• Nenhum resultado encontrado

Seleção de Textos para Publicação de Inauguração do Observatório Nacional do Sistema Prisional - ONASP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seleção de Textos para Publicação de Inauguração do Observatório Nacional do Sistema Prisional - ONASP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Belo Horizonte, 09 de abril de 2013.

Seleção de Textos para Publicação de Inauguração do Observatório Nacional do Sistema Prisional - ONASP

Caro Pesquisador,

O Observatório Nacional do Sistema Prisional – ONASP torna público o presente Edital 1/2013 e convida os interessados a apresentarem artigos para publicação na série que tratará de questões concernentes ao Sistema Prisional Brasileiro. O objetivo da publicação é abrir espaço para que os interessados possam colaborar com a temática a partir de abordagens multidisciplinares e do compartilhamento de experiências, permitindo assim a construção de um espaço de interlocução acadêmica que trate das problemáticas pelas perspectivas jurídica, sociológica, filosófica, psicológica, educacional, da saúde, religiosa, dentre outras.

Os trabalhos deverão ser enviados para onasp@caed.ufmg.br e a data limite para o envio dos textos completos de acordo com as normas estabelecidas é até o dia 20 de outubro de 2013.

Normas editoriais:

Os textos serão selecionados obedecendo-se os seguintes critérios: relevância e interesse do tema, atualidade da bibliografia, qualidade da argumentação e forma de apresentação. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos. O ONASP receberá para publicação artigos redigidos em português.

Originais inéditos serão submetidos à aprovação de avaliadores especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

O comitê e o conselho editorial reservam-se o direito de sugerir alterações nos originais visando manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitando, contudo, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. A série ainda destinará um espaço reservado para a divulgação de resumos de teses e dissertações que não deverão ultrapassar os 2.000 caracteres (com espaços), e de resenhas com no máximo 5.000 caracteres (com espaços).

(2)

Apresentação dos trabalhos

O ONASP estabelece as seguintes recomendações para a publicação dos trabalhos:

Os trabalhos deverão ter extensão máxima de 45.000 caracteres e mínima de 35.000 caracteres (incluindo os espaços em branco), conferidos através do “Contar palavras” do Editor de Textos. Cada trabalho deverá incluir:

Título em português, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo.

Nome do autor, instituição a que se vincula e cargo.

Resumo informativo, em português e inglês, com extensão máxima de 1.000 caracteres (incluindo os espaços em branco) e mínimo de 450 caracteres, bem como palavras-chave e key-words. O título, em inglês, deverá acompanhar o resumo em inglês (abstract).

Endereço completo, telefone, fax e correio eletrônico do autor.

O estilo da redação deverá ser claro e coerente na exposição das ideias observando-se o uso adequado da linguagem. O trabalho deverá passar por uma revisão ortográfica e gramatical antes de seu encaminhamento à revista.

Notas, citações, referências e bibliografias deverão estar normatizadas de acordo com a ABNT. O modelo adotado segue abaixo.

Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. deverão restringir-se absolutamente ao necessário à clareza do texto, deverão localizar- se o mais próximo possível do trecho do texto em que são mencionados e deverão ser criados em preto e branco. Os títulos, legendas e fontes deverão ser claros e objetivos.

Os agradecimentos a auxílios recebidos para elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

Atenciosamente,

Dra. Nara Fidalgo

Pesquisadora do ONASP/UFMG

Responsável pelo Comitê de Publicação Dr. Fernando Fidalgo

(3)

Normas para apresentação

Informamos que serão aceitos trabalhos científicos em acordo com as temáticas e as normas abaixo definidas.

Temáticas para os volumes I e II:

1. O Processo de institucionalização do ONASP/UFMG 2. Gestão, Organização e Planejamento do Sistema Prisional 3. Educação e Saúde no Sistema Prisional

4. A Função da Pena Privativa de Liberdade

5. Gestão Prisional: O Trabalho e o Trabalhador do Sistema Prisional

6. Encarceramento e Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional Brasileiro

7. Direitos Humanos no Sistema Penal Brasileiro

8. Minorias encarceradas: mulheres, gestantes, LGBT e estrangeiros. 9. Desigualdade social e questões étnico-raciais nas prisões brasileiras.

10. Relatos de experiências: Referenciais de Boas Práticas no Sistema Prisional Brasileiro

11. Trabalho, Lazer e Cultura no Sistema Prisional 12. Juventudes e masculinidades no Sistema Prisional.

Para avaliação dos artigos que comporão o primeiro volume coordenado pelo ONASP – Observatório do Sistema Prisional Brasileiro – espera-se que sejam contemplados o conteúdo, a forma, a originalidade, a relevância e a atualidade para a publicação dos trabalhos.

Apresentação formal dos originais - Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Arial, tamanho 12, espaço duplo, em folha formato A4. O volume de texto do artigo, incluindo resumos, notas e bibliografia, não deverá ultrapassar o limite de 45.000 caracteres (considerando os espaços) e mínima de 35.000 caracteres (incluindo os espaços). No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do artigo (até duas linhas);

b) Resumo e palavras-chave: o resumo deve ter extensão máxima de 1.000 caracteres (incluindo os espaços em branco) e mínimo de 450 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da nbr-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

c) Título em inglês, abstract e key words.

d) Referências bibliográficas - Devem obedecer a nbr-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de

(4)

responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Alguns exemplos de formatação das referências bibliográficas: Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Livros (dois autores)

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

Capítulos de livros

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34. Artigos de periódicos (com mais de três autores)

PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

Teses

CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302f. Tese (doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002. Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

(5)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

Decretos, leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

Constituição federal

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.). Gravação de vídeo

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

Trabalho publicado em Anais de Congresso

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18, 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997. p. 303-314.

f) Notas: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, devem-se utilizar as citações no texto: a identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (NUNES, 1995, p. 225).

Referências

Documentos relacionados

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

Esse artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, norteada pelo seguinte problema: o que os artigos publicados nos periódicos qualificados na área da educação

Pelo display você pode selecionar os valores de (4 e 20) mA, unidade de engenharia para pressão, amortecimento, o valor de corrente de saída durante o alarme. 3.6.2.1 A

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

A autoavaliação consiste em processos de avaliação cíclica dos resultados da instituição, como um todo, no sentido de aferir o cumprimento da sua missão e objetivos.

§ 1º Será devida a contribuição adicional de 06% (seis pontos percentuais) em razão do grau 3, correspondente ao risco grave, a cargo das empresas de

É uma proposta de educação ambiental voltado à gestão das águas, e procura incorporar vários aspectos, como exemplo, a mobilização social e o envolvimento e