• Nenhum resultado encontrado

Instruções de Uso 3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração. Seringa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instruções de Uso 3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração. Seringa"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Instruções de Uso

3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração

Seringa

Informações Gerais

A 3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração, é uma resina flow radiopaca, de baixa viscosidade e fotopolimerizável. Este material fluido de baixa contração é mais translúcido, o que permite uma profundidade de polimerização de 4mm. O produto está disponível em cápsulas e seringas, nas cores U (Universal), A1, A2 e A3. Contém resinas bisGMA, UDMA, bisEMA(6) e Procrylat. As partículas de carga são uma combinação de trifluoreto de itérbio de 0,1 a 5,0 mícrons e zircônia/sílica com um tamanho médio de 0,01 a 3,5μm A carga inorgânica consiste em, aproximadamente, 64,5% em peso (42,5% em volume). A resina Filtek Bulk Fill Flow deve ser aplicada no dente após a utilização de um adesivo odontológico à base de metacrilato compatível, como por exemplo: Adper Single Bond 2, Adper Scotchbond Multiuso e Single Bond Universal, fabricados pela 3M, que une permanentemente a restauração à estrutura do dente.

Indicações

 Base sob restaurações diretas tipo Classe I e Classe II;  Forramento sob materiais de restauração direta;  Selante de fóssulas e de fissuras;

 Restauração de preparos cavitários minimamente invasivos (incluindo as pequenas restaurações oclusais sob baixo esforço mastigatório);

 Restaurações tipo Classe III e V;  Reembasamento;

 Reparo de pequenos defeitos no esmalte;

 Reparo de pequenos defeitos em restaurações estéticas indiretas;  Reparo de materiais temporários em acrílico e resina;

 Como núcleo de preenchimento, onde ainda há pelo menos metade da estrutura da coroa do dente, para permitir o suporte estrutural da coroa.

Informações de precauções para os pacientes

Este produto contém substâncias que podem causar reações alérgicas pelo contato com a pele em pessoas sensíveis. Evite utilizar este produto em pacientes com histórico de reação alérgica ao acrilato. Se ocorrer o contato prolongado com os tecidos moles orais, lave a área afetada com água em abundância. Se ocorrer reação alérgica, procure atendimento médico. Remova o produto, se necessário, e suspenda o seu uso futuro.

Informações de precauções para os profissionais da área odontológica

Este produto contém substâncias que podem causar reações alérgicas pelo contato com a pele em pessoas sensíveis. Para reduzir o risco de resposta alérgica, minimize a exposição a estes materiais. Evite a exposição a materiais não polimerizados. Se ocorrer contato com a pele, lave com sabão e água. Use luvas de proteção e técnicas que propiciem o mínimo contato com o material não polimerizado. Acrilatos podem penetrar nas luvas comumente usadas. Se o produto entrar em contato com a luva, remova e descarte-a, lave as mãos imediatamente com sabão e água e coloque luvas novas. Se ocorrer resposta alérgica, procure orientação médica.

Em caso de emergência médica, ligar para o CEATOX do Hospital das Clínicas, fone: 08000148110. A Ficha de Informações de Segurança do produto pode ser obtida por meio do site

(2)

www.3m.com.br ou linha aberta 3M: 08000132333 ou contatando algum de nossos representantes 3M ESPE.

Instruções de uso:

Preparo

1. Profilaxia: Os dentes devem ser limpos com pedra-pomes e água para remover as manchas superficiais.

2. Seleção de cor: Antes de isolar o dente, selecione a(s) cor(es) adequada(s) da Filtek Bulk Fill Flow, utilizando a escala padrão de cores VITAPAN® Clássica. Para selantes ou construções de núcleos de preenchimento, poderá ser necessária uma cor de resina com maior contraste para melhorar a visualização.

Nota: Como o produto é semi-translúcido, o local da restauração, a cor de base do dente ou as restaurações adjacentes podem influenciar no aspecto final da base/forramento.

3. Isolamento: O dique de borracha (isolamento absoluto) é o método preferido de isolamento. Também é possível utilizar rolos de algodão e um sugador.

Aplicação

1. Matriz: Só é possível obter os contatos proximais ajustados unicamente através da cuidadosa técnica de matriz. São necessárias cunhas para fornecer um selamento gengival ajustado e para criar uma separação entre os dentes, com o objetivo de compensar a espessura da matriz. Sempre que possível, é preferível o uso de uma matriz seccional pré-contornada. Contudo, é possível utilizar uma banda circunferencial mais flexível, quando adequado. A matriz deve ser brunida para garantir um contorno proximal adequado, já que a Filtek Bulk Fill não manterá a matriz em posição durante a aplicação da mesma.

2. Proteção da polpa: Caso ocorra uma exposição pulpar e seja necessário um capeamento pulpar direto, utilize uma quantidade mínima de hidróxido de cálcio sobre a exposição seguido de uma aplicação de 3M ESPE Ionômero de vidro fotopolimerizável Vitrebond™. Também é possível utilizar o Vitrebond como base/forramento para proteger as áreas de preparo cavitário profundo.

3. Sistema adesivo: Para unir a Filtek Bulk Fill Flow à estrutura do dente, recomenda-se a utilização de um sistema adesivo odontológico 3M ESPE (por exemplo, Single Bond Universal, Adper Single Bond 2, Adper Scotchbond Multiuso). Consulte as instruções do produto do sistema adesivo para obter instruções completas e precauções a ter com os produtos.

Depois de polimerizar o adesivo, mantenha o dente isolado do sangue, da saliva e de outros fluidos e proceda imediatamente à colocação da resina Filtek Bulk Fill Flow.

Nota: Siga as instruções de uso do sistema adesivo e o tratamento com silano, recomendado durante o reparo das restaurações das cerâmicas seguido da aplicação do adesivo.

4. Dispensação:

4.1. Aplicação por seringa: A resina pode ser aplicada diretamente, com o uso de uma ponta dispensadora.

4.1.1. Recomenda-se o uso de óculos de proteção por profissionais e pacientes ao utilizar a ponta dispensadora.

4.1.2. Preparar a ponta dispensadora: Retire a tampa e guarde-a. Aperte bem a ponta dispensadora descartável, previamente curvada na seringa. Segurando a ponta afastada do paciente e de qualquer profissional dentário, dispense uma pequena quantidade da Filtek Bulk Fill Flow, para se certificar de que o sistema de aplicação não está obstruído.

(3)

4.1.3. Se obstruído, retire a ponta dispensadora e dispense uma pequena quantidade da resina diretamente da seringa. Retirar qualquer obstrução visível da abertura da seringa. Substitua a ponta dispensadora e dispense o material novamente. A Filtek Bulk Fill Flow pode ser dispensada em um bloco de espatulação e aplicada com um instrumento adequado.

4.1.4. Proteja a seringa com a ponta de aplicação com uma barreira de formato adequado; fure a extremidade da bainha com a cânula, de forma a expor a cânula para utilização. A utilização de uma barreira de proteção facilita a limpeza e a desinfecção da seringa entre pacientes.

5. Aplicação:

5.1. Evite a luz intensa no campo de trabalho. A exposição da pasta à luz intensa pode provocar a polimerização prematura.

5.2. Dispensar a resina Filtek Bulk Fill Flow: Comece a dispensar na porção mais profunda do preparo, segurando a ponta próximo à superfície do preparo. À medida que o material é extraído, levante lentamente a ponta, para que esta fique ligeiramente acima do material dispensado para minimizar a inserção de ar. Evite mergulhar a ponta no material.

Para as zonas proximais, segure a ponta na matriz para ajudar o material a fluir para a caixa proximal.

5.2.1. Aplicação da base/forramento: Deixe no mínimo 2mm do cavosuperficial para o compósito universal ou posterior. Estes incrementos oclusais fornecem a resistência, a qualidade estética e a resistência ao desgaste necessária para restaurações posteriores.

5.2.2. Núcleos de preenchimento: colocar o material em áreas sem suporte, ao redor de pinos e preencha o preparo.

5.2.3. Aplicações dos selantes: Faça o material fluir/escoar para a superfície preparada. 5.3. Proceda à fotopolimerização do restaurador, como indicado na Secção 6.

6. Polimerização:

Este produto foi concebido para ser polimerizado por exposição a uma luz halógena ou LED com uma intensidade mínima de 550mW/cm2 em um comprimento de onda de 400-500nm. Polimerize cada incremento expondo toda a sua superfície a uma fonte de luz visível de alta intensidade. Mantenha a ponteira do fotopolimerizador tão próxima quanto possível da restauração, durante a exposição à luz.

Cores Profundidade do incremento

Tempo de Polimerização Todas as lâmpadas halógenas

ou LEDs (com intensidade de luz de 550 – 1000mW/cm2)

Todas as lâmpadas LEDs (com intensidade de luz de 1000 –

2000mW/cm2)

U 4mm 20s 10s

A1, A2, A3 4mm 40s 20s

7. Acabamento da restauração:

7.1. Aplicação sobre a base/forramento: Coloque um material restaurador universal, como o Filtek Z350XT Restaurador Universal, diretamente sobre a Filtek Bulk Fill Flow polimerizada. Siga as instruções do fabricante relativas à aplicação, polimerização, acabamento, ajustes oclusais e polimento.

7.2. Selante de fóssulas e fissuras: Remova cuidadosamente a camada em excesso depois da fotopolimerização com pasta de pedra-pomes ou pasta de polimento.

7.3. Construção de núcleos

7.3.1. O produto é compatível com materiais de moldagem habitualmente utilizados, quando a camada inibidora da superfície é removida.

(4)

7.3.2. A Filtek Bulk Fill Flow deve ser mantida úmida com saliva ou lubrificada/isolada, para prevenir a união aos materiais temporários / provisórios de polimerização química.

7.3.3. Os cimentos temporários normalmente utilizados não se unem à resina em bulk de baixa contração.

7.4. Aplicação de restaurações diretas:

7.4.1. Realize o contorno das superfícies da restauração com brocas diamantadas ou pontas de acabamento finas.

7.4.2. Verifique a oclusão com um papel articulado fino (carbono fino). Examine os contatos de excursão centrais e laterais mandibulares. Com cuidado, ajuste a oclusão retirando o excesso de material com discos de polimento diamantados ou de pedra.

7.4.3. Faça o polimento com o Sistema 3M ESPE Sof-Lex de Acabamento e Polimento ou com pedras brancas, pontas de borracha ou pasta de polimento, nas situações em que os discos não sejam adequados.

Armazenamento e utilização

1. Este produto foi desenvolvido para ser utilizado à temperatura ambiente. Se armazenado em geladeira, deixe que o produto alcance a temperatura ambiente antes da utilização.

2. Não exponha os materiais de restauração a temperaturas elevadas ou à luz intensa. 3. Não armazene materiais próximo a produtos que contenham eugenol.

4. Depois de utilizar a seringa com a bainha protetora para biossegurança, retire a ponta de aplicação e a bainha, agarrando o centro da ponta de aplicação através da bainha; torça e retire a ponta juntamente com a bainha. Elimine a ponta e a bainha utilizadas no coletor de descartáveis adequado. Substitua a tampa de armazenamento da seringa.

Após retirar a ponta de aplicação e a bainha, desinfete este produto utilizando um processo de desinfecção de nível intermédio (contato com líquido) tal como recomendado pelos Centros para controlo de doenças (Centres for Disease Control) e homologado pela Associação Dentária Americana. Diretrizes para o Controle de infecções em cenários de Cuidados de saúde dentária - 2003 (Vol. 52; Nº RR-17), Centros para controle e prevenção de doenças (Centers for Disease Control and Prevention).

Descarte

Consulte a Ficha de Informações de Segurança do produto, disponível por meio do site www.3m.com.br ou linha aberta 3M: 08000132333, para obter informações sobre o descarte.

Informação para os clientes

Ninguém está autorizado a fornecer qualquer informação diferente da fornecida nestas instruções de uso.

Composição: Cerâmica silanizada tratada; diuretano dimetacrilato (UDMA); dimetacrilato substituída; bisfenol A polietilenoglicol diéter dimetacrilato (BISEMA); fluoreto de itérbio; bisfenol A di-(2-hidroxipropoxi) dimetacrilato (BISGMA); benzotriazol; dimetacrilato de trietilenoglicol (TEGDMA) e etil 4-dimetilaminobenzoato.

Vencimento e lote: impressos na embalagem. Registro ANVISA:

Farm. Resp: Roberta F. F. Marsaioli CRF – SP 15.095 (Matriz) Farm. Resp: Camila M. Mariano CRF – SP 40.894 (Filial V)

(5)

CRC 3M ESPE: 0800 015 5150 www.3mespe.com.br

e-mail: falecoma3m@mmm.com Fabricado por:

- 3M ESPE Dental Products Irvine, CA 92614 EUA - 3M ESPE Dental Products St. Paul, MN 55144-1000 EUA - 3M do Brasil Ltda.

Matriz: Rod. Anhanguera, Km 110 – Sumaré – SP;

Filial V: Av. Gerassina Tavares, 750 - São José do Rio Preto - SP Distribuído por 3M do Brasil Ltda.

Matriz: Rod. Anhanguera, Km 110 – Sumaré – SP CNPJ: 45.985.371/0001-08 – Ind. Brasileira;

Filial V: Av. Gerassina Tavares, 750 - São José do Rio Preto - SP CNPJ: 45.985.371/0106-85 – Ind. Brasileira;

Roberta F. F. Marsaioli Farmacêutica Responsável CRF-SP 15095

(6)

Instruções de Uso

3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração

Cápsula

Informações Gerais

A 3M ESPE Filtek Bulk Fill Flow Resina em Bulk de baixa contração, é uma resina flow radiopaca, de baixa viscosidade e fotopolimerizável. Este material fluido de baixa contração é mais translúcido, o que permite uma profundidade de polimerização de 4mm. O produto está disponível em cápsulas e seringas, nas cores U (Universal), A1, A2 e A3. Contém resinas bisGMA, UDMA, bisEMA(6) e Procrylat. As partículas de carga são uma combinação de trifluoreto de itérbio de 0,1 a 5,0 mícrons e zircônia/sílica com um tamanho médio de 0,01 a 3,5μm A carga inorgânica consiste em, aproximadamente, 64,5% em peso (42,5% em volume). A resina Filtek Bulk Fill Flow deve ser aplicada no dente após a utilização de um adesivo odontológico à base de metacrilato compatível, como por exemplo: Adper Single Bond 2, Adper Scotchbond Multiuso e Single Bond Universal, fabricados pela 3M, que une permanentemente a restauração à estrutura do dente.

Indicações

 Base sob restaurações diretas tipo Classe I e Classe II;  Forramento sob materiais de restauração direta;  Selante de fóssulas e de fissuras;

 Restauração de preparos cavitários minimamente invasivos (incluindo as pequenas restaurações oclusais sob baixo esforço mastigatório);

 Restaurações tipo Classe III e V;  Reembasamento;

 Reparo de pequenos defeitos no esmalte;

 Reparo de pequenos defeitos em restaurações estéticas indiretas;  Reparo de materiais temporários em acrílico e resina;

 Como núcleo de preenchimento, onde ainda há pelo menos metade da estrutura da coroa do dente, para permitir o suporte estrutural da coroa.

Informações de precauções para os pacientes

Este produto contém substâncias que podem causar reações alérgicas pelo contato com a pele em pessoas sensíveis. Evite utilizar este produto em pacientes com histórico de reação alérgica ao acrilato. Se ocorrer o contato prolongado com os tecidos moles orais, lave a área afetada com água em abundância. Se ocorrer reação alérgica, procure atendimento médico. Remova o produto, se necessário, e suspenda o seu uso futuro.

Informações de precauções para os profissionais da área odontológica

Este produto contém substâncias que podem causar reações alérgicas pelo contato com a pele em pessoas sensíveis. Para reduzir o risco de resposta alérgica, minimize a exposição a estes materiais. Evite a exposição a materiais não polimerizados. Se ocorrer contato com a pele, lave com sabão e água. Use luvas de proteção e técnicas que propiciem o mínimo contato com o material não polimerizado. Acrilatos podem penetrar nas luvas comumente usadas. Se o produto entrar em contato com a luva, remova e descarte-a, lave as mãos imediatamente com sabão e água e coloque luvas novas. Se ocorrer resposta alérgica, procure orientação médica.

Em caso de emergência médica, ligar para o CEATOX do Hospital das Clínicas, fone: 08000148110. A Ficha de Informações de Segurança do produto pode ser obtida por meio do site

(7)

www.3m.com.br ou linha aberta 3M: 08000132333 ou contatando algum de nossos representantes 3M ESPE.

Instruções de uso:

Preparo

1. Profilaxia: Os dentes devem ser limpos com pedra-pomes e água para remover as manchas superficiais.

2. Seleção de cor: Antes de isolar o dente, selecione a(s) cor(es) adequada(s) da Filtek Bulk Fill Flow, utilizando a escala padrão de cores VITAPAN® Clássica. Para selantes ou construções de núcleos de preenchimento, poderá ser necessária uma cor de resina com maior contraste para melhorar a visualização.

Nota: Como o produto é semi-translúcido, o local da restauração, a cor de base do dente ou as restaurações adjacentes podem influenciar no aspecto final da base/forramento.

3. Isolamento: O dique de borracha (isolamento absoluto) é o método preferido de isolamento. Também é possível utilizar rolos de algodão e um sugador.

Aplicação

1. Matriz: Só é possível obter os contatos proximais ajustados unicamente através da cuidadosa técnica de matriz. São necessárias cunhas para fornecer um selamento gengival ajustado e para criar uma separação entre os dentes, com o objetivo de compensar a espessura da matriz. Sempre que possível, é preferível o uso de uma matriz seccional pré-contornada. Contudo, é possível utilizar uma banda circunferencial mais flexível, quando adequado. A matriz deve ser brunida para garantir um contorno proximal adequado, já que a Filtek Bulk Fill não manterá a matriz em posição durante a aplicação da mesma.

2. Proteção da polpa: Caso ocorra uma exposição pulpar e seja necessário um capeamento pulpar direto, utilize uma quantidade mínima de hidróxido de cálcio sobre a exposição seguido de uma aplicação de 3M ESPE Ionômero de vidro fotopolimerizável Vitrebond™. Também é possível utilizar o Vitrebond como base/forramento para proteger as áreas de preparo cavitário profundo.

3. Sistema adesivo: Para unir a Filtek Bulk Fill Flow à estrutura do dente, recomenda-se a utilização de um sistema adesivo odontológico 3M ESPE (por exemplo, Single Bond Universal, Adper Single Bond 2, Adper Scotchbond Multiuso). Consulte as instruções do produto do sistema adesivo para obter instruções completas e precauções a ter com os produtos.

Depois de polimerizar o adesivo, mantenha o dente isolado do sangue, da saliva e de outros fluidos e proceda imediatamente à colocação da resina Filtek Bulk Fill Flow.

Nota: Siga as instruções de uso do sistema adesivo e o tratamento com silano, recomendado durante o reparo das restaurações das cerâmicas seguido da aplicação do adesivo.

4. Dispensação:

Insira a cápsula no Dispensador de Cápsulas 3M ESPE. Consulte as instruções separadas do dispensador do restaurador para consultar as precauções e instruções completas.

5. Aplicação:

5.1. Evite a luz intensa no campo de trabalho. A exposição da pasta à luz intensa pode provocar a polimerização prematura.

5.2. Dispensar a resina Filtek Bulk Fill Flow: Comece a dispensar na porção mais profunda do preparo, segurando a ponta próximo à superfície do preparo. À medida que o material é extraído,

(8)

levante lentamente a ponta, para que esta fique ligeiramente acima do material dispensado para minimizar a inserção de ar. Evite mergulhar a ponta no material.

Para as zonas proximais, segure a ponta na matriz para ajudar o material a fluir para a caixa proximal.

5.2.1. Aplicação da base/forramento: Deixe no mínimo 2mm do cavosuperficial para o compósito universal ou posterior. Estes incrementos oclusais fornecem a resistência, a qualidade estética e a resistência ao desgaste necessária para restaurações posteriores.

5.2.2. Núcleos de preenchimento: colocar o material em áreas sem suporte, ao redor de pinos e preencha o preparo.

5.2.3. Aplicações dos selantes: Faça o material fluir/escoar para a superfície preparada. 5.3. Proceda à fotopolimerização do restaurador, como indicado na Secção 6.

6. Polimerização:

Este produto foi concebido para ser polimerizado por exposição a uma luz halógena ou LED com uma intensidade mínima de 550mW/cm2 em um comprimento de onda de 400-500nm. Polimerize cada incremento expondo toda a sua superfície a uma fonte de luz visível de alta intensidade. Mantenha a ponteira do fotopolimerizador tão próxima quanto possível da restauração, durante a exposição à luz.

Cores Profundidade do incremento

Tempo de Polimerização Todas as lâmpadas halógenas

ou LEDs (com intensidade de luz de 550 – 1000mW/cm2)

Todas as lâmpadas LEDs (com intensidade de luz de 1000 –

2000mW/cm2)

U 4mm 20s 10s

A1, A2, A3 4mm 40s 20s

7. Acabamento da restauração:

7.1. Aplicação sobre a base/forramento: Coloque um material restaurador universal, como o Filtek Z350XT Restaurador Universal, diretamente sobre a Filtek Bulk Fill Flow polimerizada. Siga as instruções do fabricante relativas à aplicação, polimerização, acabamento, ajustes oclusais e polimento.

7.2. Selante de fóssulas e fissuras: Remova cuidadosamente a camada em excesso depois da fotopolimerização com pasta de pedra-pomes ou pasta de polimento.

7.3. Construção de núcleos

7.3.1. O produto é compatível com materiais de moldagem habitualmente utilizados, quando a camada inibidora da superfície é removida.

7.3.2. A Filtek Bulk Fill Flow deve ser mantida úmida com saliva ou lubrificada/isolada, para prevenir a união aos materiais temporários / provisórios de polimerização química.

7.3.3. Os cimentos temporários normalmente utilizados não se unem à resina em bulk de baixa contração.

7.4. Aplicação de restaurações diretas:

7.4.1. Realize o contorno das superfícies da restauração com brocas diamantadas ou pontas de acabamento finas.

7.4.2. Verifique a oclusão com um papel articulado fino (carbono fino). Examine os contatos de excursão centrais e laterais mandibulares. Com cuidado, ajuste a oclusão retirando o excesso de material com discos de polimento diamantados ou de pedra.

7.4.3. Faça o polimento com o Sistema 3M ESPE Sof-Lex de Acabamento e Polimento ou com pedras brancas, pontas de borracha ou pasta de polimento, nas situações em que os discos não sejam adequados.

(9)

Armazenamento e utilização

1. Este produto foi desenvolvido para ser utilizado à temperatura ambiente. Se armazenado em geladeira, deixe que o produto alcance a temperatura ambiente antes da utilização.

2. Não exponha os materiais de restauração a temperaturas elevadas ou à luz intensa. 3. Não armazene materiais próximo a produtos que contenham eugenol.

4. Depois de utilizar a seringa com a bainha protetora para biossegurança, retire a ponta de aplicação e a bainha, agarrando o centro da ponta de aplicação através da bainha; torça e retire a ponta juntamente com a bainha. Elimine a ponta e a bainha utilizadas no coletor de descartáveis adequado. Substitua a tampa de armazenamento da seringa.

Após retirar a ponta de aplicação e a bainha, desinfete este produto utilizando um processo de desinfecção de nível intermédio (contato com líquido) tal como recomendado pelos Centros para controlo de doenças (Centres for Disease Control) e homologado pela Associação Dentária Americana. Diretrizes para o Controle de infecções em cenários de Cuidados de saúde dentária - 2003 (Vol. 52; Nº RR-17), Centros para controle e prevenção de doenças (Centers for Disease Control and Prevention).

Descarte

Consulte a Ficha de Informações de Segurança do produto, disponível por meio do site www.3m.com.br ou linha aberta 3M: 08000132333, para obter informações sobre o descarte.

Informação para os clientes

Ninguém está autorizado a fornecer qualquer informação diferente da fornecida nestas instruções de uso.

Composição: Cerâmica silanizada tratada; diuretano dimetacrilato (UDMA); dimetacrilato substituída; bisfenol A polietilenoglicol diéter dimetacrilato (BISEMA); fluoreto de itérbio; bisfenol A di-(2-hidroxipropoxi) dimetacrilato (BISGMA); benzotriazol; dimetacrilato de trietilenoglicol (TEGDMA) e etil 4-dimetilaminobenzoato.

Vencimento e lote: impressos na embalagem. Registro ANVISA:

Farm. Resp: Roberta F. F. Marsaioli CRF – SP 15.095 (Matriz) Farm. Resp: Camila M. Mariano CRF – SP 40.894 (Filial V) CRC 3M ESPE: 0800 015 5150

www.3mespe.com.br

e-mail: faleconosco@mmm.com Fabricado por:

- 3M ESPE Dental Products Irvine, CA 92614 EUA - 3M ESPE Dental Products St. Paul, MN 55144-1000 EUA - 3M do Brasil Ltda.

Matriz: Rod. Anhanguera, Km 110 – Sumaré/SP;

(10)

Distribuido por 3M do Brasil Ltda.

Matriz: Rod. Anhanguera, Km 110 – Sumaré/SP CNPJ: 45.985.371/0001-08 – Ind. Brasileira;

Filial V: Av. Gerassina Tavares, 750 - São José do Rio Preto/SP CNPJ: 45.985.371/0106-85 – Ind. Brasileira;

Roberta F. F. Marsaioli Farmacêutica Responsável CRF-SP 15095

Referências

Documentos relacionados

Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de medicação da farmácia de um hospital de médio porte sob a perspectiva da área de

To explore whether miR-129-5p was involved in regulating the therapeutic effect of Taxol through the regulation of autophagy and apoptosis, we transfected miR-129-5p mimics into

Após a realização dos ensaios de dissolução nas diferentes condições descritas anteriormente, o ensaio de dissolução em aparato 2, com rotação de 100 rpm, utilizando

Depois do percurso dessa pesquisa, ao redor do canto xamânico como imagem do traduzir e de sua abordagem transdiciplinar com os trabalhos tradutológicos de

No campo discursivo, então, passa­se a fazer uma ligação entre crime e terror, enquadrando a Colômbia e a TF numa mescla de Guerra às Drogas e Guerra ao Terror, o que

In the last decade, the use of LISS ® type internal fixation brou- ght a new perspective for the treatment of articular fractures cases with small distal fragment and fractures

O acréscimo dietético de 1% de colesterol cristalino e 0,1% de ácido cólico não promoveu hipercolesterolemia nos animais, evidenciado pela diferença não significativa

No final do ciclo de cultivo, quando as plantas estivavam em pleno florescimento, foram avaliados a altura da planta, a largura e tamanho das folhas, o teor de