• Nenhum resultado encontrado

Governador. Carta Mensal MENSAGEM DO GOVERNADOR PEOPLE PORTUGAL. A educação. poderosa que se pode usar para mudar o Mundo DISTRITO 1960

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governador. Carta Mensal MENSAGEM DO GOVERNADOR PEOPLE PORTUGAL. A educação. poderosa que se pode usar para mudar o Mundo DISTRITO 1960"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal

Governador

#

3

MENSAGEM DO

GOVERNADOR

ÁfRicA LiVRE

DO ViRúS

SELVAGEM

DA PóLiO

REcONNEcT

PEOPLE

“A educAção

é A ArmA mAis

poderosA que

se pode usAr

pArA mudAr

o mundo”

neLson mAndeLA 5 A 11 DE OuTubRO

do

seTemBro 2020 DiSTRiTO 1960

(2)

caros companheiros e Amigos,

O mês de agosto findou, mas o trabalho não e, em especial, no que importa ao Desenvolvimento do Quadro Social. Assim, a ação que foi iniciado na campanha “Orgulho em ser Rotário” tem de ser desenvolvida por cada um de nós,

diariamente junto de amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos. Todos devem saber quem somos, o que fazemos e como fazemos.

Continuemos, assim, o trabalho e acção.

Mas como a roda e o tempo não param estamos em setembro, mês dedicado pelo Rotary à Educação Básica e Alfabetização e, o nosso movimento, muito tem dado a tal causa e muito poderá ainda servir em tal área.

É o momento de apresentarmos uma nova campanha ONLINE: desafio cada clube, ao longo do mês, a apresentar em 30 segundos, nas redes sociais do Distrito, um vídeo ou um cartaz explicativo de um projecto do mesmo na área da Educação Básica e Alfabetização.

Vamos mostrar ao mundo o que o Rotary no nosso distrito fez, faz a fará este ano nessa matéria, nas Bolsas de Estudo concedidas (algumas com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa), no apoio ao transporte para a escola de crianças carenciadas, no apoio a explicações, no apoio a material escolar (informático ou outro), na atribuição de prémios escolares ou através de projetos de liderança juvenil como o RYLA (presencial ou digital). E ainda no apoio à gestão e criação de espaços escolares ou no apoio à concessão de equipamento escolar às instituições através de subsidios da The Rotary Foundation.

Tenhamos em mente, como referiu Nelson Mandela que “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.”

É a hora de desenvolvermos oportunidades de acção pois somos PESSOAS DE AÇÃO. #somosrotary #orotaryabreoportunidades  Um abraço amigo, roBerTo cArVALHo GoVERNAdoR d1960, 2020-21

(3)

Mensagem do Presidente do Conselho

de Curadores da rotary Foundation

Mensagem do Presidente de rotary International

HoLGer KnAAcK

PRESIdENTE dE RI, 2020-21 PRESIdENTE CURAdoRES RoTARY FoUNdATIoNK. R. RAVINDRAN

No final de 1914, a Europa estava dividida por centenas de quilómetros de trincheiras. De um lado, as forças britânicas e francesas, e a uma curta distância, as tropas alemãs. O Papa até fez um apelo para que houvesse uma trégua de Natal, mas não adiantou e os tiroteios entre as duas partes do conflito continuaram.

Então, chegou a véspera de Natal, e os soldados britânicos ouviram, surpresos, um canto, em vez dos disparos e explosões habituais. O seu grau de perplexidade aumentou quando escutaram uma voz dizendo: “Feliz Natal ingleses; venham aqui celebrar com a gente!”.

Os combatentes de ambos os lados foram aos poucos levantando-se e passaram a olhar uns para os outros no meio daquela

terra de ninguém que separava uma trincheira da outra. Não demorou para que percebessem que ocorrera um cessar-fogo e os soldados, então, confraternizaram entoando canções de Natal, trocando lembranças, bebendo uísque e até mesmo jogando uma partida amistosa de futebol.

O cessar-fogo durou apenas dois dias antes das tropas voltarem às trincheiras para retomar o combate, que causou um grande derramamento de sangue por quase quatro longos anos. Essa bela história da trégua natalícia lembra-nos que a paz é possível, quando a escolhemos. Se a paz pode durar alguns dias, não poderia também durar meses ou anos? E, antes de tudo, não deveríamos pensar sempre em como evitar a ocorrência de conflitos?

No seu discurso de aceitação do Prémio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King Jr., ativista e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, disse: “Devemos concentrar-nos não somente no expurgo da negatividade trazida pela guerra, mas também na afirmação do positivismo trazido pela paz”.

Com a paz positiva, as estruturas, políticas e as ações quotidianas da nossa sociedade são capazes de promover a justiça a todos os níveis, sustentando uma coexistência pacífica entre todos. Isso é uma resposta aos apelos de justiça e paz que ouvimos nas ruas nos protestos ocorridos de Minneapolis a Paris este ano.

Assuntos relacionados com a Paz positiva ensinados nos nossos Centros Rotary pela Paz ganham mais força através da parceria do Rotary com o Institute for Economics and Peace.

A Academia Rotary pela Paz Positiva oferece formação gratuita a todos os Rotários sobre como acrescentar aspectos de paz positiva aos projetos que desenvolvem.

A paz positiva faz-se sentir a todos os níveis na THE ROTARY FOUNDATION. Os nossos projetos de alfabetização oferecem acesso igualitário às crianças, para que todas tenham um bom aproveitamento. Os subsídios que atribuímos viabilizam o fornecimento de água potável às comunidades, evitando que as crianças faltem às aulas por terem que ir buscar água para suas famílias. Isso traz estabilidade com o passar do tempo.

O nosso papel, como líderes da sociedade civil dedicados à paz, acontece através de mais parcerias e subsídios, mas também através dos nossos corações, mentes e mãos, à medida que oferecemos os nossos talentos para fazer do mundo um lugar melhor.

O programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary – um dos muitos programas pró-juventude que celebramos este mês – foi o que me mais me envolveu em Rotary. A Susanne e eu começámos a receber intercambistas logo após eu ter entrado no Rotary, e foram tais as experiências que me tornaram um Rotário de corpo e alma. O Intercâmbio de Jovens (YEP) passou a ser uma tradição para nós, considerando que nos últimos 24 anos recebemos 43 estudantes!

Além de receber jovens na nossa casa, desde o início também nos envolvemos com o programa organizando acampamentos de jovens durante o verão. Num deles, conheci a Christine Lichtin, filha de um past-presidente do meu clube que, na época, estava no terceiro ciclo. Como este ano já nos trouxe tantas mudanças, vou aproveitar e testar algo novo nesta mensagem, dando a palavra aos outros. Vejamos o que a própria Christine tem a dizer:

“Eu tinha só 13 anos quando conheci o Rotaract, por intermédio da Susanne e do Holger, num churrasco do nosso acampamento de verão. O Holger olhou para mim e disse: “Acho que você deveria visitar um Rotaract Club para conhecer gente da sua idade, divertir-se e, ao mesmo tempo, fazer a diferença.”

Alguns anos depois, quando estava na Universidade de Trier, lembrei-me daquelas palavras e decidi seguir a sugestão. Isso foi há mais de oito anos. Eu ainda estou no Rotaract e não tenho vontade de sair. O Rotaract tornou-se parte de mim, começando no clube de Trier e depois passando para o clube de Bolonha, enquanto estudei na Itália. Quando fiz o mestrado em Kiel, participei no Rotaract de lá antes de me associar depois ao Rotaract Club de Hamburgo-Alstertal. Cada um desses Clubes tem sua própria identidade e objetivos, mas todos transmitem a mesma motivação.

Eu sou consultora sénior no meu clube e tenho um grande carinho pelo Rotaract, que ajuda a moldar os meus valores e visão. Um dia, como se tivesse sentido essa evolução em mim, Susanne apresentou-me a um Rotary Club moderno localizado entre Hamburgo e Mölln, a minha cidade natal. O E-club de Hamburg-Connect, que Susanne ajudou a fundar, tem pessoas de diferentes faixas etárias, e realiza encontros virtuais e presenciais muito descontraídos. Pensei, então, que este poderia ser o momento de entrar para um Rotary Club. Afinal, o tempo é precioso e deve ser preenchido com diversão sempre que possível; o resto é consequência. Vivo em dois mundos – como Rotaractista e também como Rotária – e desejo construir uma ponte entre estes dois paralelos. Todos nós temos razões para fazer parte da família do Rotary.”

Foi preciso uma certa persistência para persuadir Christine a associar-se a um Rotary Club, porém, o esforço valeu a pena. É nosso dever esforçarmos-nos neste sentido em relação aos participantes dos nossos programas pró-juventude e também aos Rotaractistas, para que possamos mantê-los na família. Espero que se tenha inspirado com o relato da Christine e que procure trazer jovens como ela para os nossos clubes, para que vejam como O Rotary Abre Oportunidades para nós e para aqueles a quem servimos.

(4)

Mais de 775 milhões

de pessoas com mais de

15 anos são analfabetas.

Isso representa 17%

da população adulta

do mundo.

Mês da educação

Básica e alfabetização

Mês da educação Básica e alfabetização

O nosso objetivo é fortalecer a capacidade das comunidades apoiarem a educação básica e a alfabetização, reduzir a disparidade de géneros na área educacional e aumentar a alfabetização de adultos.

Nós entramos em ação para capaci-tar os educadores para incentivar a aprendizagem a todos os níveis. 

“Quando ensinas

uma pessoa a ler, ela

carrega esse legado

pela vida inteira.

Como uma onda, essa

capacidade vai se

espalhando por toda

a comunidade.”

Mark Wilson Rotário

cOMO O

ROTARY

fAZ

AcONTEcER?

Criação de escolas: no

Afeganistão, os Rotários abriram uma escola para raparigas para interromper o ciclo de pobreza e a desigualdade social.

Educação para adultos: os

Rotá-rios dos estados unidos, em par-ceria com a ProLiteracy de Detroit, recrutaram e treinaram professo-res depois de um estudo revelar que mais da metade da população adulta da cidade sofria de analfabe-tismo funcional.

Formação em tecnologia: após

a destruição de escolas no Nepal devido a um terremoto, os Rotários ajudaram a adquirir computadores e a formar professores sobre o uso de recursos digitais na educação.

Formação de professores: em

África, os Rotários forneceram ele-tricidade e computadores, e deram formação básica aos professores para usarem a internet e outros re-cursos on-line para obter materiais e manuais de ensino.

Saúde nas escolas: os Rotários

fornecem água limpa a todas as escolas do Líbano para que os es-tudantes possam ter mais saúde e, consequentemente, melhor desem-penho.

Fortalecimento de sistemas edu-cacionais: no Quénia, os Rotary

Clubs colaboram com a Parceria

Global para a Educação e agências

governamentais para proporcionar oportunidades educacionais de longo prazo para crianças pobres e marginalizadas.

(5)

JOÃO RAFAEL DE ALMEIDA

RoTARY CLUb dE ALmAdA CoNSELhEIRo ITC/RTC

É usual considerar-se a Educação/Aprendi-zagem como o mais eficaz “elevador social”. Hoje, os analfabetos no Mundo serão cerca de 750 milhões! O Rotary e os Rotários sabem-no bem e, apesar de todas as vicissitudes, têm realizado um esforço hercúleo para baixar esta cifra que a todos envergonha. Não associo a analfabetismo a falta de capacida-de para pensar ou agir: quantos exemplos conhecemos de pessoas que são verdadeiros armazéns de sabedoria da vida e que serão mais competentes em relação a outros tantos “letrados”. Mas, de forma alguma, desvalo-rizemos o saber e a transformação da

infor-do analfabetismo

à torre de Babel:

o “elevador

social” funciona?

O secretário-geral da ONU alertou para os efeitos que a pandemia COVID-19 está a ter nos jovens. Para ele, os jovens de hoje são os que se levantam para exigir uma ação climática, que se mobilizam pela justiça racial e pela igualdade de género e são os campeões de um mundo mais sustentável.

Em Rotary os nossos jovens no Interact ou Rotaract também transformam vidas, realizam sonhos, e são a mudança que queremos ver no Mundo.

Em Rotary somos PESSOAS DE AÇÃO e sabemos

que “tUdo o QUe FaZeMos aBre oPortUnI-dades Para oUtros, noUtro lUGar”.

O dia 12 do passado mês de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude ou Dia Mundial da Juventude, pois corresponde à data de encerramento da Conferência Mundial de Minis-tros responsáveis pela juventude realizada em Lisboa em 1998. No ano seguinte, por resolução da ONU, começou-se a celebrar essa data comemora-tiva. O Rotary acredita em desenvolver a próxima geração de líderes, pelo que possui programas e clubes em que jovens possam adquirir valores de liderança, ampliar conhecimentos e aprender o valor dos serviços humanitários, no Rotaract, no Interact, através do RYLA e de Intercambios de Jovens.

Dia

Mundial

da

Juventude

mação em conhecimento. A prova da sua importância revemo-la em muitas situações pelo Mundo, quando os autocratas a primeira coisa que fazem é cortar a informação livre à população., os exemplos são, infelizmente muitos. Rotary luta pela Paz e pela Liberdade como forma de todos crescermos e nos de-senvolvermos, melhor servindo os Outros. Há uns anos estive em Angola e, na visita a várias escolas, fiquei estupefacto ao consta-tar a avidez de informação e conhecimento por parte dos estudantes face à fragilidade formativa dos seus professores. Estes já

perceberam por onde é o caminho para me-lhorar a sua condição pessoal e do seu país. Olhando para o Mundo, vejo que infelizmente esta avidez de saber e de conhecimento, ain-da traz reminiscências ain-da “Torre de Babel” ain-da Antiguidade. À medida que o elevador social funciona quem aprende vai subindo e vai-se distanciando dos que se mantêm na base. Tal como na “Torre de Babel” clássica parece que os “iluminados” vão desenvolvendo uma linguagem e um sistema de valores muito pró-prio não se mostrando abertos a ter concor-rência ou a ouvir os Outros. O que se ganha em Conhecimento pode ser proporcional ao que se acumula em arrogância e indiferença. O “Rotary abre Oportunidades”, mas fá-lo disseminando valores de respeito, tolerância, cooperação, empatia que garantam o desen-volvimento global o mais harmonioso possível em que a desigualdade de oportunidades na Aprendizagem seja minorada. O Rotary, mais do que nunca, continuará a fazer a diferença e a “Abrir Oportunidades”.

No Mundo dito desenvolvido, vemos que temos a primeira geração cuja qualidade de vida será menor que a dos seus Pais… o “ele-vador” não está a funcionar. Há que repensar a forma como educamos, como vivemos, deixando de lado dogmatismos ideológicos que tolhem o pensamento crítico.

Tinha pensado em não recorrer a investigado-res sociais e às suas citações, mas não investigado-resisti a partilhar uma mensagem que muito bem se aplica a todos nós vinda de alguém que sempre admirei:

“Ser companheiro vale mais do que ser chefe. É preciso que os homens à sua volta nunca tenham nenhuma angústia, não sofram nun-ca por o sentirem a você superior a eles; a sua superioridade, se existir, deve ser um bál-samo nas feridas, deve consolá-los, aliviar-lhes as dores. A sua grandeza, querido Amigo, deve servir para os tornar grandes, no que lhes é possível, não para os humilhar, para os lançar no desespero, no rancor, na inveja.”

Agostinho da Silva

(in Sete cartas a um jovem filósofo)

Eu acrescentaria, a sua grandeza, querido companheiro e companheira, deve servir para “Abrir Oportunidades” tornando todos Grandes.

Mês da educação Básica e alfabetização Mês da educação

(6)

RC Lisboa-Parque das Nações

7 de setembro

RC Évora

8 de setembro

No dia 7 de setembro realizou-se a Visita Oficial do Governador Roberto Carvalho ao Rotary Club Lisboa- Parque das Nações. Na companhia do Presidente do clube Companheiro Pedro Colaço e do Companheiro Miguel Amorim foi visitado o CATL Olipandó, do Secretariado Dio-cesano de Lisboa da Obra Nacional Pastoral dos Ciganos, sito no Bairro da Quinta das Laranjei-ras, freguesia do Parque das Nações. A institui-ção foi apresentada pela diretora da IPSS, Dra. Aida Marrana, que relatou a respetiva história e ação, o trabalho desenvolvido na comunidade, o apoio do Rotary Club de Lisboa-Parque das Nações e por fim as necessidades que poderão ser supridas pela intervenção dos amigos da Obra, nomeadamente em termos de equipa-mento. Foi uma visita prática e produtiva, onde se falou e praticou mais uma Oportunidade de Ação.

Seguiu-se a visita à Universidade Sénior do Clube, onde foi apresentada a nova Direção e o novo Plano Estratégico, tendo ficado patente o potencial de crescimento em sede de Serviços Profissionais.

A reunião de Conselho Diretor foi um encontro participado e produtivo onde foi apreciado o completo Plano de Ação do clube que integra diversos projetos e ações multidisciplinares, que acentuam a intervenção na comunidade hetero-génea que serve.

Foi uma jornada de trabalho muito agradável que terminou com o habitual jantar festi-vo no VIP Executive Art’s Hotel, que embora sujeito aos condicionalismos impostos pelas circunstâncias atuais, registou a participação de diversos companheiros e clubes visitantes, nomeadamente do clube padrinho, RC Lisboa, de diversos elementos das Comissões Distritais deste ano rotário, do GE Paulo Martins e da Direção da Universidade Sénior a quem foi atri-buído um louvor. Foi ainda entregue a distinção Paul Harris Fellow a uma companheira do clube.

A Visita Oficial do Gover-nador Roberto Carvalho ao Rotary Club de Évora, decorreu no dia 8 de setembro, na companhia de Rita Freitas.

O encontro ocorreu no Évora Hotel, onde era esperado pelo Presidente Companheiro Francisco Lopes Figueira e demais companheiros do Clube. Após a entrega das más-caras de Rotary que ha-viam sido encomendadas pelo clube, e devidamente “mascarada”, a comitiva dirigiu-se para uma visita ao centro da cidade com destino à Câmara Munici-pal de Évora para audiên-cia com o seu Presidente Carlos Pinto de Sá. Neste encontro ficou patente o entendimento entre o Clube e a Autarquia, sempre de relevar, tendo sido abordados diversos temas de ações passadas, mas sobretudo a possi-bilidade de desenvolvi-mento de parcerias para o futuro. Foi esse um dos temas abordados na visita às descobertas arqueo-lógicas da Edilidade com apresentação do inovador projeto de aproveitan-do das características estruturais do edifício, para através da luz solar lhe conferir a respetiva sustentabilidade energéti-ca. O projeto foi discutido com agrado por todos,

vIsItas oFICIaIs do Governador aos ClUBes

nomeadamente pela companheira do Governa-dor, Rita Freitas, que inte-ragiu como Embaixadora da nova Comissão Dis-trital do Ambiente, papel esse que lhe foi atribuído pela Comissão e que é muito do seu agrado. A comitiva encaminhou-se em seguida para o Diário de Sul, o único órgão regional de CS com publi-cação quotidiana, sempre disponível para publicar notícias de Rotary. O Companheiro Roberto Carvalho efetuou uma visita às instalações segui-da de entrevista e registo fotográfico. Um reconhe-cimento ao proprietário, Manuel Madeira Piçarra (sócio honorário do RC Évora), pessoa de grande cultura e possuidor de conhecimento ímpar na Comunicação Social, que apresentou aos presentes um verdadeiro retrato da atualidade da imprensa em Portugal.

Foi depois realizada a reunião de Conselho Diretor alargado, onde foi apresentado um balanço da atividade do clube, projetos, quadro social e imagem pública, numa sessão muito participada por todos. O Governador teve oportunidade de salientar algumas ideias base do plano estratégico para o ano,

companhei-rismo, integridade, diver-sidade, Serviços Humani-tários e Liderança. O dia terminou com o habitual Jantar Festivo, com participação limitada face aos tempos em que vivemos, mas de grande convívio, contando com

vIsItas oFICIaIs do Governador aos ClUBes

a presença dos Governa-dores Assistentes Nuno Moniz (Gr7) e João Inver-no (Gr9) e de familiares, tendo o Governador apro-veitado na sua mensagem para salientar o tema do Mês e ações distritais futuras.

(7)

RC Caldas

da Rainha

14 de setembro

RC Lisboa

15 de setembro

A visita oficial do Gover-nador Roberto Carvalho ao Rotary Club das Caldas da Rainha, realizou-se dia 14 de setembro, tendo-se iniciado com a habitual visita ao Marco Rotário, situado numa rotunda de grande exposição, devida-mente ornamentado com as bandeiras Nacional e de Rotary, como sempre ocorre nos dias festivos, como é o caso da visita do governador e assim con-tribuindo para aumentan-do a visibilidade de Rotary na comunidade.

Recebido pela Presidente do clube Companheira Isabel Puga, pelo secretá-rio e Governador Assis-tente, seguiu-se a visita à Câmara Municipal para apresentação de cum-primentos na tradicional sessão protocolar entre instituições parceiras, com a particularidade de nesta autarquia ocorrer frequentemente em ple-na sessão do executivo, consequentemente com a presença do Presidente Fernando Tinta Ferreira, Vereação e Chefes de

No dia 15 de setembro realizou-se a Visita Oficial do Governador Roberto Carvalho ao Rotary Club de Lis-boa, o primeiro clube Rotário de Portugal. O encontro ocorreu na sede do clube de onde na companhia do Presidente Companheiro Rui Matoso e do Diretor de Protocolo Companheiro Adauto Martins se partiu para uma atividade semanal do clube, em parceria com o posto de abastecimento da BP - Padre Cruz, que consta da recolha de bens alimentares, entre alguns diversos “frescos do dia” e posterior entrega na instituição O COMPANHEIRO.

Esta parceria é desenvolvida com o apoio do Franchisa-do Franchisa-do Posto Eng. Paulo Espanhol. A entrega Franchisa-dos bens e visita às instalações foi efetuada na companhia do Diretor de Retalho da BP Portuguesa, Dr. João Caetano, e dos Companheiros do RC Lisboa, Rui Matoso, Adauto Martins, Alice Nobre, Amílcar Barata Salgueiro e Alda Barata Salgueiro, e ainda do Secretário Distrital. A comitiva foi recebida pelas colaboradoras e técnicas da instituição e teve lugar uma apresentação pela Dra. Síl-via Moço, explicativa da sua história e atividade. Nesta visita foram ainda entregues à instituição 10 computa-dores e diverso material doado pela BP, para apoio aos alunos das famílias que a instituição assiste.

Seguiram-se os momentos protocolares na sede do clu-be, com presença restrita de 10 companheiros, face às atuais circunstâncias, acompanhados à distância pelos restantes companheiros do clube e visitantes através da plataforma ZOOM. Posteriormente realizou-se entre os presentes um jantar de trabalho e companheiris-mo onde foi possível realizar a reunião de Conselho Diretor tendo sido transmitido ao Governador o plano de atividades do clube, com incidência no aumento do Quadro Social, realização de parcerias com os clubes internacionais geminados, apoio à TRF e manutenção de diversas ações de responsabilidade social na área sócio-económica e ambiental. O Governador teve opor-tunidade de recordar os objetivos do Distrito e de RI para o presente ano.

Foi uma jornada de trabalho prática e divertida, de elevado companheirismo onde se realizou trabalho no terreno e houve lugar à concretização de ideias. Divisão. Aproveitando a

oportunidade, o Governa-dor salientou o papel de Rotary no Mundo em ge-ral e na comunidade das Caldas da Rainha onde o clube desenvolve a sua atividade desde 1953. A sessão de trabalho reali-zou-se na sede do clube, tendo sido a oportunida-de oportunida-de troca oportunida-de informa-ções sobre o plano de atividades do clube e pla-no estratégico de Rotary e objetivos do Distrito para este ano.

O jantar festivo ocorreu no Restaurante A Lareira, com presenças reduzidas devido às atuais circuns-tâncias e em véspera de início de novo período de contingência nacio-nal, registou a presença de alguns visitantes, do Presidente da Câmara, elementos do NRDC e do Rotaract, e foi abrilhan-tado com a admissão de uma nova companheira. Os discuros que antece-deram a troca de lem-branças apresentaram um balanço desta jornada de trabalho.

vIsItas oFICIaIs do Governador aos ClUBes vIsItas oFICIaIs do Governador aos ClUBes

(8)

26 de agosto

11 de agosto

O Governador Roberto Carvalho por convite do Presi-dente do Rotary Club de Cascais-Estoril e PresiPresi-dente da Comissão Distrital da Rotary Foundation, visitou no dia 26 de agosto as instalações e sede da Associação de Apoio Social dos Amigos da Paz de Bicesse, uma enti-dade que tem por objectivo o apoio à população idosa da localidade de Bicesse e zonas limítrofes, pertencen-tes à freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais. A parceria do clube com a Associação prevê a prepa-ração de trabalho conjunto em prol da comunidade, respectivos suportes financeiros e sinergias envol-vendo respostas, projectos para o futuro e satisfação de necessidades imediatas que o Rotary pode suprir como parceiro de excelência.

O trabalho em Rotary é em rede, pelo que nenhum clube é uma ilha. Com este espírito os denominados “clubes da linha”, constituídos pelos clubes de Alfragi-de, Algés, CarnaxiAlfragi-de, Cascais-Estoril, Oeiras, Parede-Carcavelos e Sintra, levam a cabo no corrente mês de Agosto reuniões conjuntas fomentando o companhei-rismo e servico, sempre coordenados pelas governa-doras assistentes. Esta terça, em Cascais, foi mais um exemplo em palestra sobre o Desenvolvimento do Quadro Social proferida pela PGD Mara Duarte e com a presença e intervenção do Governador Roberto Car-valho, em evento misto presencial e via zoom.

O Rotary é adapativo e assim abre oportunidades.

Parceria do

rC Cascais-estoril

reunião dos

Clubes da linha

Presenças nos ClUBes

OBJECTIVO:

Realçar a existência (ainda) da doença, o trabalho de

Rotary e dos seus parceiros no combate para sua erradicação e a Imagem

Pública de Rotary.

AÇÃO CONCRETA:

Realizar um vídeo com limite de 1 minuto, com os

companheiros do clube (juntos de 3 a 10) respeitando o distanciamento social,

vestindo a camisola da Pólio ou apresentado em destaque a imagem

END

POLIO

NOW, em área publica, a correr ou caminhar. Remeter o vídeo

para a Comissão Distrital de Comunicação e Imagem

até dia 22 de Outubro

,

para serem divulgados no dia 24 (Polio Day) nas redes sociais do distrito.

O vídeo mais original, respeitando as prioridades de Rotary - Inovando a

Aumentando o Impacto e Alcance de Rotary - será premiado com um PHF

(Paul Harris Fellows a favor da Polio).

até

22

out

JURI:

Governador, Coordenador da TRF/Sub-Comissão da Pólio e Presidente da Comissão Distrital de Comunicação a Imagem

NOTA:

o video deverá ser enviado já editado e com qualidade de transmissão de som e imagem.

corrida

END

POLIO

(9)

HoLGer KnAAcK

PRESIdENTE dE RI, 2020-21

K. R. RAVINDRAN

PRESIdENTE CURAdoRES RoTARY FoUNdATIoN

reGIÃo aFrICana

lIvre do vÍrUs

selvaGeM da

PolIoMIelIte

reGIÃo aFrICana CoMo lIvre do vÍrUs selvaGeM da PolIoMIelIte

Caros Rotários,

É um grande prazer anunciar que a região africana foi certificada como livre do vírus selvagem da pólio. Os Rotários desempenharam um papel essencial para livrar a região do vírus selvagem da poliomielite.

temos motivos para nos orgu-lharmos do trabalho árduo que fizemos para eliminar o vírus selvagem na região africana e em quase todos os países do mundo.

Este progresso é resultado de décadas de trabalho intenso em 47 nações do continente, envolvendo milhões de agentes da saúde que percorreram grandes distâncias em automóveis, bicicletas, barcos e até mesmo a pé para chegar às diferen-tes comunidades. Também envol-veu estratégias inovadoras para imunizar crianças em ambientes de muitos conflitos e inseguranças, e uma enorme rede de vigilância tes-tando casos de paralisia e

verifican-do a presença verifican-do vírus nos esgotos. Nos últimos 20 anos, inúmeros Rotários nos países da região africana e do mundo inteiro traba-lharam juntos para angariar fundos, imunizar crianças, defender a causa perante líderes locais e nacionais, e aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação, per-mitindo que a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) atuasse eficazmente e impedisse surtos de pólio.

Esta certificação é uma grande conquista na área da saúde pública

para os Rotários, a região africa-na e os nossos parceiros africa-na GPEI, sinalizando um enorme passo em direção à eliminação da paralisia in-fantil globalmente. Contudo, ainda é preciso eliminar o vírus selvagem nos últimos dois países em que ele permanece endêmico.

Nesta jornada para erradicar a pólio, enfrentamos muitos desafios, mas, ao mesmo tempo, fizemos progressos notáveis. A infraestrutu-ra de combate à poliomielite que os Rotários ajudaram a construir servi-rá como um legado duradouro que continuará a proteger as crianças contra outras doenças.

agora, pedimos para que todos renovem o seu compromisso para a eliminação da paralisia infantil de uma vez por todas.

Precisamos de cada um de nós para cruzarmos a linha de chegada, o que exige de nós a recolha anual de US$50 milhões para o Pólio Plus. A erradicação do vírus selvagem na região africana mostra que a

erra-dicação da poliomielite é possível e revela como o nosso trabalho, as nossas parcerias e o nosso com-promisso financeiro continuam a impulsionar esta iniciativa, mesmo durante uma pandemia global. Obrigado pelos seus esforços contínuos, pela conquista de agora termos a região africana livre do ví-rus selvagem e por permanecerem empenhados em cumprir a nossa promessa de vivermos em um mun-do livre da paralisia infantil.

(10)

O IRLA é um evento realizado em ambiente ligeiro e de companheiris-mo onde se faz partilha de informação e onde são divulgados projetos e boas práticas dos clubes e distritais, destinado aos Jovens Rotários do D1960. Realizado em 5 de setem-bro através da plataforma ZOOM, desenvolveu-se nesta primeira edição em 3 módulos entre em que foram efetuadas 4 apre-sentações formativas. A Companheira Solange Fernandes Falé do Rotary Club da Portela, membro da Subcomissão Distrital de The Rotary Foundation apresentou a TRF e os seus programas. Na segunda sessão a Companheira Rita Simões do Rotary Club de Lisboa, atual Diretora de Proto-colo do Distrito de 1960 apresentou o papel do Protocolo nas reuniões e eventos rotários.

A terceira sessão foi proferida por dois compa-nheiros: Paulo Taveira de Sousa do Rotary Club de Lisboa Estrela e Presiden-te da Comissão às Novas Gerações do Distrito de 1960; e Filipe Sousa atual sócio do Rotaract Club de Lisboa. A conferencia teve

Interact Rotaract

Líderes e Amigos

Irla

Interact Rotaract Líderes e Amigos

Irla

como tema Associação Rotaract? Prós e Contras. O companheiro Paulo Ta-veira de Sousa falou ainda sobre o processo “Elevate Rotaract” comentando a alteração que RI promo-veu, abrindo a porta aos clubes Rotaract para se constituírem como asso-ciações autónomas e reti-ra o limite de idade pareti-ra os sócios. Este processo apesar de implicar custos de quotas de RI para os sócios de Rotaract, mostra-se valioso para os clubes colocando-os em paridade com os Rotary Clubs e possibilitando o acesso direto aos progra-mas de TRF.

Este IRLA encerrou com uma intervenção do Go-vernador Roberto Carva-lho, que na sua Qualidade de Presidente da Funda-ção Rotária Portuguesa clarificou a possibilidade dos clubes Rotaract e In-teract acederem a fundos para projetos/bolsas e o respetivo processo de candidatura

Para além de companhei-ros dos Interact e Rotaract Clubs do D1960, o evento contou com a presença de diversos companhei-ros Rotários e de repre-sentantes do D1970.

(11)

para os Clubes

e Sócios

dicas

para os Clubes

e Sócios

dicas

Reconnect Week

De 5 a 11 de outubro celebra-se a Semana de RECONEXÃO de ROTARY. Durante esse período, todos os ex-participantes de programas rotários, dos Intercâmbios de Jovens, Campos de Férias, ex-Interactistas, ex-Rotaractistas, Bolsistas Rotary pela Paz e Bolsistas da TRF ou dos Clubes, são convidados a renovar sua conexão com o Rotary.

Estabeleça contacto com os Alumni do seu clube e comece a peparar um evento para decorrer durante esta semana.

Se é um ex-participante de um programa que perdeu sua conexão ativa com o Rotary, pode renovar os seus laços ao participar numa reunião de um clube, aju-dar num projeto ou interagir online com outros ex-participantes ou com Rotários. Experimente novamente como o Rotary transforma vidas local e globalmente. usem #RotaryReconnect nas redes sociais para compartilhar as vossas histórias

de conexão.

Canto

Lírico

Divulge e marque já na sua agenda para não perder a oportunidade de assistir a este espe-táculo com tradição de excelência.

Campanha do tema do mês

– Educação e Alfabetização

Até 15 de outubro são esperados pequenos videos de 30 segundos ou imagens de posters, representan-do atividades representan-dos Clubes no desenvolvimento de atividades relacionadas com o Tema representan-do Mês, que serão posteriormente publicados nas paginas WEB do Distrito.

(12)

GoVERNAdoRIA

Rua António Sérgio, Lote 17, Nº 159 Cobre 2750-555 Cascais Portugal Tm (+351) 93 325 82 29 E governadoria.2020.2021.d1960@gmail.com EdIToR Roberto Carvalho RC Cascais-Estoril CoLAboRAção EdIToRIAL

Jorge Lucas Coelho

RC Almada dESIGN E PAGINAção Jorge Ferreira RC Palmela Distrituição Digital rotary.org RotaryD1960 rotaryportugal_distrito1960 @1960Rotary Carta Mensal Governador #3 MENSAGEM DO GOVERNADOR

AfRicA LiVREDO ViRúS SELVAGEM DA PóLiO REcONNEcPEOPLET “A educAção é A ArmA mAis poderosA que se pode usAr pArA mudAr o mundo”neLson mAndeLA

5 A 11 DE OuTubRO do seTemBro2020 DiSTRiTO 1960PORTuGAL GoVERNAdoR dISTRITo 1960 roBerTo cArVALHo

PRESIdENTE RoTARY INTERNACIoNAL

HoLGer KnAAcK

setembro

*

outubro

*

eM aGenda

2 OPORTUNIDADES DE AÇÃO #1 - Meeting Distrital - ONLINE

7 VOG RC Lisboa-Parque das Nações

8 VoG rc évora

9 IRLA - Rotaract/Interact - ONLINE

11 a 13 43º iNSTiTuTO ROTARY DO bRASiL - ONLINE 

12 EEMA - YEP - ONLiNE

14 VOG RC Caldas da Rainha

14 GETS Espanha/Portugal - 2021/2022 - ONLINE

15 VOG RC Lisboa

16 RC Almada - Palestra Prof. Paulo Mendes Pinto - ONLINE

21 VoG rc Horta

22 VOG RC Pico

23 VOG RC Angra do Heroísmo CPM

25 VOG RC São Miguel Internacional

25 VOG RC Ponta Delgada

28 VOG RC Lisboa-Benfica 28 COR – RI / CONSELHO DE RESOLUÇÃO (início) 2 Estoi-Palace International 14 Ponta Delgada 23 santarém 28 Lisboa-Benfica 1 VOG RC Peniche 3 Reunião Interdistrital Interpaíses D1960 e D4740 Portugal - Brasil - ONLINE

8 VoG rc moita

10 ROTARY iNSTiTuTE AMSTERDAM - ONLiNE

13 VoG rc Torres Vedras

14 VOG RC Portela e RC LX Centennarium (conjunta)

16 VOG RC Albufeira

19 VOG RC Sesimbra

20 VOG RC Castelo Branco

22 VoG rc Benedita

23 VOG RC Porto de Mós

24 RC Lisboa - IV Pólio Day

26 RC Fátima

28 VOG RC LX Belém

10 Torres Vedras

20 Almada

(13)

GOVERNADOR DISTRITO 1960

ROBERTO CARVALHO

PRESIDENTE ROTARY INTERNACIONAL

HOLGER KNAACK

75ª Conferência

do Distrito 1960

OPORTUNIDADES

DE AÇÃO

Cascais

14 e 15 maio

2021

Referências

Documentos relacionados

Todavia, o Poder Judiciário tem entendido em sentido contrário, restando assente no âmbito do Superior Tribunal de Justiça que a alíquota de contribuição para o SAT é aferida

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Utilizado para o mapeamento e documentação da rede interna, o sistema também permite documentar todo os detalhes da rede e todas as conexões físicas.. FIGURA 3 –

Para exemplificar o desenvolvimento e a aplicação do critério, foi utilizado o conjunto de dados ecocardiográficos de animais submetidos à cirurgia de indução de estenose