• Nenhum resultado encontrado

ACEF/1314/11232 Decisão de apresentação de pronúncia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACEF/1314/11232 Decisão de apresentação de pronúncia"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

13/03/2015 ACEF/1314/11232 — Decisão de apresentação de pronúncia http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=4932affb­1754­0a66­6c58­525bfdebf4cf&formId=19906668­52b0­8f5c­24f3­5502fc40556f 1/2

ACEF/1314/11232 — Decisão de apresentação de

pronúncia

Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de

Avaliação Externa

1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao ciclo

de estudos em funcionamento

Engenharia Industrial e Gestão

1. Following the analysis of the External Review Team draft report related to the stydy cycle in operation

Industrial Engineering and Management

2. conferente do grau de

Mestre

3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.)

Faculdade De Engenharia (UP)

4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s)

Universidade Do Porto

5. decide:

Apresentar pronúncia

6. Pronúncia (Português):

Apresentamos no ficheiro em anexo a proposta de um novo plano curricular. As condições referidas pela CAE

foram contempladas da seguinte forma:

1. A designação do ciclo de estudos foi alterada para Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.

2. A formação em Gestão de Operações inicia­se a nível do 1º ciclo de estudos, nomeadamente no 3º ano, com a

unidade curricular de Gestão da Produção. Esta unidade curricular incluiu uma introdução à gestão das

operações e aprofunda aspetos relacionados com o planeamento e escalonamento da produção.

Os valores da empregabilidade referidos no ponto 7.1.4 do relatório de autoavaliação reportam­se ao “Inquérito

aos diplomados da Universidade do Porto em 2011”, tendo sido colocado o valor “0” devido à indisponibilidade

de informação relativa à “Percentagem de diplomados que obtiveram emprego em sectores de atividade

relacionados com a área do ciclo de estudos” e à “Percentagem de diplomados que obtiveram emprego em

outros sectores de atividade”. Esta clarificação está disponível no Campo “A20 – Observações” do relatório de

autoavaliação.

Face a alteração proposta ao plano de estudos, solicitamos a acreditação do ciclo de estudos por um período

de cinco anos.

6. Response (English):

The file attached presents the proposal of a new curriculum. The conditions referred by CAE were taken into

account as follows:

1. The description of the course was changed to Integrated Master in Industrial Engineering and Management.

2. Training in Operations Management starts at the level of the 1st cycle of studies, namely in the 3rd year, with

the course Production Management. This course includes an introduction to operations management and

explores aspects related to production planning and scheduling.

The values of employability referred to in point 7.1.4 of the self­assessment report relate to the "Survey of

University of Porto graduates in 2011". The value "0" has been placed due to the unavailability of information on

the “Percentage of graduates that obtained employment in areas of activity related with the study cycle area”

and the “Percentage of graduates that obtained employment in other areas of activity”. This clarification is

available in the Field "A20 ­ Observations" of the self­assessment report.

Given the new curriculum proposed for the study program, we request the accreditation of the course for a

period of five years.

7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 100kB):

7._11 março 2015 Pronuncia CAE.pdf

(2)

13/03/2015 ACEF/1314/11232 — Decisão de apresentação de pronúncia

(3)

Proposta de um novo plano curricular para o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial 1. Fundamentação das alterações ao plano de estudos

As principais alterações ao plano de estudos têm a seguinte fundamentação:

• Alterar a designação do ciclo de estudos, adotando a designação dos cursos congéneres em Portugal e a designação do departamento que o promove na FEUP (Departamento de Engenharia e Gestão Industrial). O ciclo de estudos passaria a designar-se Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). • Reclassificar as áreas científicas das UCs do ciclo de estudos. As áreas de “Desenho” e “Materiais e Processos

de Fabrico” foram agrupadas numa única área, designada por “Conceção e Fabrico”, que também incluiu a área de desenvolvimento de produto. A área científica da “Física” foi integrada nas áreas tecnológicas da “Mecânica Aplicada” e da “Automação”. A área científica de “Fluidos e Calor” passa a ser designada por “Energia”, por forma a incluir a área da Gestão de Energia e Ambiente. As áreas científicas de “Marketing e Estratégia”, “Economia e Finanças”, “Comportamento Organizacional e Recursos Humanos” e “Direito” foram agrupadas numa área mais abrangente, designada “Economia e Gestão Empresarial”. A designação da área científica “Capacidades e atitudes pessoais, interpessoais e profissionais” foi simplificada, passando a “Capacidades Pessoais e Interpessoais”. A área científica “Conceção, Desenvolvimento, Implementação e Operação”, anteriormente associada à UC “Dissertação”, foi eliminada. Desta forma clarifica-se que a UC “Dissertação” é realizada na área científica de “Gestão de Operações” ou de “Economia e Gestão de Empresas”.

• Reestruturar a componente tecnológica do plano de estudos em torno de três áreas fundamentais: “Conceção e Fabrico”, “Energia” e “Automação”. A área da “Conceção e Fabrico”, articulada com a área da “Mecânica Aplicada”, deverá ser considerada como uma das áreas chave da Engenharia e Gestão Industrial, com uma sequência um pouco mais longa do que as restantes.

• Promover um maior equilíbrio entre estas três áreas tecnológicas no primeiro ciclo do MIEGI. Foram retiradas do plano de estudos duas unidades curriculares (UCs) na área da Mecânica Aplicada, substituindo-as por novas UCs na área da Energia e da Automação, com uma pronunciada vertente de gestão da tecnologia e de interface com os sistemas de gestão industrial.

• Promover o alinhamento temporal das diferentes áreas tecnológicas no MIEGI, garantindo o seu encerramento no final do primeiro ciclo. As UCs finais de cada área tecnológica estão centradas em competências

profissionalizantes, promovendo a integração de competências tecnológicas com competências de gestão. • A UC de cariz introdutório sobre “Materiais e Processos de Fabrico” é substituída por uma UC de cariz

profissionalizante no final da sequência da área de “Conceção e Fabrico”. A nova UC “Conceção e Fabrico” deverá permitir aos estudantes executar um projeto de desenvolvimento de um produto, de acordo com o conceito “do desenho de conceção ao fabrico de um produto”.

• Permitir que os estudantes escolham áreas tecnológicas de especialização, podendo optar por realizar duas de três UCs profissionalizantes, associadas às diferentes áreas tecnológicas existentes no primeiro ciclo de MIEGI (“Conceção e Fabrico”, “Energia” e “Automação”).

• Promover o contacto dos estudantes com UCs na área de Economia e Gestão Empresarial em todos os anos do ciclo de estudos, bem como o início da área de Gestão de Operações ainda no primeiro ciclo, com a UC “Gestão da Produção” no 3º ano.

• Reforçar a visão de que a Gestão de Operações é uma das áreas chave da Engenharia e Gestão Industrial, reforçando o peso das UCs nesta área no plano de estudos.

• Reforçar o desenvolvimento de competências transversais e capacidade de integração de conhecimentos também no segundo ciclo do MIEGI. Isto envolve a realização de projetos por grupos de estudantes, integrados em UCs do último ano, anteriores à dissertação (Projeto em Gestão de Operações e Estratégia Empresarial). • Permitir a aquisição de conhecimentos em áreas mais especializadas, dando aos estudantes a possibilidade de

escolher no segundo ciclo duas de três UCs em áreas de conhecimento específicas (Direito Empresarial; Análise e Modelação de Processos; Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico)

• Uniformizar os créditos das UCs oferecidas, com base em 6 ECTS, excetuando o caso do 1º ano / 1º semestre no qual se integra a UC “Projeto FEUP” com 1.5 ECTS (UC de integração na FEUP, comum a todos os Mestrados Integrados aí lecionados) e a UC “Macroeconomia” com 4.5 ECTS.

• Nos seis primeiros semestres do novo plano de estudos, o número médio de horas de contacto totais por semestre é de 294 horas (equivalente a 21 horas / semana). As horas de contacto totais nos dois últimos anos do plano de estudos passam a ser 245, 245 e 231 horas semestrais, no 4º ano (1º e 2º semestre) e 5º ano (1º semestre), respetivamente. Desta forma, a escolaridade acompanha a evolução da autonomia dos estudantes, reduzindo a escolaridade com o acréscimo de autonomia. O total de horas de contacto do ciclo de estudos passa de 2668 horas no anterior plano de estudos para 2506 horas no novo plano de estudos, sendo este um valor aproximado que depende das UCs de opção escolhidas pelo estudante.

2. Síntese das alterações à estrutura curricular

Introdução de sete novas unidades curriculares no plano de estudos: • “Transferência de Calor” (3º ano, 1º semestre)

UC fundamental para uma abordagem consistente à área da Energia (uma das três áreas tecnológicas do MIEGI), que permite efetuar a ligação entre as UCs de base nesta área (Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos) e uma UC posterior de índole profissionalizante, com uma pronunciada vertente de gestão.

(4)

• “Conceção e Fabrico” (3º ano, 2º semestre)

UC de índole profissionalizante na área da Conceção e Fabrico, que permite aos estudantes percorrer o ciclo de vida de desenvolvimento de um produto, de acordo com o conceito “do Desenho de Conceção ao Fabrico de um Produto”.

• “Gestão de Energia e Ambiente” (3º ano, 2º semestre)

UC de índole profissionalizante na área da Energia, que aborda temas como: Auditoria energética de um sistema industrial; Elaboração do plano de racionalização de consumos energéticos de uma instalação industrial; Efetuar balanços energéticos em análises de ciclo de vida.

• “Informática Industrial” (3º ano, 2º semestre)

UC de índole profissionalizante na área da Automação, que fornece competências aos estudantes na área da conceção e desenvolvimento de aplicações informáticas para sistemas de automação industrial (produção fabril e armazéns automáticos), com ênfase na interligação aos sistemas de informação industriais.

As UCs “Conceção e Fabrico”, “Gestão de Energia e Ambiente” e “Informática Industrial” fornecem competências profissionalizantes em cada uma das três áreas tecnológicas do ciclo de estudos (Conceção e Fabrico, Energia e Automação, respetivamente). Estas UCs deverão funcionar como opcionais de escolha condicionada, no 3º ano / 2º semestre, permitindo aos estudantes selecionar duas de três áreas tecnológicas para se especializarem. A UC “Transferência de Calor” pretende reforçar a área da energia no plano de estudos, criando condições para terminar esta área com uma UC com uma vertente profissionalizante (“Gestão de Energia e Ambiente”).

• “Projeto em Gestão de Operações” (5º ano, 1º semestre)

A UC “Projeto em Gestão de Operações” irá envolver a realização de trabalhos de equipa para a análise de problemas de gestão de operações. O método de ensino será baseado na atribuição de desafios específicos aos grupos de estudantes, baseados em problemas reais de empresas. O programa da UC está estruturado em torno de temas de especialização mais avançados, relacionados com modelos quantitativos e ferramentas de gestão de suporte às melhores práticas de gestão de operações.

• “Análise e Modelação de Processos” (5º ano, 1º semestre)

A UC “Análise e Modelação de Processos” tem por objetivo introduzir os conceitos de modelo de negócio e de processo de negócio e apresentar um conjunto de ferramentas de análise, de modelação e de gestão que permitam aos estudantes, com base na análise de processos, desenvolver modelos de negócio e especificar os sistemas de gestão de informação que suportam esses modelos.

• “Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico” (5º ano, 1º semestre)

A UC “Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico” tem uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, visando a criação de um novo negócio de cariz tecnológico.

As UCs “Análise e Modelação de Processos”, “Laboratório de Empreendedorismo Tecnológico” e “Direito Empresarial” funcionam como opcionais de escolha condicionada, no 5º ano / 1º semestre, permitindo aos estudantes escolher duas de três áreas para se especializarem.

Supressão de sete unidades curriculares no plano de estudos: • “Matemática”, anteriormente no 1º ano, 1º semestre; • “Físico-Química”, anteriormente no 1º ano, 1º semestre;

• “Introdução aos Materiais e Processos de Fabrico”, anteriormente no 1º ano, 1º semestre; • “Órgãos de Máquinas”, anteriormente no 3º ano, 2º semestre;

• “Iniciação ao Projeto I”, anteriormente no 4º ano, 2º semestre;

• “Gestão de Recursos Humanos”, anteriormente no 4º ano, 2º semestre; • “Iniciação ao Projeto II”, anteriormente no 5º ano, 1º semestre;

17 unidades curriculares são deslocadas entre anos ou semestres no plano de estudos:

• “Economia” altera a denominação para “Macroeconomia” (recua um semestre, para o 1º ano, 1º semestre) • “Análise Numérica” (recua 2 semestres, para o 1º ano, 2ºsemestre).

• “Conceção e Fabrico Assistido por Computador” altera a denominação para “Desenho Assistido por Computador” (recua dois semestres, para o 1º ano, 2º semestre)

• “Microeconomia” (recua dois semestres, para o 2º ano, 1º semestre)

• “Termodinâmica e Transferência de Calor” altera a denominação para “Termodinâmica” (recua dois semestres, para o 2º ano, 1º semestre)

• “Mecânica dos Fluidos” (recua dois semestres, para o 2º ano, 2º semestre) • “Materiais” (avança um semestre, para o 2º ano, 2º semestre).

• “Automação Industrial” altera a denominação para “Sensores e Atuadores” (avança um semestre, para o 2º ano, 2º semestre).

• “Processos de Fabrico” (avança três semestres, para o 3º ano, 1º semestre).

• “Sistemas de Automação Industrial” altera a denominação para “Sistemas Lógicos Programáveis” (avança um semestre, para o 3º ano, 1º semestre).

• “Gestão da Produção” (recua um semestre, para o 3º ano, 2º semestre).

• “Organização e Gestão da Empresa” (recua um semestre, para o 4º ano, 1º semestre) • “Sistemas de Informação I” (avança um semestre, para o 3º ano, 2º semestre). • “Investigação Operacional II” (avança um semestre, para o 4º ano, 1º semestre).

• “Métodos Quantitativos de Apoio à decisão” altera a denominação para “Analítica Empresarial” (recua um semestre, para o 4º ano, 2º semestre).

(5)

10 unidades curriculares alteram a designação:

• “Economia” altera a denominação para “Macroeconomia”

• “Conceção e Fabrico Assistido por Computador” altera a denominação para “Desenho Assistido por Computador” • “Termodinâmica e Transferência de Calor” altera a denominação para “Termodinâmica”

• “Estatística I” altera a denominação para “Estatística”

• “Estatística II” altera a denominação para “Estatística Multivariada” • “Automação Industrial” altera a denominação para “Sensores e Atuadores”

• “Mecânica dos Sólidos e das Estruturas” altera a denominação para “Resistência dos Materiais” • “Sistemas de Automação Industrial” altera a denominação para “Sistemas Lógicos Programáveis” • “Métodos Quantitativos de Apoio à decisão” altera a denominação para “Analítica Empresarial”

• “Estratégia e Competitividade Empresarial” altera a denominação para “Estratégia Empresarial”. Terá por objetivo analisar estrategicamente problemas de gestão de empresas, integrando conhecimentos multidisciplinares. O método de ensino será baseado em estudo de casos.

15 unidades curriculares alteraram o número de créditos (ECTS): • “Desenho Industrial” passa de 5 para 6 ECTS.

• “Programação de Computadores I” passa de 5 para 6 ECTS.

• “Macroeconomia” (anteriormente designada “Economia”) passa de 5 para 4.5 ECTS. • “Análise Matemática II” passa de 7 para 6 ECTS.

• “Termodinâmica” (anteriormente designada “Termodinâmica e Transferência de Calor”) passa de 7 para 6 ECTS. • “Microeconomia” passa de 5 para 6 ECTS.

• “Mecânica II” passa de 7 para 6 ECTS.

• “Sistemas Lógicos Programáveis” (anteriormente designada “Sistemas de Automação industrial”) passa de 5 para 6 ECTS.

• “Organização e Gestão da Empresa” passa de 7 para 6 ECTS.

• “Analítica Empresarial” (anteriormente designada “Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão”) passa de 7 para 6 ECTS.

• “Análise de Projetos de Investimento” passa de 7 para 6 ECTS. • “Gestão da Manutenção” passa de 7 para 6 ECTS.

• “Controlo de Gestão” passa de 7 para 6 ECTS. • “Direito Empresarial” passa de 2 para 6 ECTS.

• “Estratégia Empresarial” (anteriormente designada “Estratégia e Competitividade Empresarial) passa de 7 para 6 ECTS.

28 unidades curriculares alteraram o número de horas de contacto:

• “Álgebra Linear e Geometria Analítica” passa de 56 horas Teóricas (T) e 28 horas Teórico-Práticas (TP) para 49 horas T e 28 horas TP.

• “Programação de Computadores I” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP. • “Macroeconomia” (anteriormente Economia) passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 21 horas TP. • “Análise Matemática II” passa de 56 horas T e 28 horas TP para 42 horas T e 28 horas TP

• “Análise Numérica” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 21 horas TP

• “Eletricidade e Eletrónica” passa de 35 horas T e 21 horas TP para 42 horas Teóricas (T) e 21 horas TP • “Mecânica I” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 42 horas TP

• “Termodinâmica” (anteriormente “Termodinâmica e Transferência de Calor”) passa de 42 horas T e 28 horas TP para 28 horas T e 28 horas TP

• “Microeconomia” passa de 14 horas T e 28 horas TP para 28 horas T e 28 horas TP • “Mecânica II” 28 horas T e 56 horas TP para 21 horas T e 42 horas TP

• “Materiais” passa de 28 horas T e 42 horas TP para 28 horas T e 28 horas TP

• “Sensores e Atuadores” (anteriormente “Automação Industrial”) passa de 28 horas T e 28 horas TP para 42 horas T e 21 horas TP

• “Sistemas Lógicos Programáveis” (anteriormente “Sistemas de Automação Industrial”) passa de 42 horas T e 14 horas TP para 42 horas T e 21 horas TP

• “Contabilidade” passa de 28 horas T e 42 horas TP para 21 horas T e 42 horas TP

• “Investigação Operacional II” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP • “Gestão Financeira” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP • “Logística” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Gestão da Qualidade Total” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP • “Organização e Gestão da Empresa” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP • “Sistemas de Informação II” passa de 14 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Analítica Empresarial” (anteriormente “Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão”) passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Análise de Projetos de Investimento” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP • “Gestão da Manutenção” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Marketing” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Controlo de Gestão” passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Estratégia Empresarial” (anteriormente “Estratégia e Competitividade Empresarial”) passa de 28 horas T e 28 horas TP para 21 horas T e 28 horas TP

• “Direito Empresarial” passa de 28 horas TP para 21 horas T e 21 horas TP • “Dissertação” passa de 66 horas de Orientação Tutorial (OT) para 7 horas de OT

(6)

3. Áreas científicas da nova estrutura curricular

A Tabela 1 apresenta a síntese das áreas científicas do ciclo de estudos. Tabela 1 – Áreas científicas do ciclo de estudos

Área científica Sigla

ECTS Obrigatórios Optativos Matemática M 30 - Conceção e Fabrico CF 24 24 Energia EN 18 Automação AUT 18

Economia e Gestão Empresarial ECONGEMP 52,5 Qualquer área científica da UP QACUP -

Gestão de Operações GOP 30

Mecânica Aplicada MECAP 18 -

Informática INF 24 -

Métodos Quantitativos MTDQT 30 -

Capacidades Pessoais e

Interpessoais CPI 1,5 -

Gestão de Operações / Economia e Gestão Empresarial

GOP /

ECONGEMP 30 -

Total 276 24

O ciclo de estudos é composto por:

a) Uma componente curricular, constituída por um conjunto organizado de UCs a que correspondem 270 créditos ECTS.

b) Uma dissertação de natureza científica, a que correspondem 30 do total de 300 créditos ECTS.

A aprovação em todas as UCs e no ato público de defesa da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia e Gestão Industrial.

Aos estudantes que completem os primeiros 180 ECTS do ciclo de estudos será atribuído o grau de licenciado em Ciências de Engenharia – Perfil de Engenharia e Gestão Industrial”.

4. Novo plano de estudos / New study plan Tabela 2 – 1º ano / 1º semestre

Unidades curriculares científica Área Duração

Total de horas de trabalho

Horas de

Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Análise Matemática I / Mathematical

Analysis I M Semestral 162 42 28 70 6

Álgebra Linear e Geometria Analítica /

Linear Algebra and Analytical Geometry M Semestral 162 49 28 77 6 CH

Desenho Industrial / Industrial Drawing CF Semestral 162 28 28 56 6 CR; AC Programação de Computadores I /

Computer Programming I INF Semestral 162 21 28 49 6 CR, CH

Macroeconomia / Macroeconomics ECONGEMP Semestral 121,5 21 21 42 4,5 DEN, D, CR, CH, AC

Projeto FEUP / FEUP Project CPI Semestral 40,5 4 10 14 1,5 AC

810 308 30

N - nova; D - deslocada de ano ou semestre; DEN - denominação alterada; CH - alteração das horas de contacto; CHT – alteração da tipologia das horas de contacto; CR -alteração do número de créditos; AO - alterada de obrigatória para optativa ou de optativa para obrigatória; AC- alteração da área científica.

(7)

Unidades curriculares Área científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Análise Matemática II / Mathematical

Analysis II M Semestral 162 42 28 70 6 CR, CH

Análise Numérica / Numerical Analysis M Semestral 162 21 21 42 6 D, CH

Desenho Assistido por Computador /

Computer Aided Design CF Semestral 162 28 28 56 6 D, DEN, AC

Eletricidade e Eletrónica / Electricity and

Electronics AUT Semestral 162 42 21 63 6 CH, AC

Programação de Computadores II /

Computer Programming II INF Semestral 162 28 28 56 6

810 287 30

Tabela 4 – 2º ano / 1º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Análise Matemática III / Mathematical

Analysis III M Semestral 162 42 28 70 6

Mecânica I / Mechanics I MECAP Semestral 162 21 42 63 6 CH, AC

Termodinâmica / Thermodinamics EN Semestral 162 28 28 56 6 D, DEN, CR, CH, AC

Estatística / Statistics MTDQT Semestral 162 28 28 56 6 DEN, AC

Microeconomia / Microeconomics ECONGEMP Semestral 162 28 28 56 6 D, CR, CH, AC

810 301 30

Tabela 5 – 2º ano / 2º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração

Total de horas de trabalho

Horas de

Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Mecânica II / Mechanics II MECAP Semestral 162 21 42 63 6 CR, CH, AC

Materiais / Materials CF Semestral 162 28 28 56 6 CH, D, AC

Mecânica dos Fluidos / Fluid Mechanics EN Semestral 162 28 28 56 6 D, AC

Sensores e Atuadores / Sensors and

Actuators AUT Semestral 162 42 21 63 6 D, DEN, CH

Estatística Multivariada / Multivariate

Statistics MTDQT Semestral 162 28 28 56 6 DEN, AC

810 294 30

Tabela 6 – 3º ano / 1º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Resistência dos Materiais / Strength of

Materials MECAP Semestral 162 28 28 56 6 DEN

Processos de Fabrico / Manufacturing

Processes CF Semestral 162 28 28 56 6 D, AC

Transferência de Calor / Heat Transfer EN Semestral 162 28 28 56 6 N, AC

Sistemas Lógicos Programáveis /

Programmable Logic Systems AUT Semestral 162 42 21 63 6 D, DEN, CR, CH

Investigação Operacional I / Operational

Research I MTDQT Semestral 162 28 28 56 6

(8)

Tabela 7 – 3º ano / 2º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Sistemas de Informação I / Information

Systems I INF Semestral 162 28 28 56 6 D

Gestão da Produção / Production

Management GOP Semestral 162 28 28 56 6 D

Contabilidade / Accounting ECONGEMP Semestral 162 21 42 63 6 CH, AC

Conceção e Fabrico / Design and

Manufacturing CF Semestral 162 28 28 56 6 Optativa, N, a)

Gestão de Energia e Ambiente / Energy

Management and Environment EN Semestral 162 28 28 56 6 Optativa, N, a)

Informática Industrial / Industrial

Informatics AUT Semestral 162 28 28 56 6 Optativa, N, a)

Qualquer unidade curricular da UP QACUP Semestral 162 Depende da

uc.escolhida* 6 Optativa, N, a)

810 287** 30

a) O estudante terá de realizar 12 ECTS de entre o grupo de opções. * Cálculo para 56 horas de contacto.

** Variável em função da unidade curricular de opção escolhida pelo estudante. Tabela 8 – 4º ano / 1º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações T TP TOTAL Investigação Operacional II /

Operational Research II MTDQT Semestral 162 21 28 49 6 D, CH

Logística / Logistics GOP Semestral 162 21 28 49 6 CH

Gestão da Qualidade Total / Total

Quality Management GOP Semestral 162 21 28 49 6 CH, AC

Gestão Financeira / Financial

Management ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6 CH, AC

Organização e Gestão da Empresa /

General Management ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6 D, CR, CH, AC

810 245 30

Tabela 9 – 4º ano / 2º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração

Total de horas de trabalho

Horas de

Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Sistemas de Informação II / Information

Systems II INF Semestral 162 21 28 49 6 D, CH

Analítica Empresarial / Business

Analytics MTDQT Semestral 162 21 28 49 6 D, DEN, CR, CH

Gestão da Manutenção / Maintenance

Management GOP Semestral 162 21 28 49 6 CR, CH

Análise de Projetos de Investimento /

Investment Projects Appraisal ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6 CR, CH, AC

Marketing / Marketing ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6 D, CH, AC

(9)

Tabela 10 – 5º ano / 1º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração

Total de horas de trabalho

Horas de

Contacto ECTS Observações T TP TOTAL

Controlo de Gestão / Management

Control ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6 CR, CH, AC

Projeto em Gestão de Operações /

Operations Management Project GOP Semestral 162 21 28 49 6 N

Estratégia Empresarial / Corporate

Strategy ECONGEMP Semestral 162 21 28 49 6

DEN, CR, CH, AC Análise e Modelação de Processos /

Business Processes Modeling GOP Semestral 162 21 21 42 6 Optativa, N, b) Laboratório de Empreendedorismo

Tecnológico / Technological Entrepreneurship Laboratory

ECONGEMP Semestral 162 14 28 42 6 Optativa, N, b)

Direito Empresarial / Company and

Business Law ECONGEMP Semestral 162 21 21 42 6

Optativa, CR, AO, CH, AC, b) Qualquer unidade curricular da UP QACUP Semestral 162 Depende da uc

escolhida* 6 Optativa, N, b)

810 245** 30

b) O estudante terá de realizar 12 ECTS de entre o grupo de opções. * Cálculo para 56 horas de contacto.

** Variável em função da unidade curricular de opção escolhida pelo estudante. Tabela 11 – 5º ano / 2º semestre

Unidades curriculares Área

científica Duração Total de horas de trabalho Horas de Contacto ECTS Observações OT TOTAL Dissertação / Dissertation GOP / ECONGEMP Semestral 810 7 7 30 CH, AC

5. Organização das novas Unidades Curriculares

5.1 Unidade curricular: Transferência de Calor / Heat Transfer Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular: Fernando Manuel Coutinho Tavares de Pinho

Tipo de aulas: 28 horas Teóricas e 28 horas Teórico-Práticas. Objetivos de aprendizagem:

Objetivo:

Compreender os mecanismos e os modos (condução, convecção e radiação) de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos e da sua expressão matemática mais do que a preocupação de quaisquer automatismos.

Competências:

Ser capaz de efetuar análise qualitativa mas também quantitativa para situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de

dimensionamento. Num e noutro casos recorrer ao apoio de sistemas de simulação e cálculo. Resultados da aprendizagem:

Valorizar a perspetiva desta unidade curricular como instrumento de abordagem aos processos de conversão energética e oportunidades de uso ambientalmente relevante da energia-calor, nomeadamente, através da eficiência energética.

Learning outcomes of the curricular unit: Objective:

To understand the mechanism and modes of heat transfer (Diffusion, convection and radiation) and the corresponding governing equations. To provide the means to analyse qualitatively and quantitatively thermal systems in what concerns heat transfer phenomena. The course will also provide some notions of heat exchangers and mass transfer.

Competencies:

To be able to perform both qualitative and quantitative analysis of problem involving simple analytical solutions or straightforward experimental correlations. To be able to use the analysis for the design and dimensioning of systems. To be able to use more tools with more advanced codes inserted.

Learning Outcomes:

To value the perspective of the course as an instrument to approach energy conversion processes and opportunities of the use of heat in an environmentally relevant way, with emphasis on energy efficiency.

(10)

Conteúdos programáticos:

1. Introdução aos mecanismos de Transferência de Calor. Posicionamento da Unidade Curricular de Transferência de Calor no contexto da utilização da energia calor fazendo o contraponto da sua abordagem ao nível dos processos, com a Termodinâmica, que se baseia em balanços entre estados “finais”.

2. Condução: equação de Fourier, condução estacionária, alhetas, condução monodimensional transiente. 3. Convecção: equação da energia, escoamentos internos e externos, convecção natural, convecção com mudança

de fase.

4. Transferência de calor por radiação: fenómeno da radiação, propriedades dos materiais, métodos de cálculo elementares associados à emissão e à absorção, aos balanços e às trocas por radiação.

5. Permutadores de calor: Definição dos tipos de processo de permuta de calor e caracterização de objetivos e potencialidades de diversas tipologias e configurações de permutadores.

6. Transferência de Massa. Syllabus:

1 Introduction to the heat and mass transfer mechanisms; Positioning of the Heat Transfer Course in the context of energy-heat use, making the counterpoint of its approach in terms of processes, with thermodynamics, which is based on balances between "end" states.

2 Conduction: Fourrier’s law; Steady-state and transient monodimensional conduction; Fins.

3 Convection: Equation of Energy, Internal and External flows, Natural Convection, Convection with phase change. 4 Heat Transfer through Radiation: phenomenon of radiation, material properties, basic calculation methods

associated with emission and absorption, balances and exchanges by radiation.

5 Heat Exchangers: Definition of types of heat exchange processes and characterization of objectives and potential of various types and configurations of heat exchangers.

6 Mass transfer.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Esta unidade curricular apresenta os conceitos basilares da transferência de calor. Beneficiando do conhecimento e competências adquiridas anteriormente no ciclo de estudos, fornece-se um tratamento abrangente e coerente de conceitos e de ferramentas para a análise de sistemas que envolvam trocas de energia com a vizinhança ou onde ocorra transferência de calor por condução. Esta unidade curricular aborda pois conceitos fundamentais para a realização de estudos térmicos em sistemas, bem como para realizar análises de transferência de calor numa extensa variedade de situações. Promove-se também a visão crítica das vantagens e limitações das diferentes análises, bem como a sua adaptação a diferentes casos de estudo.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives:

This course presents the basic concepts of heat transfer. Benefiting from the knowledge and skills acquired previously in the course, this course provides a comprehensive and coherent treatment of concepts and tools for the analysis of systems involving energy exchanges or conductive heat transfers. This course discusses the fundamental concepts for conducting thermal studies of systems, as well as to perform heat transfer analysis in a wide variety of situations. It also promotes a critical assessment of the advantages and limitations of different analysis, as well as their suitability to analyse different case studies.

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Metodologia de ensino:

Exposição dos conceitos nas aulas teóricas semanais (2 aulas de 1,5 horas) acrescida de uma aula prática semanal de 1,5 h para discussão e validação da resolução de problemas típicos com o apoio tutorial inerente em função do interesse dos estudantes.

Tipo de Avaliação:

Avaliação distribuída sem exame final Fórmula de avaliação:

A avaliação desta Unidade Curricular é realizada por dois testes, sem consulta, a realizar durante o semestre, sendo que cada teste tem um peso de 50% para a nota final.

A prova de recurso pode ser feita só ao primeiro teste (peso de 50% para a nota final), só ao segundo teste (peso de 50% para a nota final) ou a toda a matéria (peso de 100% para a nota final).

Teaching methodologies (including evaluation): Teaching methodology:

Two lectures of 1.5h/ week for the presentation of theory and one tutorial of 1.5h/ week for discussion of typical cases. Type of evaluation:

Continuous evaluation without final exam Evaluation formula:

Two assignments (A and B), each with a weight of 50%. Assignments A is in the middle of the semester and B at the end of the semester. There will be a resit exam, that can cover the subjects only of the first assignment (with a weight of 50%), only of the second assignment (with a weight of 50%), or all the course topics (with a weight of 100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

As aulas são do tipo teórico-práticas, dando os docentes bastante apoio tutorial em horas extracurriculares. As aulas Teóricas são usadas para dar cumprimento aos objetivos mais relacionados com os conceitos teóricos dos assuntos apresentados.

Sempre que possível, a teoria é complementada com a apresentação de exemplos práticos que também mostram as capacidades e as variadas aplicações das áreas envolvidas.

(11)

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and learning outcomes:

The classes are of type theoretical and practical, being the professors available for extra-curricular hours of tutorial support. The theoretical classes are used to fulfil the objectives related to the theoretical concepts of the presented subjects.

Whenever possible, the theory is complemented with practical examples that also demonstrate the capabilities and the varied applications of the areas involved.

Bibliografia principal:

Incropera, F. and Witt, D., "Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa", LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A., 2003.

"Enunciados de exercícios para apoio às aulas práticas".

"Tabelas de propriedades dos fluidos e características de sistemas para apoio às aulas práticas".

Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. P. and Witt, D. P., "Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 7th edition, John Wiley and Sons, 2011.

Çengel, Y.A., "Heat Transfer - A Practical Approach", McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2. Holman, J.P.; "Heat Transfer", McGraw-Hill, 1998. ISBN: 0-07-114320-3.

Ozisik, N., "Basic Heat Transfer", McGraw-Hill.

5.2 Unidade curricular: Gestão de Energia e Ambiente

Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular: Carlos Manuel Coutinho Tavares de Pinho Tipo de aulas: 28 horas Teóricas e 28 horas Teórico-Práticas.

Objetivos de aprendizagem: Objetivo principal:

Capacitar os estudantes para avaliar o desempenho energético de uma instalação ou empresa e de definir estratégias para otimizar tais consumos.

Resultados Esperados:

No final do período letivo pretende-se que o estudante: - Conheça a importância da economia de energia; - Saiba avaliar os resultados de uma Auditoria Energética;

- Seja capaz de definir os parâmetros a respeitar num Plano de Racionalização dos Consumos Energéticos; - Esteja habilitado a trabalhar em Gestão de Energia.

Learning outcomes of the curricular unit: Main objective:

Enable students to evaluate the energy consumption of a facility or company and to define strategies to optimize such consumption.

Expected Results:

By the end of the semester, students should: - be acquainted with importance of energy saving - know how to assess results in an energy audit

- be able to define the parameters that should be followed in an Energy Consumption Rationalization Plan - be able to manage energy systems

Conteúdos programáticos:

- A Necessidade da Gestão de Energia. A Auditoria de Energia e o Plano de Racionalização dos Consumos de Energia.

- Princípios Gerais da Contabilidade Energética. Escalas Energéticas.

- Análise Exergética. Exergia Calor. Irreversibilidade. Relação de Guoy-Stodola. Co-energia e Co-entalpia. Rendimentos Exergéticos.

- Cogeração. Critérios para Avaliação das Cogerações. Tipos de Instalações de Cogeração. Análise Económica dos Sistemas de Cogeração.

- Análise de Ciclos de Vida: Princípios e Objetivos. Metodologia e Aplicações. Componentes de uma Análise de Ciclo de Vida: Unidade funcional; Fronteiras do Sistema; Entradas e Saídas; Análise de Impactos; Custos.

- Impacto Ambiental dos Sistemas Energéticos. Índices de Emissão e Fatores de Emissão. - Introdução ao Pré-dimensionamento de Redes de Vapor de Água e de Termofluido. Syllabus:

- The Need for Energy Management. The Energy Audit and the Racionalization Plan. - Basic Principles of Energy Accountancy. Energy Scales.

- Exergy Analysis. Exergy of Heat. Irreversibility. The Guoy-Stodola Relation. Co-energy and Co-enthalpy. Exergy Efficiency.

- Cogeneration. Basic Criteria for the Evaluation of Cogeneration Plants. Types of Cogeneration Plants. Economic Analysis of Cogeneration Systems.

- Life Cycle Analysis: Principles and Objectives. Methodology and Applications. Components of a Life Cycle Analysis: Functional unit; Borders of the System; Inputs and Outputs; Impact Analysis; Costs.

- Environmental Impact of Energy Systems. Emission rates and emission factors. - Introduction to Preliminary Design of Steam and Thermal Fluid Networks.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Esta unidade curricular apresenta os conceitos basilares de gestão de energia, beneficiando do conhecimento e competências adquiridas anteriormente no ciclo de estudos. Os temas tratados são os necessários para o cumprimento dos objetivos desejados. Fornece-se um tratamento abrangente e coerente de conceitos e de ferramentas para a análise de sistemas que envolvam consumos de energia. Esta unidade curricular aborda pois conceitos fundamentais

(12)

para a realização de análises energéticas em sistemas, bem como análise de ciclos de vida para avaliação de sustentabilidade ambiental. Promove-se também a visão crítica das vantagens e limitações das diferentes análises, bem como a sua adaptação a diferentes casos de estudo.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives:

This course presents the basic concepts of energy management, benefiting from the knowledge and skills acquired previously in this course. The topics covered are necessary for achieving of the desired goals. This curricular unit provides a comprehensive and coherent treatment of concepts and tools for the analysis of systems involving energy consumption. This course covers fundamental concepts for exergetic analysis of systems and life cycle assessments, supporting the evaluation of environmental sustainability. It also promotes a critical view of the advantages and limitations of different analyses, as well as their adaptation to different case studies.

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Metodologia de ensino:

- Aulas onde se intercalam a exposição teórica e a resolução de problemas. Tipo de Avaliação:

- Avaliação por exame final Fórmula de avaliação:

- Avaliação das aulas práticas e teórico-práticas: 10%

- Exame: 90% (provas escritas c/ consulta de 3h de duração média). Teaching methodologies (including evaluation):

Teaching Methodology:

- Classes with theoretical presentation of the course content and solution of numerical problems. Type of evaluation:

Evaluation by final exam Evaluation formula:

- Evaluation of students’ behavior in class: 10% - Written examination: 90% (duration around 3 hours).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Nesta unidade curricular será adotada uma metodologia de ensino que privilegia a compreensão dos conceitos de forma a permitir a aquisição de competências, especializadas e específicas, que capacitem para um exercício profissional competente.

Nas aulas teóricas, para além da exposição dos conceitos fundamentais, procura-se dar exemplos de problemas do dia-a-dia relativos à matéria exposta, de forma dar um carácter prático aos temas e a motivar os estudantes.

Nas aulas práticas, são resolvidos, da forma participativa, exercícios que embora envolvam os conceitos fundamentais lecionados nas aulas teóricas, abordam problemas do dia-a-dia, com o objetivo de procurar dar um carácter prático à matéria e assim conseguir manter os estudantes motivados.

A metodologia é a compatível com as condições existentes na FEUP.

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and learning outcomes: This course adopts a teaching methodology that focuses on understanding the concepts, in order to allow the acquisition of skills, specialized and specific, that enable a competent professional practice.

In the lectures (theoretical classes), in addition to the exposition of the fundamental concepts, examples of day to day problems relating to the topics covered are explored, in order to provide a practical view of this scientific area and motivate the students.

In practical classes problems involving the fundamental concepts taught in lectures are solved, adopting a participative approach. The problems addressed often involve real-world situations, in order to give a practical character to the topics learned and keep the students motivated.

The methodology is compatible with the existing conditions at FEUP. Bibliografia principal:

Carlos Pinho; "“Gestão de Energia Térmica”", AEFEUP, 2003 (Sebenta da unidade curricular). Le Goff, P.; "“Energetique Industrielle”, Tomos I, II e III", Technique et Documentation, 1979, Bejan, Adrian; "Thermal design and optimization". ISBN: 0-47158467-3,

Horlock, J.H; "“Combined Power Plants”", Pergamon Press, 1992. 5.3 Unidade curricular: Informática Industrial

Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular: Paulo José Lopes Machado Portugal Tipo de aulas: 28 horas Teóricas e 28 horas Teórico-Práticas.

Objetivos de aprendizagem:

Dotar os estudantes de competências ao nível da conceção e desenvolvimento de aplicações informáticas para sistemas de automação industrial (produção fabril e armazéns automáticos), com ênfase na interligação aos sistemas de informação.

Learning outcomes of the curricular unit:

Provide students with skills in the design and development of software for industrial automation systems (industrial production and automated warehouses), emphasizing the interconnection with information systems.

(13)

Conteúdos programáticos:

- Arquitetura de controlo de processos industriais.

- Modelação de aplicações ao nível da célula de fabrico utilizando Grafcet. Desenvolvimento de aplicações utilizando linguagens de programação industriais normalizadas (IEC-61131-3).

- Modelação de aplicações ao do nível do shop floor. Modelação com UML (Unified Modelling Language). Padrões de Conceção (Design Paterns) utilizados em ambiente industrial (ISA88 e ISA95) Programação orientada por objetos de acordo com a norma IEC 61131-3.

- Introdução à tecnologia OPC. Interligação aos sistemas de informação Syllabus:

- Control Architecture of industrial processes.

- Modeling applications for manufacturing cell using Grafcet. Developmentof applications using normalized industrial programming languages (IEC 61131-3-).

- Modeling of applications for the shop floor level. Modeling with UML (Unified Modelling Language). Design of Standards (Design Paterns) used in industrial environment (ISA88 and ISA95). Programming oriented to objects according to IEC 61131-3.

- Introduction to OPC technology. Interconnection with information systems

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos desta UC foram concebidos, nos seus grandes capítulos, por forma a dotar os estudantes de uma visão crítica sobre a modelação e os padrões de modelos utilizados no desenvolvimento de aplicações de controlo industrial. A ferramenta de modelação (UML) mais comum é objeto de estudo e prática, bem como a passagem destes modelos para aplicações reais recorrendo a tecnologias de programação à escolha do estudante.

Nas aulas práticas, os estudantes são chamados a desenvolver uma aplicação de controlo industrial que abarca diversos níveis do modelo ISA95 por forma a consolidarem os conhecimentos adquiridos.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives:

The content of this course was designed to provide students with a critical view of modelling and the design patterns used in the development of industrial control applications.

The UML modelling tool is the most common used, and is therefore the focus and object of study, both in theory and in practice. Methods of implementing these models in a chosen programming language is also studied.

In practical classes, students are called on to develop an industrial control application that covers several levels of the ISA95 model in order to consolidate the acquired knowledge.

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Metodologia de Ensino:

Aulas teóricas: exposição dos assuntos a tratar, acompanhados pela apresentação e discussão de exemplos práticos. Aulas teórico-práticas: Resolução de exercícios práticos e apoio à realização do projeto de sistema de controlo de célula flexível de fabrico.

Tipo de Avaliação:

Avaliação distribuída com exame final Fórmula de avaliação:

- Exame final: 9 valores - Trabalho prático: 9 valores - Opinião docente: 2 valores

Em cada uma das componentes de avaliação, os estudantes devem obter uma classificação mínima de 40%. Nas situações em que exista uma diferença superior a 4 valores nas classificações obtidas na prova escrita e nos trabalhos práticos (numa escala 0-20), a maior dessas classificações será ajustada para que essa diferença passe a ser de 4 valores.

Teaching methodologies (including evaluation): Teaching Methodology:

Theoretical classes: Presentation of the themes of the course and discussion of practical examples

Practical classes: Resolution of exercises and supervision of the assignments (control of a flexible manufacturing cell) Type of evaluation:

Continuous evaluation with final exam Formula Evaluation:

- Final Exam: 9 values

- Practical Assignment: 9 values - Professors’ opinion: 2 values

Students have to reach a minimum mark of 40% in each of the assessment components. If it happens to exist a difference of more than 4 values between the two components (from 0 to 20), the best mark will be adjusted, so that there is only a difference of 4 values.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A metodologia de ensino adotada nesta UC, baseia-se na exposição teórica dos conceitos fundamentais sobre modelação e padrões, num contexto de análise aberta com os estudantes, tendo em vista a boa compreensão dos conceitos apresentados. Com base nos conceitos teóricos adquiridos, os estudantes são chamados à realização de trabalhos práticos laboratoriais, com o objetivo de, pela experiência, solidificarem conceitos, desenvolverem competências práticas próprias de forma autónoma e em trabalho de grupo.

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and learning outcomes: The teaching methodology adopted for this curricular unit is based upon theoretical lectures that address the fundamental concepts of modelling and design patterns, using an open environment in which students can actively

(14)

participate and therefore achieve full comprehension of the studied concepts. Based upon the acquired theoretical concepts, students are called on to perform laboratory applications, thus consolidating their knowledge through experience, working both autonomously and in groups.

Bibliografia principal:

Karl-Heinz John, Michael Tiegelkamp; "IEC 61131-3: Programming Industrial Automation Systems", Springer; 1 edition (April 27, 2001), 2001. ISBN: ISBN-13: 978-3540677529,

Lewis, Robert W.; "Modelling control systems using IEC 61499". ISBN: 0-85296-796-9, Fowler, Martin; "UML distilled". ISBN: 0-201-65783-X.

Robert W. Lewis; "Programming Industrial Control Systems Using Iec 1131-3", Institution of Electrical Engineers; Revised edition (October 1998), 1998. ISBN: ISBN-13: 978-0852969502,

Brandl, Dennis; "Design Patterns for Flexible Manufacturing". ISBN: 978-1-55617-998-3. 5.4 Unidade curricular: Projeto em Gestão de Operações

Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular: Bernardo Sobrinho Simões de Almada Lobo Tipo de aulas: 21 horas Teóricas e 28 horas Teórico-Práticas.

Objetivos de aprendizagem:

Realização de trabalhos de equipa para a análise de problemas de gestão de operações de empresas e

desenvolvimento de propostas de abordagem, visando a conceção e planeamento de soluções para problemas reais. Pretende-se que os estudantes num contexto de funcionamento complexo e integrado sejam confrontados com a necessidade de, em equipa:

1. Identificar, descrever, estruturar e especificar problemas no âmbito da gestão de operações; 2. Identificar, demonstrar e discriminar causas de problemas;

3. Aplicar metodologias, técnicas e ferramentas, consideradas ‘boas-práticas’ no domínio da gestão de operações; 4. Analisar e avaliar resultados no contexto de um problema complexo;

5. Delinear, conceber e planear uma solução ou proposta de resolução para um problema. Learning outcomes of the curricular unit:

Learning outcomes of the curricular unit

Teamwork for analysis of Operations Management problems in companies and development of approach proposals, aiming at designing and planning solutions for real-world problems. It is expected that students, as teams, work in a complex, and integrated operating context, allowing them to:

1. Identify, describe, structure, and specify problems in the scope of operations management; 2. Identify, demonstrate and discriminate problem causes;

3. Apply methodologies, techniques and tools, recognized as “best practices” in the domain of operations management. 4. Analyze and evaluate results in the context of a complex problem;

5. Sketch, design and plan a solution or resolution proposal for a problem. Conteúdos programáticos:

Trabalho de equipa na análise de problemas reais de empresas na área de Gestão de Operações, que deverá conduzir à sistematização, delineação, planeamento e desenvolvimento de soluções. Esta unidade curricular está vocacionada para a:

- Integração dos conhecimentos e competências adquiridas nas restantes unidades curriculares da área científica de Gestão de Operações (designadamente Gestão da Produção, Gestão da Manutenção, Logística e Gestão da Qualidade)

- Especialização de temas de gestão de operações mais avançados, relacionados com os casos reais resolvidos pelos grupos de estudantes

- Desenho, análise e implementação de modelos e métodos quantitativos e ferramentas de gestão de suporte às melhores práticas de gestão de operações das empresas (visão geral de modelos, aplicações e algoritmos de otimização combinatória)

Syllabus:

Teamwork in the analysis of operations management real-world problems, which will lead to the systematization, delineation, planning and development of solutions. This course is devoted to:

- Integration of knowledge and competences previously acquired in other courses from the scientific area of Operations Management (namely Production Management, Maintenance Management, logistics and Quality Management) - Specialization in advanced topics on Operations Management, related to real-world problems to be solved by groups

of students;

- Design, analysis and implementation of quantitative models, methods and management tools to support the best practices in operations management problems appearing in companies (overview of models, applications and algorithms for combinatorial optimization).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Os conteúdos programáticos foram criteriosamente escolhidos de forma a possibilitar uma aprendizagem contínua e gradual dos conhecimentos a adquirir nesta Unidade Curricular (UC), no sentido de se atingir os objetivos propostos. O programa segue diretamente os objetivos, abordando os conceitos, modelos, técnicas e ferramentas relacionados com o desenho, o planeamento e o desenvolvimento de soluções integradas para problemas de gestão de operações. O ponto a) serve para “identificar, descrever, estruturar e especificar problemas no âmbito da gestão de operações”; O ponto b) para “Identificar, demonstrar e discriminar causas de problemas”, bem como para “analisar e avaliar resultados no contexto de um problema complexo”. O ponto c) permitirá “ aplicar metodologias, técnicas e ferramentas,

consideradas ‘boas-práticas’ no domínio da gestão de operações e “delinear, conceber e planear uma solução ou proposta de resolução para um problema”.

(15)

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives:

The programmatic contents were chosen to enable a gradual and continuous learning to acquire knowledge in this Curricular Unit (CU) in order to achieve these objectives.

The program follows directly the objectives by introducing concepts, models, techniques and tools related to the design, planning and development of integrated solutions to real-world operations management problems. Item a) will serve to "identify, describe, structure, and specify problems in the scope of operations management”; item b) to “identify, demonstrate and discriminate problem causes”, as well as to “analyse and evaluate results in the context of a complex problem”; item c) will allow to “apply methodologies, techniques and tools, recognized as best practices in the domain of operations management”, and to “sketch, design and plan a solution or resolution proposal for a problem”.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Metodologia de aprendizagem ativa, combinando fases de exposição de conteúdos e conceitos com fases de resolução e discussão em grupo dos casos de estudo a resolver ao longo do semestre. Para atingir os objetivos da unidade curricular, os estudantes terão de:

- Preparar e resolver um caso de estudo real na área da gestão de operações (60%); - Ler e apresentar artigos científicos em diferentes tópicos de gestão de operações (20%); - Discutir os resultados intermédios da resolução do caso de estudo nas sessões em aula (20%);

São utilizados como meios de apoio computadores, "datashow" e aplicações informáticas específicas, para além do EXCEL.

Avaliação distribuída sem exame final, com base na resolução do caso de estudo. Teaching methodologies (including evaluation):

Active learning methods will be employed to introduce concepts, based on the real life problems to be solved, and appropriate software for supporting its resolution. To pursue the course objective most effectively, students will have to: - Prepare and solve the assigned case

- Read and present research papers on different operations management - Discuss in class the intermediate results of the case study;

The supporting class tools will be computer, a data show, and specific software packages besides EXCEL. The students will be evaluated throughout the course, without a final exam, based on the resolution of a case study. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A metodologia adotada pretende induzir uma aprendizagem gradual dos conceitos teóricos e práticos de forma a estimular uma aprendizagem contínua e pró-ativa do estudante. Salienta-se que o processo de aprendizagem, conduzido pelo docente, é sempre centrado no estudante, identificando e valorizando os seus potenciais e simultaneamente auxiliando-o nas suas dificuldades.

A discussão dos artigos científicos é utilizada para aprofundamento de conhecimentos, enquanto a resolução do caso de estudo potencia a integração de conceitos. Esta metodologia fomenta o pensamento crítico e a capacidade de comunicação.

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and learning outcomes:

The methodology aims to induce a gradual learning of theoretical concepts and practical in order to encourage a proactive and continuous learning by the student. It is worth of note that the learning process, led by the teacher, is always learning centered, identifying and highlighting the potential of the students and simultaneously helping them in their difficulties.

The discussion and presentation of research papers is used to deepen the knowledge, while the practical assignment fosters the consolidation of the learning process.

Bibliografia principal:

Chase, Richard B.;Operations management for competitive advantage. ISBN: 0-07-121555-7

Ballou, Ronald H.;Business logistics management. ISBN: 0-13-081262-5 (Ballou, R. H., Prentice-Hall International, Inc., 1999)

Michaelwicz, Zbigniew; Fogel, David B; How to Solve It: Modern Heuristics, Springer-Verlag, 2004. ISBN: 3-540-22494-7 (2nd ed. Revised and Extended edition)

5.5 Unidade curricular: Conceção e Fabrico

Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular: Joaquim Oliveira Fonseca Tipo de aulas: 28 horas Teóricas e 28 horas Teórico-Práticas.

Objetivos de aprendizagem:

Dotar os estudantes de uma visão ampla das metodologias de desenvolvimento de produto aplicáveis à conceção de peças de complexidade moderada, seguindo uma abordagem abrangente desde o desenho de conceção até ao fabrico do produto.

Espera-se desenvolver nos estudantes competências para:

- gerar sólidos e superfícies complexas em software de desenvolvimento de produto (e.g. NX Unigraphics).

- analisar forças e tensões, relacionando-as com as formas definidas (incluindo espessura e dimensão) e os materiais selecionados.

- avaliar a integridade estrutural das peças projetadas com recurso a modelos de elementos finitos. - identificar processos de fabrico adequados às peças concebidas

- identificar a eventual necessidade de desenvolver moldes e/ou ferramentas adequadas à obtenção das peças. Será dado maior ênfase à aquisição de conhecimentos relacionados com o fabrico das peças por prototipagem rápida.

(16)

Learning outcomes of the curricular unit:

Provide students with an overview of product development methodologies for the design of products with moderate complexity, following a comprehensive approach from the design of products to their production.

It is expected to endow the students with skills to:

- Generate solids and complex surfaces using product development software (eg NX Unigraphics).

- Analyze forces and tensions, as well as their relationship with the shapes specified (including thickness and size) and the materials selected.

- Evaluate the structural integrity of products based on their design using finite elements models. - Identify manufacturing processes appropriate to the parts designed

- Identify the potential need to develop molds and/or tools appropriate to the production of the parts. Particular attention will be given to the rapid prototyping manufacturing method.

Conteúdos programáticos:

- Metodologias de desenvolvimento de produto e projeto de componentes - Utilização do software de desenvolvimento de produto (NX Unigraphics)

- Seleção de materiais e processos de fabrico compatíveis com as características pretendidas para os produtos concebidos.

Syllabus:

- Methodologies for Product development and project of components - Use of software (Unigraphics NX) for product development

- Selection of materials and manufacturing processes compatible with the characteristics intended for the products. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

O programa visa transmitir os conhecimentos necessários à conceção e fabrico de peças. Começa por uma abordagem mais geral às metodologias de desenvolvimento de produto e projeto de componentes, que enquadra as várias fases que os estudantes irão percorrer na execução do projeto que lhes é atribuído, desde o desenho das peças até ao fabrico do produto. A utilização de um software de desenvolvimento de produto está diretamente ligada aos objetivos de aprendizagem que envolvem a geração de sólidos e superfícies complexas, análise de forças e tensões e avaliação de integridade estrutural. O terceiro ponto do conteúdo programático, relacionado com a seleção dos materiais e processos de fabrico, está relacionado com os dois últimos objetivos de aprendizagem. Visa desenvolver a capacidade de identificação de processos de fabrico e materiais adequados à execução de peças com determinadas

características. A realização de trabalhos experimentais, incluindo a conceção de pequenas peças tendo em vista o seu fabrico por processos de prototipagem rápida, juntamente com a realização de um relatório, permite consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos e testá-los em ambiente real.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit’s objectives:

The program aims to convey the knowledge required to design and manufacture products. It starts with a general approach to product development methodologies and design of components, that contextualises the various stages that students will experiment when implementing their project, from the design of parts to manufacture the product. The use of a product development software is directly related to the learning objectives involving the generation of solids and complex surfaces, analysis of forces and tensions and evaluation of structural integrity. The third item of the program, corresponding to the selection of materials and manufacturing processes, is related to the last two learning objectives. It aims to develop the ability to identify manufacturing processes and materials suitable for obtaining components with certain characteristics. The experimental work involved in students’ projects, including the design of small parts and their manufacture by rapid prototyping processes, together with the preparation of a report, allows consolidating the theoretical knowledge acquired in the classes, as well as their application in a real environment.

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Metodologia de ensino:

Nas aulas teóricas é feita uma exposição detalhada do programa da unidade curricular, complementada com a análise de exemplos de aplicação considerados relevantes. Nas aulas teórico-práticas são propostos exercícios, a realizar pelos estudantes em computador, para aplicação dos conhecimentos adquiridos. O trabalho de projeto é proposto nas primeiras sessões da unidade curricular. Nas aulas ao longo do semestre vão sendo dadas orientações que permitam ir integrando os conhecimentos, quer relativamente aos cálculos de integridade estrutural, incluindo análises de tensão e deformação, quer relativamente à seleção dos materiais e processos de fabrico.

Tipo de Avaliação:

Avaliação distribuída com exame final Fórmula de avaliação:

O estudante deve, obrigatoriamente, submeter-se à avaliação em todas as suas componentes: - Exame final (com nota mínima de 7 valores)

- Trabalho de projeto

A nota final da unidade curricular resultará da média pesada das classificações obtidas em cada uma das componentes da avaliação, com os seguintes pesos: exame final: 50% e trabalho de projeto: 50%

Teaching methodologies (including evaluation): Teaching Methodology:

The theoretical classes expose in detailed the course syllabus, which is complemented with the analysis of relevant application examples. Students are expected to analyze problems in practical classes, and solve the exercises proposed using computer software. The project work is proposed in the first sessions of the course. Throughout the semester, students are guided in order to integrate the information acquainted in the course, allowing a robust product development exercise. The analysis of the structural integrity of the product, including stress and strain analysis, and the selection of materials and manufacturing processes are issues discussed in practical classes.

Referências

Documentos relacionados

Fundação Átrio da Música | ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho e Câmara Municipal de Viana do Castelo... Música

Decisões relacionadas à aplicação da CISG provenientes da China (em particular, sentenças arbitrais) são colocadas à disposição do público regularmente, e

Devido à existência de interação entre grupamento genético e a idade das novilhas foram estimadas equações de regressão da idade para cada grupamento genético

De acordo com Oliveira e Tamayo (2002), o pressuposto básico sobre valores é que estes são modelos que guiam as ações tanto quanto atitudes, sendo mais centrais do que

Se estiver grávida ou a amamentar, pense que está grávida ou planeiaengravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento, pois Ketesse pode não

Proponha que seus alunos, em duplas, es- crevam uma continuação para a história, que revele para onde a velhinha foi e como foi recebida ao chegar acompanhada de um grupo de

55: “Poner semejante acto, sin outra determinación, es ponerlo como puro, ya que no es sino el acto de existir; pero es también ponerlo como absoluto, ya que es todo el acto

Entretanto, COUGHLAN et al., (2012) e FULLAM et al., (2013) demostraram diferenças na cinemática e nas distâncias de alcance ao analisarem os dois testes sugerindo que não se