• Nenhum resultado encontrado

Carta Outubro O Mercado em Outubro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Outubro O Mercado em Outubro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Outubro 2020

O Mercado em Outubro

Outubro foi um mês de recordes para o Bitcoin. Ajudado pela forte desvalorização do Real acumulada ao longo do ano de 2020, o Bitcoin superou a sua máxima histórica em reais para fechar o mês acima dos R$ 79.000,00, 14,5% acima do high de 2017. Foi também o segundo maior fechamento mensal em dólares da história do Bitcoin, mostrando a força do Bull Market no qual nos encontramos. Quem acabou pegando carona nessa performance foram alguns dos grandes forks do BTC, como Bitcoin Cash e Litecoin. Por outro lado, apesar da forte alta do Bitcoin, mais ativos tiveram variações negativas do que positivas no mês. Isso não nos surpreende, visto que é comum, em movimentos fortes como o deste mês, a migração do valor de mercado de ativos de menor capitalização para o Bitcoin. Pelo segundo mês consecutivo, as maiores quedas foram concentradas no setor de finanças decentralizadas (DeFi), com quatro ativos representativos do setor entre as cinco maiores quedas. Synthetix (SNX, -36,57%) e Compound (COMP, -32%) já figuravam entre as maiores quedas do mês passado, e acumulam respectivamente 59% e 62,5% de queda em apenas dois meses. Maiores ganhos # Ativo ∆ 1 Bitcoin 27% 2 Waves 24% 3 Litecoin 20% 4 Bitcoin Cash 14% 5 Chainlink 13% Maiores perdas # Ativo ∆ 1 yearn.finance -56% 2 Uniswap -45% 3 Crypto.com Chain -43% 4 Synthetix -36% 5 Compound -32%

Outubro foi também o lançamento do nosso novo fundo, o QR BTC MAX FIM IE, o primeiro fundo 100% Bitcoin do mercado brasileiro. A proposta do QR BTC MAX é ser um veículo de investimento passivo, com pelo menos 95% do patrimônio líquido do Fundo alocado no ativo Bitcoin, custodiado com os melhores padrões de segurança. A taxa de administração do fundo é de 0,9% ao ano, ou seja, o Fundo é um excelente veículo para aqueles que desejam ter exposição ao Bitcoin, mas não querem ter o trabalho de gerenciar chaves privadas, nem se preocupar com onde e como comprar a moeda digital. Nada melhor do que lançar esse fundo em um mês de alta expressiva do ativo.

O comportamento do mercado em outubro acabou por afetar a performance do QR Blockchain Assets, que tem uma alocação mais diversificada, e possui ativos com alguma correlação ao mercado de DeFi. A alocação média do Fundo em Bitcoin ao longo do mês ficou em torno de 60%, valor relativamente baixo para um mês onde o Bitcoin subiu sozinho. Além disso, com a queda generalizada no setor de DeFi, OMG Network, uma de nossas posições mais relevantes, caiu 27% no mês, causando um impacto negativo de 3,44% na cota do fundo. Somando todas as altcoins (ex-ETH) a contribuição total para o portfolio foi negativa em 2,83%. Fizemos uma alocação tática em Litecoin, baseado em nosso modelos de dados, o que acabou reduzindo a rentabilidade total do fundo. Apesar da atribuição de resultado do Litecoin na carteira ter sido positiva no mês, ela foi menor do que se os recursos tivessem permanecido alocados em Bitcoin. Com isso, o Fundo fechou o mês com rentabilidade de 10,85%, bastante satisfatória para o período de um mês, mas aquém do desempenho do Bitcoin, que

(2)

teve alta de 28,5% frente ao Real. Os detalhes da atribuição de performance no mês estão no gráfico abaixo:

O Bitcoin já tinha fundamentos de sobra para uma alta mais expressiva, principalmente por conta do cenário altamente expansionista de política monetária global, mas duas iniciativas anunciadas durante o mês de outubro contribuíram para uma aceleração no ritmo de alta do ativo. Primeiro foi o anúncio pela Square de que estaria alocando USD 50 milhões de seu caixa em Bitcoin. O valor é até baixo se comparado aos USD 425 milhões investidos ao longo dos dois meses anteriores pela Microstrategy de Michael Saylor. A título de comparação, os USD 50 milhões investidos pela Square em Bitcoin representam 2,36% do caixa da empresa ao final do 3o tri, ou 0,77% do total do seu ativo circulante. Já o valor investido pela empresa de Michael Saylor representava quase 90% do seu caixa no momento da compra, e aproximadamente 51% do seu ativo circulante, ou seja, uma diferença significativa de "skin in the game", explicada em parte pelo estágio de maturidade de cada empresa. Mas achamos que, apesar da diferença nos valores, a sinalização é extremamente positiva para o Bitcoin, pelo fato de ser uma segunda companhia listada em bolsa trocando deliberadamente dólares por BTC, no intuito de se resguardar contra uma provável perda de valor da moeda americana. Vale lembrar que a Square é companhia ativamente envolvida no ecossistema desde 2018, e dona do CashApp, aplicativo que movimenta hoje em dia mais de USD 1bi por trimestre na compra e venda de Bitcoins para clientes.

A segunda iniciativa foi o anúncio feito pelo Paypal de que passaria a oferecer a compra, venda e custódia de criptomoedas através de sua plataforma. As moedas disponíveis para negociação diretamente através da wallet do Paypal são o Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin. O serviço será disponibilizado para os clientes americanos da plataforma, e será desenvolvido em parceria com a Paxos, exchange e custodiante tradicional do mercado cripto. Essa notícia tem impacto potencial enorme em termos de adoção. A partir de 2021, as criptomoedas custodiadas nas carteiras do Paypal poderão ser usadas para pagamento nos mais de 26 milhões de sellers cadastrados no Paypal ao redor do mundo. Isso significa um passo gigante para a adoção do Bitcoin como meio de pagamento se lembrarmos que o Paypal possui mais de 360 milhões de usuários ativos globalmente, e processa

(3)

um volume de pagamentos da ordem de USD 250 bilhões todo ano, quase oito vezes o volume de pagamentos processado pela Square.

O Bitcoin Como Meio de Pagamento

Escolhemos discorrer esse mês sobre a utilização do Bitcoin como meio de pagamento, afinal de contas, o Bitcoin é uma rede peer-to-peer de dinheiro eletrônico, e é importante entendermos o quão preparada ela está para desempenhar a função de rede de pagamentos. Seguimos a linha de abordar as principais tecnologias de escalabilidades de cripto ativos, já que vemos a escalabilidade como uma das chaves para o crescimento da indústria. Na carta de agosto foi abordada a escalabilidade no Ethereum.

É conhecido que o Bitcoin processa, hoje em dia, entre 3 a 4 transações por segundo em média. Esse número sugere que o Bitcoin está muito longe de ser de fato um grande processador de pagamentos, mas ao longo desse texto entenderemos porque o Bitcoin não processa mais transações por segundo e quais são as alternativas para o Bitcoin ganhar escalabilidade e servir de fato como um grande instrumento de troca.

Primeiramente, por que o Bitcoin não processa 10, 20 ou mil transações por segundo para evitar que a rede congestione e as taxas disparem em momentos de grande demanda? A resposta é simples,a blockchain do Bitcoin é uma cadeia de blocos — como o nome sugere — que pode ser pensado como um livro contábil, onde cada novo bloco é um acréscimo com as novas transações dos usuários. Esse novo bloco pode conter apenas 1MB (megabyte) de informação, ou um milhão de bytes. Cada transação de Bitcoin utiliza aproximadamente 500 bytes do bloco, sendo um novo bloco criado, em média, a cada 10 minutos. Dessa forma temos um limite de 2000 transações a cada 10 minutos. Hoje, não é claro qual era a intenção de Satoshi (criador do Bitcoin) ao implementar essa regra de 1MB máximo no protocolo, porém imagina-se que tenha sido um mecanismo de prevenção no que diz respeito à criação de grandes blocos feitos especificamente para sobrecarregar a rede.

Durante muito tempo, acreditou-se que para alterar o limite de tamanho dos blocos da rede, seria necessário a realização de um hard fork, ou seja, uma alteração no protocolo em que a nova versão seria incompatível com protocolo original. Mas em 2017 uma mudança na rede conseguiu aumentar o tamanho dos blocos sem a necessidade de um hard fork. Isso foi alcançado através do SegWit, ou Segregated Witness. Essa mudança introduziu o armazenamento das assinaturas dos usuários de forma segregada das próprias transações, sendo o limite de 1MB do bloco preenchido somente com as transações, enquanto as assinaturas ficariam armazenadas em 3MB extras, totalizando um bloco de no máximo 4MB. Dessa forma, haverá mais espaço para novas transações.

A grande vantagem do SegWit foi mudar as regras do protocolo sem perder a compatibilidade com os nós sem o upgrade — caracterizando um soft fork. Essencialmente, o 1MB com dados das transações de um bloco SegWit também é um bloco válido para os nós antigos, mesmo sem os dados das assinaturas — figurativamente, os nós antigos não enxergam esses 3MB de assinaturas, então aceitam o bloco. A questão é que os dados da assinatura, não são necessários para o modelo de bloco antes do SegWit. Caso a mudança de regra tivesse sido simplesmente aumentar o tamanho do bloco de 1MB para 4MB sem esse design de segregação das assinaturas, todos os nós da rede teriam que realizar a atualização, causando incompatibilidade entre os que adotaram e os que não adotaram a mudança, resultando em duas blockchains diferentes.

(4)

O SegWit foi uma peça fundamental para o aumento da capacidade de processamento de transações do Bitcoin, e apesar de não ter tido adoção imediata de todos os players da rede — inclusive cau-sando controversas que resultariam na criação do Bitcoin Cash —, ao longo do tempo o SegWit foi ganhando adeptos e vem aumentando aos poucos a capacidade de processamento do Bitcoin conforme isso acontece.

Apesar de ter sido muito importante para o aumento da capacidade e redução das taxas da rede, o SegWit sozinho não é capaz de resolver a questão de escalabilidade de Bitcoin e o preparar para receber uma quantidade de transações digna de um processador de pagamentos global como o Paypal. Para isso, outras tecnologias foram desenvolvidas e o conceito de canais de pagamentos — que teve seu desenvolvimento muito facilitado pelas novas funcionalidades introduzidas pelo SegWit — ganhou muita popularidade no meio, e dessa pesquisa surgiu a solução mais promissora para a escalabilidade do Bitcoin, a Lightning Network.

O protocolo do Bitcoin funciona no modelo de Unspent Transaction Output (UXTO), sendo assim, toda transação de Bitcoin é composta por inputs, que são os BTCs (Bitcoins) que o usuário quer gastar, e outputs, que são os destinos e as quantidades de BTCs a serem gastos. Se Alice tem 10 BTC de saldo em sua carteira, significa que somando todos os outputs que foram enviados à Alice que ainda não foram gastos por ela, o resultado será 10 BTC. Os outputs de transações anteriores, são os inputs de transações futuras.

Caso Alice tenha recebido anteriormente dois outputs de 5 BTC e os ainda não tiver gasto, ela poderá enviar 10 BTC para Bob ao colocar os dois outputs como os inputs de uma nova transação, e criando um novo output que passará a poder ser gasto pela carteira de Bob. Caso, ao invés disso, Alice queira enviar somente 7.5 BTC para Bob, ela terá que adicionar os dois inputs de 5 BTC do mesmo modo que no exemplo anterior, mas terá que especificar dois outputs, 7.5 para a carteira do Bob e 2.5 de volta para sua própria carteira — o troco da transação, pois assim como não se pode gastar meia cédula de real, não se pode gastar meio output de Bitcoin. As transações de Bitcoin podem conter múltiplos inputs e múltiplos outputs.

Transação Exemplo

Inputs Outputs

Primeiro output de 5 BTC da Alice 7.5 para carteira do Bob

Segundo output de 5 BTC da Alice 2.5 de volta para carteira da Alice

No caso de Alice, como os seus dois outputs de 5 BTC estão associados somente à sua carteira, ela precisa somente de sua assinatura para gastar os fundos, porém é possível que fundos sejam associa-dos à duas carteiras diferentes, exigindo que ambas as carteiras assinem a transação para que ela seja válida. Quando se une esses princípios à funcionalidade de transações serem assinadas previamente, mas só executadas após uma data pré estabelecida, é possível criar um canal de pagamentos entre duas partes na rede do Bitcoin.

Para criar um canal onde Alice possa realizar pagamentos para Bob, primeiramente Bob cria uma transação de reembolso para Alice onde um suposto output de 10 BTC que precisa ser assinado por ambos, Bob e Alice, é enviado para a Alice, mas essa transação só poderá ser executada em um semana. Bob, então, entrega essa transação com sua assinatura para Alice, que se sente segura para criar esse output de 10 BTC. Como Alice tem a transação de reembolso, e basta sua assinatura para que seja válida daqui a uma semana, ela sabe que criando esse output multisig (multi assinatura) no pior dos casos, se Bob desaparecer, ela terá que esperar uma semana para executar a transação de reembolso e recuperar seus fundos. Caso Alice não tivesse em mãos a transação de

(5)

reembolso e enviasse seus fundos para criar esse output multisig com Bob, ele poderia manter os fundos de Alice "reféns", exigindo algo em troca pela liberação dos BTCs.

Com o envio dos fundos da Alice, e a criação do output multisig, Alice pode utilizar esse canal para pagar Bob por seus serviços ou produtos. Eg.: Caso Alice queira comprar uma camisa de Bob no valor de 1 BTC ela criará uma transação com o output multisig — de 10 BTC — de Alice e Bob, onde envia 1 BTC para Bob e 9 BTC para Alice, e então assinará essa transação e a entregará para Bob. Bob agora sabe que se ele quiser poderá assinar a transação que acabou de receber de Alice para receber 1 BTC e devolver 9 BTC para a Alice, e que precisa executar essa transação antes do prazo de uma semana da transação de reembolso da Alice. Pois em uma semana Alice poderá ter seus 10 BTC de volta, e Bob não receberia nada pela sua venda.

Nesse caso, para deixar o canal aberto, Bob não assina e não executa a transação que recebeu de Alice. Pois, se Alice quiser comprar mais uma camisa, basta entregar para Bob uma segunda transação, igual à anterior, porém com 2 BTC destinados a Bob. E Bob por sua vez quando quiser fechar o canal antes do prazo de uma semana, irá executar a última transação que recebeu de Alice onde recebe 2 BTC.

Esse exemplo demonstrou como um canal de pagamentos de uma direção funciona, Alice pode enviar fundos através de inúmeras transações para Bob — Alice pode depositar 10 BTC no output multisig e realizar um milhão de pagamentos de 0.000001 BTC, ou um centavo de dólar, para Bob. Esse modelo é muito poderoso, porque as transações não incorrem nenhuma taxa na rede do Bitcoin, é praticamente instantâneo e permite a execução de micro transações — o que é inviável com as taxas atuais da rede do Bitcoin. Os únicos custos na rede do Bitcoin são os de criar o output multisig e de fechar o canal — Bob executa transação que recebeu de Alice, ou Alice executa transação de reembolso.

O modelo apresentado é unidirecional, só Alice pode pagar Bob e o contrário não pode acontecer sem perda de confiança. Mas, com o conceito de chaves revogáveis e um pouco mais de engenharia de transações, é possível criar um canal de pagamentos bidirecional. A disrupção da Lightning Network, é interligar uma rede de canais de pagamentos bidirecionais com partes comuns e criar uma grande rede de pagamentos entre os usuários do Bitcoin. Fundamentalmente, se Alice tem um canal bidirecional com Bob, e Bob tem um canal bidirecional com Charlie, Alice e Charlie podem realizar pagamentos entre si ao rotear suas transferências por Bob — e pagando a ele uma pequena taxa de conveniência.

Essa tecnologia é escalável e permite a criação de uma camada de transferências extremamente veloz e barata por cima da rede do Bitcoin, e mais importante, sem comprometer a segurança dos fundos dos usuários.

Assim como o SegWit, a Lightning Network, também não desfrutou de uma adoção instantânea, mas também ganha popularidade com o passar do tempo. É importante entender também que o usuário do Bitcoin não precisar ter todo esse conhecimento técnico ao utilizar a rede. O objetivo é que varias camadas de software realizem essa abstração técnica para o usuário, do mesmo modo que o usuário, hoje, utiliza uma carteira para cuidar de toda sua interação com a rede do Bitcoin. Analogamente, no aplicativo bancário, não entendemos como funciona o sistema por trás. Hoje, com essas melhorias de infraestrutura ao redor do Bitcoin, a rede nunca esteve tão preparada para ser uma verdadeira rede de pagamentos, permitindo que o Bitcoin seja utilizado como instrumento de troca para qualquer tipo de transação financeira, desde as grandes transações internacionais, até as incontáveis pequenas transações do dia a dia.

(6)

Para dúvidas ou mais informações: contato@qrasset.com.br

As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito – FGC. Verifique se este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Verifique-se este fundo está autorizado a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Este fundo pode estar exposto a significativa concentração em ativos de renda variável de poucos emissores. Para fundos que perseguem a manutenção de uma carteira de longo prazo, não há garantia de que o fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Verifique se a liquidação financeira e conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem em data diversa do respectivo pedido.

Referências

Documentos relacionados

O país já não andava muito bem das pernas desde que Jânio Quadros assumiu o poder, no ano de 1961. Jânio foi um presidente de características muito populistas, que fez

A abertura da sessão esteve a cargo do Sr. Vice‐Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que  agradeceu  a  presença  do  Sr.  Presidente  da  Junta 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Kardec, em seguida ao relato, esclarece que o sacerdote estava com a verdade, “porque, sendo o pensamento atributo essencial do Espírito, este deve achar-se no lugar onde se

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

A Federação Internacional de Ginástica (FIG, na sigla em francês) anunciou on- tem o cancelamento da eta- pa de Tóquio da Copa do Mundo de individual geral de ginástica

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação