• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual 2013"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Relatório

Anual 2013

(2)

O estágio de competitividade alcançado pe-los setores minerometalúrgico e de materiais brasileiros muito se deve ao conhecimento acumulado, discutido e disseminado de vá-rias formas na ABM ao longo de seus 69 anos de existência.

Em 2013, esse compromisso foi mantido e re-vitalizado acompanhando as movimentações no mercado global, cuja intensa concorrência e acelerado desenvolvimento tecnológico colo-cam o conhecimento como insumo importante para a competitividade das organizações.

Neste cenário, a atualização profissional é um desafio permanente. Portanto, aprofundar o conteúdo técnico e diversificar sua apresen-tação por meio de novos formatos, abrir canais de participação e fortalecer o intercâmbio com parceiros nacionais e internacionais foram al-gumas dos objetivos perseguidos.

Os 15 eventos reuniram aproximadamente 3.500 participantes que contribuíram com 981 trabalhos técnicos, com destaque para o 50º Seminário de Laminação que teve edição espe-cial comemorativa ao Jubileu de Ouro.

Os futuros engenheiros continuaram rece-bendo especial atenção. Vinte vencedores do concurso ‘Estudantes nos Seminários” tiveram a chance de se aproximar de grandes empresas e das principais discussões do setor.

De olho nas mudanças do mercado, 13 no-vos cursos abertos foram incluídos no portfólio. Da mesma forma, as necessidades específicas das empresas foram supridas com cursos in/for company. Os esforços concentraram-se

tam-bém no atendimento às soluções customizadas para treinamento e capacitação de operadores.

Ênfase foi dada à geração e divulgação da cultura técnica para a indústria de minera-ção, com uma série de ações, como a publi-cação do livro ‘Minério de Ferro – Geologia e Geometalurgia’, aumento de espaço na Revista ABM, inclusão do ‘Simpósio Brasileiro de Aglo-meração de Minério de Ferro’ no calendário de eventos e criação de cursos abertos, de pós--graduação e MBAs.

Ressalte-se que o projeto ‘Mapeamento dos fornecedores de bens e serviços da cadeia da indústria de mineração’, que está sendo geren-ciado e executado pelo IABM, vai contribuir para fortalecer esse importante segmento da economia nacional.

A permanência da ABM no cenário inter-nacional foi um caminho trilhado com con-vicção, por meio de parcerias com associações congêneres, eventos e publicações, amplifican-do o trabalho de difusão amplifican-do conhecimento mi-nerometalúrgico e de materiais.

Todas essas ações contaram com a funda-mental colaboração de voluntários - unidos pelo saber técnico e objetivo comum pelo de-senvolvimento individual e coletivo -, apoio de órgãos de fomento e parcerias das empresas.

Nesses 69 anos foi construída uma história densa, forte e de sucesso, reafirmando o nosso compromisso de reposicionar a ABM nos novos tempos que se apresentam e, assim, continuar assegurando um legado honrado às novas ge-rações de engenheiros e técnicos do setor.

(3)

GESTÃO 2013/2015

Cientes da responsabilidade de dirigir uma institui-ção com 69 anos de história e assegurar a perenidade e a transmissão do legado às futuras gerações, tomaram posse, no dia 15 de abril, os novos integrantes da Dire-toria e do Conselho da ABM para o biênio 2013/2015.

Na atual configuração, cobrindo metalurgia, materiais e mineração, o presidente eleito Alfredo Huallem fo-cou sua gestão na geração e divulgação da cultura téc-nica para esses segmentos e também no compromisso de ser um importante elo entre academia e indústria, na busca da inovação, melhoria da produtividade e formação profissional.

Membro do Conselho e do Comitê de Estratégia da Gerdau, Huallem é sócio da ABM desde 2004, tendo exercido o cargo de vice-presidente na gestão 2011/2013 e de diretor em outras duas gestões anteriores.

Alfredo Huallem substituiu na presidência da ABM, Nelson Guedes de Alcântara, professor doutor da UFSCar, que passou a exercer o cargo de presidente do Conselho da Associação.

Albano Chagas Vieira, diretor-superintendente da Vo-torantim Siderurgia, assumiu como vice-presidente e Hideyuki Hariki, assessor da vice-presidência de

Negó-DIRETORIA

CONSELHO

Presidente

Alfredo Huallem (Gerdau)

Vice-presidente

Albano Chagas Vieira (Votorantim Siderurgia)

Diretores

Marcio Frazão Guimarães Lins (CSN) Sérgio Leite de Andrade (Usiminas)

Augusto Espeschit de Almeida (ArcelorMittal A. Longos) Hermenio Pinto Gonçalves (Gerdau)

Paulo Miranda Goncalves (Vallourec & Manesmann) Frederico Ayres Lima (Aperam)

Paulo Santos Assis (Ufop) Arthur Pinto Chaves (USP)

Vânia Lucia de Lima Andrade (Vale) Marcos Alexandre Stuart Nogueira (CBMM) Carlos Alberto Briganti (Power System Research) Oscar Acselrad (Inmetro)

Danielli Soares Melo Gaiotti (ArcelorMittal) Romero Machado Correa (Vetorial Siderurgia) Hideyuki Hariki (Usiminas)

Carmine Sarao Neto (Gerdau)

Presidente

Nelson Guedes de Alcântara (UFSCar)

cios da Usiminas, como diretor de Patrimônio. O en-genheiro Horacídio Leal Barbosa Filho foi reconduzido ao cargo de diretor-executivo.

A chapa eleita é composta por 131 nomes ligados aos setores de metalurgia, materiais e mineração, à indús-tria e à academia, e às localidades no País onde a ABM possui regionais.

(4)

Painel apresentou a linha do tempo com a evolução do seminário e os principais progressos da conformação mecânica no Brasil e no mundo.

Eventos

Mais antigo evento promovido pela ABM, depois do Congresso Anual, o Seminário de

Lamina-ção - Processos e Produtos La-minados e Revestidos teve

edi-ção especial comemorativa ao seu Jubileu de Ouro.

Além da rica programação técni-ca, uma série de peças de marketing marcaram a trajetória e a importância do evento que, nesses 50 anos, con-tribuiu efetivamente para os avan-ços do setor ao abrir espaço para as inovações tecnológicas e a troca de ideias na busca de soluções.

Contribuindo também para a ma-nutenção da siderurgia nacional em um patamar de conhecimento e evolução tecnológica, condizen-te com os países líderes no mer-cado global, o 44º Seminário de

Aciaria – Internacional teve

pro-gramação focada no conteúdo téc-nico, atraindo mais de 320 profis-sionais do Brasil e do exterior.

Entre os destaques, a mesa--redonda com representantes do BRICs trouxe para os debates in-formações atualizadas sobre a

Difundir, incentivar, reconhecer e premiar os melhores estudos acadêmicos e

práticas empresariais, bem como a inovação e o conhecimento tecnológico, é a

essência da ABM. Para isso, promove anualmente um congresso e vários eventos

(seminários, workshops e encontros), confere medalhas e prêmios de reconhecimento

técnico, além de disponibilizar um vasto acervo documental e uma das mais

completas bases de dados da América Latina para pesquisas bibliográficas.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

(5)

produção do aço e os desenvolvimentos tec-nológicos no Brasil, Rússia, Índia e China.

Maior fórum de debates e de relacionamento dos setores minerometalúrgico e de materiais da América Latina, o 68º Congresso Anual da

ABM reuniu, em Belo Horizonte (MG), mais

de mil participantes que contribuíram com 495 trabalhos técnicos. A programação incluiu conferências de keynote speakers e dois pai-néis tecnológicos para apresentações e deba-tes sobre temas que influenciam na competi-tividade da indústria, como o Inovar-Auto e a construção metálica.

A necessidade de se buscar soluções técni-cas para o beneficiamento e a concentração de minérios de baixo teor de ferro em face do

esgotamento das reservas de minério aglomerado fez com que a ABM realizasse o 1º Simpósio Brasileiro de

Aglomeração de Minério de Ferro. O evento ocorreu

em paralelo ao 43º Seminário de Redução de Minério

de Ferro e Matérias-Primas e 14º Simpósio Brasi-leiro de Minério de Ferro, privilegiando a energia, a

inovação, o meio ambiente e, principalmente, o uso de

pellet feed na siderurgia.

Outros temas de grande relevância para os setores mi-nerometalúrgico e de materiais foram abordados no 32º

Seminário de Logística; 5º Workshop de Segurança

Centro de Informação

Com 30.493 registros – referências bibliográficas da produção ABM (anais de seminários e congressos, livros e publicações didáticas dos cursos), obras de referência e publicações especializadas de terceiros -, a Base de

Dados Hephaestus é uma das mais completas da

Amé-rica Latina para pesquisas bibliográficas relacionadas aos setores minerometalúrgico e de materiais.

Constantemente atualizado, o acervo recebeu 88 novas obras, em 2013, gerando 1.624 registros. No ano, foram contabilizadas 1.245 consultas sobre assuntos diversos, um crescimento de 7% em relação a 2012 (1.162 consultas).

No Portal ABM, a Base de Dados Hephaestus totali-zou 54.597 páginas vistas, com acesso maior para temas como redução, mineração, fundição, siderurgia e aço.

e Saúde Ocupacional - ABM Vale do Aço; 11º Moldes ABM – Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes; 34º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades & 28º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais; 17º Seminá-rio de Automação e TI Industrial; 11º Encontro Re-gional da ABM-ES; e 4º Seminário de Trefilação.

Os eventos promovidos pela ABM reuniram 3.351 profissionais do Brasil e do exterior e geraram 981 con-tribuições técnicas.

1.245 consultas feitas à Base de Dados Hephaestus em 2013

(6)

Prêmios

Apoio

Anualmente, a ABM confere Prêmios de

Reconheci-mento Técnico aos associados, autores dos melhores

tra-balhos apresentados em seus seminários e no Congresso, visando estimular a inscrição de contribuições de qualidade e valorizar a atitude inovadora dos profissionais do setor.

Treze prêmios - patrocinados pela ArcelorMittal Tu-barão (2), Aperam South America, CBA, CBMM, CSN, Villares Metals, Harsco Metals, Samarco, Siemens Vai, Usiminas (2) e Vale - foram concedidos em 2013, tota-lizando R$ 120 mil e uma viagem à Áustria.

Patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, o Prêmio CBMM teve sua primeira edição em 2013, tendo sido entregue no 44º Seminário de Aciaria

Medalhas

Associados e/ou instituições associadas que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento do setor e o crescimento da Associação recebem o reconhecimento

de seus pares na solenidade de abertura do Congresso Anual. Em 2013, os homenageados foram a Aperam Sou-th América e o engenheiro Jackson Chiabi Duarte.

Clênio Guimarães (centro), presidente da Aperam South America, recebeu a

Medalha de Mérito ABM em nome da empresa Alfredo Huallem, presidente da ABM, entregou a Medalha ABM - ‘Vicente Falconi’ - Mérito em Gestão a Jackson Chiabi

Atestando a qualidade técnica dos eventos ABM, instituições e órgãos de fomento como Capes, CNPq/Finep, Senai, Fapemig, Fiemg e Fapesp concederam apoio financeiro à Associação, em 2013. Os recursos contribuíram para a realização de 10 eventos do calendário e, consequentemente, para a divulgação da produção técnico-científica, incentivando a geração do conhecimento. O destaque ficou por conta da Capes que colaborou com 50% do montante.

(7)

O ‘Mapeamento dos Fornecedores de Bens e Servi-ços da Cadeia da Indústria de Mineração’, de respon-sabilidade da Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial - ABDI e que integra o Plano Brasil Maior do Governo Federal, é o primeiro projeto a ser ge-renciado e executado pelo Instituto Pró-Inovação

e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mi-neração – IABM.

O projeto consiste em levantar junto às empresas de mineração quais são os equipamentos, bens e servi-ços necessários aos novos projetos (green field) ou às modernizações (brown field) que serão implantados, identificando, entre outros itens, o fabricante, origem, especificações e valor. Uma outra fase compreende o levantamento com os fornecedores do que está sendo ofertado/produzido.

Esse trabalho vai permitir ter um panorama real do mercado que move a indústria de mineração no País. O produto final será a elaboração de um catálogo eletrônico de fornecedores, que permita consultas on

line das diversas empresas e produtos cadastrados, abrangendo as áreas de pesquisa mineral, lavra e be-neficiamento.

Atualizado periodicamente, o documento estimulará cada vez mais o mercado nacional, não só os fabricantes como os consumidores. O prazo de conclusão do Mape-amento é de um ano, a partir da data de assinatura do protocolo, em dezembro de 2013.

Criado em 2012, o IABM busca atuar como agente de desenvolvimento dos setores minerometalúrgico e de materiais, por meio de ações cooperadas entre em-presas, academia, institutos de pesquisa e órgãos de fomento, tendo em vista agilizar o processo de inova-ção brasileiro.

Prospectar, desenvolver e gerenciar estudos e projetos setoriais multi-institucionais e

pré-competitivos, que resultem em inovações tecnológicas para o setor, é o objetivo do

Instituto Pró-Inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração - IABM

IABM

1. Elaborar metodologia de abordagem para o trabalho; 2. Definir sistema de classificação de fornecedores de

bens e serviços da mineração, com base nas cadeias de valor e de suprimento e nas etapas do processo produtivo;

3. Levantar o universo e itens de compras das empresas de mineração, bem como estimar o valor dos bens e serviços; 4. Cadastrar o conjunto de fornecedores de bens

e serviços (fabricantes e prestadores de serviços nacionais e estrangeiros) apontando país de origem; 5. Identificar as principais dificuldades vividas pelos

fornecedores (logísticas, tecnológicas, de mercado, entre outros aspectos);

6. Caracterizar as competências tecnológicas e manufatureiras das empresas fornecedoras; 7. Elaborar o catálogo de fornecedores.

(8)

Em sintonia com as tendências de mercado, 13 no-vos cursos abertos foram lançados em 2013, envol-vendo as áreas de Manutenção (5), Tecnologia Mine-ral (3), Ciência e Engenharia dos Materiais Metálicos (2), Conformação (2) e Tratamento Térmico. No ano, foram promovidos 107 cursos, sendo 59 abertos re-alizados na sede, em São Paulo, e pelas regionais.

Os cursos in company tiveram um aumento de 90% em relação à procura do ano anterior. Foram 21 em várias áreas do conhecimento, atendendo às necessidades específicas das empresas Usiminas,

Contribuindo para a formação e atualização dos profissionais dos setores

minerometalúrgico e de materiais, a ABM oferece mais de uma centena de

cursos - abertos, a distância, in/for company e de pós-graduação -, além de

desenvolver o programa de qualificação e certificação de operadores.

CAPACITAÇÃO

Os cursos de aperfeiçoamento e atualização envolveram 1.796 participantes Harsco, Rima, Votorantim, VS Tubos, Statsoft, Vale e CBMM.

A Usiminas também buscou junto à ABM soluções cus-tomizadas de treinamento para desenvolver e capacitar seus operadores de aciaria, beneficiando 800 profissio-nais lotados nas usinas de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP).

O projeto envolve o desenvolvimento e a produção de todo o material de treinamento, como o conteúdo didático e as apostilas, plano de aulas e exercícios. Posteriormente, serão capacitados os multiplicadores internos que darão o treinamento para os operadores.

(9)

Educação a Distância

Pós-graduação

Novo impulso foi dado aos treinamentos via internet, com o desenvolvimento de quatro no-vos cursos a distância: Refratários, Metalurgia do Alumínio, Seleção de Materiais Metálicos para Construção Mecânica, Britagem e Peneira-mento, e Metalurgia Física e Mecânica Aplicada. Além do curso Refratários, já em anda-mento, os demais treinamentos da modali-dade, como Fundamentos da Siderurgia,

Tratamento Térmico de Ligas Ferrosas e NR-10, também são oferecidos a alunos de

universidade e de instituições de ensino tec-nológico a preços reduzidos.

Contribuindo para suprir a necessidade de profissio-nais especializados nos setores de metalurgia, materiais e mineração, a ABM lançou dois novos cursos de pós-gra-duação: Engenharia de Inspeção de Equipamentos e

Materiais, com o Senai-Rio, e Processos Metalúrgicos de Fabricação, com o Mackenzie.

2010 1.624 2011 2.323 2012 1.762 2013 1.796

Cursos realizados

Participantes

O programa de pós-graduação teve sequência com ou-tros dois cursos em parceria com renomadas instituições de ensino: Processos Metalúrgicos de Fabricação, Puc-Minas, em Belo Horizonte (MG), e Engenharia de

Minas com ênfase em Beneficiamento Mineral, Ufop,

(10)

Revista ABM

Com a missão de privilegiar o conteúdo técnico em suas ações e contribuir para

suprir a demanda por obras didáticas e publicações técnico-científicas e de

mercado, a ABM manteve em circulação o Journal of Materials Research and

Technology; a Revista ABM; a revista TMM e lançou o livro Minério de Ferro.

PRODUÇÃO EDITORIAL

Sintonizada com o mercado e buscando expandir o debate em favor do aumento da competitividade do setor, a Revista

ABM passou a dar destaque maior à rica

produção técnica e acadêmica apresenta-da nos eventos apresenta-da Associação.

Com diagramação e cor de papel diferen-ciados, a seção Conteúdo Exclusivo dá vi-sibilidade aos autores e respectivas

empre-Lançado em setembro, o livro Minério de Ferro:

Ge-ologia e Geometalurgia, de autoria de Farid Chemale

Junior (UnB) e Lucy Takehara (CPRM), é a primeira obra na área de mineração a compor a Coleção de Livros ABM. A publicação é resultado da parceria com a Editora Blucher, que tem cerca de 1,3 mil livros publicados na área de engenharia, tecnologia e ciência, com foco em

processos inovadores. Dentre os 12 títulos em andamento, três estão em processo de produção adian-tado: ‘Termoeconomia Apli-cada à Engenharia’; ‘Ter-modinâmica Metalúrgica’; e Introcução ao Fenômeno de Fluência em Metais’.

A Coleção de Livros ABM tem por objetivo suprir a

ca-• Parceiras do Desenvolvimento Social • Lingotamento Contínuo de Aços • Introdução à Siderurgia • Titânio no Brasil (CD) • Fenômenos de Transporte: Aplicação nas Engenharias Metalúrgica e de Materiais • Transport phenomena: fundamentals and applications in metallurgical engineering and materials (versão inglês)

• Dicionário de Metalurgia, Materiais e Mineração, inglês/português

• Minério de Ferro: Geologia e Geometalurgia

Obras da Coleção de Livros Metalurgia,

Materiais e Mineração

rência de bibliografia nacional sobre o setor e ser refe-rência na formação de alunos e atualização de profissio-nais das áreas acadêmica e industrial.

Coleção de Livros Metalurgia, Materiais e Mineração

sas. Ao mesmo tempo, promove, difunde, valoriza e registra, com rigor jornalístico, as melhores práticas, os avanços tecnológicos e as tendências dos setores minerometalúr-gico e de materiais no Brasil e no mundo.

Disponibilizada em tablets e smart-

phones é também um canal de comuni-cação e aproximação entre fornecedo-res, prestadores de serviços e clientes.

(11)

1º Aços e Ferros Fundidos 634 2º Tratamento Térmico das Ligas Metálicas 254 3º Introdução à siderurgia 231

4º Metalurgia do pó 121

5º Processos de Laminação dos aços: uma introdução 98

LIVROS MAIS VENDIDOS EM 2013

A revista TMM completou o 10º volu-me com a publicação, em 2013, de quatro fascículos e 48 artigos selecionados pelo corpo editorial entre os melhores apre-sentados nos eventos ABM e aqueles sub-metidos pelo site.

Desde seu lançamento, em 2004, foram publicados 438 trabalhos, com a partici-pação de 1.563 autores (1.002 ligados à academia e 561 à indústria).

Com foco em inovações e melhorias tec-nológicas, a TMM teve aprimoradas suas normas que, além de mais detalhadas,

in-Com visual mais atraente e dinâmico, a Loja Virtual (http://www.abmbrasil.com.br/loja/) passou a oferecer mais interatividade com os usuários. Além de facilidades na busca e aquisição de livros, foram introduzidos links

Ampliando o alcance e a penetração de seus artigos, o Journal of Materials

Research and Technology - jmr&t foi

incorporado à Coleção Global Elsevier (acervo eletrônico com mais de 7.000 periódicos) e ao ScienceDirect (base

in-cluiram o item Ética na Pesquisa, atendendo exigência de bases indexadas e as diretrizes do Commitee on Publication Ethics (Cope).

A publicação ganhou um site exclusivo (www.tecnologiammm.com.br) com aces-so à coleção completa, instruções para sub-missão de artigos e link de busca. A média registrada foi de 100 downloads de artigos por mês.

O Prof. Dr. André Luiz Vasconcellos Cos-ta e Silva passou a ser o editor-chefe da revista em substituição ao Prof. Dr. Carlos de Moura Neto, falecido em setembro.

Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração - TMM

Livraria

para a obtenção de informações sobre artigos técnicos e instruções para envio de textos visando a edição de livros. A Loja Virtual foi integrada ao sistema ERP (Enterprise Resource Planning) da ABM, o que agilizou a identifica-ção do usuário e padronizou o processo de compra. Em 2013, foram comercializados na Loja Virtual e na livraria da sede 2.564 obras ABM e de outras editoras.

ternacional da Elsevier que reúne mais de 11 milhões de artigos).

Com periodicidade trimestral, o periódico técnico-científico internacional da ABM pu-blicou 53 trabalhos, em 2013, um aumento de 76,6% em relação ao ano anterior.

(12)

Divisão Técnica

Os futuros engenheiros (alunos de nível técnico e supe-rior) têm na Divisão Técnica ABM Jr o canal ideal para se integrarem às atividades da Associação e manterem con-tato com profissionais e empresas atuantes no mercado.

Além da página no portal (www.abmbrasil.com.br/ abmjr), a Divisão está interligada às redes sociais, como

A ABM aproxima estudantes das empresas do setor, oferecendo oportunidades e suporte

para sua formação técnica e entrada no mercado de trabalho, além de incentivar e

reconhecer o esforço dos futuros profissionais, por intermédio de concurso e prêmios.

ESTUDANTES

Facebook, Twitter e Youtube, facilitando o networking e o compartilhamento de ideias e informações.

A Divisão Técnica ABM Jr possui dois membros na Diretoria (diretor e um vice), bem como representação e direito a voto no Conselho, podendo influir nos rumos da Associação.

Concurso Estudantes nos Seminários

Vinte estudantes de engenharia metalúrgica, de ma-teriais e de minas de vários Estados do País tiveram a oportunidade de participar, com todas as despesas pagas, de dois importantes eventos do setor promovidos pela ABM: o 43º Seminário de Aciaria - Internacional, em Ara-xá (MG), e o 42º Seminário de Redução de Minério de

Ferro e Matérias-primas, em Belo Horizonte (MG). Eles foram os vencedores da terceira e quarta edições do Concurso Estudantes nos Seminários patrocina-dos, respectivamente, pela CBMM (Companhia Brasilei-ra de Metalurgia e MineBrasilei-ração) e Vetorial Siderurgia. O objetivo é proporcionar aos autores das melhores

(13)

Prêmio de Incentivo à Iniciação Científica

Todos os trabalhos apresentados na Sessão de Inicia-ção Técnico-científica do Congresso da ABM concorre-rem ao Prêmio de Incentivo à Iniciação Científica, patrocinado pela Brasmetal Waelzholz.

Em 2013, o vencedor foi ‘Avaliação microestrutural da liga SAC (sn-0,7%cu-1,0%ag) solidificada unidirecio-nalmente: ligas livres de Pb utilizadas em soldagem de componentes microeletrônicos’, de autoria do estudante de Engenharia de Materiais da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Pedro Deghaid Pereira.

A premiação - constituída por troféu, certificado e uma importância em dinheiro ou benefício de valor equiva-lente determinado pela ABM – visa incentivar os jovens a buscarem conhecimentos que tragam diferenciais para sua atuação no mercado profissional.

ções sobre um tema específico relacionado aos eventos a aproximação com o mundo corporativo, engajando-os nas principais discussões da área.

O programa contribui ainda para estimular a pesquisa, for-mar profissionais mais qualificados, desenvolver nos jovens o espírito associativo e introduzir no setor novos talentos.

Outros Benefícios

Estimulando a busca por novos conhecimentos, a ABM oferece descontos especiais aos estudantes na inscrição de eventos e cursos e aquisição de livros. Na compra de obras editadas pela Associação, os alunos arcam com apenas 50% do valor.

Programa EAD para estudantes

Com o propósito de tornar o conhecimento mais aces-sível aos futuros profissionais das áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM disponibiliza o Programa

de Ensino a Distância para Estudantes de Engenha-ria e Tecnólogos.

Os cursos da modalidade - Fundamentos da Siderur-gia, Tratamento Térmico de Ligas Ferrosas, NR-10 e Re-fratários – mantêm a mesma qualidade dos programas presenciais, com a vantagem de flexibilidade de local e de horário e baixo valor. A Votorantim Siderurgia é a patrocinadora do programa, que ajuda a complementar a formação acadêmica dos alunos.

Fexibilidade de local e horário, além de custos reduzidos Participantes do Seminário de Redução

(14)

Enemet

Outra grande oportunidade para os universitários, de interação com os profissionais e especialistas do setor, ocorreu durante a realização do 13º Enemet – Encontro

Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

Além da participação em minicursos, palestras, mesa--redonda e visitas técnicas, os alunos apresentaram 38 trabalhos na Sessão de Iniciação Técnico-científica do 68º Congresso Anual da ABM.

O 13º Enemet atraiu universitários de Norte a Sul do País, totalizando 365 inscritos.

Prêmio Fábio Dècourt Homem de Melo

Com o objetivo de estimular e reconhecer a dedicação aos estudos, a ABM entrega anualmente o Prêmio Fábio

Dècourt Homem de Melo ao melhor formando dos

cur-1. Mayara Bortolotti Rossini - FEI - Engenharia de Materiais 2. Maurício Peroni de Moraes - UFRGS - Engenharia de Materiais 3. Tiago Brun Coser - UFRGS - Engenharia Metalúrgica

4. Guilherme Souza Leite - EELUSP - Engenharia de Materiais 5. Paula Cristina Dartora - UFRGS - Engenharia de Materiais 6. Luisa Lima Silveira Dias - UFMG - Engenharia Metalúrgica 7. Stephanie Grossi Roedel - FEI - Engenharia de Materiais 8. Bruno Henrique Reis - UFRGS - Engenharia Metalúrgica 9. Lauro Augusto Bundrich - UFRGS - Engenharia de Minas 10. Edgard Marcos Ribeiro - UEMG - Engenharia Metalúrgica 11. Lucas Narcizo de Moura - EPUSP - Engenharia de Materiais 12. Carla Fernanda Imoto - EPUSP - Engenharia de Minas 13. Rodrigo de Souza Dalti Pereira - EPUSP - Engenharia Metalúrgica 14. Tamara Indrusiak Silva - IME - Engenharia Metalúrgica

sos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas das principais universidades brasileiras.

Em 2013, 14 recém-formados (ver quadro) foram agra-ciados com um troféu, certificado, concessão de anui-dade de associado ABM Jr e inscrição gratuita no 69º Congresso Anual da ABM, a ser realizado em 2014.

Edgard Marcos Ribeiro, eleito melhor estudante do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg)

(15)

Criado o Núcleo de Processos que possibilita à ad-ministração atuar com mais eficiência nos recursos e efi-cácia nos resultados, através da implementação de estra-tégias organizacionais e de indicadores de desempenho. A gestão por processos otimiza ainda o gerenciamento das atividades críticas, torna claro a contribuição e a res-ponsabilidade de cada colaborador e auxilia na gestão de mudanças.

A visão por processos privilegia ainda a análise das atividades transversais, permitindo o entendimento e a melhoria da organização como um todo.

A representatividade da ABM junto a órgãos ligados ao setor e às áreas de ciência, tecnologia e inovação manteve-se fortalecida por intermédio do acordo de co-operação com a ABDI – Associação Brasileira de Desen-volvimento Industrial e parceria com AARS - Associação do Aço do Rio Grande do Sul; Abal – Associação Brasi-leira do Alumínio; Abcem Associaçao BrasiBrasi-leira Constru-çao Metálica; Abifa - Associação Brasileira de Fundição; Codap – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba; ICZ - Instituto de Metais Não Ferrosos; IABr - Instituto Aço Brasil; Ibram - Instituto Brasileiro de Mineração; Inda - Instituto Nacional dos Distribuido-res de Aço; Sicetel – Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos; e Sociesc - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Ressalte-se a forte presença da ABM nos Conselhos de Competitividade Setorial – da Mineração e Metalurgia - do Plano Brasil Maior; Grupo de Carvão Mineral do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; Câma-ra Setorial de Meio Ambiente da MineCâma-ração e Metalurgia da Cetesb; Conselho Superior de Inovação e Competiti-vidade da Fiesp (Conic); e na Comissão de Estudos de Matéria-prima e Insumos – Sucata da ABNT – Associa-ção Brasileira de Normas Técnicas.

Uma nova política de trabalho para a divulgação do

Espaço ABM, que incluiu visitas mensais às empresas,

resultou no aumento das locações e um portfólio para futuros negócios.

Dotado de completa infraestrutura para a realização de cursos, eventos corporativos e confraternizações, o moderno espaço possui quatro salas modulares com ca-pacidade para até 100 pessoas e confortável auditório com 215 lugares.

Entre as empresas e instituições que locaram o Espa-ço ABM em 2013 estão: Abinox, Ambiance, Camanho, CBMM, Escola AED, Pieracciani, RM Serviços Médicos, Sesp, Sierra Pilots e Super Bike.

O corpo de volun-tários – que integram a Diretoria e o Con-selho da Associação, conselhos assessores das divisões técnicas, comissões organizado-ras, comitês técnicos e editoriais, comissões de avaliação de prêmios e certificações, ou atuando como mesários e avaliadores de trabalhos nos eventos – garantem o fortalecimento e sucesso das atividades da ABM. Esse universo envolve aproximadamente 1.000 profissionais, que emprestam seu tempo e competência, em caráter de puro associativismo, para o desenvolvi-mento da metalurgia, dos materiais e da mineração.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

REPRESENTATIVIDADE

ESPAÇO ABM

(16)

Publicações

O Journal of Materials Research and Technology-

jmr&t vem firmando-se como referência editorial para

profissionais de todas as partes do mundo. Em 2013 re-gistrou um aumento de 53% na participação de autores estrangeiros em relação ao ano anterior.

Editado em inglês e com um corpo editorial formado por pesquisadores conceituados nacional e internacio-nalmente, o periódico recebeu, em 2013, artigos de au-tores de 20 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bélgica, China, Coréia do Sul, Egito, Espanha, EUA, Índia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Nigéria, Portu-gal, Reino Unido, Rússia e Tailândia.

A inserção internacional foi ampliada com a indexa-ção da publicaindexa-ção em bases de dados como a Coleindexa-ção Global Elsevier e ScienceDirect. Almejando novos pa-tamares de visibilidade no mercado editorial global, o jmr&t foi submetido à análise na base Scopus.

Atendendo à diretriz de internacionalização, a ABM busca ampliar sua

inserção na comunidade técnico-científica global, abrindo novas fontes de

informação e de intercâmbio do conhecimento.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A Revista ABM – Metalurgia, Materiais &

Minera-ção, buscando também ampliar sua penetração entre os

leitores estrangeiros, manteve reportagens em inglês em todas as edições do ano.

Acordos de cooperação

Fortalecendo a estratégia de internacionalização de suas atividades, a ABM formalizou acordos de cooperação téc-nico-científica com a VDI Brasil - Associação de

Enge-nheiros Brasil-Alemanha e com a APMMM - Asocia-ción Peruana de Metalurgia, Materiales Y Minerals.

A aproximação entre as entidades visa estabelecer ações conjuntas para apoiar e promover o desenvolvi-mento técnico e o conhecidesenvolvi-mento nas áreas de metalur-gia, materiais e mineração dos três países.

O acesso dos associados a bancos de dados

interna-cionais e ao estado da arte em diversas áreas do conhe-cimento é potencializado por intermédio das parcerias com a canadense Metsoc – Mettalurgical Society e a in-glesa IOM3 - Institute of Materials, Minerals and Mining. Da mesma forma, as parcerias ABM/TMS - The Mi-nerals, Metals & Materials Society e ABM/AIST - Asso-ciation for Iron & Steel Technology e AIST – permitem aos associados das entidades filiarem-se às coirmãs com valores especiais, usufruir de vários benefícios e inter-cambiar conhecimentos.

(17)

Eventos

Nelson Guedes (ao centro) e Horacídio Leal, respectivamente, presidente do Conselho e diretor-executivo da ABM, e Mathias Neisser (à dir.), diretor-executivo da VDI Brasil, formalizam parceria.

A estratégia de internacionaliza-ção das atividades inclui os princi-pais eventos da ABM que, a cada ano, atraem mais profissionais dos cinco continentes. Abrindo o ca-lendário de 2013, o 44º

Seminá-rio de Aciaria reuniu especialistas

de 15 países. O 50º Seminário de

Laminação e o 43º Seminário de Redução de Minério de Ferro & Tecnologia Mineral também

contaram com expressiva parcela de estrangeiros, enriquecendo os debates e a troca de informações entre os participantes.

O acordo de cooperação com a entidade peruana foi assinado pelo diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal e pela presidente do Conselho Diretivo da APMM, Mery Cecilia Gómez Marroquín.

Os eventos atraem profissionais e especialistas de vários países

(18)

Divisões Técnicas

Eventos

Publicações

Para atender a área de mineração dentro de seu esco-po de atuação, a ABM esco-possui três Divisões Técnicas que reúnem 2.054 profissionais: Rochas e Minerais

Indus-triais, Tecnologia Mineral de Ferrosos e Tecnologia Mineral de Não ferrosos.

Dois importantes eventos direcionados ao setor mineral fazem parte do calendário anual da ABM: o tradicional

Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, que já está

na 14ª edição, e o Simpósio Brasileiro de

Aglomera-ção de Minério de Ferro, introduzido na grade em 2013.

No Congresso, Lavra e

Tra-tamento de Minérios são

assuntos de relevância que enriquecem as sessões téc-nicas e contam com grandes contribuições de profissionais da área. Cresce também a par-ticipação do setor nos eventos cujos temas são transversais e permeiam todos os setores, como Logística, Automação, Energia, Tribologia, Saúde e Segurança Ocupacional, Ma-nutenção e Meio Ambiente.

Para suprir a carência de obras técnicas relacionadas ao setor foi lançada a obra ‘Minério de Ferro –

Geolo-gia e GeometalurGeolo-gia’, primeiro livro na área de

mine-ração a compor a Coleção de Livros ABM.

Já a Revista ABM ampliou o espaço para a cadeia mineral, que é foco de reportagens, entrevistas, Radar Mineração e nas duas páginas dedicadas ao Ibram. No Conselho Editorial, o setor está representado por um especialista da Vale, Rogério da Silva Carneiro.

Os periódicos TMM e jmr&t também ajudam a dis-seminar o conhecimento tecnológico e o estado da arte do setor, dando visibilidade aos profissionais da área, empresas e academia, não só internamente como em nível mundial.

A indústria de Mineração ocupa lugar de destaque nas estratégias

da Entidade que, nos últimos anos, intensificou suas ações com o

propósito de contribuir efetivamente para o fortalecimento do setor.

MINERAÇÃO

Em 2013 foi realizado o 1º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro

(19)

Educação Continuada

Associados

Para atender as necessidades de treinamento e capa-citação do quadro de colaboradores das mineradoras, a ABM disponibiliza em seu calendário mais de vinte cursos abertos, in company e a distância, além de

pós-graduação.

Certificação

Por meio do Programa Nacional de Certificação de

Operadores, que conta com a presença de

profissio-nais da mineração em seus conselhos técnicos, a ABM estabelece sistemas e recomenda critérios para a qualifi-cação e certifiqualifi-cação da mão de obra do setor.

Entre as ocupações da mineração que já podem ser certificadas estão: operadores de laboratório, de máqui-nas de elevação, de máquimáqui-nas ferroviárias e de pelotiza-ção, bem como técnico de inspeção de qualidade.

Mapeamento da mineração

O Mapeamento dos Fornecedores de Bens e

Ser-viços da Cadeia da Indústria de Mineração, que está

sendo gerenciado e executado pelo IABM, vai contri-buir para fortalecer e desenvolver a indústria nacional. No documento constarão as competências industriais e tecnológicas que fornecerão subsídios para a Agên-cia Nacional de Desenvolvimento Industrial - ABDI em projetos futuros.

As mineradoras CBMM, Samarco, Vale e Votorantim Metais, além das siderúrgicas que ingressaram no negócio da mineração, como a CSN, Usiminas Gerdau e Arcelor-Mittal são associadas patrocinadoras e mantenedoras das atividades da ABM. Essas empresas realizam ainda inves-timentos na concessão de prêmios, realização de eventos, produção de livros e revistas, entre outras atividades.

Onze profissionais da indústria e da academia ligados à mineração fazem parte da Diretoria e do Conselho da ABM, com poder de voto e influência nos destinos da Entidade.

NO PORTFÓLIO

w Aglomeração de Minério de Ferro (desenvolvido a pedido da Vale, em parceira com seus especialistas)

w Barragens de Rejeitos: Metodologia de Implantação, Operação e Manutenção

w Bombeamento de Polpas e Classificação w Britagem e Peneiramento

w Britagem e Peneiramento de Carvão Mineral w Cominuição: Britagem e Moagem

w Conceitos de Beneficiamento de Minérios w Espessamento e Filtragem

w Gerenciamento de Projetos de Mineração w Moagem e Classificação

w Operações Auxiliares – Processamento de Suspensões de Sólidos em Água

w Operações Unitárias de Tratamentos de Minérios w Pátios de Estocagem

w Peneiramento

w Processamento de Matérias-primas – Operações Auxiliares, Estocagem e Manuseio de Sólidos Granulados

w Separação Gravítica

w Tópicos de Tratamento de Minérios e Resíduos

CRIADOS EM 2013

w Flotação no Tratamento de Minérios w Introdução à Política Mineral w Peneiras Vibratórias

w Variáveis de Controle e Balanço de Massas de Processos de Concentração Mineral

Educação a Distância

w NR-10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade Em desenvolvimento

w Britagem e Peneiramento

Pós-graduação

w Engenharia de Minas com ênfase em Beneficiamento Mineral w Tecnologias de Lavra de Minas

MBA, em parceria com a FGV

Em desenvolvimento

w Gestão Empresarial com ênfase em Mineração w Gestão de Projetos com ênfase em Mineração

(20)

Regional Ceará

Regional Vale do Aço

Com a eleição, em abril, dos novos membros da Di-retoria e do Conselho da ABM para o biênio 2013/2015 efetivou-se a criação da Regional Ceará. Para orientar as atividades da 18ª unidade da Associação em ponto estratégico do País, foi elaborado um plano de trabalho que vai auxiliar as empresas e os profissionais da região na busca de maior competitividade.

As principais contribuições serão nas áreas do

co-A Regional co-ABM Vale do co-Aço, que funcionava desde 2007 na cidade mineira de Timóteo, foi transferida para Ipatinga.

Acordo de cooperação firma-do com a Regional da Fiemg viabilizou a mudança para as dependências da instituição, am-pliando o potencial de realização das entidades e gerando novas oportunidades para atender, de forma customizada, as empresas da região.

No prédio estão instaladas ou-tras entidades ligadas à indústria, propiciando um intercâmbio po-sitivo, bem como redução de cus-tos com locação de auditório e sa-las para cursos e outros eventos.

A descentralização das atividades, por intermédio das regionais,

possibilita ampliar o número de empresas e profissionais atendidos

em suas necessidades de capacitação e atualização.

REGIONAIS

nhecimento, inovação e, principalmente, na qualifica-ção de mão de obra, por intermédio principalmente de cursos e eventos para os segmentos de metalurgia, materiais e mineração.

Empresários e representantes de outras entidades e universidades cearenses estão sendo contatados, visan-do estreitar relacionamentos e conhecer as demandas em termos de capacitação e atualização profissional.

(21)

Destaques

Além do apoio aos seminários, Congresso Anual e cursos, fora da sede São Paulo, as regionais participam de eventos das empresas e universidades, tendo em vis-ta divulgar os produtos e serviços da Associação.

Inseridos no calendário anual da ABM, os eventos promovidos pelas regionais Espírito Santo e Vale do

Aço, já se tornaram tradicionais nas comunidades

capi-xaba e mineira.

Em sua 11ª edição, o Encontro Regional do ES, realizado em Vitória, teve como objetivo trazer para as discussões a posição do Estado no mercado inter-no e exterinter-no, bem como provocar reflexões sobre os meios que tornam uma empresa competitiva. O

Regional Espírito Santo 11º Encontro Regional da ABM ES 104 participantes Regional Vale do Aço 5º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional – Foco Industrial

510 participantes

evento reuniu empresas como ArcelorMittal, Samar-co e Vale.

Por meio de cursos, palestras com especialistas con-vidados, painéis e mesa-redonda, o 5º Workshop de

Segurança e Saúde Ocupacional, realizado pela

Re-gional Vale do Aço, apresentou e debateu sobre as me-lhores práticas e oportunidades de melhoria na gestão de SSO, focando a integridade física e a qualidade de vida como valores essenciais ao negócio. Participaram dos debates Usiminas (anfitriã), Mercedes-Benz, Voto-rantim Metais, ArcelorMittal Monlevade, Vale, Gerdau, Aperam e Petrobras, bem como o Crea-MG, Fiemg e renomadas instituições ligadas ao tema.

Os eventos das regionais Espírito Santo e Vale do Aço já se tornaram tradicionais nas comunidades técnico-científicas capixaba e mineira

Vale do Aço 12 Espírito Santo 09 Minas Gerais 09 Rio de Janeiro 07

Cursos

Eventos

(22)

50 edições do Seminário de Laminação

Com o slogan “Eu faço parte desta história”, uma série de atividades de comunicação e marketing foi desenvol-vida para comemorar o Jubileu de Ouro do Seminário

de Laminação.

Além dos meios tradicionais de comunicação, outro recurso que engajou a comunidade foi a SMS (Short

Message Service), os conhecidos torpedos. Curtas mensagens foram enviadas semanalmente a associa-dos e clientes, com o objetivo de despertar a curiosi-dade sobre as ativicuriosi-dades que estavam por vir e incen-tivar a participação.

O resgate das 50 edições do seminário mais antigo foi construído coletivamente, com

a ajuda de vários associados que fizeram parte desta história, registrando a força e a impor-tância do evento.

Instalado na entrada do Cen-tro de Artes e Convenções da Ufop, um painel de sete me-tros de comprimento represen-tou a linha do tempo com a evolução do seminário no pe-ríodo e os principais progres-sos da conformação mecânica no Brasil e no mundo.

De forma integrada, as ações estratégicas de comunicação e

marketing direcionaram esforços para agregar valor à marca

ABM, consolidando sua tradição e imagem junto ao público-alvo.

COMUNICAÇÃO E MARKETING

Na área da exposição, vídeos contextualizaram as vá-rias fases do evento e da indústria nacional com o ce-nário econômico e social. Em displays, destaque para os diferenciais: a Revista ABM, com o registro histórico da rica produção tecnológica e acadêmica e memória do setor; os Prêmios de Reconhecimento Técnico, va-lorizando os associados autores dos melhores trabalhos técnicos no período e, claro, o corpo de voluntariado, sempre presente, cedendo tempo e competência para a realização das atividades. Complementando, vinheta exclusiva apresentada na cerimônia de abertura deu o tom às comemorações.

Várias peças foram desenvolvidas para a comemoração do Jubileu de Ouro do Seminário de Laminação

(23)

Portal

Estudantes nos Seminários

Atenção especial foi dada ao programa ‘Estudantes

nos Seminários’, que em seu segundo ano

aumen-tou em 90% o número de redações enviadas, passan-do de 68, em 2012, para 86, em 2013. O destaque regional ficou por conta da Universidade Federal do Ceará (UFC) que evoluiu de duas contribuições, na primeira edição, para 13.

Revista ABM

Outra ação de marketing, que visa aumentar a pene-tração da Revista ABM na cadeia minerometalúrgica e de materiais, foi a criação do Boletim Revista ABM. O veículo antecipa as principais matérias da próxima edi-ção, incentivando os leitores a participarem da elabora-ção do conteúdo, com novas ideias, sugestões de temas, entrevistas e abordagens.

Para os anunciantes, o upgrade no aplicativo para

ta-blets e smartphones, que permite conteúdos adicionais e interativos (links, vídeos, entrevistas, etc.), abre novas oportunidades de comunicação com seus clientes.

Já os novos formatos publicitários (Módulos) atende-ram à demanda de pequenas e médias empresas, contri-buindo para a autossustentabilidade da Revista.

Com uma atualização constante de notícias e a inclusão de novos recursos para incrementar e facilitar a navegação, o Portal ABM apresentou crescimento na média de visitas (1,7 milhão contra 1,6 milhão em 2012) e de páginas vistas (16,8 milhões diante dos 16,2 milhões em 2012).

Boletim ABM

Disparado duas vezes por semana para associados e assinantes, o Boletim ABM, com 78 edições no ano, manteve os leitores (cerca de 8 mil) atualizados sobre as atividades da ABM e as novidades do setor.

Mídias Sociais

A ABM continuou presente no ambiente digital, prin-cipalmente no Facebook, onde dissemina suas informa-ções de forma rápida e concisa, estreitando o relaciona-mento com seu púbico.

Em 2013, a rede social foi responsável pelo direcio-namento de 18.200 usuários únicos para o Portal ABM. Outras redes sociais também foram exploradas, tais como: Twitter, Linkedin e Youtube.

Black Friday

Aproveitando o Black Friday, a Associação desenvol-veu uma ação para promover a Livraria ABM, com divul-gação por e-mail marketing, Boletim, Facebook e Twit-ter de desconto na compra de exemplares do Dicionário de Metalurgia, Materiais e Mineração, inglês/português.

(24)

ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE METALURGIA, MATERIAIS E MINERAçãO - ABM

Gerência de Comunicação e Marketing

R. Antonio Comparato, 218 - 0460-030 - São Paulo - SP Fone: (11) 5534-4333 - www.abmbrasil.com.br

Referências

Documentos relacionados

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Sobre a aliança entre música e tecnologia, François Delalande (2007, p. 54-55) frisa a utilização de instrumentos de gravação de fonogramas não só para a