• Nenhum resultado encontrado

I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I - REQUERIMENTOS. Mestrandos. Direito da Cidade"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada em 07 de julho de

2010, presentes os professores doutores: Adilson Pires (Coordenador), Jorge Câmara

(vice-coordenador), Patricia Glioche (direito penal), Carmen Tiburcio (direito

internacional), Leonardo Greco (direito processual) e os representantes discentes

Clécio e Igor.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Sérgio da Silva Castro/08 – Del. 052/07

Solicita a dilação de prazo para entrega definitiva da dissertação (depósito), tendo em vista que o mesmo foi encerrado no dia 07/06/2010 e que esta se encontra com a orientadora, Professora Rosângela Gomes, para os devidos ajustes. O mestrando esclarece que o atraso ocorreu pelo aprofundamento de questões atinentes à pesquisa.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA. FICOU DECIDIDO QUE TODOS AS DECISÕES SOBRE OS REQUERIMENTOS DE DILAÇÃO DE PRAZO, A PARTIR DESTA REUNIÃO, DEVERÃO SER ENVIADOS PELA SECRETARIA POR EMAIL PARA O ALUNO, COM CÓPIA PARA O PROFESSOR ORIENTADOR, RESSALTANDO QUE O PRAZO É DETERMINADO PELA CAPES E QUANDO É VIOLADO PREJUDICA A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA.

Direito Público

■ Cintia Guimarães Morgado/08 – Del. 052/07

Solicita a prorrogação do prazo para depósito da dissertação por 30 (trinta) dias, entregando em 31 de agosto de 2010, tendo em vista que está em licença para tratamento de saúde, conforme recomendação médica, o que prejudicou diretamente o prazo anteriormente determinado.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Arícia Fernandes Correia.

Em anexo: Perícia médica, Declarações médicas.

Decisão: DEFERIDO ATÉ 15 DE AGOSTO PARA DEPÓSITO, DEVENDO A DEFESA SER REALIZADA ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2010.

(2)

Direito da Cidade

■ Augusto Eduardo Miranda Pinto/10 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento da disciplina “Sociologia Urbana”, cursada no 2º semestre de 2005, no curso de mestrado desta instituição (ministrada pelo Professor Ricardo Nery Falbo), como eletiva para o curso de doutorado, equivalendo à disciplina “Sociologia Jurídica”, ministrada pelo Professor Emílio Dellasopa, seguindo o que foi decidido na última reunião do Colegiado, em 02.07.2010, em relação ao doutorando Társis Nametala Jorge.

Em anexo: Histórico escolar.

Decisão: DEFERIDO, SE HOUVER EQUIVALÊNCIA ATESTADA PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA JURÍDICA.

Direito Civil

■ Milena Donato Silva/10 – Del. 052/07

Em complemento ao requerimento anteriormente apresentado e deferido em maio de 2010 por esse Colegiado, na qualidade de aluna regularmente matriculada no Programa de Pós-Graduação em Direito – Doutorado, na linha de pesquisa Direito Civil e com base nos precedentes contidos na Ata de junho de 2010, requer o aproveitamento direto ou por equivalência dos seguintes créditos obtidos em 2006 e 2007, por ocasião do Mestrado em Direito Civil, nos seguintes termos:

1) O aproveitamento da disciplina “Teoria do Direito Civil I”, obrigatória para o Mestrado, segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado segundo a Deliberação 052/2007.

2) O aproveitamento da disciplina “Teoria do Direito Civil II”, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007.

3) O aproveitamento da disciplina “Interpretação Constitucional”, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007.

4) O aproveitamento da disciplina “Tópicos Especiais de Responsabilidade Civil”, eletiva para o mestrado na Deliberação 022/04, no lugar da disciplina “Problemas da Responsabilidade Civil”, eletiva para o doutorado na Deliberação 052/2007

Em anexo: Histórico escolar.

Decisão: DEFERIDO PARA AS TRÊS PRIMEIRAS, PARA QUE CONSTEM COMO ELETIVAS DO DOUTORADO. O QUARTO REQUERIMENTO FOI DEFERIDO, DEPENDENDO DA MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL DO PROFESSOR DA DISCIPLINA SOBRE A EQUIVALÊNCIA, VENCIDOS OS PROFESSORES LEONARDO GRECO, PATRICIA GLIOCHE E JORGE CÂMARA, POR ENTENDEREM QUE DEVE HAVER LIMITE DE APROVEITAMENTO DE TRÊS DISCIPLINAS.

■ Pablo Waldemar Renteria/10 – Del. 052/07

Em complemento ao requerimento anteriormente apresentado e deferido em reunião de 2 de junho de 2010 por esse Colegiado, o doutorando, aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Direito – Doutorado, na linha de pesquisa Direito Civil, vem, por meio desta, requerer o aproveitamento direto ou por equivalência dos créditos, abaixo indicados, obtidos em 2005 e 2006 em matérias do Mestrado em Direito Civil. O requerente afirma que a presente solicitação tem por fundamento a decisão do Colegiado proferida na reunião de 05 de maio de 2010:

1) O aproveitamento por equivalência da disciplina “Direito Civil Comparado”, eletiva para o Mestrado, segundo a Deliberação 022/04, no lugar da disciplina “Direito Comparado e Relações Sociais”, disciplina básica para o doutorado segundo a Deliberação 052/2007.

(3)

2) O aproveitamento direto da disciplina “Teoria do Direito Civil I: Novos Institutos do Código Civil”, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado segundo a Deliberação 052/2007.

3) O aproveitamento direto da disciplina “Teoria do Direito Civil II”, obrigatória para o mestrado, segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007.

4) O aproveitamento direto da disciplina “Grupo de Pesquisa Institucional: Direito Civil Empresarial”, obrigatória para o mestrado segundo a Deliberação 022/04, como disciplina eletiva para o doutorado, segundo a Deliberação 052/2007

Em anexo: Histórico escolar e Ata da reunião do Colegiado de 02 de junho de 2010.

Decisão: O REQUERIMENTO 1 É INDEFERIDO POIS TRATA-SE DE DISCIPLINA OBRIGATÓRIA, OS REQUERIMENTOS 2 E 3 FORAM DEFERIDOS E O REQUERIMENTO 4 FOI INDEFERIDO JÁ QUE O GRUPO DE PESQUISA NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO DISCIPLINA ELETIVA.

■ Vanessa Ribeiro Corrêa Sampaio Souza/08 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento de créditos da disciplina “Tópicos Especiais em Direito Constitucional” com ênfase em Direito Civil-Constitucional, cursada na Pontícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ), para fins de utilização como disciplina eletiva no programa de pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pelas seguintes razões:

1) A requerente cursou, no segundo semestre de 2009, a disciplina “Tópicos Especiais em

Direito Constitucional” com ênfase em Direito Civil-Constitucional, ministrada pela Professora Dra. Maria Celina Bodin de Moraes, no programa de pós-graduação stricto sensu da Pontícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2) O conteúdo da referida disciplina é de grande importância para o desenvolvimento da tese da requerente, tendo constituído, em acréscimo, numa troca institucional de informações e conhecimentos, que muito engrandece a vida acadêmica.

3) Caso seja necessário, para fins de deferimento do presente pedido, o apontamento de

disciplina equivalente no programa desta Universidade, esta seria a disciplina “Direito Civil-Constitucional”, qualificada como eletiva para o doutorado.

Em anexo: Atestado expedido pela PUC e programa da disciplina.

Decisão: DEFERIDO, SE HOUVER EQUIVALÊNCIA ATESTADA PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA DIREITO CIVIL-CONSTITUCIONAL

Direito Público

■ Felipe Derbli de Carvalho Baptista/10 – Del. 052/07

O doutorando requer, respeitosamente, a reconsideração da decisão proferida na reunião realizada no dia 02 de junho de 2010, que indeferiu o pedido de orientação de tese de doutorado pelo Professor Alexandre Santos de Aragão, por falta de justificativa do excedente, pelas razões a seguir:

1) O projeto de tese do requerente intitula-se “A disciplina jurídica da atuação não interventiva do estado na economia: Aspectos jurídicos da eficiência de um Estado investidor”. Ocorre que o tema se insere perfeitamente nas áreas de investigação científica do Professor Alexandre Aragão, que recentemente publicou trabalho relacionado com a disciplina jurídica das participações minoritárias do Estado em companhias, como modalidade de obtenção de receitas. Trata-se de um dos aspectos relevantes do âmbito de pesquisa da tese.

2) Sabe-se que pelo menos dois orientandos do Professor Alexandre Aragão (Bruno Boquimpani Silva e Társis Nametala Sarlo Jorge) depositarão, respectivamente, suas dissertação e tese no segundo semestre de 2010, liberando, pois, a cota de orientações do Professor. É certo, ainda, que o requerente está no primeiro ano do curso de doutorado.

(4)

Por tais razões, requer seja homologada a orientação em apreço, na forma do artigo 1º, parágrafo único, da Resolução nº 01/2010.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Alexandre Santos de Aragão. Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO À EXISTÊNCIA DE VAGA ATÉ O FINAL DO ANO.

D

ireito Internacional

■ Paulo Edvandro da Costa Pinto/10 – Del. 052/07

Considerando a disposição II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS da Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 07 de outubro de 2009, o requerente solicita a consideração por parte desse Colegiado de que já cumpriu os requisitos dos estágios docentes obrigatórios (Estágio Docente I e II), sendo conseqüentemente dispensado destas atividades no âmbito do PPGD.

Neste sentido, o requerente esclarece que é Professor Substituto desta Universidade desde o primeiro semestre de 2008 ( documentos anexos ), ministrando no Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UERJ as disciplinas eletivas “Direito do Mar” e “Direito Internacional dos Direitos do Homem”.

Desta forma, o requerente atende os requisitos fixados na disposição da ata supra na medida que SEU CONTRATO É ANTERIOR AO INGRESSO NO PROGRAMA, como já decidido por esse Colegiado: “Ficam dispensados do estágio docente o aluno que teve contrato de professor substituto na Faculdade de Direito da UERJ em época anterior ao ingresso no programa de pós-graduação; bem como o aluno que foi aprovado em concurso público para professor da Faculdade de Direito da UERJ; bem como o aluno que membro do corpo permanente docente da Faculdade de Direito da UERJ, que ingressarem no corpo discente do programa de pós-graduação”

Em anexo: Declaração da Direção da Faculdade de Direito da UERJ. Decisão: DEFERIDO

■ André Panno Beirão/09 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento da disciplina “Controle do poder soberano”, cursada no Mestrado em Ciência Política da UFRJ (ministrada por seu atual orientador, Professor Antonio Celso Alves Pereira), como eletiva para o curso de Doutorado, na linha de pesquisa de Direito Internacional, equivalendo à disciplina “Tópicos Especiais de Direito Internacional”.

Em anexo: Histórico Escolar do Mestrado e ementa da disciplina.

O requerimento tem o “de acordo” do orientador, Professor Antonio Celso Alves Pereira. Decisão: DE ACORDO COM ART. 33, O COLEGIADO DEFERE O REQUERIMENTO, TENDO EM VISTA O PARECER DO REPRENTANTE DA LINHA DE PESQUISA .

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Programa de Professor Visitante – Docentes autorizados na seleção para o 2º

semestre de 2010.

Foram aprovados pela SR-2 as bolsas de Professor visitante dos docentes abaixo relacionados:

o Guilherme Magalhães Martins – Período: 01.08.2010 a 31.07.2012

o Vera Malaguti de Souza Weglisnki Batista – Período:01.08.2010 a 31.07.2012 . Decisão: CIENTE

■ Portaria nº 1088/REITORIA/2008 – Designação de docente para atividade de

(5)

O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, resolve designar o Professor Luiz Fux para exercer a Coordenação de Intercâmbio de Atividades Acadêmicas através de Teleconferências.

Decisão: CIENTE

■ Solicitação do Professor Gustavo José Mendes Tepedino.

O Professor Gustavo José Mendes Tepedino solicita, em caráter excepcional, a manutenção dos dois doutorandos sob sua orientação, considerando que:

1) Ambos desenvolvem trabalhos inseridos em seu grupo de pesquisa, com projetos que decorrem de desdobramentos de trabalhos anteriores, para cujo prosseguimento se mostra imprescindível, em sua avaliação, a manutenção da mesma linha de orientação;

2) O doutorando Sérgio Negri encontra-se em fase de conclusão de tese, o que deverá ocorrer até dezembro de 2010;

3) O número de orientandos não excederá o limite regulamentar tão logo o doutorando Sérgio Negri defenda a sua tese.

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO À EXISTÊNCIA DE VAGA ATÉ O FINAL DO ANO.

■ Proposta do Senhor Coordenador do PPGDIR.

Estabelecimento de critérios para concessão de bolsas de pesquisa.

Decisão: O COORDENADOR EXPÔS A SITUAÇÃO ATUAL, EM QUE HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE ESTÃO REQUERENDO BOLSA E A DIFICULDADE DA COORDENAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DE BOLSA. O COORDENADOR PROPÔS A CONCESSÃO DE BOLSA ANUALMENTE, SENDO REAVALIADA A CADA ANO A CONCESSÃO DESTA BOLSA. O COLEGIADO APROVA A CONCESSÃO ANUAL, E OS CRITÉRIOS DEVERÃO SER AVALIADOS POR UMA COMISSÃO DE SELEÇÃO DAS BOLSAS FORMADO PELO COORDENADOR, VICE-COORDENADOR E UM ALUNO INDICADO PELOS REPRESENTANTES DISCENTES. O REPRESENTANTE DISCENTE SUGERIU QUE SEJA FEITA UMA ENTREVISTA PARA CONHECIMENTO DAS CIRCUNSTÂNCIAS CONCRETAS DE CADA CASO, SENDO DEFERIDO PELO COLEGIADO, O QUE DEVE OCORRER NO MÊS DE AGOSTO. POR REQUERIMENTO DO REPRESENTANTE DISCENTE O COORDENADOR VAI REQUERER MAIS BOLSAS À FAPERJ.

■ Solicitação de integração de Professor ao corpo docente do PPGDIR.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito solicita a autorização do Colegiado para a integração do Professor Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo ao corpo docente do PPGDIR, a partir do próximo semestre. O Professor Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo é Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2007.

Decisão: DIANTE DO PARECER DO REPRESENTANTE DA LINHA, FOI AUTORIZADO PELO COLEGIADO.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito da Cidade/08 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Ângela Moulin Simões Penalva Santos, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

(6)

Pereira (Orientadora/UERJ) Geraldo Browne Ribeiro Filho (Universidade Federal de Viçosa - MG) José Ricardo Ferreira Cunha (UERJ)

Rosângela Lunardelli Cavallazzi (UFRJ e PUC)

Direito Civil/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Guilherme Calmon Nogueira da Gama, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Anna de Moraes

Salles Beraldo

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (Orientador/UERJ)

Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ)

Patrícia Serra Vieira (UNIRIO)

HOMOLOGADO

Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) Francisco José Cahali (PUC - SP) Ana Cláudia Silva Scalquette (Universidade

Presbiteriana Mackenzie – SP)

Direito Processual/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Leonardo Greco, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Odilon Romano

Neto

Leonardo Greco (Orientador/UERJ) Flávio Mirza Maduro

(UERJ)

Cléber Francisco Alves (UGF)

HOMOLOGADO

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Fernando Gama de Miranda Netto (UFF)

Direito Público/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Ricardo Lobo Torres, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Fábio de Souza

Silva

Ricardo Lobo Torres (Orientador/UERJ) Jane Reis Gonçalves

Pereira (UERJ) Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF)

HOMOLOGADO

Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (UERJ)

Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva (UFF)

Direito Processual/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Cecília Kerr Jóia Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

(Orientador/UERJ)

Flávio Mirza Maduro (UERJ)

Thiago Bottino do Amaral (FGV)

HOMOLOGADO

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Diogo Rudge Malan (UCP)

(7)

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Público/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Nadja Machado Botelho 17/06/2010 “Mutação Constitucional”

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (Orientador/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLOGADO

Jane Reis Gonçalves Pereira (UERJ)

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

Direito Penal/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Felipe Machado Caldeira 09/06/2010 “Direito Penal bancário: A tutela penal do banco e do crédito”

Artur de Brito Gueiros Souza (Orientador/UERJ)

Aprovado. Grau: 8,0 (oito).

HOMOLOGADO

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (UERJ) Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

(UFRJ)

Direito Processual/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Nicola Tutungi Júnior 01/07/2010 “Ação civil pública e políticas públicas: implicações na tensão entre o estado-administrador e o estado-juiz”

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (Orientador/UERJ)

Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio).

HOMOLOGADO

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (UERJ) Leslie Shérida Ferraz

(FGV/RJ)

Doutorandos

Direito da Cidade/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Delton Ricardo Soares Meirelles 24/06/2010 “Conselhos comunitários de justiça e juizados de conflitos de vizinhança: uma proposta de acesso Leonardo Greco (Orientador/ UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLOG ADO

Maurício Jorge Pereira da Mota (UERJ) Ricardo Nery Falbo

(8)

à justiça nas cidades”

Edson Alvisi Neves (UFF) Fernando Gama de Miranda Netto (UFF)

Direito Civil/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Allan Rocha de Souza 18/06/2010 “Os direitos culturais e as obras audiovisuais cinematográficas: entre a proteção e o acesso”

Heloísa Helena Gomes Barboza (Orientadora/ UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLOG ADO

Gustavo José Mendes Tepedino (UERJ) Ricardo Cesar Pereira Lira

(UERJ)

Newton Silveira (USP) Leandro José Luz Riodades

de Mendonça (UFF)

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Melisanda Bertolete Trentin

Solicita a inscrição com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

A requerente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ, orientada pela Professora Estela Scheinvar e a sua pesquisa/ objeto em estudo é: “Paz sem voz nas favelas do Rio de Janeiro”, sobre políticas públicas de segurança/cidade: UPP e PAC/Favelas. A requerente e sua orientadora entendem que a disciplina em questão traria contribuições relevantes para o desenvolvimento de seu projeto.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Estela Scheinvar e da Professora Vera Malaguti.

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Thiago Sandes de Brito

Solicita a inscrição com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

O requerente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ, orientado pela Professora Estela Scheinvar e a sua pesquisa/ objeto em estudo é: “O adolescente em conflito com a lei para além da produção do ‘menor criminoso’”. O requerente e sua orientadora entendem que a disciplina em questão traria contribuições relevantes para o desenvolvimento de seu projeto.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Estela Scheinvar e da Professora Vera Malaguti.

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS

■ Elizabeth Serra Oliveira

Solicita a inscrição com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

A requerente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ, orientada pela Professora Estela Scheinvar. A requerente e sua orientadora entendem que a disciplina em questão traria contribuições relevantes para o desenvolvimento de seu projeto.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Estela Scheinvar e da Professora Vera Malaguti.

(9)

■ Márcia Elizabeth Gatto Brito

Solicita a inscrição com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

A requerente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ, orientada pela Professora Estela Scheinvar e seu projeto é sobre o “Recolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua”. A requerente afirma que cursar a disciplina em questão será muito importante e fundamental para seu projeto de pesquisa.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Estela Scheinvar e da Professora Vera Malaguti.

Decisão: DEFERIDO, \ CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS

■ Paula Werneck Vargens

Solicita a inscrição como aluna externa com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

A requerente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na UERJ/FFP (Mestrado), linha de pesquisa “Direitos, políticas e desigualdades”, com orientação da Professora Eveline Algebaile e seu tema de dissertação é “Jovens em situação de rua: entre a vulnerabilidade e a reinvenção do espaço urbano”..

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Eveline Algebaile e da Professora Vera Malaguti.

Decisão: DEFERIDO, CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS

■ Camila Reinoso Lemos

Solicita isenção da taxa de inscrição para ingresso no curso de pós-graduação - Mestrado em Direito Internacional.

A requerente esclarece que não possui condições de efetuar o pagamento da taxa sem que seja comprometido o seu sustento familiar e que encontra-se à disposição para apresentar documentos comprobatórios a fim de efetivar sua inscrição.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE COMPROVE O CRITÉRIO DE HIPOSSUFICIÊNCIA ADOTADO PELA UERJ PARA O VESTIBULAR.

■ Bruno Victor Martins Santa Rosa

O requerente é aluno concluinte e regularmente matriculado na Faculdade de Direito da UERJ e solicita isenção da taxa para inscrição no processo de seleção do Programa de Pós-graduação em Direito – curso de Mestrado, em virtude de sua atual situação financeira, facilmente comprovada, pois. ingressou na graduação através do sistema de reserva de vagas, atendendo nesse sentido, o critério de carência socioeconômica adotado pela UERJ.

O requerente apresenta documentação comprobatória, em anexo, ressaltando seu profundo interesse pela área acadêmica e pesquisa científica.

Em anexo: Documentos comprobatórios de renda.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE COMPROVE O CRITÉRIO DE HIPOSSUFICIÊNCIA ADOTADO PELA UERJ PARA O VESTIBULAR

■ Cesar Palmieri Martins Barbosa

O requerente solicita cursar a disciplina “Jurisdição Constitucional”, no 2º semestre de 2010, como aproveitamento de créditos e conhecimento necessários para o curso de Mestrado em História da Ciência, Tecnologia e Epistemologia da COPPE, Instituto de Matemática, Instituto de Química e Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA CONCORDÂNCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR E DO PROFESSOR DA DISCIPLINA, VINCULADO AO NÚEMRO DE VAGAS.

■ Analicia Martins de Sousa

(10)

Solicita autorização para fazer inscrição na disciplina “Tópicos Especiais de Direito Penal: violência e controle social no Brasil”, ministrada pela Professora Vera Malaguti.

A requerente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ – Linha de Pesquisa: “Contemporaneidade e Processos de Subjetivação. Estudo das dinâmicas urbanas contemporâneas – políticas, sociais, culturais, comunicacionais – e das múltiplas formas pelas quais processos de subjetivação ganham consistência em instituições como trabalho, a educação, a saúde e a justiça”.

A requerente afirma que tendo consultado a docente em conversa informal, bem como sua orientadora, anteriormente, identificou que a referida disciplina irá abordar questões que poderão auxiliar na elaboração de seu projeto de doutorado.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA CONCORDÂNCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR, DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA E CONDICIONADO AO NÚMERO DE VAGAS.

■ Tatiana Araújo Vasconcelos

A requerente é formada em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes e gostaria de solicitar a autorização do Colegiado para se inscrever na prova de Mestrado para Direito Internacional da UERJ.

Decisão: INDEFERIDO

■ Ellen Cristina Carmo Rodrigues

Solicita a aceitação de sua inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Direito – Turma 2011 – Doutorado, uma vez que possui Mestrado em outra área de conhecimento, qual seja: Ciências Sociais.

A requerente é Bacharel em Direito pela UFJF, Especialista em Direito Público pela UCAM e Mestre em Ciências Sociais pela UFJF e vem desenvolvendo estudos sobre Criminologia, Direito Penal e Justiça Juvenil, tendo grande interesse em ingressar no Doutorado em questão para dar continuidade às discussões tratadas na dissertação de Mestrado, a qual teve por título: “A quem o ECA protege? O descompasso entre o discurso e a prática da Justiça Juvenil no Brasil”. A requerente, envolvida nas discussões acadêmicas no âmbito do Direito Penal, buscou nas Ciências Sociais pressupostos metodológicos que lhe permitissem novas abordagens, no sentido de melhor contribuir como pesquisadora para a ciência jurídico-penal.

Decisão: DEFERIDO

■ Renato Duro Dias

Solicita aceite de sua inscrição para seleção ao Programa de Pós-graduação em Direito – Doutorado – área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade; linha de pesquisa – Direito da Cidade.

O requerente informa que teve sua candidatura homologada no ano passado, tendo obtido aprovação na prova de idiomas e que possui Graduação em Direito, Especialização em Direito Civil e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPEL (RS) (reconhecido pela CAPES), com dissertação versando sobre legislação do patrimônio cultural. O requerente informa que atualmente está na Coordenação do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (RS) e como Professor Assistente I da FURG, sendo Professor de Direito Civil na graduação em Direito e de Legislação Patrimonial na graduação em História.

Decisão: DEFERIDO

■ Janaína Silva Rettich

A requerente solicita isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo para o Mestrado acadêmico – turma 2011.

A requerente afirma não possuir renda fixa, por ser profissional liberal (advogada) e se dedicar, quase exclusivamente, para concursos públicos. Declara, ainda, residir na casa de seus pais e que a renda destes provém da aposentadoria recebida por seu pai no valor constante do documento em anexo.

(11)

Em anexo: Cópia de identidade, diploma de Bacharel em Direito, comprovante de residência e extrato de benefício previdenciário.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE COMPROVE O CRITÉRIO DE HIPOSSUFICIÊNCIA ADOTADO PELA UERJ PARA O VESTIBULAR.

■ Úrsula Adriane Fraga Amorim

Solicita autorização para realizar sua inscrição no processo seletivo para o Doutorado em Direito. A requerente destaca que concluiu seu Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com defesa da dissertação que possui como tema “O avesso do Direito: A (in)aplicabilidade dos direitos relativos à gestação e parto”.

A requerente informa que é Professora universitária, ministrando disciplinas de Direito Civil desde o ano de 2005 e que realiza pesquisa na Universidade na qual leciona, direcionada à discussão sobre os aspectos censitários no arbitramento do dano moral.

Decisão: INFORMAÇÕES INSUFICIENTES SOBRE O BACHARELADO.

■ Wladimyr Mattos Albano

Solicita a efetivação de sua inscrição na avaliação para o curso de Mestrado em Direito Público desta nobre instituição – turma de 2011. O requerente é graduado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), conclusão em 1995, aonde foi bolsista de iniciação científica em três oportunidades (FAPERJ, PROPP/UFF e CNPq) e monitor. Atualmente, o requerente cursa a graduação em Direito na Universidade Salgado de Oliveira, tendo terminado o oitavo período e ingressado no nono período, com previsão de colação de grau para julho de 2011. O requerente obteve, em janeiro de 2010, o grau de especialização em Direito Público e Tributário, Curso de Pós-Graduação lato sensu (360 h), pela Universidade Cândido Mendes em convênio com o Instituto a Vez do Mestre (IAVM), tendo a oportunidade de publicar alguns artigos de doutrina em sítios especializados na internet, bem como publicar a Monografia do curso de pós-graduação no sítio da Biblioteca Virtual do Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão conhecido como BDJur.

Em anexo: Diploma de graduação, Diploma de pós-graduação, Declaração da Universidade (curso de Direito), Currículo Lattes, separata do último trabalho publicado.

Decisão: INDEFERIDO

■ Ana Cláudia Torres da Silva Estrella

Solicita autorização para realizar sua inscrição no processo seletivo do programa de Pós-Graduação em Direito. A requerente cursou Mestrado em Filosofia, na área de concentração de Filosofia do Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, é aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ

Em anexo: Currículo Lattes, Certidão de defesa de dissertação e aprovação no curso de Mestrado em Filosofia (UFRJ) e Declaração do curso de Doutorado em Filosofia (UFRJ).

Decisão: DEFERIDO

■ Danielle de Carvalho Vallim

Solicita autorização para realizar sua inscrição no processo seletivo para o Doutorado em Direito. A requerente é graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e Mestre em Ciência Política pela UFF e declara que seu interesse em poder cursar doutorado na UERJ surgiu pelo fato de sempre ter atuado, tanto profissionalmente quanto academicamente na área do Direito. A requerente ressalta que seu orientador desde o 2º período de faculdade continua sendo o Professor Antonio Celso Alves Pereira que a incentivou a tentar cursar doutorado neste Programa e que sua atuação profissional sempre esteve direcionada à área de Direitos Humanos, atuando nos casos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no setor jurídico da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, sendo especialista em Direitos Humanos e tráfico de mulheres e professora da ACADEPOL/RJ, onde leciona para profissionais de segurança pública.

Decisão: INDEFERIDO.

(12)

■ Isabelle Dias Carneiro Santos.

Solicita, mui respeitosamente, informações sobre o andamento do Processo de revalidação de Mestrado nº 4298/07 e pede celeridade ao mesmo, em razão do exercício de docência no estado de Mato Grosso do Sul e das exigências das faculdades em que leciona a respeito de sua documentação de mestrado.

O processo foi iniciado no ano de 2007 e no ano de 2009 foi homologada a banca com os integrantes da Comissão Especial para revalidação de seu diploma, sendo a mesma composta pelos Professores Doutores Antonio Celso Alves Pereira (UERJ), Gustavo Sénéchal de Goffredo (UERJ) e Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo (UFF).

Diante do exposto, requer, por razões de cunho acadêmico e profissional que o seu processo de revalidação de diploma de mestrado na Universidade de Lisboa seja analisado o mais breve possível pela Comissão Especial de Revalidação.

Decisão: O PROCESSO SE ENCONTRA COM UM DOS PROFESSORES PARA EMISSÃO DE PARECER.

■ Carlos Eduardo Silva Gonçalves.

Trata-se de um processo de revalidação de diploma de Mestrado em Direito Público obtido na Universidade de Rouen Haute-Normandie (França), que foi objeto de análise por Comissão instituída em 01 de abril de 2009, possuindo 2 (dois) entendimentos divergentes entre eles. Há no presente processo, segundo o requerente, parecer desfavorável no sentindo do descumprimento da Resolução nº 03/85 do CFE e da Deliberação nº 14/2002/CSEPE/UERJ, que lista entre os documentos necessários para revalidação, visto consular aposto ao diploma. De outro lado, o Professor Lauro da Gama e Souza Junior expediu parecer dando conta da inexistência do Decreto Federal nº 3598/2000, decorrente de um acordo de cooperação entre Brasil e França, que dispensa esse tipo de chancela consular para a validade dos documentos emitidos por ambos os países. Neste sentido, o requerente, encaminha, mensagem eletrônica, enviada pelo Cônsul-Geral Adjunto, Sr. Sérgio Maurício da Costa Palazzo, que confirma tal dispensa.

Assim, considerando que este Colegiado é um órgão deliberativo e que este processo administrativo já conta com mais de 2 anos e 6 meses sem um parecer final, é o presente para requerer a realização de uma nova análise, a ser empreendida por este próprio Colegiado.

Ademais, o requerente, registra que no presente momento desempenha a atividade de professor universitário, e que para seguir trabalhando necessita apresentar a revalidação de seu diploma de Mestrado, conforme documentação anexa.

Em anexo: Mensagens eletrônicas, contrato de trabalho a título de experiência, declaração e currículo lattes do requerente .

Decisão: A ANÁLISE DA COMISSÃO É DISCRICIONÁRIO. ADEMAIS, A EXIGÊNCIA DE CONSULARIZAÇÃO SE BASEIA NO ART. 23.2 DO ACORDO DE MATÉRIA CIVIL ENTRE BRASIL E FRANÇA DE 28 DE MAIO DE 1996, INTERNALIZADO PELO DECRETO 3598/2000.

■ Indicação de Comissão Especial para revalidação de Diplomas de Mestrado:

A Profª Carmen Tibúrcio indicou os nomes dos seguintes professores como integrantes da Comissão Especial para revalidação de diplomas, para os processos abaixo, a serem encaminhados para a SR-2:

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO

MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO

Fábio Pagini Possebon

1289/2010 Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2003.

HOMOLOGADO

Professor Maurício Moreira Mendonça de Menezes (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2009. Lauro da Gama e Souza Junior

(PUC - RIO)

Doutor em Direito, pela USP, desde 2004.

(13)

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO

MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO

Maria Clarice Bezerra de Nóbrega

1290/2010 Ana Cristina Paulo Pereira

(UERJ) Doutora em Direito, pela Université Paris 1, desde 1996. HOMOLOGAD O Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Doutora em Direito, pela USP, desde 1996.

Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo (UFRJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007.

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS REQUERENTE PROCESSO

MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO

Vivian Patrícia Gonçalves P. Marques

1166/2010 Guilherme Calmon Nogueira

da Gama (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2002.

HOMOLOGAD O

Heloisa Helena Gomes Barboza (UERJ)

Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2009.

Anderson Schreiber (PUC - RJ)

Doutor em Direito, pela Università degli studi del Molise, desde 2006.

VII – ASSUNTOS GERAIS:

■ Danielli Farias Rabelo Leitão Rodrigues ,

tendo o “de acordo” da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA.

Solicita sua aceitação como aluna especial nesta instituição, pelas razões abaixo:

1) A requerente é aluna do curso de pós-graduação em Direito, nível mestrado, da Universidade Federal da Bahia, na área de concentração “Relações Sociais e Novos Direitos”.

2) Conforme declaração da instituição referida, em anexo, a requerente está em vias de

conclusão das seguintes disciplinas: “Direitos Humanos” e “Direitos Fundamentais e Fundamentos do Direito Civil”, e das seguintes atividades: “Seminário de Pesquisa” e “Pesquisa Orientada”.

3) Ainda, conforme a declaração em questão, para conclusão do curso, a requerente deve ainda cursar as disciplinas “Teoria Geral do Direito”, “Metodologia da Pesquisa em Direito” e “Autonomia Privada”, assim como as atividades “Pesquisa Orientada” e “Tirocínio Docente Orientado”.

4) Ocorre que o marido da requerente foi transferido a trabalho para a cidade do Rio de Janeiro, no mês corrente, por prazo indeterminado, impedindo que a mesma possa concluir o curso.

5) O artigo 17 do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA

admite, em casos como tal, que o mestrando curse créditos como aluno especial, em instituição reconhecida, para posterior validação.

6) Ante o exposto, requer permissão para inscrever-se nas disciplinas “Teoria da Justiça”, “Sociologia das Relações Jurídicas” e “Direito Civil-Constitucional” e na atividade “Estágio Docente I”, ou em outras que, posteriormente, se verifiquem mais adequadas à ementa de sua instituição de origem.

Em anexo: Carta de recomendação, Curriculum Vitae, Declaração da Universidade Federal da Bahia e Ementa de disciplinas.

(14)

■ Marcelo Kolblinger de Godoy

Solicita que seja considerada sua inscrição para a seleção do Mestrado nesta egrégia instituição, apesar de não ser bacharel em Direito.

O requerente é médico, pós-graduado em avaliação do dano corporal pós-traumático pela Universidade de Coimbra – Portugal e pós-graduando em Direito Médico na Escola Paulista de Direito com término no final deste ano, atualmente, atuando como perito legista da PCERJ com lotação no IML sede e Perito Judicial do TJERJ em perícias ligadas à Responsabilidade Civil.

O requerente ambiciona fazer mestrado na linha de pesquisa ligada ao Direito Civil, atendendo que sua atuação é nesta área.

Decisão: INDEFERIDO

■ Junya Rodrigues Barletta

A requerente é aluna do Programa de Doutorado da PUC-RIO e gostaria de cursar, no segundo semestre de 2010, a disciplina “Direitos Humanos”, oferecida pela Professora Bethania de Albuquerque Assy, no âmbito da Pós-Graduação da UERJ.

A requerente é orientada, na PUC-RIO, pelo Professor João Ricardo Dornelles, e desenvolverei tema relacionado à prisão provisória no Brasil, sendo de seu maior interesse cursar disciplinas no âmbito desta Pós-Graduação.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Bethânia de Albuquerque Assy. O requerimento tem o “de acordo” do Prof. Orientador João Ricardo Dornelles Em anexo: Histórico Escolar, e-mails.

Decisão: DEFERIDO

Mestrandos

Direito Público/08 – Del. 052/07

Por solicitação do Professor orientador, Dr. Alexandre Santos de Aragão, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Bruno Boquimpani

Silva

Alexandre Santos de Aragão (Orientador/UERJ)

Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ) José Vicente Santos de

Mendonça (UGF)

HOMOLOGADO

Gustavo Binenbojm (UERJ) Fábio Nusdeo (USP)

Direito da Cidade/08 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Ângela Moulin Simões Penalva Santos, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Renata Lourenço

Ferreira dos Santos

Ângela Moulin Simões Penalva Santos (Orientadora/UERJ)

José Ricardo Ferreira Cunha (UERJ) Daniele Moreira

(PUC-RIO)

HOMOLOGADO

Ricardo Nery Falbo (UERJ) Rosângela Lunardelli Cavallazzi (UFRJ/

(15)

Direito da Penal/08 – Del. 052/07

Por solicitação da Professora orientadora, Dra. Patrícia Glioche, encaminho a Banca de Defesa de dissertação para ser homologada:

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Vanele Rocha

Falcão César Cardoso

Patrícia Mothé Glioche Béze /UERJ) Artur de Brito Gueiros

Souza (UERJ) Rodrigo Costa (UFF)

HOMOLOGADO

Jorge Luis Fortes Pinheiro da Camara (UERJ)

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues (UFRJ)

HOMOLOGAÇÃO DA BANCA DE DISSERTAÇÃO

Direito Penal/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Eduardo Viana Portela Neves 05/07/2010 “Direito penal internacional como garantia dos direitos humanos”

Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Orientador/UERJ)

Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio).

HOMOLOGADO

Artur de Brito Gueiros Souza (UERJ) Eduardo Manuel Val (UFF)

Direito Internacional/08

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Mônica Antão Xavier 06/07/2010 “Grupo Transacional:unicidade ou pluralidade de entes?” Marilda Rosado de Sá Ribeiro (Orientador/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez). HOMOLOGADO

Adilson Rodrigues Pires (UERJ)

Luiz Olavo Baptista (USP)

■ Vellêda Bivar Soares Dias – ME/Direito Civil/09

Solicita autorização para cursar a disciplina “Direito Comparado e Relações Sociais” que será oferecida no Doutorado no segundo semestre/10 e que a mesma seja aproveitada como disciplina eletiva.

Decisão: INDEFERIDO PORQUE SÃO DISCIPLINAS PARA ALUNOS DE DOUTORADO.

■ Paulo Cesar da Silva Ramos

Solicita autorização para se candidatar a uma vaga no curso de Mestrado em Direito Público da UERJ. O requerente é graduado em Comunicação Social (Jornalismo - 1991) pela SESPG e está concluindo o 9º período do curso de Direito na UNISUAM.

Em anexo: Diploma de graduação em Comunicação Social.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE COLE GRAU ATÉ DEZEMBRO DE 2010.

■ Suelen Chirieleison Terruel

Solicita autorização para participar do processo seletivo do Doutorado/2011. A requerente possui graduação em Direito pela UNESP (Franca – SP) e defenderá sua dissertação com o título “Gestante de

(16)

anencéfalo: saúde entre o social e o jurídico” no curso de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP (Franca – SP) até o início de dezembro de 2010.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE DEFENDA A DISSERTAÇÃO ATÉ DEZEMBRO DE 2010.

■ Clayse Moreira e Silva

Solicita a inscrição com aproveitamento de créditos na disciplina “Violência e controle social no Brasil”, a ser ministrada pela Professora Vera Malaguti aos alunos do Mestrado e Doutorado.

A requerente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ, orientada pela Professora Esther Arantes, sendo o seu objeto de pesquisa a escuta de crianças e adolescentes no sistema de justiça: o “Depoimento sem danos”. A requerente informa que tanto sua orientadora quanto ela entendem que esta disciplina trará contribuições relevantes para a pesquisa em andamento.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Esther Arantes e da Professora Vera Malaguti.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Neste contexto, este trabalho apresenta um método utilizado para o diagnóstico de falha existente no sistema predial de água pluvial de um prédio histórico (figura

Há muitos outros (desde os primeiros séculos até os dias de hoje) grandes rabinos que acreditaram que Yeshua é, de fato, o Mashiach falado pelos navim (profetas), e

Parafuso Flangeado M8x85 - Fixa Coletor/Cabeçote Porca Flangeada M8 - Fixa Coletor/CAbeçote Prisioneiro M8x25 - Fixa Coletor/Cabeçote Parafuso Banjo M8 - Tubo Boost Control

A notória ocorrência de peixes introduzidos no Rio Doce, a qual já é relativamente bem conhecida, podendo alcançar 40% das espécies de peixes desta bacia (Drummond

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

[r]