• Nenhum resultado encontrado

EDITAL INTERNO 01/13 - SELEÇÃO PARA BOLSISTA PROEXT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL INTERNO 01/13 - SELEÇÃO PARA BOLSISTA PROEXT"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS

RIO POMBA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS

EDITAL INTERNO 01/13 - SELEÇÃO PARA BOLSISTA PROEXT

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Rio Pomba, através do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais, torna pública a realização de seleção para admissão de até 6 (seis) alunos matriculados regularmente no Curso de Administração e até 2 (dois) alunos matriculados no curso de Ciência da Computação desta instituição para participar, como bolsistas, com carga horária de, 20 horas semanais, do Programa de Extensão Universitária PROEXT 2012/2013 – MEC/SESu, na forma deste Edital.

1. DO PROGRAMA PROEXT

O Programa de Extensão Universitária PROEXT 2012/2013 – MEC/SESu do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba (PROEXT/IF Rio Pomba), promovido pela União, representada pelo Ministério da Educação, por intermédio da SESu/DIFES, e em parceria com o Ministério da Cultura, o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ministério da Saúde, o Ministério das Cidades, o Ministério do desenvolvimento Agrário, o Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério do Trabalho e Emprego e com o Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, visa fomentar programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.

O presente programa procurará desenvolver junto a associações de pequenos produtores rurais do município de Rio Pomba, Tabuleiro, Silverânia e Piraúba, ferramentas gerenciais que orientarão práticas de administração, para o melhor gerenciamento de pequenas unidades de produção familiares. Assim, será construída uma proposta de extensão que procure privilegiar a participação dos agricultores familiares que serão foco do trabalho. A ideia de trabalhar com a participação e interação desses atores é também colocar em curso um processo educativo de articulação que possibilite esses agricultores familiares exercer cidadania através da participação. Para isso, será adotado um conjunto ferramentas e técnicas de animação e dinâmica de grupo que procurem estimular a participação e a interação da comunidade com a equipe do projeto, buscando assim, desenvolver a confiança e a vontade para trabalhar nos problemas ou objetivos identificados. Como resultados esperados almeja-se que essa intervenção possibilite a melhoria na qualidade de vida e maiores ganhos desses agricultores familiares e que sirva como experiência inovadora para ser replicada em outros municípios. Além disso, o programa permitirá que alunos dos cursos de graduação do Campus Rio Pomba tenham um contato mais próximo da realidade local e que contribua na formação desse futuro profissional antenando-o a práticas extensionistas.

1.1. Duração da bolsa: Até 08 (oito) meses, podendo a bolsa ser prorrogada por igual ou menor período e tendo o seu início previsto para o mês de agosto de 2013. A liberação e pagamento das bolsas está condicionada à disponibilidade dos recursos e será executada diretamente através do setor financeiro do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba.

1.2. Valor da bolsa: R$ 400,00 - destinada ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.

1.3. Número de vagas: serão disponibilizadas um total de 6 bolsas para alunos regularmente matriculados no curso de Administração a partir do 2º período e 2 bolsas para alunos regularmente matriculado a partir do 2º Período do curso de Ciência da Computação.

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA PROEXT/IF Rio Pomba

2.1 Oferecer cursos de capacitação em tecnologias de gestão e informação para associações de produtores rurais dos municípios de Rio Pomba, Tabuleiro, Silverânia e Piraúba, com o intuito de proporcionar a introdução de ferramentas de planejamento e gestão junto a agricultores familiares.

2.2 Levantar o grau de gerenciamento de pequenas unidades de produção agropecuárias familiares dos municípios de Rio Pomba, Tabuleiro, Silverânia e Piraúba;

(2)

2.3 Identificar possíveis problemas em nas unidades de produção familiar, com o intuito de hierarquizar e definir as maneiras de enfrentá-los;

2.4 Capacitar agricultores familiares a fim de contribuir para o gerenciamento e melhor inserção desses produtores no mercado;

2.5 Auxiliar agricultores familiares no processo de elaboração de planejamento estratégico em propriedades rurais;

2.6 Possibilitar a inserção de discentes dos cursos de graduação em Administração e Ciência da Computação principalmente do campus Rio Pomba, por meio de sua participação conhecendo e intervindo através de uma proposta educacional dialógica junto à realidade local.

3. DOS CANDIDATOS

3.1 Poderão inscrever-se à seleção alunos regularmente matriculados no curso de Administração e Ciência da Computação e que atendam aos seguintes critérios obrigatórios:

I. estar em dia com as obrigações eleitorais;

II. estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após o resultado da presente seleção;

III. não acumular bolsa de ensino, de pesquisa ou extensão;

IV. dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades do PROEXT, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

V. não se encontrar em situação de afastamento, por qualquer motivo, das suas atividades acadêmicas no IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba

VI. ter disponibilidade de trabalho nos fins de semana, quando necessário; VII. estar devidamente matriculado nos cursos mencionados anteriormente; VIII não colar grau nos próximos 12 meses.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Período e local das inscrições: de 01/08/13 a 11/08/13 estarão abertas as inscrições de candidatos à seleção para o preenchimento das vagas discriminadas no item 1.3 deste edital. As inscrições deverão ser efetuadas por meio da internet, em formulário disponível no link

https://docs.google.com/forms/d/1wL8crvIc5A68GUgIlG3SNrCCsqJ09-NJUSLU480zHDw/viewform.

4.2 Da documentação do candidato a ser entregue no dia da Entrevista: 4.2.I. Ficha de inscrição devidamente preenchida.

4.2.II. Cópia do comprovante de matrícula 2013/2; 4.2.III. Curriculum vitae

4.2.IV.Declaração, de próprio punho, da não conclusão do curso nos próximos 12 meses; 4.2.V. Cópia e original do documento de identidade e CPF;

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O Processo seletivo será constituído de entrevista, análise do curriculum vitae, carta de apresentação e obedecerá às disposições deste Edital.

5.2 Será constituída uma Comissão de Seleção, composta pela equipe de Coordenação do PROEXT, à qual competirá a análise dos documentos apresentados pelos candidatos, a realização de entrevista individual com os mesmos, análise do curriculum vitae e carta de apresentação.

5.3 A entrevista será realizada por banca examinadora composta por até 3 (três) membros que avaliará o candidato utilizando os critérios e a pontuação descritos no Quadro 1.

(3)

Quadro 1. Critérios de avaliação e pontuação atribuídos na entrevista

Critério Pontos

Conhecimento na área pretendida 3

Criatividade e capacidade de síntese/raciocínio 2

Adequação vocabular, domínio da norma culta, dicção das palavras e clareza de raciocínio. 2

Comunicação interpessoal 3

Total 10

4.11. A entrevista será realizada no Prédio do DACG. Os candidatos serão convocados, por ordem alfabética, para comparecerem em datas, horários e locais a serem divulgados no sítio do DACG, http://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dcg, a partir do dia 12 de agosto de 2013.

4.12. A análise do Curriculum Vitae, de caráter classificatório, será realizada por banca examinadora composta por a t é 3 (três) membros. Os critérios e a pontuação estão descritos no Quadro 2.

Quadro 2: Critérios de avaliação para a análise de Curriculum vitae.

Critério Pontuação máxima

Experiência em trabalho como voluntário no Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais

4 pontos

(2 pontos para cada seis meses, comprovado por declaração, limitado a 4 pontos)

Experiência em trabalho como voluntário fora do Departamento de Ciências Gerenciais

3 pontos

(1 ponto para cada seis meses, comprovado por declaração, limitado a 3 pontos)

Experiência em Projetos de Extensão ou Participação de Grupos estudos, ou pesquisa ou extensão dentro do Campus.

2 pontos

(1 ponto para cada seis meses, comprovado por declaração, limitado a 2 pontos)

Monitoria ou estágios realizados 1 ponto

(0,5 ponto por monitoria ou estágio desempenhados independente do tempo, comprovado por declaração) 4.13. A carta de apresentação deverá ser um texto de apresentação, onde o candidato deverá demostrar sua disponibilidade, sua vivência com extensão, se for o caso, o conhecimento da região, e o interesse em querer participar do projeto. A mesma deverá ser escrita no momento da inscrição no link já indicado no item 4.1. A análise da carta de apresentação, será realizada por banca examinadora composta por a t é 3 (três) membros e a mesma terá o valor máximo de 5 pontos.

5. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1. A classificação do candidato será calculada pela soma aritmética das notas das três avaliações deste processo seletivo.

5.2. Critérios de desempate

1º) Mais idoso, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a Lei 10.741/2003; 2º) Estar matriculado a mais tempo no curso.

5.3 A divulgação da lista de classificação ocorrerá até as 17h do dia 13/08/2013, em lista pública afixada no prédio do DACG e sítio do Departamento.

(4)

6. DOS RECURSOS

6.1 Somente será admitido recurso para impugnar erro de procedimento.

6.2 O recurso, expostas as razões que o ensejam, será interposto no prazo decadencial de até 24 h (vinte e quatro horas) após a publicação do resultado, dirigido à Coordenação do Projeto, pela internet em link a ser disponibilizado no ato da publicação dos resultados.

7. DO INICIO DAS ATIVIDADES

As atividades terão início após assinatura do termo de compromisso às atividades do PROEXT pelo candidato selecionado.

8. DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS

8.1 Participar integralmente das atividades propostas pelo Programa PROEXT/IF Rio Pomba, designadas pelo professor coordenador do projeto e/ou professor responsável pela respectiva ação de extensão.

8.2 Disponibilizar 20h semanais para as atividades do PROEXT/IF Rio Pomba.

8.3 Elaborar relatórios periódicos de suas atividades, entregando-os nos prazos estabelecidos pelo coordenador do projeto.

8.4 Participar de reuniões pedagógicas de planejamento, elaboração e discussão de atividades.

8.5 Elaborar diários de campo e/ou outros documentos que se façam necessários ao pleno desenvolvimento do programa.

9. DO CANCELAMENTO DE BOLSAS E SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

9.1 As bolsas podem ser canceladas mediante solicitação fundamentada pela Coordenação do PROEXT/IF Rio Pomba, em caso de descumprimento deste Edital ou do plano de trabalho apresentado no projeto do programa PROEXT/IF Rio Pomba.

9.2 O candidato que não comparecer a quaisquer etapas ou faltar ao dia da assinatura do termo de compromisso estará automaticamente excluído do processo seletivo, sendo chamado para ocupar a vaga outro candidato, seguindo a ordem de classificação.

10 DO CRONOGRAMA

Data Etapa

01/08/2013 Lançamento do Edital 01/08/13 a 09/08/13 Inscrição dos candidatos

12/08/13 Seleção dos bolsistas 13/08/13 Divulgação do resultado 14/08/13 Período para apresentação de recursos 15/08/13 – 13:30h às 15:30h Período de assinatura do Termo de Compromisso 11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inscrição obriga os candidatos a respeitar todos os termos deste edital.

11.2 A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

(5)

11.3 A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da ordem de classificação e disponibilidade financeira.

11.4 Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção e Coordenação do PROEXT/IF Rio Pomba.

Rio Pomba, 01 de agosto de 2013

Prof. Wildson Justiniano Pinto Coordenador PROEXT

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, explorar a relação entre compreensão em leitura e desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática em alunos das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do

Foram convidados os alunos da Escola Municipal Cristo Rei para plantarem mudas de árvores na praça municipal do Bairro Núcleo Primavera.. Sendo plantadas 71 mudas de

Nosso pressuposto, portanto, considera a associação entre de- sigualdade e pobreza, pois na bipolaridade social, ricos e pobres, é que se funda a segregação espacial ou

O DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE, através da Gerência de Licitações e Contratos, torna pública a abertura da licitação abaixo:.. PREGÃO ELETRÔNICO

O MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, através da Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, publica o extrato de ata para o Sistema de Registro de Preços

1.875 desse nosso Código (referência ao revogado Código Civil Português de 1867), deserdação é o ato pelo qual o autor da herança priva um herdeiro legitimário da

Indicação do Lote MENÇÕES OBRIGATÓRIAS.. - Pode ser assumido como lote a data de durabilidade mínima ou a data limite de consumo desde que a mesma seja composta pela indicação,

Os pontos elencados foram quatro: 1 - Recomposição da Equipe de Profissionais da Divisão do Serviço Social (DSS/INSS); 2 - Oficialização e Composição do GT de