• Nenhum resultado encontrado

Mestrado Profissional em Educação Matemática Morro do Cruzeiro, s/n, Bauxita CEP Ouro Preto Minas Gerais BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado Profissional em Educação Matemática Morro do Cruzeiro, s/n, Bauxita CEP Ouro Preto Minas Gerais BRASIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA INGRESSO EM 2015

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT/UFOP) comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática. O processo de seleção será regido pelas normas descritas a seguir e conduzido por uma Comissão de Seleção designada especificamente para esse fim, devendo o resultado final ser homologado pelo Colegiado do Programa.

I – Público alvo

Serão aceitos graduados em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) em Cursos Superiores reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação. Além disso, os candidatos deverão possuir experiência comprovada como professor de Matemática em instituição da Educação Básica ou do Ensino Superior.

II – Período de Inscrição: de 01 a 30 de setembro de 2014, de segunda a sexta, no horário das 14h às 19h, na Secretaria de Pós-Graduação do DEMAT (ICEB III, sala 2 -14).

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou através do envio da documentação pelo correio (via SEDEX, tendo como data limite de postagem o dia 30 de setembro de 2014) para o seguinte endereço:

UFOP - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – Departamento de Matemática Secretaria de Pós-Graduação do DEMAT

Mestrado Profissional em Educação Matemática Morro do Cruzeiro, s/n, Bauxita

CEP 35400 000 - Ouro Preto – Minas Gerais – BRASIL

III. – Documentos exigidos no momento da inscrição

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível na página do Programa

www.ppgedmat.ufop.br);

2. Cópia autenticada do Diploma de Graduação em Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) ou documento que comprove que o candidato tem condições de colar grau antes do encerramento do período de matrícula (ver Item VIII do Edital);

3. Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação;

4. Cópia de CPF, RG, título de eleitor e comprovante que evidencie que o mesmo está em dia com suas obrigações eleitorais e, para os candidatos do sexo masculino, com suas obrigações militares. 5. Duas fotografias 3x4 recentes;

6. curriculum vitae, modelo Lattes-CNPq, documentado (anexar cópia de cada documento original mencionado);

(2)

7. Documento comprobatório emitido pela(s) instituição(ções) na(s) qual(is) o candidato atua (ou atuou) como professor em classes de Matemática;

8. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais), mediante preenchimento e impressão de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Ver orientações para preenchimento no Anexo 3 deste Edital.

Obs.: Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. O deferimento da inscrição será informado a cada candidato por e-mail e as inscrições deferidas serão divulgadas na página do programa até o dia 10/10/2014. O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do Programa até o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Caso não sejam retirados dentro deste prazo, serão destruídos.

IV – Documentos exigidos no início das provas escritas: 1. Documento de identificação original com foto.

2. Duas cópias impressas do Anteprojeto de Pesquisa. O anteprojeto deverá ter, no máximo, dez páginas incluindo a capa, e, ser impresso em folha A4, com páginas numeradas, fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5. No anteprojeto o candidato deverá indicar duas opções de orientadores preferenciais entre os docentes do Programa especificados no Anexo 1. Ver orientações para a elaboração do anteprojeto na página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br).

V – Número de vagas: 09 (nove) O Programa de Pós-Graduação reserva-se o direito de admitir, entre os classificados na segunda etapa, um número superior ou inferior a nove candidatos, considerando o desempenho no processo de seleção e a viabilidade de orientação. Além dessas nove, prefixadas, poderá ser aberta uma vaga adicional em atendimento à Resolução CEPE 4350, destinada a servidores da UFOP que atendam às condições desse Edital, caso existam candidatos interessados e aprovados na primeira etapa.

VI – Processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática será realizado em duas etapas.

Primeira etapa: Provas Escritas

Essa etapa terá duas partes: prova de Matemática e prova de Educação Matemática. As provas acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro de 2014 no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP, em sala a ser divulgada na página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br).

No dia 17/10/14, sexta feira, das 14h às 17h, os candidatos realizarão a prova de Matemática. No dia 18/10/14, sábado, das 9h às 12h, os candidatos realizarão a prova de Educação Matemática.

Em nenhuma das provas será permitida consulta a qualquer tipo de material bibliográfico, nem uso de calculadora, computador ou outro equipamento.

Essa etapa possui caráter eliminatório. Para passar para a segunda etapa, o candidato deverá obter uma nota que corresponda a um aproveitamento mínimo de 60% em cada uma das provas da primeira etapa.

(3)

As questões de cada prova versarão sobre os tópicos relacionados nos respectivos programas descritos no Anexo 2. Nesse anexo, o candidato encontrará, ainda, a bibliografia sugerida.

Resultado da primeira etapa

A divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira etapa (i.e., aqueles que passarão para a segunda etapa) do processo de seleção será feita até o dia 06 de novembro de 2014 na página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br). Além disso, todos os candidatos, independente de aprovação, receberão, por email, as notas obtidas nas provas da primeira etapa.

Do resultado da primeira etapa, caberá, no prazo de cinco dias, contados da data da divulgação do resultado pela Comissão de Seleção, recurso referente à primeira etapa.

Segunda etapa: Análise do Anteprojeto e do Currículo; Defesa do Anteprojeto Nessa etapa serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

1. Análise do anteprojeto e do currículo (ver Anexo 4). Na análise do anteprojeto se avaliará, em primeiro lugar, a viabilidade de orientação dentro do Programa. Assim, é necessário que a pesquisa proposta esteja vinculada a algum dos temas de interesse de pesquisa de pelo menos um dos docentes do Programa (ver Anexo 1).

2. Defesa do anteprojeto pelo candidato. Cada candidato terá 15 minutos para apresentar seu anteprojeto e, em seguida, poderá ser solicitado a esclarecer aspectos relativos à concepção e/ou possibilidades de desenvolvimento do anteprojeto apresentado. O Programa disponibilizará um notebook e um projetor multimídia para os candidatos que desejarem utilizá-los na apresentação do anteprojeto. As defesas dos anteprojetos acontecerão entre os dias 17 e 25 de novembro de 2014, no ICEB, em horários e locais a serem divulgados posteriormente na página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br).

A Comissão de Seleção designará uma banca examinadora formada por pelo menos três docentes do Programa para realizar a avaliação nesta segunda etapa.

Classificação

As notas finais que definirão a classificação dos candidatos serão calculadas pela média ponderada das notas obtidas ao longo do processo de avaliação, segundo os seguintes critérios de pesos:

 Análise do currículo, realizada de acordo com o barema apresentado no Anexo 4; (peso 2)

 Análise do texto do anteprojeto (ver Anexo 4) e de sua defesa, análise essa relacionada com a eventual adequação da temática do anteprojeto aos interesses de pesquisa dos docentes orientadores e ao número de vagas disponibilizadas por cada um deles, apresentados no Anexo 1; (peso 2)

(4)

Divulgação do resultado final

O resultado final será divulgado até o dia 27 de novembro de 2014, na página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br).

Do resultado da segunda etapa, caberá, no prazo de dez dias, contados da data da divulgação do resultado pela Comissão de Seleção, recurso referente à segunda etapa.

VII – Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção será nomeada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFOP.

VIII – Cronograma

Atividade Data Local e horário

Inscrição

01 a 30 de setembro de 2014

- Secretaria da Pós-Graduação do DEMAT (Sala 2 - 14, ICEB III) Morro do Cruzeiro, s/n – Bairro Bauxita – Ouro Preto) Telefone: (31) 3559-1293

- Pelo correio (Sedex com data de postagem até 30/09/2014) Seleção primeira etapa –

prova 1

17 de outubro de 2014

ICEB - sala a ser divulgada na página do Programa.

14h às 17h (obs. A tolerância será de até cinco minutos de atraso. Após esse prazo, não será permitido o acesso à sala da prova.) Seleção primeira etapa -

prova 2

18 de outubro de 2014

ICEB - sala a ser divulgada na página do Programa.

9h às 12h (obs. A tolerância será de até cinco minutos de atraso. Após esse prazo, não será permitido o acesso à sala da prova.) Divulgação do resultado da primeira etapa até 06 de novembro de 2014 Página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br)

Seleção – segunda etapa

17 a 25 de novembro de 2014

Defesa do anteprojeto

Horário e local a ser divulgado na página do Programa. Divulgação do resultado

final

até 27 de novembro de 2014

Página do Programa (www.ppgedmat.ufop.br) e Página da UFOP (www.ufop.br).

Matrícula

15 a 19 de dezembro de 2014

Cada candidato selecionado receberá instruções acerca dos procedimentos para a matrícula.

IX – Disposições Gerais: Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Ouro Preto, 17 de julho 2014.

Dale William Bean Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

(5)

ANEXO 1: Docentes com disponibilidade de orientação e temas de interesse de pesquisa

Professor No. de vagas Temas de Interesse de Pesquisa

Ana Cristina Ferreira 1

• Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica;

• História da Educação Matemática;

• Formação de Professores que ensinam Matemática e identidade docente.

Célia Maria Fernandes Nunes 1 • Formação, profissão e prática docente; • Saberes docentes, professor iniciante.

Dale William Bean 1

• Modelagem Matemática;

• Tecnologias Digitais na Educação Matemática; • Investigações Matemáticas;

• Resolução de Problemas.

Daniel Clark Orey 1

• Modelagem Matemática; • Etnomatemática;

• Educação Matemática no Ensino a Distância; • Linguística em Educação Matemática;

• Cultura e Multiculturalismo no contexto da Educação Matemática.

Dilhermando Ferreira Campos 1

• Educação Matemática no Ensino Superior; • Sociologia da Educação Matemática; • História da Matemática;

• História da Educação Matemática.

Frederico da Silva Reis 1

• Educação Matemática no Ensino Superior; • Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; • Ensino de Análise Matemática;

• Modelagem Matemática no Ensino Superior; • Tecnologias Digitais no Ensino Superior de

Matemática.

Marger da Conceição Ventura

Viana 1

• História da Matemática e da Educação Matemática; • Currículo e Avaliação em Educação Matemática; • Educação Matemática no Ensino a Distância; • O Processo de ensino/aprendizagem de Matemática; • Formação de Professores que Ensinam Matemática; • Tecnologias Educacionais (incluindo o uso do cinema

na educação).

Milton Rosa 1

• Modelagem Matemática; • História da Matemática;

• Educação Matemática no Ensino a Distância; • Linguística em Educação Matemática; • Etnomatemática.

Plinio Cavalcanti Moreira 1

• Ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica;

(6)

ANEXO 2: PROGRAMAS DAS PROVAS ESCRITAS 1. Prova de Matemática:

a) Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. b) Progressões aritméticas e geométricas.

c) Números complexos, polinômios e equações polinomiais. d) Geometria euclidiana plana.

e) Geometria espacial (métrica e de posição). f) Geometria analítica plana.

Bibliografia sugerida:

IEZZI e outros. Fundamentos da Matemática Elementar. vol. 1 a 10. São Paulo: Atual, 1993.

2. Prova de Educação Matemática: a) Modelagem Matemática.

b) Formação de professores que ensinam Matemática. c) História da Matemática e da Educação Matemática. e) Informática na Educação Matemática.

Bibliografia sugerida:

BITTAR, Marilena. Possibilidades e dificuldades da incorporação do uso de softwares na aprendizagem da Matemática: O estudo de um caso: o software Aplusix. In: Anais do III SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2006. p. 1-12. (tecmat-ufpr.pbworks.com/f/R0182-1.pdf).

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: experiências vividas. In: IV Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática - CNMEM, 2005, Feira de Santana, BA (dionisioburak.com.br/documents/CNMEMDion%C3%ADsio.pdf)

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

NACARATO, A. M. O professor que ensina matemática: desafios e possibilidades no atual contexto. Espaço Pedagógico, v. 20, p. 11-32, 2013. (http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3505).

(7)

ANEXO 3 - ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO E PAGAMENTO DA GRU Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, acesse a página do Tesouro Nacional:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp#ug e preencha os campos com bastante atenção:

Unidade Gestora- UG: 154046 Gestão: 15263

Recolhimento - Código: 28838-1

(Obs: preencha os campos em amarelo no final da página com esses códigos. O nome da instituição aparece automaticamente assim que completar o primeiro campo e passar para o próximo. O mesmo acontece com 'descrição do recolhimento').

Clique em 'avançar'.

Preencha o 'Número de Referência': 111801 em 'Competência', deixe sem preenchimento em 'Vencimento', deixe sem preenchimento digite seu CPF e nome,

em 'Valor principal', preencha: 100,00

(Obs: alguns dos demais campos não são necessários) em 'Valor total', preencha: 100,00

selecione a operação: 'Geração em html' clique em 'Emitir GRU'

imprima a guia gerada.

A seguir, é preciso efetuar o pagamento da GRU em uma agência do Banco do Brasil. Guarde o comprovante e faça uma cópia para apresentar juntamente com os demais documentos no ato da inscrição.

(8)

ANEXO 4 - BAREMA PARA A PONTUAÇÃO DO CURRÍCULUM VITAE E CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

BAREMA PARA A PONTUAÇÃO DO CURRÍCULUM VITAE

OBS: As informações contidas no Curriculum vitae que não estiverem devidamente documentadas não serão consideradas na pontuação.

DESCRIÇÃO DO ITEM PONTUAÇÃO

ITEM 1 APERFEIÇOAMENTO Pontuação máxima deste item: 35

unidade máximo

1.1 Cursos de Pós-Graduação lato sensu

1 Cursos de especialização (de 180h ou mais) 7,5 15,0

2 Curso de aperfeiçoamento (acima de 59h e abaixo de 180h) 3,5 12,0 1.2 Cursos de curta duração

3 Cursos com duração de 20 a 59 horas. 2,5 10,0

4 Cursos de menos de 20h 1,5 6,0

1.3 Participação em/organização de eventos

1 Participação em evento nacional ou internacional relacionados às

áreas de Educação Matemática, Educação e/ou Matemática 2,0 10,0 2 Participação em evento local ou regional relacionados às áreas

de Educação Matemática, Educação e/ou Matemática 1,0 4,0

3

Participação na organização de evento técnico-científico relacionado às áreas de Educação Matemática, Educação e/ou Matemática

1,0 4,0

ITEM 2 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Pontuação máxima deste item: 35

unidade máximo

1 Anos de atuação no magistério da Educação Básica e/ou no

Ensino Superior (na área de Matemática) 3,5 35

ITEM 3 PRODUÇÃO

Publicações sobre temas ligados às áreas de Educação Matemática, Educação ou Matemática. A pontuação de cada trabalho dependerá de avaliação, por parte da banca, do tipo de publicação em que foi veiculado.

Pontuação máxima deste item: 35

(9)

2 Artigo ou trabalho completo publicado em anais de eventos mínimo 3, máximo 7 35 3 Resumo (simples ou expandido) publicado em anais de eventos mínimo 1, máximo 3 20

ITEM 4 PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA E EXTENSÃO Pontuação máxima deste item: 15

unidade máximo

1 Participação em projetos ou cursos de extensão (como monitor

bolsista, voluntário ou colaborador) 2,0 6,0

2 Iniciação científica (bolsista ou voluntário registrado em órgão

competente) 2,0 6,0

3 PET ou PIBID (como bolsista ou voluntário por pelo menos um

ano) 2,0 6,0

PONTUAÇÃO TOTAL MÁXIMA DO EXAME DE CURRÍCULO: 100 PONTOS

Obs.: Todos os candidatos que obtiverem mais de 100 pontos, de acordo com as pontuações deste Barema, terão nota 100 no Exame de Currículo. Os demais terão nota igual à pontuação obtida.

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

Critério Contempla totalmente Contempla parcialmente Não considera esse critério no texto Apresenta claramente o tema que deseja investigar.

Descreve a relevância desse tema.

Evidencia existir pelo menos um docente do Programa cujos temas de interesse de pesquisa se relacionam com o tema que o candidato deseja investigar.

Demonstra ter feito leituras sobre o tema que deseja investigar. Apresenta ideias acerca de como poderia ser desenvolvido o anteprojeto.

O tema que o candidato deseja investigar se relaciona com a prática docente de professores de Matemática.

Respeita as normas para elaboração do anteprojeto (ex. número máximo de páginas, formatação, etc.) explicitadas nesse Edital.

Referências

Documentos relacionados

Serão classificados os 3 (três) candidatos com maior pontuação. A comissão Julgadora lavrará ata de cada uma de suas reuniões e encaminhará o resultado final à

Em relação às ferramentas AvaliaODE e MelhoriaODE, os pontos positivos que merecem destaque são: (i) estão integradas ao ambiente de desenvolvimento de software ODE, compartilhando

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Acendimento automático ou super automático para o forno 1) Levante a tampa de vidro do fogão e abra a porta do forno. Caso seu produto tenha acendimento super automático esta

13.805.528/0001- 80, com sede na Antônio Luiz Garcez, s/nº., Centro, Mata de São João-BA, neste ato re- presentado pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal, OTÁVIO MARCELO MATOS DE

O painel possui uma tabela, que pode ser exportada no formato de arquivo “.xlsx”, e contém as seguintes colunas: Código de produto, Nome produto, Quantidade no centro de

Para encontrarmos o retrato de fase correto para o nosso exemplo vamos encontrar a direção do ponto ao longo do eixo dos yy, dado que já sabemos que a espiral é convergente para

Com a elevação do preço da matéria-prima, os industriais endividados, não renovaram os canaviais e optaram pela produção de açúcar, com preços mais atraentes, além