• Nenhum resultado encontrado

[Recensão a]villagrasa Elías, Raúl (2016). La red de hospitales en el Aragón medieval (ss. XII-XV) URI:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[Recensão a]villagrasa Elías, Raúl (2016). La red de hospitales en el Aragón medieval (ss. XII-XV) URI:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

[Recensão a]Villagrasa Elías, Raúl (2016). La red de hospitales en el Aragón medieval

(ss. XII-XV)

Autor(es):

Rocha, Ana Rita

Publicado por:

Imprensa da Universidade de Coimbra

URL

persistente:

URI:http://hdl.handle.net/10316.2/43344

DOI:

DOI:https://doi.org/10.14195/1645-2259_17_19

Accessed :

27-Jun-2021 21:58:44

digitalis.uc.pt impactum.uc.pt

(2)

Artigos

Un exorcismo judío medieval en contexto: el exorcismo de la hija del emperador Basilio I EunatE MironEs Lozano

Abordagem histórico-artística a dois manuscritos litúrgicos do scriptorium do Mosteiro de Alcobaça do último quartel do século XII ou o início de “huma livraria copiosa”

Catarina FErnandEs BarrEira

A Campanha Militar de Ceuta (1415) Revisitada João GouvEia MontEiro

Capitães das fortalezas do Índico no tempo do Conselho da Índia – (1604-1614) – Continuidades e rupturas da vertente social do Estado da Índia

ana tErEsa HiLário

Os Borges de Carvalhais, Senhores de Ferreiros, Avelãs de Cima e Ílhavo Luís sEaBra LopEs

Memórias da Casa Pia das Convertidas. Instituição, Espaços e Agentes face ao Problema da Prostituição em Lisboa (Séculos XVI-XX)

dELMinda MiGuéns riJo

Território e redes de comunicação em finais do século XVIII. Ideias e projetos do superintendente José Diogo Mascarenhas Neto

ana Cristina araúJo

O deputado Mouzinho da Silveira na legislatura Cartista de 1826-1828: os caminhos da Ocasião FErnando JorGE Cardoso GuEdEs

A política assistencial face aos expostos: estudo de caso do encerramento da roda dos enjeitados na Lisboa Oitocentista

Joana pauLino

O tratado luso-britânico de 1878: história de um acordo tecnodiplomático em três atos HuGo siLvEira pErEira

Os amores de Pedro e Inês. Inspiração histórica e Naturalismo na pintura portuguesa oitocentista Lara MiGuEL BuLE

A intervenção política e governativa de Domingos Leite Pereira durante a Primeira República (1910-1926)

pEdro FiGuEirEdo LEaL

1916: Italia-Chile, Barison-Schiavon y sus edificios en el centenario José aLBErto Moráis Morán

A Ação de um Governador – Aspetos do Governo de Maia Magalhães em Macau CéLia rEis

Au cœur des archives du SNI : le regard d’un organisme de l’État Nouveau sur le mouvement des ciné-clubs portugais

EurydiCE da siLva

A “neutralidade colaborante” e a propaganda em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial déBora Cardoso

Revolução dos Cravos e educação popular. As associações de educação popular em Portugal (1974-1986) piErrE MariE

Revista

de História

da Sociedade

e da

Cultura

17

2 0 1 7

R

evist

a de Hist

ória da S

ociedade e da Cultur

a

CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA – UNIVERSIDADE DE COIMBRA

17

(3)

REVISTA DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTUR A | 17

402

Villagrasa Elías, Raúl (2016). La red de hospitales en el

Ara-gón medieval (ss. XII-XV). Saragoça: Institución Fernando el

Católico, 198 pp., ISBN 978-84-9911-380-7.

A obra em epígrafe corresponde à dissertação de mestrado de Raúl Villa-grasa Elías, apresentada à Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Saragoça, no ano letivo de 2013-2014, e orientada por Germán Navarro Espi-nach e Concepción Villanueva Morte, que assinam o prólogo da obra. O autor teve como principal objetivo apresentar um estudo geral sobre os hospitais de Aragão medieval, entre o século XII e os finais do século XV, como esclarece logo no início da introdução, ciente de que tanto o âmbito geográfico, como o cro-nológico são ambiciosos. No entanto, perante a clareza com que Raúl Villagrasa Elías define os seus objetivos mais específicos e no decorrer da leitura, percebe-mos que este era o caminho lógico a seguir.

O livro estrutura-se em dois grandes capítulos, para além da introdução e da conclusão: II. La institución hospitalaria e III. La red de hospitales en el Aragón Medieval. Estes, por sua vez, subdividem-se em múltiplos subcapítulos,

eviden-ciando uma estrutura muito clara e adequada aos objetivos. Este rigor metodo-lógico é logo visível na introdução, dividida, ela própria, em cinco subcapítulos, que nos permitem compreender o trabalho que está na base do estudo e que nos guiam na sua leitura. Depois de apresentar os objetivos, o autor faz uma contextualização historiográfica do tema, dando particular ênfase aos estudos aragoneses, nos quais recolheu grande parte da informação. Segue-se a descri-ção dos passos e metodologia de investigadescri-ção, a saber, as hipóteses de trabalho, as formas de organização da informação coligida, quer na bibliografia, quer nas fontes, o processo de elaboração de cartografia e a tipologia de fontes inéditas consultadas.

No primeiro capítulo mencionado (II. La institución hospitalaria), Raúl

Villagrasa Elías analisa a instituição hospitalária nas suas múltiplas vertentes. Começa por definir o conceito de hospital medieval, alertando para alguns aspetos historiográficos que podem limitar o estudo deste tipo de instituição ao longo dos séculos medievais. Entre eles contam-se a importância que tem sido dada aos grandes hospitais de finais da Idade Média, que não deve obliterar o papel desempenhado pelos de menores dimensões; a distinção entre o hospital atual e o medieval, exigindo da parte do historiador atenção na utilização do conceito; e a ênfase colocada no Caminho de Santiago, que, não obstante a sua relevância, não era o único percurso de peregrinação, nem tão-pouco os hospi-tais medievais se limitavam a receber peregrinos.

(4)

Esclarecido o conceito, o autor centra-se na fundação e desenvolvimento dos estabelecimentos hospitalares aragoneses, atendendo a quem promovia a sua criação e a quem os apoiava com fundos e intervinha na sua administração. Neste aspeto, são realçados os principais poderes civis e eclesiásticos (monar-quia, Igreja, representada aqui pelo Papado e pela paró(monar-quia, e municípios) e a iniciativa leiga (nobreza e confrarias).

A obra continua com a descrição das pessoas que justificavam a existência dos hospitais e que os compunham, garantindo o seu correto funcionamento. Primeiro, é definido o grupo de indivíduos assistidos nestas instituições, distin-guindo-se, desde logo, as várias categorias de pobres, de acordo com as condições económicas, as mentalidades, a idade, o género e o desenraizamento. De entre os vários grupos de assistidos, Raúl Villagrasa Elías optou por se focar no exemplo dos leprosos e dos pestíferos, ambos pertencentes ao grupo dos “doentes”, e das crianças abandonadas e dos dementes, que agrupou sob a designação de “los inocentes”. Em segundo lugar, são abordados os hospitaleiros e hospitaleiras, de quem a vida e funcionamento de um hospital medieval dependiam. Neste subcapítulo salienta-se o destaque dado ao papel da mulher como hospitaleira, tanto enquanto esposa do hospitaleiro, como exercendo essa função de forma independente, sobretudo nos séculos XIV e XV.

O capítulo termina com uma abordagem à questão do financiamento dos hospitais de Aragão. O autor recorreu a várias instituições de cidades como Huesca, Barcelona e Saragoça, entre outras, para exemplificar as diversas origens dos seus rendimentos, demonstrando que muitas delas subsistiam graças ao seu património imóvel e à venda de censales.

Na elaboração deste capítulo, Raúl Villagrasa Elías baseou-se, essencial-mente, em bibliografia aragonesa, onde recolheu grande parte dos exemplos apresentados, complementados, não raras vezes, com informação proveniente das fontes compulsadas nos arquivos da região.

O último grande capítulo (III. La red de hospitales en el Aragón Medieval)

corresponde à parte central da obra, pois nele se cumpre o objetivo de traçar a rede de hospitais de Aragão, ao longo da Idade Média. Neste sentido, o reino de Aragão foi dividido em oito regiões, correspondentes aos subcapítulos em que se divide o capítulo em análise. São eles: 1. El Pirineo aragonés, 2. Aragón nororiental – La cuenca del Cinca, 3. Huesca y Monegros, 4. Las Cinco Villas, Borja y Tarazona,

5. Zaragoza, cabecera del Ebro, 6. Calatayud, Daroca y Comunidades de Aldeas, 7. El Bajo Aragón y las Cuencas Mineras e 8. Aragón meridional: Teruel, Albarracín y el Maestrazgo. Todos seguem o mesmo esquema de análise. Para cada uma

das oito regiões, Raúl Villagrasa Elías fez o levantamento de todos os hospitais, apresentando os dados que se conhecem, como data de fundação, invocação e outros elementos mais particulares, e estabelecendo oportunas relações com os

(5)

REVISTA DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTUR A | 17

404

no primeiro subcapítulo. A geografia da região, montanhosa e de fronteira entre Aragão e os territórios franceses, determinou uma rede assistencial muito parti-cular, de carácter transfronteiriço e composta por hospitais destinados, sobre-tudo, a viajantes, comerciantes e peregrinos.

O número de instituições inventariadas para cada região, ao longo de toda a Idade Média, varia entre as duas e as seis dezenas, estando, naturalmente, depen-dente de inúmeras condicionantes, como a dimensão e importância da área em estudo. Por exemplo, só para a cidade de Saragoça, capital do reino, foram recolhidas referências a quase trinta estabelecimentos hospitalares. Embora o autor tenha optado por apresentar todos os hospitais de uma região ou cidade ao longo dos limites cronológicos em estudo em vez de proceder a uma divisão por intervalos de tempo, a estrutura clara do texto, aliada a frequentes justificações, permite ao leitor ter em conta que, numa grande parte das vezes, as referências são raras e breves e que todas as instituições enumeradas não estiveram ativas em simultâneo, sendo muito comuns novas fundações e extinções.

Uma das mais-valias deste trabalho é a inclusão de um mapa e de uma tabela no final de cada subcapítulo. Em cada mapa estão representados os municípios da região em apreço que tiveram hospitais na época medieval, facilitando a apreensão da distribuição geográfica destes estabelecimentos assistenciais no reino de Aragão. Por sua vez, em cada tabela estão elencados todos os hospi-tais da região, agrupados por município, com indicação da invocação, data da primeira menção, que podia ser de fundação ou não, tal como assinalado na coluna seguinte, e referência documental ou bibliográfica. Neste caso, apenas consideramos que, dentro de cada município, as instituições deveriam ter sido ordenadas cronologicamente. Não obstante, estas tabelas são um complemento fundamental ao texto e de grande utilidade para o conhecimento de todos os hospitais medievais aragoneses.

Com uma escrita fluída e coerente, o livro de Raúl Villagrasa Elías apresen-ta-se como um bom contributo para a história dos hospitais medievais, tanto de Aragão, como do restante Ocidente europeu. A sua leitura permite estabelecer comparações, nomeadamente com a realidade portuguesa, podendo até desa-fiar-nos a colocar diferentes questões às nossas fontes.

Ana Rita Rocha

CHSC – Universidade de Coimbra anarita.srocha@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Descrição das Actividades de Estágio ... Conceitos gerais ... O ciclo celular normal ... Proteínas de supressão tumoral: p53 ... Factores de crescimento... Factores de

Entre memórias e histórias: contribuições de um projeto de extensão para o cuidado integral de pessoas com síndromes demenciais e seus familiares.. São Paulo (SP),

As respostas da temperatura, variável controlada, para os degraus entre zero e primeiro ponto de opera- ção, e entre os demais pontos de operação são mos- tradas nas

Objetivos gerais, conceitos básicos e procedimentos metodológicos para o ensino das Ciências Naturais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino

Com esse enfoque, esse estudo propõe a discussão de dois casos neurológicos, um de cinomose nervosa (CN) e outro de hemangiossarcoma (HSA) encefálico, desde o

Consulte a Secção 11 para obter informações pormenorizadas sobre sintomas e efeitos na saúde.. Classificação conforme Regulamentação (EC)

Entrega dos prêmios: Na sede do Grupo CRM localizado na Rua João Lourenço, 560 – Vila Nova Conceição – São Paulo/SP, ou no domicilio do contemplado em até 30 (trinta) dias

A coleta das amostras de águas superficiais e material particulado em suspensão no Rio Aurá foi realizada em 10 pontos nas proximidades de sua porção insular (Figura 6), em dois