• Nenhum resultado encontrado

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo Vol. 2 Nº ISSN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo Vol. 2 Nº ISSN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

17

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

A PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE O ESTUDO DE CASO DE MASTITE NA APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO (A)

THE ACADEMIC PERCEPTION OF NURSING ON THE CASE STUDY OF MASTITIS IN APPLICATION OF SYSTEMATIZATION OF NURSING CARE IN

THE PRACTICE OF NURSE

Bruna Ribeiro Franco de Souza Lopes1 Mara Fabiana Azevedo da Luz2 Sarah Andressa Sampaio da Silva3 Maria da Conceição Muniz4

RESUMO

Trata-se de um estudo de caso realizado com a paciente S.R.S.A., internada em uma maternidade situada na cidade Niterói, com o diagnóstico médico de mastite. O objetivo desta pesquisa é identificar o problema e aplicar os cuidados de enfermagem permitindo o acompanhamento individualizado do paciente com mastite, e realizar uma análise sobre os cuidados específicos prestados a clientes com mastite, afim de contribuir para a melhoria na qualidade da assistência, através da sistematização implementando o diagnostico segundo Nanda, com obtenção dos resultados esperados (NOC) e intervenções de enfermagem (NIC). Sendo assim a metodologia usada foi um estudo com abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo caso, realizado no mês de maio em uma maternidade localizada em Niterói – Rio de Janeiro (RJ). Os dados primários foram coletados através do acompanhamento assistencial como a aplicação de histórico de enfermagem (anamnese e exame clínico) do paciente portador de Mastite, enquanto dados secundários foram levantados a partir de pesquisas em artigos científicos, sites, enciclopédias sobre a doença para a assistência de enfermagem usando o referencial da taxonomia II da NANDA. A análise e discussão dos dados se deu pelas necessidades básicas afetadas, diagnóstico de enfermagem segundo NANDA, classificação das intervenções de enfermagem (NIC) e classificação de resultados de enfermagem (NOC) e interação com as teorias de enfermagem de Hildegard E. Peplau, Ernestine Wiendebach e Wanda Horta. Percebemos que os diagnósticos e intervenções de enfermagem são de fundamental importância na recuperação da paciente com mastite melhorando assim a qualidade de vida do paciente.

Descritores: Teorias de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem.

ABSTRACT

This is a case study with the S.R.S.A. patient, hospitalized in a maternity unit located in Niterói, with the medical diagnosis of mastitis. The objective of this research is to identify the problem and implement nursing care allowing individualized follow-up of the patient with mastitis, and carry out an analysis of the specific care provided to customers with mastitis, in order to contribute to the improvement in quality of care, through the systematization by implementing

1 Acadêmica de enfermagem da UNIVERSO – Campus São Gonçalo. 2 Acadêmica de enfermagem da UNIVERSO – Campus São Gonçalo. 3 Acadêmica de enfermagem da UNIVERSO – Campus São Gonçalo.

(2)

18

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

the diagnosis according to Nanda, with expected results (NOC) and nursing interventions (NIC). Therefore the methodology used was a qualitative descriptive study of type case study, carried out in may in a maternity unit located in Niterói-Rio de Janeiro (RJ). The primary data were collected through monitoring assistance and the application of nursing history (anamnesis and clinical examination) of the patients with Mastitis, while secondary data were collected from research in scientific articles, sites, Encyclopedias on the disease for nursing care using the NANDA taxonomy reference II. The analysis and discussion of the data gave the basic necessities affected, nursing diagnosis according to NANDA, nursing interventions classification (NIC) and results of nursing classification (NOC) and interaction with the nursing theories of Hildegard e. Peplau, Ernestine Wiendebach and Wanda Horta. We realize that the diagnoses and nursing interventions are of fundamental importance in the recovery of the patient with mastitis thereby improving the patient's quality of life.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caso foi realizado com o paciente S.R.S.A., internada em uma Maternidade situada na cidade Niterói, com o diagnóstico médico de Mastite.

Resguardou-se a privacidade da paciente e o sigilo das identificações, respeitando os aspectos éticos e legáis que envolví pesquisa com seres humanos e aceitação da paciente em participar deste estudo.

Infecção mamária, também chamada de mastite, é uma infecção do tecido mamário que pode causar dor no peito, inchaço, calor e vermelhidão da mama.

Geralmente, a mastite surge em mulheres que estão amamentando, devido ao entupimento dos canais por onde passa o leite, mas também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher devido à entrada de bactérias na mama, através de feridas no mamilo ou piercings, por exemplo.

O enfermeiro tem como papel a possibilidade de oferecer uma assistência de qualidade, assumindo seu papel de orientador, educador e conselheiro, sobressaindo na equipe de assistência já que está em contato constante e direto com a mãe e o filho. Assim orientando, a nutriz para higiene rigorosa das mamas; observar a técnica correta de esvaziamento das mamas, o uso de sutiã adequado e limpo.

Ao histórico de enfermagem apresentou como principal queixa em consulta para o processo de internação: febre, dor, calor, rubor evidenciado como diagnóstico médico de mastite/ abscesso em mama esquerda. Realizado procedimento para drenagem de secreção, apresentando ferida de 2 cm diâmetro e 0,1 de profundidade, com presença de fibrinas e alguns

(3)

19

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

tecidos de granulação realizado curativo na ferida da mama esquerda 2 vezes. Relata constipação intestinal há seis dias. Durante a entrevista mostrou-se comunicativa, ansiosa, preocupada com a filha recém-nascida, na qual a mesma está ordenhando e armazenando o leite para ser oferecido à filha.

Apresenta parâmetros vitais: Pressão arterial (110 x 80 mmhg), temperatura axilar (39º c), frequência respiratória (17irpm).

Este estudo de caso tem como objetivo identificar o problema e aplicar os cuidados de enfermagem permitindo o acompanhamento individualizado do paciente com mastite e realizar uma análise sobre os cuidados específicos prestados a clientes com mastite, afim de contribuir para a melhoria na qualidade da assistência, através da sistematização implementando diagnostico segundo Nanda, com obtenção dos resultados esperados (NOC) e intervenções de enfermagem (NIC).

Justifica -se a abordagem desta temática para o processo de ensino aprendizado dos acadêmicos de enfermagem para que possa desenvolver e aplicar a sistematização da assistência de enfermagem a paciente portador de mastite, onde se evidencia o papel do enfermeiro na educação para a prevenção desse agravo.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo caso, realizado no mês de maio em uma maternidade localizada em Niterói – Rio de Janeiro (RJ).

Este estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado. É aquele que não tem uma solução predefinida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Os dados primários foram coletados através do acompanhamento assistencial como a aplicação de histórico de enfermagem (anamnese e exame clínico) do paciente portador de mastite, identificando as necessidades humanas básicas alterada, elaborando diagnostico de enfermagem usando a taxonomia II da NANDA, realizando a classificação dos resultados (NOC) para que possa evidenciar a classificação das intervenções de enfermagem (NIC) com aplicação

(4)

20

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

das teorias na pratica do enfermeiro. Enquanto dados secundários foram levantados a partir de pesquisas em artigos científicos, sites, enciclopédias sobre a doença para a assistência de enfermagem usando o referencial da taxonomia II da NANDA.

3. ANALISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Necessidades Básicas Afetadas

As necessidades humanas básicas (NHB) são necessidades comuns a qualquer ser humano, portanto, são universais. O que varia de um indivíduo para outro é a sua manifestação e a adequada maneira de satisfaze-las ou atende-las

Quando o organismo humano está em homeostasia, as NHB's não se manifestam, porém estão latentes e surgem com maior ou menor intensidade, dependendo do equilíbrio instalado no organismo. Desta forma, a necessidade pode ser compreendida como a "falta de algo desejável" A paciente hospitalizada com mastite tem necessidades básicas de acordo com seu diagnóstico, sinais e sintomas.

As necessidades Psicobiologias alteradas são: hidratação, oxigenação, Nutrição, sono, repouso, regulação térmica, integridade cutâneo-mucosa e eliminações fisiológicas. E as Psicossociais são: segurança, autoestima e conflitos familiares

Diagnóstico de enfermagem segundo NANDA, classificação das intervenções de enfermagem (NIC) e classificação de resultados de enfermagem (NOC)

Foram selecionados os diagnósticos, os resultados e as intervenções prioritárias para o estudo de caso, baseado na coleta de dados, nas necessidades humanas básicas segundo Wanda Horta já descritas. Serão listados todos os diagnósticos e correlacionados a seguir com NOC e NIC, sendo enumerados respectivamente.

(5)

21

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

Amamentação interrompida evidenciado por abscesso mamário/ mastite.

Amamentação manutenção

Oferecer alimentação por mamadeira e para promover massagem esvaziamento da mama infectada.

Nutrição desequilibrada evidenciado por relato de ingestão menor que a porção diária recomendada (falta de interesse por comida).

Autocuidado: alimentação e apetite

Oferecer alimentos estimulante e com intervalo de 3/3h em pequenas quantidades

Volume de líquido excessivo caracterizando o edema evidenciado pelo mecanismo regulador comprometido.

Equilíbrio eletrolítico e ácido-basico

Verificar e registar sinais vitais de 6/6h e oferecer e registrar aceitação hídrica;

Constipação caracterizado por diminuição da frequência de evacuação Eliminação intestinal/ controle de sintomas

Verificar e registrar aspectos e características das eliminações intestinais e oferecer alimentos emolientes

Padrão de sono prejudicado evidenciado por relato verbal de sono leve.

Bem-estar pessoal

Proporcionar ambiente tranquilo e acolhedor melhorando o sono

Baixa autoestima situacional devido a interrupção da amamentação.

Adaptação psicossocial: mudança de vida

Orientar sobre o enfrentamento da amamentação transitória;

Processo familiares interrompidos evidenciado por mudança de estado de saúde de um membro da família.

Ambiente físico familiar

Promover e aconselhar integridade familiar;

Ansiedade caracterizado por distúrbio do sono, preocupação devido a mudança em eventos da vida, apreensão e angustia.

Autocontrole da ansiedade

Escutar ativamente, aumento da segurança e melhora do enfrentamento.

Integridade da pele prejudicada caracterizado por alteração na integridade da pele.

Controle da infecção

Realizar curativo lavando a região da mama como soro fisiológico e registrar as características da lesão

(6)

22

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

Risco de infecção caracterizado por procedimento invasivo (drenagem).

Controle de risco: processo infeccioso

Realizar curativo em incisão (drenagem) de técnica asséptica afim de prevenir risco de infecção e registrar as características da mesma Hipertermia relacionada a

doença e o aumento da temperatura corporal acima dos parâmetros normais, pele avermelhada e quente ao toque.

Termoregulação adequada

Verificar e registrar sinais vitais de 4/4h, utilizar compressas com água fria nos locais adequados, administrar fármacos antitérmicos, encaminhar paciente para realizar higiene corporal com banho morno/temperatura ambiente, aumento da ingesta hídrica e manter o ambiente arejado.

Dor aguda caracterizado por expressão facial e relato verbal

Controle da Dor Avaliar e registrar relato de dor e administrar analgésico prescrito e promover autoconfiança.

Interação com as teorias de enfermagem para a compreensão da prática do enfermero.

As teorias de enfermagem servem para descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever medidas referentes ao cuidado de enfermagem. O trabalho cientifico envolvido no desenvolvimento da teoria é tal que, uma vez identificado que uma destas teorias é relevante para uma ciência tal como a enfermagem, ela oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como é porque os enfermeiros realizam determinadas intervenções.

Para a paciente com mastite, os diagnósticos, intervenções de enfermagem foram elaborados a partir das seguintes teorias:

Para Hildegard E. Peplau a teoria das relações Interpessoais na Enfermagem é onde o enfermeiro é capaz de reconhecer a necessidade de ajuda que o paciente necessita e interagir com ele. A paciente devido ao seu quadro, necessita de uma interação com o enfermeiro, pois o processo de suspenção temporária da amamentação e o processo de dor durante o tratamento pode ser extremamente difícil, e o enfermeiro tem um papel muito importante no enfrentamento deste processo.

Já Ernestine Wiendebach conceitua a enfermagem como a prática da identificação da necessidade de ajuda de um paciente através da observação de comportamentos e sintomas

(7)

23

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

apresentados, a exploração do significado desses sintomas com o paciente, a determinação da causa do desconforto e a determinação da capacidade do paciente para resolver o problema, desconforto ou se o paciente tem necessidade de ajuda da enfermeira ou outros profissionais de saúde.

De acordo Wanda Horta baseado nas necessidades psicológicas, psicossocias e psicoespirituais, propõe uma metodologia para o processo de enfermagem focando o ser humano integral, na busca do equilíbrio biopsicossocial. A paciente apresenta com quadro básicas devido ao seu estado de saúde e seu estado psicológico abalado devido a interrupção da amamentação.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta paciente do estudo demonstrou alguns riscos conforme estabelecido pela NANDA na qual foram programados planos de cuidados para os diagnósticos em questão

Foi trabalhado com a paciente intervenções de enfermagem na qual ajudaram na melhora do quadro. Durante os procedimentos, é importante que o paciente se sinta acolhido pelo cuidador de forma a desenvolver uma relação afetiva mutua.

Percebemos que os diagnósticos e intervenções de enfermagem são de fundamental importância na recuperação da paciente com mastite melhorando assim a qualidade de vida do paciente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Nilza Alves Marques, FERNANDES, Aline Garcia; ARAÚJO, Cleide Gomes. Aleitamento materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 06, n. 03, p. 358-367, 2004. Disponível em www.fen.ufg.br. Acessado em 20 de abril de 2017.

GEORGE. Julia B. et al. Teorias e enfermagem. os fundamentos à práctica profesional. 4ª Edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

KAMITSURU; Shigemi. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017/ NANDA International; tradução GARCEZ, Regina Machado. . 10ª Edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

BULECHEK. Gloria M. et al. NIC Classificação das Interveçoes de Enfermagem. 6ª Edição, São Paulo: Editora Elsevier, 2016

(8)

24

Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 2 – Nº 3 – 2017 – ISSN 2179-1589

JOHNSON, et al. Ligações entre NANDA, NOC e NIC: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem.. 2ª Edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.

PEREIRA, Cristina et al. Mastite puerperal. Saúde infantil. Volume 32. Número 2. Setembro. 2010. Disponível em http://media.noticiasaominuto.com/files/naom_58c28ca246e41.pdf. Acessado em 20 de abril de 2017

SILVA. Alecssandra de Fátima et al. Mastite lactacional grave: particularidades da internação à alta. Revista Brasileira de Enfermagem. Volume 68. Número 6. Agosto. 2015. Disponível em

http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n6/0034-7167-reben-68-06-1116.pdf. Acessado em 21 de abril de 2017.

GIUGLIANI, Elsa. Problemas comuns na lactação e seu manejo. Jornal de Pediatria. Volume 80 Número 5. Rio de Janeiro. 2004. Disponível em http://www.jped.com.br/conteudo/04-80-S147/port.pdf. Acessado em 21 de abril de 2017.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento