• Nenhum resultado encontrado

Esquadra. Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D`Avila atraca em Porto Príncipe. Nomar - novembro nº 847

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esquadra. Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D`Avila atraca em Porto Príncipe. Nomar - novembro nº 847"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Navio de Desembarque de Carros de Combate

“ Garcia D`Avila” atraca em Porto Príncipe

Diagramação e Arte Final: CT (T) Ana Cristina Requeijo, 2º SG-ET Fábio Coelho

Damasceno e CB-DA Daniel Teodolino Barbosa Torres

Tiragem: 45 mil exemplares

Se desejar receber o Nomar por e-mail, cadastre-se em: ccsm@ccsm.mar.mil.br, digi-tando no campo assunto: “Nomar Digital”

MB na Internet: www.mar.mil.br Foto da Capa: Felipe Barra/MD Siga a Marinha:

Centro de Comunicação Social da Marinha

Esplanada dos Ministérios - Bl. N, anexo A, 3º andar Brasília - DF - CEP 70.055-900

Tel.: (0xx61) 3429-1831/ fax: (0xx61) 3429-1027

Diretor do CCSM: C Alte José Roberto Bueno Junior

Assessor de Produção e Divulgação: CF Marcus Teixeira da Silva Assessor-Adjunto de Produção: CC Dino Avila Busso

Jornalista Responsável: 1T (RM2-T) Allessandra Cintra de Paiva Silva Moura

Barreto – Reg. MTb 13914/DF

No dia 20 de novembro de 2012, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia D`Avila” atracou em Porto Príncipe, capital do Haiti, em cumprimento à Diretiva da comissão “Haiti XV”. A missão consistiu no de-sembarque de material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército, destinado a suprir os contingentes das tropas brasileiras na-quele país, e no embarque do material a ser repatriado.

A comissão tem a finalidade de apoiar logisticamente o contingente brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti - MINUSTAH.

Desde 2004, quando chegou o primeiro grupo de militares ao Haiti, navios da Marinha realizam viagens a fim de contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente da MINUSTAH. O pro-pósito é garantir a paz e a estabilidade política na região.

O NDCC “Garcia D’Avila” suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro, no dia 31 de outubro, pas-sando por seis portos, até chegar a Porto Príncipe.

Es

quad

(3)

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, ocorreu, de 19 a 30 de novembro de 2012, a Operação “Atlântico III”. O propósito foi reali-zar exercícios conjuntos entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Cerca de 10 mil militares estiveram em campo executan-do atividades operacionais, de apoio à população e adestramentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A operação abrangeu uma área marítima dentro da “Amazônia Azul” e parte do território nacional, com foco nas linhas de comunicação marítima das Regiões Sul e Sudeste e na defesa de estruturas estratégicas, como portos, refinarias e usinas hi-drelétricas e nucleares, além do controle de área e tráfego marítimo, missões de interceptação, defesa de costa, patrulha marítima, transporte aéreo logístico, defesa antiaérea e coordenação e controle do espaço aéreo. A missão teve o intuito

Operação “Atlântico III”

de manter a constante preparação para a defesa dos recursos do mar e das estruturas estratégicas do Brasil.

Diversos meios foram empregados na opera-ção, entre eles, dois navios escolta, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios patrulha e seis helicópteros da Marinha. O Exército participou com 96 viaturas leves, 101 viaturas de transpor-te, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. A Força Aérea empregou quatro aeronaves de ataque, cinco aeronaves de patrulha, cinco aero-naves de transporte e um helicóptero.

O Comando do Teatro de Operações esteve a cargo do Comandante de Operações Navais, Alte Esq Gilberto Max Roffé Hirschfeld. Para ele, esse tipo de operação conjunta é muito importan-te para aprimorar a inimportan-teroperabilidade entre as três Forças Armadas. “Realizamos exercícios no mar, no ar e na terra”, declarou.

Navio-Patrulha Oceânico “Apa” é incorporado à Marinha

No dia 30 de novembro de 2012, nas dependências da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” foi batizado e incorporado à Marinha do Brasil, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Alte Esq Fernando Eduardo Studart Wiemer.

O evento, que contou com a presença do Primeiro Lorde do Almirantado da Marinha Real Britânica, Almirante Mark Stanhope, e da madrinha do navio, Lúcia de Almeida Rêgo Florêncio Chagastelles, foi marcado pela tradicional quebra, no costado do navio, de uma garrafa de champanhe,

simbolizando sorte à vida do “Apa”.

O navio teve a quilha batida em fevereiro de 2009, foi lançado ao mar em novembro de 2009 e teve sua construção finalizada em julho de 2010.

Como parte do Programa de Obtenção de Meios, a incorporação do segundo de três Navios-Patrulha Oceânicos de 1.800 toneladas, construídos pela “BAE Systems Maritime – Naval Ships”, marca um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas da “Amazônia Azul”. O primeiro, o NPaOc “Amazonas”, foi entregue à Marinha do Brasil no dia 29 de junho de 2012 e o terceiro, o NPaOc “Araguari”, está previsto para ser incorporado no 1º semestre de 2013.

A principal característica desses meios é a flexibilidade, o que torna possível serem utilizados em di-versas tarefas, tais como: patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

(4)

Navios do Comando da Flotilha do Amazonas

apoiam as provas do ENEM na Região Norte

Marinha realiza Operação “RIBEIREX-Amazonas”

Entre os dias 5 e 22 de novembro de 2012, uma Força-Tarefa, composta por navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e da Flotilha do Amazonas; tropas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém e do Batalhão de Operações Ribeirinhas; e aeronaves do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, realizou um exercício militar, na região de Santarém (PA), denominado “RIBEIREX-Amazonas”.

O Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” e o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, apoiaram o Ministério da Educação, por ocasião da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ocorridas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012.

Os malotes foram recebidos e conferidos pelos civis responsáveis

A atividade teve como propósito adestrar a tri-pulação dos navios e tropas de fuzileiros navais em operações ribeirinhas.

O exercício consistiu da conquista de objetivos em terra, neutralização de um figurativo inimigo, controle de tráfego fluvial e ações cívico-sociais. Participaram da operação mais de 700 militares da Marinha do Brasil.

pela entrega nas respectivas lo-calidades de apoio, sendo elas, Anamã, Anori, Codajás, Coari, Tapauá e Tefé, todos no Estado do Amazonas.

Após a conferência, o mate-rial foi liberado para pesagem e acondicionado para o transporte a bordo.

A ação contou, ainda, com o apoio dos fuzileiros navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas, para a proteção e se-gurança na entrega dos malotes, e de uma aeronave UH-12 “Esquilo”, do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, para o trans-porte de dois malotes da cidade de Coari para Tapauá.

Em Tefé, o NAsH “Oswaldo Cruz” prestou 861 atendimentos médicos e odontológicos a 158 pessoas da comunidade de Santo Isidoro, bem como aos militares da Agência Fluvial da cidade e seus dependentes.

(5)

Sociedade Amigos da Marinha-Brasil tem novo Presidente

Comandante do 2º Distrito Naval realiza palestra

sobre Plano de Segurança da Copa

Em 16 de novembro de 2012, foi realizada a sessão solene de transmissão do cargo de Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) – Brasil, em Fortaleza (CE), presidida pelo Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto. Assumiu o cargo o Sr Meton César de Vasconcelos, no lugar do Sr Valter Porto. A solenidade foi reali-zada durante a XIX Convenção da SOAMAR-Brasil, que ocorreu de 15 a 18 de novembro.

O clima de descontração e amizade deram o tom ao evento, que contou com a presença de autori-dades civis e militares e de soamarinos de diversas localidades do país. O Alte Esq Moura Neto agrade-ceu ao Presidente que deixava o cargo, deu as boas

O Comandante do 2º Distrito Naval, V Alte Antônio Fernando Monteiro Dias, representando o Ministério da Defesa, proferiu uma palestra no dia 8 de novembro de 2012, na IX Reunião da

Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, realizada em Salvador (BA). O tema tratado foi o Plano Operativo de Segurança para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.

Na sua apresentação, o V Alte Monteiro Dias falou sobre a modernização do Centro de Comando e Controle do 2º Distrito Naval, para ser utilizado durante os torneios; o planejamento das ações de segurança; as potencialidades da Marinha no apoio ao tratamento de vítimas expostas a agentes nucleares, biológicos, químicos e radioati-vos; e a expectativa para o trabalho conjunto entre civis e militares.

Ao final, o Alte ressaltou o papel dos mi-litares como servidores da Pátria e do povo brasileiro, assegurando que estão prepa-rados para contribuir com a segurança de residentes e turistas, durante os eventos de futebol que serão realizados no Brasil em 2013 e 2014.

vindas ao Presidente recém-empossado e, relem-brando o Alte Maximiano, teceu algumas palavras elogiosas acerca da importância da SOAMAR para a Marinha.

Na convenção da SOAMAR-Brasil foram realizadas visitas ao Estaleiro Indústria Naval do Ceará S/A e ao Porto de Pecém, além de palestras do Presidente da TRANSPETRO, Sérgio Machado; do Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, V Alte Paulo Mauricio Farias Alves; e do Gerente de Empreendimento Modular de Obtenção do Submarino de Propulsão Nuclear da COGESN, C Alte Luís Antônio Rodrigues Hecht, abordando o tema “Estaleiro e Base Naval de Submarinos”.

(6)

Esquadra comemora 190 anos

No dia 10 de novembro de 1822, ano da Independência do Brasil, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, posteriormente rebatiza-da de Nau “D. Pedro I”, o primeiro navio capitânia. Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opu-nham à independência do País.

Para celebrar o aniversário da Esquadra, foram realizados, em novembro de 2012, diversos even-tos voltados aos militares e servidores civis das Organizações Militares, subordinadas ao Comando-em-Chefe da Esquadra, e seus familiares. Dentre as atividades, destacaram-se a “VII Regata Amazônia Azul”, a VIII Regata Esquadra Brasileira, a Celebração Eucarística e a Cerimônia Militar, todas no Rio de Janeiro (RJ).

O “Comemore com a Esquadra”, realizado em 10 de novembro de 2012, contou com a presença estimada de 9.500 pessoas. O evento teve uma pro-gramação diversificada, contendo várias atrações, como as apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, os cães da Companhia de Polícia do Corpo de Fuzileiros Navais e a demonstração de ope-rações especiais do Grupamento de Mergulhadores de Combate.

Em 2012, a Esquadra brasileira participou de importantes comissões operativas e tradicionais exer-cícios com Marinhas amigas. Como marco na busca da auto suficiência e do desenvolvimento tecnológico do País e da Marinha, destaca-se o lançamento, com êxito, do míssil EXOCET modelo MM-40, com motor de fabricação nacional, pela Corveta “Barroso”, du-rante a Comissão “MISSILEX”, em abril.

No referido ano, também, foi consolidada a parti-cipação brasileira na Missão de Paz da ONU no Líbano, com a presença das Fragatas “União” e “Liberal” como navios capitânia da Tarefa Marítima da Força-Interina das Nações Unidas no Líbano. Outro marco importante foi a transferência para o setor operativo de quatro helicópteros MH-16 “SeaHawk”, incorpora-dos ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Cerimônia Militar em comemoração ao aniversário da Esquadra

(7)

C

ap

a

Marinha tem a primeira

Oficial-General das Forças Armadas

A C Alte (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes é a

primeira mulher no Brasil a alcançar o posto de Oficial-General nas Forças Armadas. A promoção foi sancionada por meio de Decreto assinado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e a soleni-dade de troca de platinas foi realizada pelo Diretor de Saúde da Marinha, V Alte (Md) Celso Barbosa Montenegro, no dia 26 de novembro de 2012, no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Rio de Janeiro (RJ).

A cerimônia contou com a presença dos ex--Diretores de Saúde, V Altes (RM1-Md) Helton José Bastos Setta e Edson Baltar da Silva; do Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, C Alte (Md) Paulo Cesar de Almeida Rodrigues; do Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha, C Alte (Md) Jose Luiz de Medeiros Amarante Junior; do Diretor do Centro de Perícias da Marinha, C Alte (Md) Sérgio Pereira; do futuro Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, C Alte (Md) Edmar da Cruz Arêas; e de di-versos órgãos da imprensa.

A C Alte (Md) Dalva pertence à primeira turma de mulheres que ingressou no Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 1981. Médica especializada em anes-tesiologia, exerceu diversas atividades nas áreas assistencial e de ensino no HNMD, chegando a ocupar o cargo de Vice-Diretora de Ensino, no período de 2008 a 2009, quando assumiu a Direção da Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha (UISM). Sua última comissão como Capitão-de-Mar-e-Guerra foi como Diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, também no Rio de Janeiro. São 31 anos de profícuos serviços à Marinha, em cargos técnicos e administrativos.

Para ela, a seriedade, a competência, a paciência e a habilidade no trato com as pessoas foram requisitos essenciais para ascender na carreira. “Acho que tudo isso foi importante. Às vezes, nós mulheres pensa-mos que precisapensa-mos ser duras, mas não. Tepensa-mos que ser firmes, acreditar nas coisas, no que realmente estamos falando”, disse a Alte.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro, a C Alte (Md) Dalva é viúva e mãe de dois filhos: Carlos Eduardo e Luciana. A filha, advogada, seguiu os passos da mãe e, atu-almente, é Primeiro-Tenente do Quadro Técnico da Marinha.

A GM Dalva (última da fila) formou-se em 1981

Sua última função como CMG foi a de Diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória

Foi promovida a C Alte em 26 de novembro de 2012

Fo to : a ce rvo p es so al

(8)

Comando da Divisão Anfíbia recebe o Comandante da Guarda

Costeira de São Tomé e Príncipe

Academia Militar do Paraguai

visita o Comando da Força de Superfície

No dia 1º de novembro de 2012, a comitiva da Academia Militar Mariscal Francisco Solano López (ACADEMIL), do Paraguai, visitou o Comando da Força de Superfície (ComForSup), em Niterói (RJ), como parte da Viagem de Instrução organizada pela Cooperação Militar Brasileira no Paraguai.

A comitiva foi composta por 100 militares, entre eles o Comandante do Corpo de Cadetes, Coronel INF (DEM) Hector Alfredo Limenza

Rios, os Oficiais instrutores, os 81 cadetes do 4º ano e os Oficiais do Exército Brasileiro.

A visita ao Comando da Força de Superfície teve início com a apre-sentação das principais atividades realizadas pela Organização Militar (OM), a fim de contribuir positiva-mente para ampliar a compreensão dos Oficiais-alunos sobre o Poder Naval brasileiro, no que se refere ao ComForSup e aos navios su-bordinados. Em seguida, o grupo dirigiu-se ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a fim de visitar o Navio-Aeródromo “São Paulo”.

A Viagem de Instrução 2012 da ACADEMIL, ocorrida entre 27 de outubro e 4 de novembro, teve o objetivo de proporcionar aos inte-grantes da comitiva a oportunidade de conhecer a estrutura e orga-nização da Marinha do Brasil, por meio de palestras e visitas às OM e meios navais.

O Comandante da Divisão Anfíbia, C Alte (FN) Washington Gomes da Luz Filho, recepcionou, no dia 22 de novembro de 2012, o Comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, CT Idalécio João, e comitiva.

Na ocasião, os visitantes puderam assistir a uma palestra sobre o histórico da Organização Militar, a organização e os meios da Força de Fuzileiros

da Esquadra. Em sequência, visitaram o simulador de observação e condução de tiro no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, conheceram a linha de tiro e os simuladores de tiro da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador e assistiram, do posto de observação do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, a uma demonstração na pista de cabos.

(9)

II Simpósio de Controle Interno do Ministério da Defesa

Ministro da Defesa da França visita as obras

do Programa de Desenvolvimento de Submarinos

No dia 5 de novembro de 2012, o Ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, visitou as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e do Estaleiro e Base Naval (EBN) de Submarinos, em Itaguaí (RJ). Acompanhado do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, e do Diretor-Geral do Material da Marinha, Alte Esq Arthur Pires Ramos, o Ministro francês conheceu as futuras instalações que possibilitarão a construção do submarino com propulsão nucle-ar, marco maior do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.

As obras estão divididas em duas partes. Na primeira, está sendo construída a UFEM, em uma área de aproximadamente 90 mil m², à margem da Rodovia Rio-Santos. No mesmo local, correm as obras de um prédio de quatro andares, onde serão fabricados os componentes dos submarinos.

Com a finalidade de promover a troca e a atualiza-ção de conhecimentos na área de controle interno do Poder Executivo Federal, foi realizado o II Simpósio de Controle Interno do Ministério da Defesa, entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2012, no auditório do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF).

O evento foi aberto pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, e contou com a participação do Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU),

Na segunda parte, na Ilha da Madeira, estão sendo construídos o Estaleiro e a Base Naval de Submarinos – áreas norte e sul -, totalizando 320 mil m². As obras físicas do Estaleiro e Base Naval estão previstas para terminarem no final de 2015.

Ministro Benjamin Zymler, e do Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Ministro Jorge Hage Sobrinho.

Estiveram presentes, também, o Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto; o Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Juniti Saito; e o Secretário de Economia e Finanças do Exército, Gen Ex Araken de Albuquerque, que representou o Comandante do Exército; além de outras autoridades civis e militares.

(10)

Estação Rádio da Marinha em Brasília recebe

Prêmio nos Estados Unidos da América

Roberto Irineu Marinho é condecorado

com a Ordem do Mérito Naval

O Presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, recebeu, no dia 12 de novembro de 2012, a insígnia da Ordem do Mérito Naval – mais im-portante condecoração da Marinha – no grau Grande Oficial. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro (RJ).

A comenda foi entregue pelo Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, que durante seu discurso ressaltou: “A divulgação das atividades da Marinha pelas Organizações Globo vem contribuindo para conscientizar a nossa sociedade

sobre a importância e as potencialidades econômicas e científicas do mar para o Brasil e sobre a necessida-de do País contar com uma Marinha pronta e equipada para defendê-lo”.

Em suas palavras, o agraciado pontuou o apoio mútuo entre as Organizações Globo e a Marinha, principalmente por meio do programa Globo Mar. Ele ressaltou, ainda, que além de proteger as riquezas nas águas jurisdicionais do País, a Marinha do Brasil teve forte atuação nas ações de pacificação das co-munidades carentes no Rio de Janeiro.

A Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMB) recebeu, no dia 14 de novembro de 2012, o Prêmio Melhor Estação de 2011 da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações - RNIT. A cerimônia de entrega

ocorreu na Sede da Secretaria da RNIT, localizada na Estação Naval de Mayport, na Flórida (EUA).

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos da América, C Alte Harris. Na ocasião, uma delegação da ERMB, composta por seu Comandante, CF Flávio de Jesus Costa, pelo SO (CN) Henrique de Araujo Estrêla e pelo 2º SG (CN) Leandro Macedo Cardim, recebeu o prêmio das mãos do Secretário da RNIT. Esta é a oitava vez que a Estação Rádio é agraciada.

A premiação é resultado de uma acir-rada competição entre as Marinhas de 18 países do Continente Americano e compo-nentes da Rede. A ERMB foi a vencedora por reunir, no período de um ano, a maior pontuação nos exercícios, inopinados ou não, na pontualidade das respostas às mensagens com prazo a cumprir e na ava-liação decorrente da visita de coordenação realizada por militares da Secretaria da RNIT.

(11)

Foi realizada, nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, a III Jornada de Interoperabilidade Logística do Ministério da Defesa, sobre o tema “Suprimento e Transporte”, na Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro (BAMRJ). Participaram do evento mili-tares do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) realizou, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2012, o II Seminário sobre Modelagem Numérica Oceanográfica (II ModOceano). Este segundo encontro, que aconteceu no Hotel de Trânsito “A Ressurgência”, em Arraial do Cabo (RJ), reuniu dezenas de pesquisadores da área e teve como tema principal o avanço nos seto-res de modelagem numérica, assimilação de dados e previsão oceânica.

A modelagem numérica de circulação oceânica e costeira é uma das áreas da oce-anografia que tem despertado interesse da comunidade científica, do setor privado e de instituições militares, demandando, ainda, considerável investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, há um esforço, em âmbito mundial, na elaboração de sistemas regio-nais e globais baseados em integração de dados reais e modelos numéricos. Os es-forços buscam simular campos de corrente e densidade, com o intuito de aprimorar a previsão de impactos ambientais por vaza-mentos e/ou derrames (de hidrocarbonetos e outras substâncias), subsidiar as opera-ções de socorro e de salvamento no mar e de táticas militares, além de tornar mais confiáveis os sistemas de previsão atmosfé-rica e de operações da indústria do petróleo e da pesca. Existe, nesse contexto, em todo

III Jornada de Interoperabilidade Logística

Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. O encontro teve o propósito de com-partilhar práticas de gestões inovadoras, fortalecer a interoperabilidade logística e estreitar o relacionamento entre as três Forças na implantação de ações que resul-tem no aprimoramento das atividades de suprimento e transporte.

A palestra de abertura foi proferida pelo Diretor de Abastecimento da Marinha, V Alte (IM) Edesio Teixeira Lima Júnior, com o tema “Nova Atitude Logística no Apoio a Sistemas Operativos (ATLAS)”. Em sua exposição, o Alte apresentou as novas diretrizes do abastecimento na Marinha, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, que propõe a “Transformação” como a estratégia-chave para a orga-nização, preparo e emprego das Forças Armadas.

Durante os dois dias, os participan-tes da jornada assistiram às palestras proferidas por militares das três Forças sobre temas como segurança alimentar, aquisição, transporte intermodal, naciona-lização, catalogação, entre outros.

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira realiza

II Seminário sobre Modelagem Numérica Oceanográfica

o País, a colaboração de instituições de pesquisa, voltadas para a obtenção de um sistema de previsão oceânica e cos-teira para o litoral do Brasil.

O II ModOceano tem como meta a consolidação do fórum de discussão iniciado no primeiro encontro de âmbito inter-nacional, ocorrido em 2008, voltado para o estado da arte da modelagem numérica de circulação, visando a propi-ciar à comunidade oceanográfica brasileira um espaço de debate científico focado no desenvolvimento de um sistema de previsão.

(12)

Reunião de crítica do Exercício COAMAS 2012

Ativação da Agência

Fluvial de Cruzeiro do Sul

Cerimônia de Premiação do

V Concurso de Crônicas ABL / CFN

Capitania dos Portos da Bahia participa de

Feira Internacional da Pesca e Aquicultura

No período de 19 a 23 de novembro de 2012, foi realizada a reunião de crítica do Exercício de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM), COAMAS 2012, na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

Participaram dessa reunião os Comandantes Locais de Controle Operativo (COLCO) das Marinhas que compõem a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), os Assessores do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul e Oficiais de CNTM da Argentina, Brasil e Uruguai.

O COAMAS 2012 teve como propósito adestrar as Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo das Marinhas participantes quanto à doutrina, procedimen-tos operativos e medidas de CNTM a serem aplicadas em situações reais, em casos de crise ou conflito. A Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, localizada

no Acre, foi criada pela Portaria nº 577/MB, de 27 de novembro de 2012, do Comandante da Marinha. Em sua jurisdição estão os municípios de Ipixuna e Guajará, localizados no Amazonas, e os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Cruzeiro do Sul, no Acre. A ativação da Agência possibilitará o controle e a regu-larização das embarcações locais, com o incremento das atividades relativas à Autoridade Marítima no alto e médio Juruá, realizando ações em prol da segurança do tráfego aquaviário, da salvaguarda da vida humana e da prevenção da poluição hídrica.

A cerimônia de premiação da 5ª edição do Concurso de Crônicas ABL/CFN, evento organizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), foi realizada no dia 12 de novembro de 2012. Nessa edição, o concurso fez alusão ao centenário de nascimento do escritor brasi-leiro Jorge Amado.

Encerrando o evento, o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Alte Esq (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães, externou o orgulho que foi para o CFN promover o evento e agradeceu a todos os participantes do concurso, à ABL e ao seu corpo acadêmico, bem como aos patrocinadores.

No período de 7 a 9 de novembro de 2012, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) participou da 3ª Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, reali-zada em Salvador (BA). Sediado pela primeira vez na cidade, o evento reuniu cerca de 8 mil visitantes.

No estande de 100m², montado pela Marinha do Brasil, ficaram expostos uma moto aquática e um bote tipo PEAD (polietileno de alta densidade), além de equipamentos do Serviço de Sinalização Náutica do Leste. A CPBA aproveitou a oportunidade para divulgar a Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”.

Contra-Almirante

Oscar Moreira da Silva

Filho

O Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho, natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1984.

Principais Cargos/Comissões:

Comandante do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” Comandante do Navio-Patrulha “Guajará”

Comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval

Chefe do Estado-Maior do Comando da Força de Submarinos

Chefe do Estado-Maior do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo Chefe de Departamento da Comissão Naval Brasileira na Europa

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Tamandaré; e Medalha Mérito Marinheiro (Quatro Âncoras).

Cargo atual:

Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais e Diretoria-Geral de Navegação

Foram promovidos, por Decreto Presidencial, contando antiguidade a partir de 25 de novembro de 2012:

Promoção de Almirante

Contra-Almirante

Dalva Maria Carvalho

Mendes

A Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes, natural do Rio de Janeiro. Foi declarada Segundo-Tenente em 14 de agosto de 1981.

Principais Cargos/Comissões:

Diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória Diretora da Unidade Integrada de Saúde Mental Vice-Diretora de Ensino do Hospital Naval Marcílio Dias

Chefe da Clínica de Anestesiologia do Hospital Naval Marcílio Dias Chefe da Clínica de Dor do Hospital Naval Marcílio Dias

Principais Condecorações:

Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial); Medalha Militar de Ouro; e Medalha Mérito Tamandaré.

Cargo atual:

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para