• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Aplicada p/ PC-MS (Investigador e Escrivão)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Aplicada p/ PC-MS (Investigador e Escrivão)"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Legislação Aplicada p/ PC-MS (Investigador e Escrivão)

Professor: Marcos Girão

(2)

Aula 00

– LEI Nº 7.116/1983

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 2

I - LEI Nº 7.716/83 – CARTEIRA DE IDENTIDADE ... 7

1. Carteira de Identidade - Validade e Formato ... 7

2. Documentos p/ Obtenção da Carteira de Identidade ... 10

QUESTÕES DE SUA AULA ... 19

(3)

APRESENTAÇÃO

Olá, futuros servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul! Primeiramente, gostaria de compartilhar minha alegria e privilégio em tê-los como meus futuros alunos nessa jornada preparatória para o tão esperado e concurso para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

.

Falando um pouco sobre mim, sou, com muito orgulho, Analista do Banco Central, lotado no Departamento de Segurança, na sede do órgão em Brasília.

Minha formação acadêmica é em Gestão Pública, pela FATEC – Curitiba, e sou pós-graduado em Segurança Pública pela Faculdade Darcy Ribeiro.

Dentre as mais diversas atividades já exercidas, tive a alegria de participar de um importante Grupo de Trabalho que desenvolveu a Política de Segurança do Banco Central e o Plano Diretor de Segurança do Banco para o biênio 2012-2014. Além disso, fui convidado pela Cesgranrio para ministrar disciplinas de Segurança Institucional no Procap (Programa de Capacitação) do grupo de técnicos nomeados em junho de 2012. E mais: sou o representante do Departamento de Segurança para a ministração das palestras “Cultura de Segurança” e “Proteção do Conhecimento” para os novos servidores, terceirizados e menores aprendizes.

Minha experiência no ensino para concursos públicos começou em 2009, ministrando aulas presenciais de Legislação de Trânsito, fruto de experiência como estudante dessa disciplina durante os dois anos anteriores.

Ainda no ano de 2010, concorrendo a um dos concursos mais disputados do país, logrei aprovação para o cargo de Técnico do Banco Central do Brasil (área de segurança). Aí, amigos, não perdi tempo!!! A partir também das muitas horas dedicadas de estudo nas disciplinas relativas à Segurança Corporativa, dos variados cursos oferecidos pelo Banco nos quais participei,

(4)

iniciei o desenvolvimento de mais um projeto de ensino: Segurança Corporativa e Legislação Específica para Concursos.

Nos últimos sete anos, mesclando as áreas de Direito de TRânsito, Direito Penal e Segurança Corporativa, ministrei, modéstia a parte, com enorme sucesso, cursos presenciais e cursos on-line em Fortaleza (minha terrinha natal!) e em Brasília (a terrinha adotiva!) voltados para os concursos.

Os feedbacks que temos recebido de nossos alunos têm sido fantásticos! Para vocês terem uma ideia, vejam só exemplos dos vários comentários positivos que recebemos nesses últimos meses:

“Prof. Girão, sei que não me conhece, mas não podia deixar de agradecer pelo que fez por mim. Tenho certeza de que as suas aulas foram fundamentais para minha aprovação no concurso de Policial Legislativo Federal da Câmara dos Deputados. Durante toda minha preparação só estudei pelo seu material para as matérias específicas do edital que vc preparou. Saiu hoje a tão desejada nomeação. Acabei ficando em 1° Lugar neste certame e hoje divido com vc minha alegria. Valeu Professor, muito obrigado por me proporcionar o conhecimento necessário para a tão sonhada aprovação. Continue trilhando o sonho de muitos concurseiros! Forte Abraço! Deus proteja vc e sua família.” “Valeu professor pela dedicação do senhor nas aulas. Fique sabendo que cada detalhe das suas explicações não são em vão, nos ajuda bastante. Tanto é que fui aprovado no concurso do STF para segurança judiciária em segundo lugar. E eu quero dedicar essa vitória ao senhor, e toda essa realização só aconteceu ao DEUS todo poderoso. Valeu, mesmo! Que o Sr. JESUS guie todos os seus passos para que todos os seus se realizem. 2º Lugar STF – Técnico Judiciário Especialidade Segurança.”

“A didática e forma de ensino é excelente, para os adeptos a forma de estudo em PDF. Continue assim. Trabalho excepcional."

"Olá, bom dia! Gostaria de agradecer ao professor Marcos Girão pela aprovação em 1º lugar para o cargo de provimento efetivo de Agente de Trânsito Vistoria Veicular Detran-MT... Ambas as disciplinas gabaritei as questões.... Muito Obrigada!!!!"

"Professor, venho apenas para agradecer o curso para o MPU 2015. Logrei êxito como 1º lugar para SP e agradeço ao senhor. Obrigado pelo curso e pela qualidade do material, os quais foram fundamentais para minha aprovação. Abraço!!! Que Deus o abençoe sempre!

(5)

Nosso presente curso une, em um formato simples, sistemático e analítico, o estudo do

Legislação Aplicada à PC/MS, que certamente

será cobrado na parte de Conhecimentos Específicos para os cargos de Agetne e Escrivão do próximo certame PC/MS.

A ideia é trazer em nossas aulas uma visão prática de um concurseiro, alguém acostumado à vivência de inúmeras provas e que possa, dentro da dinâmica do curso, trazer dicas, macetes e bizus de como obter sucesso com o “jeito de ser” da banca do último concurso, que foi a própria

Secretaria de

Estado de Administração (SAD

).

E sobre a

FCC

, não há muito o que falar. Ela aplica a metodologia de múltipla escolha e, infelizmente, tem poucas questões sobre os temas que aqui estudaremos. E o que fazer então, professor??

Fiquem tranquilos, pois a nossa metodologia é a de trabalhar com um mix de muitas questões das principais bancas organizadoras de concursos de nosso país, inclusive as do Cespe, que normalmente são mais desafiadoras! Apesar de utilizar metodologia diferente (Certo/Errado), suas questões são muito inteligentes e excelentes para deixá-los bem preparados. Assim, garanto que vocês, meus alunos do Estratégia, estarão afiadíssimos e prontos para enfrentar qualquer questão SAD/MS ao final de nossa jornada.

Sempre que o contexto estudado permitir, trarei, é claro, questões no formato de múltipla escolha também. Fiz esse método em vários outros cursos por mim ministrados, cujas bancas eram de múltipla escolha, e o feedback recebido dos alunos foi muito bom!

O objetivo será o de fornecer a vocês, caros alunos, um bom quantitativo de questões as quais lhes proporcionarão uma excelente preparação para o certame PC/MS.

Ah, e quando for necessário ou o número de questões sobre o tema não for tão vasto, contrataremos os serviços da mais nova organizadora do pedaço: a banca “Estratégia e Marcos Girão”.

De um jeito ou de outro, todas serão comentadas no decorrer das explanações e estarão, ao final, disponibilizadas em forma de lista.

(6)

Vejamos então como será o cronograma do nosso curso, de teoria e exercícios:

Aula Tópicos Abordados Data

Aula 0 Demonstrativa

Lei Federal n. 7.116, de 29 de agosto de 1983, que (Assegura validade nacional às Carteiras de Identidade regula sua expedição e dá outras providências).

09/08

Aula 1

- Lei Complementar n. 114, de 19 de dezembro de 2005 (Aprova a Lei Orgânica da Policia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, dispõe sobre sua organização institucional e as carreiras, os direitos e as obrigações dos seus membros):

Livro I, Título I – Da organiza-ção Institucional, Capítulos I, II, III e IV;

16/08

Aula 2

- Lei Complementar n. 114, de 19 de dezembro de 2005:

Livro I, Título II – As Estrutura Orgânica da Polícia Civil, Capítulos I e V; 26/08 Aula 3 - Lei Complementar n. 114, de 19 de dezembro de 2005:

Livro III, Título I – Do Sistema de Carreiras, Capítulo I e II, Título III – Da Carreira Agente de Polícia Judiciária, Capítulos I, II e III.

(7)

Beleza?

Vamos então começar essa boa viagem em busca de sua vitória! Um grande abraço,

Marcos Girão

 Para tirar dúvidas e ter acesso a dicas e conteúdos gratuitos, acesse nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/ProfMarcosGirao

https://www.youtube.com/professormarcosgirao

@profmarcosgirao

Observação importante: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Grupos de rateio e pirataria são clandestinos, violam a lei e prejudicam os professores que elaboram os cursos. Valorize o trabalho de nossa equipe adquirindo os cursos honestamente através do site Estratégia Concursos. ;-)

(8)

I - LEI Nº 7.116/83

– CARTEIRA DE IDENTIDADE

1. Carteira de Identidade - Validade e Formato

A Lei da Carteira de Identidade (Lei nº 7.116/1983) é o normativo que passou a assegurar validade nacional às Carteiras de Identidade, regulando sua expedição em nosso país. Essa lei foi regulamentada pelo Decreto nº 89.250/83 e ambos estão ainda pleno vigor. O Edital de seu concurso não pediu o estudo do Decreto e, por isso mesmo, nos ateremos apenas ao conteúdo da lei, que por sinal é bem pequeno e tranquilíssimo de se estudar.

Quer ver?

Bom, logo e cara a primeira e importantíssima informação:

A CARTEIRA DE IDENTIDADE emitida por órgãos de

Identificação dos ESTADOS, do DISTRITO FEDERAL e dos

TERRITÓRIOS tem FÉ PÚBLICA e validade em TODO o

território nacional.

Da informação acima, podemos inferir que nem a União e nem Municípios são competentes para expedir a Carteira de identidade, o nosso vulgo RG. Ela só poderá ser emitida pelos Estados, Distrito Federal e Territórios, quando estes últimos existirem. Não os esqueça de incluir na regra, ok?

Ter fé pública significa dizer que tudo que ali está registrado é verdadeiro, até que se prove o contrário e ter validade em todo o território nacional significa que é um documento aceito no país inteiro como prova de identidade daquela pessoa que o apresenta.

(9)

Segundo o art. 8º da Lei nº 7.116/83, a Carteira de Identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica. Datiloscopia ou papiloscopia é o processo de identificação humana por meio das impressões digitais, normalmente utilizado para fins judiciários.

A Carteira de Identidade conterá os seguintes elementos (ilustrando com o modelo que já deveria estar em vigor no Brasil):

Professor, precisa eu memorizar esses dados?

Ora, não! Claro que sim! Pode ter certeza de que, se a banca tiver oportunidade, vai te cobrar o conhecimento desses dados e, mesmo que já conheça de cabo a rabo sua Carteira de Identidade, poderá ficar em dúvidas, caso não tenha memorizado bem os dados acima, ok?

Ah, e a Lei nº 7.116/83 também prevê a existência de outros dados na Carteira de Identidade, mas estes são opcionais.

(10)

Desde que o interessado o solicite, a Carteira de Identidade conterá, além dos elementos acima citados, os números de inscrição do titular no Programa de Integração Social - PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP e no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda. Além desses, o Poder Executivo Federal poderá aprovar a inclusão de outros dados opcionais na Carteira de Identidade.

A inclusão na Carteira de Identidade desses dados opcionais poderá ser parcial e dependerá exclusivamente da apresentação dos respectivos documentos com probatórios.

A Carteira de Identidade do português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade será expedida consoante as disposições aqui estudadas, devendo dela constar referência a sua nacionalidade e à Convenção promulgada pelo Decreto nº 70.391/72.

A Carteira de Identidade FARÁ PROVA DE TODOS OS DADOS NELA INCLUÍDOS (fé pública), dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

Entendi, professor, agora minha dúvida é: que documentação é essa a ser apresentada para dar entrada na expedição de minha Carteira de Identidade?

Não lembra mais, né?!

(11)

2. Documentos p/ Obtenção da Carteira de Identidade

De acordo com o art. 2º da Lei nº 7.116/83, para a expedição da Carteira de Identidade não será exigida do interessado a apresentação

de qualquer outro documento, além da

certidão de nascimento

ou

da certidão de casamento.

 A requerente do sexo FEMININO apresentará OBRIGATORIAMENTE a CERTIDÃO DE CASAMENTO, caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio.

O brasileiro NATURALIZADO apresentará o CERTIFICADO DE NATURALIZAÇÃO.

A apresentação de qualquer dos documentos acima citados poderá ser feita por cópia regularmente autenticada.

E para finalizar, uma informação bem importante e também boa de prova: a recente (mas não tão recente assim) alteração na Lei nº 7.116/83 provocada pela Lei nº 12.687/12. E que mudança foi essa?

Art. 1º. (...)

§ 3o É

gratuita

a

primeira emissão da

Carteira de

Identidade

.

(12)

Com essa alteração, a emissão da primeira via da carteira de identidade passa a ser gratuita em todo o País. Só a primeira via, ok?

A lei original não constava a informação de gratuidade da primeira via do documento. A mudança na lei ocorreu porque, até então, ficava a critério de cada estado decidir pela cobrança ou não de taxa para a emissão.

Para a expedição de segunda via da Carteira de Identidade será efetuada

mediante simples solicitação do interessado, vedada qualquer outra

exigência, além das que aqui estudamos.

Beleza? Agora vamos treinar um pouquinho com as raríssimas questões existentes sobre essa norma:

[CESPE – PERITO PAPILOSCÓPICO - PC/ES – 2011] Em relação à carteira de identidade e considerando a Lei n.o7.116/1983, julgue os itens que se seguem.

01. Para a expedição da carteira de identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou de casamento, sendo certo que a requerente do sexo feminino apresentará obrigatoriamente a certidão de casamento caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio.

02. A carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, desde que sejam apresentados os documentos que lhes deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

03. A expedição de segunda via da carteira de identidade será efetuada mediante simples solicitação do interessado, com apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e da ocorrência policial atestando o extravio da carteira original.

Comentário 01:

(13)

Para a expedição da carteira de identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou de casamento, sendo certo que a requerente do sexo feminino apresentará obrigatoriamente a certidão de casamento caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio.

Gabarito: Certo Comentário 02:

Não foi bem isso que vimos aqui!

A carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, desde que sejam apresentados dispensando a apresentação dos documentos que lhes deram origem ou que nela tenham sido mencionados (art. 6º).

Gabarito: Errado Comentário 03:

Errada, pois não há essa necessidade de apresentação da ocorrência policial atestando o extravio da carteira original.

Para a expedição de segunda via da Carteira de Identidade será efetuada mediante simples solicitação do interessado, vedada qualquer outra exigência, além da apresentação da certidão de nascimento ou da certidão de casamento. Lembro ainda que a para a segunda via, a requerente do sexo feminino também deverá apresentar obrigatoriamente a certidão de casamento caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio.

Fora esses documentos, mais nenhuma exigência deve ser feita para a expedição da segunda via da Carteira de identidade, beleza?

Gabarito: Errado

04. [UEPA – PAPILOSCOPISTA - PC/PA – 2013] Baseado na Lei nº. 7.116/1983, o brasileiro naturalizado tem que apresentar para tirar a carteira de identificação o comprovante de residência da cidade onde mora e um contrato de trabalho que legalize seu sustento no País.

Comentário:

(14)

E ponto final! Comprovante de residência da cidade onde mora e um contrato de trabalho que legalize seu sustento no País são exigências inventadas pela banca!

Gabarito: Errado

[CESPE – PAPILOSCOPISTA - PC/TO – 2008] Com referência às leis que disciplinam a identificação civil e criminal, julgue os seguintes itens.

05. A carteira de identidade do brasileiro naturalizado deverá conter, obrigatoriamente, a referência específica à condição de naturalização, bem como o número e o ano da portaria ministerial que a concedeu.

06. Para a expedição da carteira de identidade serão exigidas do interessado a certidão de casamento ou de nascimento e, desde que o interessado solicite a inclusão do número do PIS, PASEP ou do CPF, a apresentação dos respectivos documentos comprobatórios.

Comentário 05:

Aonde é que tem essa exigência na Lei nº 7.116/83?

Em canto nenhum! A única exigência que aqui estudamos sobre os brasileiros naturalizados é aquela referente ao seu dever de apresentar o Certificado de Naturalização para a expedição da Carteira de Identidade. E nada mais!

Gabarito: Errado Comentário 06:

Exatamente!

Para a expedição da carteira de identidade serão exigidas do interessado a certidão de casamento ou de nascimento e, desde que o interessado solicite a inclusão do número do PIS, PASEP ou do CPF, a apresentação dos respectivos documentos comprobatórios. É o que nos ensina o art. 4º da Lei nº 7.116/83.

(15)

Gabarito: Certo

[ESTRATÉGIA E GIRÃO – POLICIAL CIVIL - PC/MS – 2016] Julgue os itens a seguir, de acordo com o regulamentado pela Lei nº 7.116/1983. 07. Para a expedição da Carteira de Identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou da certidão de casamento. A apresentação de qualquer dessas certidões deverá ser feita com o documento original.

08. Fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal, disciplinar a cobrança de taxa para a emissão das Carteira de Identidade.

09. A carteira de identidade tem fé pública, vale em todo o território nacional e é emitida por órgãos de identificação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Comentário 07:

Cuidado com a leitura rápida! De fato, para a expedição da Carteira de Identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou da certidão de casamento (art. 2º). No entanto, erra a assertiva ao afirmar que a apresentação de qualquer das certidões só poderá feita com o documento original.

Segundo o art. 9º da Lei nº 7.116/83, a apresentação de qualquer dos documentos acima citados poderá ser feita por cópia regularmente autenticada.

Gabarito: Errado Comentário 08:

Dessa regra você jamais poderá se esquecer:

Apesar de ser uma regrinha simples, é um tanto quanto recente (foi acrescentada pela Lei nº 12.687/12) e ainda não foi cobrada em concursos!

(16)

Pode ser que seja agora na sua prova e não tem perdão não se lembrar dela, ok?!

Logo, não há essa faculdade dada aos Estados e ao Distrito Federal, disciplinar a cobrança de taxa para a emissão das Carteiras de Identidade. A primeira via, pelo menos, deverá ser gratuita.

Gabarito: Errado Comentário 09:

Certinha a assertiva!

Não tenha a menor dúvida: a carteira de identidade tem fé pública, vale em todo o território nacional e é emitida por órgãos de identificação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (art. 1º).

Gabarito: Certo

10. [FCC - PAPILOSCOPISTA POLICIAL - PC/DF - 2015] Quanto às determinações presentes na Lei n.º 7.116/1983, que se referem às carteiras de identidade, é correto afirmar que

(A) é obrigatória, na carteira de identidade, a presença do número do cadastro de pessoas físicas do Ministério da Fazenda.

(B) a carteira de identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica.

(C) a carteira de identidade é emitida por órgão de identificação federal.

(D) os estados e o Distrito Federal estão aptos a aprovar modificações nos modelos de carteira de identidade vigentes nas respectivas unidades federativas.

(E) a expedição de segunda via da carteira de identidade está condicionada, nos casos em que a primeira via tenha sido furtada, à apresentação do registro da ocorrência policial.

Comentário:

Item A - Não, nao é obrigatória, na carteira de identidade, a presença do número do cadastro de pessoas físicas do Ministério da Fazenda. Desde que o interessado o solicite, a Carteira de Identidade conterá, além dos elementos acima citados, os números de inscrição do titular no Programa de Integração Social - PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP e no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (art.

(17)

Item B - Exatamente e foi o que aqui estudamos! Segundo o art. 8º da Lei nº 78.116/09, a carteira de identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica. (Certo)

Item C - Opa, de jeito nenhum! Vamos relembrar a importante regra do art.1º da lei em estudo:

Logo, erra o item ao afirmar que a carteira de identidade é emitida por órgão de identificação federal. (Errado)

Item D - Não, não! É o Poder Executivo Federal quem poderá aprovar a inclusão de outros dados opcionais na Carteira de Identidade e quem aprovará o modelo da Carteira de Identidade, expedindo as normas complementares que se fizerem necessárias ao cumprimento da Lei nº 7.116/09 (art. 4º, §1º c/c art. 9º). (Errado)

Item E - Como vocÊ já está cansado de saber, para a expedição de segunda via da Carteira de Identidade será efetuada mediante simples solicitação do interessado, vedada qualquer outra exigência, além das que aqui estudamos (art. 7º). (Errado)

Gabarito: Letra "B"

11. [CESPE - AUXILIAR DE PAPILOSCOPISTA - PC/PCE - 2016] De acordo com a Lei n.° 7.116/1983 e suas alterações, a expedição da carteira de identidade se dará mediante

(A) identificação datiloscópica e, caso a pessoa requerente seja brasileira naturalizada, apresentação do certificado de naturalização.

(B) apresentação do comprovante de pagamento de taxa no valor de 1% do salário mínimo vigente, para a primeira emissão do documento.

(C) apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e do comprovante de quitação eleitoral, caso o requerente seja maior de dezoito anos.

(D) apresentação da certidão de casamento, caso a pessoa requerente seja do sexo feminino e casada, independentemente de alteração em seu nome de solteira em razão do matrimônio.

(18)

(E) apresentação do certificado de naturalização, caso o requerente seja português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade.

Comentário:

Item A - Certíssimo! A expedição da carteira de identidade se dará mediante identificação datiloscópica e, caso a pessoa requerente seja brasileira naturalizada, apresentação do certificado de naturalização (art. 2º, §2º c/c art. 8º).

Item B - De forma alguma! Essa você não esquece jamais:

Item C - Eita, ferro! Já pensou isso?! Nada a ver! Lembre-se (art. 6º):

Item D - A requerente do sexo feminino apresentará obrigatoriamente a certidão de casamento, caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio (art. 2, §1º).

Item E - Errado, pois já vimos aqui por várias vezes que a apresentação do certificado de naturalização só é necessária em caso de brasileiro naturalizado!

Gabarito: Letra "A"

que no caso de posse por procuração específica, o agente deve justificar o motivo da impossibilidade de comparecimento ao ato. O Estatuto nada diz a respeito!

(19)

***

Bom, chegamos ao fim de nossa primeira aula. Espero que tenham gostado da metodologia, um aperitivo do que vem por aí!

Use o fórum de nosso curso como mais uma ferramenta de auxílio para a consolidação de seus conhecimentos. E fiquem tranquilos que, havendo questões

SAD/MS

sobre os assuntos estudados nas aulas, todas estarão em nosso curso, ok?

(20)

QUESTÕES DE SUA AULA

[CESPE – PERITO PAPILOSCÓPICO - PC/ES – 2011] Em relação à

carteira de identidade e considerando a Lei n.o7.116/1983, julgue os itens que se seguem.

01. Para a expedição da carteira de identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou de casamento, sendo certo que a requerente do sexo feminino apresentará obrigatoriamente a certidão de casamento caso seu nome de solteira tenha sido alterado em consequência do matrimônio.

02. A carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, desde que sejam apresentados os documentos que lhes deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

03. A expedição de segunda via da carteira de identidade será efetuada mediante simples solicitação do interessado, com apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e da ocorrência policial atestando o extravio da carteira original.

04. [UEPA – PAPILOSCOPISTA - PC/PA – 2013] Baseado na Lei nº.

7.116/1983, o brasileiro naturalizado tem que apresentar para tirar a carteira de identificação o comprovante de residência da cidade onde mora e um contrato de trabalho que legalize seu sustento no País.

[CESPE – PAPILOSCOPISTA - PC/TO – 2008] Com referência às leis

que disciplinam a identificação civil e criminal, julgue os seguintes itens.

05. A carteira de identidade do brasileiro naturalizado deverá conter, obrigatoriamente, a referência específica à condição de naturalização, bem como o número e o ano da portaria ministerial que a concedeu.

06. Para a expedição da carteira de identidade serão exigidas do interessado a certidão de casamento ou de nascimento e, desde que o interessado solicite a inclusão do número do PIS, PASEP ou do CPF, a apresentação dos respectivos documentos comprobatórios.

[ESTRATÉGIA E GIRÃO – POLICIAL CIVIL - PC/MS – 2016] Julgue os

itens a seguir, de acordo com o regulamentado pela Lei nº 7.116/1983.

07. Para a expedição da Carteira de Identidade não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento, além da certidão de nascimento ou da certidão de casamento. A apresentação de qualquer dessas certidões deverá ser feita com o documento original.

(21)

08. Fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal, disciplinar a cobrança de taxa para a emissão das Carteira de Identidade.

09. A carteira de identidade tem fé pública, vale em todo o território nacional e é emitida por órgãos de identificação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

10. [FCC - PAPILOSCOPISTA POLICIAL - PC/DF - 2015] Quanto às determinações presentes na Lei n.º 7.116/1983, que se referem às carteiras de identidade, é correto afirmar que

(A) é obrigatória, na carteira de identidade, a presença do número do cadastro de pessoas físicas do Ministério da Fazenda.

(B) a carteira de identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica.

(C) a carteira de identidade é emitida por órgão de identificação federal.

(D) os estados e o Distrito Federal estão aptos a aprovar modificações nos modelos de carteira de identidade vigentes nas respectivas unidades federativas.

(E) a expedição de segunda via da carteira de identidade está condicionada, nos casos em que a primeira via tenha sido furtada, à apresentação do registro da ocorrência policial.

11. [CESPE - AUXILIAR DE PAPILOSCOPISTA - PC/PCE - 2016] De acordo com a Lei n.° 7.116/1983 e suas alterações, a expedição da carteira de identidade se dará mediante

(A) identificação datiloscópica e, caso a pessoa requerente seja brasileira naturalizada, apresentação do certificado de naturalização.

(B) apresentação do comprovante de pagamento de taxa no valor de 1% do salário mínimo vigente, para a primeira emissão do documento.

(C) apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e do comprovante de quitação eleitoral, caso o requerente seja maior de dezoito anos.

(D) apresentação da certidão de casamento, caso a pessoa requerente seja do sexo feminino e casada, independentemente de alteração em seu nome de solteira em razão do matrimônio.

(E) apresentação do certificado de naturalização, caso o requerente seja português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade.

(22)

GABARITO

1 2 3 4 C E E E 5 6 7 8 E C E E 9 10 11 C B A

(23)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

• O aço inoxidável ferrítico 410D teve uma redução considerável de seus Limites de Escoamento e de Resistência, quando solicitado no ensaio de tração, em

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São