• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICA E MECÂNICA E DE EMISSÕES GASOSAS NO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO CERÂMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICA E MECÂNICA E DE EMISSÕES GASOSAS NO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO CERÂMICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICA E MECÂNICA E DE EMISSÕES GASOSAS NO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NO

DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO CERÂMICO

R.A. Rodrigues, B.E.D.B.S.Martins; V.M.P.Couto; .J. C Campos; C.S. Guimarães V.C.Almeida.

Centro de Tecnologia, Escola de Química, Bloco E sala 206 Ilha do Fundão – CEP 21949 -900 E-mail: valeria@eq.ufrj.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

As buscas por alternativas ambientalmente menos agressivas de descarte dos resíduos sólidos tem sido o caminho adotado para reverte o cenário negativo estabelecido pela disposição incorreta destes materiais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o reaproveitamento dos resíduos: lodo de estação de tratamento de água ETA e, micro esferas de vidro, oriundo da câmara de jateamento, visando o desenvolvimento de um produto cerâmico. Foram preparadas composições com diferentes percentuais de resíduos. Os corpos cerâmicos foram queimados a 900oC, 1000OC e 1100oC sendo submetidos a ensaios de absorção de água e tensão de ruptura a flexão e, caracterizados por difração de Raios X. Foi realizada a análise dos gases do efeito estufa liberados durante o processo da queima. Os resultados preliminares indicam que o material cerâmico produzido não apresentou um ganho de resistência esperado pela introdução das micros esferas de vidro e, que é preciso observar os limites legais de emissões atmosféricas oriundas da queima.

Palavras-chave: cerâmica, lodo ETA, micro esferas de vidro, argila.

INTRODUÇÃO

As Estações de Tratamento de Águas (ETA) têm grande importância econômica e social, bem como estão presentes em grande parte dos municípios brasileiros já que a água, além de ser indispensável aos seres

(2)

humanos, à flora e a fauna apresenta do ponto de vista industrial uma larga variedade de aplicações tais como matéria-prima, solvente, fluido de refrigeração, meio de transporte, agente de limpeza, entre outros.

As ETA, basicamente, removem o material em suspensão na água bruta por tratamento químico usando coagulantes e floculantes, seguido por decantação e filtração. Os produtos químicos mais empregados no tratamento primário de água são o sulfato de alumínio e cloreto férrico. Esta atividade, no entanto, produz uma grande quantidade de resíduo (lodo). De modo geral, as características do resíduo variam com a natureza da água bruta, dos processos unitários e dos produtos químicos aplicados. O resíduo gerado é classificado como um resíduo sólido não inerte (classe IIA) que necessita de uma disposição final adequada (Teixeira, 2006).

O lodo de ETA apresenta um percentual de aproximadamente 80% de água. A qualidade da água a ser tratada e os produtos químicos utilizados na fase de coagulação e floculação nas ETA’s podem alterar as características do resíduo gerado, contudo, após a secagem este lodo apresenta uma composição rica em argilominerais, se assemelhando com algumas propriedades das argilas utilizadas na fabricação de corpos cerâmicos (Hoppen, 2005).

Diversos trabalhos têm sido desenvolvidos relacionados à incorporação de lodos de estação de tratamento de águas em massas argilosas para fabricação de cerâmica vermelha (Oliveira, 2008). Foi verificado que a proporção do lodo na composição varia de acordo com a aplicação. Os testes de resistência à compressão apontam que blocos de vedação, painéis divisórios e tijolos compactados, componentes que exigem maior desempenho físico-mecânico, podem receber de 5% a 10% do resíduo, enquanto placas de forro e painéis isolantes termo acústicos permitem a adição de 20% a 30% do material.

Com a finalidade de investigar o aumento de desempenho físico e mecânico das misturas argilas e lodo foi adicionado micro esferas de vidro visto que a introdução destas em misturas sobra de tijolos e de lodo da indústria têxtil acarretou um ganho das propriedades mecânicas (Almeida, 2010)

(3)

Os resíduos de micro esferas de vidro são gerados nas câmaras de jateamento após uso nos processos a que foram submetidas. Sua classificação, segundo norma ABNT NBR 10004/2004, é de resíduos sólidos industriais inertes, Classe IIB, podendo, portanto, ser amplamente utilizado para reciclagem.

O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de um incremento das propriedades mecânicas com a adição de micro esferas de vidro em misturas de argila e lodo proveniente de ETA visando o desenvolvimento materiais construtivos. Sendo analisada a emissão gasosa produzida durante a queima do material.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados no presente trabalho foram argila e o lodo gerado numa estação de tratamento de água do Estado do Rio de Janeiro e, micro esferas de vidro provenientes da câmara de jateamento.

A caracterização dos materiais foi realizada empregando-se as técnicas de fluorescência de Raios-X (FRX), difração de Raios-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).

Estabeleceu-se que, as misturas a serem testadas seriam: 100% argila, 90% argila+ 10% de lodo e, 90% argila+5% de lodo +5% de micro esferas de vidro. As misturas então formaram conformadas através de compactação (prensagem) em uma matriz retangular de aço inox (60 mm X 20 mm X 5 mm) sob uma pressão de 220 kgf/cm2, conforme aplicado no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas (SANTOS, 1989).

Nos corpos de prova depois de secos foram medidas as dimensões (largura, comprimento e espessura) com auxílio de um paquímetro digital. Em seguida os corpos de prova foram calcinados nas temperaturas de 900, 1000 e 1100 ºC durante o tempo de duas horas. Após o resfriamento dos corpos foi realizada a pesagem e a medição dos mesmos. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios tecnológicos de absorção de água e tensão de ruptura à flexão.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A composição química da argila do lodo da ETA resíduos de tijolos e das micro esferas de vidro são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1: Composição química elementar

Determinações Arglia (% em peso) Lodo da ETA (% em peso) Micro esferas de Vidro (% em peso) SiO2 64,23 21,18 90,57 Al2O3 26,06 46,62 1,28 CaO 0,44 2,35 2,76 Fe2O3 4,08 17,05 1,07 K2O 3,01 0,76 0,31 MgO 0,33 - 0,97 Na2O 0,43 - 3,02 TiO2 1,39 0,68 - SO3 - 1,69 - P2O5 - 3,65 -

Os dados da Tabela 1 mostram que o lodo desta ETA é constituído principalmente de sílica, alumínio e ferro, proveniente do sulfato de alumínio ferroso utilizado na etapa de coagulação do tratamento da água bruta. A argila utilizada apresentou um alto teor de sílica, característicos das argilas. Já para as micro esferas de vidro observa-se um alto teor de sílica, decorrente de algum tipo de resíduo utilizado na câmara de jateamento.

A análise por difração de Raios-X dos resíduos utilizados pode ser observada na Figura 1.

Baseado nos difratogramas da Figura 1 (a) os elementos encontrados no lodo da ETA em maior quantidade são o alumínio (na forma de Al2O3) sílica

(5)

(na forma de SiO2) e Ferro na forma de Fe2O3. A presença destes elementos é justificada pelo uso do coagulante de sulfato de alumínio ferroso no tratamento de água e pela própria composição da água, a qual contém materiais em suspensão, tais como, areia e materiais argilosos.

0 20 40 60 80 100 -2000 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 Q Q Q Q Q Q Q QQ Q Q Q Q - Quartzo MEV In te n s it y ( c o u n ts ) 2 - Theta (º) (a) (b) ( c)

Figura 1: Difratograma Lodo da ETA (a) e micro esferas de vidro (b) e argila (c).

Na figura 1 (b) as micro esferas de vidro é composta por quartzo (JCPAS- 46-1045). Na Figura 1 (c) observa-se que a argila apresentou as fases minerais típicas de argilas, caulinta e quartzo.

A análise micro estrutural da argila e do lodo da ETA esta ilustrada respectivamente na Figura 2 (a) e (b).

(a) (b)

Figura 2: Fotomicrografia da argila in natura (a) e fotomicrografia do lodo da ETA (b).

Na fotomicrografia (a) é possível observar uma estrutura heterogênea de natureza densa e formato irregular. As superfícies mais claras da fotomicrografia são um indicativo da possível presença de ferro. Já na fotomicrografia (b) nota-se na fotomicrografia do lodo in natura a uma superfície bastante homogênea de aspecto denso.

(6)

Os corpos de prova com os diferentes de lodo foram calcinados nas temperaturas de 900 oC, 1000 0C e 1100 ºC .Os dados obtidos expressos através dos valores médios para os ensaios de absorção de água porosidade aparente e tensão de ruptura à flexão são apresentados na tabela 2.

Tabela 2: Valores do percentual de absorção de água e tensão de ruptura à flexão.

Misturas Absorção de água (%) Tensão de ruptura à flexão

(kgf/cm³)

900oC 1000oC 1100oC 900oC 1000oC 1100oC

100% argila 14,33 10.14 7,88 18,69 24,49 32,88

90%argila+10%lodo 19,16 13,7 9,67 19,25 25,64 30,89

90%argila+5%lodo+5%MEV 16,35 13,06 8,75 14,5 16,07 25,09

Analisando os dados da tabela 2 em relação aos dados de percentual de absorção de água observa-se que a introdução tanto de lodo como do lodo com as micro esferas de vidro acarreta um acréscimo no percentual de absorção de água nas faixas de temperaturas pesquisadas. Verifica-se também, que à medida que aumenta a temperatura de queima do corpo cerâmico, o percentual de absorção de água decresce.

Em relação aos valores de tensão de ruptura à flexão verifica-se que estes são fortemente influenciados pela quantidade de lodo presentes nas misturas. A introdução da micro esferas de vidro não contribuiu para o aumento deste valor. Nota-se também que a introdução do teor de 10% de lodo pouco afetou a resistência da argila.

Os difratogramas resultantes da queima da argila pura e da mistura 90% + 10% de lodo a 1100oC (Figura 8) mostrou a presença das seguintes fases mineralógicas:

(7)

(a) (b)

Figura 8: Difratograma da argila pura (a) e da mistura 90% argila+10% lodo resultante da queima a 1100oC.

No difratograma da argila pura queimada 1100oC observa-se a presença de dois novos picos; mulita (JCPAS – 15-0776), proveniente da transformação da caulinita e, cristobalita (JCPAS-39-1425) formada a partir do quartzo presente. No difratograma da mistura 90% argila +10% de lodo além da presença do quartzo (JCPAS-46-1045) também se observa a presença de mulita (JCPAS – 15-0776).

Em geral a queima de massas cerâmicas argilosas pode liberar concentrações apreciáveis de certos componentes gasosos como: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxido de nitrogênio (NOx) e etc. que em determinadas concentrações poluem o meio ambiente.

Em virtude da natureza do lodo ETA foi realizada a análise sobre possíveis compostos orgânicos que poderiam ser liberados durante a queima do material cerâmico produzido.

Esta quantificação foi realizada em um cromatográfico a gás e um detector adequado e sensível tais como o detector de captura de elétrons (ECD –

Electron Capture Detector) e o detector de ionização de chama (FID – Flame Induced Detector) o suficiente para o gás que se desejava analisar. E como

gás de arraste, o gás inerte, hélio UP.

A coleta e o armazenamento das amostras foram realizadas com seringas plásticas de 60 mL sendo necessário somente 5 mL para a análise. A coleta das amostras foi realizada diretamente do ar na saída do forno onde foram

(8)

realizadas as queimas do lodo e da mistura de lodo, argila e micro esfera de vidro. Depois de coletadas, as amostras eram armazenadas na própria seringa na temperatura de -10°C até a realização da análise no laboratório.

A quantificação dos gases de efeito estufa (GEEs) analisados neste trabalho foram o CO2, CH4 e N2O podendo ser visualizadas nos gráficos da Figuras 9, 10,11. 0 2 4 6 8 10 12 100 200 300 400 900 C o n c .C H 4 ( p p m ) Temperatura ºC lodo 90%argila+5%lodo+5%MEvidro

Figura 9 : Emissão de CH4 em função da temperatura de queima Pelo gráfico da Figura 9 é possível observar que para o lodo a concentração de metano praticamente se mantém constante ao longo da faixa de temperatura analisada. Entretanto para a mistura argila+lodo+micro esferas de vidro observa-se um aumento da à concentração de metano à medida que a temperatura aumenta. Provavelmente pela transformação da caulinita em metacaulinita. 0 100 200 300 400 500 600 100 200 300 400 900 C o n c . C O 2 ( p p m ) Temperatura ºC lodo 90%argila+5%lodo+5%MEvidro

(9)

Pelo gráfico da Figura 10 é possível observar que tanto para o lodo quanto para a mistura argila+lodo+micro esferas de vidro a concentração de dióxido de carbono praticamente se mantém constante ao longo da faixa de temperatura analisada. A origem desta emissão está relacionada à decomposição de matéria orgânica e a decomposição de calcário presente nas amostras. 0 1 2 3 4 5 6 100 200 300 400 900 temperatura ºC c o n c N 2 O ( p p m ) lodo 90%argila+5%lodo+5%MEvidro

Figura 11 : Emissão de N2O em função da temperatura de queima Pelo gráfico da Figura 11 é possível observar que para o lodo a concentração de óxido de nitrogênio aumenta à medida que aumenta a temperatura de queima até 400 oC. Entretanto para a mistura argila+lodo+micro esferas de vidro observa-se um diminuição da concentração óxido de nitrogênio à medida que a temperatura aumenta até 400oC.

CONCLUSÕES

Os resultados obtidos até o presente indicam que a introdução das micro esferas de vidro na mistura argila mais lodo não resultou em incremento das propriedades físicas e mecânicas como o esperado. A incorporação das micros esferas de vidro ao lodo da ETA contribui para aumentar as emissões dos gases CH4 e CO2 durante o processo de queima.

AGRADECIMENTOS

(10)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, V.C.; GUIMARÃES, C.S.;.FELIPPE,C.E.C.; RODRIGUES,R.A. Viabilidade do reaproveitamento dos resíduos de tijolos vermelhos, lodo têxtil e do resíduo de poeira da câmara de jateamento (micro esferas de vidros) na indústria de cerâmica vermelha, ANAIS DO 54O Congresso Brasileiro de Cerâmica.2010.

HOPPEN,C.;PORTELA,K.F.;JOUKOSKI,A.;BARON,O.SALES.A.;ANDREOLI,C. V.;PAULON,V.A.; co-disposição de lodo centrifugado de Estação de tratamento de água (ETA) em matriz de concreto; método alternativo de preservação ambiental. Cerâmica 51, pp85-95, 2005.

OLIVEIRA, E. M. S; MACHADO,S.Q; HOLANDA,J.N.F. Influência da adição de resíduo (lodo) de estação de tratamento de águas nas propriedades e microestrutura de cerâmica vermelha. Cerâmica, v. 54, PP.167-173, 2008. SANTOS, P.S., Ciência e Tecnologia de Argilas. Volume 1. Edgard Blücher, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1989.

TEIXEIRA, S.R; SOUZA, S.A; SOUZA, N.R; ALÉSSIO, P.; SANTOS, G.T.A.

Efeito da adição de lodo de estação de tratamento de água (ETA) nas propriedades de material cerâmica estrutural Cerâmica, v. 52 pp 215-220; 2006

EVALUATION OF PHYSICAL AND MECHANICAL AND GASEOUS EMISSIONS IN REUSE WASTE IN THE DEVELOPMENT OF A CERAMIC PRODUCTS

ABSTRACT

The search for alternative environmentally less aggressive disposal of solid waste has been the path taken to reverse the negative scenario established by the improper disposal of these materials. The aim of this study was to evaluate the recycling of the waste: sludge from water treatment and WTP, glass beads, obtained from the blasting chamber, aiming to develop a ceramic material.

(11)

Compositions were prepared with different percentages of waste. The ceramic bodies were sintered at 900ºC, 1000ºC and 1100ºC being tested for water absorption and bending failure stress, and characterized by X-ray diffraction We performed the analysis of greenhouse gases released during the burning process. Preliminary results indicate that the ceramic material produced did not show a gain of resistance expected by the introduction of micro glass beads, and that we must observe the legal limits for air emissions coming from burning.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

seguir: localização do fragmento no talhão, no projeto e na fazenda, número do fragmento, tipo de vegetação, área, perímetro, tipo de solo, ocorrência de