• Nenhum resultado encontrado

CONGRESSO CONECTADQS1 EU VOU TEM Todos Envolvidos na Missão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONGRESSO CONECTADQS1 EU VOU TEM Todos Envolvidos na Missão"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

CONGRESSO CONECTADQS1 – EU VOU TEM – Todos Envolvidos na Missão

O congresso ConectadQS1- ''Eu vou!'' é uma ênfase da igreja mundial para os próximos cinco anos. Acontecerá todo primeiro sábado com o objetivo de motivar cada membro da igreja a se conectar com a comunhão, o relacionamento e a missão.

PROGRAMA SUGESTIVO HORÁRIO ATIVIDADE RESPONSÁVEL OBSERVAÇÕES

8h30 Boas-vindas Diretor (a) Sejam bem-vindos a mais uma Escola Sabatina. A cada sábado, temos a oportunidade de fortalecer a fé e os relacionamentos na Unidade de Ação. Hoje, é nossa terceira edição do CONGRESSO CONECTADQS1 – EU VOU, refletiremos sobre o preço do discipulado. Nosso objetivo é que cada membro viva uma experiência profunda e real em comunhão, relacionamento e missão. Convido vocês a cantarmos juntos o hino: Alma Missionaria – Link:

https://youtu.be/yyCxDzNpEc8?list=PLYSUnidP6Q6VnrI_d93bDZFzrJy_m 0uYT

8h33 Louvor de abertura Alma Missionaria – Link:

https://youtu.be/yyCxDzNpEc8?list=PLYSUnidP6Q6VnrI_d93bDZFzrJy_m 0uYT

8h37 Oração de invocação

8h40 Vídeo/Informativo Mundial Baixar: https://youtu.be/hoWO0duHlPg 8h45 Mensagem musical

8h50 Ensino: Estudo da lição 9h15 Destaques-Gratidão

Oração/Compromis so de Conexão-PGs e UA

Convide os líderes de Pequenos Grupos, secretários e professores da Escola Sabatina para virem à frente. Um líder apresenta os dados do seu placar de envolvimento, as atividades que promovem para inspirar o envolvimento dos membros e uma experiência positiva relacionada a essa experiência de pastoreio. Fortaleça o compromisso no relacionamento e a importância de conectar as estruturas de Pequenos Grupos e as Unidade de Ação. Compromisso disponível no site:

www.discipuladorqs1.com/conectadqs1 9h25 Louvor congregacional (1) opcional 9h35 Vídeo Provai e Vede/Recolhimento dízimos e ofertas https://downloads.adventistas.org/pt/mordomia-crista/video/marco-provai-e-vede-2021-libras/ 9h45 Oração intercessora 9h50 Adoração Infantil 9h55 Mensagem musical (opcional) 10h Vinheta de abertura

10h Sermão/seminário Baixar sermão no site: www.discipuladorqs1.com/conectadqs1 10h45 Atualização do

placar TEM

O diretor de Ministério Pessoal e o coordenador de interessados devem atualizar o placar de estudos bíblicos por meio das unidades de ação/pequenos grupos durante a Escola Sabatina e compartilhar o resultado geral com a igreja ao final do sermão (na última tela do powerpoint).

11h Hino e oração final A Missão link:

https://youtu.be/mysADtPrgoI?list=PLYSUnidP6Q6VnrI_d93bDZFzrJy_m0u YT

(3)

ORIENTAÇÕES GERAIS

• Responsáveis: Pastores, anciãos/diretores de grupos, diretores de Ministério Pessoal, Escola Sabatina. Reúnam-se e definam as atividades. Envolvam outras pessoas.

o O congresso “ConectadQS1 – Eu Vou” de mês de maio está sob a responsabilidade do Ministério Pessoal.

• Objetivo: O congresso ConectadosQS1 deste mês incentiva nosso movimento de colheita do discipulador QS1. Precisamos intensificar as visitas aos interessados da igreja, Novo Tempo, membros afastados e pessoas que estejam recebendo cursos bíblicos nas diferentes frentes missionárias.

• No momento da oração intercessora, convide uma dupla missionária que está estudando a Bíblia com alguém. Ore por todos os amigos que estão recebendo cursos bíblicos. Aproveite a oportunidade e incentive as pessoas a formarem duplas de ensino bíblico em modo presencial ou virtual. Ore com elas e por elas. Certifique se a dupla já recebeu seu kit missionário, pois é um excelente momento para fazer a entrega.

• Incentivo constante: Inspire e incentive os membros a iniciar e dar seguimento aos estudos bíblicos. Coloque materiais missionários à disposição dos membros.

• Planejamento e acompanhamento: O CONGRESSO CONECTADQS1 – EU VOU será o momento de comemoração, louvor e gratidão a Deus. O diretor de Ministério Pessoal e o coordenador de interessados devem atualizar o placar de estudos bíblicos por meio das unidades de ação/pequenos grupos durante a Escola Sabatina e compartilhar o resultado geral com a igreja ao final do sermão.

o Organize grupos de ação, mentoreio e discipulado em pequenos grupos ou unidades de ação da Escola Sabatina e inclua todos os membros da igreja, inclusive os ausentes. Planeje e acompanhe as ações de ensino bíblico presencial ou remoto.

o Entregue o sermão com antecedência para as pessoas selecionadas. Os materiais poderão ser baixados no site: www.discipuladorqs1.com/conectadqs1.

o Use sua criatividade para que o congresso seja relevante na vida dos membros.

(4)

O PREÇO DO DISCIPULADO

SAUDAÇÃO

Bom dia! Feliz sábado a todos que nos assistem nesta manhã, no ambiente presencial ou on-line. Chegamos na nossa terceira edição do congresso CONECTADQS1 – EU VOU. Estamos também participando de uma jornada espiritual de 40 dias na presença de Deus que iniciou no dia 1° de maio. Nossa meta nessa jornada é melhorar a cada dia nossas disciplinas espirituais e continuar crescendo em santidade. É também um privilégio estar na presença de Deus e aprender da Sua Palavra junto com os irmãos. A adoração fortalece cada vez mais nosso senso de unidade, comunhão, relacionamento e missão.

INTRODUÇÃO:

Hoje vamos meditar sobre a grande comissão, ela está registrada em Mateus 28:19-20. Os que poderem me acompanhar na leitura: “Ide, portanto,

fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Todo crente verdadeiro, é um discípulo de Cristo. Quando Cristo deu esta ordem, era para que seus discípulos fossem por todo o mundo pregando a Palavra de Deus e fazendo discípulos. É bem verdade de que nem todos seremos missionários em terras estrangeiras, mas todos podem fazer algo onde vive, onde mora.

O interessante é que a palavra “discípulo”, é usada como sinônimo de crente, de cristão, em todo o livro de Atos. Vejamos alguns exemplos:

• Atos 6:2 “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas”.

• Atos 11:26 “e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos”.

(5)

Por tanto não há distinção entre estas duas palavras, ser cristão e ser discípulo é a mesma coisa. Quando Jesus chamou seus discípulos, os instruir claramente sobre o custo de segui-lo. Pessoas de coração dividido, dúbio, que não estavam dispostas a comprometer-se com Ele, não o seguiam. Um dos exemplos de alguém assim está no “Jovem Rico”, (Mateus 19:16). Hoje queremos analisar o preço do Discipulado. Vejamos as principais características do discipulado cristão.

1. PARA SER DISCÍPULO DE CRISTO, É PRECISO ESTAR DISPOSTO A CONFESSÁ-LO DIANTE DOS HOMENS (Mateus 10:32-33)

A palavra “confessar”, significa “afirmar”, “reconhecer”, “concordar”. Trata-se de uma declaração de identificação, fé, confiança e responsabilidade. Significa que mesmo em circunstâncias contrárias, jamais teremos receio de dizer que Cristo é o Senhor e afirmar nossa fé Nele, Romanos1:16, “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e do grego”. Todo crente genuíno, confessará Cristo diante dos homens.

Esta confissão pode ser feita de duas maneiras:

• Com os lábios. “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:9). Através do uso da fala, da linguagem. Isso só tem valor, se expressarmos os sentimentos do coração.

• Com o nosso testemunho. “Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra” (Tito 1:16). Dependendo de nosso procedimento no mundo, confessamos, ou negamos a Cristo.

Esta confissão a Cristo, deve ser “diante dos homens”. Isto equivale a dizer que a confissão é o meio pelo qual evangelizamos, pregamos a Palavra do Senhor e testemunhamos com nossa própria vida. Por vezes nosso estilo de vida fala ou confessa totalmente o contrário da vida de Cristo. O mundo precisa ver a Jesus através de nossa confissão, (Romanos 10:10), “pois é com

o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Se o coração crê de verdade, a boca estará ansiosa para falar de

Cristo (1 João 1:1-2), “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos

(6)

testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada”.

Esta confissão indica a nossa permanência em Deus e a permanência de Deus em nós (1 João 4:15), “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de

Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus”. A confissão de coração, acerca de

Jesus, como Filho de Deus, confirma e evidencia a nossa comunhão com Deus. Nossa vida precisa falar do Deus que servimos. Ou do contrário não estamos testemunhando Cristo ao mundo.

Esta confissão determinará a confissão que Cristo fará de nós no dia do Juízo Final: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens,

também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Cristo certamente

dirá: “Este pertence a mim”. Ele confirmará sua lealdade para aqueles que foram leais para com Ele. Porém, temos o outro lado da moeda, “Mas qualquer

que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Como as cinco virgens tolas que chegaram atrasadas para

encontro com o esposo e ouviram do Cristo “Nunca vos conheci” (Mateus 24:12). Nosso conhecimento e testemunho de Cristo deve ser aqui, e agora. Com a vida no Espírito testificamos do poder do evangelho. Porém aqueles que o negam, o rejeitam e dele blasfemam, certamente sofrerão a justa punição (Mateus 25:31-46).

2. PARA SER DISCÍPULO DE CRISTO, É PRECISO ESTABELECER CERTAS PRIORIDADES (Mateus 10:34-37)

A segunda marca do verdadeiro discípulo de Cristo, é que ele ama a Cristo mais do que ama a sua própria família, o texto é enfático. Isto quer dizer que ser for preciso negar a um pai; é melhor negar ao pai terrestre, do que negar o Pai Celeste. É melhor negar a um irmão terrestre, do que a Cristo, o irmão celeste.

Eu creio que Cristo não estava ensinando isto em seu sentido absoluto, mas usando, isto sim, uma linguagem mais forte do que a nossa, para enfatizar o que dizia. Jesus não iria contrariar a Palavra de Deus, que ensina princípios de relacionamento familiar:

• Ela nos ensina a honrar pai e mãe (Êxodos 20:12), “Honra a teu pai e

a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

(7)

• Também nos ensina que como maridos devemos amar nossas mulheres (Efésios 5:25), “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também

Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.

Creio que o sentido da passagem está na frase: “E ainda a sua própria

vida”, (Lucas 14:26). Esta frase fala de fidelidade absoluta, acima dos laços

familiares e acima de nós mesmos. Vejamos alguns ensinos na Escritura sobre este assunto:

• Somos ensinados a negar a nós mesmos, (Mateus 16:24), “Então disse

Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”.

• Somos ensinados a nos considerar mortos, (Romanos 6:11), “Assim

também, considerai como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.

• Somos ensinados a nos despojarmos do velho homem com seus feitos, (Efésios 4:22), “a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do

velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”.

• Somos ensinados a tratar nosso egocentrismo com o maior desprezo (1 Coríntios 9:27), “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão,

para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado”.

Por que Cristo usa uma linguagem tão pesada? Por que se utiliza de exigências tão ofensivas? Por que Ele deseja espantar para longe aqueles que não querem se comprometer? Ele deseja atrair para si os verdadeiros discípulos. Ele não quer que pessoas de coração dúbio sejam enganadas, pensando que fazem parte do Reino de Deus.

3. PARA SER DISCÍPULO DE CRISTO, É PRECISO ESTAR DISPOSTO A CARREGAR A CRUZ (Mateus 10:38)

Tomar a cruz, implica em perder a própria vida. Significa estar disposto a morrer. Da mesma maneira que Cristo foi fiel a Deus, a ponto de morrer, seus discípulos, também precisam estar dispostos a morrer, se necessário for entregando a vida em sacrifício a agradável a Deus.

O suplício da cruz, era um dos meios romanos de pena de morte, e era usado para executar os piores criminosos. Por esta razão, a cruz

(8)

tornou-• “Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas

para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1Coríntios 1:8).

• “fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo

gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

• A cruz é um instrumento obrigatório para aquele que aspira o discipulado:

o “Quem não toma a cruz, não é digno de mim” (Mateus 10:38). o “Quem não toma a cruz, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.27). Jesus não está ensinando neste texto a salvação pelo martírio, como alguns deduzem pelo teor do Vs. 39, quando diz “Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”, mas Ele estava se referindo a um estilo, um padrão. Estava afirmando que os verdadeiros discípulos, não recuam, nem mesmo diante da morte. O verdadeiro discípulo, procura seguir a Cristo, ainda que isto lhe custe a própria vida. Vejamos alguns exemplos de discípulos que viveram situações de martírio por amor a Jesus:

• Pedro e João foram ameaçados por ensinar em nome de Jesus (Atos 4:18-21). • Estevão é apedrejado até a morte (Atos 7:59-60).

• Thiago morre à espada e muitos da igreja primitiva são perseguidos por intermédio de Herodes (Atos 12:1-4).

• Paulo é martirizado por amor ao evangelho (2Timóteo 4.6-8). Para ser discípulos de Cristo, é preciso estar disposto a sofrer as maiores afrontas e morrer se preciso for, pelo seu nome.

CONCLUSÃO:

Estamos vivendo nos últimos dias, estamos próximos da volta do nosso Rei. Para a Grande Comissão ser cumprida em nossa geração, é preciso agir, cada membro precisa estar comprometido em ser e fazer discípulos. Devemos começar agora e viver o discipulado como um estilo de vida, comunicando o amor e o perdão de Deus a todos que encontrarmos. Quem quer fazer encontra em meio, quem não quer encontra uma desculpa (Prov. Árabe).

A grande pergunta que tenho que fazer é: Estou fazendo sendo um autêntico discípulo de Cristo? Estou partilhando com meus amigos a alegria da

(9)

Salvação? Estou convidando meus amigos para que tenham um encontro com o salvador?

Está chegando o grande dia do batismo do discipulador QS1. Você está orando por cinco amigos que não conhecem a Cristo? Está dedicando um tempo de sua vida ministrando a palavra de Deus a esses amigos? O que suas atitudes revelam em relação ao discipulado de Cristo?

O preço do discipulado é alto. Todos os que quiserem seguir a Cristo, terão que estar dispostos a pagar o preço, caso contrário, jamais serão verdadeiros discípulos. Está você disposto a pagar esse preço?

Hino final: A Missão:

(10)

Referências

Documentos relacionados

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Suspiro uma, duas, centenas de vezes… Levo as mãos à cabeça…Bagunço cabelo,  escorre uma lágrima… arrumo o cabelo e o travesseiro leva um tapa.. Estalo os dedos  mordisco

2.º A realização de transplantes ou enxertos de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano só poderá ser realizada por estabelecimento de saúde, público ou privado, e por

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Na eventualidade da analgesia de longa duração de ação não ter sido estabelecida antes do fim da cirurgia, poderá ser necessário continuar a administrar Remifentanilo Sidefarma para

Apartir de análises de móveis de descanso do século XIX existentes em acervos de museus no Brasil, em imagens de época produzidas por artistas brasileiros (em pintura e literatura)

A inovação desse trabalho foi obter blendas condutoras com boas propriedades mecânicas a partir da polimerização in situ de monômero de anilina em látex prevulcanizado e