• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Gestão Junho de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Gestão Junho de 2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC); ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento, antes de efetuar qualquer decisão de investimento. Este boletim tem caráter meramente informativo, não podendo ser distribuído, reproduzido ou copiado sem a expressa concordância da Verde Asset Management. A Verde Asset Management não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores têm de tomar suas próprias decisões de investimento. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais

para cobrir o prejuízo do fundo. A liquidação financeira e a conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os prospectos e os regulamentos disponíveis no site verdeasset.com.br. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa concordância da Verde Asset Management.

Relatório de Gestão Junho de 2013

Este relatório de gestão reflete cenários passados e foi desenvolvido com base nas premissas e requerimentos regulatórios vigentes à época. As informações contidas neste relatório referem-se às datas e condições mencionadas e não foram e nem serão atualizadas pela Verde. Os cenários aqui apresentados podem não se refletir nas estratégias dos diversos fundos e carteiras geridos pela Verde. Ainda, este relatório foi preparado com base em informações públicas, dados desenvolvidos internamente e outras fontes externas e não deve ser considerado como válido ou aplicável no cenário atual. A Verde não garante a veracidade e integridade das informações e dados ou que os mesmos estão livres de erros ou omissões. Recomendamos uma consulta às fontes mencionadas para maiores informações. Este relatório pode apresentar estimativas, conclusões e opiniões feitas sob determinadas premissas. Ainda que a Verde acredite que essas premissas sejam razoáveis e factíveis, não pode assegurar que sejam precisas ou válidas em condições de mercado atual ou futuro ou ainda que todos os fatores relevantes tenham sido considerados na determinação dessas estimativas, conclusões e opiniões. Ainda, estas estimativas, conclusões e opiniões são baseadas em condições de mercado e em cenários passados que podem ter variado significativamente. Eventuais mudanças nas premissas, análises, estimativas, cenários e conclusões podem impactar ou modificar o conteúdo deste relatório. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa concordância da Verde.

(2)

CSHG Asset Management Comentários do gestor

A liquidação financeira e a conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os prospectos e os regulamentos disponíveis no site www.cshg.com.br.

Atendimento a Clientes Credit Suisse Hedging-Griffo – DDG: 0800 558 777 | www.cshg.com.br/contato. Ouvidoria Credit Suisse Hedging-Griffo – DDG: 0800 772 0100 | www.cshg.com.br/ouvidoria

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC); ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento, antes de efetuar qualquer decisão de investimento. Este boletim tem caráter meramente informativo, não podendo ser distribuído, reproduzido ou copiado sem a expressa concordância da Credit Suisse Griffo. A Credit Suisse Hedging-Griffo não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores têm de tomar suas próprias decisões de investimento. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

Fundo Verde

O fundo Verde rendeu -0,51% em junho, fechando o primeiro semestre de 2013 com retorno de 5,90%.

No período, a soma dos resultados de câmbio + renda fixa + outros foi de 4,24%, o suficiente para compensar o prejuízo em ações de -0,39% ex-CDI.

A performance em ações em um semestre terrível como o que passou foi alcançada com a baixíssima exposição a empresas brasileiras e com a substituição destas por um portfólio global, o que se provou uma excelente estratégia defensiva.

Estamos satisfeitos por termos conseguido preservar o patrimônio dos cotistas em um cenário tão adverso. Isso foi possível por termos uma visão fundamentalista negativa do Brasil há mais de três anos, o que nos permitiu montar posições de hedge em juros e câmbio, além da baixa exposição ao mercado acionário brasileiro. O desafio é, e sempre será, o dilema “fundamento x market timing”.

A seguir, explicaremos a razão para termos entendido, no início desse ano, que havia chegado a hora de o fundamento negativo prevalecer sobre o market timing e, por isso, termos focado a alocação no tema de “piora”, apostando contra o carrego da moeda e do juro local, o que nunca é uma decisão fácil.

Sinais evidentes do colapso do modelo econômico brasileiro:

o que está acontecendo e/ou pode acontecer...

1) PIB do triênio 2011/2012/2013 estagnado na faixa de 2% a.a. ou menos e sem perspectiva de melhora.

2) Estímulos fiscais e creditícios em quantidades significativas, oferecidos pelo governo, surtem pouco efeito.

3) Inflação sem desonerações rodando entre 7% a.a. e 8% a.a.

4) Demanda de consumo moderada somada à oferta insuficiente geram inflação endemicamente alta.

5) Deterioração da conta-corrente, mesmo com os termos de troca ainda altos, piora continuamente nosso câmbio de equilíbrio.

6) “Good inflation” (inflação de serviços – inflação de duráveis) termina, o que diminui a popularidade presidencial.

CSHG Verde FIC FIM

Junho de 2013

(3)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 2

7) Esqueletos em bancos públicos, subsídios a educação universitária, energia e transporte geram potencial aumento (guestimating) de 10 a 15 pontos na dívida líquida/PIB quando forem reconhecidos.

8) Sustentabilidade fiscal de longo prazo pode ser colocada em xeque, dado o risco de diminuição de arrecadação de impostos nos anos vindouros. Despesas com pouca margem de compressão continuam crescendo em termos reais.

9) Provável rebaixamento por agências de classificação de risco de crédito.

10) Pacto federativo entre União, estados e municípios, com tensões crescentes, causadas pelas necessidades pós-manifestações de investimentos relevantes em educação, saúde e mobilidade urbana.

11) Investimento Estrangeiro Direto (IED) deve diminuir no próximo ano, dada a incerteza eleitoral.

12) Relações entre PT e base aliada deteriorando-se continuamente.

13) Surgimento de candidaturas “ético-sonhadoras-populistas” x “socialismo do século XXI”. 14) O PT fará todos os esforços para ganhar a eleição presidencial, e a conta que sobrará para

2015 será relevante.

15) Carga tributária de 36% do PIB, com impostos sobre produção e consumo beirando 15% do PIB.

16) A falta de competitividade e os 20 anos de investimento em um patamar de 4% do PIB a menos do que deveria deixam-nos em uma situação frágil perante outros países emergentes, como Coreia, México, Chile, etc., além do renascimento industrial americano.

17) Ameaça de novos impostos, como: CPMF versão século XXI, etc. para tentar manter o equilíbrio fiscal.

18) Ausência total de debate sobre reforma trabalhista e agenda “realmente” positiva.

Por todos esses 18 pontos que citamos e mais alguns que devemos ter deixado passar, as opcionalidades continuam do lado negativo/defensivo.

Provavelmente, continuaremos com o tipo de alocação descrita por nós no começo deste relatório, à espera de novos dados.

Gostaria de aproveitar para fazer um agradecimento público a: Eduardo Gianetti, Fábio Giambiagi e Raul Velloso, minhas leituras favoritas nos últimos anos, por terem me influenciado com sua sabedoria e jamais terem transigido em seus valores e crenças.

Momento atual

Para terminar, deixamos aqui a nossa visão sobre o momento atual, trazendo alguns trechos de relatórios que escrevemos anteriormente e gráficos importantes já utilizados também em nossos materiais. Primeiro, os trechos escritos e, em seguida, os gráficos:

Relatório de Gestão - março de 2013: Piquenique à beira do vulcão

“A alocação de investimentos estrangeiros para o Brasil está estagnada num nível alto, mas sem saídas significativas até o momento. Já a percepção dos investidores domésticos é uma mescla: se por um lado percebemos e criticamos fortemente os problemas locais, por outro mantemos o “gosto” pelo País onde nós e nossas famílias residimos e onde pretendemos que nossos descendentes continuem.

Portanto, queremos um país melhor, não só sob a ótica puramente financeira e mercantilista, mas principalmente sob a ótica social e de qualidade de vida. Nós nos preocupamos com questões cotidianas e estratégicas como segurança, escolaridade das massas, ética, qualidade e nível dos políticos, trânsito, poluição, etc.

Sendo assim, o paradoxo encontrado entre as diferentes visões dos brasileiros e dos estrangeiros sobre o Brasil é o que eu chamo de “piquenique à beira do vulcão”.

(4)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 3

Junho de 2013

Em qualquer classe de ativo, o “piquenique à beira do vulcão” é aquele ativo cujo preço medido em moeda forte não bate com os seus fundamentos, e o tail risk é imensamente superior ao percebido pelos participantes do mercado em um determinado momento.”

O Estado de São Paulo - dezembro de 2012*: Castelo e areia movediça

“Construímos um país que tem, hoje, características de consumo, serviços financeiros e um segmento imobiliário de uma nação com PIB per capita de US$ 15 mil/ano. Mas temos ensino, infraestrutura e saúde de um país com renda per capita de US$ 5 mil/ano. Isso significa que há muitas coisas disparatadas. Em outras palavras, a história do Brasil hoje é um castelo construído sobre areia movediça.

É muito difícil saber, daqui a três ou quatro anos, o que vai dar certo. Não sei se vamos pavimentar a areia movediça ou se o castelo vai ruir em cima da areia movediça. Hoje temos pelo menos uma vantagem: há um diagnóstico. A presidente Dilma entende esse diagnóstico. Diria que o governo está no caminho certo. O problema é a forma. A mudança em energia, por exemplo, foi feita abruptamente.”

*O Estado São Paulo – 9 de dezembro de 2012 – Economia - Leandro Modé.

Relatório de Gestão – novembro de 2012: Sequelas na inflação e no câmbio

 Magnitude e velocidade da queda dos juros sem

precedentes.

 Incrível: um Pré de três anos aplicado no início de janeiro de 2011 deu 10% de retorno acima do CDI do período.

 Custo a crer que a magnitude desse brusco movimento, sem que o País ganhasse

produtividade e competitividade, não irá deixar sequelas na inflação e no câmbio maiores do que as hoje precificadas pelo mercado.

 P.S.: tenho estado errado nisso…

… vamos ver.

Relatório de Gestão – junho de 2010: O moto-contínuo tropical

(vejam que é junho de 2010: três anos depois, concluímos que o moto-contínuo não existe.) “O antigo sonho do moto-contínuo, no qual um objeto se move para sempre sem o gasto de qualquer fonte de energia interna e externa, tornou-se uma busca da moda entre os inventores da Renascença.

Os primeiros registros conhecidos datam do século VIII na Bavária. Tal busca envolveu ao longo da história nomes ilustres como Leonardo Da Vinci e Blaise Pascal. Num passado mais recente, o prêmio Nobel Richard Feynman em seu "Lectures on Physics" explorou o conceito de uma "Catraca Browniana". A conclusão, no entanto, foi de que tal instrumento violaria a segunda Lei da Termodinâmica constituindo-se, portanto, em uma impossibilidade física.

- 4,5% - 4,8% 156,000 158,000 160,000 162,000 164,000 166,000 168,000 170,000 172,000 174,000 176,000

Jan-11 Mai-11 Set-11 Fev-12 Jun-12 Out-12

idi janeiro/2014

(5)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 4

Mais recentemente, no século XXI, o governo brasileiro dá indícios de querer dar sua contribuição ao debate, ao tentar criar um engenho de crescimento econômico endógeno, ou o que chamamos de moto-contínuo tropical.

A divagação acima se baseia em alguns princípios:

I) É possível turbinar muito a demanda sem criar condições macroeconômicas sustentáveis no longo prazo para crescer a oferta.

1º teorema a ser provado: a demanda gera sua própria oferta;

II) Quanto mais os servidores públicos, os aposentados, os benefícios sociais, etc. tiverem aumentos, melhor para o país, pois maior a demanda agregada.

2º teorema a ser provado: a seguridade social deixou de ser um passivo para ser um ativo; III) Para pagar tudo isso, uma carga tributária de 10 p.p. (35% do PIB) acima da média dos emergentes (25% do PIB) não é um problema.

3º teorema a ser provado: carga tributária em excesso e de má qualidade não gera problemas de competitividade;

IV) Se o país é lento em evoluir na sua competitividade, os juros altos, o câmbio apreciado, as barreiras tecnoburocráticas e fiscais à importação podem durar mais duas décadas, o que ajudaria a ganhar tempo.

4º teorema a ser provado: o pré-sal será a redenção do nosso problema de déficit em conta corrente;

V) A dívida bruta pode atingir 80% do PIB porque o ativo é de muito boa qualidade: BNDES, Petrobrás, Eletrobrás, Caixa Econômica, Banco do Brasil, etc. Este ativo tem de fato o poder de alavancar o crescimento industrial provendo funding de longo prazo a taxas de juros acessíveis, e de multiplicar o crescimento do PIB, no caso da Caixa Econômica (“Minha Casa Minha Vida”) e dos investimentos em energia e petróleo.

E, por fim, o 5º teorema a ser provado: o moto-contínuo existe e Deus é brasileiro.

Ou seja, dá para crescer sem reformas para sempre. Este é o moto-contínuo tropical. Desde a idade média, como vimos, ninguém conseguiu inventar um. Terá havido uma solução tupiniquim para o problema?

E quais as conseqüências deste modelo?

Aparentemente, o mercado precifica apenas um baixo crescimento potencial, um risco de inflação ligeiramente acima da média, um câmbio permanentemente apreciado e só. E nós continuamos em um processo de permanente reflexão sobre o tema."

(6)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 5

Junho de 2013

Taxa de investimento (Brasil e média dos emergentes)

% do PIB

Fonte: IBGE, CSHG, Banco Mundial, Haver. (1) África do Sul, Argentina, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Eslováquia, Eslovênia, Filipinas, Hungria, Índia, Indonésia, Israel, Coreia, Malásia, México, Paraguai, Peru, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai

Impostos como % do PIB

2011

Fonte: OCDE, IBGE, RFB, STN, CSHG

15 17 19 21 23 25 27 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012 Brasil

Média dos emergentes(1)

EUA=24,8 Europa=38,8 Coreia do Sul=25,9 México=18,8 Brasil = 33,2

14,8 5,4 4,6 15,4 12,5 10,9 10,7 6,0 8,1 5,6 2,8 9,9 8,7 9,5 15,0

Impostos de renda e propriedade Previdência Impostos sobre bens e serviços

Desastre Brasileiro

(7)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 6 Despesa Previdenciária Total (Sem Auxílio Doença) e População Acima de 65 Anos

Fonte: IBGE, BCB, CSHG

PIM, PMC e IBC-BR dessazonalizado

Jan/03 = 100 Fonte: IBGE, BCB, CSHG 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 18% 20% De sp esa P re vi de nc iá ria

População Acima de 65 anos (% da População Total)

0% 2% 4% 6% 8% 10% 12 % 14% 16% 18% 20% Brasil 2005 Brasil 1995 Brasil 2001 Austrália Canadá Holanda França Alemanha Itália Japão Coréia do Sul México Rússia Argentina Chile Uruguai África do Sul Polônia Estônia Irlanda Brasil 2012 Brasil 2030 Brasil 2040 Grécia Brasil 2020

224

145

131

80 100 120 140 160 180 200 220 240

Jan-03 Jan-04 Jan-05 Jan-06 Jan-07 Jan-08 Jan-09 Jan-10 Jan-11 Jan-12 Jan-13 Varejo Ampliado

IBC-BR Ind. Transformação

(8)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 7

Junho de 2013

Inflação no Brasil

Fonte: IBGE, CSHG

Crescimento da Produção Industrial (dez-99 e dez-2012) e PIB per Capita (US$ PPP) em 1999

Fonte: Banco Mundial, CSHG, Haver

122

235

90 110 130 150 170 190 210 230 250

Jan-00 Jan-02 Jan-04 Jan-06 Jan-08 Jan-10 Jan-12

Serviços Duráveis -100% 0% 100% 200% 300% 400% 500% 600% 0 5000 10000 15000 20000 25000 30000 35000 40000 45000 Vietnã China Índia Coreia do Sul IndonésiaBrasil África do Sul México Hungria Irlanda Estados do Unidos Áustria Polônia

Produção Física de Manufaturas cresceu 35,1% no Brasil no período, mas deveria crescer 72,2%

Chile Taiwan

Grécia Portugal

(9)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 8 Investimento Público (% das Receitas Primárias)

2011

Fonte: Banco Mundial, CSHG, Haver

PDP* e investimentos como % do PIB

Fonte: STN, IBGE, CSHG. *PDP: Pagamento Direto a Pessoas (termo criado por Raul Velloso): soma de remunerações de funcionários e governos + benefícios diretos ao “bolso do cidadão” (por exemplo, aposentadoria, seguro) 27.5 27.4 25.5 24.8 24.7 20.0 19.9 19.7 17.5 15.6 13.1 13.0 12.0 11.9 11.1 10.6 10.5 10.1 8.5 8.2 C hile Peru C or éi a d o S ul Ta ilâ nd ia Índ ia Mé xi co Tai wa n Hu ng ria M édi a E m er gente s Á fr ica d o S ul C olô m bia U cr âni a E gi to R ep . C hec a M alá sia R ússia B ulg ár ia Tu rq ui a P olô nia B ra sil 0 2 4 6 8 10 12 14 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 13,5

Pessoal ativo Demais INSS Pessoal inativo PDP Investimentos

Bilhões em 2012 PDP Investimentos

1997 229 19

2012 591 59

(10)

Relatório de gestão – CSHG Verde FIC FIM 9

Junho de 2013

Breakdown - resultados do fundo

31-dez-2012 a 28-jun-2013

Fonte: Credit Suisse Hedging-Griffo

Junho - 13 I) Book Moedas Dólar futuro 1.03 1.09 Cupom cambial -0.17 0.69 Opções de dólar 1.03 2.06 Moedas -0.46 0.11 Resultado Moedas 1.43 3.95

II) Book Renda Fixa

DI pré 2.41 5.97 Opções de IDI 0.14 0.64 Swaps Inflação -0.24 -0.82 RF Inflação -0.23 -1.65 Global Rates -0.78 -2.07 Crédito -0.31 -0.52

Resultado Renda Fixa 0.99 1.55

III) Book Ações

Resultado Ações -2.90 -0.39

CDI 0.59 3.43

Moedas (I)+Renda Fixa (II)+Outros 1.65 4.24

Ações(III) -2.90 -0.39

Custos 0.15 -1.38

-0.51 5.90

Resultado Real do Verde - rentabilidade ex CDI

Resultado do Fundo

Para todos os ativos que utilizamos caixa, as rentabilidades expressas acima já são reais (ex CDI)

Acumulado 2013 3.43% 1.55% 3.95% 0.39% 1.26% 1.38% 5.90% 0% 1% 2% 3% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10% CDI Book Renda Fixa Book

(11)

Objetivo

Público Alvo

Classificação Anbima:Multimercados Macro Admite Alavancagem:Sim

Gestor:Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management S.A Administrador:Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora De Valores S.A.

Características CSHG VERDE FIC FIM x CDI

Data de início Aplicação Mínima: Saldo Mínimo: Movimentação Mínima: Cota: Cota aplicação: Cota resgate: Liquidação resgate: Taxa de saída antecipada: Taxa de administração: Taxa de performance:

Performance Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Retorno anualizado Desvio padrão anualizado ** Índice de sharpe ** Rentabilidade em 12 meses Número de meses negativos Número de meses positivos

Número de meses acima de 100% do CDI Número de meses abaixo de 100% do CDI Maior rentabilidade mensal

Menor rentabilidade mensal

Patrimônio líquido R$

Patrimônio médio em 12 meses R$

** Calculado desde 02/01/1997 até 28/06/2013

Rentabilidades (%) *

Rentabilidade líquida de administração e performance e bruta de impostos.

Sistema: INFINITE Report ID: D60CC056455974753F3EE6BBF5760052

CDI 16.45% 0.38% -7.20% 197 9.34% 1.49 15.36% 24 173 65 132 63.45% -8.91% 5,000.00 2,000.00

Fundo multimercado que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI.

Fundo destinado ao público em geral, observados os valores mínimos de aplicação inicial, permanência e movimentação constantes no prospecto.

02/01/1997 5,000.00

Jun Jul Ago

3,222,378,326.97 Calculado até 28/06/2013 Fechamento D+0 D+0 D+1 Não há 1,50% a.a ¹ 20% que exceder a 100% do CDI.

3.28% 0.48% Fundo 30.35% 1.16 4.98 3.79 4.48 1.69 1.85 1.09 4.68 4.09 3.79 7.43 Jan 2.15 2.61 63.45

Fev Mar Abr Mai

1.53 0.73 2.23 29.86 135.40 27.93 1.23 20.33 27.74 30.74 -6.44 1.24 1.99 1.47 2.96 50.37 2.16 0.77 -2.19 -1.90 4.51 5.31 2.62 1.11 4.52 6.96 2.30 2.46 2.19 -0.27 2.19 3.56 2.80 2.12 2.20 1.09 -1.15 3.34 4.14 0.12 1.58 -0.35 2.71 1.95 -8.91 0.77 2.84 1.05 -0.94 0.65 2.61 1.90 1.40 1.83 -5.32 2.01 4.76 4.02 0.28 10.96 3.31 3.45 2.28 3.83 -0.28 5.96 0.73 2.29 4.46 3.71 0.48 2.75 6.09 0.60 0.27 2.01 1.03 1.14 0.93 -1.37 2.89 -3.53 3.68 2.44 -7.32 0.33 0.43 4.09 4.94 2.70 2.77 1.81 0.43 1.45 1.18 -1.13 2.32 0.98 1.74 3.66 -2.46 -1.86 0.11 0.70 4.12 1.10 -2.17 4.80 4.17 -0.68 5.16 1.44 3.13 0.72 3.84 3.33 2.23 4.38 2.19 3.68 -1.68 -0.51 0.69 4.58 4.37 2.28 1.91 -0.87 4.76 1.22 0.33 1.27 3.65 2.65 1.94 -0.19 0.96 2.46 -0.85 0.92 2.43 11.41 -1.66 1.71 -3.92 -0.48 3.35 1.16 0.83 0.71 3.12 0.78 1.79 0.33 2.55 0.36 2.54 1.86 3.00 2.52 3.62 -0.50 2.82 4.23 2.62 1.99 4.80 -1.37 2.70 -2.71 1.98

Out Nov Dez

0.97 1.15 4.37 2.43 1.87 2.41 1.98 0.97 -1.30 0.37 2.63 4.39 2.90 -0.00 4.40 0.82 1.57 3.70 1.39 1.66 3.09 13.75 12.36 19.00 15.05 11.82 12.37 29.10 67.66 294.66 404.89 556.42 876.24 1,288.44 1,599.90 1,945.54 2,512.98 3,316.10 3,096.20 4,705.98 30.01 48.72 42.22 22.43 29.10 3,074,435,084.08 5,366.93 6,042.75 7,243.48 7,676.61 19.55 5.90 24.43 28.61 25.17 17.33 17.27 19.09 23.28 16.17 9.90 9.74 11.59 8.41 3.43

Set Ano CDI Acum.

Fdo. 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Acum. CDI 24.43 60.03 100.31 135.02 175.62 228.22 304.64 370.06 459.37 543.53 619.62 708.64 788.66 875.24 988.32 1,079.88 1,120.33 -1000% 0% 1000% 2000% 3000% 4000% 5000% 6000% 7000% 8000% 9000% ja n-9 7 ja n-9 8 ja n-9 9 ja n-0 0 ja n-0 1 ja n-0 2 ja n-0 3 ja n-0 4 ja n-0 5 ja n-0 6 ja n-0 7 ja n-0 8 ja n-0 9 ja n-1 0 ja n-1 1 ja n-1 2 ja n-1 3 Fundo CDI 0.0% 5.0% 10.0% 15.0% 20.0% 25.0% 30.0% 35.0% 40.0% 45.0% 50.0% m ar -9 7 m ar -9 8 m ar -9 9 m ar -0 0 m ar -0 1 m ar -0 2 m ar -0 3 m ar -0 4 m ar -0 5 m ar -0 6 m ar -0 7 m ar -0 8 m ar -0 9 m ar -1 0 m ar -1 1 m ar -1 2 m ar -1 3 Fundo CDI

Este fundo está fechado para novas aplicações. ¹ A taxa de administração máxima paga pelo FUNDO, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo FUNDO nos fundos que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

* Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; Fundos de Investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, do fundo garantidor de crédito (fgc); Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e o regulamento do fundo de investimento antes de efetuar qualquer decisão de investimento. Caso o índice comparativo de rentabilidade utilizado neste material, não seja o parâmetro objetivo do fundo (benchmark oficial), tal indicador é meramente utilizado como referência econômica. Para obter informações sobre o uso de derivativos, conversão de cotas, objetivo e público alvo, consulte o prospecto e o regulamento do fundo. Verifique a data de início das atividades deste fundo. Para avaliação da performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 meses. Verifique se este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.Verifique-se este fundo está autorizado a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. A presente Instituição aderiu ao

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento.

Este fundo pode estar exposto a significativa concentração em ativos de renda variável de poucos emissores. Para fundos que perseguem a manutenção de uma carteira de longo prazo, não há garantia de que o fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Verifique se a liquidação financeira e conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido. A partir de 02/05/2008, todos os fundos de investimento que utilizam ativos de renda variável em suas carteiras deixam de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passam a fazê-lo com base na cotação de fechamento destes ativos. Desta forma comparações de rentabilidade destes fundos com índices de ações devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média destes índices e, para períodos posteriores a esta data, a cotação de fechamento. Ouvidoria Credit Suisse Hedging-Griffo - 0800 77 20 100 ou www.cshg.com.br/ouvidoria.

Referências

Documentos relacionados

As informações por segmentos estão sendo apresentadas de acordo com o CPC 22 – Informações por Segmento (IFRS 8) e são apresentadas em relação aos negócios da Companhia e de suas

* Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; Fundos de Investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, de

No caso da Ponte de Tacoma vimos que o erro no cálculo da ressonância e os efeitos não lineares foram os principais motivos de sua queda, já no caso do hotel, a capacidade máxima de

- Pele: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não apresentando substâncias classificadas como perigosas para este artigo. Para

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer

EQUIPE DE TRABALHO ÁRBITRO CENTRAL: CATEGORIAS AMADORAS JOGO: SC ORIENTE X 1 X 3ª DIVISÃO 1ª DIVISÃO OUT R OS SC INTERNACIONAL 15:30 RESULTADO DO 1º TEMPO: RESULTADO FINAL:

No exemplo abaixo, você escutará algumas informações gravadas sobre um jogo de perguntas na TV.Você deverá completar as informações que faltam nas questões 21–25, escrevendo

Assim, a UDL foca-se nessas diferenças individuais como um elemento importante para a compreensão e conceção de uma instrução eficaz para a aprendizagem. Para atingir