• Nenhum resultado encontrado

17 a 21/7/ ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira FALANDO FRANCAMENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "17 a 21/7/ ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira FALANDO FRANCAMENTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Embrapa Clima Temperado e a Universidade Federal de Pelotas promoverão, no período de 24 a 26 de outubro, na Sede da Unidade, a 21ª R21ª R21ª Reunião do Grupo 21ª R21ª Reunião do Grupo eunião do Grupo eunião do Grupo Teunião do Grupo TTTTécni-écni-écni-écni- écni-co em Forrageiras do Cone Sul co em Forrageiras do Cone Sulco em Forrageiras do Cone Sul co em Forrageiras do Cone Sul co em Forrageiras do Cone Sul - Grupo Campos

- Grupo Campos- Grupo Campos - Grupo Campos

- Grupo Campos. O tema do evento será desafios e

oportunida-des do Bioma Campos frente à ex-pansão e intensificação agrícola.

O prazo para envio de traba-lhos, a serem publicados nos anais da reunião, é dia 31 de julho.

Mais informações sobre o envio de trabalhos e inscrições estão dis-poníveis no site da Unidade, em link próprio da reunião.

Reunião do grupo técnico

Reunião do grupo técnico

Reunião do grupo técnico

Reunião do grupo técnico

Reunião do grupo técnico

em forrageiras do Cone

em forrageiras do Cone

em forrageiras do Cone

em forrageiras do Cone

em forrageiras do Cone

Sul será em outubro

Sul será em outubro

Sul será em outubro

Sul será em outubro

Sul será em outubro

A Embrapa Clima Temperado reali-za, na próxima semana, mais uma edi-ção da Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul. O objetivo da reunião é avaliar os resultados de pesquisa com soja do ano anterior, elaborar as reco-mendações técnicas para a próxima safra da cultura e planejar integradamente as ações de pesquisa na região.

A programação inicia no dia 25 de julho, às 10h30min, com a abertura a ser feita pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes.

À tarde iniciam as sessões plenárias com apresenta-ção de dois painéis: um sobre a situaapresenta-ção das lavouras (2005/06), com a participação do Giovani Theisen (Embrapa Clima Temperado), Claudio Doro (Emater) e Cleiton Stecking (Fundacep/Fecotrigo). O outro, terá como paine-listas Marcio Magnani (Embrapa Clima Temperado), Luis César França (Petrobras) e Eduardo Folli (Brasilecodiesel). Na quarta-feira, dia 26, estão previstas as atividades técnicas organizadas em comissões que são: genética,

34ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira

34ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira

34ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira

34ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira

34ª Reunião da soja da Região Sul inicia terça-feira

melhoramento e tecnologia de semen-tes; nutrição vegetal e uso do solo; fito-patologia; entomologia; controle de plantas daninhas; ecologia, fisiologia e práticas culturais; difusão de tecnologia e socioeconomia. Os integrantes das comissões apresentarão e discutirão os resultados dos trabalhos, com o objeti-vo de elaborar as recomendações téc-nicas e o planejamento de novas ativi-dades de pesquisa.

A 34ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul pretende produzir, como resultado da reunião, duas publicações. Uma, denominada Indicações Técnicas para a Cultura de Soja no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, contendo as instruções técnicas para o cultivo da soja e, outra, denominada Atas e Resumos que regis-trará a memória da Reunião.

O evento pretende congregar instituições de pesqui-sa, ensino, assistência técnica, extensão rural e econo-mia da produção dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com o apoio da Embrapa Soja (Londrian, PR).

Em algumas oportunidades re-centes manifestamos aos colegas e colaboradores nossa intenção de, no ano de 2006, fortalecer o ambiente interno e a infra-estrutura de apoio, com o sentido de qualificiar o am-biente de trabalho. Temos proble-mas antigos na infra-estrutura, al-guns inclusive objetos de manifes-tações da Cipa e da comissão de fis-calização do restaurante, para citar exemplos concretos. Com a defini-ção do orçamento para investimen-tos para este ano, algumas providên-cias estão sendo encaminhadas.

Realizamos o processo de licita-ção para as reformas nos restauran-tes da Sede e da ETB, cujas obras iniciarão nos primeiros dias do mês de agosto.

F

ALANDOFRANCAMENTE

Também está em andamento a licitação para a reforma do banhei-ro do celeibanhei-ro da ETB e nos próximos dias será aberto o processo para completar o grupo gerador da Sede. No ano passado adquirimos um dos motores e o quadro de comando. Com a aquisição do outro motor e a adaptação na estrutura física, será solucionado outro antigo problema da Unidade - as freqüentes quedas de energia.

Temos certeza de que este con-junto de obras e ajustes vai facilitar nosso dia-a-dia, melhorando não só o ambiente físico como o astral de quem desenvolve suas atividades aqui na Embrapa Clima Temperado.

João C. Costa Gomes João C. Costa Gomes João C. Costa Gomes João C. Costa Gomes João C. Costa Gomes ccccch e f e - g e r a lh e f e - g e r a lh e f e - g e r a lh e f e - g e r a lh e f e - g e r a l

(2)

Aracaju terá reunião de

Aracaju terá reunião de

Aracaju terá reunião de

Aracaju terá reunião de

Aracaju terá reunião de

manejo e conservação de

manejo e conservação de

manejo e conservação de

manejo e conservação de

manejo e conservação de

solo e água

solo e água

solo e água

solo e água

solo e água

“Novos Desafios do Carbono no Manejo Conservacionista” é o tema da 16ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água que será realizada no período de 23 a 27 de julho, em Aracaju (SE).

O evento contará com conferênci-as que abordarão temconferênci-as como: cré-dito de carbono; o carbono e a pes-quisa agrícola: desafios e oportuni-dades; entre outros. Na programação haverá ainda palestras e mesas-re-dondas nas quais serão discutidos te-mas como os impactos das altera-ções climáticas no meio ambiente e na atividade agropecuária, além da apresentação de painéis/pôsteres e realização de minicursos. Mais infor-mações no site www.exitoeventos. com.br/rbsa.

Congresso discute produtos Congresso discute produtosCongresso discute produtos Congresso discute produtosCongresso discute produtos orgânicos em Belo Horizonte orgânicos em Belo Horizonteorgânicos em Belo Horizonte orgânicos em Belo Horizonteorgânicos em Belo Horizonte

De 8 a 11 de agosto será realizado o 2° Congresso Brasileiro de Agricul-tura Orgânica - dos produtos orgâni-cos aos sistemas agroecológiorgâni-cos. O evento acontece em Belo Horizonte (MG). Na programação estão incluí-das conferências e palestras, minicursos, mostra de produtos e equipamentos, feira de produtos or-gânicos e sessão de pôsteres. Infor-mações podem ser obtidas no site www.minasplan.com.br/grorganica.

Se você é pesquisador da Embra-pa, possui título de Ph.D ou equiva-lente, obtido há mais de sete anos e tem interesse em trabalhar fora do Brasil a oportunidade é esta. Até 10 de agosto, está aberto o processo de seleção para pesquisador do Labora-tório Virtual da Embrapa na Europa. O selecionado será lotado em Montpellier na França e a mudança para o exterior está prevista para até 05 de março de 2007. O edital com mais informações está disponível na intranet na seção Acontece.

O candidato escolhido exercerá a função de pesquisador na área de tec-nologias para a sustentabilidade dos agroecossistemas, pelo período de dois anos e deverá estar preparado para desenvolver pesquisa no âmbi-to da especialidade, bem como atuar no fortalecimento e na ampliação da cooperação científica e tecnológica entre os pesquisadores da Embrapa e seus pares europeus.

O projeto Labex - O Labex Europa

Aberta a seleção de pesquisadores para o Labex Europa

é em instrumento de cooperação téc-nica da Embrapa com países desen-volvidos da Europa, que tem como objetivos realizar pesquisa de ponta junto a equipes européias de excelên-cia sobre temas de interesse do Bra-sil; acompanhar o desenvolvimento de conhecimentos sobre ciência e tecnologia; e identificar oportunida-des para a cooperação de grupos eu-ropeus e brasileiros em projetos con-juntos de pesquisa.

O projeto é fruto de acordo entre a Embrapa e a Agrópolis de Montpellier assinado em janeiro de 2001 e posto em operação a partir de janeiro de 2002. O Labex Europa contempla as seguintes áreas prioritárias de pesqui-sa: biologia avançada (biotecnologia); tecnologias agroalimentares e agroindustrias; e tecnologias de con-servação e de manejo do meio ambi-ente. Mais informações no edital ou pelo telefone (61) 3448-4491 ou e-mail: coopinternacional@embrapa.br (Fon-te: Todos.com)

Nome NomeNome Nome

Nome: Denilson Gouvêa Anthonisen

Idade IdadeIdade Idade Idade: 33 anos F FF F

Formaçãoormaçãoormaçãoormação: Bacharel em Química (UFPel)ormação Entrou na Embrapa em

Entrou na Embrapa emEntrou na Embrapa em Entrou na Embrapa em

Entrou na Embrapa em agosto/02, comocomocomocomocomo Assistente de Operações I Local de trabalho

Local de trabalhoLocal de trabalho Local de trabalho

Local de trabalho: Laboratório de Eletroforese A Embrapa é

A Embrapa éA Embrapa é A Embrapa é

A Embrapa é: meu local de trabalho, onde tenho procurado cultivar amizades. Lema

LemaLema Lema

Lema: ...desnecessário. Pessoa que admira Pessoa que admiraPessoa que admira Pessoa que admira

Pessoa que admira: ...poucos...que sabem disso. O mundo melhoraria se

O mundo melhoraria seO mundo melhoraria se O mundo melhoraria se

O mundo melhoraria se: lembrássemos de nossos discursos e teorias sobre respeito, solidariedade, honestidade, etc. quando temos a oportunidade de pô-los em prática e de dar exemplo.

Local inesquecível Local inesquecívelLocal inesquecível Local inesquecível

Local inesquecível: Parque da Baronesa Mensagem

MensagemMensagem Mensagem

Mensagem: Comprometa-se com seus sonhos.

P

ERFIL

DA

SEMANA

Paraninfo Paraninfo Paraninfo Paraninfo Paraninfo

Mais uma vez o colega João Carlos M. Madail foi escolhido para ser paraninfo da turma de economistas que se formam no próximo sábado, dia 22 de julho, pela Universidade Católica de Pelotas. Madail é professor do curso há apenas doias anos.

Sede e ETB: entrega de exames médicos periódicos Sede e ETB: entrega de exames médicos periódicos Sede e ETB: entrega de exames médicos periódicos Sede e ETB: entrega de exames médicos periódicos Sede e ETB: entrega de exames médicos periódicos

O médico do trabalho, Sérgio Vieira, atenderá na sexta-feira, dia 28dia 28dia 28dia 28dia 28 de julho, pela manhã na ETBmanhã na ETBmanhã na ETBmanhã na ETBmanhã na ETB e à tarde na Sedetarde na Sedetarde na Sedetarde na Sedetarde na Sede. Quem não entregou ou não fez os exames periódicos, favor providenciar o mais breve possível e entre-gar no Bem-Estar até a referida data.

(3)

3 O novo Plano de Carreiras da

Em-brapa (PCE) prevê um adicional de ti-tularidade para especialização, no va-lor de 7,5%. Terão direito a esse adici-onal os empregados nos cargos de Analista e Pesquisador I. De acordo com o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), esse adicional não será cumulativo com os outros adi-cionais de mestrado e doutorado.

Em relação ao recebimento do adi-cional de especialização, o DGP es-clarece que será feito tão logo a nor-ma seja analisada e aprovada pela Di-retoria-Executiva da Embrapa. “Esta-mos estudando quais critérios serão utilizados para o pagamento desse adicional”, comenta José Prado

Fon-seca Filho, chefe do DGP. “A inclusão desse benefício no PCE, bem como de outros, ficou dependente de uma normatização. Ou seja, os itens foram incluídos no PCE mas precisam de uma normatização específica, que atenda critérios estabelecidos pela Empresa”, explicou ele.

Isso foi adotado como uma ma-neira de tornar a proposta do PCE mais flexível para aprovação. "A re-gulamentação dos dispositivos do PCE por meio de normas específicas foi adotada para permitir mais flexi-bilidade e aperfeiçoamento constan-te dos critérios sem que fosse neces-sário a reformulação do Plano, que requer uma longa tramitação,

inclu-Adicional para especialização está previsto no PCE

Adicional para especialização está previsto no PCE

Adicional para especialização está previsto no PCE

Adicional para especialização está previsto no PCE

Adicional para especialização está previsto no PCE

sive junto ao Ministério da Agricultu-ra, Pecuária e Abastecimento e ao De-partamento de Coordenação e Con-trole das Empresas Estatais (Dest)."

É importante que os empregados que tenham o certificado ou diploma de especialização façam a atualização de seus dados no Setor de Recursos Humanos “Mas, lembramos que o re-cebimento do adicional ocorrerá so-mente quando for publicada norma própria”, diz Prado.

Você tem outras dúvidas? Qual é o tema que ainda não está claro para você em relação ao PCE? Escreva, dê sua sugestão e colabore para o es-clarecimento de todos. O e-mail do todos.com é o seu canal. Participe!

A

NIVERSARIANTES

21 - Oscar Delmar Oliveira da Rosa (campo exp./ETB)

21 - Paulo Renato Souza Leite (campo exp.Sede)

21 - Ledi Bittencourt Anghinoni (lab. reprodução animal/ETB)

22 - Arione da Silva Pereira (pesquisa/Sede)

23 - Angela Campos (pesquisa/Sede) 23 - Arno Alberto Neumann

(serv.auxiliares/Sede)

23 - Ema Gladis Schultz Corrêa (lab. eletroforese/Sede)

24 - Lori Borges da Costa (carpintaria/ETB)

25 - Leandro de Souza Boa Nova (campo exp./Sede)

25 - Eliane Espíndola de Freitas (Terra & Mar)

26 - Valdomiro Sinott Bastos (transporte/ETB)

Jorge Fainé Gomes participa da reunião ordinária da Câmara Setorial do Leite, que se realiza no dia 20 de julho, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em Porto Alegre

No dia 18 de julho, às 19h, Júlio José Centeno da Silva palestrou na Associação dos Engenheiros Agrôno-mos de Pelotas, às 17horas, sobre “O

Ricecheck - programa de difusão de

tecnologia na cultura do arroz, na Austrália”.

Marilda Pereira Porto, Antônio André Raupp, Cley Donizetti Nunes GiovaneThiesen, Nely Brancão e Sér-gio Delmar dos Anjos e Silva apre-sentaram trabalhos na 34ª Reunião34ª Reunião34ª Reunião34ª Reunião34ª Reunião

T T T T

Técnica écnica écnica écnica écnica Anual de SAnual de SAnual de SAnual de SAnual de Sorgoorgoorgoorgo realizadaorgo em Passo Fundo, entre os dias 11 e 13 de julho. Nos dia 13 e 14 Marilda Pereira Porto também participou de reunião técnica sobre controle bioló-gico da lagarta-do-cartucho do milho com Trichograma sp, promovida pela Emater, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lago-as, MG).

Irajá Ferreira Antunes esteve em Londrina, no dias 11 e 12 de julho, participando da 8ª Reunião Sul Bra-8ª Reunião Sul Bra-8ª Reunião Sul Bra-8ª Reunião Sul Bra-8ª Reunião Sul Bra-sileira do F

sileira do F sileira do F sileira do F

sileira do Feijãoeijãoeijãoeijão. A Embrapa Cli-eijão ma Temperado, em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e Universida-de Universida-de Santa Maria, apresentou 12 tra-balhos.

Pesquisadores em reuniões técnicas e palestras

Pesquisadores em reuniões técnicas e palestras

Pesquisadores em reuniões técnicas e palestras

Pesquisadores em reuniões técnicas e palestras

Pesquisadores em reuniões técnicas e palestras

Jornalistas apresentam trabalhos científicos em

Jornalistas apresentam trabalhos científicos em

Jornalistas apresentam trabalhos científicos em

Jornalistas apresentam trabalhos científicos em

Jornalistas apresentam trabalhos científicos em

Congresso Latino-Americano

Congresso Latino-Americano

Congresso Latino-Americano

Congresso Latino-Americano

Congresso Latino-Americano

Os jornalistas da Embrapa Clima Temperado Antônio Oliveira Heberlê e Sadi Macêdo Sapper participam, nesta semana, do 8º Congresso Latino-8º Congresso Latino-8º Congresso Latino-8º Congresso Latino-8º Congresso Latino-Americano de Pesquisadores da Comunicação

Americano de Pesquisadores da Comunicação Americano de Pesquisadores da Comunicação Americano de Pesquisadores da Comunicação

Americano de Pesquisadores da Comunicação, que se realiza na Unisinos, em São Leopoldo, RS, entre os dias 19 e 21 de julho.

Heberlê apresentará trabalho sobre Mídia, produção de notícias e

signifi-cação e Sadi abordará o tema Regulações da comunisignifi-cação social na Consti-tuição Federal do Brasil. O congresso é promovido e realizado pela

Associa-ção Latino-Americana de Pesquisadores da ComunicaAssocia-ção e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

(4)

O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) vai apresentar, nos próximos dias, proposta à Direto-ria Executiva visando estabelecer diretrizes para o reenquadramento dos empregados da Embrapa que obtiveram aprovação nos concur-sos públicos para pesquisador e técnico de nível superior recente-mente realizados.

A necessidade de estabelecer critérios se deve ao fato da exis-tência de diferentes situações den-tre os empregados aprovados. Além disso, é indispensável que se estabeleçam critérios claros e transparentes para o tratamento da questão de forma a conciliar as expectativas dos empregados com as necessidades da Empresa. As diretrizes que serão propos-tas à Diretoria Executiva contem-plam as seguintes situações: 1)

1) 1)

1) 1) O empregado que foi aprova-do em primeiro lugar na sua Uni-dade de lotação. Nesse caso o processo é de reenquadramento passando o empregado a atuar na área para qual foi aprovado;

2) 2) 2) 2)

2) O empregado que foi aprova-do em primeiro lugar para Unida-de diferente Unida-de sua atual lotação e a área não foi oferecida em sua Unidade. Nesse caso é possível o reenquadramento desde que a Unidade tenha necessidade de um empregado com esse perfil e a Unidade para a qual o emprega-do foi aprovaemprega-do tenha outros can-didatos selecionados;

3) 3) 3) 3)

3) O empregado que foi aprovado em primeiro lugar para Unidade diferente de sua atual lotação e área foi oferecida em sua Unida-de. Nesse caso o empregado não pode ser aproveitado na sua Uni-dade de lotação pois existe can-didato aprovado na área devendo, portanto, assumir na Unidade de aprovação;

4) 4) 4) 4)

4) O empregado que foi aprovado mas não é o primeiro colocado. Nesse caso o reenquadramento só poderá ser efetuado quando fo-rem chamados todos os candida-tos que estejam colocados à sua frente e a Unidade tenha

necessi-dade de profissional com esse perfil.

Todo reenquadramento por aprovação em concurso público será autorizado mediante propos-ta fundamenpropos-tada da Unidade e requer que o empregado assuma funções compatíveis com o nível de complexidade do novo cargo

Vários empregados têm argu-mentado que seu aproveitamen-to pode ser feiaproveitamen-to independente-mente de sua colocação pois não ocupará vaga uma vez que já é empregado da Empresa. Esse pro-cedimento não pode ser adotado pois o respeito a ordem de classi-ficação no concurso é regra cons-tante do edital. Além disso, o po-der judiciário tem se manifestado seguidamente em relação a im-possibilidade de reserva de vagas por contrariar o princípio consti-tucional da isonomia.

O reenquadramento de empre-gados em concurso público deve-rá ser iniciado a partir do mês de agosto após a aprovação dos cri-térios pela Diretoria Executiva.

Reenquadramento dos empregados deve ser transparente

Reenquadramento dos empregados deve ser transparente

Reenquadramento dos empregados deve ser transparente

Reenquadramento dos empregados deve ser transparente

Reenquadramento dos empregados deve ser transparente

Ocorrreu na semana passada, na Unidade, a primeira fase da reunião técnica estadual sobre forrageiras para gado leiteiro, com a participação de representantes de diversos organismos de extensão e de pesquisa. Outras duas reuniões estão previstas para acontecer ainda neste ano em Passo Fundo (Emater) e em Lageado (Univates). A Embrapa Clima Temperado juntamente com parceiros do núcleo gestor de tecnologia da Secretaria de Agricul-tura do RS, Emater-RS e Univates, está promovendo as três reuniões preparatórias com o objetivo de no final gerar um documento que contenha tecnologias geradas e adaptadas para forrageiras no Rio Grande do Sul. Cada reunião preparatória está sob responsabilidade e coorde-nação de uma das instituições parceiras.

A atividade leiteira, um dos principais segmentos do agronegócio gaúcho, propicia a geração e circulação anual de mais de um bilhão de reais no meio rural. Estão en-volvidos diretamente cerca de 350 mil pessoas em 427 municípios do Rio Grande do Sul que tem, na atividade leiteira, um dos principais componentes da renda men-sal.

O público participante das reuniões foi constituído de técnicos de empresas públicas e privadas, indústrias e

cooperativas de laticínios, que atuam na área de forragei-ras; extensionistas, pesquisadores e professores ligados à atividade leiteira que trabalham com forrageiras e alu-nos de pós-graduação que desenvolvem trabalhos cien-tíficos nesta área de conhecimento.

A próxima reunião está marcada para o dia 9 de agos-to, na Univates, e tratará das regiões central-ocidental, central-oriental e nordeste do Estado. A terceira reunião será coordenada pela Emater em Passo Fundo, represen-tando a região noroeste do Estado. Cada uma destas reu-niões vai gerar um documento para a macrorregião. Na reunião geral a ser realizada na segunda quinzena de se-tembro será elaborado o último documento a partir des-tes relatórios.

O coordenador do Programa Estadual para o Desen-volvimento do Setor Lácteo, Darcy Bitencourt, disse on-tem que o principal foco da reunião foi atendido, mos-trando um conjunto importante de tecnologias para o setor, “o que falta agora é levar esta tecnologia ao produ-tor e também buscar alternativas mais apropriadas para a região. Ou seja, regionalizar o processo tecnológico”, acrescentou o coordenador do Prodelact, que também é pesquisador da Embrapa Clima Temperado.

T

T

T

(5)

5 A Embrapa terá US$ 60 milhões para pesquisa e o fortalecimento de sua infra-estrutura, com especial aten-ção à capacidade e à atualizaaten-ção de recursos para servir a áreas estratégicas. O recurso será aplicado, ao longo de cinco anos, no Programa de Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo), a ser instalado no dia 17 de julho, com a assinatura do contrato de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - órgão financiador.

Resultado de uma negociação de mais de quatro anos, o Agrofuturo contará com US$ 33 milhões a serem con-tratados pelo BID e US$ 27 milhões de contrapartida na-cional (governo federal, Embrapa como executora e be-neficiários). Do volume total, 58% serão para projetos em recursos naturais e genéticos, biotecnologia e biossegu-rança, boas práticas de laboratório e campo, avaliação de impactos e eficiência, propriedade intelectual, siste-mas de informação e comunicação. Estão incluídas ou-tras áreas que têm relação direta com a melhoria da com-petitividade, eficiência e a eqüidade do setor agropecuá-rio brasileiro - como as tecnologias de apoio a cadeias agroexportadoras, à sanidade e qualidade agroalimentar, à preservação e aproveitamento da biodiversidade, à agri-cultura orgânica, hidroponia e plastiagri-cultura e à agricultu-ra familiar.

Integração fortalecida - O coordenador operacional do Agrofuturo, pesquisador Washington Silva, da Coorde-nadoria de Cooperação Internacional (CCI), ligada à Su-perintendência de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD), ob-serva um outro ponto importante do programa: a inte-gração regional e internacional por meio de acordos pré-estabelecidos. “Nesse caso se incluem a manutenção dos laboratórios virtuais da Embrapa no Exterior (Labex), a

interação com os centros do Grupo Consultivo em Pes-quisa Agrícola Internacional (CGIAR), do Programa Coo-perativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimen-tar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) e Programa Cooperativo de Investigação de Transferência para os Tró-picos Sul-Americanos (ProcitróTró-picos)”, explica Silva.

Núcleos-pilotos para agricultura familiar - O progra-ma também contemplará a agricultura familiar com a im-plantação de três núcleos-piloto nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul e Pará. “O objetivo é promover a oferta de tecnologias”, diz Washington. Nesse caso, os projetos terão apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Refor-ma Agrária (Incra), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), associações de produto-res e unidades da Embrapa localizadas nas produto-respectivas regiões. Este ponto viabilizará um dos objetivos do Agrofuturo: aumentar o acesso aos mercados e a inte-gração da produção familiar às cadeias do agronegócio. A assinatura do contrato, pela procuradora da Fazen-da Nacional, Ana Lúcia Gatto de Oliveira, e pelo represen-tante do BID no Brasil, Waldemar Wirsig, foi na sede da Embrapa.

UCP - Todas as ações do Agrofuturo serão gerencia-das por um grupo denominado Unidade Coordenadora do Programa (UCP), com a seguinte composição: * Coordenador executivo: Carlos Eduardo Lazarini da Fon-seca

* Coordenador operacional: Washington Silva

* Supervisão técnica: Eduardo Paulo de Moraes Sarmento * Supervisão técnica administrativa: Ana Maria Gonçal-ves

* Supervisão de avaliação e acompanhamento: Antônio Flávio Dias Ávila (Fonte: intranet Embrapa Sede)

Embrapa e BID firmam contrato de US$ 60 milhões

Embrapa e BID firmam contrato de US$ 60 milhões

Embrapa e BID firmam contrato de US$ 60 milhões

Embrapa e BID firmam contrato de US$ 60 milhões

Embrapa e BID firmam contrato de US$ 60 milhões

T.máx T.mín Vento Frio Precipitação

SEDE ºC ºC m/s h mm Seg 16,8 4,8 0,5 10,0 0,0 Ter 22,0 9,0 2,0 0,0 12,5 Qua 28,0 13,0 3,0 0,0 0,0 Qui 28,6 21,4 2,0 0,0 0,0 Sex 14,8 12,4 1,0 0,0 30,8 Sáb 18,2 12,0 1,5 0,0 0,2 Dom 19,2 14,0 0,8 0,0 1,0 Média 21,1 12,4 1,54 Total 10,0 44,5

T.máx T.mín Vento Frio Precipitação

EEC ºC ºC m/s h mm Seg 15,6 6,0 1,0 11,0 0,0 Ter 21,0 8,6 1,3 0,0 0,0 Qua 27,0 14,2 1,8 0,0 15,2 Qui 29,4 20,4 1,3 0,0 0,0 Sex 12,4 12,0 2,4 0,0 28,2 Sáb 14,9 12,8 1,5 0,0 10,0 Dom 17,2 14,8 2,7 0,0 0,0 Média 19,6 12,7 Total 11,0 53,4

T.máx T.mín Vento Frio Precipitação

ETB ºC ºC m/s h mm Seg 17,2 3,2 2,2 8,3 0,0 Ter 21,6 7,6 5,1 0,0 10,4 Qua 28,8 16,6 4,9 0,0 0,0 Qui 27,2 15,4 4,9 0,0 2,8 Sex 25,6 12,2 2,8 0,0 30,4 Sáb 18,2 13,4 4,8 0,0 0,0 Dom 19,0 14,8 4,3 0,0 0,0 Média 22,5 11,9 4,1 Total 8,3 43,6

Fonte: Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado

D

ADOS METEOROLÓGICOS DO PERÍODO DE

10

A

16

DE JULHO DE

2006

Expediente Expediente Expediente Expediente

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: João Carlos Costa Gomes, Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe C&N: Apes Perera, Chefe P&D: Waldyr Stumpf Jr., Supervisora ACE: Diná Bandeira. Edição, redação e diagramação: Ana Luiza B. Viegas (MTb/RS 8399). Colaboração: Antônio Heberlê (MTb/RS 6160) e Camem Pauletto (ACS/ETB). Fone 3275-8113, e-mail analuiza@cpact.embrapa.br

Referências

Documentos relacionados

Assim, como é limitado o número de estudos voltados para desordens osteomusculares em estudantes de Odontologia, principalmente no que diz respeito à sua

I – Supermercados, mercados, padarias, açougue, materiais de construção, armarinhos e similares irão funcionar das 7:00 ás 14:00 horas podendo ser oferecido a opção

Na Política de Saúde Integral da População Negra, ela aparece no Programa de Anemia Falciforme (PAF)- através do aconselhamento genético para pessoas portadoras de traço

Compete aos acionistas, exclusivamente em assembleias gerais, dentre outras deliberações: (i) reformar o Estatuto Social; (ii) eleger e destituir os membros do Conselho

Situado neste âmbito, propomos, com esta pesquisa, investigar o tratamento dado às relações multiculturais estabelecidas na interação e no discurso a partir de um encontro

Este estudo buscou estabelecer a prevalência do uso de bebidas alcoólicas e cigarros entre estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU),

Ajuste do áudio Bluetooth Antes de poder utilizar a função de áudio Bluetooth, você precisa configurar a unidade para ser utilizada com o áudio player Bluetooth!. Isso

3.9 – Apresentação de parecer sobre Proposta de aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Téc- nico em Administração Integrado ao Nível Médio, do Campus Alta