• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS SOBRE REPÚBLICA VELHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS SOBRE REPÚBLICA VELHA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS SOBRE REPÚBLICA VELHA

1. Com o fim da escravidão no Brasil como as fazendas continuaram tendo mão de obra? A) Os ex-escravos foram contratados para continuarem trabalhando na plantação e colheita. B) Vieram italianos, alemães e outros povos desempregados para trabalhar no Brasil. C) O fazendeiro comprou máquinas e tratores que faziam todo o trabalho.

D) As fazendas acabaram.

2. Quando os escravos foram libertos...

A) Ganharam um pedaço de terra para plantar e sobreviver.

B) Tiveram direito a uma cota de vagas nas universidades públicas para conseguirem bons empregos. C) Ganharam uma indenização em dinheiro pelos anos de escravidão.

D) Não ganharam nada.

3. São os povos que mais ajudaram o Brasil a se desenvolver no comércio e indústria a partir do século XX....

A) Italianos, alemães, portugueses, árabes, judeus e japoneses. B) Indianos, bolivianos, peruanos e chilenos.

C) Americanos, franceses e ingleses.

D) Canadenses, australianos, neozelandeses e egípcios.

4. Atualmente assistimos uma grande quantidade de migrantes que todos os anos saem do interior do nordeste brasileiro e se mudam para Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em busca de melhores condições de trabalho e vida. É a chamada migração do campo para a cidade. Assinale a opção correta.

A) Na República Velha a migração era da cidade para o campo. B) Na República Velha também havia este tipo de migração.

C) Havia migração na República Velha, mas eram os paulistas e cariocas que se mudavam para o nordeste.

D) Não havia migração na República Velha. Observe a imagem e responda à questão.

Fonte: STORNI. As próximas... In: STORNI; LEMOS, R. (org.) Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006. P. 35. 5. Indique a opção que melhor representa a charge acima.

A) O eleitor era considerado tão importante no dia das eleições que até ganhava um meio de transporte para ir votar.

B) Além de induzir o voto do eleitor, algumas vezes o político o fazia votar duas vezes usando um nome falso.

C) Desde a proclamação da República do Brasil os eleitores sempre puderam escolher livremente seus candidatos.

D) A presença da soberania significa que apesar de tudo as eleições eram limpas.

6. Assinale a opção que mostra pontos em comum entre o tempo da monarquia brasileira (1821 a 1889) e o tempo da República Velha do Brasil (1889 a 1929).

(2)

A) Havia escravidão de africanos.

B) O Brasil era um país muito industrializado e majoritariamente urbano.

C) Não havia fome e miséria porque era fácil ter um pedaço de terra para plantar e morar. D) O país era controlado por grandes fazendeiros exportadores.

7. Assinale a opção em que constam verdadeiras diferenças entre a Constituição de 1824 (Monarquia) e a Constituição de 1891 (primeira da República).

A) Com a Constituição de 1891 os homens pobres podiam votar e o Estado deixou de ter religião oficial fazendo casamentos civis.

B) Com a Constituição de 1891 acabou o Poder Moderador e as mulheres puderam votar.

C) Com a Constituição de 1891 os estados do Brasil podiam fazer empréstimos, cobrar impostos próprios e cada estado podia escolher sua religião oficial.

D) Com a Constituição de 1891 as mulheres podiam votar e os trabalhadores ganharam vários direitos. 8. O que é coronelismo?

A) Quando um político poderoso concorre a um cargo militar.

B) Quando somente quem comprovasse riquezas ou fosse oficial do exército podia votar.

C) Quando São Paulo e Minas Gerais combinaram de apoiar os mesmos candidatos a presidente e vice-presidente.

D) Quando um homem poderoso compra votos ou ameaça os eleitores de uma região para que seus candidatos preferidos sejam eleitos.

Observe a charge a seguir para responder à questão.

Fonte: Storni, 29 ago, 1925. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro. 9. Indique a opção que melhor representa a charge.

A) Todos os estados do Brasil concorriam em igual condição para o cargo de presidente. B) O Amazonas deu uma rasteira em Minas Gerais para chegar à presidência.

C) A união entre São Paulo e Minas Gerais determinava quem sentaria na cadeira de presidente. D) São Paulo estava dando uma mão para o Rio Grande do Sul eleger Getúlio Vargas presidente. 10. Sobre a Política do Café com Leite podemos afirmar que

A) Não há nada parecido com isso nos dias de hoje.

B) Existe até hoje e é da mesma forma que no século passado.

C) A idéia de unir partidos persiste, como vimos em 2010, com a eleição de Dilma do PT e Michael Temer do PMDB. Eles se unem para conseguir o apoio do povo e dos grandes empresários.

D) Política do Café com Leite é parte do Programa Fome Zero para que todo brasileiro tenha direito ao café da manhã.

(3)

11. Sobre o Coronelismo podemos afirmar que

A) Ainda sobrevive em alguns casos, como no Distrito Federal, onde certo candidato foi acusado de comprar votos com brindes, cestas básicas e dinheiro, mas foi barrado pela justiça.

B) Não existe mais, porque agora o voto é secreto e não tem como saber em quem a pessoa votou. C) Foi legalizado, e agora todo cidadão tem direito a vender seu voto.

D) Apesar de proibido ainda é muito praticado, pois não há como impedir que aconteça e todos os políticos que se elegeram conseguiram isso por meios ilegais.

12. Além do café, qual outro produto o Brasil republicano exportava no início do século XX e que ajudou a desenvolver a região norte?

A) Borracha B) Ouro C) Açúcar D) Soja

Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Durante a República Velha, ocorreu um crescimento constante do número de indústrias no Brasil. Em 1889, ano da Proclamação da República, o Brasil possuía 636 indústrias e cerca de 54 mil operários. (...) Entre 1907 e 1920, o número de empresas cresceu por volta de quatro vezes, enquanto o número de operários empregados quase duplicou.

Durante muito tempo, dizia-se que tal crescimento deveu-se, em grande parte, aos efeitos da Primeira Guerra (1914-1918) sobre a nossa economia, quando o país foi forçado a fabricar o que antes importava. Estudos recentes, no entanto, demonstram que a industrialização brasileira nasceu de capitais nacionais (acumulados com as exportações agrícolas, sobretudo de café) e de condições favoráveis, como

disponibilidade de matéria-prima, mão de obra barata e um sistema de transportes ligado aos portos. (...) Os empresários norte-americanos também instalaram fábricas no país, sobretudo após a Primeira Guerra Mundial.

Fonte: JÚNIOR, Alfredo Boulos. História, Sociedade & Cidadania. Nova edição. Páginas 61 e 62 13. Assinale a alternativa que explica o principal motivo das indústrias brasileiras crescerem tanto nas primeiras décadas do século XX.

A) Porque a Primeira Guerra Mundial atrapalhou o Brasil de comprar produtos importados e agora precisava produzi-los sozinho.

B) Porque havia mão de obra e matéria-prima barata, já havia um sistema de transporte de carga e, havia capital guardado de exportadores agrícolas.

C) Porque um número muito grande de empresários norte-americanos investiu no Brasil.

D) Porque o número de empresas cresceu por volta de quatro vezes, enquanto o número de operários empregados quase duplicou.

14. Leia os textos a seguir.

Texto 1. Em uma de suas manifestações a polícia abriu fogo matando um operário anarquista. Texto 2. Usando a tática de emboscada derrotaram tropas do governo.

Texto 3. Assaltaram fazendas no sertão.

Os textos referem-se respectivamente aos episódios da história do Brasil conhecidos como A) Guerra do Contestado, Greve de 1917 e Revolta da Chibata.

B) Guerra de Canudos, Cangaço e Greve de 1917. C) Cangaço, Guerra do Contestado e Guerra de Canudos. D) Greve de 1917, Guerra de Canudos e Cangaço.

15. Nos últimos anos o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) vem pressionando o governo para que faça uma ampla reforma agrária. A luta por terra no Brasil já é antiga como vimos nos episódios chamados de

A) Guerra de Canudos e Cangaço. B) Guerra do Contestado e Cangaço.

C) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado. D) Revolta da Vacina e Movimento Operário.

16. O que havia em comum no discurso de Antônio Conselheiro e José Maria que era capaz de atrair multidões?

(4)

B) Eles tinham um discurso religioso e cheio de esperança.

C) Eles prometiam o fim da pobreza através de uma grande revolução e distribuição de riquezas. D) Eles tinham uma voz bonita e falavam bem em público.

17. A Revolta da Vacina ocorreu por dois motivos, um deles foi o fato de que as pessoas não queriam ser vacinadas.

Assinale a opção que discorre sobre o outro motivo da chamada Revolta da Vacina.

A) Muitas casas estavam sendo derrubadas para a construção de uma avenida sem a devida indenização.

B) O preço dos aluguéis e alimentos não parava de aumentar e os salários não acompanhava esses valores.

C) Os marinheiros ainda apanhavam de chicote na marinha. D) Queriam o fim do coronelismo.

18. A Constituição Federal atual do Brasil garante o direito à greve e diz que as greves serão

regulamentadas em lei específica que ainda não existe. Assinale a alternativa correta sobre as greves no tempo da República Velha

A) A Revolta da Chibata foi uma espécie de greve dos marinheiros.

B) O governo apoiou os operários na greve de 1907 porque os patrões exploravam o drama do desemprego no Brasil.

C) Os empresários fundaram o PCB para lutar contra as greves no Brasil. D) O direito a greve era garantido na Constituição.

A maioria dos trabalhadores estava submetida a longas jornadas de trabalho – que nos primeiros anos do século XX atingiam 14 horas no Distrito Federal e 16 horas em São Paulo -, com poucas possibilidades de descanso e de lazer. Esses trabalhadores moravam em habitações precárias, como os cortiços; na periferia dos centros urbanos, padecendo problemas de transporte e de infraestrutura; ou, ainda, submetidos ao controle patronal, caso das vilas operárias das empresas. No caso de doença, invalidez ou desemprego, o trabalhador [...] via-se inteiramente desassistido e tinha sua sobrevivência ameaçada [...].

Fonte: BATALHA, Claúdio Henrique de Moraes. O movimento operário na Primeira República. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. P. 11 (Descobrindo o Brasil).

19. Assinale a opção que melhor explica como era a vida dos operários do início do século XX.

A) Trabalhavam muito e em um lugar escuro e de pouca ventilação colocando sua saúde em risco. Com o salário que recebiam só conseguiam morar em bairros sem esgoto e energia. Quem não pudesse trabalhar por motivo de doença ou invalidez era demitido.

B) Trabalhavam muito e em lugar escuro e de pouca ventilação colocando sua saúde em risco.

Ganhavam bem e economizavam bastante para um dia serem donos de seu próprio negócio. Os doentes e as grávidas não precisavam se preocupar porque continuavam recebendo seu salário normalmente. C) Trabalhavam muito, mas as fábricas sempre foram locais agradáveis e limpos. Os patrões se preocupavam em evitar acidentes e proporcionar bem-estar aos seus funcionários. Durante o trabalho havia pausas para relaxamento e ginástica laboral. Todos tinham plano de saúde completo para cuidarem de suas doenças e gravidez. Realmente o salário não permitia morar em um bairro bom, mas os outros benefícios compensavam.

D) Enrolavam muito no trabalho e por isso precisavam ficar até mais tarde, a iluminação e a ventilação eram suficientes. O salário era justo porque os lucros ainda eram pequenos. Seus bairros não eram diferentes dos bairros dos ricos já que ainda não havia em nenhuma parte esgoto ou iluminação. Se os doentes e as grávidas continuassem recebendo salário para não trabalhar, todos fingiriam estar doentes ou grávidas e a fábrica iria à falência.

(5)

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933.

O Abaporu, de Tarsila do Amaral, 1928.

20. Assinale no que o modernismo pode ter influenciado o movimento revolucionário de 1930. A) Assim como a Revolução de 30 o movimento modernista agradava aos mais ricos.

B) A exposição de 1922 e a Revolução de 30 tinham como tema a pergunta “o que é ser brasileiro?”. C) Sua proposta era de rompimento com o passado e valorização do Brasil, essa também era a proposta de Getúlio Vargas.

Referências

Documentos relacionados