• Nenhum resultado encontrado

JOGADOR DE FUTEBOL Cassiano Ricardo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOGADOR DE FUTEBOL Cassiano Ricardo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO DE DP - Valor – 100 pontos - 2013

MATÉRIA PROFESSORA TURMA

LÍNGUA PORTUGUESA ELIZABETH 7ºANO

JO GADOR DE FUT EBOL

Cassiano Ri car do

O peq ueno vag abu n do jog a bola e sa i co rrendo atrás d a bo la, q ue salta e ro la.

Já q uebrou q uase t odas as vidr aças, inclusive a vidraç a a zu l d aq uela casa, o nde o so l parec ia um a rco- ír is em brasa.

Os postes estão hirt os de tanto med o. O peq ueno vag abu n do não é brinq uedo.. .

E, q uando o peq uen o vag abu ndo, che io de so l, p assa corre n do e ntre os g arotos, de b lu sa ver de e amare la e sapatos rotos, ap ar ece de pront o um guarda po lic ia l, o ho mem mais barrig udo de ste mun do, com seus b otõe s f eitos d e o uro con ve nc ion al, e zás! Carreg ava -lhe a bo la!

“Estes marotos precisam de escola...”

O peq ueno vag abu ndo g uarda no s olh os, durante a no ite toda, a f ig ura hedion da do g uarda metido na e norme f arda com aq uele cas aco compr ido tod o cho vid o d e botões amarelos.

E a sua inocê nc ia improvis a os mais lindos caste los; e vê, pe la vidr aça, a lua redon da, q ue passa, ime nsa, como uma bo la jog a da no cé u.

“E, aquele Deus, com certeza, de que a vovó tanto fala.

Aq uele De us am ig o das cr ian ças, q ue te m uma bo la branc a cor de opa la e tem uma bo la verme lh a cor de so l; q ue está jog an do n oite e d ia f utebo l, e q ue chutou a lu a ag ora mesmo por trás do muro; de manhã, por trás do morro, chuta o sol...”

Compo sição do tex to:

Para comp or o texto, o a utor relata as açõe s e pe nsamentos da person ag em. Descre ve ndo tamb ém as ca racter íst icas f ís icas e psic o lóg ica s.

01. O menino est á brinc ando c om o q uê?

02. O autor inf orma q ue o g aroto e a bo la estão em mo vime n to cont ínuo. Cop ie o ver so q ue diz iss o.

03. “O pequenino vagabundo não é brinquedo...” esse verso revela que: a) Ele destró i os br inq u edos

b) Ele não g osta de brinq uedos c) Ele é um menino terr íve l e arte iro

04. Com seu jog o, a per sonag em já pro voc o u destru içõe s. Quais são elas?

05. Quem interrompe a brinc ade ira d o g aroto?

06. O autor descre ve alg umas peça s de ve stuário do peq uen in o. Quais sã o elas?

07. O autor descre ve o c omportamento d a pe rsonag em, aleg re e espont âne o. Que ver so transm ite essa af irmação?

(2)

08. Cite d o is asp ectos q u e o autor d estaca d a descr ição do g uard a: a) ve stuár io:

b) caracterís tica f ísic a:

09. A personag em imag ina co isa s ag radá ve is. Quais s ão elas?

10. No seu pens amento, a q ue o menino c ompara a lua?

11. Na u ltima part e do te xto, o men ino p ensa em Deus como um jog ador de f utebol. a) O q ue é q ue serve de b ola pra Deu s?

b) Que vers o informa q ue Deus p ass a o tempo todo jog a ndo f utebol?

LEIA AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA COM MUITA ATENÇÃO.

12-Na tira da Mafalda abaixo temos as seguintes linguagens:

Que tipo de linguagem foi utilizada nos quadrinhos acima?

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________

13 - A Língua Portuguesa, como todas as línguas, recebe inúmeras influências, passa por mudanças ao longo do tempo e varia conforme o contexto ou a situação em que é utilizada.

Para se comunicar, se expressar e interagir na sociedade, o ser humano, além da língua, utiliza diversas outras linguagens. Essas linguagens podem ser:

a) Visuais e Sonoras

c) Visuais, Sonoras e Gestuais

b) Sonoras e Gestuais d) Apenas a Visual

(3)

14 -Ao longo dos tempos, as pessoas foram criando as mais diversas maneiras de transmitir suas idéias, seus desejos, suas emoções... Há várias formas de nos comunicarmos, através de:

a) Sinais,placas, leitura e pintura b) Escrita, cores e gestos

c) Música Desenho, teatro e televisão d) Todas as alternativas estão corretas

Leia o trecho do conto “O caso do espelho”,versão por Ricardo Azevedo e responda as questões: “A mãe da moça morava perto, escutou a gritaria e veio ver o que estava acontecendo.Encontrou a filha chorando feito criança que se perdeu e não consegue mais voltar para casa.

- Que é isso, menina?

- Aquele cafajeste arranjou outra!

- Ela ficou maluca - berrou o homem, de cara amarrada.

- Ontem eu ele escondendo um pacote na gaveta lá do quarto, mãe! Hoje, depois que ele saiu, fui ver o que era. Tá lá! É o retrato de outra mulher!”

15 “O caso do espelho” é um conto popular em prosa. Contar é narrar. Narrar é contar. O conto popular distingue-se por ser uma criação coletiva que perdurou no tempo graças à transmissão oral e à características de construção que se repetem nos mais variados locais.São características de um conto popular:

a) Ser de autoria desconhecida b) Passar de boca em boca de uma geração a outra

c) Todas estão corretas d) Possuir uma linguagem coloquial

16 -A linguagem utilizada no trecho acima do conto popular “O caso do espelho” è classificada em:

a) Linguagem informal ou coloquial, uma linguagem mais descontraída

c) Linguagem padrão ou formal segue as da

gramática normativa

b) Linguagem formal ou padrão, utilizando expressões populares

d) Todas estão incorretas

17- Pontue a piada abaixo utilizando os seguintes sinais de pontuação: : / -- / , / ? / . / AULA DE CIÊNCIAS

Na escola a professora pergunta Quantas patas tem um cavalo Quatro

Por isso como se chama Quadrúpede

Muito bem E você quantos pés tem Dois

E como se chama Serafim

Ziraldo

(4)

17 -Na piada de Ziraldo foram retiradas três apalavras acentuadas: ciências, quadrúpede e você. As palavras são acentuadas respectivamente:

a) Paroxítona, proparoxítona, oxítona c) Proparoxítona; paroxítona; proparoxítona

b) Oxítona, paroxítona, proparoxítona d) Todas estão corretas

Leia o texto abaixo e responda as questões 8,9.10:

Acordo Ortográfico

O objetivo deste texto é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da Língua Portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n° 54, de 18 de abril de 1995.

Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.

Guia Reforma Ortográfica CP.indd 4 10/7/2008 14:27:22 19 -Complete os parênteses com V para verdadeiro,F para falso:

( ) O alfabeto passa a ter 26 letras.Foram reintroduzidas as letras K,W e Y. Ex. kg, show; ( ) Não se usa mais o trema (..), sinal colocado sobre a letra U para indicar que ela deve ser pronunciada. Ex. cinqüenta/cinquenta, freqüência/frequência;

( ) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e oi das palavras paroxítonas. Ex. geléia/geleia, platéia/plateia, heróico/heroico,jóia/Joia.

( ) Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos, quando vierem depois de um ditongo. Ex. feiúra/feiura.

(5)

20 - Das alternativas abaixo todas estão corretas EXCETO:) Crêem, lêem, dêem c) Abençoo, voos, zoo

b) Perdoo, enjoo, magoo d) Todas estão incorretas

Referências

Documentos relacionados

Levam acento agudo as vogais tônicas ‘i’ e ‘u’ das palavras oxítonas, quando mesmo precedidas de ditongo decrescente estão em posição final, sozinhas na sílaba ou seguidas

A) Antes de palavra feminina / todas as palavras acentuadas são paroxítonas terminadas em ditongo decrescente. B) O uso da crase está incorreto / todas as palavras acentuadas

I.. Seus efeitos medicinais auxiliam no tratamento de náuseas, indigestão e diarreia. Em relação a essa estrutura, todas as alternativas estão corretas, EXCETO a)

Cargo: Profissional de Educação Física / Profissional de Educação Física – N.A.S.F. Foram utilizados três critérios de seleção e organização dos conteúdos da

Acessar esse menu através do “Enter”, digitar o número do lote da fita teste, teclar “Enter” para confirmar, colocar a fita de calibração quando for solicitado: Place

Avaliação da infiltração de água no solo, em sistema de integração agricultura-pecuária, com uso de infiltrômetro de aspersão portátil. European small portable rainfall

A quantificação ou estimativa da evapotranspiração (ET) constitui uma informação, fundamental para a gestão da rega em vinha e para a optimização da eficiência do uso

A) Oxigênio, AAS 200mg mastigáveis, Clopidogrel 300mg VO, enoxaparina 60mg SC. B) Oxigênio, AAS 200mg mastigáveis, Clopidogrel 600mg e encaminhar de urgência para a sala