• Nenhum resultado encontrado

IPS. d.sign Instruções de Uso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IPS. d.sign Instruções de Uso"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

d.SIGN

®

Instruções de Uso

(2)

Índice

3 IPS d.SIGN

6 Composição

7 IPS d.SIGN - Avaliação do produto

8 IPS d.SIGN - Descrição dos sortimentos

8 IPS d.SIGN Basic Kits 10 IPS d.SIGN Deep Dentin Kits 11 IPS d.SIGN Margin Kits 12 IPS d.SIGN Bleach Kit 13 IPS d.SIGN Impulse 1 Kit 14 IPS d.SIGN Impulse 2 Kit 15 IPS d.SIGN Gingiva Kit 15 IPS d.SIGN Essence Kit 16 IPS d.SIGN Stains Kit 17 IPS d.SIGN Shade Kit

18 IPS d.SIGN - Líquidos

20 IPS d.SIGN – Seleção da cor

21 IPS d.SIGN – Diagramas de estratificação

21 IPS d.SIGN Diagramas de estratificação Chromascop 22 IPS d.SIGN Diagramas de estratificação A–D

23 IPS d.SIGN –Configuração da estrutura metálica

23 IPS d.SIGN Ligas metálicas

24 Suporte funcional do revestimento cerâmico 25 Conformação da estrutura para Ombros cerâmicos 25 Resistência da estrutura

26 Conformação da estrutura para pontes 27 Conformação de pônticos para pontes 27 Interface entre metal e cerâmica

28 IPS d.SIGN – Instruções de Uso

28 Situação Inicial 28 Elaborando a estrutura 30 Queima de Oxidação 32 Primeira queima de Opaco 33 Segunda queima de Opaco 34 Primeira queima de Ombro 36 Segunda queima de Ombro 37 Primeira queima de Dentina e Incisal 41 Segunda queima de Dentina e Incisal

42 Preparando a restauração para queima de Glazeamento 43 Queima de Pigmentação e Caracterização 45 Queima de Glazeamento

47 IPS d.SIGN – Queimas de Correção (Add-On)

48 Uso correto da IPS d.SIGN Cervical Dentin D2/D3

49 IPS d.SIGN – Parâmetros de queima

50 Sinta a diferença – sintaIPS d.SIGN

52 Um olhar sobre o ombro

62 IPS d.SIGN – Tabela de combinação de materiais

62 Chromascop 64 A–D

(3)

d.SIGN

®

IPS

Os aspectos relacionados com a função e a estética representam exigências cada vez maiores para as restaurações de cerâmica. Assim sendo, os fabricantes estão colocados diante do desafio de pesquisar e desenvolver materiais que sejam coerentes com as atuais necessidades de ceramistas experimentados ou iniciantes, e que ofereçam amplas possi-bilidades dentro dos vários e diferentes pro-jetos, para facilitar a obtenção de amplo sucesso neste tipo de restaurações. Com a pretensão de promover a compatibilidade de um material de alta tecnologia com a simpli-cidade do manuseio e controle da cerâmica, o desenvolvimento da IPS d.SIGN deu máxima prioridade para o campo das indicações do material.

A partir do bem balanceado sortimento básico e dos vários sortidos adicionais da IPS d.SIGN, os ceramistas experimentados ou iniciantes terão todos os materiais necessá-rios para restaurar a estrutura dental, de modo natural e altamente estético. A cerâmica IPS d.SIGN é um material indicado tanto para os tipos básicos de restaurações, como para reconstruções morfológicas mais sofisticadas. Deste modo, o desenvolvimento do material procurou alcançar todos os requisitos que tinham sido estabelecidos. As restaurações altamente estéticas, elabora-das com IPS d.SIGN, são praticamente imper-ceptíveis das contrapartes naturais e podem ser confeccionadas a partir da estratificação fácil e eficiente do material. Além disto, para os ceramistas experimentados, estão dis-poníveis vários materiais adicionais. Afinal de contas, problemas individuais requerem soluções individualizadas.

As cores da IPS d.SIGN estão baseadas na escala de cores A–D e na escala de cores Chromascop. Em cada sortimento é forne-cida uma escala de cores adicional, elabora-da a partir elabora-da queima do respectivo material.

Abrangente sistema de

tratamento

A Ivoclar Vivadent promoveu um abrangente sistema de tratamento, que consiste dos seguintes componentes:

– Ligas metálicas

– Cerâmica para revestimento estético – Sistema de cimentação.

O correto desenvolvimento do sistema pro-duziu materiais que

exibem mútua coordenação e que, deste modo, possibilitam o alcance de excelentes resultados. A cerâmica de leucita-fluorapatita IPS d.SIGN é uma inédita cerâmica vítrea que apresenta novos processamentos e oferece

estão relacionadas com sua nova e específica composição. No trabalho prático, o que isto significa ?

Cerâmica vítrea de

leucita-fluorapatita

O desenvolvimento da nova cerâmica vítrea de leucita-fluorapatita IPS d.SIGN baseou-se na natureza, como padrão, e nas proprieda-des mais importantes dos dentes naturais, como modelos. Os principais componentes inorgânicos do dente natural são os cristais de apatita, nos quais os grupos hidroxil e, às vezes, os grupos carbonato estão embebi-dos. Em adição a esta composição, a nova cerâmica vítrea de leucita-fluorapatita IPS d.SIGN também possui íons fluoretos, que são os responsáveis pela alta resistência química do material. Além disto, a compo-sição, acima referida, demonstra proprieda-des ópticas excepcionais. Isto constitui outra e decisiva vantagem deste tipo de material cerâmico vítreo. Maiores luminosidade e bri-lho, evidente estabilidade cromática e fluo-rescência perfeitamente natural são conse-qüências dos esforços de desenvolvimento.

Imagem SEM – Cerâmica convencional de feldspato

(4)

4

Graças a um novo tipo de estrutura super-ficial, IPS d.SIGN revela excelente polimento e promove reduzida abrasão nos dentes naturais antagonistas. Os materiais IPS d.SIGN demonstram alta estabilidade e queimam em temperaturas abaixo de 900 ºC/ 1652 ºF. Descubra as novas possibilidades e faça as restaurações parecerem coisas reais. Fluorapatita é um mundo mágico.

Ligas metálicas

Toda restauração suportada por metal é iniciada pela fabricação de uma estrutura metálica. Para este propósito, várias ligas IPS d.SIGN estão disponíveis. Você pode escolher entre ligas com alto teor de ouro, ligas com baixo teor de ouro e ligas de metais básicos. Estas ligas cumprem as especificações da ISA e da ADA, e são altamente compatíveis com a cerâmica IPS d.SIGN. O coeficiente de expansão térmica (CET) é um significante parâmetro para materiais dentários. Ele tem importância decisiva para assegurar a compatibilidade térmica entre liga metálica e material cerâmico.

Na faixa de temperatura 25-500 ºC, os valores do CET, para as ligas IPS d.SIGN, variam entre 13,5 e 14,9 x 10-6K-1, de

acordo com a composição da liga. O coeficiente de expansão térmica da cerâmica IPS d.SIGN é de 12,0-12,6 x 10-6K-1.

As Ligas Metálicas IPS d.SIGN

– IPS d.SIGN 98 (alto teor de ouro) – IPS d.SIGN 96 (alto teor de ouro) – IPS d.SIGN 91 (baixo teor de ouro) – IPS d.SIGN 84 (baseada em paládio) – IPS d.SIGN 67 (baseada em paládio) – IPS d.SIGN 59 (baseada em paládio) – IPS d.SIGN 53 (baseada em paládio) – IPS d.SIGN 30 (cobalto-cromo) – IPS d.SIGN 15 (níquel-cromo) A compatibilidade entre a cerâmica IPS d.SIGN e as ligas metálicas IPS d.SIGN foi completamente testada e comprovada. Deste modo, no caso do emprego outras ligas metálicas, perguntar aos respectivos fabri-cantes sobre a compatibilidade com a cerâmica IPS d.SIGN.

Abrasão vertical do esmalte antagonista. Investigação interna, R&D Ivoclar Vivadent AG (1998).

Este diagrama de barras descreve a abrasão do esmalte antagonista, em comparação com outros materiais cerâmicos dentais. John A. Sorensen, DMD, PhD (1999).

Abrasão do esmalte antagonista

Cerâmica de feldspato

Equivalência em anos, in vivo.

Cerâmica A

mm

2

Cerâmica F Enamel IPS d.SIGN Cerâmica B Cerâmica C Cerâmica D

Cerâmica E

(5)

Cimentação

Selecionar um apropriado material de cimen-tação da linha de produtos Ivoclar Vivadent. Os cimentos híbridos de ionômero e os cimentos de ionômero de vidro, por exemplo, são adequados para as cimen-tações convencionais e oferecem uma série de vantagens, tais como:

– Baixa expansão. – Alta translucidez. – Elevada radiopacidade. – Liberação contínua de flúor.

– Perfeita estética em ombros cerâmicos. – Mínima solubilidade.

Indicação

– Próteses metalo-cerâmicas

Contra-indicação

– Se existir comprovada alergia a qualquer um dos componentes da IPS d.SIGN, o material não deve ser usado.

Importantes restrições de

processamento

– Combinação com outros materiais de revestimento estético para

metalo-cerâmica (p.ex., IPS Classic). – Combinação com materiais para

restaurações de cerâmica pura (p.ex., IPS Empress).

– Uso de líquidos ou de isolantes diferentes daqueles que fazem parte dos sortimentos IPS d.SIGN.

– Mistura dos materiais IPS d.SIGN em forma de pó (p.ex., Dentin Incisal, etc) com materiais IPS d.SIGN em forma de pasta (p.ex., Shades, Stains).

– Queima da IPS d.SIGN sobre ligas metálicas não compatíveis

Observação importante

– Os fornos cerâmicos de outros fabricantes podem apresentar mecanismos de abertu-ra diferentes dos fornos da Ivoclar Vivadent. Além disto, as condições de queima também podem ser diferentes. Não se esqueça de levar em conta estas variações das condições de queima, quan-do estiver trabalhanquan-do com a IPS d.SIGN.

Advertência

– Os acabamentos das restaurações de cerâmica produzem pó, como resultado dos desgastes efetuados. Evitar a inalação do pó. Usar equipamento de sucção ou máscaras protetoras.

(6)

6

Composição

Os materiais cerâmicos e líquidos IPS d.SIGN são constituídos pelos seguintes e principais componentes:

– Materiais cerâmicos IPS d.SIGN SiO2: 50–54 % em peso.

Os constituintes adicionais são: Al2O3, K2O, Na2O, CaO,

P2O5, F, Li2O, ZrO2e pigmentos

– Pastas Opaquer, Stains e materiais Glaze também contêm 25–40 % em peso de glicóis

– IPS d.SIGN Opaquer Liquid, 15 ml

Componentes: Polímero, butilenoglicol e glicerina – IPS d.SIGN Build-Up Liquid, 60 ml

Componentes: Água, butilenoglicol e aditivos – IPS d.SIGN Glazing and Staining Liquid, 15 ml

Componente: Butilenoglicol

– IPS d.SIGN Margin Build-Up Liquid, 60 ml Componentes: Água e derivado de celulose – IPS d.SIGN Margin Separating Liquid, 20 ml Componentes: Cera dissolvida em hexano – IPS d.SIGN Model Separator, 50 ml

Componentes: Acetato de etila, nitrocelulose, amolecedor – IPS d.SIGN Ceramic Separating Liquid with brush, 15 ml

(7)

d.SIGN –

Avaliação do produto

IPS

Chr

omascop

A–D

Sortimentos independentes

de qualquer sistema de cor

Basic Kit

Deep Dentin Kit

Bleach Kit

Margin Kit

Margin Kit

Basic Kit

Deep Dentin Kit

Pastas Opaquer, pastas Intensive Opaquer, Dentin, Incisal, Transparent, Add-on e materiais Glaze, bem como, todos os líquidos necessários. O sortimento também contém uma escala de cores dos materiais, com as

cores mais utilizadas da escala Chromascop.

Materiais Deep Dentin nas dez mais utilizadas cores Chromascop. Estes materiais são usados para intensificar a cromatização nas

camadas de limitada espessura.

As cores ultra-claras possibilitam ótima integração da restauração no ambiente bucal que sofreu clareamento dental. Dois Opaquers, dois materiais Margin, quatro materiais Dentin, um material Incisal. Materiais Margin nas dez mais utilizadas cores Chromascop e quatro materiais Intensive, para efeitos especiais. Um material

Margin Add-on, para o ajuste final do ombro cerâmico.

Materiais Margin nas oito mais utilizadas cores A–D e quatro materiais Intensive, para efeitos especiais. Um material Margin Add-on,

para o ajuste final do ombro cerâmico.

Impulse Kit 1

Impulse Kit 2

Gingiva Kit

Essence Kit

Stains Kit

Shade Kit

Quatorze materiais cerâmicos de leucita-fluorapatita, prontos para o uso, variando e alcançando desde os materiais Mamelon até os materiais Opal,

facilitando a aplicação de efeitos naturais.

Quatorze materiais Impulse, prontos para o uso, baseados nas criações e filosofias de renomados especialistas, como Enrico Steger,

Donald F. Cornell e Dr. Robert R. Winter.

Cinco materiais Gingiva, que podem ser utilizados, de modo individual, para diferentes situações clínicas, em combinação com

quatro materiais Gingiva Modifier.

Quatro pigmentos cerâmicos, em forma de pó. Estes pigmentos podem ser aplicados isoladamente ou podem ser misturados

com outros materiais.

Sete corantes de dentina, em forma de pasta, para posteriores ajustes de cor nas restaurações de IPS d.SIGN.

Pastas Opaquer, pastas Intensive Opaquer, Dentin, Incisal, Transparent, Add-on e materiais de Glaze, bem como, todos os líquidos necessários. O sortimento também contém uma escala de cores dos materiais, com as

cores mais utilizadas da escala A–D.

Materiais Deep Dentin nas sete mais utilizadas cores A–D. Estes materiais são usados para intensificar a cromatização nas camadas de

limitada espessura.

Quatorze intensos pigmentos cerâmicos, em forma de pasta, para reproduzir características naturais sobre a superfície cerâmica.

(8)

8

d.SIGN –

Descrição dos sortimentos

IPS d.SIGN Basic Kits

IPS d.SIGN Dentin

A cerâmica vítrea de apatita distingue-se por sua excelente aparência natural. A apatita é um componente da estrutura do dente natural e assegura suas propriedades ópticas, como translucidez, luminosidade e dispersão da luz. A página 48 apresenta detalhada descrição do uso da Cervical Dentin D2/D3.

IPS d.SIGN Incisal

Os seis materiais Incisais IPS d.SIGN (S1–S3 e TS1-TS3) demonstram gradação cromática similar àquela encontrada nas áreas incisais naturais. Este materiais são coordenados com as escalas de cores Chromascop e A–D (ver Tabela de combinação de materiais, na página 62 ff).

IPS d.SIGN Add-On

Este material Add-On, com opacidade incisal média, pode ser usado isoladamente ou pode ser misturado com outros materiais IPS d.SIGN de estratificação. Observar a proporção de mistura de 1:1, no máximo.

IPS d.SIGN Basic Kit Chromascop IPS d.SIGN Basic Kit A–D

(9)

Forma de apresentação

Chromascop IPS d.SIGN Basic Kit

– 10 IPS d.SIGN Opaquers, 3 g. cada.

Cores: 130, 140, 210, 220, 230, 310, 410, 420, 430, 510. – 4 IPS d.SIGN Intensive Opaquers, 3 g. cada.

Cores: branco, roxo, marrom, incisal. – 10 IPS d.SIGN Dentin materials, 20 g. cada.

Cores: 130, 140, 210, 220, 230, 310, 410, 420, 430, 510. – 3 IPS d.SIGN Incisal materials, 20 g. cada.

Gradações: S1, S2, S3.

– 1 IPS d.SIGN Transparent material, neutro, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Glaze, 3 g.

– 1 IPS d.SIGN Add-On Material, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Opaquer Liquid, 15 ml. – 1 IPS d.SIGN Build-Up Liquid, 60 ml.

– 1 IPS d.SIGN Glazing and Staining Liquid, 15 ml. – 1 IPS d.SIGN Model Separator, 50 ml.

– 1 IPS d.SIGN Ceramic Separating Liquid with brush, 15 ml. – 1 Escala de cores para IPS d.SIGN Opaquer material. – 1 Escala de cores para IPS d.SIGN Dentin material. – 1 Escala de cores para IPS d.SIGN Incisal material. – 1 Escala de cores Chromascop

Refills

– IPS d.SIGN Opaquer, 3 g. cada.

Cores: 110, 120, 130, 140, 210, 220, 230, 240, 310, 320, 330, 340, 410, 420, 430, 440, 510, 520, 530, 540. – IPS d.SIGN Dentin material, 20 g. cada / 100 g. cada /

250 g. cada.

Cores: 110, 120, 130, 140, 210, 220, 230, 240, 310, 320, 330, 340, 410, 420, 430, 440, 510, 520, 530, 540. – IPS d.SIGN Incisal material, 20 g. cada / 100 g. cada /

250 g. cada.

Gradações: S1, S2, S3.

– IPS d.SIGN Transparent material, neutro, 20 g. cada / 100 g. cada / / 250 g. cada.

A–D

IPS d.SIGN Basic Kit

– 8 IPS d.SIGN Opaquers, 3 g. cada. Cores: A2, A3, A3.5, B2, B3, C3, D2, D3. – 4 IPS d.SIGN Intensive Opaquers, 3 g. cada.

Cores: branco, roxo, marrom, incisal. – 8 IPS d.SIGN Dentin materials, 20 g. cada.

Cores: A2, A3, A3.5, B2, B3, C3, D2, D3. – 1 IPS d.SIGN Cervical Dentin D2/D3. – 3 IPS d.SIGN Incisal materials, 20 g. cada.

Gradações: TS1, TS2, TS3.

– 1 IPS d.SIGN Transparent material, neutro, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Glaze, 3 g.

– 1 IPS d.SIGN Add-on material, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Opaquer liquid, 15 ml. – 1 IPS d.SIGN Build-up liquid, 60 ml.

– 1 IPS d.SIGN Glazing and Staining liquid, 15 ml. – 1 IPS d.SIGN Model Separator, 50 ml.

– 1 IPS d.SIGN Ceramic separating liquid with brush, 15 ml. – 1 Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Opaquer material. – 1 Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Dentin material. – 1 Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Incisal material.

Refills

– IPS d.SIGN Opaquer, 3 g. cada.

Cores: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3, D4.

– IPS d.SIGN Dentin materials, 20 g. cada / 100 g. cada / 250 g. cada.

Cores: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3, D4.

– IPS d.SIGN Cervical Dentin D2/D3.

– IPS d.SIGN Transparent Incisal material, 20 g. cada / 100 g. cada / / 250 g. cada.

Gradações: T-S1, T-S2, T-S3.

IPS d.SIGN Opaquer

As pastas Opaquer estão disponíveis nas dez cores mais utilizadas. Estes materiais demonstram excelente estabilidade e ótima capacidade de opacifi-cação, mesmo em camadas de mínima espessura (ver Tabela de combinação de materiais, na página 62 ff).

IPS d.SIGN Glaze

IPS d.SIGN Glazing and Staining Liquid

Um brilho natural pode ser conseguido, de modo fácil e conveniente, com o IPS d.SIGN Glaze, em con-junto com o IPS d.SIGN Glazing and Staining Liquid.

Os sortimentos básicos (Basic Kits) IPS d.SIGN contêm somente as cores mais utiliza-das. Deste modo, as cores comuns e básicas podem ser reproduzidas sem dificulda-des. As cores menos usadas não foram incluídas para não onerar o investimento inicial, mas elas estão disponíveis como reposições (Refills).

(10)

10

IPS d.SIGN Deep Dentin Kits

IPS d.SIGN Deep Dentin Kit A–D IPS d.SIGN Deep Dentin Kit Chromascop

IPS d.SIGN Deep Dentin

Com os materiais IPS d.SIGN Deep Dentin podem ser obtidas restaurações completa-mente naturais, mesmo em camadas de mínima espessura. Especialmente quando o espaço é limitado, os materiais IPS d.SIGN Deep Dentin podem ser usados para intensi-ficar a cromatização (consultar a Tabela de combinação de materiais, na página 62 ff).

Forma de apresentação

Chromascop

IPS d.SIGN Deep Dentin Kit

– 10 IPS d.SIGN Deep Dentin materials, 20 g. cada.

Cores: 130, 140, 210, 220, 230, 310, 410, 420, 430, 510. – 1 Escala de cores IPS d.SIGN Deep Dentin material

Refills

– IPS d.SIGN Deep Dentin material, 20 g. cada.

Cores: 110, 120, 130, 140, 210, 220, 230, 240, 310, 320, 330, 340, 410, 420, 430, 440, 510, 520, 530, 540. – Escala de cores para IPS d.SIGN Deep Dentin '2' material

A–D

IPS d.SIGN Deep Dentin Kit

– 7 IPS d.SIGN Deep Dentin materials, 20 g. cada. Cores: A2, A3, A3.5, B2, B3, C3, D2/D3.

– 1 Escala de cores IPS d.SIGN Deep Dentin material.

Refills

– IPS d.SIGN Deep Dentin material, 20 g. cada.

Cores: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2/D3, D4.

– Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Deep Dentin '2' material.

(11)

IPS d.SIGN Margin Kits

IPS d.SIGN Margin

Os materiais IPS d.SIGN permitem a configu-ração dos ombros cerâmicos. Estes materiais estão disponíveis nas cores Chromascop e A–D. Além disto, existem quatro materiais Intensive Margin para efeitos especiais. O Margin Add-On deve ser usado para posteriores correções na conformação e na adaptação do ombro (ver Tabela de combinação de materiais, na página 62 ff).

Forma de apresentação

Chromascop

IPS d.SIGN Margin Kit

– 10 IPS d.SIGN Margin materials, 20 g. cada.

Cores: 130, 140, 210, 220, 230, 310, 410, 420, 430, 510. – 4 IPS d.SIGN Intensive Margin material, 20 g. cada.

Cores: amarelo, laranja, rosa-alaranjado, opaco. – 1 IPS d.SIGN Margin Add-On material, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Margin Build-Up liquid, 60 ml. – 1 IPS d.SIGN Margin Separating liquid, 20 ml. – 1 IPS d.SIGN Separating liquid with brush, 15 ml. – 1 Escala de cores IPS d.SIGN Margin material.

Refill

– IPS d.SIGN Margin material, 20 g. cada.

Cores: 110, 120, 130, 140, 210, 220, 230, 210, 320, 330, 340, 410, 420, 430, 440, 510, 520, 530, 540.

– Escala de cores IPS d.SIGN Margin '2' material.

A–D

IPS d.SIGN Margin Kit

– 8 IPS d.SIGN Margin materials, 20 g. cada. Cores: A2, A3, A3.5, B2, B3, C3, D2/D3.

– 4 IPS d.SIGN Intensive Margin materials, 20 g. cada. Cores: amarelo, laranja, rosa-alaranjado, opaco. – 1 IPS d.SIGN Margin Add-On material, 20 g. – 1 IPS d.SIGN Margin Build-Up liquid, 60 ml. – 1 IPS d.SIGN Margin Separating liquid, 20 ml. – 1 IPS d.SIGN Separating liquid with brush, 15 ml. – 1 Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Margin material.

Refill

– IPS d.SIGN Margin material, 20 g. cada.

Cores: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2/D3, D4

– Escala de cores A-D para IPS d.SIGN Margin '2' material.

IPS d.SIGN Margin Kit A–D IPS d.SIGN Margin Kit Chromascop

(12)

12

IPS d.SIGN Bleach Kit

IPS d.SIGN Bleach

As cores ultra-claras possibilitam ótima integração da restauração no ambiente bucal que sofreu clareamen-to dental. (ver Tabela de combinação de materiais, na página 62 ff).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Bleach Kit

– 2 IPS d.SIGN Opaquers, 3 g. cada. Cores: 010/020, 030/040.

– 2 IPS d.SIGN Margin materials, 20 g. cada. Cores: 010/020, 030/040.

– 4 IPS d.SIGN Dentin materials, 20 g. cada. Cores: 010, 020, 030, 040.

– 1 IPS d.SIGN Incisal material, 20 g., TS1. – Escala de cores IPS d.SIGN Bleach material.

IPS d.SIGN Bleach Refill

– IPS d.SIGN Deep Dentin material, 20 g. Cor 010.

(13)

IPS d.SIGN Impulse 1 Kit

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Impulse 1 Kit

– 2 IPS d.SIGN Occlusal Dentin materials, 20 g. cada. Cores: laranja, marrom.

– 3 IPS d.SIGN Mamelon materials, 20 g. cada. Cores: claro, amarelo-alaranjado, salmão. – 5 IPS d.SIGN Effect materials, 20 g. cada.

Gradações: Effect 1, Effect 2, Effect 3, Effect 4, violeta. – 3 IPS d.SIGN Transparent materials, 20 g. cada.

Cores: azul, marrom-acinzentado, laranja-acinzentado. – 1 IPS d.SIGN Incisal Edge material, 20 g.

– 1 Escala de cores IPS d.SIGN Impulse 1 material.

IPS d.SIGN Incisal Edge

Este material é usado para reproduzir o "efeito halo”, que ocorre no dente natural pela refração da luz na borda incisal (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Mamelon

Os materiais Mamelon estão disponíveis em três diferentes gradações de cor. Estes materiais demonstram alta opacidade e ótima capacidade de mascaramento, até quando aplicados em camadas muito finas. Dependendo dos hábitos de trabalho do usuário, o material pode ser aplicado, em forma de tiras finas, sobre a dentina reduzi-da. Deste modo, uma aparência estética individualizada do terço incisal pode ser conseguida (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Effect

Os usuários podem escolher entre as cinco gradações de cor dos materiais IPS d.SIGN Effect. Iniciando pelo Effect 1, que mostra natural opalescência e alta translucidez, a luminosidade aumenta, gradualmente, do material Effect 2 para o Effect 4. Em con-traste, o material "violeta” reduz a luminosi-dade na área incisal (ver Tabela de com-binação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Transparent

Os cromatizados materiais Transparent estão disponíveis em três tonalidades de cor. Estes materiais são adequados para reproduzir áreas transparentes cromatizadas, particular-mente no terço incisal (ver Tabela de com-binação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Occlusal Dentin

Os materiais Occlusal Dentin estão dis-poníveis em duas diferentes cores. Estes materiais são usados para reproduzir as cores básicas das superfícies oclusais e para intensi-ficar a cromatização (ver Tabela de com-binação de materiais, na página 66).

Quatorze materiais cerâmicos de leucita-fluorapatita, prontos para o uso, variando e alcançando desde os materiais Mamelon até os materiais Opal, facilitando a aplicação de efeitos naturais.

(14)

14

IPS d.SIGN Impulse 2 Kit

IPS d.SIGN Inter Incisal

Este especial material Incisal deve ser usado quando são exigidos altos valores de lumino-sidade na área incisal ou para incrementar a luminosidade no terço incisal, quando o espaço disponível é limitado. O IPS d.SIGN Inter Incisal pode ser aplicado sozinho ou misturado com outros materiais (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Palatinal Dentin

Estes materiais de Dentina foram especial-mente desenvolvidos para emprego nas áreas palatinas, onde o espaço é limitado. Estes materiais, que exigem apenas recobrimento por materiais Incisais, promovem a saturação da cor requerida para a fossa palatina (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Insert

Os materiais IPS d.SIGN Insert são empre-gados, principalmente, nas áreas incisais, onde devem ser aplicados entre os materiais Dentina e Incisal, para caracterizações da cromatização. Com a utilização do material Insert cinza, pode-se conseguir um efeito natural de profundidade (ver Tabela de com-binação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Brilliant Dentin

Para realçar a cromatização em certas áreas do dente, os materiais IPS d.SIGN Brilliant Dentin podem ser aplicados, sobre o opaco, em camadas muito finas. Estes materiais especiais de Dentina promovem excelente opacidade e a saturação da cor ( ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Cervical Incisal

Materiais cromatizados, muito transparentes, usados para conseguir o efeito natural de profundidade no terço cervical. Em contraste com os materiais Transparent convencionais, os materiais IPS d.SIGN Cervical Incisal exibem intensa fluorescência esbranquiçada (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

IPS d.SIGN Special Incisal

Os dois materiais IPS d. SIGN Special Incisal podem ser aplicados diretamente ou mistu-rados com materiais IPS d.SIGN Incisal, para modificar e intensificar a cromatização (ver Tabela de combinação de materiais, na página 66).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Impulse 2 Kit

– 3 IPS d.SIGN Brilliant Dentin materials, 20 g. cada. Cores: amarelo, laranja, branco.

– 2 IPS d.SIGN Palatal Dentin material, 20 g. cada. Cores: amarelo, vermelho.

– 2 IPS d.SIGN Insert materials, 20 g. cada. Cores: laranja, cinza.

– 2 IPS d.SIGN Special Incisal materials, 20 g. cada. Cores: amarelo, cinza.

– 1 IPS d.SIGN Inter Incisal material, 20 g. Cor: azul claro.

– 4 IPS d.SIGN Cervical Incisal materials, 20 g. cada. each Cores: amarelo, rosa-alaranjado, cáqui, laranja. – Escala de cores IPS d.SIGN Impulse 2 material.

Quatorze materiais Impulse, prontos para o uso, baseados nas criações e filosofias de renomados especialistas, como Enrico Steger, Donald F. Cornell e Dr. Robert R. Winter.

(15)

IPS d.SIGN Gingiva Kit

IPS d.SIGN Gingiva e Gingiva Modifier

Estes especiais materiais Gingiva são usados em conjunto com os Gingiva Modifiers, de acordo com a situação individual de cada caso clínico. A gradação de cores varia desde o laranja-avermelhado até o azulado (ver Tabela de combinação de materiais, na página 67).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Gingiva Kit

– 1 IPS d.SIGN Gingiva Opaquer, 3 g. – 5 IPS d.SIGN Gingiva materials, 20 g. cada.

Gradações: G1, G2, G3, G4, G5.

– 4 IPS d.SIGN Gingiva Modifiers, 20 g. cada. Gradações: GM1, GM2, GM3, GM4. – Escala de cores IPS d.SIGN Gingiva material.

IPS d.SIGN Essence Kit

Os materiais IPS d.SIGN Essence são pigmentos cerâmicos, em forma de pó, que podem ser misturados com os materiais de estratificação IPS d.SIGN, para intensificar a cromatização. Além disto, IPS d.SIGN Essence pode ser usado para naturais caracterizações de superfície, reproduzindo as características especiais do dente natural (ver Tabela de combinação de materiais, na página 67).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Essence Kit

– 1 IPS d.SIGN Essence, 1 g., laranja. – 1 IPS d.SIGN Essence, 1 g., amarelo. – 1 IPS d.SIGN Essence, 1 g., cinza. – 1 IPS d.SIGN Essence, 1 g., marrom.

(16)

16

IPS d.SIGN Stains Kit

IPS d.SIGN Stains

Os materiais IPS d.SIGN Stains são intensos pigmen-tos cerâmicos, em forma de pasta, disponíveis em quatorze diferentes cores. Estes materiais são usados para reproduzir característi-cas naturais sobre a super-fície cerâmica. As três cores primárias (amarelo básico, azul básico e vermelho básico) permitem o desen-volvimento das cores de costume (ver Tabela de com-binação de materiais, na página 67).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Stains Kit

– 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., branco. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., mogno. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., cáqui. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., laranja. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., cinza. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., creme.

– 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., linha de fratura. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., oliva.

– 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., amarelo. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., preto.

– 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., marrom. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., azul básico. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., vermelho básico. – 1 IPS d.SIGN Stains, 1 g., amarelo básico. – 1 IPS d.SIGN Glaze, 3 g.

(17)

IPS d.SIGN Shade Kit

IPS d.SIGN Shade

Estes sete corantes de Dentina, em forma de pasta, possibilitam os ajustes de cor nas restaurações IPS d.SIGN. Estes materiais estão coor-denados com as dezesseis cores A–D e com as vinte cores Chromascop (ver Tabela de combinação de materiais, na página 67).

Forma de apresentação

IPS d.SIGN Shade Kit

– IPS d.SIGN Shade 1, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 2, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 3, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 4, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 5, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 6, 3 g. – IPS d.SIGN Shade 7, 3 g.

1 110, 120, 130 A1, B1, B2 2 140, 210, 220, 230, 240 A2, A3, A3,5 3 310, 320, 330 B3, B4, D4 4 340, 540, A4 5 410, 420 C1, D2, D3 6 430, 440, 510 C2, C3, C4 7 520, 530

IPS d.SIGN Shade Chromascop

A–D Shades

(18)

18

IPS d.SIGN Opaquer Liquid, 15 ml

Este líquido é usado para diluir ligeiramente o Opaco seco. De um modo geral, este líquido não deve ser utilizado para misturar as pastas de Opaco.

Componentes: Polímero,

butilenoglicol e glicerina

IPS d.SIGN Build-Up Liquid Medium, 60 e 250 ml.

Este líquido é totalmente adequado para misturar os materiais IPS d.SIGN para a maioria das técnicas de estratificação e das restau-rações. O Build-Up Liquid Medium está particularmen-te indicado para os técnicos dentais que preferem um longo tempo de trabalho e a maior estabilidade da IPS d.SIGN. Deste modo, a IPS d.SIGN pode ser pro-cessada em pequenos incre-mentos, sem a necessidade de constante umedecimento. O longo tempo de trabalho, promovido pelo Build-Up

IPS d.SIGN Margin Build-Up Liquid, 60 ml.

Este líquido é usado para misturar os materiais IPS d.SIGN Margin.

Componentes: Água,

derivado da celulose

d.SIGN –

Líquidos

IPS

Advertência

Butilenoglicol é irritante. Evitar o contato. Não inalar os vapores.

IPS d.SIGN Build-Up Liquid Light, 60 e 250 ml.

Este líquido é adequado para misturar os materiais IPS d.SIGN que são usados para elaborar pequenas restaurações ou quando são necessárias pequenas quan-tidades de materiais, como em segundas queimas de Dentina e Incisal (queima de correção). O Build-Up Liquid Light está indicado para aqueles técnicos dentais que preferem uma consistência mais seca, evitando a neces-sidade de repetidas seca-gens, já que este líquido evapora rapidamente. Deste

IPS d.SIGN Build-Up Liquid Premium, 60 e 250 ml.

Este líquido é adequado para misturar os materiais IPS d.SIGN que são usados para fabricar grandes restau-rações, quando são deseja-dos suave consistência e um longo tempo de trabalho. O Build-Up Liquid Premium está indicado para os técnicos dentais que preferem longo tempo de trabalho, com o material úmido, mas dotado de alta estabilidade. Assim, a IPS d.SIGN poderá ser pro-cessada sem que seja neces-sário umedecimento cons-tante. Neste caso, entretan-to, como o material per-manece úmido durante longo

IPS d.SIGN Glazing and Staining Liquid, 15 ml.

Este líquido é utilizado para ajustar a consistência dos materiais IPS d.SIGN Stains, IPS d.SIGN Shade, IPS d.SIGN Essence e IPS d.SIGN Glaze.

Componentes:

Butilenoglicol

Medium, também exige longo tempo de fechamento (tempo de pré-secagem) durante o procedimento de queima. Componentes: Água, butilenoglicol e aditivos modo, a cerâmica IPS d.SIGN poderá ser facil-mente manipulada com um instrumento.

Componentes: Água,

butilenoglicol e aditivos

período de tempo, o contro-le da secagem deve ser ob-servado, requerendo longo tempo de fechamento (tempo de pré-secagem) durante o procedimento de queima.

Componentes: Água, solução

de cloreto-butilenoglicol

O Opaquer Liquid não deve ser usado para misturar as pastas Opaquer, como acontece nos sistemas de opaco do tipo pó / líquido.

(19)

IPS d.SIGN Margin Separating Liquid, 20 ml.

Este líquido isolante é usado para selar o troquel de gesso, durante a elaboração de ombros cerâmicos, com os materiais IPS d.SIGN Margin.

Componentes: Cera

dissolvida em hexano

Outros líquidos de modelar ou líquidos isolantes não devem ser empregados. Eles podem conter aditivos orgânicos que não são totalmente elimina-dos nas temperaturas de queima usadas para a IPS d. SIGN, deixando resíduos, que poderão provocar descolorações na cerâmica. Advertência:

Hexano é altamente inflamável e prejudicial à saúde. Evitar contato com pele e olhos. Não inalar os vapores. Manter o material longe da chama aberta.

Advertência

Acetato de etila é altamente inflamável. Manter o material longe da chama aberta. Não inalar os vapores.

IPS d.SIGN Model Separator, 50 ml.

Este isolante é usado para selar o troquel de gesso, durante a aplicação dos materiais de estratificação IPS d.SIGN. O Model Separator fecha os poros do gesso e impede que a umi-dade do material cerâmico seja absorvida pelo gesso.

Componentes: Acetato de

etila, nitrocelulose, amolecedor.

IPS d.SIGN Separating Liquid with brush, 50 ml.

Este líquido isolante é usado nas áreas que já tenham sido seladas com IPS d.SIGN Margin Separating Liquid ou com IPS d.SIGN Model Separator. O uso deste líqui-do assegura nítida separação entre material cerâmico e modelo de gesso (ou troquel de gesso).

Componentes: Óleo de

(20)

IPS

20

A escala de cores Chromascop representa o padrão de cor para os pro-dutos da Ivoclar Vivadent. Com o arranjo lógico das cores individuais, a escala Chromascop permite eficien-te e confiável deeficien-terminação da cor. As vinte cores estão

divididas e ordenadas em cinco grupos destacáveis. De modo adicional, um grupo de cores para dentes clarea-dos apresenta quatro cores ultra-claras. Após a definição da cor básica, a cor correta pode ser escolhida entre as cores do grupo de cores,

que, previamente, tinha sido escolhido e destacado. Os seguintes produtos Ivoclar Vivadent estão coordenados com a escala de cores Chromascop:

– IPS d.SIGN – IPS Empress

– Resinas para revestimento estético SR Ivocron C&B – Linhas de dentes

SR Antaris / SR Postaris – Materiais de restauração

Tetric Ceram

d.SIGN –

Seleção da cor

Escalas de cores IPS d.SIGN

Estas escalas de cores são fabricadas com os atuais materiais cerâmicos e fazem parte do sistema de produtos IPS d.SIGN. Por razões de refração da luz, as novas lingüetas cromatiza-das cromatiza-das escalas apresentam conformação anatômica e textura de superfície. No lado oposto, as lingüetas são lisas, isto é, não apresentam nenhuma textura de superfície, com o objetivo de facilitar a comparação cromática entre a cor da lingüeta, cor do troquel preparado e cor do sistema de cimentação. O lado liso das lingüetas pode ser individualmente desgastado para determinar a estratificação. As lingüetas cromatizadas foram queimadas a partir de materiais originais e sob as condições de laboratório dental. Assim, as lingüetas correspon-dem aos resultados pretendidos e desejados.

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Opaquer material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Dentin material

Escala de cores para IPS d.SIGN Bleach material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Deep Dentin material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Margin material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Impulse 1 material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Gingiva material Escalas de cores Chromascop e A–D para

IPS d.SIGN Impulse 2 material Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Deep Dentin "2” material

Escalas de cores Chromascop e A–D para IPS d.SIGN Margin "2” material Escalas de cores Chromascop e A–D para

(21)

Chromascop – espaço ideal

d.SIGN –

Diagramas de estratificação

IPS

Chromascop – espaço limitado

Estrutura Opaquer Deep Dentin cervical incisal Dentin cervical incisal Incisal cervical incisal espaço ideal 0.3 mm 0.1 mm 1.0 mm 0.7 mm 0.2 mm 0.5 mm espaço limitado 0.3 mm 0.1 mm 0.3 mm 0.1 mm 0.5 mm 0.3 mm 0.1 mm 0.4 mm Na estratificação Chromascop, o material Incisal é estendido

até o terço cervical. As indicações, à direita, são valores de referência.

(22)

22

A–D – espaço ideal

A–D – espaço limitado

Estrutura Opaquer Deep Dentin cervical incisal Dentin cervical incisal Incisal cervical incisal espaço ideal 0.3 mm 0.1 mm 0.9 mm 0.7 mm 0.2 mm 0.5 mm espaço limitado 0.3 mm 0.1 mm 0.3 mm 0.1 mm 0.5 mm 0.3 mm 0.1 mm 0.4 mm Na estratificação A–D, o material Incisal é estendido até o

centro do terço cervical. As indicações, à direita, são valores de referência.

(23)

d.SIGN

– Configuração

da estrutura metálica

IPS

Ligas metálicas IPS d.SIGN

Indicação

Inlays Onlays Coroas 3/4

Coroas fresadas e telescópicas Pinos intra-radiculares Coroas metalo-cerâmicas Pontes pequenas Pontes extensas

IPS d.SIGN 98 IPS d.SIGN 96 IPS d.SIGN 91 IPS d.SIGN 84 IPS d.SIGN 67 IPS d.SIGN 59 IPS d.SIGN 53 IPS d.SIGN 30 IPS d.SIGN 15

O planejamento das estruturas metálicas, que serão revestidas com material

cerâmico, deve observar os seguintes parâmetros:

1. Suporte funcional do revestimento cerâmico 2. Conformação da estrutura para ombros cerâmicos 3. Resistência da estrutura

4. Conformação da estrutura para pontes 5. Conformação de pônticos para pontes 6. Interface entre metal e cerâmica

(24)

24

A estrutura metálica deve retratar a anatomia dental de maneira reduzida. Assim, a estrutura deve ser configurada para suportar as cúspides e possibilitar que uma plana e uni-forme camada de cerâmica possa ser utilizada na área cúspi-de/fissura. Assim, as forças mastigatórias serão exercidas sobre a estrutura metálica e não sobre o revestimento cerâ-mico. Além disto, a estrutura não deve apresentar margens ou ângulos agudos (ver diagrama), para evitar que as forças mastigatórias possam promover delaminação ou fraturas.

Coroas anteriores

correto incorreto

Margens ou ângulos agudos podem ser eliminados durante a ceroplastia, desde que a espessura mínima da estrutura metálica não seja comprometida. Após o acabamento, a espessura da estrutura metálica deve ser, no mínimo, de 0,3 mm para coroas unitárias e de 0,5 mm para pilares de pontes (ver diagrama). Para maiores informações, por favor, consultar as Instruções de Uso da liga metálica que está sendo empregada.

1. Suporte funcional do revestimento cerâmico

Coroas em pré-molares

Coroas em molares

correto incorreto

(25)

Para a confecção de ombros cerâmicos, é preciso que a estrutura metálica seja sempre suportada pelo dente prepa-rado e não pelo revestimento estético de cerâmica. Isto pode ser conseguido pela redução da estrutura na área da extre-midade interna do ombro (ou chanfro) do preparo. Assim, o correto suporte funcional da estrutura metálica sobre o

dente preparado pode ser concretizado. A perfeita adap-tação da estrutura metálica no dente preparado é a con-dição essencial para impedir a entrada de material cerâmico na superfície interna da estrutura.

2. Conformação da estrutura para ombros cerâmicos

incorreto correto

Conexão de largura simples

Dobrar a largura da conexão

= dobrar a resistência

Dobrar a altura da conexão de largura simples

3. Resistência da estrutura

As dimensões da conexão interproximal têm grande influência sobre a estabilidade da restauração, durante os procedimentos de laboratório, bem como, no duradouro sucesso clínico, após a cimentação. Além disto, as dimensões das áreas de conexão devem ser adequadas para a liga que está sendo usada (Isto é muito importante quando bio-ligas ou ligas com alto conteúdo de ouro estão sendo

(26)

26

As estruturas metálicas, revestidas com materiais cerâmicos estão sujeitas a tensões térmicas, durante os procedimentos de laboratório, e a tensões mastigatórias, após a cimen-tação. Além disto, as forças correspondentes podem ser transferidas para a estrutura. Em particular, uma adequada espessura da estrutura metálica deve ser assegurada para a área de conexão da ponte, entre pilares e pôntico. A confor-mação da estrutura metálica deve levar em conta as exigên-cias visuais, funcionais e de higiene periodontal do paciente. Uma ceroplastia funcional e reduzida, para permitir espaço para o material cerâmico, é um ótimo pré-requisito. Durante a fase de laboratório, a estrutura é, de modo repetitivo, submetida a altas temperaturas. Quando a estrutura metálica não foi corretamente configurada e quando as suas espessuras mínimas requeridas não foram observadas, as temperaturas de queima podem provocar a distorção da

estrutura e comprometer a sua adaptação. A conformação tipo concha de vieira (leque), com reforços interproximais, promove a necessária resistência para evitar a deformação da estrutura. Este tipo de conformação de estrutura (com canais de ventilação) garante o esfriamento constante da restauração que, após a queima, foi retirada do interior do forno de cerâmica. Isto é muito importante quando bio-ligas ou ligas com alto conteúdo de ouro são utilizadas. Os respectivos fracassos podem ser prevenidos conforme foi descrito no item 1. Com o objetivo de assegurar a apropria-da higiene bucal apropria-das pontes, a conformação apropria-das áreas inter-dentais deve merecer especial atenção. A adequada abertura da área interdental deve ser considerada e o planejamento da estrutura não deve incluir a criação de triângulos negros. Deste modo, a higiene periodontal pode ser efetivada com o emprego de fio dental e de escovas interdentais.

4. Conformação da estrutura para pontes

correto

correto

(27)

Os pônticos das pontes são conformados levando em conta a estética, os aspectos funcionais e a higiene bucal. A área do pôntico,que fica em contato com a crista alveolar, deve ser feita de cerâmica. Para assegurar adequada estabilidade entre pôntico da ponte e pilares da ponte, uma

confor-mação lingual e/ou palatal do tipo leque é recomendada. Além disto, para garantir o esfriamento constante do pôntico, que absorve mais calor, a colocação de canais de ventilação oferece vantagens.

5. Conformação de pônticos para pontes

A interface entre estrutura metálica e revestimento cerâmico deve ser claramente definida e, se possível, pela incorpor-ação da linha final em ângulo reto. A junção entre estrutura metálica e cerâmica de revestimento nunca deve ser localiza-da nas áreas de contacto e nas superfícies relacionalocaliza-das com as funções mastigatórias. Além disto, na área marginal, a

interface não deve manter contato com a gengiva, especial-mente nos casos de coroas afiladas (p.ex., sem margem metálica e sem ombro cerâmico). Assim, a irritação da gengi-va pode ser evitada. Nas áreas interdentais, a interface deve ser planejada para tornar possível a fácil limpeza destas áreas.

6. Interface entre metal e cerâmica

(28)

28

d.SIGN

– Instruções de Uso

IPS

Um modelo, com segmentos destacáveis (troquéis), é usado como base.

Troquéis isolados com selador e, a seguir, com uma camada de espaçador.

Elaborando a estrutura

Elaborando a estrutura

Quando elaborar a estrutura, observar as espessuras mínimas de 0,3 mm para coroas unitárias e de 0,5 mm para pilares de pontes, após o acabamento. Estas dimensões são os pré-requisitos básicos para a estabilidade da estrutura metálica e para a duradoura ligação entre metal e material cerâmico. Quando as estipuladas dimensões para a estrutura e para a conexão não foram obedecidas, tensões internas, promovidas nos materiais, podem causar delaminação do material cerâmico e distorção da estrutura metálica.

Procedimentos recomendados

1. Completa modelagem da forma anatômica do dente 2. Redução para abrir espaço para materiais de revestimento 3. Ceroplastia dos pontos de contacto e das áreas de

conexão

4. Checagem dos pontos de contacto oclusais e proximais

Situação inicial

Da maneira usual, fabricar um modelo mestre ou um modelo com segmentos destacáveis (troquéis), a partir da moldagem efetuada. É aconselhável aplicar um selador (p.ex., Margidur, Benzer Dental, Zurich), para endurecer a superfície e proteger o troquel de gesso. A aplicação do selador não deve provo-car qualquer alteração nas dimensões do troquel. Em segui-da, um espaçador pode ser aplicado da maneira habitual.

(29)

... e as propriedades da liga metálica usada.

As estruturas são configuradas de acordo as exigências de resistência ...

Acabando a estrutura metálica

A estrutura metálica fundida é acabada com brocas de car-boneto de tungstênio ou instrumentos cerâmicos de des-gaste. A área marginal da estrutura deve ser reduzida na extremidade interna do chanfro (ou do ombro) do preparo efetuado (vestibular ou circular) para abrir espaço para o ombro cerâmico.

Ceroplastia

A estrutura reflete a reduzida forma anatômica do dente (ver "Suporte funcional do revestimento cerâmico”, na página 24). Deste modo, o material cerâmico deve ser aplicado em camadas uniformes e adequadamente suportadas. Para este propósito, as propriedades das diferentes ligas metálicas (p.ex., estabilidade de queima) devem ser levadas em consideração.

– Usar pressão reduzida quando trabalhar com ligas moles

– Jatear somente em uma direção, para evitar imbricação e inclusões na superfície do metal.

– Não usar instrumentos de diamante para desgaste. Partículas de diamante podem ser retidas pelo metal e causar bolhas no material cerâmico, durante a queima. – Estruturas metálicas menores promovem

aumento da contração do revestimento cerâmico e exigem queimas de correção adicionais. – Se a estrutura metálica for muito pequena, o

revestimen-to cerâmico não pode ser adequadamente suportado, e isto pode conduzir a delaminação e fraturas, particular-mente em camadas muito finas de cerâmica.

... ou instrumentos cerâmicos de desgaste.

(30)

30

Quando condicionar as estruturas, as instruções do fabricante da liga devem ser rigorosamente obede-cidas, durante todo o tempo. A Oxidação deve ser conduzida de acordo com as instruções do fabricante da liga metálica.

Usar somente Al2O3puro e descartável, para jatear

a superfície metálica. Favor observar as Instruções de Uso do fabricante da liga metálica que está sendo empregada.

Queima de Oxidação

Após o acabamento, jatear, de modo cuidadoso, a estrutura, com óxido de alumínio (Al2O3), tipo 100 (Special jet medium

Ivoclar Vivadent). Para as ligas metálicas IPS d.SIGN, a pressão exigida é de 1,5–2 bar.

O jateamento incrementa a ligação mecânica. Esta é promo-vida na superfície asperizada, com rugosidades e, portanto, aumentada de modo considerável. Para evitar inclusão de resíduos do sistema de jateamento na cerâmica, recomenda-se jatear as ligas metálicas com a indicada pressão, manten-do o bocal de emissão manten-do jato em relação de ângulo plano com a superfície metálica. A superfície metálica contaminada pode causar a formação de bolhas, durante a queima da cerâmica.

Antes efetuar a queima de Oxidação, lavar a estrutura metá-lica, usando escova e água corrente. A seguir, limpar comple-tamente com vapor ou no banho de ultra-som e secar a estrutura. Em seguida, oxidar a estrutura, de acordo com as instruções do fabricante da liga metálica. Providenciar ade-quado suporte sobre a bandeja de queima. Isto é particular-mente importante para as pontes extensas. Após a Oxidação, checar a possível existência de porosidades ou irregularidades na camada de oxidação. Realizar as correções, se for necessário.

Ligas IPS d.SIGN corretamente oxidadas.

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 98

T 925 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1V2 – ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 96

T 950 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 950 °C ➚ Diagrama esquemático sobre a direção do jateamento

Angulo correto para jatear a

superfície metálica

... e oxidada, de acordo com as instruções do fabricante da liga. ... completamente limpa, ....

Após o acabamento, a estrutura é cuidadosamente jateada com óxido de alumínio (Al2O3), Tipo 100 (Ivoclar Vivadent Special jet medium), ...

(31)

Alguns tipos de liga exigem decapagem, após queima de Oxidação e/ou jateamento da camada de oxidação (observar as instruções do fabricante da liga). A seguir, a estrutura deve ser completamente limpa com vapor ou no banho de ultra-som. A Oxidação pode ser considerada como uma "queima de limpeza” e também é utilizada para checar a qualidade da superfície da estrutura. Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 91

T 1010 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 1010 °C ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 84

T 1010 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 1010 °C ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 67

T 1010 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1V2 – ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 59

T 1010 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 1010 °C ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 53

T 1010 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 1010 °C ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 30

T 925 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 5 min. V1 450 °C V2 925 °C ➚

Parâmetros para queima de Oxidação da IPS d.SIGN 15

T 950 °C B 403 °C S 1 min. t 60 °C H 1 min. V1V2 – ➚

(32)

Aplicar a "lavagem” (wash) em uma fina camada.

Efetuar o alisamento de todas as asperezas da superfície metálica.

E, a seguir, queimar.

Parâmetros para Primeira queima de Opaco (queima "wash”) T 900 °C B 403 °C S 6 min. t 80 °C H 1 min. V1 450 °C V2 899 °C ➚ Importante

Quando fornos de outros fabricantes forem utilizados, estes parâmetros devem ser adequada-mente ajustados.

32

Expulsar a pasta Opaquer da seringa e misturar completamente.

Com um pincel, aplicar a primeira e fina camada da pasta Opaquer.

Ao contrário dos sistemas pó/líquido, a pasta Opaquer não deve ser misturada com o líquido Opaquer.

Primeira queima de Opaco

(queima "wash”)

Expulsar a quantidade desejada da pasta Opaquer, pronta para o uso, do interior da seringa e misturar completamente. Ao contrário dos sistemas pó/líquido, a pasta Opaquer não

deve ser misturada com o líquido Opaquer. O líquido

Opaquer é usado somente para o ajuste de consistências e para umedecimento da pasta Opaquer seca, depois de vários usos. Nunca diluir o material com água.

Com um pincel, aplicar a primeira e fina camada da pasta Opaquer. Efetuar o alisamento de todas as asperezas da superfície metálica, porque esta "lavagem” (wash) constitui a mais importante ligação entre a superfície oxidada do metal e a cerâmica de revestimento.

(33)

Camada de Opaco queimada, sobre o modelo com segmentos destacáveis (troquéis). Aplicar a segunda camada de Opaco, recobrindo totalmente a estrutura.

O Opaco queimado deve exibir aparência do tapete de seda (brilho de casca de ovo). A aparência do Opaco queimado deve ser comparada com a correspondente escala de cores deste material. Se o brilho for muito intenso, a temperatura de queima deve ser reduzida para a temperatura de queima da queima subseqüente.

Segunda queima de Opaco

Aplicar a segunda camada da pasta Opaquer, de tal maneira que seja alcançado o total recobrimento da estrutura metálica. Para cada situação individual, cinco pastas Intensive Opaquers, prontas para o uso, estão disponíveis para permitir a introdução de específicas exigências estéticas. Os Intensive Opaquers são aplicados antes da segunda queima de Opaco e nas desejadas áreas (p.ex., áreas cervical, incisal, oclusal e lingual).

A seguir, a restauração é queimada, empregando os parâmetros de queima estipulados.

Importante

Quando fornos de outros fabricantes forem utiliza-dos, estes parâmetros devem ser adequadamente ajustados. O acréscimo de temperatura, para a se-gunda queima de Opaco, não deve ser menor que 80ºC min.

Informação:

Para acentuar a profundidade da fluorescência e melhorar a ligação entre Opaco e cerâmica, a superfície

do Opaco, que foi aplicado e ainda não queimado, pode ser borrifada com a desejada cor do material IPS d.SIGN Margin. Após um curto tempo de reação, usar o jato de ar, de modo cuidadoso, para remover o excesso de pó do IPS d.SIGN Margin da superfície do Opaco.

Parâmetros para Segunda queima de Opaco

T 890 °C B 403 °C S 6 min. t 80 °C H 1 min. V1 450 °C V2 889 °C ➚

(34)

34

Primeira queima de Ombro

Um Ombro cerâmico pode ser fabricado sobre a estrutura metálica, se o espaço necessário foi providenciado durante o acabamento. Isolar o troquel de gesso com IPS d.SIGN Margin Separating Liquid, deixar secar e, a seguir, isolar com IPS d.SIGN Separating Liquid.

Em seguida, de modo generoso e na cor desejada, aplicar o material IPS d.SIGN Margin sobre a área cervical na forma de uma gota (isto é, a superfície externa do material cerâmico deve apresentar uma conformação convexa) e secar. Para corretos trabalhos estéticos, quatro materiais Intensive Margin estão disponíveis. Eles podem ser aplicados isoladamente ou misturados.

incorreto correto

Isolar o troquel de gesso, com IPS d.SIGN Margin Separating Liquid e com IPS d.SIGN Separating Liquid.

De modo generoso, aplicar, na área cervical, o material IPS d.SIGN Margin na forma de uma gota ...

... e secar.

De modo cuidadoso, retirar a estrutura (com o aplicado e seco material de Ombro) do troquel.

Informação:

Na elaboração do Ombro cerâmico (especialmente para pontes), o material Margin pode ser aplicado ligeiramente mais alto nas áreas proximais. Isto reduz a contração inter-dental, durante as subseqüentes queimas de Dentina e Incisal.

(35)

Parâmetros para Primeira queima de Ombro T 890 °C B 403 °C S 6 min. t 80 °C H 1 min. V1 450 °C V2 889 °C ➚ Importante

Quando fornos de outros fabricantes forem utilizados, estes parâmetros devem ser adequada-mente ajustados.

Queimar a restauração, empregando os parâmetros para Primeira queima de Ombro.

(36)

Quaisquer ajustes necessários para o Ombro cerâmico podem ser conduzidos usando o material IPS d.SIGN Margin Add-On. O uso deste material está explicado em "Queima de Correção”, na página 47.

36

Segunda queima de Ombro

Após a queima, o Ombro deve ser ligeiramente ajustado por desgaste. A justeza de adaptação (contração de sinterização) tem de ser restabelecida pela segunda queima de Ombro. Para este propósito, usar os mesmos materiais Margin, como na primeira queima de Ombro. Isolar novamente o troquel com IPS d.SIGN Separating Liquid. A seguir, completar as áreas necessárias, com cuidadosa aplicação do material Margin no espaço resultante da primeira queima de Ombro, restabelecendo a perfeita adapatação. Em seguida, completar o Ombro, secar, remover cuidadosamente a estrutura do troquel e colocar na bandeja de queima.

Aplicar o material de Ombro ...

... para restabelecer a correta adaptação cervical do Ombro.

A restauração é queimada, empregando os parâmetros para a Segunda queima de Ombro.

Estrutura com Ombro cerâmico queimado.

Estrutura com o material para Ombro, aplicado e seco.

Parâmetros para Segunda queima de Ombro

T 890 °C B 403 °C S 6 min. t 80 °C H 1 min. V1 450 °C V2 889 °C ➚ Importante

Quando fornos de outros fabricantes forem utilizados, estes parâmetros devem ser adequada-mente ajustados.

(37)

IPS d.SIGN Deep Dentin

Para conseguir efeitos naturais de cromatiza-ção em áreas com espaço limitado, os

mate-riais IPS d.SIGN Deep Dentin) devem ser usados. Eles são diretamente aplicados sobre a camada de Opaco. Para pônticos e margens afiladas de coroas, o material Deep Dentin, na cor apropriada, é aplicado na área basal ou na área cervical, para incrementar a cromatização na área cervical.

Primeira queima de Dentina e Incisal

Antes da estratificação dos materiais Dentin e Incisal, o isola-mento do modelo é um passo muito importante. Além de evitar a secagem do material cerâmico, este procedimento impede sua aderência ao modelo de gesso. Utilizar o IPS d.SIGN Model Separator e o IPS d.SIGN Separating Liquid para selar o troquel de gesso e as áreas adjacentes do modelo.

Estratificação do material Deep Dentin para incrementar a cromatização na área cervical. Utilizar o IPS d.SIGN Model Separator e o IPS d.SIGN Separating Liquid para selar o troquel de gesso.

Os tempos de fechamento recomendados depen-dem da quantidade de umidade que foi absorvida pela cerâmica e da realização ou não de pré-secagem das restaurações.

Para conseguir ótima ligação entre os materiais cerâmicos e a superfície do Opaco, aplicar o material cerâmico em pequenos incrementos, particularmente nas áreas cervicais e interdentais (para pontes). Asperizar ligeiramente o material cerâmico que já foi aplicado. Deste modo, a adaptação dos materiais Dentin e Deep Dentin, sobre a superfície do Opaco, pode ser melhorada.

Três diferentes IPS d.SIGN Build-Up Liquids (líquidos de modelar) estão disponíveis e devem ser usados de acordo com as exigências individuais (ver página 18, para detalhada descrição). Dependendo do tipo de líquido de modelar usado, vários tempos de fechamento devem ser empregados.

Materiais IPS d.SIGN Dentin, Incisal e Transparent

A seguir, é efetuado um esboço da área de Mamelon, com uma camada do material

Dentin. Outra opção é configurar totalmente a forma anatômica do dente. Se este proce-dimento for realizado, a coroa conformada deve ser reduzida nas áreas distal, vestibular e inciso-mesial. A área de Mamelon será, mais uma vez, somente esboçada. Com qualquer

um dos métodos usados, um adequado espaço deve ser providenciado para a sub-seqüente aplicação dos materiais Incisal e Transparent.

Tempos de fechamento recomendados:

IPS d. SIGN misturada com

Build-Up Liquid Light aprox. 4–5 minutos Build-Up Liquid Medium aprox. 6–7 minutos

Build-Up Liquid Premium aprox. 8–9 minutos IPS d.SIGN Essence Os corantes cerâmicos IPS d.SIGN Essence podem ser adicionados em qualquer material IPS d.SIGN de estratificação, para efeitos de caracterização. A proporção de mistura depende do desejado efeito de cromatização para o material de estratificação. Enquanto os IPS d.SIGN Stains e Shades são adequados apenas para caracterizações superficiais, os corantes IPS d.SIGN Essence podem ser utilizados para intensificar a cromatização do material de estratificação ou para

caracte-Para restaurações extensas, como pontes monobloco e supra-estruturas de implantes, o número subseqüente de queimas pode ser reduzido pela introdução de uma queima intermediária com a utilização de qualquer material Deep

(38)

38

... é reduzida, para providenciar adequado espaço para a subseqüente aplicação do material Incisal.

Individualizada e fácil elaboração da área incisal, ... ... e materiais Special Incisal ou Insert.

... empregando os materiais Mamelon claro e salmão.

Complementação do terço incisal, usando os materiais Opalescent (Effect 1) ... A completa configuração anatômica delineada com o material Dentin ...

(39)

... vestibular e incisal. A fossa palatina da restauração é recoberta com o material Palatal Dentin. As cristas marginais são delineadas com o material Dentin.

A seguir, o tubérculo e as cristas marginais são recobertos com os materiais Incisal e Transparent. Na área vestibular, a restauração é completada, usando os materiais Incisal e ...

... Transparent, por meio do sobre-contorno das áreas ...

(40)

40

Parâmetros para Primeira queima de Dentina e Incisal

T 870 °C B 403 °C S 4–9 min. t 60 °C H 1 min. V1 450 °C V2 869 °C ➚ Importante

Dependendo do tamanho do objeto e do líquido de modelar usado, os tempos de fechamento variam de 4 a 9 minutos. Quando fornos de outros fabricantes forem utilizados, estes parâmetros devem ser adequadamente ajustados.

As restaurações queimadas exibem um leve brilho.

– Basicamente, um prolongado tempo de pré-secagem pode ser vantajoso: O período requerido é aprox. 10 minutos, sobre a grade de esfriamento. Quando líquidos de lenta evaporação (Build-Up Liquid Premium) são usados, este período de secagem é muito importante.

– Para pontes, providenciar um adequado suporte na bandeja de queima.

– Posicionar a bandeja de queima no interior do forno somente após a total abertura da cabeça do forno (depois da emissão do sinal acústico).

– Durante a estratificação, manter os materiais cerâmicos IPS d.SIGN umedecidos e impedir a sua completa secagem.

– Se necessário, os líquidos de modelar podem ser diluídos em água, na proporção de 1:1.

– Durante a estratificação, os materiais cerâmicos não devem ser excessivamente condensados.

– Secar completamente a restauração estratificada, usando um tecido ou papel absorvente.

– Não secar a restauração com um secador de cabelos, por-que este procedimento efetua apenas a desidratação da superfície, impedindo o escape do líquido subjacente. Isto pode resultar na delaminação do material cerâmico na área interdental, principalmente nos casos de pontes-fixas.

são separadas, nos espaços interdentais, até a superfície do Opaco, com o emprego de um instrumento afiado (p.ex., bisturi fino, lâmina de barbear).

A seguir, a restauração é queimada, empregando os parâmetros para Primeira queima de Dentina e Incisal. Para providenciar e elaborar os pontos de contacto, as pontes ...

Condensar a superfície da cerâmica (após a sua configu-ração), usando um pincel grande e seco, para torná-la mais homogênea e para prevenir o puxamento externo da cerâmica, a partir das margens. Antes da queima, as unida-des individuais devem ser separadas, empregando uma fina lâmina e cortando, através da cerâmica, até alcançar a superfície do Opaco. Além disto, antes da queima, um exame visual deve ser efetuado para checar se todas as áreas estão adequadamente cobertas pela cerâmica.

(41)

Antes de efetuar a segunda queima de Dentina e Incisal, é necessário limpar a restauração. Não empregar pérolas de vidro.

Parâmetros para Segunda queima de Dentina e Incisal

T 870 °C B 403 °C S 4–9 min. t 60 °C H 1 min. V1 450 °C V2 869 °C ➚ Importante

Quando fornos de outros fabricantes forem utilizados, estes parâmetros devem ser

adequada-A seguir, a restauração é ajustada, com a utilização dos materiaisIncisal e Transparent, ...

As áreas proximais são suplementadas com os mesmos materiais usados para a primeira queima de Dentina e Incisal.

Segunda queima de Dentina e Incisal

Após a primeira queima de Dentina, retocar e limpar a restauração. A seguir, corrigir e suplementar as áreas deficientes, utilizando os mesmos materiais que foram usados para a primeira queima de Dentina e Incisal. É necessário dedicar especial atenção para as áreas interdentais e para as áreas dos pontos de contacto proximais.Conduzir a segunda queima (queima de correção) de Dentina e Incisal, seguindo os mesmos parâmetros de queima empregados para a primeira queima de Dentina e Incisal.

e queimada, empregando os parâmetros para Segunda queima de Dentina e Incisal.

Antes de ser terminada, a restauração queimada pode ser testada para comprovar se a cor, a forma e a função da restauração estratificada retratam corretamente a situação individual do paciente.

(42)

42

Promover uma textura superficial natural, ...

... incluindo linhas de desenvolvimento e áreas côncavo/convexas.

Pré-polir as áreas salientes, usando polidores de silicone.

... revela uma textura superficial natural.

Visualização da textura superficial natural, com o emprego de pó de ouro e/ou prata. A restauração terminada ...

Preparando a restauração para a queima

de Glazeamento

Preparar a restauração para queima de Glazeamento, promo-vendo as texturas superficiais naturais, como linhas de desen-volvimento e áreas côncavo/covexas.

Informação:

Esta textura superficial torna-se visível com o emprego de pó de prata e/ou de pó de ouro.

A seguir, a restauração é limpa com vapor, para livrar a sua superfície de sujeira e gordura.Verificar se o pó de ouro/ prata foi totalmente removido.

Referências

Documentos relacionados