• Nenhum resultado encontrado

INFORME NACIONAL CONVOCAÇÃO CNSC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORME NACIONAL CONVOCAÇÃO CNSC"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Brasília, 24 de junho de 2015. CNG: Rogério, Garofolo, Mário Júnior, Loura, Eurídice, Jorginho, Márcia, Lucivaldo (DN); Gilvan, Gercino, Antônio, Ruy, Marcílio, José (SINTUFRJ); Adilson, Lucivaldo(SISTA-MS); Anderson, Valéria, Valquíria, Giuliano, Paulo, Cláudia, Daiane (SINDITEST-PR); Dudu, Elma, Edivaldo, Pedro (SINTIFES-go); Berta, Marilene, Carlos Figueiredo, Carlos Oliveira (SINTUF-MT); Humberto, Fernando (SINTUSFCAR); Maria José, Jadison, Ademilson, Laercio(SINTUFEPE- FEDERAL); Enio, Adelar, Eleutério (ASSUFSM); Rosângela, Alan, Helder, Rogério, Manoel (SINDIFES); Izaías, Sibila, Gilson, Jorge, Antonieta (ASSUFRGS); Sérgio Neves, Pedro Gomes, Sirle, Maria Laudemira (SINTET-UFU); Sérgio, Ladislau (ASUFPEL); Jorginho, Enaura, Adriana, Valdenir (SINTUFSC); Tone (SINTEST-AC); Eliane, Jorge, Manoel, Suzana Guedes (SINTFUB); Sebastião (SINTESAM); Wagner (SINTUFES);Sebastião Carvalho, Raimundo Nonato (SINTEMA); Valmiro (ASSUFBA); Durval, Sérgio, Maria Rita (SINTUFEPE-RURAL); Lourival, Vicente (SIND ASSUFOP); Jorge Teles (ASUNIRIO); Sônia, Maria José (SINTUFAL); Gildemário, Clispim, Natalício, Gérson (SINTUNIFESP); Claudiane, Meneleu (SINTEST-RN).

INFORME NACIONAL

CONVOCAÇÃO CNSC

A Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho convoca os membros da FASUBRA, que compõem a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira – CNSC, para reunião a ser realizada nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Brasília, com a seguinte pauta:

1. Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC; 2. Técnico Substituto;

3. Participar do I Encontro do Coletivo Jurídico da FASUBRA de 2015, dia 3, cuja pauta é Carreira (Novas Abordagens/Negociação/PCCTAE/Implantação/Propostas (Expositores: Diretoria Nacional FASUBRA, Francis Bordas e Carlos Alberto Marques/AJN)

A reunião é de fundamental importância, tendo em vista que tais temas necessitam ser debatidos com aprofundamento para posterior orientação à categoria.

ENCONTRO ENTRE ASSESSORIAS JURÍDICAS

A Direção da FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (FASUBRA), por sua Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho, convida todas as entidades sindicais de base e suas assessorias jurídicas, para participarem no dia 03 de julho de 2015, em Brasília-DF, do I ENCONTRO DO COLETIVO JURÍDICO DA FASUBRA de 2015, com a seguinte pauta:

PAUTA

Dia 03.05.2015, sexta-feira Manhã:

1) 9h - Abertura: Direção FASUBRA;

(2)

2

2) 9h30 – NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO/GREVE. INTIMIDAÇÃO AO MOVIMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS. DENÚNCIA EM ORGÃOS INTERNACIONAIS/OIT

Expositores: Luís Fernando Silva e Cláudio Santos/AJN Tarde:

1) 14h – CARREIRA: (novas abordagens/negociação/PCCTAE/implantação propostas) Expositores: Diretoria Nacional Fasubra, Francis Bordas e Carlos Alberto Marques/AJN

2) 15h – APOSENTADORIA ESPECIAL: meio ambiente do trabalho e servidor portador de deficiência.

Expositores: João Luiz Arzeno da Silva e Francis Bordas. 3) 16h30. Assuntos Gerais

4) 17h ENCERRAMENTO

Alertamos às direções dos sindicatos de base da importância da participação de suas assessorias e de diretores da área, em função da relevância dos temas para a categoria e a uniformização de procedimentos quanto a eventuais ações/tomadas de decisões que necessitem de argumentações jurídicas, seja em relação a greve ou outros temas constantes da pauta.

Vale lembrar que tais temas têm sido demandados constantemente, à direção da Federação. Contamos com a participação de todas as entidades.

Relatório da Reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores

Públicos Federais – 22.6.15

Sede da FENASPS, 14 horas.

Entidades presentes: ANDES-SN (André Guimarães e Jacob Paiva – CNG: Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Amadeu de Farias Cavalcante) – ANFFA-Sindical (Marcos Lessa) - ASFOC-SN (Apoena Faria e Clodoaldo Rodrigues Pinheiro) - ASSIBGE-SN (Pedro Pedrosa) – CNTSS (Maura Laureano Silva) - CSP/CONLUTAS (Paulo Barela) – FASUBRA (Rogério Marzola, Maria Loura O. Silveira, Euridice Ferreira de Almeida, Naara de Aragão, Enaura Simas Graciosa e Menelau Bezerra Neto) – FENAJUFE (Cledo Vieira de Oliveira) - FENASPS (Carlos Roberto dos Santos) - SINAIT (Aletheia Vieira e Marco Aurélio Gonsalves) – SINAL (Jordan Alisson Pereira) - SINASEFE (José Xavier Filho, Carlos Magno A. Sampaio e Weliton Cley) - SINDIFISCO-Nacional (José Devanir de Oliveira) – SINDIRECEITA (Silvia Helena de Alencar Felismino e Breno Rocha) - SINPECPF (João Luiz Rodrigues) - SINTBACEN (Willekens Brasil).

Pauta:

1. Informes das Entidades.

2. Reunião ampliada do dia 28.06. 3. Rateio das atividades realizadas. 4. Encaminhamentos.

A reunião teve início às 14h30 e os trabalhos da Mesa Diretora ficaram sob responsabilidade do ANDES-SN (Jacob Paiva) e FASUBRA (Rogério Marzola) e a relatoria por Marcelo Vargas (CNESF).

1. Informes das Entidades.

ANDES-SN - 1. GREVE DOCENTE: A greve dos docentes das federais já tem deflagração em 35 Instituições Federais de Ensino. Como resultado do fortalecimento do movimento o Ministério da Educação, respondendo à solicitação do Comando Nacional de Greve, marcou reunião para tratar da nossa pauta de reivindicações, no dia 23 de junho, 14h. Durante a reunião faremos Atos e vigílias nas IFE e em Brasília. Estamos estendendo a construção do Ato em frente ao MEC para o Fórum das Entidades dos SPF, particularmente para as Entidades da Educação Federal (FASUBRA e SINASEFE); 2. MANIFESTAÇÕES DURANTE SEMINÁRIO SOBRE PNE: No dia 25 de junho ocorrerá na Câmara dos Deputados Federais, Brasília-DF, Seminário Nacional sobre o PNE, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE e pela Comissão de Educação da Câmara. Vamos pautar no Comando de Greve uma ação para realizamos durante o Seminário; 3. Atividades conjuntas da Educação

(3)

3

Federal: Nas duas últimas semanas realizamos duas reuniões com as Entidades da Educação Federal (ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE, ANEL e Oposição de Esquerda da UNE). Como resultado desses encontros ficou deliberado pela realização de duas importantes atividades nacionais: no dia 06 de julho, Seminário da Educação Federal, e no dia 07 de julho a Caravana em defesa da educação pública, ambas em Brasília.

ASSIBGE-SN – A ASSIBGE-SN realizou o Congresso Institucional na última semana (15 a 19.6.15). Por isso a impossibilidade de presença dos Diretores da Entidade.

FASUBRA – Greve Nacional desde o dia 28 de maio, paralisando 65 instituições. Diante da intransigência do governo em negociar, no último dia 17 foi realizado um Dia Nacional de Luta focado nos HU intensificando a greve e expondo a crise elo qual atravessa. Estamos realizando as paralisações das matrículas do SISU em 14 Universidades, trabalhando junto ao parlamento na reativação de frentes parlamentares em defesa da Educação. O Comando Nacional de Greve está orientando caravana com acampamento em Brasília nos próximos dias 7 e 8 de julho, proposta esta que será avaliada pela categoria com resposta ao CNG até a próxima quarta-feira. FENASPS: No Encontro Nacional dos trabalhadores da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho) e do Seguro Social-INSS, realizados no dia 31/5, em Brasília, foi aprovou o indicativo de greve da base da Fenasps a partir do dia 7 de julho de 2015. Os sindicatos filiados e Oposições estão realizando assembleias e/ou reuniões nos locais de trabalho intensificando a mobilização.

No dia 1º/6 representantes de vários Estados realizaram Ato Público em frente ao Ministério da Previdência Social e a tarde no INSS. O Comando de Mobilização está instalação desde o dia 1º de junho. E, orientamos os sindicatos estaduais em apoiar à greve dos trabalhadores da Educação e demais categorias estaduais e municipais e fortalecer a Coordenação Estadual dos Servidores Federais. Quadro Nacional de Mobilização com realização de assembleias: MG-MT-RN-MA-CE-SC-PR-SP-RS-MS-PA-ES-AL-GO-PI-TO-AP. Oposições: BA: Mobilizações e realização de assembleia; DF: Mobilizações, panfletagem e divulgação da greve; PB: Mobilizando a categoria com reuniões nos locais de trabalho. Calendário: 3/7 - reunião da Diretoria Colegiada e reunião do GT-Seguridade Social/Fenasps; 4/7, Assembleia de Plenária Nacional/Fenasps - em Brasília. Maiores informações: www.fenasps.org.br

SINAL - No Banco Central aprovamos a paralisação de 24 horas para o dia 25 Dia Nacional de Lutas, Manifestações e Paralisações dos SPF. Temos movimento forte na maioria das regionais do BC, mas em Brasília temos dificuldade de mobilização para paralisação integral. Enviaremos representantes de todas as regionais para a reunião ampliada do Fórum no dia 28, algo entre 10 e 18 pessoas.

SINASEFE – Indicativo de greve para o dia 13.7.15. Plenário dia 4 e 5 de junho para avaliar o indicativo. O SINASEFE Campina Grande- PB iniciou a greve no dia de hoje. Rodada de assembleia em com a participação de Diretores da Direção Nacional nas seções.

2. Reunião ampliada do dia 28.06.

Criou-se uma Comissão de entidades para organizar a estrutura da Reunião Ampliada do dia 28.6.15 (ANDES-SN. CSP/CONLUTAS, FASUBRA e FENAJUFE). Enviar para as demais entidades até a sexta-feira dia 26.6.15, os custos da Reunião Ampliada do dia 28.6.15. Haverá rateio entre as entidades do Fórum. Quanto ao número de participantes, as entidades presentes estimaram em torno de 200 participantes. A coordenação da mesa será definida antes do inicio da Reunião.

Definir a pauta da reunião ampliada 1- Informes das Entidades.

2- Conjuntura e Campanha Salarial 2015. 3- Encaminhamentos - Ações de Mobilizações. Data: 28.6.15 - Domingo

Início: 9 horas até às 18 horas – Intervalo de uma hora para almoço.

Local definido: Brasília Imperial Hotel – Setor Hoteleiro Sul, quadra 3 em Brasília/DF. 3. Rateio das atividades realizadas.

(4)

4

Foi debatido que algumas entidades estão em débito quanto ao rateio de atividades passadas. Vale lembrar que alguns depósitos realizados na conta do ANDES-SN/CNESF, não estão devidamente identificados, dificultando localizar sua verdadeira origem.

4. Encaminhamentos.

O funcionário da CNESF enviará o quadro de rateios atualizados para as entidades para sanar as dívidas dos Atos anteriores:

1. Jornada Nacional de Lutas dias 7 a 9 de abril de 2015. 2. Reunião Ampliada do Fórum do dia 14.5.15.

3. Reunião Ampliada do dia 28.6.15. Outros encaminhamentos:

 As entidades que tiverem condição participarão do ato no MEC por conta da audiência do ANDES-SN, no dia 23-06, às 14h;

 As entidades do Fórum participarão do ato do dia 25-06, no auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, onde ocorrerá um seminário sobre a implementação do PNE, divulgando a pauta do Fórum;

 As entidades do Fórum devem participar das audiências públicas que acontecerão nas Assembleias Legislativas dos Estados que discutirão o PLC 30/2015 (PL 4330 – terceirizações).

Próxima reunião do Fórum:

A data da próxima reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais será definida na Reunião Ampliada deste Fórum no dia 28.6.15.

Relatório elaborado por Jacob Paiva (ANDES-SN), Rogério Marzola (FASUBRA) e Marcelo Vargas (CNESF).

CRECHE CNG

Em cumprimento às resoluções da FASUBRA, o CNG comunica que a partir do dia 21/06 haverá creche para os delegados (as) que necessitarem trazer seus filhos.

A creche com a qual o CNG fez convênio, é administrada pela ASFUB (Associação dos servidores da Fundação Universidade de Brasília), com sede dentro do espaço da UnB, e prevê:

Valor da diária: R$ 50,00;

Atendimento a crianças de 02 a 08 anos; Expediente: de 08 às 17horas;

Almoço: 12 às 14horas (Os responsáveis deverão buscar suas crianças para o almoço, uma vez que a creche não oferece refeições)

Os responsáveis deverão pegar autorização na Secretaria do CNG, no ato do credenciamento para se dirigirem até o espaço da creche.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA CRECHE

Eu,___________________________________________________________________, Brasileiro (a),

portador (a) do RG nº ________________________ UF ____, residente e

domiciliado (a) Rua/AV __________________________________________________,

nº ________, Bairro __________________________________, na cidade de

(5)

5

criança___________________________________________________________, autorizo meu filho/filha acima citado, a frequentar a creche da ASFUB na cidade de Brasília, nos dias ________________________

Brasília, _____de ___________ de 2015. _________________________________

Assinatura – Responsável

CALENDÁRIO DE LUTAS – CNG/FASUBRA

Calendário:

 24 de junho: Manhã/tarde - Atividade no Congresso Nacional (visita a gabinetes de parlamentares na busca de interlocução para abertura da negociação efetiva com o governo federal);

 24 de junho: 17 horas – Reunião entre entidades do setor da educação pública;

 25 de junho: dia nacional de mobilização conjunta dos trabalhadores do serviço público federal nos estados;

 26 de junho: Reunião do CNG;

 28 de junho: 9 horas – Reunião ampliada dos SPF;  01 de julho: Ato no Ministério da Educação;

 03 de julho: Encontro dos advogados da FASUBRA com os advogados da base: Pauta: Greve e seus desdobramentos judiciais e outros temas pertinentes;

 06 de julho: Manhã – Reunião ampliada das entidades da Educação Federal;  07 e 08 de julho: Caravana a Brasília;

 09 de julho: Reunião CONIF.

QUADRO DE ADESÃO - GREVE TAE 2015

Universidades e Institutos federais com deflagração de greve de

Técnico-administrativos

Número Região Sigla Observação

1. Norte UFAC Iniciada

2. Norte UFAM Iniciada

3. Norte UNIR Iniciada

4. Norte UFT Iniciada

5. Norte UFPA Iniciada

6. Norte UFOPA Iniciada

7. Norte UFRA Iniciada

8. Norte UNIFESSPA Iniciada 9. Norte UNIFAP Iniciada 10. Nordeste UFPI Iniciada 11. Nordeste UFPB Iniciada 12. Nordeste UFCG Iniciada 13. Nordeste UFRN Iniciada 14. Nordeste UFERSA Iniciada 15. Nordeste UNILAB Iniciada 16. Nordeste UFCA AG 11/06 17. Nordeste UFC Iniciada 18. Nordeste UFAL Iniciada 19. Nordeste UFRPE Iniciada 20. Nordeste UFPE Iniciada 21. Nordeste UFBA Iniciada 22. Nordeste IFBA Iniciada

(6)

6

23. Nordeste UFRB Iniciada

24. Nordeste UFOB Iniciada 25. Nordeste UFSB Iniciada 26. Nordeste UFS Iniciada 27. Nordeste UFMA Iniciada 28. Centro-Oeste UnB Iniciada 29. Centro-Oeste UFG Iniciada 30. Centro-Oeste IFG Iniciada 31. Centro-Oeste IF Goiano Iniciada 32. Centro-Oeste UFMS Iniciada 33. Centro-Oeste UFMT Iniciada 34. Centro-Oeste UFGD Iniciada 35. Sudeste UFES Iniciada 36. Sudeste UFJF Iniciada 37. Sudeste 2 UFV Iniciada

38. Sudeste UFU Iniciada

39. Sudeste UFTM Iniciada 40. Sudeste UFMG Iniciada 41. Sudeste CEFET-MG Iniciada 42. Sudeste UFVJM Iniciada 43. Sudeste IFMG Iniciada 44. Sudeste UFSJ Iniciada 45. Sudeste UFOP Iniciada 46. Sudeste UFLA Iniciada 47. Sudeste UNIFEI Iniciada

48. Sudeste UFF Iniciada

49. Sudeste UNIRIO Iniciada 50. Sudeste UFRJ Iniciada 51. Sudeste UFRRJ Iniciada 52. Sudeste UFABC Iniciada 53. Sudeste UFSCar Iniciada 54. Sudeste Unifesp Iniciada

55. Sul Unila Iniciada

56. Sul UTFPR Iniciada

57. Sul UFPR Iniciada

58. Sul UFSC Iniciada

59. Sul FURG Iniciada

60. Sul UFPel Iniciada

61. Sul UFRGS Iniciada

62. Sul IFRS Iniciada

63. Sul UFCSPA Iniciada

64. Sul UFSM Iniciada

65. Sul UFFS Iniciada

Observação: o presente quadro foi constituído a partir das informações que chegaram oficialmente na FASUBRA, somado a consultas telefônicas, pesquisas nos sites das entidades e informações veiculadas nos meios de comunicação. Solicitamos que as entidades de base formalizem oficialmente a comunicação de greve ao CNG, bem como encaminhem eventuais ajustes a esse quadro.

INSTALAÇÃO DO CNG/FASUBRA

O CNG encontra-se instalado na Universidade de Brasília, com espaço físico e infraestrutura montada na Sala de Reuniões do SINTFUB e nas dependências da FASUBRA.

Contato:

Fone/Fax: 61-3349.1772

(7)

7

COMPOSIÇÃO DO CNG E FUNDO DE GREVE

Transcrição do Estatuto, disponível no home page da Federação, no link Estatuto. CAPÍTULO VIII

DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS

Artigo 76 - A Greve Nacional será aprovada em Plenária do Setor das Federais, com a maioria dos delegados, convocada para este fim, após exposição dos resultados das Assembleias Gerais das Entidades de Base.

Artigo 77 - O Comando Nacional de Greve do Setor das Federais será instalado a partir da data de deflagração da Greve e dissolvido ao final do movimento paredista.

Artigo 78 - Na Plenária Nacional do Setor das Federais de deflagração da Greve será definido a data de deflagração e o eixo da Greve.

Artigo 79 - No momento de deflagração da Greve será constituído o Fundo de Greve no valor de 15% (quinze por cento), uma única vez, da arrecadação extra para o Fundo de Greve das entidades filiadas.

Artigo 80 - No caso das entidades que não descontarem o Fundo de Greve, haverá um acréscimo de 2,5% (dois e meio por cento) na arrecadação mensal da entidade para a FASUBRA, pelo período que durar a Greve.

Artigo 81 - A FASUBRA Sindical depositará mensalmente, em conta específica para constituir um Fundo de Greve, percentual equivalente a 5% (cinco por cento) de sua arrecadação.

Artigo 82 - A obrigatoriedade de repasse do Fundo de Greve recai sobre todas as entidades filiadas da FASUBRA Sindical do Setor das Federais.

Artigo 83 - Ao final do movimento paredista, o saldo financeiro será depositado em uma conta especial que só poderá ser usado em greve, salvo decisão de Plenária Nacional do Setor das Federais e/ou CONFASUBRA.

DA CONSTITUIÇÃO

DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS

Artigo 84 - O Comando Nacional de Greve do Setor das Federais será constituído pela Direção Nacional da FASUBRA Sindical e por delegados das entidades de base filiadas, em greve, obedecendo à proporção indicada no Estatuto da Federação, no capítulo da eleição de delegados de base definida para a Plenária Nacional do Setor da FASUBRA Sindical, sem a figura do delegado de direção.

Artigo 85 - Compete ao Comando Nacional de Greve debater e deliberar sobre os rumos do movimento paredista durante o período da greve.

INFORMES DE BASE

Federais

SINTUNIFESP – UNIFESP: “Informe local nº 2 /Comando Local de Greve – São Paulo No vigésimo segundo dia de greve em São Paulo – Unifesp, temos uma greve forte e de luta por questões locais, tivemos uma semana intensa de atividades, dentre elas a ocupação da Reitoria à pedido dos servidores lotados neste setor, sabendo que é histórico termos servidores da Reitoria aderindo a greve, nossa chamada foi por questões de retaliações da parte de Gestores, por tentativa de inibir os Servidores em exercer a greve neste local, como reuniões, colocação de cartazes. Realizamos uma reunião com a Reitora para tratarmos o assunto, de que não aceitaríamos qualquer tipo de humilhação e retaliação à qualquer Servidor em exercício da greve por estar em seu Direito Constitucional, aproveitamos também para mostrar à essa Gestão que não existe nenhuma Lei que determina a proibição de um Servidor em greve fazer o APH (Adicional de Plantão Hospitalar), solicitamos reunião com a Superintendência do Hospital São Paulo a fim de resolver essa situação que de uma certa forma engessa o trabalhador de exercer a greve.

(8)

8

Realizamos a reunião com os Diretores responsável pelo HU – HSP, a fim de negociarmos e pedir a retirada dessa atitude que puni o servidor de exercer a greve, após várias falas e contra tempos da Diretoria de Enfermagem, conseguimos reverter esse quadro, pois em duas greves anteriores não obtivemos esse resultado positivo, hoje o Servidor pode exercer a greve e realizar seu APH, pois uma difere da outra, criamos também uma comissão provisória para rever escalas em setores de serviço e atendimento crítico caso houver necessidade, pois temos um quadro de trabalhadores que juntamente com servidores que fazem APH, suprem a necessidade do serviço essencial conforme a Lei prevê. Foi realizado também visita deste CLG em outros campi de extensão à UNIFESP, que são Guarulhos, São José dos Campos, Baixada Santista a qual todos servidores foram orientados quanto a pauta de reivindicação à nível nacional da nossa greve e entregaram suas pautas de reivindicação à nível local, para negociação dessas pautas à nível local foi tirado em reunião de comando comissões para acompanhamento das pautas. Realizamos Assembleia neste campus com informes locais e nacionais, encaminhamentos e deliberações, no dia 17/06/15 em acompanhamento da deliberação de atividades do CNG – Brasília, realizamos nosso Ato Local onde o ponto de encontro foi em frente ao HU e seguimos até a Reitoria, esse Ato foi composto com todos seguimentos sendo: TAES, Alunos e Docentes, foi levado e adentramos à reunião do Conselho Universitário (CONSU), fato este histórico em nossa Universidade, estávamos em mais de 200 companheiros, entregamos e acompanhamos a leitura das pautas, postado no dia seguinte uma nota de moção de apoio pelos membros do CONSU, favorecendo as nossas reivindicações locais, exigimos que se faça cumprir o que foi aprovado em Congresso de 2014 a Paridade de votos entre Servidores Técnicos Administrativos, onde atualmente o peso de voto dos Docentes é mais que o nosso TAES, reivindicamos também as 30 horas que promessa e compromisso de eleição da Magnífica Reitora Soraia Smaile, determinamos de que não aceitamos Comissões para tratar de assuntos com esse de maneira retaliatória, aos passos de tartaruga. Foi realizado também várias entrevistas com a mídia de São Paulo, a fim de reverter o que está sendo colocado pelos Diretores do Hospital São Paulo, que o motivo do não atendimento à pacientes eletivos é por corta e falta de verba, foi posicionado e enfatizado nossa Greve que é à nível nacional e de uma categoria, lutamos por melhorias no nosso HU, mas que esse motivo de falta de verba e superlotação já existe bem antes da greve, o Hospital foi atendido em sua solicitação tendo o repasse de 3 milhões pelo Estado, mas em reunião com a Reitoria e Diretor do HSP nesta sexta-feira passada, foi enfatizado de que usam o movimento para obter retorno financeiro, mas que fique claro que não retornaremos de greve como posto nas entrevistas, de que o repasse de verba é para atender os eletivos do HU. Salientamos que a nossa greve cada dia tornasse forte principalmente em contágio de trazermos para esta greve a adesão de servidores lotados na Reitoria Central, hoje com a Deflagração de greve também dos Residentes – médicos e de servidores que um dia engessado e retaliado devido o APH, podem também exercer a greve e participar da nossa luta!

Próximas atividades:

Assembleia Geral e de Associados com as seguintes pautas: Avaliação Local da Greve;

30 horas já para enfermagem/ radicalização na paralisação; Celetista do HU / Assembleia; Deliberações e encaminhamentos”.

NOTÍCIAS

Licença-prêmio não gozada deve ser convertida em pecúnia

É firme a orientação jurisprudencial no sentido de ser devida a conversão em pecúnia da licença-prêmio não gozada e não contada em dobro ao servidor aposentado, sob pena de enriquecimento sem causa pela Administração. Com essa fundamentação, a 1ª Turma do TRF da 1ª Região rejeitou recurso apresentado pela União contra sentença do Juízo Federal da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal que condenou o ente público a converter em pecúnia os meses relativos às licenças-prêmio não gozadas pelo autor.

Em suas razões recursais, a União sustenta a inexistência de base legal para o acolhimento do pedido da parte autora. Defendeu também a impossibilidade de condenação em juros de mora e correção monetária.

Ao votar, o relator, juiz federal convocado Carlos Augusto Pires Brandão, disse que, diferentemente do que alegado pela União, a jurisprudência dos tribunais já firmou entendimento no sentido de que os meses relativos a licenças-prêmio não gozadas devem ser convertidos em pecúnia.

(9)

9

O magistrado também explicou que a verba em questão, em razão de seu caráter indenizatório, deve ser paga na sua integralidade. Ainda segundo o relator, “a correção monetária incide sobre o débito previdenciário, a partir do vencimento de cada prestação, nos termos do Manual de Procedimentos para os Cálculos da Justiça Federal”. A decisão foi unânime.

Processo relacionado: 0005820-97.2012.4.01.3400/DF

Fonte: TRF 1ª Região

Funcionalismo: Esperança cada vez menor de nomeação

Com o arrocho fiscal, os aprovados em certames do setor público têm expectativas reduzidas de ser empossados, apesar de promessas do governo de que contratações para as agências reguladoras e o BC, considerados prioridades, estão a caminho

As contratações na administração pública continuam empacadas. Diante da necessidade de promover o ajuste fiscal, até mesmo aprovados em certames com prazo ainda em vigência correm o risco de não ingressar no funcionalismo. Tamanho é o desânimo com o atual cenário econômico, que os chamados excedentes – em colocação além do número inicial de vagas, mas qualificados para contratação em caso de aumento da demanda – desconfiam da palavra do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Ele disse, no Congresso Nacional, que estuda as possibilidades orçamentárias de empossar novos servidores para agências reguladoras e o Banco Central (BC). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem 27 aprovados à espera de contratação. No BC, são aproximadamente 700, entre os que 200 aprovados e outros 500 excedentes. Na Receita Federal, são 272 os que passaram nas provas. Além dessas cerca de mil pessoas, não há informações sobre o número de aprovados em concursos de outros órgãos à espera de nomeação. Para conseguir atingir a meta do superávit primário, de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB), as contratações foram contidas, assim como novos concursos públicos.

Necessidade

Há desafios, porém, para os quais o governo não pode prescindir de servidores. A recomposição de carreiras de autarquias contribuiria para a segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), assegurando investimentos do setor privado. A carência de infraestrutura dificulta o crescimento econômico do país.

Para atender as prioridades traçadas, o governo não escapará da necessidade de realizar concursos públicos. Como o PIL prevê as concessões de quatro aeroportos, será necessário fortalecer o quadro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), avaliam especialistas. O órgão não dispõe mais de excedentes, uma vez que o concurso realizado em 2012 já expirou – no processo, foram nomeados 310 servidores. A autarquia informou que, em julho de 2014, do total de 1.755 vagas previstas em lei para servidores efetivos, só 66% estão preenchidas. “Existem, hoje, 592 cargos vagos. Solicitamos 534 vagas para o Planejamento, mas ainda aguardamos aprovação”, comunicou.

O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Marco Antônio Araújo, critica as decisões tomadas pelo governo federal. “Entendo que é necessário equilibrar as contas e cortar gastos. Mas, sem a nomeação de alguns candidatos remanescentes de concursos em aberto e a abertura de novos concursos, a máquina corre o risco de parar”, diz.

Na opinião de Araújo, não é novidade que o Planejamento tome decisões questionáveis. “Deixar de empossar o aprovado em concurso cuja necessidade se faz clara é má gestão. Lamentavelmente, isso tem sido comum”, emenda.

Em nota, o Ministério do Planejamento esclarece que não antecipa autorizações de concursos ou de nomeações, explicando que as informações serão divulgadas ao longo do ano. “As autorizações resultam de análises criteriosas das demandas”, informa.

A menos de 10 dias para o fim de junho, período indicado por Barbosa para a efetivação das posses, os aprovados do concurso do BC amargam a espera. A servidora pública Vanessa Caliman Donna, 24 anos, fez até mesmo o curso de formação no ano passado. “Assim como eu, vários outros estão prontos para trabalhar. Não conseguimos entender o motivo de tanto descaso, já que outros órgãos conseguiram autorização para nomear excedentes”, lamentou.

De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), dos cerca de mil aprovados que fizeram o curso de formação, 300 foram nomeados no ano passado e 200 deverão ter os nomes publicados no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. Não há previsão de que os outros 500 excedentes venham a ser empossados. “Mesmo que fossem, isso

(10)

10

não cobriria o efetivo que tínhamos cinco anos atrás, que já era defasado”, critica Daro Piffer, presidente da entidade. Do total de 6.470 servidores previstos em lei para compor o órgão, o BC enfrenta, atualmente, uma defasagem de 38%.

O Ministério da Fazenda informou que obteve autorização para preenchimento de 272 vagas do concurso para auditor fiscal da Receita Federal.

Fonte: Correio Braziliense

STJ divulga julgados sobre irredutibilidade de vencimentos

Direito adquirido dos servidores públicos à irredutibilidade de vencimentos e tributação de atividades ilícitas são os temas da “Pesquisa Pronta”, disponibilizados nesta segunda-feira (22/6) pelo Superior Tribunal de Justiça.

Na área do direito administrativo, o tribunal tem considerado que os servidores públicos não têm direito adquirido a regime jurídico, porém, apesar disso, deve ser observada a irredutibilidade de vencimentos.

Já na pesquisa sobre responsabilidade tributária há precedentes do tribunal a respeito do princípio do non olet –que tem como objetivo permitir a tributação das atividades ilícitas.

Aplicando esse princípio, o STJ já decidiu que a validade jurídica dos atos praticados pelos contribuintes é irrelevante para a definição do fato gerador do tributo, sendo possível a tributação do produto patrimonial decorrente de atividades ilícitas.

A Pesquisa Pronta oferece consultas a pesquisas prontamente disponíveis sobre temas jurídicos relevantes, bem como a acórdãos com julgamento de casos notórios.

Fonte: Consultor Jurídico

Liminar garante acesso de estudantes a votação sobre maioridade penal na Câmara A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu parcialmente liminar a fim de garantir acesso de estudantes a recintos abertos ao público na Câmara dos Deputados para acompanhar as votações referentes à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/1993, que discute a redução da maioridade penal. A decisão ocorreu em Habeas Corpus (HC 128883) impetrado por diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Na petição inicial, os autores afirmam que no dia 10 de junho de 2015 a sessão da Câmara dos Deputados que analisa a redução da maioridade penal (PEC 171/1993) “foi abruptamente interrompida após a utilização de gás de pimenta para repressão dos estudantes presentes contrários à medida pela Polícia Legislativa”. Contam que, apesar da interrupção, a reunião foi retomada em outro plenário da Câmara, a portas fechadas e, após o pedido de vista coletivo, teve sua votação adiada para o dia 17 de junho de 2015.

Os dirigentes das entidades estudantis alegam que, desde então, tanto o presidente da Comissão Especial, deputado André Moura, quanto o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, manifestaram publicamente que a referida votação não será aberta ao público e que impedirão a entrada de cidadãos nas galerias do Plenário durante a realização de tais votações.

Entre os argumentos apresentados no HC, a UNE e a UBES sustentam que estão sendo “violentamente reprimidas pelos agentes da Polícia Legislativa, sob ordens da Presidência da Câmara, que pretende lhes negar o acesso à galeria do Plenário, para que não possam se expressar contrários à redução da maioridade penal e, consequentemente, convencer os legisladores presentes na votação dos malefícios de tal mudança”.

Decisão

Relatora do habeas corpus, a ministra Cármen Lúcia garantiu que as votações da PEC 171/1993 sejam abertas ao público. “As circunstâncias expostas na [ petição ] inicial e os elementos carreados a comprovar o que nela alegado conduzem ao deferimento da liminar requerida, para que os pacientes ingressem livremente nos recintos públicos da Câmara dos Deputados com o resguardo das garantias constitucionais que lhes são asseguradas”, ressaltou.

A decisão garante aos autores o direito ao ingresso na Câmara dos Deputados, especificamente nos recintos abertos ao público para acompanhar as reuniões destinadas à discussão da PEC 171/1993, “observadas as normas legais e regimentais e garantido o poder de polícia daquele órgão para se assegurar o regular andamento dos trabalhos daquela Casa”. A ministra citou os HCs 81527 e 127520 ao salientar que, conforme a jurisprudência consolidada, o Supremo demonstra

(11)

11

ser favorável a que se mantenha o direito ao ingresso nos recintos reservados ao público na Câmara dos Deputados.

Por outro lado, a ministra destacou ser legítimo o exercício do poder de polícia “em face de condutas nocivas à atividade legislativa e ao desenvolvimento regulares e livres dos trabalhos das Casas Legislativas”. Segundo a ministra, também é passível de restrição o ingresso de número superior de pessoas à capacidade de lotação das galerias, das comissões e demais órgãos do Congresso Nacional, “dado que compete aos órgãos do Poder Público o dever de velar pela segurança dos que ali circulam”.

Por fim, conforme a ministra Cármen Lúcia, “cumpre advertir que, se é certo que a Câmara dos Deputados dispõe de amplo poder de polícia quanto à circulação de pessoas em seu recinto e de adotar as providências pertinentes, nos termos da legislação vigente, sobre os excessos que elas possam eventualmente cometer, limitando o exercício das condutas particulares em favor do bem-estar e da segurança da coletividade, não há justificativa constitucional para anular ou inviabilizar sumária e previamente a realização dos direitos fundamentais do cidadão, nem impedir, como na espécie, que pessoas ingressem e circulem nas áreas de prédios públicos que sejam de acesso amplo e nos limites numéricos e de comportamento legalmente estabelecidos”.

Processos relacionados: HC 128883

Fonte: STF

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

JUNHO

24 Manhã/tarde-Atividade no Congresso Nacional (visita a gabinetes de parlamentares na busca de interlocução para abertura da negociação efetiva com o governo federal)

24 17h – Reunião entre entidades da Educação do Setor Público

25 Dia Nacional de Lutas dos SPF

26 Reunião do CNG

25 e 28 Reunião ampliada dos SPF

JULHO

01 Ato no Ministério da Educação

01 e 02 69ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS 03 Encontro entre Assessoria Jurídica (FASUBRA) e das Entidades de base 06 Reunião ampliada das entidades da Educação Federal

07 Ato Nacional em Brasília

07 Reunião Ordinária do FENTAS

07 e 08 Caravana a Brasília

08 e 09 Reunião Ordinária do CNS

09 Reunião CONIF

14 Reunião Ordinária CONAES

AGOSTO

04 Reunião Ordinária do FENTAS

06 Dia Nacional dos Profissionais da Educação

05 e 06 Reunião Ordinária do CNS

11 Reunião Ordinária CONAES

SETEMBRO

08 Reunião Ordinária do FENTAS

09 e 10 Reunião Ordinária do CNS

15 Reunião Ordinária CONAES

OUTUBRO

06 Reunião Ordinária do FENTAS

07 e 08 Reunião Ordinária do CNS

20 Reunião Ordinária CONAES

NOVEMBRO

(12)

12

10 Reunião Ordinária do FENTAS

11 e 12 Reunião Ordinária do CNS

17 Reunião Ordinária CONAES

DEZEMBRO

01 Reunião Ordinária CONAES

08 Reunião Ordinária do FENTAS

09 e 10 Reunião Ordinária do CNS

19 Aniversário de fundação da FASUBRA

UnB – Pavilhão Múltiplo Uso 1 – Bloco C – Sala C.1-56/2 – CEP 70.904-970 – Cx. Postal 04539 – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte - Brasília – DF Fones: +55 (61) 3349-9151 – FAX: +55 (61) 3349-1571

Referências

Documentos relacionados

A dinâmica territorial do povoado em tela foi analisada por meio da: (i) identificação dos eventos históricos que deram origem a formação territorial do

ples, porém satisfatórias, em que imperava mais a vontade de brilhar do que o aprofundamento das questões, Miskawayh escreveu para um público avesso a uma tecnicidade

As peças e acessórios Opel estão disponíveis na Loja Opel do seu Distribuidor Autorizado, onde encontrará tudo para tornar o seu veículo mais confortável ou para satisfazer as

5.º O regime jurídico de que trata esta Lei tem como fundamentos a gestão pública democrática, a participação social, o fortalecimento da sociedade civil, a

administración pública modalidad a distancia O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) NO ENSINO: a utilização do whatsapp no curso de

Enquanto agentes sociais com potencial de agregar demandas da sociedade civil e incidir em políticas públicas destacamos, em um primeiro momento, o Movimento Nacional dos

Será constituído por quatro provas de carácter competitivo: “Grande Trail do Zêzere – K50 – CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL ULTRA”, “Grande Trail do Zêzere –

Este trabalho mostrou que o futuro profissional de Secretariado Executivo está atento a importância da leitura e de ferramentas para sua profissão. Ainda, os sujeitos da