• Nenhum resultado encontrado

Os percursos pedestres, existentes em todas as ilhas, permitem e possibilitam o contacto directo com as espécies de fauna e da flora local.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os percursos pedestres, existentes em todas as ilhas, permitem e possibilitam o contacto directo com as espécies de fauna e da flora local."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Senderos

Os percursos pedestres, existentes em todas as ilhas, permitem e possibilitam o contacto directo com as espécies de fauna e da flora local.

O pedestrianismo constitui um complemento ao desenvolvimento de novas modalidades de oferta turística em espaço rural, apresentando-se como instrumento de conhecimento do território, de recuperação de áreas degradadas, de diversificação turística, de recuperação do património e de ordenamento do território.

A recuperação de antigos caminhos rurais, no sentido de dotá-los com condições que permitam a sua classificação como trilhos pedestres inseridos numa rede regional, constitui mais uma valia para o desenvolvimento económico do território, na vertente turística.

Os percursos pedestres da Região, independentemente do seu carácter público ou privado, são classificados como pequenas rotas e grandes rotas. Consideram-se pequenas rotas os percursos com extensão inferior a 30 km e grandes rotas os restantes, que podem ser constituídas pelo conjunto de várias pequenas rotas.

Os percursos que começam e terminam no mesmo sítio designam-se, de acordo com o critério do número anterior, por pequenas rotas circulares e grandes rotas circulares.

As rotas são identificadas pela atribuição de um código sequencial, de acordo com as regras a adoptar por portaria do membro do Governo Regional competente em matéria de turismo.

Os percursos pedestres são identificados por forma que os utentes, à partida, tenham conhecimento da realidade que vão encontrar, nomeadamente as características da zona envolvente, os aspectos naturais, culturais e sociais, a extensão, a duração aproximada, os obstáculos, o grau de dificuldade, a perigosidade e a avaliação global.

A sinalização dos percursos processa-se através de painéis informativos, placas indicativas e placas informativas e de sinalética auxiliar. Os painéis informativos são colocados no início de cada percurso, contendo o esquema do mesmo, a duração aproximada, os obstáculos, o grau de dificuldade, a perigosidade, informações dos locais por onde passa, designadamente os aspectos naturais, culturais e sociais, bem como a sua avaliação global.

As placas indicativas são colocadas no início de cada percurso e contêm o código do percurso, a extensão e a direcção a seguir. As placas informativas são colocadas nos locais do percurso em que se justifique e contêm referências

complementares das mencionadas no artigo anterior.

A sinalética auxiliar é colocada nos locais em que se justifique, de forma a facilitar a progressão e a orientação dos utentes, indicando a direcção da continuação do trajecto.

A criação e utilização de percursos pedestres que atravessem áreas protegidas e classificadas ambientalmente, reservas florestais de recreio ou reservas florestais naturais, integrais e parciais, ficam sujeitas às normas constantes dos diplomas que as criam e à regulamentação a aprovar por portaria do membro do Governo que tutela a respectiva área de jurisdição.

(2)

Ilha Designação Circuito Santa Maria PR1 SMA Baía de S. Lourenço Santa Maria PR2 SMA

(3)

Pico Alto – S. Pedro Santa Maria PR3 SMA Stª Bárbara São Miguel PRC1 SMI

Lombadas – Pico da Vela – Monte Escuro - Lombadas São Miguel

(4)

PRC2 SMI

Praia – Lagoa do Fogo - Praia São Miguel PR3 SMI

Vista do Rei – Sete Cidades São Miguel PR4 SMI

Mata do Canário – Sete Cidades São Miguel

(5)

PRC5 SMI Serra Devassa São Miguel PRC6 SMI

Lagoa das Furnas São Miguel PR7 SMI

Algarvia – Pico Redondo – Pico da Vara

(6)

São Miguel PR9 SMI

Faial da terra – Salto do Prego São Miguel PR10 SMI

Gaiteira – Ribeira Quente (Lobeira) São Miguel PR11 SMI Ribeira do Faial

(7)

São Miguel PR12 SMI

Agrião – Garajau – Ribeira Quente Terceira PR1 TER

Pico da Bagacina – Rocha do Chambre – Algar do Carvão Terceira PR2 TER

(8)

Alagadiços – Terra Brava – Algar do Carvão Terceira PRC3 TER

Serreta – Lagoínha - Serreta Terceira PRC4 TER Monte Brasil Graciosa PR1 GRA

(9)

Serra Branca - Praia Graciosa PRC2 GRA

Volta à Caldeira – Furna do Enxofre São Jorge PR1 SJO

Serra do Topo – Caldeira do Stº Cristo – Fajã dos Cubres São Jorge

(10)

PR2 SJO

Serra do Topo – Fajã dos Vimes São Jorge PR3 SJO

Fajã dos Vimes – Lourais – Fajã de S. João São Jorge PR4 SJO

Pico das Caldeirinhas – Pico da Esperança – Fajã do Ouvidor Pico

(11)

PR1 PIC Caminhos de Stº Luzia Pico PR3 PIC

Porto do Calhau – Farol da Manhenha Pico PR4 PIC Montanha

(12)

Pico PR5 PIC

Vinhas da Criação Velha Faial PR1 FAI

Trupes – Vulcão dos Capelinhos Faial PR3 FAI Caldeira - Levadas

(13)

Faial PRC4 FAI Caldeira Flores PR1 FLO

Ponta Delgada – Fajã Grande Flores PR2 FLO

(14)

Lajedo – Fajãzinha – Fajã grande Flores PR3 FLO

Miradouro das lagoas – Fajã Grande Flores PR4 FLO

Fajã do Lopo Vaz

(15)

Referências

Documentos relacionados

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais