• Nenhum resultado encontrado

Exercícios propostos. doença. c) todos os indivíduos heterozigotos manifestam a. doença.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios propostos. doença. c) todos os indivíduos heterozigotos manifestam a. doença."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Exercícios propostos

Biologia

capítulo 3

46. (Ifsul) Os heredogramas a seguir estão represen-tando, nos símbolos escuros, indivíduos com caracterís-ticas autossômicas. Os círculos representam as mulhe-res e os quadrados, os homens.

Família 1 Família 2 Família 3

Considerando a não ocorrência de mutação, e a análise dos heredogramas acima, qual alternativa apresenta informação incorreta?

a) Os descendentes da família 3 são todos homozigotos. b) O genótipo dos pais da família 3 é heterozigoto. c) A família 2 apresenta uma doença dominante. d) Os dados da família 1 são insuficientes para a

determinação da recessividade ou dominância da doença.

47. (Puc-RS) Se compararmos as sequências de DNA de duas pessoas, veremos que são idênticas

a) apenas nos cromossomos autossômicos. b) apenas no cromossomo mitocondrial.

c) no cromossomo X, se forem de duas mulheres. d) no cromossomo Y, se forem de dois homens. e) em tudo, se forem de gêmeos monozigóticos.

48. (Cesgranrio-RJ) Apesar de suas utilidades como agente bacteriostático, o cobre pode ser tóxico, quando em excesso. Na Doença de Wilson, há um defeito no metabolismo desse elemento, fazendo com que se acu-mule em determinados tecidos. São vários os sinto-mas dessa doença, entre eles, problesinto-mas neurológicos e hepáticos, sendo estes últimos tão graves que podem requerer um transplante de fígado. A Doença de Wil-son é caracterizada por mutações no gene ATP7B. No esquema a seguir, encontra-se a representação da here-ditariedade da doença.

Os indivíduos representados em cinza possuem o gene, porém não manifestam a doença, enquanto que o branco apresenta a Doença de Wilson. O indivíduo preto não possui o gene mutado. Pode-se dizer que:

a) um casal de indivíduos heterozigotos não pode ter filhos que manifestam a doença.

b) todos os indivíduos homozigotos manifestam a doença.

c) todos os indivíduos heterozigotos manifestam a doença.

d) trata-se de uma doença autossômica recessiva. e) trata-se de uma doença autossômica dominante 49. (Unemat-MT) Um casal normal teve dois filhos nor-mais e um filho com albinismo, doença genética, condi-cionada por um único par de alelos, caracterizada pela ausência de pigmentação na pele, cabelo e olhos.

Com base neste caso, é correto afirmar:

a) A anomalia é condicionada por um gene dominante. b) A probabilidade de o casal ter um próximo filho

albino é de 50%.

c) Os pais são homozigotos.

d) O gene para a anomalia é recessivo. e) Todos os filhos normais são heterozigotos.

50. (UFG-GO) Um estudo genético revelou a presença de uma mutação no estado heterozigoto em vários mem-bros de uma mesma família, como mostrado a seguir.

I

1 2 3 4 5

II

1 2

III

Pela análise do heredograma, quantos indivíduos são obri-gatoriamente heterozigotos e qual é a probabilidade de nascer um filho portador da mutação genética indicada no cruzamento entre II-1 (homozigoto dominante) e II-2? a) 5 indivíduos e 1/2

b) 5 indivíduos e 1/4 c) 4 indivíduos e 3/4

d) 4 indivíduos e 1/2 e) 4 indivíduos e 1/4 51. (Udesc) No heredograma a seguir, a cor clara nos sím-bolos representa indivíduos normais e a cor escura repre-senta indivíduos afetados por uma doença genética.

I 6 7 5 1 2 9 10 8 3 4 II 11 III

(2)

Assinale a alternativa correta, quanto à representação dos indivíduos nesse heredograma.

a) São heterozigotos os indivíduos 2, 3, 6, 10 e 11. b) São homozigotos os indivíduos 2, 3, 6, 10 e 11. c) São heterozigotos apenas os indivíduos 5, 7, 8 e 9. d) São homozigotos apenas os indivíduos 6, 10 e 11. e) São homozigotos apenas os indivíduos 5, 7, 8 e 9. 52. (UFSM) Estudos genéticos recentes mostram que famílias tendem a “agrupar” incapacidades ou talentos relacionados à arte, como surdez para tons ou ouvido absoluto (reconhecem distintos tons musicais). No entanto, alguns indivíduos são surdos devido à herança autossômica recessiva.

I

2

3

1

1

2

II

Observando esse heredograma, que representa um caso de surdez recessiva, é correto afirmar:

a) Os pais são homozigotos recessivos.

b) Os indivíduos afetados II-1 e II-3 são heterozigotos. c) Os pais são homozigotos dominantes.

d) O indivíduo II-2 pode ser um homem heterozigoto. e) Os indivíduos I-2 e II-2 são homens obrigatoriamente

heterozigotos. 53. (UFPE) A = alelo dominante Aa AA AA Aa aa Aa X a = alelo recessivo

Uma grande contribuição de Mendel foi demonstrar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos, que são separados e recombinados em cada geração. Atualmente, esses fatores são chamados de ‘alelos’. A figura acima representa uma possível com-binação de alelos ao longo das gerações de onças. A par-tir dessa representação, podemos concluir que:

)

( alelos recessivos só expressam sua característica quando em homozigose.

)

( filhos de cruzamento entre heterozigotos e homozi-gotos dominantes não podem expressar caracterís-tica recessiva.

)

( o cruzamento entre parentes aumenta a possibili-dade de expressão dos caracteres recessivos. )

( o melanismo em onças é associado a um alelo dominante.

)

( o indivíduo designado pela letra X é homozigoto. 54. (Puc-PR) A amiotrofia muscular espinhal (AME) é uma doença incurável que compromete uma região da medula denominada corno anterior. Nessa região, há neurônios que ligam músculos ao sistema nervoso central. Os portado-res dessa doença perdem os movimentos do pescoço para baixo, afetando também músculos portado-respiratórios. O infográ-fico abaixo foi publicado no jornal Folha de São Paulo e fala sobre os componentes genéticos de um dos tipos de AME:

> A AME tipo 1, a mais grave, é genética e

ocorre em 1 a cada 20 mil nascimentos > Quando homem e mulher têm o gene, há 25% de risco de cada filho nascer com a doença Pai carrega a mutação da AME-1 25% Não tem a mutação 25% Têm a doença 50% Têm a mutação mas não Mãe carrega a mutação da AME-1

Uma em cada 50 pessoas carrega a mutação Quem pode contrair

(3)

Com base no infográfico e em seus conhecimentos, assi-nale a alternativa incorreta.

a) Pais afetados pela AME tipo 1 só podem ter filhos afetados.

b) Indivíduos heterozigotos não possuem a doença. c) A AME tipo 1 é uma doença autossômica recessiva. d) Indivíduos homozigotos recessivos possuem

a doença.

e) Um casal de heterozigotos obrigatoriamente terá um filho ou filha com a doença.

55. (UFRGS-RS – modificado) Na novela “Páginas da Vida”, um dos temas tratados foi o nascimento de uma criança com síndrome de Down. Trata-se de uma menina gêmea de um menino que não apresenta a síndrome. Com base nessas informações, pode-se dizer que esses gêmeos são:

Sabe-se que a união consanguínea tem maior probabi-lidade de gerar descendentes com problemas genéticos. Dos casais indicados, qual deles se enquadraria nesse caso? Explique por que eles têm maior chance de gerar descendentes com problemas genéticos.

59. (UFG-GO – modificada) A anemia falciforme é uma doença genética autossômica recessiva, caracterizada pela presença de hemácias em forma de foice e deficiên-cia no transporte de gases. O alelo responsável por essa condição é o HbS, que codifica a forma S da globina β. Sabe-se que os indivíduos heterozigotos para a HbS não têm os sintomas da anemia falciforme e apresentam uma chance 76% maior de sobreviver à malária do que os indivíduos homozigotos para o alelo normal da glo-bina β (alelo HbA). Algumas regiões da África apresen-tam alta prevalência de malária e acredita-se que essa condição tenha influenciado a frequência do alelo HbS nessas áreas.

O que ocorre com a frequência do alelo HbS nas áreas com alta incidência de malária? Por quê?

Com anemia falciforme

Sem anemia falciforme

60. (Fuvest-SP) A forma do lobo da orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos .

O heredograma mostra que a característica lobo da ore-lha solto não pode ter herança:

a) autossômica recessiva, porque o casal I-1 e I-2 tem um filho e uma filha com lobos das orelhas soltos. b) autossômica recessiva, porque o casal II-4 e II-5 tem

uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos. c) autossômica dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem

uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos. d) ligada ao X recessiva, porque o casal II-1 e II-2 tem

uma filha com lobo da orelha preso.

e) ligada ao X dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem dois filhos homens com lobos das orelhas presos. a) dizigóticos.

b) monozigóticos. c) xipófagos.

d) univitelinos. e) siameses. 56. (UFMG) Analise a tabela a seguir.

Média das diferenças nas características entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos

Características Gêmeos monozigóticos

(MZ) dizigóti-Gêmeos

cos (DZ) Criados

juntos separadosCriados

Altura (cm) 1,70 1,80 1,80

Peso (kg) 1,90 3,50 4,50

Comprimento

da cabeça (mm) 2,90 2,95 6,20

Com base nos dados dessa tabela e em outros conheci-mentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

a) o peso é a característica que apresenta maior influência genética.

b) as diferenças entre gêmeos MZ indicam diferenças genéticas entre eles.

c) a influência ambiental pode ser avaliada em gêmeos MZ.

d) o comprimento da cabeça apresenta maior influência ambiental.

57. (Uece – modificado) A probabilidade de heterozigo-tos a partir de um cruzamento entre indivíduos homozi-gotos recessivos é de

a) 100%. b) 0%. c) 25%. d) 75%.

58. (UFTM-MG – modificada) No heredograma a seguir, estão representadas pessoas e duas delas apresentam uma doença genética autossômica recessiva.

1 2 4 5 3 Homens com a doença Homens sem a doença Mulheres sem a doença

(4)

65. (UFPB) A anemia falciforme é uma doença monogê-nica que afeta a hemoglobina, fazendo com que as hemá-cias que a contêm apresentem formato de foice, o que prejudica o transporte de oxigênio.

Com a chegada da população africana no Brasil, ocor-reu um aumento na frequência do alelo recessivo con-dicionante da anemia falciforme na população. Esse fato ocorreu, porque, na África, o alelo para a anemia falci-forme apresenta alta frequência, pois indivíduos com traço falcêmico (heterozigotos) desenvolvem resistência à malária, doença endêmica dessa região.

A partir do exposto, considere a seguinte situação: Álvaro e Leda, um casal brasileiro, ambos portadores do traço falcêmico, procuraram aconselhamento genético para saber a probabilidade de terem uma menina porta-dora de anemia falciforme.

Nessas circunstâncias, a probabilidade de nascer uma criança do sexo feminino com anemia falciforme é de: 61. (Uece) A cada nascimento de um ser humano a

proba-bilidade de ser do sexo feminino ou do sexo masculino é representada corretamente pela seguinte porcentagem: a) 100%

b) 75% c) 25% d) 50%

62. (UCS) Alelos são pares de genes responsáveis pela expressão de determinadas características num orga-nismo. Em cobaias de laboratório, foram identificados alelos que controlam a coloração do pelo, seguindo o padrão a seguir.

Cobaia 1: AA – coloração cinza Cobaia 2: Aa – coloração cinza Cobaia 3: aa – coloração branca

A partir desse padrão, analise as seguintes afirmações. — Considerando um cruzamento das cobaias 1 x 2 a chance de obtenção de um indivíduo cinza é de _________.

— Considerando um cruzamento das cobaias 2 x 3 a chance de obtenção de um indivíduo branco é de _____________.

— A coloração branca só aparece em indiví-duos _____________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respecti-vamente, as lacunas acima.

a) 100% – 50% – homozigóticos recessivos b) 50% – 50% – homozigóticos recessivos c) 75% – 25% – heterozigóticos dominantes d) 25% – 50% – heterozigóticos recessivos e) 100% – 50% – homozigóticos dominantes

63. (FGV-SP) O heredograma traz informações a res-peito da hereditariedade de uma determinada caracte-rística fenotípica, indivíduos escuros, condicionada por um par de alelos.

I

2

3

1

1

2

5

4

3

5

II

Admitindo que o indivíduo II4 seja homozigoto, a proba-bilidade de nascimento de uma menina, também homo-zigota e afetada por tal característica, a partir do casa-mento entre II3 e II4, é:

a) 3/4. b) 1/2. c) 1/4. d) 1/8. e) zero.

64. (UFU-MG) O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albi-nismo quer saber, aproximadamente, qual a probabi-lidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois

a) 25% b) 12,5% c) 50% d) 30% e) 15%

66. (Mackenzie-SP) A fibrose cística e a miopia são cau-sadas por genes autossômicos recessivos. Uma mulher míope e normal para fibrose cística casa-se com um homem normal para ambas as características, filho de pai míope. A primeira criança nascida foi uma menina de visão normal, mas com fibrose. A probabilidade de o casal ter outra menina normal para ambas as caracterís-ticas é de:

a) 3/8. b) 1/4. c) 3/16. d) 3/4. e) 1/8.

67. (Upf) A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva grave. É caracterizada por um distúrbio nas secreções das glândulas exócrinas que pode afetar todo o organismo, frequentemente levando à morte prema-tura. As pessoas nas quais o alelo recessivo é detectado recebem aconselhamento genético a respeito do risco de vir a ter um descendente com a doença. Paulo des-cobriu que é heterozigoto para essa característica. Ele é casado com Júlia, que não apresenta a doença e é filha de pais que também não apresentam a doença. No entanto, Júlia teve um irmão que morreu na infância, vítima de fibrose cística.

Qual a probabilidade de que Paulo e Júlia venham a ter um(a) filho(a) com fibrose cística?

a) 1/6 b) 1/8 c) 1/4 d) 1/2 e) 1/3 68. (Mackenzie-SP)

1

2

5

6

3

4

7

8

Normal

Albino e canhoto

Albina

Canhota

(5)

Assinale a alternativa correta a respeito do heredo-grama acima.

a) O indivíduo 1 pode ser homozigoto para o albinismo. b) O casal 1 x 2 tem 50% de probabilidade de ter uma

criança destra e normal para o albinismo. c) Um dos pais do indivíduo 4 é obrigatoriamente

canhoto.

d) Todos os filhos do casal 6 x 7 serão albinos. e) Os indivíduos 1 e 8 têm obrigatoriamente o mesmo

genótipo.

69. (UFPR) Os seres vivos são acometidos por várias doenças, que podem ter diversas origens. A exostose múltipla é uma anomalia que se caracteriza por lesões nos ossos e ocorre tanto em seres humanos quanto em cavalos. Segundo os pesquisadores que a estudaram, é determinada por um gene autossômico dominante. Considere um macho afetado, filho de uma fêmea nor-mal, que seja cruzado com uma fêmea também normal. A probabilidade desse cruzamento produzir um descen-dente (macho ou fêmea) normal é de:

Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?

a) 0%. b) 25%. c) 50%. d) 75%. e) 100%

72. (Fuvest-SP) Uma mulher normal, casada com um portador de doença genética de herança autossômica dominante, está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectiva-mente, gêmeos monozigóticos ou dizigóticos?

a) 25% e 50% b) 25% e 75% c) 50% e 25% d) 50% e 50% e) 50% e 75%

73. (Fuvest-SP – modificada) A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Con-sidere a prole de um casal de heterozigóticos quanto à mutação que causa a doença.

a) Qual é a probabilidade de o genótipo da primeira criança ser igual ao de seus genitores?

b) Qual é a probabilidade de as duas primeiras crianças apresentarem fenilcetonúria?

74. (Fuvest-SP – modificada) A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Con-sidere a prole de um casal de heterozigóticos quanto à mutação que causa a doença.

a) Se as duas primeiras crianças forem meninos que têm a doença, qual é a probabilidade de uma terceira criança ser uma menina saudável?

b) Se a primeira criança for clinicamente normal, qual é a probabilidade de ela não possuir a mutação que causa a fenilcetonúria?

75. (UEM-PR) João e Roberta se casaram. Ambos são normais e têm casos de albinismo na família. Como pla-nejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante e seu pai era normal, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina.

Considerando essas informações e que o albinismo tipo 1, na espécie humana, é condicionado por um alelo reces-sivo, assinale o que for correto.

01. João e Roberta apresentam a mesma probabilidade de serem portadores do alelo para o albinismo. 02. A probabilidade de João ser portador do alelo para o

albinismo é de 50%.

04. A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%. 08. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o

segundo filho ser albino será de 1/4.

16. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.

a) 100% b) 75% c) 50% d) 25% e) 0%

70. (IFSP) As pessoas que possuem miopia têm dificul-dades visuais e devem utilizar óculos ou lentes de con-tato corretivos para executar tarefas no dia a dia, como alguma atividade em casa ou no trabalho. Uma pessoa míope não poderia dirigir ou ler a tela do monitor caso esteja sem óculos. Sabe-se que a miopia é uma doença determinada por alelo autossômico recessivo. Diante desse assunto, um garoto, com visão normal, tinha um irmão caçula míope e este era o único da família com problema de visão. Sua mãe estava grávida e ele concluiu que seu futuro irmão seria obrigatoriamente normal. Sabendo-se dessas informações, um geneticista poderia afirmar que as probabilidades de esse garoto, com visão normal, ser portador do gene para miopia e de a criança que sua mãe está gerando desenvolver a miopia são, res-pectivamente, de: a) 1 2 1 2 e b) 1 2 1 4 e c) 1 3 1 2 e d) 1 3 1 4 e e) 23e41

71. (Ufpr) A narcolepsia é um distúrbio de sono que aco-mete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Uni-versidade de Stanford (EUA) introduziram cães narco-lépticos em sua colônia de animais saudáveis e realiza-ram cruzamentos, alguns deles representados no here-dograma abaixo. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pes-quisa concluíram que nos cães a transmissão da narco-lepsia é resultante da ação de um par de alelos. A partir dessas informações, responda:

1 2 5 6 7 3 4 8 9 10 11 15 16 17 18 19 20 12 13 14

(6)

Exercícios propostos

Biologia

capítulo 4

76. (Mackenzie-SP) Do cruzamento entre aves andalu-zas de coloração azulada, nasceram 15 filhotes azulados, 7 brancos e 8 pretos. Trata-se de um caso de _____________ e os indivíduos parentais são _______________. O preen-chimento correto das lacunas é, respectivamente: a) herança quantitativa e homozigotos dominantes. b) herança intermediária e heterozigotos.

c) linkage e heterozigotos.

d) herança ligada ao sexo e homozigotos recessivos. e) epistasia e homozigotos dominantes.

77. Em determinado camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene A, letal em homozi-gose. Seu anelo rexcessivo a, condiciona a pelagem preta. Para os filhotes vivos do cruzamento de um casal de hete-rozigots, esperam-se as seguintes proporções de camun-dongos de pelagem branca e preta, respectivamente:

80. (UFRS-RS) As reações bioquímicas, em sua maioria, são interligadas e frequentemente interdependentes. Os produtos de uma cadeia de reações podem ser utili-zados em muitas outras vias metabólicas. Assim, não é surpreendente que a expressão fenotípica de um gene envolva mais do que uma característica.

A afirmação acima se refere ao conceito de: a) dominância incompleta.

b) heterogeneidade genética. c) pleiotropia.

d) alelismo múltiplo. e) fenocópia.

81. (UFPE) Na espécie humana há um gene que exerce ação simultaneamente sobre a fragilidade óssea, a sur-dez congênita e a esclerótica azulada.

Assinale a alternativa que define o caso. a) Ligação genética

b) Penetrância completa c) Pleiotropia

d) Herança quantitativa e) Polialelia

82. (Mackenzie) Em algumas espécies de roedores, o padrão da pelagem (malhada ou uniforme) é condicio-nado por um par de genes autossômicos não codomi-nantes. Se dois indivíduos malhados forem cruzados, a prole obtida será composta por indivíduos de pelagem malhada e uniforme, na proporção de 2 : 1. Considere as afirmativas abaixo.

I. O gene que determina pelagem malhada é dominante.

II. Um dos dois alelos é letal em homozigose. III. Se dois indivíduos com pelagem uniforme

forem cruzados, toda a prole será constituída de indivíduos com pelagem uniforme.

Assinale:

a) se todas as afirmativas forem corretas. b) se somente a afirmativa I for correta.

c) se somente as afirmativas I e II forem corretas. d) se somente a afirmativa III for correta.

e) se somente as afirmativas I e III forem corretas. 83. (Feevale-RS) A cor vermelha da flor boca-de-leão é incompletamente dominante em relação à cor da flor branca e os heterozigotos originam flores de coloração rosa. Se uma boca-de-leão com flores vermelhas é cru-zada com uma de flores brancas e a F1 é intercrucru-zada para produzir a F2, é incorreto afirmar que:

a) o fenótipo da F1 é 100% rosa. b) o fenótipo da F2 é 25% rosa. c) o fenótipo da F2 é 25% vermelho. d) o fenótipo da F2 é 25% branco.

e) 50% das plantas da F2 são heterozigotas.

a) 1 2 1 2 e b) 1 4 3 4 e c) 2 3 1 3 e d) 3 4 1 4 e

78. (UFC-CE) Em estudo publicado na revista Nature de 25 de junho passado, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam que o gene CYP2A6 está ligado à dependência das pessoas ao cigarro. Este gene, em sua forma normal, codifica a síntese de uma enzima que metaboliza a nicotina, tornando as pessoas depen-dentes. Eles afirmam, ainda, que há, na espécie humana, três alelos para este gene: um normal e dois defeituo-sos. Fumantes portadores de dois alelos normais (homo-zigoto para o alelo normal) são altamente dependentes do cigarro, enquanto que portadores de dois dos ale-los defeituosos, apesar de fumantes, jamais se tornam dependentes. Por outro lado, fumantes heterozigotos, portadores de um alelo normal e outro defeituoso, são moderadamente dependentes, consumindo 20% menos cigarros que os fumantes inteiramente dependentes. Com base no texto anterior, é correto afirmar que a dependência ao cigarro determinada pelo gene CYP2A6 é um caso de:

a) herança quantitativa, pois o fenótipo apresenta uma continuidade entre dependentes e não dependentes. b) pleiotropia, pois o heterozigoto apresenta fenótipo

diferente de ambos os homozigotos.

c) epistasia recessiva, pois qualquer um dos alelos defeituosos inibe, parcialmente, a ação do alelo normal.

d) dominância completa da forma normal do gene CYP2A6 sobre as formas defeituosas.

e) dominância incompleta entre a forma normal e as defeituosas do gene CYP2A6.

79. (PUC-MG) Em genética, em alguns casos, um único par de alelos determina mais de uma característica no organismo. Isso ocorre, por exemplo, com ervilhas, em que um único par de alelos é responsável por três carac-terísticas fenotípicas: cor das flores, cor das sementes, presença ou ausência de manchas nas axilas foliares.

(7)

84. (PUC-SP) Uma determinada doença humana segue o padrão de herança autossômica, com os seguintes genó-tipos e fenógenó-tipos:

AA – determina indivíduos normais.

AA1 – determina uma forma branda da doença. A1A1 – determina uma forma grave da doença.

Sabendo-se que os indivíduos com genótipo A₁A₁ mor-rem durante a embriogênese, qual a probabilidade do nascimento de uma criança de fenótipo normal a partir de um casal heterozigótico para a doença?

a) 1/2 b) 1/3 c) 1/4 d) 2/3 e) 3/4

85. (Fuvest-SP) Numa espécie de planta, a cor das flo-res é determinada por um par de alelos. Plantas de floflo-res vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas pro-duzem plantas de flores cor-de-rosa.

Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:

a) das três cores, em igual proporção.

b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa. c) das três cores, prevalecendo as vermelhas. d) somente cor-de-rosa.

e) somente vermelhas e brancas, em igual proporção. 86. (UFPE) O avanço nas técnicas de diagnóstico de doenças genéticas tem levado algumas pessoas a rea-lizar procedimentos radicais para prevenir o apareci-mento dos sintomas, como, por exemplo, a extração cirúrgica das mamas para evitar o câncer. A propósito desse tema, julgue os itens a seguir.

)

( As pessoas podem carregar em seus genótipos ale-los recessivos deletérios; mas estes somente se manifestam quando em condição de homozigose. )

( Casamentos entre parentes de primeiro grau podem produzir anormalidades genéticas, pois o casal tem maior chance de possuir um mesmo alelo deletério. )

( O diagnóstico de alelos recessivos, em condição heterozigótica para Anemia Falciforme, em ambos os componentes de um casal, geralmente os enco-raja a ter filhos após o aconselhamento genético. )

( Se um alelo deletério é dominante, mas apenas a homozigose leva o indivíduo à morte, este alelo comporta-se como um “alelo letal recessivo” na determinação da sobrevivência.

)

( A probabilidade de um casal não aparentado, ambos heterozigóticos para um alelo recessivo dele-tério, ter filhos com alguma doença associada a esse gene é 0%.

87. (UTFPR) Em boca-de-leão, um cruzamento entre plantas com flores vermelhas e plantas com flores bran-cas produziu 100% de plantas com flores rosas. Na cor das flores de boca-de-leão observa-se:

a) uma mutação cromossômica.

b) uma herança autossômica com ausência de dominância.

c) uma herança autossômica dominante. d) uma herança autossômica recessiva. e) uma interação gênica.

88. (UFRN) Duas espécies de plantas, R e W, são capa-zes de produzir tanto flores vermelhas quanto brancas. A espécie R produz uma maioria de flores vermelhas e poucas brancas; a espécie W, além dessas, também pro-duz flores de cor rosa.

a) Explique o mecanismo de herança envolvido no controle da cor da flor em cada espécie de planta. b) Represente o esquema do cruzamento de plantas heterozigotas e informe a proporção fenotípica esperada para as cores de flores produzidas por essas plantas.

89. (UFTM-MG) Em certa variedade de camundongos, a herança da cor do pêlo é determinada por um par de alelos com relação de dominância completa: A, domi-nante, que condiciona pêlo amarelo, e a, recessivo, que condiciona pêlo aguti. O gene A em homozigose é letal, determinando a morte do portador. A proporção feno-típica esperada do cruzamento de camundongos ama-relos é de:

a) 3 amarelos para 1 aguti. b) 3 agutis para 1 amarelo. c) 2 amarelos para 1 aguti. d) 2 agutis para 1 amarelo. e) 2 agutis para 2 amarelos.

90. (Unicamp-SP) O gráfico a seguir mostra a mortali-dade de mosquitos de uma determinada espécie quando expostos a diferentes concentrações de um inseticida. A resistência ou susceptibilidade ao inseticida é devida a um locus com dois alelos, A1 e A2.

100 Mort alidade (por cen tag em) 80 Concentração de inseticida A1A1 A1A2 A2A2 60 40 20 0

a) Qual é o genótipo mais resistente? Como você chegou a essa conclusão?

b) Observando as três curvas, que conclusão se pode tirar sobre as relações de dominância entre os alelos deste locus? Explique.

c) Os indivíduos de cada um dos genótipos não se comportam da mesma forma quanto à resistência ao inseticida e, por isso, os pontos distribuem-se ao longo da curva. Essas diferenças podem ser atribuídas a efeitos pleiotrópicos de outros genes? Justifique sua resposta utilizando o conceito de efeito pleiotrópico.

(8)

Gabarito

46. A 47. E 48. D 49. D 50. D 51. B 52. D 53. V – V – V – V – F 54. E 55. A 56. C 57. B

58. Casal 4. As doenças genéticas geralmente são causadas por genes recessivos e raros. O casamento con-sanguíneo aumenta a probabilidade da ocorrência de homozigose reces-siva nos descendentes.

59. A frequência do alelo HbS aumenta nas áreas com alta inci-dência de malária. Nessas regiões, os indivíduos heterozigotos (HbA HbS) são resistentes à doença e trans-mitem o alelo mutante HbS aos seus descendentes. 60. B 61. A 62. A 63. C 64. A 65. B 66. C 67. A 68. D 69. C 70. E 71. C 72. E 73. Alelos: f (fenilcetonúria) e F (normalidade) Pais: Y Ff X Ff Filhos: 1/4FF : 2/4 Ff : 1/4 ff a) P (criança Ff) = 2/4 = 1/2 b) P (criança Ff) = 1/4 P (2 crianças ff) = 1/4 x 1/4 = 1/16 74. Alelos: f (fenilcetonúria) e F (normalidade) Pais: Y Ff X Ff Filhos: 1/4FF : 2/4 Ff : 1/4 ff a) P (menina F_) = 1/2 x 3/4 = 3/8 b) P (criança normal e FF) = 1/3 75. 02 + 08 + 16 = 26 76. B 77. C 78. E 79. C 80. C 81. C 82. A 83. B 84. B 85. B 86. V – V – F – V – F 87. B 88.

a) Em ambas as espécies, a cor é definida por herança mendeliana (monoibridismo, primeira lei de Mendel). Na espécie R, existe domi-nância completa, representada pela frequência de flores vermelhas sobre as brancas, enquanto que, na espécie W, a dominância é incom-pleta, ocorrendo o tipo de flor de coloração intermediária rosa.

b) O cruzamento das plantas heterozigotas Rr x Rr e Ww x Ww originam as seguintes proporções fenotípicas: espécie R: 75% verme-lhas (ou 3⁄4); 25% brancas (ou 1⁄4). Proporção fenotípica 3:1 (2). Espécie W: 25% vermelhas (ou 1⁄4); 50% rosa (ou 1⁄2); 25% brancas (ou 1⁄4). Propor-ção fenotípica 1:2:1.

89. C 90.

a) O genótipo que confere ao inseto maior resistência ao inseticida é A2A2. A observação do gráfico mos-tra que é necessária maior concen-tração do praguicida para eliminá-lo. b) Co-dominância ou herança sem dominância. O heterozigoto apre-senta fenótipo intermediário entre os homozigotos.

c) O efeito pleiotrópico de outros genes pode explicar as diferenças de comportamento dos mosqui-tos frente ao inseticida. Genes que atuam sobre outras características podem agir também sobre a resistên-cia desses insetos aos praguicidas.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Passos: Usando regra propagacão de seleções, quebre as operações de Seleção com condições conjuntivas ∧ numa cascata de operações de Seleção ≠ ramos Usando as

Portanto, a Lei nº 10.639 deve ser vista como uma contribuição para a percepção de uma imagem positiva da África, sua história, tradições e valores culturais, inclusive

a declaração de que trata a subcondição acima deverá estar acompanhada da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) relativa ao último exercício social, quando

1 - Analogisms between design in Cuba, regarding the research done by Pénélope Bozzi and Ernesto Oroza, 2002 and the Droog Design approach.. Affluence of correspondence:

melhorar a eficiência, ou simplesmente facilitar as ligações físicas. • Portanto, o algoritmo de minimização nestes casos deve ser modificado, prevendo as variáveis

investigaram 92 pacientes com uma taxa de eventos de 60%, o que é típico de uma população de alto risco de IAM. In- farto foi diagnosticado através de enzimas e/ou ECG. AI

mesmo a persistência de fragilidades no sistema de vigilância epidemiológica local, a exemplo daquelas sinalizadas por alguns dos indicadores analisados neste estudo, podem

(2017) não prevê fatores de correção para a potência requerida. Portanto, as análises se restringem aos outros três métodos anteriormente citados.. Isso sugere uma falta