• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO ESPECÍFICA 4 Bimestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO ESPECÍFICA 4 Bimestre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Avaliação Multi – Ensino Fundamental II – 4º bimestre / 2012

AVALIAÇÃO ESPECÍFICA

4° Bimestre

Leia o texto a seguir sobre a Guerra do Paraguai.

Enquanto o café seguia sua marcha no Oeste Paulista e as propostas de abolição gradual da escravatura davam os primeiros passos, um acontecimento internacional iria marcar profundamente a história do segundo Império. Esse acontecimento foi a Guerra do Paraguai, travada por mais de cinco anos, entre 11 de novembro de 1864, quando ocorreu o primeiro ato das hostilidades, e 1 de março de 1870. Ela é conhecida, na América espanhola, como Guerra da Tríplice Aliança.

BORIS, F. "História do Brasil". São Paulo

QUESTÃO 01 CECCE Valor: 1,0

A declaração de guerra do Paraguai ao Brasil deu início ao mais longo conflito em território americano. Em relação ao episódio, julgue os itens.

( ) Negros alforriados fizeram parte do exército brasileiro no conflito, fazendo com que, mais tarde, grande parte dos militares brasileiros apoiassem o fim da escravidão.

( ) A Guerra foi incentivada pela Inglaterra que dava apoio ao Paraguai, na tentativa de fortalecimento do controle econômico sobre a região do Prata.

( ) Teve consequência a morte de grande parte da população masculina paraguaia, levando o país a um grande enfraquecimento econômico, sem contar as perdas territoriais para Brasil e Argentina.

( ) Ocorreu à formação da Tríplice Aliança, unindo Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai de Francisco Solano López.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Aluno: Hist

Ano: Turma: Data: / / 2012 Valor: 6,0

Professor: Nota:

Orientações importantes

1. Desligue todos os aparelhos eletrônicos e guarde – os na mochila.

2. Preencha o cabeçalho e leia os enunciados com atenção. 3. Use apenas caneta esferográfica azul ou preta.

4. Use apenas seu próprio material (lápis, caneta, borracha, etc.). Não empreste, nem solicite material emprestado. 5. O uso de meios ilícitos acarretará anulação da avaliação.

6. Leia as questões com atenção e revise toda a prova antes de entregá-la.

7. À avaliação feita a lápis, não terá direito a revisão.

8. Rasuras e o uso de corretivos aplicarão na anulação da questão.

9. O entendimento das questões faz parte da avaliação.

(2)

( ) A Guerra do Paraguai levou o Brasil a um grande crescimento econômico, pois não houve muitos custos ao país que uniu forças com Argentina e Uruguai.

QUESTÃO 02 EECEC Valor: 1,0

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional que aconteceu na América do Sul. O evento teve início no ano de 1864 se estendendo até 1870, o conflito foi travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança. Com relação a esse evento e aos acontecimentos relacionados ao momento brasileiro no II Reinado, julgue os itens.

( ) A Guerra do Paraguai consolidou o Brasil como grande potência americana, pois após o combate o país saiu extremamente fortalecido no campo econômico, dominando o comércio paraguaio.

( ) O texto menciona o café no Oeste Paulista, destacando aí o trabalho dos negros que foram fundamentais para o sucesso do produto. Enquanto isso os cafeicultores do Rio de Janeiro buscavam imigrantes para a lavoura.

( ) Os conflitos entre a Tríplice Aliança e o Paraguai se davam principalmente em função do interesse desses países no controle sobre os rios da bacia Platina. Por ela entravam e saíam as principais mercadorias comercializadas pelos quatro países.

( ) A Guerra do Paraguai, contribuiu para o fortalecimento da Monarquia no Brasil. Como consequência desse episódio o Brasil saiu fortalecido economicamente devido a aliança que fez com a Inglaterra.

( ) Em 1870, a Tríplice Aliança venceu a guerra: o Paraguai foi arrasado e Solano Lopez morreu em combate. O país perdeu aproximadamente 40% de seu território e teve sua população masculina adulta reduzida drasticamente.

QUESTÃO 03 ECECC Valor: 1,0

O crescimento industrial na cidade de São Paulo foi especialmente favorecido por duas medidas de grande repercussão econômica: a tarifa Alves Branco (1844) e a lei Eusébio de Queirós (1850). A década de 1840 e a assinatura das duas medidas mencionadas mudaram o cenário brasileiro, que ainda teve no café o principal produto brasileiro durante o II Reinado. No decorrer desse período, nossa história variou entre crescimento econômico, industrial, guerras e ainda tivemos várias leis de cunho abolicionistas assinadas, o que de certa forma mostrou que o país estava cedendo às pressões realizadas pela Inglaterra.

Com base no texto e nos acontecimentos pertinentes ao II Reinado, julgue os itens.

( ) As duas medidas (tarifa Alves Branco e Lei Eusébio de Queirós) prejudicaram a industrialização brasileira, acelerando o processo de fim da escravidão, pois iniciava-se no Brasil a imigração e trabalho assalariado a todos.

( ) A tarifa Alves Branco serviu como uma medida protecionista para a economia brasileira, pois aumentou o imposto dos produtos estrangeiros, beneficiando a produção interna.

( ) Como represália as duas medidas o governo inglês assinou a lei Bill Aberdeem, que impedia que o Brasil realizasse o tráfico interprovincial de escravos, e quem descumprisse poderia ser julgado pelas leis inglesas. ( ) Respectivamente as duas medidas citadas no texto decretaram o aumento dos impostos sobre os produtos estrangeiros importados e a extinção do tráfico negreiro.

( ) A Lei Eusébio de Queiros determinou o fim do tráfico de escravos da África para o Brasil, fato que teve como consequência o aumento de preços dos escravos existentes no país, o tráfico interprovincial e a vinda de imigrantes.

QUESTÃO 04 CECCE Valor: 1,0

Utilizando o texto da questão anterior e analisando os acontecimentos relacionados ao Segundo Reinado, julgue os itens.

( ) Os empreendimentos de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foram favorecidos pela Tarifa Alves Branco que havia aumentado o preço dos produtos estrangeiros, o que contribuiu para a instalação da primeira linha telegráfica do Brasil, além de indústria de cerveja e chapéus.

(3)

Avaliação Multi – Ensino Fundamental II – 4º bimestre / 2012 a sua inabilidade com os negócios e a falta de investimentos dos ingleses.

( ) O eixo comercial brasileiro mudou com o advento do café, saindo da região nordeste (antes forte produtora de açúcar) e passando para o centro-sul do país. O Vale do Paraíba/Baixada Fluminense e o Oeste Paulista foram os polos cafeeiros no Brasil, sendo que esse último ainda teve uma grande importância no processo de trazer imigrantes para o país.

( ) Em 1845 os ingleses fizeram uma lei (Bill Aberdeen) que forçou o governo brasileiro a recuar em relação a tarifa Alves Branco e ainda acelerar seu posicionamento frente a escravidão. Com o recuo em relação aos impostos sobre produtos importados, empreendedores brasileiros foram levados a falência, inclusive o Barão de Mauá.

( ) A partir da assinatura da Lei Eusébio de Queirós, o Brasil deixava de ser um país escravista e passava a ter grande parte de sua população trabalhando de forma assalariada, como era a vontade dos ingleses que lucrariam com a venda de seus produtos aos brasileiros.

QUESTÃO 05 EECEC Valor: 1,0 Em relação as leis abolicionistas, aos caminhos que levaram a elas e as suas consequências, julgue os itens. ( ) A Lei do Sexagenário declarava que todos os escravos com mais de 60 anos estariam livres, dando pelo menos no fim da vida do escravo um momento digno de liberdade e reconhecimento.

( ) A Lei Áurea (13 de maio de 1888) assinada pela princesa Isabel declarou extinta a escravidão no Brasil, onde os escravos passaram a ter uma vida mais tranquila, com emprego e moradia garantida pelo Estado brasileiro.

( ) A Lei Eusébio de Queirós teve como grande consequência o aumento do preço dos escravos, contudo, cafeicultores paulistas passaram a trazer para o Brasil imigrantes italianos, que passaram a trabalhar em um sistema de parceria.

( ) A Lei do Ventre Livre, decretava que todo filho de escravo que nascesse a partir de 28 de setembro de 1871 seria liberto. Dessa forma, o número de escravos no Brasil caiu, haja vista que as crianças deveriam ser entregues a um conselho tutelar e passariam para o cuidado do governo brasileiro em situação de liberdade. ( ) A Lei do Ventre Livre e a do Sexagenário, foram leis que favoreceram definitivamente aos senhores de escravos.

QUESTÃO 06 CCECE Valor: 1,0

O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação na Ásia, pelas potências europeias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade. Diante dos acontecimentos pertinentes a esse assunto, julgue os itens.

( ) O imperialismo deixou rancor e destruição nas nações dominadas, pois tratados como “estrangeiros” em seu próprio território, povos africanos e asiáticos foram explorados e empobrecidos pelos colonizadores que buscavam lucro.

( ) Os europeus utilizaram argumentos que se diziam científicos para tentar justificar a dominação. Dividiram os povos em “raças” e criaram uma hierarquia delas: a superior seria a “raça branca”, que teria evoluído mais que as outras, e ainda deveria ser europeia.

( ) A Conferência de Berlim, apesar de não contar com nenhum representando do continente asiático, buscou manter etnias e grupos familiares juntos, para que não houvesse nenhum problema interno (guerras civis) na região.

( ) Dentre os objetivos da Segunda Revolução Industrial, podemos citar a busca dos países imperialistas por matéria-prima, mão de obra barata, escoamento populacional e ampliação do mercado consumidor.

( ) O imperialismo no continente africano e asiático teve como consequência o empobrecimento das regiões. Porém em pleno século XXI, muitos países africanos e asiáticos abriram mão de se desenvolver para ficar recebendo ajudas humanitárias da ONU, fato que é condenado pela opinião pública.

(4)

A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos - o imperialismo e o colonialismo - na África e na Ásia, julgue os itens.

( ) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso tecnológico.

( ) A segunda revolução industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos sobre o mundo, no final do século XIX.

( ) Os maiores beneficiários de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária europeia, em face do pleno emprego da indústria.

( ) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização, a ser imitado em todo o mundo.

( ) Nessa busca desenfreada por novas terras, muitas potências imperialistas europeias entraram em confronto ao disputar um mesmo território, e uma das várias consequências foi a Primeira Guerra Mundial.

QUESTÃO 08 CCECC Valor: 1,0 Em relação ao início e o fim do Segundo Reinado no Brasil, julgue os itens.

( ) O Segundo Reinado inicia-se no País após um movimento apoiado pelas elites brasileiras conhecido como o Golpe da Maioridade. Logo a disputa entre dois grupos os liberais e conservadores, marcariam as primeiras eleições do período, ficando conhecida como “Eleições do Cacete”.

( ) Os militares brasileiros fortalecidos por sua atuação contra o Paraguai, começaram a exigir reconhecimento e participação nas decisões políticas. O movimento abolicionista ganhou força graças aos ex – escravos que combateram na mesma guerra, isso levava o governo de D. Pedro II a ser questionado.

( ) Com os desgastes sofridos em seu governo, D. Pedro II propôs a saída da Monarquia e a entrada da República no País, buscando atender melhor aos interesses da sociedade brasileira.

( ) O movimento republicano ganhou força com a adesão de quatro importantes grupos: os cafeicultores do Oeste Paulista, os Industriais, os militares e as camadas médias da sociedade. Tudo era motivo para críticas ao governo imperial.

( ) No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca ocupou o quartel-general do Rio de Janeiro depôs o ministro que servia a D. Pedro II e proclamou a República. Segundo cronistas da época, a população acompanhou os acontecimentos a distância, sem entender direito o que se passava, ou seja, mudava-se o governo, mas certas práticas políticas continuavam.

QUESTÃO 09 Letra A Valor: 1,0

Durante o século XIX, no Brasil, desenvolveu-se uma campanha em favor da abolição da escravidão negra. A culminância dessa campanha deu-se com a Lei Áurea, em 1888. Ao ser extinta a escravidão, os libertos...

a) permaneceram nas mesmas condições de vida, dada à inexistência de uma política governamental que os integrasse à sociedade.

b) iniciaram negócios próprios, inserindo-se no mercado capitalista, graças a subsídios do governo.

c) ocuparam postos no mercado de trabalho capitalista, em razão da política governamental de educação formal. d) foram alvo de atitudes segregacionistas da sociedade branca, dificultando-lhes a ascensão social em razão das disposições previstas nas leis abolicionistas.

e) tiveram uma mudança de vida radical, cheio de oportunidades, o que gerou grande crescimento para o País, que passou a ter grande parte da população trabalhando de forma assalariada.

QUESTÃO 10 Letra D

“A ideia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar

(5)

Avaliação Multi – Ensino Fundamental II – 4º bimestre / 2012

novas terras a fim de aí instalarmos o excedente de nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas.”

C. Rhodes, 1895

O texto acima expõe a/o:

a) única necessidade de novas áreas para o reaquecimento do comércio após as derrotas de 1914.

b) busca por matéria-prima como questão fundamental para solucionar a crise política e social no Reino Unido. c) problema da desqualificação da mão de obra que leva ao desaquecimento na economia do Reino Unido, provocando uma política de abertura para novos mercados.

d) problema da crise social e econômica, no Reino Unido, e a opção por uma política imperialista e neocolonial.

e) crise econômica nas colônias que deve receber uma política de incentivos aos assentamentos e à industrialização.

QUESTÃO 11 Letra B Valor: 1,0

O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação na Ásia, pelas potências europeias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliação de mercados e áreas fornecedoras de matérias-primas e gêneros alimentícios.

Com base no texto e nos acontecimentos correlatos ao assunto, podemos dizer que a expansão imperialista... a) deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam uma tradição belicosa e guerreira e não desenvolveram nenhuma resistência à penetração européia em seus países.

b) deu-se com a elaboração de fortes justificativas ideológicas, o chamado darwinismo social, que enfatizou a necessidade da missão civilizadora e humanitária dos europeus sobre os povos conquistados, considerados cultural e racialmente inferiores.

c) ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas áreas conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilização de maquinismos, em escala cada vez maior, na indústria européia, que eram vistos como uma ameaça à estabilidade social.

d) encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas internas, travadas pelos povos africanos e asiáticos e da disposição das elites dirigentes de entregar o poder às potências européias para se beneficiarem economicamente.

e) manteve as estruturas políticas e sociais dos povos africanos e asiáticos, conquistados com a estratégia de garantir-lhes a autonomia para a obtenção de maiores lucros e benefícios econômicos pelas potências européias.

QUESTÃO 12 Letra B Valor: 1,0

Há mais de um século, teve início no Brasil um processo de industrialização e crescimento urbano acelerado. Podemos identificar, como condições que favoreceram essas transformações:

a) a crise provocada pelo fim do tráfico de escravos que deu início à política de imigração e liberou capitais internacionais para a instalação de indústrias.

b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café, que deram origem ao capital para a instalação de indústrias e importação de mão de obra estrangeira.

c) a crise da economia açucareira do nordeste que propiciou um intenso êxodo rural e a consequente aplicação de capitais no setor fabril em outras regiões brasileiras.

d) os capitais oriundos da exportação da borracha amazônica e da introdução de mão de obra assalariada nas áreas agrícolas cafeeiras.

e) a crise da economia agrícola cafeeira, com a abolição da escravatura, ocasionando a aplicação de capitais estrangeiros na produção fabril.

Referências

Documentos relacionados

Dentre todos que zeram a prova, 350 acertaram somente uma questão, 250 acertaram a questão B, 100 acertaram ambas as questões e 200 erraram a primeira

1 - A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos

Após a explicação, organize um debate com os alunos sobre a relação entre as teorias raciais do século XIX e o estabelecimento do imperialismo na África e na Ásia.. Peça aos

Os resultados obtidos neste estudo confirmam que o SDQ I é um instrumento que, além de possuir uma adequada fundamentação teórica é um instrumento multidimensional e com

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

• Cartel: acordo entre empresas do mesmo setor para

Diana lo miró mientras se quitaba la ropa, manteniendo él sus ojos sobre su cuerpo todo el tiempo.. Cash resbaló sus dedos por sus pliegues, enterrándolos profundamente en

Não apenas a repartição da periferia do sistema capitalista entre as grandes potências, como no caso da partilha da África e da recolonização violenta da Ásia; mas um