• Nenhum resultado encontrado

SARM A FORÇA DA FÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SARM A FORÇA DA FÉ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA ABRIL/2008 INFORMATIVO Nº 24

SARM – A FORÇA DA FÉ

SANATÓRIO NAVAL DE NOVA FRIBURGO

No dia 31 de janeiro de 2008, o Capelão-Chefe Pe. Nelson compareceu a cerimônia de transmissão do cargo de Vice-Diretor do SNNF a CC(T) Maristela.

Neste mesmo dia, foi realizada uma visita a quase centenária Capela do SNNF, que está sendo totalmente reformada e para a qual se estuda a possibilidade de desig-nar um Capelão para dar Assistência à comunidade dos servidores do SNNF e dos hóspedes da Casa do Velho Marinheiro, com a celebração dos diversos Sacramentos.

Foi realizada, também, uma visita ao Ambulatório Naval que passa por uma profunda reforma em todas as suas dependências.

Ficou acertado com o Sr. Diretor CF(Md) Canfora e com a Vice-Diretora CC(T) Maristela a construção de uma gruta do lado esquerdo do ambulatório, dedicada a Nossa Senhora da Concei-ção. BRAVO ZULU SNNF!

(2)

CAPELA DO COMANDO DA FORÇA AERONAVAL

No dia 06 de fevereiro de 2008, a Capelania promoveu um retiro em preparação da Páscoa do Senhor Jesus. Sabemos que na quarta-feira de cinzas inicia-se um período de preparação que se fundamenta no jejum, oração e na esmola.

Pelo jejum, nós queremos demonstrar ao Senhor que, com sua graça, temos domínio de nossos vícios e defeitos. Pela esmola, nós queremos realizar a partilha de nossos bens com os mais ne-cessitados e, pela oração, queremos entrar em profundo diálogo e comunhão com nosso Deus.

O Encontro o-correu assim: 10h – Iniciou-se com um forte momento de oração; 10h30 – Fez-se uma reflexão Bíblica sobre o valor de se preparar para o Senhor; 11h30 – Um tempo de reflexão pessoal para cada um aplicar à própria vida a Palavra do Senhor;

12h30 – Almoço comunitário;

14h30 – Uma nova meditação sobre a ação de Deus na vida dos justos; e

15h30 – Refletiu-se sobre a caminhada de Jesus no projeto do Pai de salvar a humanidade.

Compareceram 40 militares e servidores civis que passaram o dia em oração e reflexão, preparando-se assim mais intensamen-te para os exercícios quaresmais.

Este ano, o eixo de reflexão ofertado pela Igreja como fio condutor foi: “Escolhe pois a vida”.

Às 18h com a Santa Missa, concluiu-se o Encontro.

CAPELANIA DO COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIA

O Capelão, Pe. Chiodi, do Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador, assumiu a Capelania em janeiro de 2008 e já se encontra plenamente integrado às lides do Corpo de Fuzileiros Navais.

A Capelania do ComDivAnf presta Assistência Religiosa a todas as OM da Ilha do Governador, que somam a quantidade de 14 OM.

Na foto ao lado, vemos o Capelão, Pe. Chiodi, saudando e elevando aos céus uma prece de ação de graças pelo aniversário natalício do Exmo. Senhor CAlte(FN) Leitão (dia 09/02) e de sua digníssima esposa Senhora Eliane Maria Bento Leitão (10/02).

Participaram da confraternização o Exmo. Senhor CAlte (FN) Elkfury e o CAlte (FN) Gomes da Luz.

(3)

CAPELANIA DO CIAGA

Dia 13 de fevereiro de 2008, o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, visi-tou o grupo de alunos católicos da EFOMM.

Acima, foto da reunião inicial do ano pastoral de 2008, o qual que contempla a celebração da Santa Missa, encontro de

aprofun-damento da Palavra de Deus, tarde de formação com temas de formação religiosa, visita ao grupo católico da EN, visita a grupos de jovens das Paróquias do vicariato da Diocese civil e peregrinações, entre outras atividades.

A Capelania do CIAGA é atendida por Capelães Padres de outras Capelanias da Área Rio, em forma de rodízio, pois o Capelão atual é Pastor.

REUNIÃO DOS CAPELÃES DA ÁREA DO GRANDE RIO Dia 14 de fevereiro de 2008, na Chefia do SARM, houve a reunião dos Capelães Padres e Pastores que servem nas Subche-fias Regionais do SARM da área do Grande Rio.

Essas reuniões têm como propósito estabelecer uma unida-de unida-de procedimentos nas Capelanias da área Rio, dado que apro-ximadamente 64% dos militares e servidores civis da MB estão

ser-vindo em OM aqui sediadas.

Nessa reunião foram tratados os assuntos a seguir especifi-cados:

● Planejamento da Chefia para 2008 e a participação do Ca-pelão nos assuntos que dizem respeito a Capelania;

● Planejamento 2008 de cada Capelania com seus progra-mas e projetos. Destacando que em todas deverão ser implantadas a pastoral familiar, pastoral de jovens e organizados Encontros de Casais e de Jovens na Capelania ou por inter-Capelanias;

(4)

● Escala de serviço de Capelão Padre e Pastor nos finais de semana (sábado e domingo) no Com1ºDN, para atender Casamen-tos, Batizados e Missas ao pessoal da reserva na Capela da Casa do Marinheiro e celebração de exéquias em cemitérios da Área Rio. ● Encontros Nacionais que ocorrerão em 2008 e que envol-verão os Capelães Padres e Pastores:

1 – 1º Encontro Nacional do Capelães Navais da Reserva com os Capelães Padres e Pastores da Área Rio, em 17 e 18 de abril de 2008, no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

2 – Encontro Nacional dos Capelães Navais em Itaipava – Petrópolis – RJ, nos dias 31 de março a 04 de abril de 2008.

3 – Encontro Nacional dos Capelães Padres do Ordinariado Militar do Brasil, de 08 a 18 de junho de 2008, em Itaici – SP; ● O informativo do SARM como órgão de publicação das atividades das Capelanias e o

porquê de algumas Capelanias resistirem em não enviar matérias para publicação; e

● Visitas do Capelão-Chefe nas Capelanias da Área Rio e nos outros Distritos Navais.

Concluímos a reunião com as orações costumeiras.

CAPELÃO-CHEFE, Pe. NELSON, VISITA EX-CAPELÃO-CHEFE Pe. LEVI

O Capelão Pe. Levi foi Capelão-Chefe de 29 de abril de 2002 a 16 de fevereiro de 2006, quando ingressou na reserva. Após isso, permaneceu em sua Diocese de incar-dinação – Rio de Janeiro – motivo pelo qual ele tem residência fixa no Flamengo – Rio. O Pe. Levi exerce o seu ministério sacerdotal na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado – Rio e colabora com várias entidades católicas com palestras, cursos, catecismos e retiros. Está em plena atividade.

Quando da visita, tratamos de vários assuntos, mas a moti-vação principal foi conseguirmos informações sobre os nossos Ca-pelães Navais falecidos, pois a Chefia do SARM está empenhada em manter uma ficha

com fotos e dados de todos os Capelães que estão na reserva e sobre aqueles que já se encontram com o Sumo e eterno Sacerdote: Jesus Cristo. O Encontro foi muito fraterno e cordial.

(5)

REUNIÃO COM OS CAPELÃES DA ÁREA DO GRANDE RIO Dia 25 de fevereiro de 2008, no 1º tempo, o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, reuniu os Capelães Padres para uma reunião específi-ca e no 2º tempo reuniu os Capelães Pastores também da Área Rio para alguns assuntos próprios.

As duas reuniões ocorreram na Chefia do SARM e tiveram os seguintes assuntos comuns: ● A DGPM - 502 (2ª Rev), que normatiza o Serviço da Assistência Religiosa e a vida do Capelão na sua ação Pastoral. ● A presença do Ca-pelão na OM como aquele que cuida da saúde da alma de nossos militares, servidores civis e dos dependentes, através das celebrações e da ação evangelizadora.

● A implantação da Pastoral Familiar, dos Jovens e dos En-contros de Casais. Todas as Capelanias deve-rão este ano im-plantar estas pas-torais.

● O Encontro de Praças que servem em

nossas Capelanias da Área Rio.

ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

Em 21 de abril de 1986 a Santa Sé emitiu um documento chamado Spirituali Militum Curae que fala sobre o cuidado Pastoral que a Igreja deve ter com os militares, servidores civis e dependen-tes católicos.

Esse documento criou os Ordinariados Militares, em substi-tuição aos Vicariatos Castrenses, que até então existiam. Isso sig-nifica que, a partir deste documento, os militares, servidores civis e dependentes passam a ter um Bispo próprio, vamos dizer assim: “Tem uma Diocese própria”.

Em 23 de outubro de 1989, o Governo Brasileiro assinou uma concordata com a Santa Sé colocando a Cúria e o Arcebispo do Ordinariado Militar brasileiro administrativamente no EMFA; hoje está no Ministério da Defesa.

O Brasil teve três Arcebispos no Vicariato e no Ordinariado Militar:

Dom Jaime de Barros Câmara (Vicariato);

Dom José Newton de Almeida Baptista (Vicariato e Ordinari-ado); e

Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila (Ordinariado).

Durante o ano, o Arce-bispo atual, Dom Osvino, realiza algumas reuniões com os Capelães-Chefes para tratar de assuntos de interesse do Ordinariado. Nos dias 25 e 26 de fe-vereiro de 2008, aconteceu mais uma dessas reuniões, onde a te-mática dominante foi o Retiro Nacional dos Capelães Católicos em Itaici – SP, de 08 a 15 de junho de 2008.

(6)

ENCONTRO DOS CAPELÃES E DAS PRAÇAS DA ÁREA RIO O documento que normatiza a Assistência Religiosa na Ma-rinha é a DGPM - 502 (2ª Rev), aprovada em 19 de junho de 2007. O inciso 1.3.8 preconiza que o Capelão escolherá alguns militares ou servidores civis e os preparará para comporem a equi-pe da Caequi-pelania.

É de suma importância que o Capelão conte com uma equi-pe bem preparada para auxiliá-lo nessa sublime missão de cuidar do bem espiritual dos nossos servidores militares e civis e de seus dependentes.

Atento a este importante assunto, a Chefia do SARM promo-ve dois encontros anuais com as Praças e Servidores Civis que servem nas Capelanias da área do grande Rio.

No dia 29 de fevereiro de 2008, no 2º tempo, realizamos o 4º Encontro, no auditório do SSPM, gentilmente cedido pela Diretora CMG(T) Tânia Richa. Os Capelães e suas equipes foram chegando e logo se es-tabeleceu uma grande partilha de assuntos, notícias e fatos rele-vantes de cada Capelania.

Começamos a nossa reunião com uma bonita e bem partici-pada oração inicial.

Seguiu-se um pequeno coquetel, que objetivava, também, uma maior aproximação dos participantes, já que devemos dar e-xemplo de unidade.

Após a oração e o coquetel cada Capelania se apresentou e se reservou um espaço para que as equipes pudessem comentar o dia-a-dia de sua Capelania, propiciando com isso uma grande parti-lha do modus operandi de seus atendimentos.

Terminada esta partilha, o Ca-pelão-Chefe, Pe. Nelson, fez os devidos comentários que se faziam necessários e apresentou as orientações do SARM para as equipes pensarem e praticarem no dia-a-dia da Capelania.

(7)

Compareceram à citada reunião 17 Capelães, 28 Praças e Servidores Civis, oriundos das 21 Capelanias localizadas no Gran-de Rio.

A avaliação do Encontro é sempre muito positiva apesar do limitado tempo em que permanecemos juntos, tendo em vista que os assuntos e temas merecem uma abordagem mais profunda. Fi-cou combinado que no final do ano será feito um almoço em um quiosque da Casa do Marinheiro, onde estarão presente as espo-sas e os filhos, para prolongarmos mais nossa convivência e inte-gração.

Encerramos nossa reunião agradecendo a Deus o esforço de cada um em melhor servir os filhos e filhas de Deus de suas Capelanias.

- 13 –

CAPELA DO ComForAerNav ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO

Dia 1º de março de 2008, às 18h, na Capela da Força Aero-naval, o Capelão, Pe. Antônio oficiou a Santa Missa de início da catequese com as crianças da Capelania.

A catequese na Capelania está assim organizada:

● Pré-Eucaristia – com crianças que já estão cursando a 2ª série do ensino fundamental e tem a duração de 1 ano.

● Eucaristia – com as crianças que estão cursando a 3ª série do ensino fundamental e tem a duração de 2 anos.

● Perseverança – para crianças que já participaram da Eu-caristia e tem a duração média de 3 anos. Nesse período se opor-tuniza o ingresso no grupo da infância missionária.

●Crisma – para jovens de 14 anos e tem a duração de 1 a-no.

Terminada a etapa da Catequese fundamental, os crisman-dos são convidacrisman-dos a ingressarem no grupo de jovens, onde te-rão a oportunidade de continuarem a sua formação espiritual e reli-giosa.

Para todo este trabalho catequético e de evangelização, a Capelania conta

com 20 catequis-tas que levam muito a sério sua missão. Elas têm uma reunião semanal, durante a qual o Capelão e a coordenadora da catequese preparam a aula com muito esme-ro.

(8)

238 ANOS DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA

Com uma bem participada celebração religiosa, os Intenden-tes de Marinha celebraram,

no dia 03 de março de 2008, o seu dia.

A cada ano se percebe uma participação mais ativa nos cantos e orações que são levados aos céus pelas graças recebidas e das dificuldades superadas na missão de gerenciar as inúmeras tarefas que os nossos Intendentes realizam.

BRAVO ZULU Intendentes pelo empenho e dedicação no cumprimento da grande missão do Corpo de Intendentes da Mari-nha.

CENTRO COMUNITÁRIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Dia 04 de março de 2008 fizemos uma visita ao Centro Co-munitário de Apoio a Criança e ao Adolescente em Edson Passos, no município de Mesquita, de propriedade da Igreja Nossa Senhora da Glória. Esse Centro é atendido por um grupo de senhoras da comunidade que se dedicam gratuitamente no aten-dimento de 75 crianças, enquanto as mães estão em seus traba-lhos.

O único requisito para ser admitido (quando existe vaga) é que a mãe esteja trabalhando e legalizada (carteira de trabalho assinada).

Por ocasião da visita, foram entregues cestas básicas para ajudar na alimentação das crianças, que são sustentadas somente por doações da comunidade.

(9)

200 ANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Dia 07 de março de 2008, na Capela da Fortaleza de São José, os Fuzileiros Navais participaram da Oração Inter-Religiosa pelos 200 anos de criação do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A participação nos cantos e nas orações foi muito edificante, ficando

evidente o espírito de gratidão que invadia o coração dos presentes ao ato religioso.

BRAVO ZULU Fuzileiros Navais!

CAPELANIA DO COLÉGIO NAVAL 50 ANOS DA TURMA RODIN

Dia 07 de março de 2008, os Oficiais da turma Rodin, com suas esposas, celebraram os seus 50 anos de ingresso na Marinha no Colégio Naval, marco zero de suas carreiras na MB.

A festa de celebração dos 50 anos da Turma Rodin iniciou-se com uma bem participada liturgia da Santa Missa na Capela do Colégio Naval.

A emoção era visível em cada participante “por estarem no lugar onde tudo começou”.

O Capelão-Chefe, Pe. Nelson, presidiu a Santa Missa concelebrada pelo Capelão do Colégio Naval, Pe. Ubiratan, que recen-temente assumiu aquela Capelania.

(10)

CAPELANIA DO COMANDO DO 2º DISTRITO NAVAL

ENCONTRO DE CASAIS

O Capelão, Frei Dálvio José, Capuchinho de alma, de corre-ção e de hábito, é o Capelão da Capelania do Comando do 2º Dis-trito Naval em Salvador – BA.

Entusiasmado com sua Capelania, Frei Dálvio José vai or-ganizando as pastorais, visando dar oportunidade aos militares, servidores civis e dependentes de exercerem os seus dons em prol dos participantes das atividades da Capelania.

Uma das pastorais que a Chefia do SARM insiste que seja implantada é a Pastoral Familiar. É muito gratificante perceber que os Capelães estão multiplicando os Encontros de Casais, Encon-tros de pais com filhos e filhas, com seus namorados e namoradas, e também os Encontros de Jovens.

Frei Dálvio José, no dia 09 de março de 2008, realizou uma jornada de casais em sua Capelania no Com2ºDN.

Compareceram 30 casais para participar do encontro que contou com palestras de cunho religioso-bíblico-doutrinal, além de apresentação de temas

para aperfeiçoamento da conjugalidade do casal.

O pós-encontro será continuado com re-uniões onde os casais participantes da Pastoral Familiar da Capelania aprofundarão tema que vão ajudá-los a viverem a fé, a pertença à Igreja, o amor conjugal e a

tra-balharem as etapas evolutivas de seus filhos.

A Pastoral Familiar é um novo pentecostes para o mundo de hoje.

Referências

Documentos relacionados

As etapas para o desenvolvimento do estudo estão apresentadas de maneira simplificada no fluxograma da Figura 2 e, sumariamente, descritas a seguir: a) Revisão bibliográfica dos

Crescimento da Oferta Crescimento da Oferta Expansão da Infra estrutura Expansão da Infra estrutura Simplificação da Regulação Simplificação da Regulação Criação de

A instituição do PERAI no Rio Grande do Sul culminou do crescente avanço na ocupação de áreas impróprias por culturas irrigadas, ou seja, em Áreas de Preservação Permanente,

populacionais utilizam o IMC como parâmetro antropo- métrico para classificação do estado nutricional, porém, de acordo com o que foi visto no presente trabalho, o IMC não

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

O presente trabalho visa registrar a ocorrência do isópodo Braga patagonica Schioedte & Meinert, 1884 em Peprilus paru (Linnaeus, 1758) como macroparasita nas águas

Um protocolo de triagem constituído pelos testes de detecção da 35delG no gene GJB2, del(GJB6-D13S1830) e del(GJB6- D13S1854) no gene GJB6 e da mutação mitocondrial