• Nenhum resultado encontrado

Lições 5º ano Semana de 24 a 28 de maio de (Entregar até dia 24/5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lições 5º ano Semana de 24 a 28 de maio de (Entregar até dia 24/5)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lições 5º ano

Semana de 24 a 28 de maio de 2021.

(Entregar até dia 24/5)

MATEMÁTICA

Segunda-feira - 24/5

Há muitos anos, os egípcios utilizavam cordas para fazer medições de terrenos. Nessas cordas, havia uma unidade de medida indicada por meio de nós. As pessoas encarregadas de fazer as medições esticavam a corda e verificavam quantas vezes a unidade de medida cabia no lado do terreno.

Pintura mural egípcia retratando a medição da terra utilizando a corda, por volta de 3 000 anos atrás, em Tebas, Egito.

Nem sempre, porém, a unidade de medida cabia um número inteiro de vezes no lado do terreno. Por esse motivo, os egípcios criaram um novo tipo de número: os números fracionários.

Veja abaixo como os egípcios representavam alguns números fracionários e como os representamos atualmente.

(2)

1- Observe a figura:

a) Que fração representa a parte da figura pintada de:

▪ verde? ▪ azul?

b) Que fração representa o total de partes pintadas de verde e azul dessa figura? Escreva uma adição com frações para representar essa situação.

2- Escreva uma adição de frações para representar o total de partes pintadas de amarelo e azul de cada figura.

+ ‘= + ‘= + ‘=

(3)

Terça-feira - 25/5

3- Observe cada figura e complete os cálculos:

6 - 2 ‘= 7 - ‘= - 8 ‘=

8 8 13 18

4- Que fração do mosaico corresponde à parte pintada de:

▪ vermelho? 3 ▪ amarelo?

105

(4)

HISTÓRIA

Quarta-feira - 26/5

Os africanos eram trazidos ao Brasil em navios negreiros. Mulheres e crianças eram transportadas em compartimentos diferentes daqueles em que ficavam os homens. Essas viagens tinham péssimas condições. Os africanos ficavam acorrentados e amontoados no porão desses navios.

A travessia durava meses, e eles ainda sofriam com alimentação escassa, os maus-tratos, a sujeira e as doenças. Muitos morriam no trajeto.

O mercado de escravizados

Os africanos escravizados que sobreviviam à viagem eram encaminhados ao chamado “mercado de escravos”, onde aguardavam para ser vendidos. No século XIX, esse local no Rio de Janeiro era conhecido como mercado do Valongo.

O tráfico de africanos era uma atividade muito lucrativa. Veja quem enriquecia com esse comércio:

▪ os traficantes de pessoas que as traziam da África e vendiam-nas no Brasil; ▪ a Coroa portuguesa que cobrava tarifas na venda dos escravizados.

Leia a descrição feita por um alemão que esteve nessa cidade, em 1832:

Depois de pagar por cabeça determinada tarifa, que produz uma renda valiosa para o governo, estes escravos são expostos à venda como mercadoria em uma rua apropriada chamada Valongo, onde se examina durante a escolha cada parte do corpo e observa rigorosamente se os escravos não estejam atacados de moléstias de pele ou males incuráveis.

(5)

1- Leia o texto “Do lado de cá do Atlântico”.

2- Como os africanos eram trazidos da África para o Brasil?

3- Em que condições os africanos eram trazidos nas embarcações?

Quinta-feira - 27/5

4- Observe a litografia abaixo:

Mercado da rua do Valongo, de Jean-Baptiste Debret, 834-1839 (litografia colorida à mão) a) Qual é o lugar representado na litografia? O que acontecia nesse lugar?

(6)

5- No Brasil, convivem diferentes tipos de pessoas: brancos, negros, indígenas, orientais, entre outros. Por isso, dizemos que nosso país é multicultural. Todas essas pessoas possuem os mesmos direitos e deveres e devem ser respeitadas. No entanto, algumas sofrem preconceito por causa de sua origem, de sua etnia ou da cor de sua pele. Isso acontece ainda hoje, por exemplo, com os descendentes dos africanos que foram escravizados e trazidos ao Brasil a partir do século XVI. A diversidade é uma das maiores riquezas do nosso país e deve ser valorizada.

▪ Que atitudes podem ser tomadas para acabar com o preconceito?

VIVÊNCIA RELIGIOSA

Sexta-feira - 28/5

Referências

Documentos relacionados

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O livro é uma narrativa de ficção ambientalizada em Bagdá no século XIII. O protagonista de história é o calculista Beremiz Samir, que ao longo dos 34 capítulos da obra

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

(INAC, I.P.), englobando a instituição de taxas devidas pela prestação desses diversos serviços, compreendidos suas atribuições deste Instituto, como sejam a emissão de licenças,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,