• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

CIÊNCIAS

E

PROGRAMA DE SAÚDE

05

CEEJA “MAX DADÁ GALLIZZI”

PRAIA GRANDE - SP

(2)

“ Heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando

as consequências”

Esse material foi elaborado com carinho.

Pedimos que você o trate da mesma forma. Evite amassá-lo, dobra-lo ou escrever em

suas páginas.

.

BOM ESTUDO!!!

ROTEIRO DA UNIDADE

FINALIDADE:

Nesta unidade, você vai iniciar o estudo sobre os seres vivos mais simples, sua organização e forma de vida, além da relação existente entre eles e o ser humano.

OBJETIVO:

- Definir espécie;

- Conhecer as regras para a escrita do nome científico e sua importância; - Definir vírus, bactérias e protozoários;

- Conhecer e relacionar os fungos com as atividades humanas; - Diferenciar vírus e bactérias;

- Entender a importância do mundo microbiológico para a continuidade da espécie humana.

ATENÇÃO:

Leia o texto com muita atenção, resolva os exercícios propostos no seu caderno. Só faça avaliação quando se sentir preparado. Em caso de dúvida procure a orientação dos professores

(3)

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios.

O ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos é a TAXONOMIA.

Conhecer a biodiversidade e registrá-la em listas taxonômicas é fundamental para a preservação dos ecossistemas naturais. Atualmente mais de 2 milhões de espécies encontram-se catalogados, mas a maior parte, permanece desconhecida pela ciência.

Podemos definir espécie como um conjunto de seres vivos semelhantes entre si,

capazes de cruzar e gerar descendentes férteis.

Várias espécies podem se agrupados em um mesmo gênero; vários gêneros, numa mesma família; vária família numa mesma ordem; várias ordens, numa mesma classe; várias classes, num mesmo filo; vários filos, num mesmo reino.

Espécie Homo sapiens

Gênero Homo

Homem atual, homem primata

Família Homenídeos homem, chimpanzé. Ordem Primatas Homem, gorila, orangotango, chimpanzé.

Classe Mamíferos: homem, cão, gato,.

Filo Cordados

Homem, peixe, sapo, jacaré, cão.

Reino Animal

Homem, peixe, jacaré, cão, minhoca.

Em 1735, o naturalista Lineu elaborou o sistema de classificação binominal. A espécie foi adotada como unidade básica de classificação.

No Sistema binominal devem ser observadas algumas regras de nomenclatura:

a) O nome científico de uma espécie deve ser escrito em latim e deve ser destacado do texto. Ex: Homo sapiens;

(4)

b) É obrigatório uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie. A primeira delas sempre deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a Segunda com letra inicial minúscula;

c) A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o gênero a que pertence a espécie expressão formada pela primeira palavra mais a segunda designa a espécie.

Ex: Canis familiaris.

OS CINCO GRANDES REINOS

Os cientistas consideram a existência de cinco reinos de seres vivos. São eles:

REINO MONERA: Compreende todos os seres unicelulares e procariontes, isto é, que

não possuem núcleo individualizado por membrana. Ex: bactérias e cianobactéria (algas azuis); REINO PROTISTA: É formado por seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por membrana. Ex: protozoários e algas unicelulares;

REINO FUNGI: Abrange todos os fungos. Esses seres são eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos. Ex: leveduras (fungo unicelular) e cogumelos-de-chapéu (fungos pluricelulares);

REINO PLANTAE ou METAPHYTA: Engloba todas as plantas.Esses seres são eucariontes, pluriceluares e autótrofos.Ex: algas pluricelulares, samambaias, musgos, pinheiros, bromélias, etc.

REINO ANIMALIA ou METAZOA: Compreende todos os animais. Esses seres são eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Ex: mamíferos, répteis e insetos.

VÍRUS

A palavra vírus vem do latim e significa “veneno”. Os vírus são seres menores que as bactérias, por isso são chamados de seres ultramicroscópicos.

Somente com a invenção e o aperfeiçoamento dos microscópios eletrônicos a ciência moderna passou, de fato, a conhecer um novo mundo: o “mundo” dos vírus.

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS

Os vírus não são incluídos em nenhum dos cinco reinos citados. Veja as principais características dos vírus:

a) Não possuem organização celular, ou seja, eles não possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Eles são constituídos basicamente por uma cápsula de proteínas com material genético em seu interior;

b) Não apresentam metabolismo próprio: Fora de uma célula-hospedeira, eles não tem nenhuma atividade, são inertes e podem até formar cristais, como os minerais;

c) Podem sofrer mutações;

d) Reproduzem-se somente dentro de células vivas, por isso são considerados seres parasitas de plantas, animais e bactérias.

(5)

Nosso organismo está sempre exposto à invasão de microrganismos diversos. Eles podem penetrar no nosso corpo, por exemplo, por meio do ar, água, ferimentos e alimentos contaminados. Alguns desses microrganismos podem ser patogênicos, isto é, capazes de provocar doenças.

Quando alguém contrai um resfriado, por exemplo, o sistema imunológico inicia a

produção de anticorpos. Depois de alguns dias, os anticorpos eliminam os vírus e a pessoa fica curada do resfriado.

Os anticorpos têm ação específica. Isso significa que combatem apenas o microrganismo contra o qual foram produzidos. Assim, o anticorpo capaz de combater o vírus do resfriado não combate o vírus do sarampo, e vice-versa.

2.a. Vacinas – prevenindo doenças

Para evita algumas doenças provocadas por vírus e também por bactérias, existem as

vacinas.

As vacinas induzem o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos específicos contra um determinado microrganismo. Assim, no caso de o microrganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.

2.b.Vacinas e soros: existem diferenças?

Os soros diferem das vacinas por já conterem os anticorpos de que o organismo necessita e serem usados para curar certas enfermidades, em vez de preveni-las.

Existem, por exemplo, soros anti-rábicos (usados contra raiva), soros antitetânicos ( que combatem o tétano), soro antiofídico ( que combatem o veneno de cobras), entre outros.

3. AS VIROSES HUMANAS

AIDS, dengue, febre amarela, poliomielite, herpes, raiva ou hidrofobia, rubéola, hepatite viral, gripe, resfriado, caxumba, sarampo e catapora, são doenças causados por vírus nos seres humanos Pessoas acometidas por viroses devem procurar imediatamente atendimento médico. Vamos falar um pouco mais sobre a AIDS.

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Isso indica que a pessoa doente adquiriu a enfermidade que provoca deficiência em seu sistema imunológico.

O vírus causador da AIDS é conhecido pela sigla HIV (vírus da imunodeficiência humana). Nas pessoas portadoras de HIV, o vírus pode ser encontrado no sangue e no esperma (homens), nas secreções vaginais e no leite materno.

Assim, uma pessoa pode adquirir o HIV por meio das relações sexuais com parceiros portadores dos vírus, transfusões com sangue contaminado, uso de seringas e agulhas contaminadas. Mulheres grávidas portadoras do HIV podem transmitir o vírus para o feto através da placenta e pela amamentação.

(6)

A prevenção da AIDS consiste em:

 Sempre usar preservativo (camisinha) nas relações sexuais;

 Certificar-se da procedência e da qualidade do sangue a ser utilizado em transfusões sanguíneas;

 Esterilizar agulhas e seringas empregadas em injeções ou utilizar agulhas e seringas descartáveis;

 Evitar gravidez e amamentação, no caso de mulheres portadoras de HIV;

 Evitar o uso coletivo de materiais cortantes ou perfurantes, tais como giletes, navalhas alicates de unha, estiletes e agulhas e instrumentos usados por médicos e dentistas, precisam ser esterilizados a cada paciente.

É importante notar que a convivência social com portadores do HIV não constitui um meio de transmissão do vírus. Não se contrai o vírus ao apertar a mão de uma pessoa portadora do vírus, nem ao abraçá-la, ou ao compartilhar o uso de utensílios domésticos, como copos e talheres.

REINO MORENA

Monera são todos os seres vivos unicelulares e procariontes, isto é, sem núcleo organizado.

Nesse reino, incluem-se as bactérias e as cianobactérias.

1. As bactérias

As bactéria são encontradas em todos os ecossistemas da Terra. De acordo com a forma que apresentam, as bactérias podem ser chamadas de:

a) cocos: têm forma arredondada; b) bacilos: têm forma de bastonete;

c)espirilos: têm forma espiralada, com várias espiras; d)vibriões: têm forma de vírgula

(7)

A nutrição bacteriana

As bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas. As autótrofas conseguem sintetizar seu próprio alimento pôr meio de fotossíntese. As heterótrofas obtém de outros seres vivos ou de restos orgânicos o alimento de que necessitam.

A maioria das bactérias heterótrofas obtém alimento pela decomposição do material orgânico disponível no ambiente. Algumas espécies de bactérias vivem associadas outros seres e deles obtêm seu alimento, como galho, folha, frutos caídos, fezes e pele.

1. Bactérias, ambiente e ser humano

O ser humano utiliza muitas espécies de bactérias. Na indústria de alimentos, certos bactérias são usadas na fabricação de produtos como vinagre, queijo e iogurte. Na indústria farmacêutica, outras bactérias são utilizadas na obtenção de antibióticos. Na agricultura, certas espécies de bactérias são usadas em controle biológico: é o caso da bactéria Bacillus

thuringiensis, que infesta as larvas de determinados insetos herbívoros que atacam a lavoura.

(8)

Doenças humanas causadas por bactérias

Ao contrário das viroses, as doenças bacterianas podem ser combatidas com o uso de antibióticos, sempre com a devida orientação médica.Ex:

a) Cólera: É transmitida aos seres humanos por meio da água e de alimentos contaminados; b) Meningite meningocócica: É transmitida ao ser humanos por meio das vias respiratórias ou por objetos contaminados, como talheres e copos;

c) Tuberculose: É transmitida pelas vias respiratórias, quando um indivíduo é infectado por gotículas de saliva contaminada, expelidas pelo doente durante a fala, espirros ou tosse;

d) Tétano: A bactéria do tétano penetra pela pele através de ferimentos, contato com a terra ou objetos contaminados.

Além desses temos as bactérias causadoras da leptospirose, sífilis, gonorréia, coqueluche, hanseníase (lepra), etc.

3. As cianobactérias

Também conhecidas como cianofíceas ou algas azuis, elas são encontradas na água doce, água salgada, solos úmidos, superfícies rochosas e troncos de árvores. São unicelulares e podem viver isoladas ou formar colônias.

Todas elas são seres autótrofos fotossintetizantes esse reproduzem assexuadamente.

REINO PROTISTA

Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes, possuem núcleo

individualizado, envolvido por membrana. Nesse grupo, incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.

1. Os protozoários

Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, Ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente.

Algumas espécies são parasitas de seres diversos, inclusive o ser humano.

A classificação dos protozoários

Os protozoários são classificados em quatro grupos, segundo o tipo e a presença ou não de estruturas de locomoção:

Esporozoários – Protozoários sem estruturas que permitem a locomoção. Logo, não se

locomovem. Ex: plasmódio.

Rizópodes – Protozoários que se locomovem e obtêm alimento por meio de

prolongamentos do citoplasma chamados pseudópodes, que significa falsos pés.Ex: Ameba

Flagelados – Protozoários dotados de um ou mais flagelos, que vibram e permitem a

(9)

Ciliados – Protozoários portadores de pequenos filamentos em volta do corpo, chamados

cílios. Ex; Paramécio.

A reprodução dos protozoários

A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade, mas algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente.

As doenças causadas por protozoários são: Amebíase, Doença de Chagas, Leishmaniose (“úlcera de Bauru”), Giardíase, Malária e Toxoplasmose.

(10)

REINO DOS FUNGOS

Você já ouviu falar em mofo ou bolores? São colônias de fungos, que em certas

condições, crescem em paredes, roupa, sapatos, frutas, verduras, pães. E micoses, você sabe o que são? São doenças causadas por fungos. Ex: frieira e sapinho.

E quantos aos champignons? São cogumelos comestíveis muito apreciados.

Todos esses seres, conhecidos por mofo, bolores, cogumelos ou leveduras, pertencem ao reino dos fungos. A área da ciência que estuda os fungos é a micologia.

1. Como são os fungos?

Os fungos são seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares ou pluricelulares. Eles podem ser de vida livre ou não, e são encontrados nos mais variados ambientes, sobretudo em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica.

São organismos eucariontes, portanto, possuem células com núcleo celular delimitado por membrana.

As células dos fungos são dotados de parede celular, como as células de plantas. Mas a principal substância da parede celular dos fungos não é a celulose – como ocorre nas plantas -, e sim um outro tipo de carboidrato, chamado quitina, que é um componente também do

esqueleto externo dos artrópodes.

O corpo dos fungos pluricelulares é organizado por filamentos microscópicos chamados hifas. Elas se entrelaçam formando uma espécie de “massa”, que recebe o nome de micélio.

(11)

2. A reprodução dos fungos

Os fungos apresentam reprodução assexuada e sexuada. O corpo de frutificação é formado por hifas. A parte aérea do corpo de frutificação chama-se micélio. As hifas contém esporos que são liberados para o ambiente, caindo no solo. Esses esporos se desenvolvem em novas hifas, formando um novo cogumelo.

3. Como vivem os fungos

Os fungos podem viver em temperaturas que variam de –10 C a 60 C. Como heterótrofos, necessitam de matéria orgânica preexistente para a sua sobrevivência. Desenvolvem-se bem em lugares úmidos, com pouca luz e com matéria orgânica, da qual se alimentam.

Os fungos podem ser classificados basicamente em três grupos:

3a. Fungos decompositores

Também chamados saprófitas, os fungos decompositores nutrem-se de matéria orgânica do corpo de organismos mortos ou de partes ou resíduos de seres vivos eliminados no

ambiente, como pele, folhas e frutos. A ação decompositora, muito importante para o equilíbrio biológico nos diversos ecossistemas da Terra, contribui para a reciclagem da matéria na

natureza.

3b. Fungos parasitas

São os fungos que vivem à custa de outro ser vivo, prejudicando-o e podendo até

matá-lo. Muitas doenças dos vegetais são provocadas por fungos parasitas, como aqueles que atacam as folhas do café ou da soja, por exemplo, causando-lhes a chamada “ferrugem”. No ser humano, podemos citar o fungo Candida albicans, que pode se instalar na boca, faringe e em outros órgãos, provocando o “sapinho”.

3c. Fungos mutualísticos

São fungos que estabelecem com outro ser uma associação da qual ambas as partes se beneficiam. Os liquens, por exemplo, são resultantes de uma associação entre fungos e algas. As algas, que têm clorofila, fazem fotossíntese, e parte da matéria orgânica por elas produzida serve de alimento para os fungos. Já os fungos, envolvem as algas,protegendo-as contra a desidratação.

4. Os fungos e o ser humano

As leveduras, que são fungos unicelulares, são explorados pelo ser humano em processos de fermentação, como na fabricação de pães e bolos, na produção de bebidas alcóolicas, como a cerveja e o vinho, etc.

(12)

Na ausência do gás oxigênio, as leveduras do gênero Saccharomyces obtém energia pela fermentação alcóolica. Nesse processo, elas convertem açúcar em álcool etílico e gás

carbônico.

O álcool etílico pode ser empregado como combustíveis de automóveis, na limpeza doméstica e na fabricação de bebidas como o vinho e a cerveja. Na fabricação de pães e bolos, os fungos do gênero Saccharomyces são utilizados como fermento: o gás carbônico liberado pelos fungos promove o crescimento da massa.

Certas espécies de fungos do gênero Penicillium são utilizados na fabricação de queijos, como o queijo roquefort e o camembert. Outra espécie é usada na produção da penicilina, um tipo de antibiótico.

Alguns são comestíveis, como o champignon, outros são venenosos, como o Boletus satanas e o Amanita verna, podendo provocar a morte de uma pessoa quando ingeridos. Há fungos que possuem uma substância alucinógena, como o cogumelo Amanita muscaria.

Questões para estudo

1) Faça a classificação do homem:

Reino: Filo: Classe: Ordem: Família: Gênero: Espécie:

1) Quais são os cinco reinos? Dê um exemplo de cada. 2) Cite 4 características do vírus.

3) Diferencie vacina de soro.

4) Cite três viroses humanas e comente uma delas.

5) As bactérias são seres procariontes. O que isso significa? 6) Classifique as bactérias de acordo com sua forma.

7) Cite 2 utilidades das bactérias.

8) Cite três doenças causadas por bactérias e comente uma delas.

9) Classifique os protozoários de acordo com seu meio de locomoção. Dê um exemplo de

cada.

10) Quais são os seres pertencentes ao Reino dos Fungos? 11) Quais são os cinco reinos? Dê um exemplo de cada. 12) Cite 4 características do vírus.

13) Diferencie vacina de soro.

14) Cite três viroses humanas e comente uma delas.

15) As bactérias são seres procariontes. O que isso significa? 16) Classifique as bactérias de acordo com sua forma.

17) Cite 2 utilidades das bactérias.

18) Cite três doenças causadas por bactérias e comente uma delas.

19) Classifique os protozoários de acordo com seu meio de locomoção. Dê um exemplo de

(13)

Referências

Documentos relacionados

Em 1997, o USDA determinou que as pessoas e instituições abrangidas pelo Animal Welfare Act não podem manter cães continuamente acorrentados.. Mas

descobrir os números escolhidos pelos outros componentes do grupo. Atenção professor: Organize os grupos e, se for preciso, relembre como determinar a soma e o produto de

Note que para qualquer posi¸c˜ ao (v´ ertice) neste conjunto de informa¸ c˜ ao, tem que admitir as mesmas possibilidades de movimento para o jogador, uma vez que este n˜ ao

Juros Simples: Os juros vão incidir, somente sobre o valor principal.. Juros Compostos: Os juros vão incidir, sobre o valor principal e sobre

Já é possível desligar a vibração do iPhone quando ele toca (Ajustes > Som), mas em outras situações (como em um jogo ou em alertas de terremoto) não há uma opção no

Quais Atividades-Chave são necessárias para entregar nossa(s) Proposta(s) de Valor.. Nosso Canais

Algumas regras de divisibilidade permitem que saibamos se um número é múltiplo de outro sem a necessidade de fazer

Mas a excêntrica criação semântica de minha mãe não estava mais fora do contexto do que o uso que alguns de meus colegas americanos mais competentes ainda