• Nenhum resultado encontrado

Sahaswara AUM. Agnya. Vishuddi HUM YAM. Anahata. Manipura RAM. Svadisthana VAM. Muladhara LAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sahaswara AUM. Agnya. Vishuddi HUM YAM. Anahata. Manipura RAM. Svadisthana VAM. Muladhara LAM"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Muladhara

YAM

Svadisthana

LAM

RAM

VAM

HUM

AUM

OM

Manipura

Anahata

Vishuddi

Agnya

Sahaswara

(3)

Muladhara

-

O Chakra Raiz

Localizado na base da coluna vertebral, entre o assoalho pélvico e as três primeiras vértebras, o chakra da raiz é responsável por seu senso de segurança. A palavra Muladhara divide-se em duas palavras em sânscrito: Mula que significa "raiz" e Adhara, que significa "apoio" ou "base".

Este é o primeiro dos chakras da matéria. Equilibrar o chakra raiz cria a base sólida para abrir os chakras acima. Imagine que você está lançando as bases para uma casa onde você vai viver por um longo tempo. Uma base sólida incorporada em solo firme proporcionará a estabilidade que você precisa para criar uma casa cheia de alegria para os próximos anos.

O chakra raiz é responsável por lhe dar estabilidade. Isso inclui suas necessidades básicas como comida, água, abrigo e segurança, bem como as suas necessidades emocionais, deixar ir o medo. Quando forem satisfeitas essas necessidades, você se sente aterrado e seguro e tenderá a se preocupar menos dia a dia. O fato de você se sentir seguro agora tem menos a ver com o que você tem à sua disposição e mais a ver com o quão seguro você se sentiu quando criança. Se você estudar as fases do desenvolvimento (psicólogo Erik Erickson), o primeiro estágio contra a desconfiança está intimamente relacionada ao desenvolvimento do seu chakra raiz. Quando criança, se os seus cuidadores prontamente deram-lhe o que precisava para sobreviver com consistência, você se sentiu seguro no mundo. Você sentiu que o mundo era um lugar que poderia ser confiável para fornecer suas necessidades básicas. No entanto , se os seus cuidadores negligenciaram em dar-lhe o que você precisava, ou se essa doação foi inconsistente, você pode encontrar-se com bloqueios no primeiro chakra.

Desequilíbrios no Chakra raiz

Se houver um desequilíbrio no chakra raiz, poderá haver distúrbios de ansiedade, medos ou pesadelos. Desequilíbrios físicos podem se manifestar como problemas no cólon, com a bexiga, com a evacuação, ou com a parte inferior das costas, pernas ou pés. Nos homens, pode ocorrer problemas de próstata. Os transtornos alimentares (comer mais ou menos que o necessário) também podem ser um sinal de um desequilíbrio do chakra raiz.

Como equilibrar o Muladhara

Embora a meditação possa conectá-lo a um plano espiritual mais elevado, também serve para aterrar você. Mesmo que você não seja capaz de confiar que o mundo vai lhe dar o que você precisa para sobreviver, a conexão com seu EU superior e confiança em um poder maior vai fazer você se sentir seguro.

Não importa se você chama isso de consciência mais elevada, potência, Mãe Natureza, Deus, ou Espírito. A conexão com a energia universal vai lhe trazer um sentimento de paz e estabilidade. Os animais da floresta não têm ideia de quando eles vão encontrar comida a cada dia, mas de alguma forma eles confiam na natureza para fornecer isso para eles.

(4)

Tente isto: O órgão de sentido que corresponde ao primeiro chakra é o cheiro. Enquanto medita foque na ponta do seu nariz para ajudar a alinhar a raiz e levar adiante as qualidades que você precisa para equilibrar seu chakra raiz.

Asanas, sons, cores e Gemas

Outras maneiras de abrir um chakra bloqueado incluem o uso de yoga, mantras, cores e pedras preciosas. Yoga Asanas que ajudam a abrir e alinhar Muladhara são ...

Pavanamuktasana, joelho ao peito Janu Sirsansana, cabeça ao joelho Padmasana, flexão de lótus

Malasana, de cócoras postura agaixada com as pernas abertas e mãos em shiva.

As mulheres também podem praticar Sarvangasana (ponte) exercícios de Kegel, e ambos os homens e as mulheres podem fazer yoga-Bandha (Uddiyanabanda) onde você bloquear ou reforçar determinadas áreas do seu corpo para ajudar a trazer forte energia e força para a área do primeiro chakra.

Cantar sons também pode ajudar a trazê-lo de volta ao equilíbrio assim como a música une as pessoas. Sons criam vibrações no corpo, e estas vibrações ajudam as células a trabalharem juntas em harmonia e sincronicidade. O som mantra que corresponde ao chakra raiz é LAM.

Som do LAM

Finalmente, as cores e pedras preciosas podem ajudar a trazer um chakra em equilíbrio. A cor do chakra raiz é vermelho. Pedras preciosas para o primeiro chakra incluem granada, jaspe vermelho, preto turmalina, e bloodstone. Você pode colocar a pedra preciosa na área do chakra enquanto estiver deitado, isto vai ajudar a abrir e alinhá-lo.

Óleos Essenciais de: Patchouli (Pogostemon patchouli), Vetiver (Vetiveria zizanoides), Mirra (Cammiphora

Myrrha), Cedro (Cedrus atlantica).

Svadhisthana

- Desperte sua criatividade

O segundo chakra, Svadhisthana, é também conhecido como a criatividade e o chakra sexual. Ele está localizado acima do osso púbico e abaixo do umbigo, e abrange a região genital e o plexo hipogástrico. A palavra svadhisthana pode ser traduzida como "a morada do ser"; e o elemento do segundo chakra é a água, o que equivale à coesão. Um segundo chakra equilibrado leva a sentimentos de bem-estar, abundância, prazer e alegria. Quando este chakra está fora de equilíbrio, uma pessoa pode experimentar instabilidade emocional, medo da mudança, disfunção sexual, depressão ou vícios.

Você pode abrir este chakra com a expressão criativa e honrando seu corpo. A energia d este chakra é feminina, passiva e lunar.

(5)

Criatividade: O foco do segundo Chakra

Como seres humanos, faz parte de nossa natureza criar. Esta criatividade pode ser expressa como a procriação, mas a segunda energia do chakra certamente não está limitada a fazer bebês. Quando cozinhamos ou plantamos um jardim, estamos criando. Criamos quando encontramos uma nova solução para um problema antigo. Sempre que manipulamos matérias-primas, físicas ou mentais e transformamos em algo novo, estamos usando a nossa energia criativa.

O problema com criatividade é que nós muitas vezes somos desencorajados a fazer esforços criativos, começando com a educação. Uma vez que passamos pela fase de colorir, pintar e recortar papel, nos tornamos seres menos criativos. Ao entrarmos no mundo adulto, perdemos nossa energia criativa e, portanto, nossas ideias originais no processo. Adultos se acostumam em seguir o que é certo, a tendência mais recente, ou o que é aceitável para os outros. Então, quando somos solicitados a criar imagens abstratas, usar a imaginação, podemos ter um pouco de dificuldade.

Jogue como uma Criança para despertar a sua energia criativa

Podemos nos sentir abertos e criativos, em alguns aspectos da vida, embora auto-conscientes em outros. Algumas pessoas são capzes de escrever um livro ou ensaio com facilidade. Mas se você me pedí-las para tirar uma foto, pintar, ou até mesmo criar uma grande refeição sem uma receita a seguir, ela poderá se sentir menos qualificada. A razão, que deixamos de ser criativos ou paramos de correr riscos de forma criativa, é porque ao longo do caminho alguém nos disse que não éramos capazes ou que não poderíamos fazê-lo. Ao abrir seu segundo chakra de energia, você deve assumir riscos e não ter medo do fracasso. O jogo é uma ótima maneira de começar esta abertura. Você já assistiu a um jogo de criança? A criança vai passar várias horas na construção de uma torre de Lego, um castelo de areia, ou uma casa de bonecas requintada. Em seguida, a mesma criança irá esmagar sua obra-prima em um instante e começar tudo de novo a partir do zero, como se não fosse grande coisa.

Comece a jogar como uma criança. Se a sua refeição não saiu bem, e daí? Se o seu vaso de planta morre em uma semana, plante outra. E sim, se o seu projeto de trabalho é um fiasco, isso não significa que sua carreira acabou. Como a criança a brincar, comece de novo. Você tem uma quantidade infinita de energia criativa dentro de você.

Como equilibrar Svadhisthana

Além de ser aberto à criatividade em sua vida diária, você pode equilibrar o segundo chakra através da manutenção de uma vida sexual saudável e honrar e respeitar o seu corpo. Entre e m contato com suas

(6)

emoções e veja se há qualquer sentimento que você está segurando. Faça um compromisso para processar as emoções de uma forma saudável.

Respiração com a narina esquerda, chamada Ida Nadi vai ajudar a abrir o segundo chakra, uma vez que produz energia lunar. Simplesmente feche a narina direita com os dois primeiros dedos de sua mão direita e inspire e expire pela narina esquerda, apenas para 8 a 10 respirações.

Meditação com foco no segundo chakra traz magnetismo pessoal, o refinamento no comportamento, livrar-se de doenças e longevidade.

Asanas, sons, cores e Gems

Outras maneiras de abrir um chakra bloqueado incluem o uso de yoga, mantras, cores e pedras preciosas.

Yoga asanas que podem ajudam a abrir e alinhar Svadhisthana são ...

Círculos pélvicos sentados: sentado em uma lótus com as pernas cruzadas ou com as mãos sobre os joelhos, faça círculos com seu torso. Vá em uma direção 5 ou 6 vezes e, em seguida, mude de direção. Baddha konasana (borboleta posar) com as pernas dobradas para a frente, na posição sentada, traga o fundo de seus pés juntos. Deixe os joelhos cair para os lados e traga os calcanhares bem perto de sua pélvis. Alongue o torso e dobre para a frente.

Bhujangasana (pose da cobra): Deite-se de barriga para baixo, com os pés apoiados no chão. Coloque as mãos alinhadas com os ombros e levante lentamente a cabeça, o tórax e o abdômen, mantendo sua pélvis no chão. Certifique-se de pressionar para baixo através do osso púbico em direção ao tapete.

O som mantra que corresponde ao chakra sacral é o som VAM. Ao cantar o mantra VAM, as vibrações vão abrir e alinhar este chakra. A cor para o segundo chakra é laranja e as pedras preciosas para este chakra são âmbar, laranja calcite, cornalina, ou hematita.

Som do VAM

Óleos essenciais de: Ylang-ylang (Cananga Odorata), Gerânio (Pelargonium graveolens), Rosa (Rosa

centifolia/Rosa damascena), Jasmim (Jasminum officinalis), Sândalo (Santalum album), Néroli (Citrus

bigaradia / Citrus aurantium).

Manipura

- Encontre Poder e Energia Guerreiro em seu terceiro chakra

O terceiro chakra é chamado de Manipura, que significa "jóia brilhante." Localizado ao redor do umbigo na área do plexo solar até o esterno é uma fonte de poder pessoal e governa a auto-estima, energia guerreira e o poder de transformação. O Manipura chakra também controla o metabolismo e digestão.

(7)

Quando você se sentir auto-confiante, tem um forte senso de propósito e auto-motivado, seu terceiro chakra está aberto e saudável. Se o seu terceiro chakra está fora de equilíbrio, você pode sofrer de baixa auto-estima, ter dificuldade em tomar decisões e pode ter problemas de raiva ou de controle. O elemento é o fogo e a cor é amarelo, brilhante como o sol.

Fortalecer seu fogo interno

Quando você tem claros objetivos, desejos e intenções você pode avançar para alcançá-los. Cada pequeno passo que você dá, honrando a intenção maior ajuda a fortalecer o seu terceiro chakra. O fogo interno, chamado Tejas em sânscrito, é o mesmo fogo no Ayurvedic dosha Pitta. Uma pessoa com forte Pitta tem aquele impulso interior para empurrá-las para a frente em direção a seus objetivos.

Não importa que tipo dosha dominante você tem, você pode aproveitar o poder de Manipura para afirmar a sua vontade de uma forma saudável e alcançar qualquer objetivo que você se propõe a realizar. Se você achar que está preso a uma decisão ou está em uma encruzilhada e não tem certeza para onde ir, olhe para seu plexo solar e peça orientação:

1- Feche os olhos, coloque a mão sobre a área um pouco acima do umbigo. 2- Traga à mente o problema ou dilema.

3- Observe como o seu terceiro chakra se sente quando você dá-lhe escolhas sobre o assunto que está em dúvida. Se sentir náuseas pode indicar que a decisão é errada.

4- Se você apresentar ao seu plexo solar a escolha certa, irá sentir leveza na área ou você pode até se sentir mais leve, o respirar torna-se mais fácil.

Fortalecer seu Fogo Digestivo

O fogo digestivo, chamado Agni, também está presente no terceiro chakra. Para ajudar o Manipura chakra permanecer aberto e alinhado, mantenha o fogo digestivo saudável. Siga estas sugestões para manter seu Agni mais poderoso:

- Ingerir bebidas à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecidas; evitar a adição de gelo. - Coma cerca de dois punhados em concha de alimentos em cada refeição para evitar excessos. - Fique longe de alimentos picantes, se você é um tipo Pitta.

- Tomar pequenos goles de água enquanto se come e evitar refrigerantes, álcool e suco de frutas. Beber muita água enquanto come tende a diluir os ácidos digestivos e o consumo de álcool tende a dar-lhe o excesso de ácido.

- Deixe o seu estômago descansar entre as refeições. Lanches frequentes não dá tempo ao corpo para reabastecer. Melhorar a digestão e aumentar o metabolismo com Respiração Bhastrika

O terceiro chakra governa tanto a digestão quanto o metabolismo, você pode facilmente despertá-lo com exercícios de respiração. Verifique se o seu estômago não está cheio antes de iniciar este padrão de respiração.

(8)

- Comece por tomar algumas respirações profundas, inspire e expire pelo nariz com os lábios fechados. - Em seguida, com força inspire pelo nariz enquanto inflar o abdome inferior e com força expire pelo nariz enquanto pressiona a parte inferior do abdômen em direção à coluna.

- Puxe o ar ao máximo na inspiração e solte normal na expiração em um ritmo rápido. Você vai receber um treino abdominal com o tempo.

- Experimente por 10 repetições e depois poderá trabalhá-lo até 15 ou 20. Depois que você terminar, vai sentir uma sensação de formigamento em volta do umbigo.

Equilibrar o Terceiro Chakra Com asanas, sons, cores e Gems

Qualquer pose da yoga que traz calor para a área do plexo solar é bom para estimular o terceiro chakra. Essas posturas incluem:

Navasana (barco), Matsyandrasana (torção da coluna vertebral sentado) e guerreiro.

O som mantra para o terceiro chakra é RAM. Entoando esse som vai ajudar a abrir e alinhar o chakra. Uma vez que a cor deste chakra é o amarelo ou ouro, qualquer gema correspondente a estas cores vai ajudar a abrir a área do plexo solar e trazer energia para o baço, fígado, pâncreas e estômago. Topázio amarelo, labradorita amarelo dourado, e o olho de tigre são todas as grandes pedras preciosas para melhorar a sua sensação de poder pessoal.

Som do RAM

Óleos essenciais: Erva doce (Foeniculum vulgare dulce), Camomila Romana (Antemis nobilis), Hortelãs (Mentha viridis, M.piperita, M.arvensis, M.nana), Laranja (Citrus aurantium) , Bergamota (Citrus aurantium

sub esp.bergamia), Olíbano (Boswellia carterii).

Anahata - Abra-se para amar com o chackra do coração

O quarto chakra está no centro dos sete chakras com três abaixo e três acima. Esta é a área onde se encontram física e espiritual. O quarto chakra, também referido como o chakra do coração, está localizado no centro da caixa torácica e inclui o coração, plexo cardíaco, timo, pulmões e os seios. Ele também rege o sistema linfático. A palavra sânscrito para o quarto chakra é Anahata, que significa "ileso". O nome implica que, sob as mágoas e ressentimentos de experiências passadas encontra-se um lugar puro e espiritual onde não existe mágoa.

Quando o chakra do coração é aberto, você está fluindo com amor e compaixão, você é rápido em perdoar e você aceita os outros e a si mesmo. Um chakra do coração fechado pode dar lugar à tristeza, raiva, ciúme, medo de traição e ódio em relação a si mesmo e aos outros.

(9)

Algumas pessoas optam por viver no lugar de vítimas. Eles se machucaram no passado por pais, irmãos, colegas de classe, ou amores. Todos nós já vivemos alguma experiência assim. É impossível evitar as situações de decepção. Mas você começa a escolher o que fazer com essa mágoa. Algumas pessoas podem tentar ferir a outra de volta. No entanto, isso não é viver o sentimento de AMOR. A pessoa que inflige dor a outras pessoas está vindo de um lugar de medo, ignorância ou ódio os quais representam um chakra de coração fechado.

Quando se deparar com sentimentos feridos de seu passado ou presente, você pode optar por senti -los totalmente e deixá-los ir ou prendê-los. Ao deixá-los ir, você é capaz de abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências com compaixão, amor e compreensão. Agarrar-se a mágoas abriga sentimentos negativos e corta as oportunidades de amar e servir. Deixar ir é tão fácil quanto fazer uma escolha. Sua mente e seu ego podem dizer o contrário, mas é tão simples escolher deixar ir e seguir em frente.

Empatia e compaixão para criar Abertura

Colocar-se no lugar de outra pessoa não é fácil, mas pode ser útil para promover um sentimento de empatia. Para ajudar a criar empatia e compaixão você pode jogar um jogo chamado "os cenários hipotéticos." Ao encontrar uma pessoa que está sendo desagradável ou que tenha lhe tratado mal no passado, faça perguntas utilizando os SEs. Por exemplo, pergunte-se: "E se essa pessoa está apenas tendo um dia ruim?" Ou "E se essa pessoa acaba de perder seu emprego?" "E se ela soube que seu marido estava tendo um caso?" "E se ele foi diagnosticado com uma doença? "Quando você cria essas histórias, das quais as possibilidades são infinitas, você começa a ter empatia com a outra pessoa e sua situação. Esse método leva você para longe de si mesmo e da auto-piedade colocando compaixão para a outra pessoa.

Agora, vamos supor que há um membro da família ou amigo próximo que apenas repete um padrão de vítima constante. Você ainda pode oferecer amor e compaixão ou se distanciar ou impor limites. Em qualquer caso, sabemos que quando alguém escolhe te machucar, quase nunca é com você. Eles estão machucando a si mesmos.

Dê amor para receber amor

A melhor maneira de receber o amor é dar-lhe. O autor e palestrante motivacional, Leo Buscaglia, ensinou que devemos dar e receber 12 abraços por dia para uma saúde ótima. Portanto, dar abraços e beijos são outras maneiras que você pode dar amor:

 Sorria para todos que você vê diariamente, mesmo se você não está com vontade de sorrir. É contagioso.

 Perdoe e siga em frente. A vida é muito curta para guardar rancores.

(10)

 Tente ficar um dia por semana sem criticar alguém ou alguma coisa, inclusive a você mesmo.

 Pegue qualquer oportunidade que você possa promover amor e sentimentos amorosos. O amor é uma moeda e verá que tudo o que você der vai voltar para você.

Asanas, Sons, cores e Gems para equilibrar o quarto chakra

Qualquer pose da yoga que abre a área do peito vai ajudar a equilibrar o chakra do coração. Algumas poses incluem camelo, peixe e cara da vaca.

O som mantra correspondente ao quarto chakra é o som YAM. Um mantra especial pode ajudar a expandir o amor e a compaixão: OM MANI PADME HUM. http://silviacota.blogspot.com.br/p/audio-e-videos_7.html Você pode repetir esse mantra na meditação para ganhar maior acesso a essas qualidades.

A cor é verde-esmeralda e as pedras preciosas associadas com o coração são esmeralda, malaquita, jade, e quartzo rosa.

Som do YAM

Óleos essenciais: Rosa (Rosa damascena, Rosa centifolia), Melissa (Melissa officinalis), Manjerona (Origanum marjorana), Palmarosa (Cymbopogon martini).

Vishuddha

- Fale sua verdade interna com o quinto Chakra

O quinto chakra, Vishuddha, é o primeiro dos três chakras espirituais. Na área da garganta, que rege as regiões anatômicas da tireóide, paratireóides, mandíbula, pescoço, boca, língua e laringe. Para abrir e alinhar o quinto chakra é preciso falar, escutar e se expressar de uma forma superior na comunicação. Fé e compreensão combinam a essência do chakra Vishuddha. O elemento correspondente ao quinto chakra é o éter ou espaço e o sentido é ouvir.

Determine sua verdade mais elevada

Expressão autêntica não é algo que vem facilmente. Há uma dança delicada entre dizer o que você quer dizer e ficar discreto ou diplomático. Muitas vezes é mais fácil dizer o que a outra pessoa pode querer ouvir em vez de falar sua verdade. O medo de não ser aceito ou o julgamento do outro pode dificultar a sua expressão verbal verdadeira.

Os trabalhos sobre os chacras inferiores ajudará a se preparar para este nível de comunicação. Por exemplo, quando você alinhar o primeiro e o segundo chakras, ele o ajudará a superar o medo. Abrindo o terceiro chakra vai sentir o seu poder pessoal e ter confiança para se expressar. Saber o que está em seu coração virá quando você alinhar o quarto chakra. Então, quando se trata de verbalizar suas necessidades,

(11)

desejos e opiniões, ser capaz de determinar como ser verdadeiro para consigo mesmo e aos outros é uma expressão do quarto chakra.

Expresse sua Verdade

Se você está acostumado a ser eficiente, em vez de dizer o que você quer você pode ter que praticar em voz alta para si mesmo. Afirmações são úteis para fazer o que você deseja na realidade. Anote o que você pode querer expressar para os outros. Vamos supor que você gostaria de perguntar ao seu chefe se você pode trabalhar a partir de casa dois dias por semana, mas você ainda não teve a coragem de perguntar. Escreva a frase que você vai dizer quando estiver com ele. Praticar na frente do espelho também poderá ajuda-lo.

Falar e Ouvir com Compaixão

Uma sabedoria antiga nos ensina que há três portões para atravessar antes de falar: 1-Primeiro, pergunte a si mesmo: "O que eu estou a dizer é verdade?"

2- Se assim for, vá para o segundo portão e pergunte: "O que eu estou a ponto de dizer é necessário?" 3-Se a resposta for sim, vá para o terceiro portão e se pergunte: "Será que o que eu estou prestes a dizer é gentil ?"

Falar sua verdade mais elevada não significa que você tem permissão para ser doloroso ou cruel. A verdade de sua essência espiritual virá através da gentileza e compaixão.

Ouvir é um outro aspecto do quinto chakra. A forma mais elevada de escuta inclui dar a outra pessoa toda a sua atenção. Isto significa esquecer os dispositivos eletrônicos ou desligá-los e ouvir a outra pessoa completamente antes de responder.

Abra e Alinhe o Vishuddha Chakra

Cantando, cantando, cantarolando e lendo em voz alta são maravilhosas maneiras de abrir o quinto chakra. Na verdade, o som mantra para este chakra é HUM. Dois exercícios de Pranayama que trazem calor e estimulam o chakra da garganta são a respiração Ujjayi (respiração vitoriosa, sussurrar haaaaa com a boca fechada) e a respiração do leão (com a língua para fora haaaa).

Em sua prática de yoga, você pode fazer a pose do camelo (Ustrasana, de joelhos, com cabeça para traz, tente segurar os pés), ponte (Setu Bandha Sarvangasana), a vela (Sarvangasana Salamba), e arado (Halasana). Essas posturas irão estimular as glândulas tireóide e paratireóide, bem como trazer a energia para a área da garganta.

A cor correspondente ao quinto chakra é azul, e as pedras preciosas para equilibrar este chakra são safira, topázio azul, lápis-lazúli, água-marinha, e turquesa.

(12)

Som do HUM

Óleos essenciais: Hortelã-pimenta (Mentha piperita), Eucalipto (Eucaliptus globulus), Erva doce (Foeniculum vulgare dulce), Limão (Citrus limonum), Camomilas (Matricaria chamomila, Antemis nobilis).

Agnya

- Confie na sua intuição com o sexto Chakra

O sexto chakra, Agnya, esta localizado na área do terceiro olho, que se encontra no espaço entre as sobrancelhas. Ela engloba a glândula pituitária, olhos, cabeça e uma parte inferior do cérebro. O terceiro olho invisível, este é o seu centro de intuição. Um chakra espiritual, que s ignifica "além da sabedoria," Agnya leva você a um conhecimento interior que irá guiá-lo se você deixar. O sexto chakra aberto pode permitir a clarividência, telepatia, o sonho lúcido, a imaginação expandida e visualização.

O sexto Sentido

Seu mundo é experimentado através dos cinco sentidos. Mesmo quando estava no útero, você ouviu ruídos como a voz de sua mãe e os batimentos cardíacos e ainda ouviu sons abafados vindo de fora. Você experimentou tato, paladar e até mesmo luz. E desde o momento do nascimento, você atribuiu suas experiências para que você percebesse através dos sentidos. Você aprendeu a confiar em seus sentidos como provar, cheirar, tocar, ver e ouvir. Enquanto a percepção sensorial é uma grande experiência de vida ela pode limita-lo quando se trata de expandir sua consciência sutil.

Em algum momento você teve que contar com o seu senso de intuição e conhecimento interior. Antes da tecnologia moderna, tivemos que contar com sinais do ambiente e um instinto mais primitivo para nos guiar. Assim como os pássaros podem sentir quando um tsunami está a caminho ou esquilos sabem quando é hora para recolher alimentos para o inverno, os seres humanos também têm um sentido intuitivo. Nós simplesmente perdemos o contato com ele, bem como nossa capacidade de confiar nele. Sentindo o seu caminho para a intuição

Seus sentidos físicos podem lhe dar pistas de como seguir a sua intuição. Por exemplo, você já teve a sensação de que uma caixa de leite estava ruim? Você cheira o leite, confere a data de validade, que ainda está no prazo, pede outra pessoa para cheirar. Então, não detecta nada de concreto, vai em frente e bebe, aí vem o mal estar no estômago como resultado. Isso porque em um nível muito sutil, o seu olfato detectou que algo não estava certo e deu-lhe uma sugestão à qual você duvidou.

Aqui está outro exemplo: você está fazendo um negócio com alguém e você percebe algo estranho. A pessoa parece correta e honesta. Mas quando você aperta as mãos dela sente que algo não está certo. Quando o negócio se concretizar você vai descobrir que foi enganado.

(13)

Você recebe essas pistas através de seus sentidos, mas quando algo não é visível tende a ignorá-lo. A boa notícia é que você pode aprender a confiar nessas pistas e tomar melhores decisões com base no seu sentido intuitivo. Quando suas decisões acabaram bem perceba que sua intuição o guiou na direção certa. Lembre-se que, assim como os animais na floresta, você também sempre teve este sexto sentido; você só precisa encontrá-lo novamente.

Peça orientações ao seu interior

Você também pode usar seu sexto sentido para pedir orientações e tomar as decisões corretas. Levando em conta a sua mente, intelecto e ego você estará incluindo sua alma no processo de tomada de decisão. Assim como você concentrou-se no terceiro chakra na área do plexo solar para sentir o conforto ou desconforto, você vai prestar atenção no palpite ou sensação sutil de avançar ou retroceder. Se você está em conflito, peça ao seu senso de intuição para ser claro com você, a fim de ajudá-lo a fazer a escolha correta.

Como equilibrar Agnya

Assim como qualquer dos chakras espirituais, o Agnya é melhor equilibrado através da meditação. Muitas vezes, os novos meditadores irão relatar uma sensação de formigamento no terceiro olho ou uma dor de cabeça. Um formigamento ou sensação pulsante em torno da área do terceiro olho durante ou após a meditação é um sinal de que você está abrindo este chakra.

Uma grande técnica de respiração Pranayama é chamado Brahmari ou o sopro da abelha. Traga as duas mãos para seu rosto. Coloque os dois dedos médios sobre os olhos. Permitindo que os dedos indicadores descansem na linha da sobrancelha e os dedos mindinho sob as maçãs do rosto. Feche os ouvidos com os polegares. Tome uma inspiração profunda e expire a palavra AUM com a ênfase no som "M" ao criar um zumbido como uma abelha. Faça isso por dois minutos ou mais. Ela pode aliviar a tensão na cabeça e ajuda a abrir o sexto chakra.

Asanas, sons, cores e Gems

Qualquer Asana yoga onde a testa é pressionado para baixo é uma boa para o sexto chakra. Tente a pose da criança (Balasana). O golfinho também é outra postura útil quando a cabeça vai em direção ao chão. A cor para o sexto chakra é o índigo e o som mantra é AUM.

Som dom AUM

Gems que ajudam a abrir o chakra Ajna são ametista, lápis-lazúli, e azurita.

Óleos essenciais: Sálvia Esclaréia (Salvia Sclarea), Alecrim (Rosmarinus officinalis), Junípero (Juniperus

(14)

Sahaswara

- Conecte-se com o Divino com o sétimo Chakra

O sétimo chakra, Sahaswara, é referido como o chakra lótus de mil pétalas. Este é o início do chakra sete e está situado no topo da cabeça. Sahaswara é nossa fonte de iluminação e conexão espiritual com tudo. É uma conexão com nosso eu superior, para cada ser no planeta, e, finalmente, a energia divina que cria tudo no universo.

A verdadeira abertura do Sahaswara significa a percepção de que você é pura consciência. Você é pura consciência, indivisível e expansiva. Como uma gota no oceano, você é uma parte desse oceano que contém e abrange todos os aspectos do mesmo.

Emergindo da água do lodo

A flor de lótus é um símbolo, tanto nas tradições hindu como na budista. Ela cresce em águas turvas. Ela floresce onde não há clareza. A beleza do lótus é exclusiva para o seu ambiente, que parece monótono e carece de vibração.

Quando você alcança o desabrochar do sétimo chakra, você emerge através dos limites do corpo físico, o ego, a mente e o intelecto. Você pode ir além da alma individual que o aprisiona no Samsara, o ciclo infinito do nascimento e o renascimento. Você está livre dos grilhões do desejo. A luz branca envolve o seu corp o e você aparece iluminado no entorno turvo.

Esta é uma beleza inatingível?

Depois de ler a descrição do sétimo chakra, pode parecer fora de alcance. Você pode pensar: "Bem, isso soa bem para os monges e gurus, mas não para mim. Eu sou apenas uma pe ssoa comum com uma vida normal."

Enquanto mantemos as demandas da vida diária e as mentes ocupadas por essas demandas, chegar à iluminação pode realmente parecer distante. Somos todos dignos de viver em um estado de consciência pura. Mas como saber se estou vivendo na pura consciência? Nós todos experimentamos esses momentos algum dia. Alguma vez você já sentiu o amor incondicional por alguém? Você já experimentou um milagre? Praticar meditação, oração e silêncio diariamente são disciplinas que levam ao aumento de momentos de conexão espiritual. Na verdade, estes são os únicos meios pelos quais você vai experimentar a essência do Sahaswara. Assim como você vai para a escola e estuda para os exames, meditação, oração e silêncio são os seus estudos para a obtenção de um grau espiritual.

Uma vez que você estabeleceu uma prática diária dessas atividades que conectam você à consciência universal, você vai ver a expansão da consciência espiritual em seu mundo exterior. Você vai começar a

(15)

experimentar o amor incondicional em uma base consistente. Você vai ser mais compassivo, gentil e capaz de perdoar, você vai demostrar mais humildade. A vida não será mais apenas sobre você e seus desejos. Sua vida vai basear-se mais em servir aos outros, porque quando você serve os outros, você está servindo a si mesmo.

Asanas, sons, cores e Gems

Enquanto o silêncio é a forma mais poderosa e importante para a abertura do sétimo chakra, há algumas outras práticas que sustentam este chakra.

Duas técnicas de respiração Pranayama que você pode fazer antes da meditação incluem Nadi Shodhana, ou a respiração por narinas alternadas e Kapalabhati.

Asanas invertidos como cabeça pra baixo (Salamba Sirsasana) e do cão olhando para baixo (Adho Mukha Shvanasana) pode ajudar a estimular o sétimo chakra, bem como qualquer postura que traz a coroa da cabeça para o chão, como o peixe (Matsyasana).

A cor para o chakra da coroa é violeta ou branca e o som mantra é o som universal OM. Gems que podem ser usadas ou ter em seu ambiente para ajudar a abrir e alinhar o sétimo chakra são: ametista, selenito e sugilite.

Som do OM

Óleos esscenciais: Olíbano (Boswellia carterii), Sândalo (Santalum album) , Lavanda (Lavandula officinalis), Elemi (Canarium luzonicum), Mirra (Cammiphora Myrrha), Benjoim (Styrax benzoin).

Referências

Documentos relacionados

LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS:  PROFESSORES DA REDE  PÚBLICA E SUA FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS

[r]

Avenida Victorio Spinucci, nº 604, Jardim Promeca, cidade de Várzea Paulista, José Claudio Alves da Silva, na condição de pastor e representante da igreja,

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Os departamentos ou unidades de ensino superior portugueses que tenham formação pós-graduada em ortodontia deverão solicitar à OMD a atribuição de idoneidade e o

Os imóveis para rendimento são apresentados no balanço pelo seu valor de mercado, que se aproxima do valor de avaliação determinado por dois avaliadores independentes

Primeiramente, foi realizado um estudo documental do projeto e a Associação Comunitária de Tapera e Km7 (ACTK), para que fosse entendido todo o processo do projeto em