de colaboradores e de prestadores de serviços (manutenção, limpeza, recepção e serviços internos);

(ii) Esforços de Reciclagem;

(iii) Uso sustentável de energia elétrica e água;

(10)

(v) Preservação do meio ambiente; e

(vi) Doação para Instituições de caridade que possuem programas de educação voltados para educação de crianças carentes.

6. PROCEDIMENTOS DE ESCALAÇÃO

Caso a Western Asset passe a incorrer em riscos socioambientais, a Área de Office Service reportará ao Head de Legal e Compliance que, por sua vez, reportará o fato à Diretoria, para definição de um plano de ação para solução do apontamento realizado, o qual deverá ser devidamente documentado.

7. PRAZO DE RENOVAÇÃO

A Western Asset elaborará e divulgará anualmente relatório referente ao cumprimento desta PRSA, sendo que esta será avaliada e revisada anualmente ou de acordo com as exigências legais.

8. PLANO DE AÇÃO

Para implantação desta PRSA, a Western Asset aplicará o seguinte:

(a) A partir da vigência desta PRSA serão realizados treinamentos com os colaboradores da Western Asset a fim de aplicarem diariamente os princípios e as diretrizes que norteiam as ações de natureza socioambiental relacionadas nesta Política de Responsabilidade Socioambiental. Este treinamento ocorrerá anualmente;

(b) Continuará a realizar anualmente testes periódicos para assegurar que os procedimentos de gerenciamento de risco socioambiental descritos nesta PRSA estão sendo observados pelas

(11)

respectivas áreas.

(c) Manterá as rotinas e os procedimentos descritos nos itens 4 e 5 desta PRSA, que serão observados e controlados constantemente pelas áreas responsáveis.

9. DIRETOR RESPONSÁVEL PELA PRSA

O Sr. Marc Forster é o Diretor responsável pelo cumprimento da Política de Responsabilidade Socioambiental da Western Asset.

10. APROVAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Esta PRSA foi aprovada em Reunião de Diretoria realizada em 01 de julho de 2015.

Versão Data Descrição

Referências

Documentos relacionados

Em Maio de 2004, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,4%, valor superior em uma décima de ponto percentual ao registado no

São João XXIII Clero Formação para secretários(as) Paroquiais Tobias Barreto Forania 3 Ter 8 Curso Formação Clero Chác.. São João XXIII Clero Qua 9 Curso

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

9º - Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios

coxalis by the presence of an anterior and a posterior projections in the median apophysis of male palp (P OLOTOW et al., 2005, fig. 1) but differs from the remaining species of

albicollis Hood, 1935 Cabeza nunca mucho más larga que ancha; antenómeros variables en coloración pero nunca con la combinación anterior; estiletes maxilares ampliamente separados