• Nenhum resultado encontrado

Rafael Demétrius R. de Sousa Vera Lúcia Lopes de Oliveira Sérgio Luiz Freire Costa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rafael Demétrius R. de Sousa Vera Lúcia Lopes de Oliveira Sérgio Luiz Freire Costa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

Rafael Demétrius R. de Sousa Vera Lúcia Lopes de Oliveira

Sérgio Luiz Freire Costa

Resumo: O ensino universitário passa por um momento de transformações e

adaptações. Questões tecnológicas, estruturais e pedagógicas norteam estas mudanças. Porém, desde do começo do ensino no mundo, a utilização da narrativa como ferramenta de obtenção e maximização do conhecimento é realizada por várias áreas do conhecimento como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a administração, a antropologia ou a literatura. No decorrer das últimas décadas, também a educação passou a absorver, de forma crescente, a importância da narrativa como meio de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de alunos e professores. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa exploratória desenvolvida junto aos docentes do Departamento de Administração, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, cujo objetivo, foi verificar o conhecimento dos mesmos a respeito deste valioso instrumento pedagógico de potencialização do conhecimento, denominado narrativa.

Palavras-chave: Narrativa; conhecimento; desenvolvimento pessoal e profissional.

Résumé : L'université connaît une période de changements et d'adaptations. Les

questions technologiques, guide structurelles et pédagogiques de ces changements. Toutefois, depuis le début de l'éducation dans le monde, l'utilisation du récit comme un outil permettant d'obtenir et de maximiser le savoir est détenu par plusieurs domaines du savoir comme l'histoire, la psychologie, la philosophie, la linguistique, la gestion, l'anthropologie ou de la littérature . Au cours des dernières décennies, l'éducation a également d'absorber, de plus en plus, l'importance du récit en tant que moyen de la recherche et le développement personnel et professionnel des enseignants et des étudiants. Cet article présente les résultats d'un projet de recherche exploratoire menées par des enseignants du Département de l'administration, Université d'Etat de Rio Grande do Norte-UERN, dont le but était d'évaluer les connaissances d'eux sur cet outil pédagogique précieux pour l'amélioration de la connaissance appelé le narrative.

(2)

A UTILIZAÇÃO DA NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

1- INTRODUÇÃO

No senso comum, “narrativa” possui significado de “história”, ou seja, uma apresentação de fatos e ações ilustradas por pessoas ou animais humanizados. No ambiente acadêmico, a expressão narrativa traduz-se como a estrutura, o conhecimento e às capacidades necessárias para a construção de uma história. As histórias são caracterizadas por um argumento envolvendo personagens, um princípio, um meio e um fim, montados por uma sequência organizada de acontecimentos. Diversos autores da literatura diferenciam claramente, narrativa e história. Para Culler(1975, pg. 37) a narrativa é um texto organizado constituído por uma história (os acontecimentos, os personagens e os cenários) e por um discurso (a forma de apresentação ou narração da história).

Outros autores e investigadores da área da educação, por sua vez, utilizam uma conceituação mais abrangente de narrativa que não se limita a uma característica estrutural dos textos. Para eles, a narrativa é inerente à ação humana e, portanto, deve ser estudada dentro dos seus contextos social e educativo. Desta forma, atribuem grande valor ao contexto em que se conta a narrativa, às razões que levam o narrador a contá-la e ao tipo de audiência a que se destina (Connelly e Clandinin, 1988, pág. 32).

Com base nestes pressupostos surgiu a necessidade de se verificar como está sendo utilizado este instrumento de aprendizagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, instituição que existe a quarenta e um anos, atuando nos mais diversos segmentos do ensino superior através de vinte e cinco cursos, divididos em quatro campi universitários, e mais de dez núcleos de ensino superior, divididos por todo o estado do Rio Grande do Norte. No caso específico desta pesquisa, a mesma, estará voltada para a classe docente do Departamento de Administração, do campi universitário de Mossoró-RN.

(3)

2-REFERENCIAL TEÓRICO

Os dois sub-capítulos a seguir irão referendar o conhecimento científico desenvolvido nesta pesquisa, sob a ótica de autores da filosofia e pedagogia.

2.1 - Desenvolvendo capacidades e atitudes através da narrativa

De acordo com Roldão (1995, pág. 37) as narrativas (entendidas como sinônimo de histórias), tanto escritas como orais, têm sido utilizadas desde há milênios e em diversas culturas como instrumentos educativos, constituindo artefatos culturais com potencialidades na organização do pensamento e da realidade e na estruturação de aprendizagens. Através da leitura das histórias, os indivíduos experimentam, simultaneamente, o distanciamento afetivo necessário à avaliação das situações e decisões descritas e a proximidade resultante da identificação com o enredo e os intervenientes.

O desenvolvimento da responsabilidade social e de comportamentos orientados por princípios éticos envolve uma intrincada combinação de conhecimentos, capacidades e atitudes. Este desenvolvimento depende, entre outros elementos, da análise e discussão de casos, ou seja, narrativas/histórias cujo enredo promove a reflexão sobre as complexidades da vida, preparando os cidadãos para os desafios das suas existências individuais e colectivas (Reis, 2007).

A análise e discussão destas narrativas permitem que os alunos aprendam de forma ativa, desenvolvendo capacidades analíticas e de tomada de decisão, interiorizando conhecimentos, aprendendo a lidar com situações complexas e controversas da vida real, desenvolvendo capacidades comunicacionais, reforçando a sua auto-confiança e, frequentemente, trabalhando colaborativamente (Erskine, Lenders e Mauffette-Lenders, 1981; Hutchings, 1993).

2.2- As Narrativas no Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos alunos e dos professores

(4)

manter uma atitude crítica e reflexiva sobre o seu desempenho profissional. Através da construção de narrativas os professores reconstroem as suas próprias experiências de ensino e aprendizagem e os seus percursos de formação. Desta forma, explicitam os conhecimentos pedagógicos construídos através das suas experiências, permitindo a sua análise, discussão e eventual reformulação. A leitura, análise e discussão de narrativas acerca das práticas e dos conhecimentos dos professores permitem aprofundar e desenvolver conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem. Através da leitura e análise destas narrativas os alunos têm oportunidade de refletir e de aprender sobre os processos de aprendizagem, os impactos de determinadas experiências educativas, os problemas e as dificuldades que os professores enfrentam ao longo da sua carreira, as estratégias que utilizam na tentativa de os superar, a importância de práticas colaborativas e muitos outros aspectos da vida de professores e alunos.

3. METODOLOGIA

Quanto ao tipo de pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, que conforme Vergara (1989) “É um estudo de pesquisa que foca no entendimento da dinâmica presente dentro de um único ambiente”. Esta pesquisa utilizou como população, a categoria efetiva e ativa de docentes do Departamento de Administração, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, através da aplicação de questionário com todos os professores, o que torna a amostra igual a população, em uma total de doze pessoas. A pesquisa utilizou o método de aplicação de questionários objetivos, análise documental de relatórios de matriculas, e observação dos processos de ensino utilizados em sala de aula por alguns professores.

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Este capítulo trata da apresentação e análise dos dados coletados junto aos docentes pesquisados. O primeiro questionamento observou se os docentes possuem conhecimento do conceito exato da narrativa.

(5)

Tem conhecimento do conceito de Narrativa 55% 27% 18% Sim, plenamente Sim, em partes Não conheço Fonte: Autor (2009).

Como visto o somatório dos 55% que afirmam conhecer plenamente, mais os 27% que conhecem em partes, totalizando 82%, apresentam uma realidade positiva que pode influenciar o uso das narrativas em sala de aula. Quando se tem conhecimento de uma ferramenta, subtende-se que a mesma poderá, caso seja aplicável, ser utilizada a qualquer momento no ambiente acadêmico, com a certeza de se estar usando uma narrativa para ilustrar uma determinada realidade e propiciar o entendimento. Porém, não pode se afirmar que os 18% que desconhecem o significado do termo narrativa, não a utilizam em sala de aula, pelo fato da existência do conhecimento empírico que possibilita o repasse de um determinado conhecimento, mesmo sem o saber científico. O segundo quesito abordou se o docente já utilizou em algum momento a narrativa em sala de aula.

Já utilizou a narrativa em sala de aula?

90%

10%

Sim Não

Fonte: Autor (2009).

Este resultado demonstra que a quase totalidade dos docentes do Departamento de Administração da UERN, já utilizaram a narrativa para exemplificar algum assunto lecionado em sala de aula. Este indicador mostra que em um curso como o de

(6)

organizações para fortalecimento da relação teoria e prática. O terceiro ponto abordou a freqüência da utilização das narrativas em sala de aula pelos docentes.

Frequencia da utilização da narrativa

18% 0%

37% 36%

9% Uso em mais de 50%das aulas

Uso em até 40% das aulas

Uso em até 30% das aulas

Uso em até 10% das aulas

Não uso nas aulas Fonte: Autor (2009).

O resultado demonstrou um equilíbrio entre os professores que utilizam à narrativa em até de 30% das aulas com 37% e em até 10% das aulas com 36%. De forma que apenas 18% opinaram que utilizam a metodologia da narrativa em mais de 50% de suas aulas, o que demonstra a necessidade do fortalecimento deste método no curso de administração, pelo fato do mesmo propiciar o entendimento de forma mais rápida e contínua. O último questionamento verificou quais são as narrativas utilizadas pelos docentes em sala de aula.

Quais são as narrativas que você utiliza em sala

11%

21%

16% 11%

41%

Narrativas de vida pessoal Narrativas de vida profissional Narrativas de caso de empresas Narrativas de Livros e revistas Todas as opções Fonte: Autor (2009).

De acordo com o resultado apresentado, afirma-se que 41% dos entrevistados utilizam todas as narrativas colocadas como opção no questionário. Isso comprova que para facilitar o entendimento o docente do curso de administração faz uso de todas as possibilidades possíveis, sejam experiências profissionais, pessoais, estudo de casos de empresas ou narrativas de livros e revistas.

(7)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A narrativa constitui um processo de interação, independentemente da forma como é utilizada. Através da investigação narrativa interage-se com os outros, recolhendo e interpretando as suas diferentes vozes, na tentativa de compreender as causas, as intenções e os objetivos escondidos detrás das suas ações. Através dessa interação o investigador conhece melhor os outros e conhece melhor a si próprio.

O sucesso pessoal e profissional dos academicos do curso de administração da UERN, passa, decisivamente, pelas suas capacidades de interação, ou seja, pelas suas capacidades de ouvirem e compreenderem as narrativas dos professores que os orientam.

REFERÊNCIAS

Connelly, M. (2000). Narrativas: Experiências e histórias de qualidade. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Culler, J. (1975).Estruturalismo Poético:: Estruturalismo, Línguistica e Estudo da Literatura. London: Routledge and Kegan Paul.

Erskine, J. A., Lenders, M. R. & Mauffette-Lenders, L. A. (1981). Casos de

Professores. Waterloo, Canada: Davis and Henderson Ltd.

Lakatos, E.M.; Marconi, M. De A. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

Reis, P. (1997). As Narrativas Na Formação De Professores E Na Investigação Em

Educação. Ática, 2006.

Roldão, Mª do Céu (1995). As histórias em educação: A função mediática da

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara