• Nenhum resultado encontrado

ocfy ^&+^u^^ O- Mais adesões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ocfy ^&+^u^^ O- Mais adesões"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

oCfy ^&+^u^^

<ZZ^>Z*£s\_

Qjc&sbiaa. Ojücís_1 üo ri-__*UL_alci_plo © do jF6. 3FL. Liberal

ANO n

:--*_*.-»-_ * K-mcx

¦Diretor: »».hi*tkio KiBDBRAUK» I R. G. do Sul - Caxias, 18 de Agosto de 1934 Gerente: EME MO FOV1M

N.a 78 ——-_i I II ¦¦¦MMIIMM»--M--»-M-_-'^-|-_-i«_-^ —— H ¦ I¦ ¦ — 11-11 ¦ III

a Frente Única

-¦- ¦ 1 ¦ - n i i i in — -—¦¦imi_iu-.un -iimiii-iiii ¦¦!¦ ¦¦!¦-¦¦ im

Escreve «A Federação»: Um prenuncio máo está in-tranqüilizando os destinos da oposição rio-grandense. Dc todos os pontos de seus re-dutos chégatn-iios noticias do esfacelamento de suas hostes. 0 seu eleitorado está se enfraquecendo e no espi-rito de seus .chefes está dês-cendo uma sombra de d esa-nimo e de inércia.

A razão deste embotaraento de energias já é bastante conhecida: falta de um pro-grama e de unidade politica dentro da frente única e a linguagem empregada nos co-micios, que pela sua violen-cia e descontrole, repercutiu longe como um balbuciar de agonisantes e vencidos.

Os proceres mais eviden-tes dn frente única não es-condem, entretanto, os efei-tos do crepúsculo sombrio que se aproxima. Em todos ele:* nota-se o estigma da der-rota. Num supremo- esforço procuram tornar publico, em noticiários amplos, as mini-mas cousas que nada trazem de útil ao seu partido, a e-nas para lembrarem que sub-sistcm ainda. Um flagrante instinto de conservação. E' preciso que os seus poucos correligionários do interior saibam que eles não naufra-garam ainda, por isso este esforço sobrehumano.

Mas o que e'es náo podem ocultar, ap3zar d; conserva-rem as aparências, é que a discórdia e a confusão já reinam no seio da chefia local da frente única e que um grave descontentamento esti retrahindo os exilados recém checados-.

Cs 3xilr.dos sentem-se desilu-didos pela chefia local. Jul-gavam eles encontrar aqui o terreno jà preparado para uma grande campanha de propaganda politica. Por issc o ímpeto e o rompante por ocasião do seu regresso. Mas a verdade é que a chefia lo-cal nada havia preparado e uma grande decepção os a-guardava. Sentiram-se então isolados e as suas palavras não tiveram a repercussão que desejavam.

A chefia local advertiu-lhes, naturalmente, como explica-ção, que nada poderia ter fei-to, por falta de recursos mo-netarios.*

Para cruzar o Rio Grande do Sul com caravanas de pro-paganda seria necessário uma fortuna e os cofres da frente única não acumulavam nem siquer o necessário para o reerguiraento do «Estado do Rio Grande do Sul», órgão do Partido, Libertador para a pro-paganda pela imprensa.

Julgamos que este seja o

Rio Grande. E este desapare-cimento, pelas circunstancias do momento, parece mesmo querer dar-se, antes mesmo do prelio eleitoral de outubro. Não era tão diiicil a pre-visão, pois éra bem claro o raciocínio ...

fac or mais decisivo (io aca-brun&amento dos proceres frenteunistas, isto é, a falta de provindencias da chefia local, no sentido de acum ílár reservas para uma grande campanha eleitoral.

Os exilados nada mais pos-suem, por isso nada poderão fazer. Alegam que tudo d -riam para este imponente mo-vinrmto civico, si o peso ar-gcr.iQÓ não chegasse a 55109 no ¦ixilio . . .

Nio se observa mais entre os membros da chefia local aquelas mesmas atitudes se-veras de força e disciplina. Resolveram, sem recursos de espécie alguma, ser mais mo-destos em suas árremetidas, Precisam de todos e não po-dem anular homens. Por isso o sr. Minuano de Moura não mais será expulso do Partico Libertador, por indisciplina. Não renunciou a sua cadeira na Câmara dós Deputados, contrariando ordens superio-res de seoi partido è agora continuará nela sob os aplau-sos de seus próprios -chefes. Esta solução parece não ter agradado a muitos frenteu-nistas.

Os chefes e sub-chofes da frente única já estão dasan'-mando e alguns desertando mesmo. O sr. João Neves irá repousa? em Cachoeira e ós demais ficaram calados, por-que estão proibidos de pro-nunciarem discursos extre-mistas. O sr. Batista Lüzardó, que abandonou o seu coman-do em Serro Alegre, irá á Pernambuco, no desempenho d : uma n issão difícil, rjãsi impossível. O sr. Osvatd) Ver-gara irá para uma estação dc cura em Caixambú. Quanto ao sr. Maurício Gárdòsõ n-.vii se sabe. Uns afirmam que jà se encontra em Porto Alegre, outros negam que ele aqui te-nha chegado . . .

A F en e Única parece que esqueceu que as eleições es-tão marcadas para 14 de ou-tubro do corrente ano ... Ou então, uma outra hipótese mais acertada: niuguem mais se entende na «babel politica» do Rio Grande. A Frente Uni-ca se embaraçou na varieda-de varieda-de idiomas varieda-de seu progra-ma e os homens estão se desconhecendo.

O que resultará do tudo is-so? Precisamente o que vi-j nhamos afirmando por estas mesmas colunas: a impossi-bilidade de uma confiança poii-tica reciproca entre os compo-nentes dos dois partidos opo-sicionistas e de um programa unilateral de doutrinação sin-cera, será a causa fundamen-tal do desaparec!í*H*! *. iom-pleto da Freute U»:*:-* do

O-Mais adesões

Noticiam de S. Francisco de Paula que. por ocasião da recente excurslo da carava-na liberal chefiada pelo dr. Virissimo Rib.ir *, prefeito do município, no te -ceiro distri-to, aderiram ao Partido Re-p.íblicáno L beral os seguiu-tes ex-li.berJa.dor.es. daquele distrito: Zozímó José Morei-ra. Hugo R-iul, Antônio Mar-tins da Silva, José L-iiz de Camargo, Manoel Claudino da Silva, Anatiir Nunes de Ca-margo, Manoel Camargo Sil-veira, Fraucelino Baptista Custa, Vii-gilino Baptista da Luz, Eduardo Oswaldo dos Santos, João Baptista Costa, [daiino Becker, Jayme Oli-vcti Reis* João Maria Silva, Assis Alves dos Santos, An-tonio Pereira da Rosa, Acilo Netto Andrade.

Até agira requereram qua-lifidàçíb 70) novos eleitores liberai-;, en:*uahto a Frente Uaica nã) alcançou 100.

-O-Ora, bolas!...

Dizem do Rio qua no a-pa-lam-ínt•> do sr. Baptista L iza>*do, no Pálàcé Hotel; liou-ve nova reunia') d 3 elemen-tos oposicionistas, fie indo re-sólvida a oordenação da o-posição parlamentar, liderada pelo sr. Saníoaiò Co-rêa, com a denonvaaçã*) d3 União Na-cional Rèvisibnista.

Imoíliatameit ** oí deputa-dos da minoria é_c,3tár3,ò ura l campanha pela revisão di Constituição do 16 de julho... Nos meios p>litiej*da mal-oria, na Câmara, foi cofnen-taia de máné'i-a estranha a participação dó fi.'. Baptist: Luzardo naquela reuriiãoj co-mo representante da Frente Única, porque o m úor servi-ço que esta poder,a apresen-tar á minoria seria a conti-nuaeão de seus rapresenta.v tes Maurício Cardp io, Adroa -do Mesquita e M-nuano de Moura, no ex.*rc"c'o do se i mandato de deputados.

Entretanto, .esse* deputadas írentistas renunciaram aos seus mandatos.

Causa estranheza, diz o «Jornal do Brasil», quetenfo a frente única retirado seas representantes d i Câmara, partecipe, agora, de reuniões para coordenação das mino-rias e que isso fa;a por in-termedio do sr. Baptista Lu-zardo, que é pessoa estranha á Câmara.

Banco do Rio

Gran-de do Sul

Da filial desse importante estabelecimento bancário, nesta cidade, recebemos um exemplar do relatório apre-sentado pela sua diretoria á assembléia geral de acio-nistas e correspondente ao exereicio de 1933.

Desse documento consta o seguinte parecer, firmado pe-lo conselho fiscal ao mesmo Banco:

Srs. Acionistas. No cum-primento do mandato que nos outo.-gastes, e tendo em vista as atribuições que nos são-conferidas pelo art. 28 dos Estatutos, examinamos as o-perações do Banco do Rio Grade do Sul, realizadas du-rante o ano de 1933, apre-ciando o balanço, as contas e o relatório dos seus admi-nistradores. Em tudo consta-tamos a melhor ordem, a má-xima clareza e exatidão. .

Os nrgocios sociais, «on-duzidos de acordo com as finalidade-* do Banco, foram realizados com acerto e se-gurança, evidenciando o tra% balho profícuo e a superior orientação da Diretoria.

Somos, pois, de parecer que os atos e contas dos admi-¦listradores sejam aprovados ela Assembléia, consignan-íe-se em ata um voto de lo»-v r a s mesmos pelos res 5 tados obtidos. Esse voto deve ser estensivo á pessoa dos liretorés dr. Renato Costa e Aklo Filgueiras que, tendo resignado os mandatos que vinham exercendo, o primei-•o desde a Fundação dp Ban-co, e o segundo pelo espaço de dois anos, afastaram-se da sociedade depois de á mes-ma haverem prestado, com o ¦eu esforço e competência, os mais assinalados serviços. Porto Alegre, 21 de março de 1934. José Bertaso, Carlos Lu-bisco, Edmundo Drelier & Cia.

-O-,_^ssassi_*iato

d.e

uma a*u.toxid.ad.e

Sábado passado,

quan-do so realizava um baile

na sede no 7.° distrito de

São Francisco de Paula,

foi assassinado, com um

tiro na nuca. o cidadão

Vicente Rodrigues,

sub-prefeito daquele distrito.

A vitima, que era

ho-inem valente, foi atacada

de surpreza, pelo

assas-sino, que, chegando

desa-percebidamente por uma

janela e acobertado

pe-las trevas, aproximou-lhe

a arma da cabeça,

desfe-chou o tiro e desapareceu.

O facto

causou forte

repulsa no seio da

popu-lação do 7.0 distrito, onde

o sr. Vicente Rodrigues

gosava justa e merecida

estima.

As

autoridades

poli-ciais já teem'indícios por

onde esperam descobrir,

dentro de pouco tempo,

quem seja o criminoso.

Para evitar a repetição

de tão hediondos

atenta-dos e acautelar a

popu-laeão contra a

possibi-li-dado de

vinganças, por

parte dos amigos da vi

ti-ma, o governo do Estado

fez seguir para o local

do facto uma força de 20

praças da Brigada

Míli-tar do Estado.

..()-G

Circo i-ESI-vero

No antigo campo

do

-Juvenil,

no

bairro1 da

€ascata, armou seu

pavi-lhão o Circo

7 Irmãos'

Rivero, que constituo uni

apreciável conjunto, como*

os melhores no gênero,

que no3 teem visitado.

Este circo apresenta um

conjunto de cerca de 50

pessoas e 60

animais,ei-tre os quais se veom leões,

africanos e

americanos;

leopardos, hienas, m

a-cos, coleção do animais

exóticos,

cães, cavalos

o porcos .amostrados, etc.

A sua extreia tovo

lu-gar quinta-feira.

Gral. Piores <a.e_

Cia.__il_._ai

Tendo o sr. João AbbiU Sobrinho, sub-prefeito do l.o distrito, telegrafado ao emi-nente General Flores da Cu-nha, congratulando-se com S. Exa. pela estrondosa ma-nifestação recebida em Porto Alegre e hipotecando-lhe sua solidariedade, S. Exa. res-pondeu nos seguintes termos;'

«Muito grato vossos gentis cumprimentos e solidariedade. Cordiais saudações. Flores da Cunha.» CI_>_"_ES_\_C_A._3

Oe_*itxal e _A.polo'

DOMINGO

Footligbt Parade

¦3-*u.axa:r_3r

-

larak da Zona --•

(2)

¦¦:¦¦

. .:. t v«'

O MOMENTO N 78

ST*1 C

•VALIOSAS APESOca

;lo ^Pairtlclo _B3p*u.lolicaiio Liberal Os dois factos de maior

re-percussão politica, na ultima semana, foram; sem duvida, as adesões dos ilustres bra-sil.iros, general Vespucio de Abreu; éx-senadíc rio-gran-denso, e dr. Carlos Penafiél, ex? deputado federal.

Esse;-: ilustres patrícios, que* haviam ficado á mas gem, por não terem participado da 1 e-Vv.lução vitoriosa de 1930, a-eompur.bando agora com su-pe.ioridade cie vistas a si-tuaçãp politica do Estado, re-solVèrani sair do ihdifer.én-tis mo* para, humá significativa demonstração de patriotismo e amor ao Fito Grand e, apoia-rem a politica e . adminis-tração ;lo general Flores da Cunha, filiando-se ao Partido Republicano Liberal, a única força política organizada e com ideal definido, atualnien? te, no Rio Grande do Sul.

A carta dirigida ao presi-dente do Div.toriò Central, polo general Vespucio de A-breu, è um documento bri-lluuiie pela sua argumentação e tom d. sinceridade.

Diz no inicio que os dois partidos tradicionais cio Rio Grande cindirám-sé, forman-do forman-dois grupos oposto.-: forman-do um lado, republicanos e li-bortadores continuam a se chamar Fronte Única ou, me-lhòi-j força sem energia; de outro.Iaclo, republicanos e li-berítidõresf organizaram o Partiu. Republicano Liberal. O -primeiro grupo ò amor-fo, seiu programa próprio; o segundo se reuniu cm con-grosso e se traçou normas jíitkius, francas e possuo ri-gorosa unidade tie princípios. Depois de outras eonside-çõos, termina a carta dizen-cio quo «o Partido Republica-no Libera! sausíaz condições novas da vicia política e so-ciaLdo país, sem deixar om

iseu programa de se apaixo-luar pela tradição republicana da terra gaúcha, ao passo que a Frente Única marcha para o parlamentarismo, di-vorciamlo-se definivamente daquelas tradições.

Chegou, pois, o momento em que não é licito aos que tiverem quaisquer responsa-bilidades, por mais diminutas que sejam, de chamarem-se á comodidade do silencio.

Assim, entre o repudio da.-* idéias quo adotei e defendi durante quarenta anos e um programa que é a natural e-volução das mesmas, prefiro este e fico com o Partido Re-publicano Liberal.»

O di*. Carlos Penafiél dis, entre cousas, o seguinte:

«Neste momento se reabro a luta pelitica no Rio Grande e entramos na nova vida cons-titucional. Depois de quatro anos do abstenção, a que me recolhi voluntariamente, afãs-tanclo-me por completo de quaisquer partidos e coliga-ções formadas após a revo-Lição, venho de animo serc-no e deliberado solicitar, por intermédio de v. ex., a minha inclusão entre os membros do Partido Republicano Liberal, cujo programa resume com felicidade as aspirações con-vergente...

Presto, ao mesmo tempo, apoio á conduta heróica com qüe v. ex. tem èabido defen-der a ordem e a Republica, perfe tamente compenetrado, graças á profunda e instintiva inteligência social, das gra-ViSsimas responsabilidades históricas que pesam sobre os ombro? cio chefe de Estado, nà quadra tormentosa em que está entrando o mundo, pelas mais amplas e perigosas vias de desagregação politica, eco-nomica e social.»

cionarios de 1930 vôm preparando o futuro do Brasil.

No edificio da Prefeitura, em dependência apro-priada, encontrarão os nossos correligionários e amigos quem se encarregue de preparar-lhes o alistamento.

A Comissão Diretora

O

UM

Quando ela vier

A

.

Quando éla vier, meu Deus, quanta alegria E quanto encantamento sem ter fim... .

Terá, canções de pura melodia,

A orquestra dos sentidos, dentro em mim... Meu, coração 'presente d sinfonia

Dos deuses a cantar, matando o «spleen» Que andou cm minha vida. E, nesse dia, Tudo ha de ser alegre, para ruim.

Das estrelas o brilho .. o azul dos ares.... A luz do luar.... o branco dos altares E o esplendor do Sol Oh! que prazer! E tudo pra deixar rjlori ficado

O momento qu:} tanto hei almejado, — O grande dia: o dia em qu:: éla vier!

C2rsralclI:__.o

ferreira,-respili

9

iranfl!

A a

_..'j

APELO AOS GAXIENSES

O Rio Grande devorai eleger, dentro de pouco teiipo, os sous fepresontanjtes á Assembléia Cons-titiiin.e estadoal e pvcparár.se para outras invseti-duras aos altos postos administrativos estaduais e municipais.

A formalidade indispensável para que os cida-dãos façam valer a sua vontade e sua opinião, na escolha dos seus representantes, è o alistamento eleitoral,

O alistamento 6, alem disso, -indispensável para que os cidadãos possam exercer cargos públicos e usar eoríos direitos quo a lei deixou dependentes (hi prova da qualidade de eleitor.

Em resumo, pode-_e dizer (pie, de acordo com a lei eleitoral em vigor, quem não è eleitor não é um cidadão completo.

Nestas condições, a Comissão Diretora do Par-tido Republicano Liberal resolveu intensificar os trabalhos de alistamento, proporcionando todas as facilidades para que os seus correligionários e ami-gos possam reintegrar-se na condição de cidadão brasilero.

Ao fazer-lhes esta comunicação, dirige-.i.v.. ¦ ••-,-bem um caloroso apelo para que todos os senho-res o seuhoras, em condições de alistar-se, procu-rem, sem demora, cumprir esse primaciaí dever civico, afim de que, no momento oportuno, possam contribuir, com o seu voto livre o esclarecido, pa-ra conso idar a obpa-ra politica com que os

revolu-O .Jornal da Manhã assim noticiou a chegada do Gal. Flores da Oyhiia a Porto Alegre:

A cidade assistiu, ontem, á chegada do gal. Flores da Cunha, a um espeta* culo majestoso ea que não podia ficar indiferente nenhum homem desensi-bilidade civica. Uma mui-tidão superior a seis mi! pessoas, repr e_;en.uut.sde todas as «lasso;; sociais, aguardava, impaciente, no cais, o chofe do governo do Estado o do Partido Republicano Liberai, para signifieardho o sou apreço, a sua estima, a sua admi-ração, o seu respeito o, antes de tudo, a sua con-fiança.

A hora—meio dia—não era das mais propicias a uma manifestação dessa natureza. Não havia saí-da de cinemas, nem gente fazendo «íooting*... Além disso, o local era afastado da rua dos Andradas... Não se pode assim, dizer que aquela fosse cons-tituida de • curiosos .. . Não. Os (pie ali foram -— foram expressamente pa-ra manifestar e testemu-nhar ao preclaro rio-gran-dense—garantia da paz, da ordem, do trabalho e da prosperidade—os seus melhores sentimentos de solidariedade. E de resto, bastava auscultar aquela

[grande massa que vibra-.va, cheia de fé e dc en-itiísiasmp,

j Ao sal.ar no cais, o iri-Iterveiltpr federai, qué já jfôra aela-mado no aero-j porto, onde o aguardava jíima grande massa do povo, recebeu uma es trom dosa manifestação em que sé alternavam os vivas a Is.uá excelência, ao Partido [Republicano Liberal e,ao

Rio Grande do Sul. Esto o espetáculo que foi assistido pela cidade, ontem,, á luz do dia, — | espetáculo que prescinde idos «tij-ues? fotográficose [qüe não teve edmparsaria iiie ira o sos,

Depois da demonstra-ção espontânea o quasi do improviso—pois que só á ultima hora a cidade revê a certeza da chegada cio eminente rio-grandense que a população da capital, interpretando e objetivando os sentiníen-tos da quasi únanimida-de do Rio Granúnanimida-de, levou ao general Flores, da Cu-nha, podem sossegar e confiar os homens que fazem a grandeza e a prosperidade do Estado com o sou trabalho: as exortações á desordem, apelos á anarquia não en-contraiu óco no coração da nossa gente!

E o gal. Flores da Cu-nha pode e deve sentir-se confortado: o seu povo reconhece os seus sacri-ficios e as suas renuncias em prol da sua terra e da comunhão rio-gran-dense !

reieirara isiíiiiict

pai tle Caxias

Prorroga o praso para

pagamento, sem multa,

atè 31 de Agosto entran-te, dos impostos de «DE-CIMA URBANA. TERRE-NOS NÃO EDIFICADOS E TAXA DE ÁGUA». O coronel Miguel Muratore, Prefeito Municipal de Caxias, no uso das suas atribuições legais, e considerando ter o Governo do Estacio, mais uma vês, dilatado o praso ; ara o pagamento do imposto tem-tonai, facilitando, desfar.te, os contribuintes em at.azo a atender seus impostos, resol-ve, pelo presente àto, prorro-gar o praso para o

paganten-to dos impospaganten-tos de

«DECI-MA URBANA, TERRENOS

NÃO EDIFICADOS e TAXA DE ÁGUA» até 31 de Acosto eutrante, impostos esses rela-tivos ao l.o semestre deste ano.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Ca-xias, 31 de Julho de 1934.

a) Miguel Muratore, pro-feito.

á [ftFSs. j£$$ lfps\ ísfe .jããefe. %

lifcriill^I

\ ^SH_ \\ *U_. VTü* *Í1M*V^ >tó_ ^tSGtí&T & «^^_.k_^u__j_. ¦»«_ Q

fl

¦j Se o vosso apare-s lho de radio não es-% tá funcionando ao

h

8 vosso contem...

di-i_

'p

rija-se árua Simní-g bú, n. 1913 ou cha-I mar pelo telefone

302.

Concertos garan-tidos, bem como construção de apa-rellios por preços módicos.

p

I

I

ri »>:tí**í*^.íc*xx^^ V. S. teve GRíPPE ? ENr RàQL'í:CE!J-SE ? Ainda tem tosse, dôr nns

. costas e no peito? Use o poderoso tônico

ÍINHO CIISOSOTADO

Oo rbarro. Chim. Joüo da Silva Silveira

HECO_STnlL.T_ DE 1.' OBDEM

|

Dr. Aug. Liborio Simon j.

S C_íU'í.«»í.-0-í>KXTl..TA| i

y, Doenças da bocea, ci-$ rurgia buccal, tratamen-á to dos dentes por

ME-p THODOS diversos

| CONSULTÓRIO:

S Run 1. «le Cn .filbo*, 1707 aWí-WíXXXJCXJmJÍXXXX*^^

(3)

O MOMENTO N 78

ua

I

£

ca

^Êf

bleit ora!

Relação

De acordo com o artigo 14 parágrafo 4o. da Lei Eleitoral, faço publico

a relação das pessoas qualificadas nesta data, os seguintes cidadãos.

5349 5350 5351 5352 5353 5354 5355 5356 5357 5358 5359 5360 5861 5362 5363 5364 5365 5366 5367 5368 5369 537Ü 5371 5372 5373 5374 5375 5376 5377 5378 5379 5380 5381 5382 5383 5384 5385-5386 5387 5388 5389 5390 5391 5392 53.93 5394 5395 5396 5397 5398 5399 5400 5401 5402 5403 5404 5405 5406 5407 5408 5409 5410 5411 5412 5413 5414 5415 5416 5417 5418 5419 5420 5421 5422 5423 5424 5425 5426 5427 5428 5429 5430 5431 5432 5433 Alberto Roese Augusta T. Poletto Adelia Rosa Pandolfi Ângelo C. Buffon Ângelo Pedro Marcon Augusto Brezolin Alberto Luiz Rech

Adelino Lise Antônio Tome Adelia D. Giani Abitino F. da Costa Angela Romani Ângelo Marcarini Antônio Pegrrini Augusto Liborio Simon Américo Alberto Boff Armindo Zanotti Albino Dailalba Alexandre Luciano Apolonia G. Vacchi Adelina M. Cecconello Adelzia Piccoli

Angelina Lavra Pinto Adelina M. Barazzetti Ângelo Humberto Viezzer

Argia Masotti Angela L. Venzon Antônio Rossetti Adelino Stalivieri Adelaide A. Bridi Avelino Jacobus Avelino Saccaro André A. Moratori Adelina de P. Neris Anna Concer Ângelo O. Rezzadori Arcadio José Postali Ângelo Oss Ângelo Frizzo Ângelo Piccoli Ângelo Viezer Ângelo D. Antoniolli Angelina G. Moreschi Antônio B. Zugno Antônio Comerlato Antônio A. Viezzer Antônio Michelon Antônio João Ortolan

Antônio Oss Arthuro Viero Amalia L. Carlim Antônio M. dos Santos Antônio Perazzolo Antônio Pellizarri Adelina D. de Britto Aurelia Guerra Amabile Comerlato Alexandre Tisatto Angela T. Barazzetti Adolpho Bergamaschi Amabile FrizzoJ Ary De Carli Angelina Adamatti Alexandre Roglio Anice S. Cia Attilio SiDtta Agostinho Corso Anzelmo Zapparoli Affonso de O Mendes Alberto Grossi Agostinho F. Boff Ângelo Cunha Angelina Bartoluci Angela Rech Bisi

Antônio J. Lucchesi Antônio B. Catuzzo Antônio __. B. Buffon Amadeu Ziuani Angela D. F. Poletto Angela Bianco Avre Beatriz L. P. Favero Benizio Pontalti Bortolo Venção Baptista Paglíarin Bortolo Marcon 5434 Carmelina De Carli 5435 Carolina Maria Rech 5436 Cândida Sebben 5437 Clementina Slongo 5438 Clara Arnholdt

5439 Caetano L. Co8tamiIan 5440 Carlos Natal Marinho 5441 Cecilia M. Bressan 5442 Caetano Panarotto Filho 5443 Clelio Bacchi 5444 Carlos Bonesi 5445 Cândida de F. Adarai 5446 Carlos Job 5447 Catharina Sachett 5448 Clotilde DalFcqua 5.-49 Cesira Zatti 5450 Coróna Dalcortivo Bóz 5451 Catharina Moreschi 54.2 Catharina A. Pizzolató 5453 Cândido Caberlon 5454 Carolina S. Fontana 5455 Carolina Cecchin 5456 Carmelinda Costa 5457 Cyro Turella

5458 Clementina Dal Pont Boff Vidor 5459 Cecilia Previdi 5460 Carlos Resadorí 5461 Carlos Frasini 5462 Carlos Mattioda 5463 Carlos Rigotti 5464 Caetano Sachet 5465 Carlos Tomasi 5466 Carlos Fachin 5467 Catharino Tonietto 5468 Carlota Debastiani Guerra 5469 Cathnrinha Regalin

Mon-temezzo

5470 Caetano Angeli 5471 Cezar Sanvito

5472 Carlos Dias Bellissirao 5473 Domingo C. Mezzomo 5474 Dejanira Pinheiro

Ma-chado Borges

5475 Dominga Onzi Perini 5476 David Tomazzoni 5477 Domingos Bampi 5478 Daniel Angeli 5479 Daniel Masotti 5480 Damingos Tronca 5-181 Ernesto F. Costamilan 5482 Edevino Ruppenthal 5483 Elsa Boff Rossato 5484 Erico Raabe 5485 Emma Maria Croda 5486 Edviges Maggi Sanla

Catharina

5487 Egidio A. Dartora 5488 Ernestina Zatti

Fedu-mente

5489 Emma Bóz Feretti 5490 Elvira Spada Lorandi 5491 Eduardo F. Zanchetta 5492 Égide Sitta

5493 Ernesto C. Hõttl 5494 Eugênio Pedó 5495 Eliza Helena Loss 5490 Ernesto Antônio Weber 5497 Eugênio Spada Piccoli 5498 Erina Gubert

5499 Emma Zappoli Segalla 5500 Eugênio Gaio

5501 Edmor Augusto Ferreira da Silva 5502 Ernesto Furlan 5503 Eugênio Canali 5504 Eugênio Sirtoli 5505 Fortunato Brusa 5506 Ferdinando Salvador 5507 FranciscoJ).-*' ;: 5508 Francisca Aciaim 5509 Firmino Sirtoli 5510 Feliciana Casagrande ' Kinstshner 5511 5512 5513 5514 5515 5516 5517 5518 5519 5520 5521 5522 5523 5524 5525 5526 5527 5528 5529 5530 5531 5532 5533 5534 5535 5536 5537 5538 5539 5540 5541 5542 5543 5544 5545 5546 5547 5548 55-19 5550 5551 5552 5553 5554 5555 5556 5557 5558 5559 5560 5561 5562 5563 5564 5565 5566 5567 *•*_"*/*"-5570 5571 5572 5573 5574 5575 5576 5577 5578 5579 5580 5581 5582 5583 5584 5585 5586 5587 5588 5589 5590 '5501 |5592 Francisco Callegari Francisco Mussuquini Fernandes Ruppenthal Fortunato Maschio Francisco V. Viezzer Firmino Bacchi Fortuuata D. Bridi Francisco Formighieri F. Francisco Rostiroílá Francisco Rech Fiorindo Frisso Fioravante Schiavo Feruccio D uso' Fernando Scussiatto Fiçírayaiite Florelü Giaçondo Biasiò Guerino Gubert

Genáíiho Luiz Zprzi Gemma Rech Toniello Giaco mina Casagrande

Gecémina Panarotto Geuoveva Rizzon

Craciano Francisco Fi-lipini

Giacomo Andre.li Gaspa'• Fredolino Webòr Gi.ac.oraj.na Cerniu Motter Gelázio B''-z Gjusepina Pelin Gii.seppc Lazzárettí Generosa A. P. Viezzer Gaudencio Guaceli Guerino Lorandi Guilherme Previdi Giuseppe Portolf_n Guilherme Pezzi Guilherme; Antonioli Henriqne Cia Helena Mariani

Helena Pessoli Viezer Hermelinda P. Portolan Herminia S.berzi Matté Herminia M. M. Guerra Hypolito J. Courtois Hilário Piva

Honorata Toigo Hugo J. Seild

Herminia Basso Rigon Henrique Bratz

Henrique Monte de Souza Ida Itália Pasqunli Ida Baçhi Tome Irincó Ma otti

lda Dosolina Fedrizzi Id. Maria Rech Stefeli liaüna Demore Rech Ignez Fiorio Poletto João Adami

João De Gregori João Baptista Dartora Josué Ba- o

Joaquim L< nj.*o Joaquim Barasuol João Batista Toss João Vial F.o

João Ângelo Bragagnolo João Boff

Joanna Rossi

João Mcneurotto Filho João Amudio Pagliarin José Ceoíato

José Verona José Frare José Marchioro Judita Menegolo

Jacob Feliz Menegassi José Turra

Jacob Francisco Schons José Formolo

Joanna Margarida Salva-dor Mazotti

Josephina lope

JuzephinaF abre Guarese José Vidor

5593 Jacob Dal Zotto 5594 Juseppe Formolo 5595 João Rigon 5596 José Vergani 5597 João Tisatto

5598 José Martins dos Santos 5599 José Toni

5600 Jacintho Lozano Garcia 5601 João Aver

5602 Joanna Micheli Bortolini 5603 João dos Santos

5604 Josephiua Boff Ibé 5605 João Manoel Lopes 5606 João Boldo

5607 João Fadanelli

5608 José Varella de Camargo 5609 José Turella

5610 José Mughaga 5611 Júlio Formolo 5612 Luiza Angela Croda 5613 Libra Catharina Lenzi 5614 Luiz Dal Piccoli 5615 Ludovico Lenzi

5616 Laurindo Domenico Boff 5617 Luiza Joana Bisol 5618 Luiz Covolan

5619 Luiz Francisco Menegolo 5620 Luiz Perico

5621 Lúcia Frigeri Visserini .622 Leonora Formolo 5623 Luiz Maggi

5624 Ludovico Mazzuchinl 1625 Leopoldo Mazzochini

5626 Leonilda Ruíatto Frizzo 5627 Luiz Massegnani 5628 Luiza Pelizzari 5629 Luiz Poletto 5630 Lúcia Alquati, 5631 Lodovico Formolo 5632 Luiz Onzi 5633 Leonilda Lorenzoni 5634 Luiz Segundo Prandi 5635 Luiza Kintschner

5636 Lúcia dos Santos Laçava Timer

5637 Luiz Rossi Netto 5638 Luiz de Freitas Filho 5639 Luiz Salvador

5640 Maria Ceolato Marinho 5641 Maria Beloto Matioda 5642 Margarida Giani

5643 Maria Antonia T. Demori 5644 Maria Amélia F. Schons 5645 Maria Thereza Merchedes

Estalliviero 5646 Maria Perini

5647 Maria Battistini Sartor 5648 Maria Gaio

5649 Maria Dossin

5650 Maria Amélia Sacaro 5651 Mariana Zanini 5652 Maria Verona

5653 Maria Antonia De Martini 5654 Maria Antonieta Rossetti 5655 Maria Marchesini

5656 Maria Comerlato

5657 Maria Leonora Formolo 5658 Maria Scolastica Bisol 5659 Maria Meletti

5660 Maria Portolan

5661 Manoel Luiz Gazzana 5662 Maria Menegotto 5663 Maria Danieli

5664 Maria Treganzin Frare 5655 Margarida Fiorenze 5666 Mario Rosina

5667 Maximiliano Brancher 5668 Maximiliano Sartori 5669 Margarida Viezzer 5670 Marcelino Ricardo

Ada-matti

5671 Maria Capeletti 5672 Margarida C. Previde 5673 Maria DaU'Alba

5674 Maria Catharina Sartor 5675 Maria Vergani Concer 5676 Maria Trentin Techio 5677 Mario Bampi

5678 Maria G. Sartor Ro^.i 5679 Maria Girardi Gaio 5680 Manoel Concer 5681 Marcos Marchesini 5682 Maria Berton Cons 5683 Maria Pezzi Moretto 5684 Maria Gasperin Forrr-olo 5685 Maximiliano Biondo 5686 Maria José Monteiro 5687 Nicacio da Silva Crt>y. 5688 Nair Martini

5689 Nayr Lionço Covolan 5690 Natalia Müller Zimer 5691 Olinda Montese Facci in 5692 Orlando Kahler

5693 Olga Dani Mariani 5694 Onorato Saccaro 5695 Osvaldo Nunes 5696 Otávio Barcarolo 5697 Octaviano Bertoletti 5698 Orencio Agostinho dos

Santos

5699 Orestes Adami 5700 Orcadio Guerra 5701 Olivo Andreazza

5702 Olympio Antônio Pereira 5703 Ottilia R. Vencato 5704 Octavio Nozari

5705 Paulina Boff Dal Zotto 5706 Primo Pietro Dalla Ri7a 5707 Palma Rossato Franciofn 5708 Pierina Nodari Da Ross 5709 Pedro Domingos Pistorelo 5710 Pedro Baragarten

5711 Paulo Lizot 5712 Paulo Mattioda 5713 Pierina Lizot 5714 Primo Luiz Viezzer 5715 Pedro Poletto 5716 Pedro Reuse

5717 Pierina D. Fregansin 5718 Pedro Menegollo 5719 Pedro José da Silva. 5720 Pedro F. de Oliveira 5721 Rudolfo Ruppental 5722 Rodolfo Storchi 5723 Rosa Boff Andreola 5724 Reinaldino L. Kuggertt 5725 Rosa Pigato 5726 Rodolfo Tedesco 5727 Zulmira R. Capeletti 5728 Raimundo Bonella 5729 Robe.ito Fasolo 5730 Romano Lenzi

5731 Rosina Zanchin Caberlon 5732 Ropolfo Seibert

5733 Ricardo João Stefli 5734 Reinaldo Binatti 5735 Rosa Susin Brandali/.u 5736 Rosa Toss Bossardi 5737 Rosa C. Zorzi Datora 5738 Ricardo Bridi

5739 Renato Boff 5740 Raimundo Rech

5741 Rosa Maria Fruet Polo.ni 5742 Raphael Antônio Dartora 5743 Roque Dall'Agnol

5744 Santo Bortolini 5745 Sylvio Toniello 5746 Sírio Adame

5747 Stefano Inocente Argcr.fa 5748 Segundo Pistorello 5749 Stefano I. Panarotto 5750 Santa Vergani 5751 Serafino Onzi

6752 Septimo Atílio Costamihm 5753 Saato- Capelletti

5754 Syro Giacomo Argenta 5755 Severina Longo Biasio 5756 Sétimo Bedin

(4)

5757 Severino Pedro Troian 5758 Santo Giazon

6759 Tomasòní Clementina 576Õ Thereza'Mene^òTPígàtto 5761 Thereza Giani Venturin fí762 Thereza Clamei* Moreira 5763 Thereza E. Angpnese 5764 Thereza Boííe Cá 5765 Theresa Prevlde" 5766 Theresa Cescbii '5767 Thereza Pezzi

5768 Thereza Bampi Caberlon 5769 Terencio Antonioli 5770 Waldemar F. dos Anjos

Padilha

5771 Victor Adelino Comasetc 5772 Vicentina Friederichs 5773 Virgilio Zanotti 5774 Victoriò Visonan 5775 Victoriò Menegotto 5776 Verginia Meletti

5777 Valerio Antonio Zattera 5778 Vâlantim Dal'Alba 5779 Victoriò Boff 5780 Valentim Didoné 5781 Verginia Tregalsin 5782 Verginia Rossi Bertolini 5783 Vergilio Biasiori

f»784 Virgínia Prandi Rech 5785 Vicente Argenta 5786 Vergilio Tartarotti 5787 Valentim Degregori 5788 Virgilio Portolan 5789 Victoriò Berti

5790 Zilia Genoveva Pagliarin 5791 Zelândia De Marchi

Caxias, 4 de Julho de 1934 O Escrivão:

Carlos Dutra Vianna

5825 Luiz W. Kern 5826 Abilio A. Angel} 5827 Eiisio E. dá Cunha 5828 Firmino Berti "" 6829 Afonso Aguirre 5830 Edmundo Henrique Cqmpagnoni 5831 José dè Oliveira 5832 Nauile V. de Souza 5833 Pedro Corlatti/ " 5834 Carlos de L. ftomano 5835 Coriolano Rui Pinto 5836 Domingos de Paula

Coelho 5837 José Setti 5838 Alfredo Chagas 5839 Antonio Segatto 5840 Luiz Vaz de Assis 5841 Heurique Benyenutti

5842 José Albino Duarte 5843 Amolio Vitorio

Cer-cato

5544 Edmundo Sperandio 5545 Gabriel Giorno 5546 Afonso Zanonato 5547 Adelaide Costa

Lei-te

5545 Loanda de Calasans 5549 Çeliã Petersen 5560 Rosalva Hyppolito 5551 Romeu Marques

Gui-marães

5552 Eyandro Reis

Caxias, 5 de Agosto 1934 O Escrivão:

Carlos D. Vianna

APELO AOS CAXIENSES

(Ex-oficio)

De acordo com o arti-go 14 § 4.a da Lei Eleito-ral, faço publico a rela-ção das pessoas qualifi-eadas nesta data, os se-guintes cidadãos: 5792 5793 5794 5795 5796 5797 5798 5799 5800 5801 5802 5803 5804 5805 5806 5807 5808 5809 José G. de Azevedo Alberto Marques Plinio Pinto Amando

Augusto Perazzolo Figuei-de 5810 5811 5812 5813. 5814 5815 5816 5817 5818 5819 5Í80 5821 5522 5823 5824 Dante S redo Ernesto Müiler José F. Schmitz Silvino Jacobi Paulo F. Fengler Miguel de Freitas Travassos Sérgio K.T. da Cunha Antonio de A. Mon-teiro José De Ross José Scussiato Felinto José Dias

Gabriel Rodrigues Orlandino A. Fauri Sebastião Henrique

de Oiiveira

Pedro A. Goldani João Antonio Troian

Lúcio G. Cardoso Orestes A. Chagas Fernando Penâssolo Eloi Moreira Pitta João M. dos Santos Josó Cidro de Lima Benjamin Ramos Marques

Victoriò Vissirini Lourenço Adalberto Castro Lucas

Osvaldo Mendes Gui-marães Noé B. Guimarães Emiliano João de O-liveira Gomercindo Medei-ros

O Rio Grande deverá eleger, dentro de pouco tenpo, os seus representantes á Assembléia Cons-tituinte estadoal e preparar.se para outras invseti-duras aos altos postos administrativos estaduais e municipais.

A formalidade indispensável para que os cida-dãos façam valer a sua vontade e sua opinião, na escolha dos seus representantes, è o alistamento eleitoral.

O alistamento é, além disso, indispensável para que os cidadãos possam exercer cargos públicos e usar certos direitos que a lei deixou dependentes de prova da qualidade de eleitor.

Em resumo, pode-se dizer que, de acordo com a lei eleitoral em vigor, quem não è eleitor não é um eidadão completo.

Nestas condições, a Comissão Diretora do Par-tido Republicano Liberal resolveu intensificar os trabalhos de alistamento, proporcionando todas as facilidades para que os seus correligionários e ami-gos possam reintegrar-se na condição de cidadão brasilero.

Ao fazer-lhes esta comunicação, dirige-lhos tam-bem um caloroso apelo para que todos os senho-res e senhoras, em condições de alistar-se, procu-rem, sem demora, cumprir esse primacial dever cívico, afim de que, no momento oportuno, possam contribuir, com o seu voto livre o esclarecido, pa-ra consolidar a obpa-ra politica com que os revoiu-cionarios de 1930 vêm preparando o futuro do Brasil.

No edifício da Prefeitura, em dependência apro-priada, encontrarão os nossos correligionários e amigos quem se encarregue de preparar-lhes o alistamento.

A Comissão Diretora

Nenhum o iguala nem o excede!

O Sr. Capitão José Maria d'Avia Garcia, das forças governistas na Revolução do 93 actual Professor Estadoal no 2.° districto de Piratiny, diz: «Soffrendo ha longos annos, de lesão cardiaca (doença do coração) e de ou-trás moléstias, de origem syphilitica, rebeldes e vários tratamentos, ficou radicalmente bom com 4 frascos apenas de «GALENOGAL». Es-ta e outras victorias que conhece, levaram-no a considerar o «GALENOGAL» o mais pode roso depurativo até hoje descoberto. Assim, tendo aconselhado a muitas pessoas syphiliti-cas, estas obtiveram em todos os casos, o mais completo resultado.

(Firma reconhecida^ «GALENOGAL»—o grande purificador e tônico do sangue, não tem dieta nem resguar-do, usa-se até viajando e com qualquer tem-po — chuva ou frio. Não faz mal ao estorna-go e durante o seu uso póde-se tomar banhos frios ou mornos.

O «GALENOGAL» foi o ÚNICO classificado na Exposição do Centenário como—PREPARADO SCIEN-TIFICO - e premiado com o DIPLOMA DE HONRA distinção esta raramente concedida e qüe nenhum outro depurativo conseguiu.

Encontia-se em todas as Pharmacias e Droga-rias do Brasil e das Republicas Sul-Americanas.

Apr. D. N. S. P-N. 211-2-10-1917-20 Ap.

"Valioso

Acoinimento

Grande Estabelecimento Agrícola

S__.I\TTO -A.3XTTO]>JIO

-DE-DOLPHO ©ANDAZZO

fl

Dentre os numerosos preparados que vieram a luz no decorrer destes 15 anos para curar tosse, bem poucos conseguiram obter êxito tão rápido como PEITORAL DE MEL, GUACO E AGRIhO.

E' um preparado puramente vegetal, não contém drogas perigosas e irritantes, por isso é sempre preferi-do por creanças, moços e velhos para combater com ra-pidCZ a tosse gripai, coustipnçno, bronohite, coqueluche, rou-«liiiilíiw, tr.-iclicite. ciillmrr». etc.

Com a primeira colher de PEITORAL DE MEL* t CUACO E AGRIaO, o doente sente um alivio immediato. Numerosos médicos e pharmaceuticos por meio de cartas repassadas de bondosos conceitos, exaltam as cu-ras obtidas com o PEITORAL DE MEL, GUACO E A-GRIAO».

Não publicamos attestados.

I

_^ÍXXX-*«XXJ(-_XX%S^^

jltADIOl

Premiado nas Exposições do Cincoentenario e A-gricola Industrial. Parreiras de qualquer qualidade imunisadas contra a filoxera, tanto de enxerto como ca-valos, plantas de arvores frutíferas e ornamentais,

Ca-pim «Elefante», etc. etc.

VIVEIROS: 7a. LÉGUA DESTE MUNICÍPIO.

ESCRITÓRIO A' RUA VISCONDE DE PELOTAS, 381 1 **********^^

Tem sempre .-.* - ~->os milhões de parreiras e plan- 4 UUCffl 11 âO

tas de qualquer qúc..'_ade.—Escreva hoje mesmo, soli- * ---»v citando lista de preços ííiniinpJa fIQA

ADOLPHO HAHDAZZ0 -CAX.AS |

anUnC,a

na°

vende

*******xxx**x^^

Se o vosso apare-lho de radio não es-tá funcionando ao vosso contem j, di-rija-se á rua Sinim-bú, n. 1913 ou cha-mar pelo telefone 302.

Concertos garan-tidos, bem como construção de apa-relhos por preços módicos.

Br. lug.liborioSiraoD

CIKUKOIÃO-PENTISTA

Doenças da bocea, ci-rurgia buccal, tratamen-to dos dentes por

ME-THODOS diversos CONSULTÓRIO: Itua J. «lc CuHtllhoM, 1707

Más vale ter que desejar

*._.fe/_6r-íi-í_? EN-RmQUECEU-SE? Ainda tem tosse, dôr nas

costas e no peito? Use o poderoso tônico

VINHO CREOSOTADO

Cs P„an_. Cllm. Je_s da Slln Sllretn iMOKirrrciiT! ii •*-.¦ nm

(5)

O MOMENTO N 78

raUHICiiMO HB

m 1^1 WI

'_Wk

^l

6.a

Circunscrição

de

Edital de convocação de sorteados da classe de 19!

Miguel Muratore, presidente da Junta Permanente de Alis-tamento Militar.

Faz saber que foram sor-teados para o serviço do E-xercito, no dia 8 de Março do fluente ano, na' Capital do Estado, séde da 6. Circums-crição de Recrutamento Mili-tar, os cidadãos, constanstes da relação abaixo transcrita e que deverão se apresentar até o dia 30 Abril de 1935 na séde da Junta Permanente de Alist. Militar deste Município, no edifieio da Prefeitura Mu-nicipal e os que uão o fizerem ficarão sujeitos ás penas es-tabelecidas nos regulamentos Militares e Código Penal do Exercito; não podendo, pois, nenhum dos sorteados, cons-tante da presente relação, dentro de 15 meses, a partir da data do sorteio, tirar fora do Exercito, ativo, caderneta ou titulo algum que os dis-pense das obrigações do mes-mo sorteio decorrente, na forma do § 3. do art. 105 do Bctrulameuto do Serviço Mi-litar.

Para obter os meios de transporte e o certificado de apresentação, deverão se di-r.igir os sorteados ao Delega-do da Junta, nesta cidade.

E para que chegue ao co-nhecimento de todos,, la-vrei o presente edital que será afixado na Prefeito-ra Municipal sede da Junta, sub-prefeitera dos distritos e outros lugares e publicado na imprensa local (Caxias), dopois de assinado pelo pre-sidente. Tte. Artemin Karan. Delegado do Serviço de Re-crulamento Militar

Caxias, 10 de Agosto de 1934.

MIGUEL MURATORE. Presidente.

Rolação norahiai dos sor

teados pertencentes ao

Mu-nicipio e classe acima,

su-íoitos ao serviço ativo

do Exercito.

LETRA A

51U Abele Antônio Forliíi

f.de Luiz Forlin, 329 Abele . ..,,.„.,,.

Guerra f. de Dante Guerra, f- de Theodoro Bianchi, 507 Pedro Gasperin, 402 Agostinho Guerra l de Alexandre Guer-ra, 475 Alarico Benetti f. de Arthur Benetti, 64 Alberto Brunetta f. de Jacob Brunet-ta, 206 Alberto Longo f. de Antônio Longo, 388 Alberto Pedroti f. de Francisco Pe-droíi, 518 Alberto Taufer f. de Domingos Taufer, 288 Al-bino Rossi f. de João Batista Rossi, 417 Alcides José Beli-ni f. dc Ângelo BeliBeli-ni. 274 Alecio Menin f. de Prodoximo Menin, 230 Alexandre Antônio Debastini f. de Pedro Debas-tini, 215 Alexandre Schiavo f. de Fioravante Schiavo. 488 Alfredo Caberlon f. de José Caberlon, 267 Alfredo José Mosena f. de Luiz Mosena, 503 Alfredo Onzi f. de Luiz Onzi, 178 Almelindo Dalfovo f. de Virgílio Dalfovo, 245 Al-melindo João Zanesi f. de José Zanesi, 78 Alno Arman-do Viero f. de Egidio Viero, 481 André Luiz Orlandinf.de Marcos Orlandin, 352 Ângelo Banesi f. de Frederico Bane-si, 96 Ângelo Bertoti f.de João Bertoti, 265 Ângelo Boscheti f. de Maximino Boscheti, 331 Ângelo Comerlato f. de Pedro Comerlato, 284 Ângelo De Cas f. de Luiz De Cas, 457 Ângelo Fiorio f. de Domingos Fiorio, 181 Ângelo Gasperin f de Pedro Gasperin, 440 Ângelo Giacomo Basso f. de Luiz Basso, 443 Ângelo Lino Dalla Rosa, 358 Ângelo Massochini f. de José Massochini, 138 An-gelo Marchioro Filho f. de Ângelo Marchioro, 33í? Ange-lo PaoAnge-lo Brustolin f. de João Brustolin, 46 Ângelo Rech f. de Victorio Rech, 151 Ângelo Rech f. de José Rech, 357 An-gelo Silvestre Schiavo f. de Valentim Schiavo, 322 Ângelo Suzin f. de Antônio Suzin, 120 Ângelo Vicenzo Venturim f. de Benedito Venturim, 104 Ângelo Zangali f. de Antônio Zangali, 54 Anselmo Adami f. de Felipe Adami, 205 Ansel-mo Alquati f. de Giacomo Alquati, 137 Anselmo João Vedoveli f. de Henrique Ve-dovoli, 368 Anselmo Lazzari f. de João Lazzari, 291 An-selmo Sanvido f. de Eugênio Sanvido, 152 Anselmo Toma-zini f. de Serafim TomaToma-zini. 23 Antônio Adelino Bianchi

Casagrande f. de João Casa- neri, 380 Christiano De LucaUonio Marcarini, f. de Ângelo grande, 459 Anionio MénegoT- f. de João de Luca, 493 Ciro Marcarini.

In f Ar, Unilnn MY„,i,-^l]., t XÜ V:..». '. í: ,1 ~ O..,.:..!_ ir, 1

LETRA F

93 Fedele Luiz Biasini f. de la, f. de Pedro Meucgolla, 153 Vigário; f. de Batista Vígànó,

Antônio Mioti f. de João Min- 34 Cláudio Bocardi í. de"José ti, 189 Antônio Oss Emer f. | Bocardi, 48 Cláudio Eurieo

de Felice Oss Emer, 14 An !Moreira f. de Emilia Eurica, .-,., ,„,.,;,. ,_„,_. ,.,uim,u ..uu tonio Paniz f. Luiz Paniz. 441 j'dè Menezes, 463Cl.ayr Liberal (Domingos Biasin, 438 Felicio Antônio Perazzolo f. de An-,jRottà f. de José Rotta, 439Lovatel f. de Fioreto Lovatel, gelo Perazzolo, 311 Antônio i Clemente Negri f. de Ricardo J447 Feliciano Higino Santini Previde f. de Umbertó Previ- INagri, 81 Clyto Doncato Arau- í. de Emilio Santini, 203 Fe-de, 136 Antônio Rossato f. da I jo, f. de José Ribeiro de A- lipe Francisco Ipolito f. de Attilio Rossato, 134 Antônio raujo, 378 Constante Pirovano JCaetano Ipolito, 242 Ferdinan-Rosseti í. de João Ros.sett.Vf; dc Luiz Pirovano, 217Cons- do Boldrini, f. de Thomaz Boi-108 Antônio Tisó.t f. de José , tante Soga í. de Luiz Soga, [drini, 224 Fernando Luiz San-Tisot, 220 A.yi Hino Bélló f. 83 Constantino Boff í. de Pe- tini, f. de Ângelo Santini, 336 de Ernesto Bólió, 45 Amei dro Boff, 512Constantino Sba-;Fernando Maciel de Limaf.de Sabiuo Spianuòrelo f. de Aa bo f. de Constante Sba-:IzidoroMaciel de Lima,385 Fio-tonio Spiandorelo, 17 A-ca bo, i'67 Constantino Sbabo Fi- ravante Bortoluz f,

dio Onzi ?. de Luiz Onzi, 313 llio f. de Constante Sbabo. Arciso Frouuoloso f. dcSi.xtoj LETRA D

Froudoloso, 44 Argemiro G:i- \ 337 Dante Ceòláto f. de José Céolátó,

396 Abele Rizzi f. de José I Antônio Agostinho Spcgiorin Rizzi, 159 Abrahão Fim f. dejf- de Agostinho Spegiorin,462 José Fim, 149 Adão Bonellaí.! Antônio Ângelo Chielc f. de de João Boneila, 517 Adâo.Umberto Chiele, 436 Antônio Vàldèmar Vieres f.de LuizlBurtutaf.de Luiza Burtutá, Francisco Vieres, 2/2 Adelino{334 Antônio Bruno Garbin f. Argenta f.de Emilio Argenta, J de Vitorio Garbin, 289 Anto-'M3

Adelino Bertolucci f. de I nio Caregnato Passe f. de Eugênio Bcrtolucci, 324 Ade

lino Bridi f. de Primo B»idi, 1:>7 Adelino Canali f. de José Canali, 515 Adelino Dionisio Dalla Santa f. de João Dalla Santa, 310 Adelino Fadanelli f. de João Fadanelli, 476 Ade-lino Pedron f. de Pedro Pe-dron, 155 Adelino Stangherlin f. de José Stangherlin, 116 Adelino Tonieto f. de André Tonieto, 10 Adelino Tonieto f. de Andréa Tonieto, 228 A-delino Turrella f. de Pedro Turella, 252 Agostinho Carlos Calgáro f. de João Calgaro, 449 Agostinho Gasperin f. de

Atílio Passe, 72 Antônio merlato f. de Giacomo Co-merlato, 197 Antônio Concato f. de Luiz Concato, 173 Anto-nio dc Luchi f. de Frederico De Luchi, 264 Antônio Domin-gos Perazzolo f. de Ângelo Perazzolo, 84 Antônio Dossin f. de Alexandre..., 144 Anto-nio Francisco Visona f. de Fioravante Víro"» í;" Anto-nio Felini f. di j m ¦ üni, 128 Antônio Longhi f. de Felice Longhi, 115 Antônio Longoni f. de João Longoni, 3 Antônio Luiz Menegheti f. de Vitorio Menegheti, 71 Antônio Lúcio

bert f. de Serafim Oiibe.r.l 148 Armando Au|òriió Mara-tore f. de Ângelo MuraMara-tore, 123 Armindo Hariõ Leso f. de Henrique Leso 437 AithurNi-colini f. de João NiAithurNi-colini 395 Artliur Zápparòlli f. de Angu-lo Zapparoli, 41 Ary Ayrés Cavalcanti f. de Luiz Cavai-canti, 8 Atílio Boni f. do Fran-cisco Boni, 82 Atílio Tossi f. de Romano Toss. 448 Angus-to Bastiani f. de Maria Bus-tiani, 133 Augusto Dalle Mol-le, f. de Ângelo Dalle Mol-le, 67 Augusto Pereira dos San-tos, f. de Acacio P. dos Santos 305 Augusto Rechf.de Josefat Rech, 26 Augusto Toscano f. de Maria Toscano, 250 Angus-tinho Picoli f. de Augusto Pi-coli, 301 Avelino Boreli, í. de Luiz Boreli, 131 Avelino Lou-renço Gallás í. de Alberto Gal-Ias, 126 Avelino Mugnari f. de Antônio Mugnari, 500 Avelino Pergher f. de Antônio Pergher, 153 Avelino Saçaro f. de Car-los Sacaro, 77 Avelino Virgi-lio Comerlato f. de Valenüni Comerlato.

LETRA B

30 Batista Fiauigüei l. de Agostinho F i a n i g u o i. 356 Basilio Trada f. de Esta-nislau Trada, 26S Bejmirò Do mingos Bonctt f. de Firmino Bonatt, 255 Belchior f. de Fe-lisberto Moreira da Luz, 142 Benamino Augusto Drago f do Victorio Di ago, 366 Bonve-nut Rech f. de Joaquim Rech, 204 Bonfiljo Ceccato f- (íf> Pasqüal Ceccato, 74 Bortôlo Pedro Bortóloti f. de Carlos Bortoloti, 184.

LETRA C

Caciano Turra f. de Antônio Turra 298 Caetano C. Mancusò if. de Domingos Mancuso, 472 I Caetano Giuseppe Michelon í. i de Moisés Michelon, 80 Caetano ' Scalabrin f. de Eugênio Scala-j brin, 97 Cândido Fioravante J Mincato f ('e Batista Mincato 140 ',

Carlos Boni f. de Francisco Bo-ni, 207 Carlos De Bastiani f. de Paulo De Bastiani, 291 Carlos Dias Belíssimo f. do Henrique Dias Belíssimo, 25 Carlos Do-mingos Debastiani f. de Paulo Dobastiãni, 428 Carlos Oswal-do Simon f. de João Nicolau Simon, 435 Carlos Pagliarin f. de Paulo Pagliarin, 6fi Carlos Sitta f. de Luiz Sitta, 370 Car-los Souza de Moraes f de Francisco Souza, 226 Carlos

Vergani, f. de José Vcrgani. .. ... ,,...,,. ... ... 124 Carmine Maria Giüsépe Eustaqui Tomielo, f. de Va-Maineri f. de Francisco Mai- lentim Tomielo. 487 Ezilio An-, m Dante Fa-anelli f. de Izidorò FadFa-anelli, 11,1 Dante Rizzi f. de Luiz Eiz-zi, 03 Dante Salvador f. de Luiz Salvador, 20)Dario Casa-grande f. de Carlos Casagran-de, 36 David Giúsèpè Zanol f. de Jacinto Zanol, 346 David Mággi f. de Luiz Maggi, 163 David Osvaldo Mazüchini, f. de Faustino Mazüchini, 55 De-cimo Alexandre Sbardelotto, f. de Romano Sbardelotto, 321 Demetrio Frederico Mezzò-mo f. de Jorge MezzpMezzò-mo 498. Dircur De Marchi f. de Ben-venuto De Marchi, 320 Dioni-sio Corrêa Borges í. de SV' bastião Maciel Borges, 208 Dionisio Luiz Zànèlãtò f. do Santo Zanelato, 107 Domingos Biaiico f. de Guerino Bianco, 319 Domingos Cavion f. de Luiz Cavion, 24 Domingos Frizzo f. de Luiz Frizzo, 292 Domingos Loren^i f. de Pe-dro Lorenzi, 269 Domingos Sirtoíi f. de José Sirtoli.

LETRA E

363Edemundò JoséPerin f. de Francisco José Perra, 271 E-demando Sperawlio f. de A-nàstácia Sperandio, 69 Eduaí-do Carlos f. de José Barettá, 101 Eduardo Frederico Zan-queta f. de Antônio Zap.qup.tta 193 Eduyino Sehneidor, f. de Nicolau Schineideri 389 ViA-dio Pagliosa f. de João Pa-gliosa 297 ÉliseoTele Dal 7o-to f. de Ermenegildo Teie, 431 Emilio de Oliveira í. dc Màrianò Vargas dc Oliveira, 407 Emilio Slongo f. de Vito-rio Slongo, 192 Emilio Travi f. de Vitorio Travi, 332 Erci-se, Liberali Riva f. de Giacomo Rivá, 429 Ermidiõ Picoli f. de Antônio Picoli, 412 Ernesto Cechét f. de Fábiano Ccchet, 460 Ernesto Izoton, f. de Constante Izoton, 139 Ernesto Tedesco f. do José Tedcsco, 182 Ernesto Travi f. de João Travi, 480 Ernesto Triches f. de Antônio Triches, 188 Esi-dio Tisatto f. de João Tisatto 458 Etelvinò Rupenthal f. de Pedro Rupenthal, 263 Eucli-des João da Silva f. de Afon-so da Silva, 505 Eugênio Da-larosa f. de Pedro DaDa-larosa, 325 Eugênio Moratelli f. de Francisco Moratelli, 486 Eu-gênio Rizzon Salvador, f. de Maria Salvador 497 Eugênio Segundo Piazza f. de Luiz Piazza, 349 Eugênio Venzon f. de Francisco Venzon, 433

de Mar-.tim Bortoluz, 502 Fioravante Leonardi f de Henrique Leo-nardi, 383 Fioravante Octavio Vardanega f. de Herminio Vardanega, 248 ^Fioravante Rech, f. de Guerino Rech, 249 Fiorindo José Boff f. de An-dréa ,444 Fiorindo Ricie-ri Dala Barba f. de Luiz Dala Barba, 28 Firmino Boff f. de Ângelo Boff, 354 Firmino Sir-toli f. de Eugênio SirSir-toli, 485 Francelino Eleuterio de Lima" f. de Tulibio Eleuterio de Li-ma 231 Francelino LiLi-ma filia-ção ignorada, 132 Francelino Pereira da Silva f. de Maria Madulena da Silva, 164 Fran-cisco Andrade da Silva f. de Timolheo Luiz da Silva, 244 Francisco Augusto Frare, f. de Pedro Frare, 4 Francisco Dal Pan, f. de Pedro Dal Pan, 506 Francisco Favero f. de Antônio Favero, 199 Francis-co Furlan f. de Francisco Furían, 401 Francisco João Posser f. de Antônio Posser, 196 Francisco Tomazoni f. de Leodovico Tomazoni, 418 Fran* cisco Tomazoni f. de Ludovi-co Tomazoni, 219 Franque-ino Pereira de Andrade f. de Silvio P. de Andrade, 419 Frederico Casagrande f. de Virgílio Casagrande, 361 Fre-derico Cechin f. de Francisco Ceciiin, 100 Frederico C. Fedriz zi f. de Rafael Fedrizzi, 176 Frederico Facin f. de Giuse-pe Facin, 31 Frederico Fe-drizzi f. de Rafael Fedrizzi, 367 Frederico Giovani ganzin f. de Domingos Tre-ganzin, 499 Frederico Poloni f. de Antônio Poloni, 422 Fri-doüno Rach f. de Carlos Rach,

LETRA G

306 Gabriel Cavour Pena de Moraes f. de Major Pena de. Moraes, 373 Gastão João Pi-va, f. de João PiPi-va, 406 Gas-tão Leonel Peretti f. de Vir-gilio Peretti, 42 Gastão Rar-tori f. dc Antônio SarRar-tori, 256 Gastão Meletti f. de Brasmo Meletti, 327 Gaudencio Trada í. de Estanislau Trada, 496 Germano Pastori f. de Atílio Pastòri, 350 Germano Picoli f. de Guerino Picoli, 37 Germa-no Sitta f. dc Luiz Sitta, 92 Giacomo Bonato f. de Domin-gos Bonato, 464 Giacomo Luiz Bampi f. de Pedro Bampi, 369 Giacomo Minghelli Sartor f. de João Batista Sartor, 413 Giacomo Vannin f. de Antônio Vannin, 309 Gildo Soga f. de Pedro Soga, 340 Giovani De-bastia ni f. de Ângelo DeDe-bastiani, 452 Giroldino Remigildo Or-landini f. deEugenio OrOr-landini,

(6)

Orfanato Santa

Te-resinha

Rsceita do um de julho

Oferta de Adelia P. Pezzi 50S000, Uma anonyma 50S00O, Rosalia Eberle, encomenda de flores 40$000, oferta de Ma-ria Luiza Rosa 10$U00, oferta de Carinem Gregoleto 10S000, Aurora Pezzi, por novenas 10$000, Conferências Vicenti-nas 5*000, Oferta de Libera Boff 10$000, oferta de Ange-Ia Pascual Berti ItiOSOOO, en-comenda de bordados 39$000, oferta de uma devota l$00ü, uma anonyma 40SOOO, oferta de Milton Grossi 10$000, es-molas na Gruta 33$900,esmo-las na Caixa da porta 14$300, alunos externos 85SO00, Cen-tribuição da Igreja Matriz 108S400, de contribuintes men-saes 1:823:500, oferta de duas devotas 20$000, oferta de El-vira Roscaro lü$00ü, oferta de uma devota 1$000, oferta de Lydia Ferrari 5$000.

A despeza do mez de Ju-lho montou á reis treis con-tos seiscencon-tos e cincoenta mil.

DONATIVOS EM GÊNEROS: Adelia P. Pezzi: 10 kg. de assucar; Joana Nola, uma me-sa de chã e doces para as orfans; Berta Gobbato, um sa-co de batatas inglezas; Lou-renço Friggeri, 4 cabeças de porco; Prefeitura Municipal, 100 ampolas Iodobismann, 700 metros de fazenda, uma caixa de injeções e uma ma-china de costura Singer: Gue-rino Zugno e Menegotto, um saco de pão; uma devota, 2 cortes de pelúcia; familia Fontana, 1 kg. de marmellada; José Cesa & Cia. ossos e carne ae porco, 1 torta, 1 sacco de pão, 3 dúzias de o-vos, lingüiça e salames: Ida Menegazzi, 70 pares de san-dalias: Dr. Celeste Gobbato, diversos sacos de laranjas, 20 mudas de cinamonos e platanos e 2 dúzias de garra-fas de vinho: Ottone Minglielli, 70 pares de meias: Uma de-vota, 23 sacos vasios: Matilde Rossi Goyer, uma duzia de meias e Adelina Zambelli, 20 pares de meias.

— O Srn. Dr. Antônio de Souza, operou gratuitamente a órfã Aniversina Pimentel, além de ter anteriormente prestado seus bons serviços a outras órfãs. Os srs. Drs. Mello Filho e Homero Tarra-gó, também tem atendido gra-tuitamente os casos de doen-ças havidos no Orfanato.

Caxias, 9 de Agosto de 1934.

DIRETORIA GERAL DE

OBRAS E VIAÇÃO

C1BCULAB

Sendo constantes as recla-mações que se fazem a esta Diretoria; de cada vez que é fechada a rede ou parte da rede hidráulica para reparos ou ligações, torno, de ordem superior, do conhecimento de todos os proprietários e con-sumidores de água da hidrau-lica municipal que, em tempo oportuno, esta administração convidou, por editais, todos os consumidores a

munirem-se de um deposito de água, suficiente para alimentar seu consumo, durante 12 horas; tio mínimo, afim de evitar as faltas decorrentes dessas in-terrupções.

Chamo, pois, a atenção de todos os consumidores, e em particular dos consumi-dores de água para fins in-dustriais, para a convenien-cia do reservatório que ga-ranta o suprimento ás suas instalações.

Diante do exposto, nenhu-ma responsabilidade cabe a esta Prefeitura quando, por motivo de concertos, etc, Fechar a rede ou parte da rê-de hidráulica, suspenrê-dendo o fornecimento de água, e que esta suspensão venha ocasio-nar a paralisação de qualquer serviço em estabelecimentos industriais, cantinas, etc, que não tenham o respectivo re-

«ervatòrio.-Os reservatórios devem ser construídos de material impii-treseivel (alvenaria), cimento armado, ferro galvanizado, etc e a juizo desta Diretoria, devem ser calculados para os esforços a que será solicitado. Devem ter a parte inferior afunilada, com tampão de es-vasiamcn.o, facilitando asai-da asai-das matérias em suspen-são na água que i-c doposita-rem. Devem mais ser pro-vidos de. uma torneira de centro no cano alimenta*' e válvula reguladora da entra-da (1'agua e de latrão para evitar transborda mento por máo funcionamento da vai-vula.

Esta Diretoria fornecerá, a quem solicitar, o consumo médio mensal dos dois úl-timos anos para, nesta base, estabelecer a capacidade mi-nima permitida, para inslala-ções domiciliares de 900 litros.

A. A. de Abreu. Eng. Diretor.

SEMPfíE 0 HAIDIT0

BHEQHAT1SH0

Brejões (Bahia), 23 de Ju-lho de 1918. Illmos. Srs. Viu-va Silveira & Filho. Rio de Janeiro. Cordeaes saudações. Faço-vos esta somente para dar-vos os agradecimentos, pois estando soffrendo ha muitos annos de rheumatismo e tendo usado muita quanti-dade de remédio não tive re-sulhido algum; aconselhado pelos médicos para usar o vosso maravilhoso preparado ELIXIR DE NOGUEIRA, do Phai-m. Chim. João da Silva Silveira, cora 4 vidros ape-nas, fiquei completamente curado. Tendo feito e farei muita propaganda desse ma-ravilhoso remédio que no inundo não ha outro melhor. Mando o meu retrato como prova de gratidão e amizade para VV. SS. fazer d'elle o que convier.

Aqui fica á disposição de VV. SS. o Am. Att. e Cr.

Thcopombo B\ de Almeida

p

Dr, lug. Liborio Simon ú

¦À CI-{UKG-ÀO.n..NT-SfA| O

Doenças da bocca, ei-rurgia buccal, tratamen-lo dos dentes por ME-p THODOS diversos

8 CONSULTÓRIO:

8 Una .1. «Ie CnHÜlhos, 1707

•asx-xxxxx-xxxx*^^

O QUE se aprende noberço dura atè a se-pultura.

ÍC.

I Nenhum o iguala nem o excede!

O Sr. Capitão José Maria d'Avia Garcia, das forças governistas na Revolução do 93 actual Professor Estadoal nu 2." districto de Piratiny, diz «Sofírondò lia longos anuos, de lesão cardíaca (doença do coraçã )) e de ou-trás moléstias, de origem, syphilitica, rabelde3 o vários tratam Mito., ficou radicalmente bom com 4 frascos apenas do «GALENOGAL». Es-ta e outras victorias quo conheça, levaram-no a considerar o «GALENOGAL*» o mais" pode> roso depurativo ató hoje descoberto. Assim, tendo aconselhado a muitas pessoas syphiliti-cas, estas obtiveram em todos os casos, o mais completo resultado.

(Firma reconhecida^ ¦ GALENOGAL >—o grande purificador e tônico do sangue, não tem dieta nem resguar-do, usa-se até viajando e com qualquer tem-po — chuva ou frio. Não faz mal ao estorna-go e durante o' seu uso póde-se tomar banhos frios ou mornos.

O «GALENOGAL» foi o UNICO classificado na Exposição do Centenário como—PREPARADO SCIEN-TIFICO - e premiado com o DIPLOMA DE HONRA 3 distinção esta raramente concedida e que nenhum {J outro depurativo conseguiu.

Encoutia-se em todas as Pharmacias c Droga-rias do Brasil e das Republicas Sul-Americanas.

Apr. D. N. 5. f • 211-2-10-1917-20 Ap. '

Valioso Acomimento

Dentre os numerosos preparados que vieram a luz no decorrer destes 15 anos para curar tosse, bem poucos conseguiram obter êxito tão rápido como PEITORAL DE MEL, GUACO E AGRLvO.

E' um preparado puramente vegetal, não contém drogas perigosas e irritantes, por isso é sempre preferi-do por creanças, moços e velhos para combater com

ra-pideZ a tor..se gripai, coi-Htlpaçílo, liroucIiUc, coqueluche, rou-qii.-lfto, trncheitc, catliarro, etc.

Com a primeira colher de PEITORAL DE MEL-CUACO E AGRIaO, o doente sente um alivio immediato. Numerosos médicos e pharmaceuticos por meio de cartas repassadas de bondosos conceitos, exaltam as cu-ras obtidas com o PEITORAL DE MEL, GUACO E A-GRIÂO».

Não publicamos attestados.

.

Grande Estabelecimento Agrícola I

m

santo -A_.nxrTO.Krxo

-DE-DOLPHO

|\fANDAZZO

Premiado nas Exposições do Cincoentenario e A-gricola Industrial. Parreiras de qualquer qualidade imunisadas contra a filoxera, tanto de enxerto como ca-valos, plantas de arvores frutíferas e ornamentais,

Ca-pim «Elefante», etc. etc.

VIVEIROS: 7a. LÉGUA DESTi*. MUNICÍPIO. ESCRITÓRIO A' RUA VISCONDE DE PELOTAS, 381 Tem sempre em viveiros milhões de parreiras e plan-tas de qualquer qualidade.—Escreva hoje mesmo,

soli-citando lista de preços a

CMIAS

JSCXJBí-X-XrX-X-XXrWtJ^

BOA SAÚDE... VIDA LONGA...

OB1EM-SE USANDO O

Empregado com real ran-.agem nos seguintes casos:

Rbeirmatlsmo em geral, Rachitismo, Manchas ia pelle, Espinhai Ulceras, Gonorrhéas,

Darthros, Flstulas, Sarms. pl_*j

M

KaFãSéKa c r.ix.o. ía TO fci-i-v fUtv. AM R|.r- ¦.?_...-. 81

d

ANTI - SYPHILITICO

PODEROSO : { anti - hhgumatico

ANTI - ESCHUPHUL0S0

GliANDE DEPURATIVO DO SANGUE

THEODORO BARROZO

COMPETENTE MARCINEIRO EM

MOVEIS DE QUALQUER ESTILO

Reforma—Renova—Remodela

qualquer movei, PIANOS, CAMAS, ETC. Executa o trabalho com base na mais.moder-na técnica da Arte de Moveis. *

Lustra assoalhos pólos processos químicos mais completos, usados atualmente nas

nações européias. •

í)

Atende a domicilio pelo Telefone 307J do HOTEL POPULAR CO CO A' Ruij Sinimbú È

'r

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade