• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)

www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

Programa recomendado pela CAPES, nível Mestrado, em março de 2016. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO INGRESSO EM 2017

Edital PPGFA 01/2017

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste edital.

I – Da Inscrição

As inscrições ao exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR estarão abertas no período de 01 setembro até 30 de setembro de 2016 na Secretaria do Programa, no endereço:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Curitiba – Sede Centro.

Av. Sete de Setembro 3165.

Bairro: Rebouças, Curitiba-Pr, Brasil. CEP: 80230-901.

Secretaria do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), bloco N. Telefone: (41) 3310-4639, Fax: (41) 3310-4639.

email: ppgfa-ct@utfpr.edu.br ou dafis-ct@utfpr.edu.br

1) Estarão abertas 07 (sete) vagas para admissão ao Mestrado para ingresso no primeiro semestre do ano de 2017.

2) Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os graduados (bacharéis ou licenciados) em Física, Radiologia, Engenharias, Química, Matemática e áreas afins.

3) É obrigatória a realização da inscrição online para o presente edital de seleção no endereço eletrônico:

https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_cur

scodnr=346&p_cursoanonr=2017.

4) É obrigatório o preenchimento da ficha de dados cadastrais disponível no presente edital (Anexo I). O candidato deverá entregar na Secretaria do Departamento acadêmico de Física, juntamente com os dados cadastrais, os seguintes documentos:

4.a) Duas cartas de recomendação conforme modelo em anexo, entregue junto com a documentação no ato da inscrição em envelopes lacrados, assinados e carimbados pelos recomendantes (Anexo II).

4.b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os

(2)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação PPGFA.

4.c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado com os documentos comprobatórios. Incluir somente cópias dos comprovantes dos itens que serão pontuados, organizados na mesma ordem da tabela de pontuação (Anexos III e IV). O currículo deverá ser entregue necessariamente encadernado ou grampeado.

4.d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

4.e) Fotocópia da carteira de Identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista para os homens, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior.

4.f) Uma fotografia 3x4.

4.g) Tabela de Pontuação (Anexo IV) preenchida e documentada.

Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via correio (Sedex ou Carta Registrada) com data de postagem até o limite para as inscrições, 30 de setembro de 2016.

5) Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houverem pendências com a sua documentação, requerida para a inscrição.

6) Informações podem ser obtidas na secretaria no endereço e telefone do Programa, das 8:00 horas às 17:00 horas, ou pelo e-mail ppgfa-ct@utfpr.edu.br

7) A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista no item 4 nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética até o dia 07 de outubro de 2016 no quadro de avisos da Coordenação, assim como no endereço eletrônico

www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

8) Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada deverão comparecer (com 30 minutos de antecedência) à prova escrita que será realizada no dia 20 de outubro de 2016, às 8:00 horas (horário de Brasília), e na entrevista que será realizada no dia 21 de outubro de 2016 às 8:00 horas (horário de Brasília), ambas na sala N-111 do Departamento Acadêmico de Física da UTFPR, bloco N, campus Curitiba, sede Centro, no endereço acima citado. Os candidatos deverão estar presentes no local, na data e hora determinadas para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. O candidato poderá utilizar apenas calculadora científica simples, sem cartão de memória ou comunicação sem fio. Não será permitido o uso de qualquer outro equipamento eletrônico como celular, smartphone, relógio digital, fone de ouvido, etc.

9) A entrevista com o candidato será registrada em áudio.

10) Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concordar com o contido no presente edital.

(3)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

II – Da Seleção

O exame de Seleção ao Programa será realizado em 2 fases, por uma Comissão de Seleção, e contemplará:

11) Na primeira fase a realização de uma prova escrita de Física Geral, conforme os tópicos do Anexo V. A prova será de caráter classificatório. A prova escrita terá duração de 4 horas. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte. As folhas de papel para a realização da prova escrita serão fornecidas pela Comissão de Seleção e deverão ser todas devolvidas ao final da prova escrita.

12) Na segunda fase será realizada a avaliação do Curriculum Lattes, com base nas informações da Tabela do Anexo III e IV, e uma entrevista com a Comissão de Seleção, onde o candidato será arguido sobre sua vida acadêmica.

13) O Programa se reserva o direito de não preencher a totalidade das vagas.

III – Dos Critérios de Avaliação e Classificação

14) A Comissão de Seleção levará em consideração na Pontuação:

14.a) Prova escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto nos tópicos especificados no Anexo V deste Edital.

14.b) Análise do Curriculum e da Entrevista do candidato.

15) Para pontuação da análise curricular serão utilizados os critérios estabelecidos nos Anexos III e IV. Serão consideradas as seguintes atividades:

15.a) Artigos publicados ou aceitos em revistas científicas indexadas; 15.b) Patentes concedidas;

15.c) Trabalhos apresentados em eventos científicos (regionais, nacionais e internacionais); 15.d) Participação em Programa de Iniciação Científica;

15.e) Participação em Programas de Monitoria ou similar;

15.f) Participação em cursos e minicursos (da área) de no mínimo 4 horas (com certificação); 15.g) Rendimento médio das disciplinas na graduação e/ou da pós-graduação.

16) A prova escrita, a entrevista e a análise curricular terão o mesmo peso. A nota final será calculada pela média aritmética das notas da prova escrita, da entrevista e da análise de curricular.

17) Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final resultante das duas etapas. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate os seguintes critérios, nesta ordem: (I) pontuação obtida no currículo, (II) nota da prova escrita e (III) pontuação obtida na entrevista.

IV – Das Vagas

18) Serão ofertadas 07 (sete) vagas, sendo que estas podem não ser preenchidas de acordo com a nota dos candidatos ou a critério da comissão de seleção.

19) No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição (Anexo I).

(4)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

VI – Da Divulgação dos Resultados

20) Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, a qual será divulgada até o dia 18 de novembro de 2016, no quadro de avisos da Coordenação e na página do programa.

21) Cabe a “Comissão Permanente de Bolsas do PPGFA” definir os critérios para a distribuição dessas bolsas. Após a divulgação do resultado final da seleção, a Comissão Permanente de Bolsas abrirá o “Edital de Classificação para Bolsas”.

VII – Dos Recursos

22) Recurso aos resultados da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Seleção das 8:00h do dia 21 de novembro de 2016 até as 18:00 horas do dia 23 de novembro de 2016 na secretaria do DAFIS, endereço descrito acima.

23) A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção em Física e Astronomia levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital. Os resultados dos pedidos de recurso serão apresentados até o dia 28 de novembro de 2016 na página da PPGFA ou na secretaria do programa.

VIII – Da Matrícula e do Início do Semestre Letivo

24) A matrícula dos candidatos aprovados e classificados nesse edital será realizada em fevereiro de 2017 na Secretaria do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), endereço descrito acima.

25) O candidato que tenha apresentado, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação até o período para o registro acadêmico no curso de pós-graduação PPGFA, deverá entregar na Secretaria do Programa, no momento da matrícula, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau, acompanhado do documento original). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação de grau.

26) No momento da matrícula é necessária a apresentação dos seguintes documentos originais:

26.a) O diploma da Graduação ou atestado de conclusão de curso; 26.b) RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento.

27) O semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia se iniciará em março de 2017.

IX – Disposições Finais

28) A ausência do candidato na prova escrita e/ou na entrevista implica na sua desclassificação do processo seletivo.

29) Os candidatos que obtiverem nota média inferior a 30 (escala de 0 a 100) no processo de seleção estarão automaticamente desclassificados.

(5)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

30) A critério da Comissão de Seleção, as notas finais, da prova escrita, da entrevista e do currículo poderão ser normalizadas.

31) Não é obrigatório o preenchimento do número total de vagas oferecidas pelo programa. 32) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em reunião do Colegiado do PPGFA.

33) O presente edital será publicado até dia 29 de julho de 2016 na página do programa (www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

)

para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

(6)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO I

FICHA DE DADOS CADASTRAIS – SELEÇÃO AO MESTRADO – PPGFA 2017/1 Dados do Candidato:

Nome:____________________________________________________________________ Data de Nascimento: __/____/______ Cidade:_____________________________________ Estado:___________

Filiação:___________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

CPF: ______________________________________Identidade:______________________ Data de Expedição:___/___/______ Órgão Expedidor:______________________________ Endereço: Av/R. ____________________________________________________________ No:_____________Bairro:_________________________CEP:________________________ Cidade:________________Estado:_______ Telefone: (___) ____________________ E-mail:____________________________________________________________________ Área de Concentração:

( ) Física da Matéria Condensada; ( ) Física Atômica e Molecular; ( ) Física Nuclear;

( ) Cosmologia e Astrofísica. ( ) a definir.

Bolsa de Estudo:

a) Candidato a Bolsa? ( ) Sim ( ) Não

b) Possui vínculo empregatício? ( ) Sim ( ) Não

c) Instituição/Empresa onde trabalha (caso o item b seja afirmativo):

__________________________________________________________________________ Informações Acadêmica: Curso de Graduação e Pós-Graduação realizados (concluídos ou em curso).

Curso Nível Instituição Início Término

Local, Data e Asssinatura:

Local e Data:______________________________________________________________ Asssinatura:_______________________________________________________________

(7)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO II

CARTA DE RECOMENDAÇÃO, MESTRADO – PPGFA 2017/1 EXAME DE SELEÇÃO – PPGFA – UTFPR

Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________ Dados do recomendante:

Nome: ____________________________________________________________________ Instituição ou Empresa: _____________________________________________________ Cargo: ___________________________________________________________________ Grau acadêmico (mais alto): _________________________________________________ Instituição e ano de obtenção do grau: ________________________________________ Área de sua especialidade: __________________________________________________ Fone(s): __________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

- Ótimo Bom Regular Ruim

Conhecimento científico Iniciativa e criatividade Perseverança Capacidade de expressão oral Capacidade de expressão escrita

Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou? Analise sua capacidade de expressão oral e escrita, dedicação às atividades que desempenhou, iniciativa, criatividade e motivação. Sinta-se à vontade para anexar os documentos que achar necessário.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

(8)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, MESTRADO – PPGFA 2017/1

1 – Trabalhos publicados ou aceitos* em revistas indexadas: 2,0 pontos por trabalho. 2 – Capítulo de livro relacionado com a área da Física ou Astronomia nacional (1,5 pontos). 3 – Capítulo de livro relacionado com a área da Física ou Astronomia internacional (2,0 pontos).

4 – Trabalhos apresentados em eventos científicos internacionais (0,6 ponto por trabalho - máximo 2,4 pontos).

5 – Trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais (0,4 ponto por trabalho - máximo 2,0 pontos).

6 – Trabalhos apresentados em eventos científicos regionais (0,2 ponto por trabalho - máximo 1,0 ponto).

7 – Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou extensão (0,5 ponto por semestre).

8 – Participação em programas de monitoria ou estágio devidamente comprovado (0,3 ponto por semestre – máximo 0,6 ponto).

9 – Registro de patentes: 2,0 pontos por trabalho.

10 – Participação em cursos e minicursos de no mínimo 4 horas em áreas relacionadas. (0,2 ponto para cada 4 horas – máximo de 1,0 ponto).

11 – Participação em congresso científico (0,1 ponto por congresso – máximo de 0,4 ponto). 12 – Rendimento médio igual ou superior a 80% ou conceitos “A” ou “B” comprovado através do Histórico Escolar (3,0 pontos, máximo 3,0 pontos) **.

13 – Rendimento médio entre 70% e 79,9% ou conceito “C”, comprovado através do Histórico Escolar (2,0 pontos, máximo 2,0 pontos) **.

14 – Rendimento médio entre 60% e 69,9% ou conceito “C”, comprovado através do Histórico Escolar (1,0 ponto, máximo 1,0 ponto) **.

* aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

** o candidato poderá pontuar em apenas um dos três itens: 12, 13 ou 14 (não acumulativo).

No dia da prova escrita, o candidato poderá incluir artigos aceitos e/ou publicados que não foram incluídos no ato da inscrição. Para isto, o candidato deverá entregar uma cópia do artigo ou manuscrito juntamente com a carta de aceite da revista científica, antes do início da prova escrita para a comissão de Seleção.

(9)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO IV

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO MESTRADO – PPGFA 2017/1 O candidato deve preenchê-la conforme a pontuação estabelecida no ANEXO III.

Ítem Quantidade Pontos por item Pontos

1.Trabalhos publicados

ou aceitos* x 2,0

2. Capítulo de livro nacional x 1,5

3. Capítulo de livro internacional x 2,0 4.Trabalhos em eventos científicos internacionais x 0,6 5.Trabalhos em eventos científicos nacionais x 0,4 6. Trabalhos em eventos científicos regionais x 0,2 7. Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou extensão

x 0,5 (semestre) 8. Participação em programas

de monitoria ou estágio x 0,3 (semestre)

9. Registro de patentes x 2,0

10. Participação em cursos e

mini-cursos x 0,2

11. Participação em

congresso científico x 0,1

12. Rendimento médio igual ou superior a 80% ou

conceitos “A” ou “B”. ** x 3,0

13. Rendimento médio entre 70% e 79,9%% ou conceito “C”. **

X 2,0 14. Rendimento médio entre

60% e 69,9%% ou conceito “D”. **

X 1,0

TOTAL - -

* aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

** o candidato poderá pontuar em apenas um dos três itens: 12, 13 ou 14 (não acumulativo). Atenção a pontuação máxima por item conforme descrito no ANEXO III.

(10)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO V

PROVA DE SELEÇÃO AO MESTRADO – PPGFA 2017/1

A prova terá duração de 4 horas, iniciando-se às 8:00 horas do dia 20 de outubro de 2016. As provas versarão sobre quatro áreas gerais em Física, a saber, (1) Mecânica Clássica, (2) Eletromagnetismo, (3) Sólidos e Fluídos, Ondas e Termodinâmica e (4) Física Moderna. Os tópicos de cada área e a bibliografia recomendada são os seguintes:

1) Mecânica Clássica a) Leis de Newton.

b) Movimento unidimensional.

c) Movimento em duas e três dimensões. d) Sistemas de partículas.

e) Dinâmica de corpos rígidos. f) Princípios de conservação. g) Oscilações.

h) Gravitação newtoniana.

Bibliografia – Mecânica Clássica:

 D. Halliday, R. Resnick, e J. Walker, Fundamentos de Física, Vol1&2, LTC/Wiley, 2008.

 H. Moysés Nussenzveig, Curso de Física Básica, Vols. 1&2, Blucher, 2002.

 J. B. Marion and S. T. Thornton, Classical Dynamics of Particles and Systems, Harcourt, 1995.

2) Eletromagnetismo

a) Campos eletrostáticos no vácuo e nos materiais dielétricos.

b) Campos magnéticos, correntes estacionárias e materiais não-magnéticos. c) Força eletromotriz induzida e energia magnética.

d) Materiais magnéticos. e) Equações de Maxwell.

f) Propagação de ondas eletromagnéticas. g) Radiação.

Bibliografia – Eletromagnetismo:

 D. Halliday, R. Resnick, e J. Walker, Fundamentos de Física, Vol. 3 LTC/Wiley, 2008.

 H. Moysés Nussenzveig, Curso de Física Básica, Vols. 3&4, Blucher, 2002.

 E.M. Purcell, Curso de Física de Berkeley, Eletricidade e Magnetismo, Edgard Blücher.

3) Sólidos e Fluídos, Ondas e Termodinâmica a) Sistemas termodinâmicos.

b) Variáveis e equações de estado, diagramas PVT. c) Trabalho e primeira lei da termodinâmica.

d) Equivalente mecânico do calor.

e) Energia interna, entalpia e ciclo de Carnot. f) Mudanças de fase.

(11)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

g) Segunda lei da termodinâmica e entropia. h) Funções termodinâmicas.

i) Aplicações práticas de termodinâmica. j) Teoria cinética dos gases.

k) Pressão em fluidos em repouso.

l) Pressão em fluidos em movimento, equação de Bernoulli. m) Princípio de Pascal, Princípio de Arquimedes.

n) Movimento harmônico simples.

o) Fenômenos ondulatórios. Equação da onda. p) Ondas transversais e longitudinais.

q) Ondas estacionárias, Superposição de ondas. r) Ondas em cordas e tubos.

s) Interferência entre ondas. t) Batimento e Efeito Doppler. Bibliografia – Termodinâmica:

 D. Halliday, R. Resnick, e J. Walker, Fundamentos de Física, Vol. 2, LTC/Wiley,2008.

 H. Moysés Nussenzveig, Curso de Física Básica, Vol. 2, Blucher, 2002.

 Calor e Termodinâmica, Ed. Guanabara Dois, 1978. 4) Física Moderna

a) Fundamentos da relatividade restrita. b) As transformações de Lorentz. c) Energia e momento relativísticos.

d) Postulados da teoria da relatividade restrita.

e) Radiação térmica, o problema do corpo negro e o postulado de Planck. f) Fótons e as propriedades corpusculares da radiação.

g) O modelo atômicos de Bohr e Rutherford.

h) Introdução às idéias fundamentais da teoria quântica

i) O aparato matemático da mecânica quântica de Schrödinger. j) Potenciais Unidimensionais.

g) Reflexão e Refração.

Bibliografia – Física Moderna:

 D. Halliday, R. Resnick, e J. Walker, Fundamentos de Física, Vol.4, LTC/Wiley, 2008.

 H. Moysés Nussenzveig, Curso de Física Básica, Vol. 4, Blucher, 2002.

(12)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA)

ANEXO VI

DATAS IMPORTANTES – SELEÇÃO AO MESTRADO – PPGFA 2017/1

Procedimentos Datas

Prazo para inscrições 01 a 30 de setembro de 2016.

Homologação das inscrições 07 de outubro de 2016.

Prova escrita 20 de outubro de 2016, as 08:00h (horário de Brasília).

Entrevista com os candidatos 21 de outubro de 2016, as 08:00h (horário de Brasília).

Resultado final

Até dia 18 de novembro de 2016. Prazo para recursos do resultado final

21 a 23 de novembro de 2016. Análise do(s) recurso(s) solicitados e

divulgação do resultado final Até dia 28 de novembro de 2016.

Período de matrícula Fevereiro de 2017.

Início do semestre letivo Março de 2017.

PUBLIQUE-SE.

Curitiba, 29 de julho de 2016.

Prof. Dra. Andréia Gerniski Macedo (agmacedo@utfpr.edu.br)

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Prof. Dr. Emilson Ribeiro Viana Junior (emilsonjunior@utfpr.edu.br) Presidente da Comissão de Seleção 2017/1º

Programa de Pós-graduação em Física e Astronomia (PPGFA) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Edital de Seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução: cursos de Mestrado Acadêmico para o primeiro período de

A tomografia de impedância elétrica (TIE) é um método não invasivo que permite monitorização da ventilação em tempo real. O método é baseado na construção da

Có nhiều phương pháp để xác định hàm lượng các kim loại, tùy thuộc vào hàm lượng chất phân tích mà có thể sử dụng các phương pháp khác nhau: phương pháp phân

Limitação de Responsabilidade: Em nenhum caso, a Ecori Energia Solar será responsável por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, em razão do uso deste documento e dos materiais

usando de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar neste município, processo seletivo de provas para preenchimento de vagas nos cargos de provimento temporário,

• Fotocópia do Diário Oficial do Estado, com a devida publicação do seu nome (para os concluintes do ensino médio - ex. 2º grau) no exterior, deverá apresentar declaração

As candidatas gestantes e os candidatos com problemas de saúde, que necessitarem de atendimento especial para a realização da prova, deverão requerê-lo em formulário próprio

Analisando a situação extrema em que grande parte das despesas fossem referente às contraprestações relacionadas à incorporação de ativos, verifica-se que, caso